You are on page 1of 11

Defensivos Alternativos

Calda sulfoclcica, Calda bordalesa e a pasta de enxofre

Apresentao
Tendo em vista a sade coletiva e a produo mais ecolgica, a Rosal Energia S.A em cumprimento s condicionantes de sua Licena de Operao, atravs do Programa de Educao Ambiental, com interface no Programa de Controle Sanitrio, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistncia Tcnica e Extenso Rural INCAPER, elaboraram esta apostilha com o intuito de incentivar e disseminar as prticas agrcolas mais acessveis e ambientalmente corretas. Desta forma, pretende-se informar de maneira mais prtica algumas receitas de defensivos alternativos e manejo de solo j amplamente utilizadas na agricultura orgnica e servir de fonte permanente de consulta e referncia.

INTRODUO
A agricultura no Brasil historicamente, considerada como um dos principais pilares da economia. Segundo a Presidente da Confederao da Agricultura e Pecuria do Brasil CNA, Ktia Abreu, atualmente ela representa cerca de um tero do Produto Interno Bruto (PIB), emprega um tero da fora de trabalho e gera um tero das receitas das nossas exportaes. Na contramo dessas informaes, o avano do agronegcio, modelo muitas vezes dependente da tecnologia dos agroqumicos, faz do Brasil, o maior consumidor de agrotxicos do mundo, tendo um valor estipulado em cerca de um milho de tonelada/ano. A utilizao desenfreada desses agrotxicos traz resultados bastante preocupantes segundo o Presidente do CREA-RJ, Agostinho Guerreiro. O ndice de contaminaes dos alimentos no ano de 2012 representou 30% das amostras, o que resulta em grave ameaa a sade pblica. Entretanto a utilizao de defensivos alternativos traz diversos benefcios, como a manuteno do equilbrio da fauna, flora, dos mananciais de guas e a reduo do custo da produo com o consequente aumento da lucratividade para os produtores rurais. Atualmente a demanda no mercado da agricultura por alimentos 100% orgnicos tem sido crescente, mesmo que s vezes tenha que se pagar um pouco mais caro por esse produto de qualidade. Defensivos alternativos Primeiramente temos que entender o que so os defensivos alternativos? Segundo a mestra em Agronomia, Maria do Carmo de Arajo Fernandes, os defensivos alternativos so produtos preparados a partir de substncias no prejudiciais sade humana e ao meio ambiente, destinados a auxiliar no controle de pragas e doenas da agricultura. Estes produtos possuem algumas vantagens como a baixa agressividade ao homem e natureza, eficiente no combate a insetos e microrganismos nocivos, no favorecem a ocorrncia de formas de resistncias, alm de apresentar alta disponibilidade para aquisio pelo seu custo reduzido alm do simples manejo e aplicao. Assim nesta cartilha abordaremos 03 (trs) produtos para a produo de defensivos alternativos: - Calda sulfoclcica; - Calda bordalesa; - Pasta de enxofre. Vale lembrar que esses produtos devem ser utilizados como ferramentas para uma produo agroecolgica, buscando assim uma autonomia financeira dos agricultores e alimentos sadios. OBSERVAO IMPORTANTE: conveniente testar os produtos em reas reduzidas antes do emprego em maior escala e sempre preferir efetuar os tratamentos a tardinha. Outra importante orientao no descartar os excedentes e suas embalagens em nascentes, cursos dgua, audes ou poos. Fonte: Cartilha Defensivos Alternativos,2012, CREA-RJ Dicas: 1) Onde encontrar os defensivos alternativos? R: Se o produto for registrado no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA), voc poder encontr-lo nas lojas de produtos agropecurios em todo territrio nacional. 2) Como verificar se a permisso para o uso de determinado defensivo alternativo permitido? R: Basta consultar os anexos da Instruo Normativa 46/11 do MAPA, bem como a sua certificadora.

DEFENSIVOS ALTERNATIVOS DE PREPARO CASEIRO


CALDA SULFOCLCICA Excelente fungicida, tambm com propriedade inseticida, acaricida e sarnicida, base de enxofre em p e cal virgem, usada pela primeira vez na Califrnia (EUA) em 1886 para curar sarna de ovelhas, passando posteriormente a ser usada tambm como inseticida e fungicida. uma calda muito barata, eficiente e fcil de ser feita.

Indicao de uso da calda sulfoclcica: A calda sulfoclcica vem sendo utilizada com sucesso no controle da ferrugem (alho, cebola e feijo), odio (mofo branco no quiabo), antracnose e mancha prpura. Tambm est sendo utilizada para limpar troncos de fruteiras (cochonilhas, tripes) e no controle de caro em cafezais. Ou seja, a calda sulfoclcica utilizada como fungicida, acaricida e inseticida. Tabela de indicaes Cultura-Doenas:
Cultura Fruteira de Clima Temperado: Ameixa, Caqui, Figo, Ma, Pra, Pssego, Uva e outras Alho e Cebola Pra e Ma Citrus Doenas Odio, Sarna, Podrido parda, caros da ferrugem, Cochonilha branca, Musgos, Liquens e Cicatrizao de ferimneotos de podas (tratamento de inverno) Ferrugem Sarna e Monilnia (tratamento de vero) Rubelose, Fungos de revestimentos e caros

Preparo da calda sulfoclcica Para fabricar 10 litros de calda sulfoclcica precisamos: Material: 01 recipiente de ferro, alumnio ou lata de 20 litros; 01 recipiente de ferro, alumnio ou lata de 5 litros; Misturador manual; Luva; Mscara contra gases. Modo de preparo da calda sulfoclcica:

Ingredientes: 02 Kg de enxofre pecurio ou ventilado; 01 Kg de cal virgem; 10 litros de gua;


1) coloque os 10 L de gua no recipiente de 20 litros; 2)Antes de iniciar a fervura, adicionar 1 kg de cal na gua;

3) Mexa a mistura; 4) Coloque um arame na borda no recipiente, marcando o nvel da mistura; 5) Deixe ferver a mistura de cal e gua e tambm o outro recipiente de 2 litros com gua;

7) Em outrp recipiente, voc deve manter a gua fervente para adicionar na mistura para manter o volume da calda; 8) Aps uma hora de fervura, a calda dever ficar grossa e de cor pardoavermelhada.

6) Mexa com uma p de madeira, sempre mantendo a fervura;

IMPORTANTE: No preparo e aplicao dos defensivos importante adotar todos os equipamentos de proteo individual EPIs: luvas, botinas, mscara de gases e culos de proteo.

Como armazenar a calda sulfoclcica: A calda, quando no usada no mesmo dia, pode ser armazenada. Para isso devem-se usar baldes de plstico ou garrafes, bem tampados e completamente cheios em locais fresco e protegidos de luz. Se os recipientesforem bem fechados, a calda pode ser utilizada por at 6 (seis) meses. Obs: Pegue a borra do fundo, coloque em um recipiente com boca larga e guarde em local fresco.

Aplicao da calda sulfoclcica: Para controlar a ferrugem no alho, usar a 1 litro de calda pronta em 20 litros de gua. Pulverizar dando intervalos de 10 a 15 dias depois da cultura plantada. Para controlar o odio (mofo branco) no quiabo, usar a 1 litro de calda pronta em 20 litros de gua. Pulverizar dando intervalos de 15 dias, quando observado o ataque da doena. Para cebola usar a mesma proporo usada no alho. Para limpar troncos de fruteiras, usar 2 litros de calda pronta para 20 litros de gua. Para controlar caro em cafezais, usar a 1 litro de calda pronta em 20 litros de gua. A calda sulfoclcica pode ser usada junto com a calda bordalesa, na proporo de 1/3 de 1 litro de calda sulfoclcica para 20 litros de calda bordalesa (cultura do alho e quiabo). A calda sulfoclcica tambm pode ser usada junto com inseticidas como o extrato de fumo, extrato de confrei, etc.

ATENO: No se deve aplicar a calda sulfoclcica em plantas da famlia das curcubitceas (abbora, pepino, melancia, melo), pois elas so muito sensveis ao enxofre; No aplique a calda sobre a florada, nem em dias muito ensolarados e abafado, pois o calor pode queimar as plantas; Muito cuidado com os olhos, a calda sulfoclcica custica e arde na pele e nos olhos. Proteja-se usando EPIs; Aps usar o pulverizador, lave-o bem. Pode-se usar um pouco de suco de limo ou vinagre na limpeza.

IMPORTANTE: A calda sulfoclcica um fungicida preventivo, e no adianta aplicar depois que a doena j tomou conta. Observe os intervalos de aplicao e o aparecimento da doena.

CALDA BORDALESA um excelente fungicida, que apresenta tambm propriedades repelente contra vrios insetos. Preparado base de sulfato de cobre e cal virgem que foi usada pela primeira vez, por volta de 1882, na Frana. Indicao de Uso da calda bordalesa: A) Controlar doenas como a requeima, pinte preta, antracnose, mancha-olho-de-r, mancha prpura, tombamento, mldio, septoriose, diversas manchas foliares, etc. B) Controlar vaquinhas, angolinhas, cigarrinha verde, cochonilhas, tripes, etc. C) Caf: Ferrugem e cercosporiose. D) Tomate: A calda pode ser aplicada quando a plantinha estiver com 4 folhas. Controla a requeima, a pinta preta e a septoriose. E) Batatinha: Aplicar a partir de 20 dias aps a germinao. Controla a requeima e a pinta preta. F) Couve e Repolho: Para mldio e alternria em sementeira, diluir 1 parte de calda para 1 parte de gua. G) Abaixo citamos outras culturas e dosagens recomendadas.

Preparo da calda bordalesa: Material: 01 recipiente de alumnio de 10 litros ou mais; 02 recipientes plsticos de 20 litros ou mais; Pano; Luva; Misturador manual. Ingredientes: 200 g de sulfato de cobre; 200 g de cal virgem; 10 litros de gua; 20 litros de gua. Modo de preparo da calda bordalesa: 1) Coloque as luvas; 2) Pese os ingredientes; 3) Coloque 10 litros de gua no balde com capacidade para 20 litros; 4) Coloque 200 gramas de sulfato de cobre; 5) Mexa a mistura at dissolver (Caso o sulfato de cobre apresente-se empedrado, no dia anterior ao preparo da calda, deve-se coloc-lo dentro de um saco de pano e deix-lo dissolvendo em gua); 6) Coloque 10 litros de gua em outro balde; 7) Adicione 200 gramas de cal; 8) Mexa por 2 minutos; 9) Coe a mistura de cal no balde com capacidade para 20 litros (Mesmo a cal sendo de boa qualidade, restar no fundo do balde um resduo que no se dissolve na gua, por isso a mistura deve ser passada por um pano; Coloque o pano sobre o balde com capacidade para 20 litros; Despeje a mistura de cal.; 10) Coloque a mistura com sulfato de cobre sobre a mistura com cal (Sempre coloque o sulfato de cobre sobre a cal e nunca o inverso, pois o resultado no ser o mesmo); 11) Mexa por 30 segundos.

ATENO: Faa o teste: preciso fazer o teste para saber se a calda muito cida ou no. Para isso pegue uma faca de ao, que no seja inoxidvel e mergulhe parte de sua lmina por uns trs minutos. Se a parte da lmina que estava dentro da calda no sujar (escurecer), a calda est no ponto, mas se sujar, a calda est cida, ento preciso misturar mais um pouco de cal virgem e repetir o teste. DICA DE ARMAZENAMENTO: A calda bordalesa no pode ser guardada; depois de pronta, deve ser usada no mximo dentro de trs dias.

Como usar a calda bordalesa: A)A calda bordalesa no entra na planta, aplique bem no incio da doena; B)A calda bordalesa muito pouco txica, mesmo assim se proteja; C)A calda bordalesa pode ser misturada com os inseticidas como o extrato de fumo, extrato de confrei e outros; D)Alguns agricultores esto testando o uso de 20 litros de calda bordalesa mais 1/3 de 1 litro de calda sulfoclcica nas culturas de alho e quiabo, obtendo bons resultados; E)No controle de requeima em tomateiros, a calda bordalesa tambm pode ser usada misturada calda de cinza); F)No controle da requeima de inverno, tambm h agricultores usando um copo de emulso de querosene para cada 20 litros de calda bordalesa pura; G)Na poca do vero e em plantas novas, a calda bordalesa deve ser usada em concentraes mais baixas (ex: 100 g de sulfato de cobre e 100 g de cal virgem em 20 litros de gua). OBSERVAO E PRECAUES: Nunca devemos fazer pulverizaes em horas de sol quente, pois podemos queimar as plantas; e nem em temperaturas muito baixas, pois pode perder a sua eficcia. Em tomate aplicar somente quando as plantas tiverem 4 folhas e em batata somente 20 dias aps a germinao. PASTA DE ENXOFRE Indicao de Uso: Pincelamento ou caiao do tronco e ramos na preveno do ataque de brocas e cochonilhas. Material: 01 recipiente plstico de 5 litros ou mais; 01 recipiente plstico de 10 litros ou mais; Luvas; Misturador manual; Panela com capacidade para 5 litros. Ingredientes: 01 Kg de enxofre; 2 Kg de cal virgem; 300 g de sal de cozinha; Inseticida natural (O inseticida natural pode ser o nim, o extrato pirolenhoso ou outros extratos de plantas com ao inseticida). 15 litros de gua;

Modo de preparo da pasta de enxofre: 1) Coloque as luvas; 2) Pese os ingredientes; 3) Coloque 05 litros de gua no balde com capacidade para 10 litros; 4) Coloque 2 Kg de cal; 5) Misture por 2 minutos; 6) Aquea 5 litros de gua; 7) Pegue a panela com gua morna; 8) Coloque 5 litros de gua morna em outro balde; 9) Coloque 1 kg de enxofre no balde com gua morna; 10) Mexa por 1 minuto; 11) Coloque a mistura com enxofre sobre a misura com cal; 12) Mexa por 01 minuto; 13) Coloque 300 gramas de sal; 14) Mexa por 1 minuto; 15) Coloque o inseticida natural; 16) Mexa por 1 minuto. Aplicao da pasta de enxofre: Pincelar a pasta para fazer a caio de troncos, partes podadas de plantas e controlar brocas de troncos e rvores.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA FERNANDES, M.C.A. Defensivos alternativos. Rio de janeiro: CREA-RJ FREITAS, G. B...[et al.] Preparo e aplicao de caldas, espalhantes adesivos e defensivos alternativos 3.ed. Braslia: SENAR, 2011. 96p PEREIRA, W.H. Prticas alternativas para a produo agropecuria agroecologia. Minas Gerais: EMATER-MG ZAMBERLAN & FRONCHETI (1994); GUIMARES (1996); EMBRAPA/CNPMA (1995).

Apoio tcnico:

Classificao: Pblico

Dezembro/2013

You might also like