You are on page 1of 7

GEOLOGIA GERAL AULA 1 TEMPO GEOLGICO EVOLUO DOS CONCEITOS SOBRE GEOLOGIA Referncias: EICHER, D.L. (1988).

Tempo Geolgico. So Paulo, Edgard Blcher. (CAP. 1). TEIXEIRA, W., TOLEDO, M. C. M., FAIRCHILD, T. R., TAIOLI, F. (2000). Decifrando a Terra. So Paulo, Oficina de Textos. FRANK PRESS, RAYMOND SIEVER, JOHN GROTZINGER, JORDAN H.THOMAS. Para Entender a Terra. 2006. WICANDER, Reed. Fundamentos de Geologia. So Paulo: Cengage Learning, 2009. XVII, 508p. Essa apostila apenas um guia do que vimos em sala, favor estudar pelas referncias citadas acima.

INTRODUO Pensamento Geocentrista - Concepo Medieval. Pensamento Heliocntrico - Copernius (1473-1543), Keppler (1571-1642), Galileo (1571-1630). Meados do sec. XVII - Conceito de uma terra dinmica, com movimentos de rotao e espao infinito. Idade da Terra: 6.000 anos (sbios cristos) a partir de antigos escritos hebricos. Mudanas na Superfcie da Terra: Catastrofismo. O UNIFORMITARISMO James Hutton (fim sec XIX)- Observaes nas rochas da Esccia dos processos de eroso, intemperismo, deposio e atividades vulcnicas. Determinou que a terra tinha superfcie e interior dinmicos.

Relato: A terra possui um estado de crescimento e aumento; ela tem um outro estado

que o de diminuio e degenerao. Este mundo assim destrudo em uma parte, mas renovado em outra. O homem tem hoje diante de si todos os princpios com os quais pode considerar a massa ilimitada do tempo j escoada.

O NETUNISMO Werner (XVIII)- Final do sc XVIII apogeu da Idade da Razo. Doutrina prevalecente na poca de Hutton: Todas as rochas eram depsito de um oceano primitivo, ou seja, calcrios, granitos, basaltos e rochas metamrficas foram considerados precipitados marinhos.

Dois aspectos combinados do pensamento catastrficos eram aceitos na poca: O vasto mar primitivo assemelhava-se ao dilvio bblico e com isso tinha substrato teolgico; As aulas no incio de 1775, ministradas por Werner tinham a viso catastrfica. A ACEITAAO DO UNIFORMITARISMO Charles Lyell (1797-1875)- Principles of Geology (1930). Introduziu o conceito de TEMPO ILIMITADO.

Relato: Os problemas geolgicos podiam agora ser resolvidos com base em leis naturais

ainda ativas e disposio para estudo no mundo real ao nosso redor, ao invs de baseados em eventos nebulosos, mitolgicos ou sobrenaturais.
Lyell e o Uniformitarismo prepararam o terreno para vrias e importantes conquistas do sc. XIX, incluindo as de Charles Darwin cujas idias no poderiam ter florescido sem o arcabouo intelectual deste tempo. PONTOS FRACOS DO UNIFORMITARISMO: O Presente a Chave do Passado... Contradiz vrias pesquisas atuais, este modo rgido da teoria de que as propores de atividade e importncia relativa aos processos foram sempre iguais e uniformes no tempo geolgico, no suportou aos novos testes e dados que foram introduzidos na cincia. DARWIN E A EVOLUO Charles Darwin (1809-1882) publicou The Origin of Species, em 1859.

Ele reuniu vrias observaes, entre elas: relaes estruturais entre os seres vivos, adaptaes ecolgicas de animais, variao individual dentro de espcies, o princpio das populaes, resultados do aprimoramento relativo de animais domsticos, registros fossilferos e o mais importante: A extenso do tempo geolgico capaz de gerar todas essas transformaes.Os argumentos de Darwin podem ser resumidos nos seguintes aspectos:1) Populaes de animais e de plantas produzem descendentes em uma taxa tal que, se todos sobrevivessem, aumentar-se-iam espetacularmente ano aps ano.

2) Os aumentos progressivos espetaculares no ocorrem de fato. A maior parte das populaes sofre flutuaes ano a ano e permanecem constantes por longo tempo. 3) Cada indivduo deve competir por alimento e lutar com sucesso para cada faceta do ambiente incluindo extremos climticos, molstias e predadores, de modo a produzir descendncia. 4) Cada indivduo difere virtualmente de todos os outros da sua espcie. Para este argumento Darwin rejeitou todos os estudos prvios e sugeriu que as novas caractersticas surgem aos indivduos totalmente por acaso e no induzidas por adaptao.

Relato: Algumas das novas caractersticas so bem sucedidas no ajuste ao ambiente e

podem mesmo permitir que o organismo supere certas barreiras. Outras no sero bem sucedidas e indivduos com estas modificaes simplesmente no sobrevivero para pass-las adiante, este o princpio da SELEO NATURAL.
Para Darwin, assim como Hutton e Lyell, o conceito de tempo era quase ilimitado e o mesmo estimou que cerca de 300 MA teria de passado desde da ltima parte da era mesozica. Darwin em seu tempo foi capaz de defender vrias de suas teorias, porm duas delas faltavam dados crticos: 1) Hereditariedade, por Fleming Jenkin (1867), no qual uma mutao favorvel que aparecesse em algum indivduo seria progressivamente diluda e finalmente obliterada ao longo de suas geraes. 2) Estimativas muito baixas do tempo geolgico defendida por Lord Kelvin, fsico mais destacado do sc. XIX.

ESTIMATIVAS DO TEMPO GEOLGICO As tentativas foram numerosas, porm a ateno dos cientistas se concentrou basicamente em trs estimativas: Taxa de deposio das rochas e o conseqente aumento da salinidade nos oceanos com o tempo; Taxa de acumulao das rochas sedimentares com o tempo; Os argumentos de Kelvin em (a) a idade do sol e (b) o resfriamento progressivo da terra atravs do tempo.

A DESCOBERTA DA RADIOATIVIDADE

Henri Bacquerel (1896) percebeu que o urnio emitia misteriosos raios capazes de ativar placas fotogrficas em escurido total Conceito de Radioatividade. Pierre e Marie Curie (1903) descobriram que uma amostra de radium sempre mantinha uma temperatura mais alta que a ambiente. Em 1906, R. J. Strutt calculou o calor gerado pelos minerais radioativos na crosta da terra e mostrou que este supria facilmente o fluxo trmico que alcanava a superfcie. Nesse ano foi descoberta a radioatividade em trio, rubdio e potssio. Rutherford em 1906 Primeira tentativa de medir a idade de minerais a partir da razo Helio-Urnio. B. B. Boltwood (1905) constatou que alm do hlio o chumbo tambm era produto final estvel da desintegrao do Urnio. Usando as estimativas grosseiras e preliminares de taxas de desintegrao, Boltwood calculou idades radiomtricas para vrias associaes minerais. Arthur Holmes (1911), estudante do laboratrio de Strutt, escreveu o primeiro trabalho sobre datao radioativa. Holmes estabeleceu alguns princpios bsicos da radiometria: Chumbo seria o produto final da desintegrao do urnio; Problemas de contaminao nas amostras; Evidncias de que as taxas de desintegrao so constantes; Pontencialidade das determinaes radiomtricas para desvendar a histria pr-cambriana. Previu o dia em que as eras geolgicas poderiam ser graduadas a partir de idades radiomtricas acuradas.

PENSADORES: Pitgoras (580-500 a.C.); Plot (sec XVII); Decreto Teolgico Oxford (XIX); Leonardo da Vinci (1452-1519 ); Nicolau Steno (1638-1686 ); Georges Cuvier (1769-1832 ) Johann Gottlob Lehman e Christian Fuchsel, (naturalistas do sculo XVIII); James Hutton (1726-1797 ); Charles Lyell (1797-1875 ); William Smith (1769-1839).

FIGURAS

Fonte: Para Entender a Terra, 2006.

Fonte: Para Entender a Terra, 2006.

Fonte: Para Entender a Terra, 2006.

You might also like