You are on page 1of 17

Introduo

Igor Catalo

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros CATALO, I. Braslia, metropolizao e espao vivido: prticas especiais e vida quotidiana na periferia goiana da metrpole [online]. So Paulo: Editora UNESP; So Paulo: Cultura Acadmica, 2010. 156 p. ISBN 978-85-7983-105-8. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

All the contents of this work, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported. Todo o contedo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, publicado sob a licena Creative Commons Atribuio Uso No Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No adaptada. Todo el contenido de esta obra, excepto donde se indique lo contrario, est bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.

INTRODUO

Abordando as relaes entre o vivido e o concebido, Lefebvre mostra-nos que o vivido, mbito de imediatidades, no coincide com o concebido. Entre um e outro opera uma zona de penumbra na qual opera o percebido. O percebido corresponde a algum nvel de entendimento do mundo, funda atos, relaes, conceitos, valores, mensagens, verdades... O percebido do mundo est, inexoravelmente, envolto em representaes, e portanto situa-se no movimento dialtico, que nunca cessa, entre o concebido e o vivido. (Seabra, 1996, p.80)

Este livro tem a finalidade de compreender a configurao do espao metropolitano de Braslia, diferenciando-se de outros porque a anlise se faz sob a tica da vida quotidiana e da produo do espao vivido como sntese da relao entre os espaos percebido e concebido, sumariamente esboada na citao de Seabra. A anlise sobre a capital federal ter como pano de fundo uma discusso terica acerca do espao geogrfico e da relao espaosociedade a partir do dilogo com autores como Henri Lefebvre e Edward Soja, alm de outros da Geografia e das demais cincias preocupadas com a dimenso espacial da sociedade.

16

IGOR CATALO

Essa escolha terica diz respeito ao meu comprometimento com a teoria espacial a partir da abordagem que toma por conceito a produo do espao (Lefebvre, 1976 [1973]; 2000 [1974]).

Pensando o espao
Ao longo dos anos, muitas tm sido as tentativas de conceituao do espao, levadas a cabo tanto pela Geografia quanto por outras cincias afins e mesmo pela Filosofia. Embora at possa parecer uma questo de pouca importncia para as anlises sobre a sociedade pois que importncia teria isso para a vida quotidiana de cidados comuns? , uma conceituao coerente do espao traz em seu bojo a possibilidade de desvendar as contradies inerentes ao ser e fazer sociais, j que est mais do que provada a importncia que tem o espao na reproduo da sociedade, como o evidenciaram diversos autores.1 Seria mesmo pouco til continuar no esforo de demonstrar seja teoricamente, seja por pesquisas empricas o papel que tem o espao nas relaes que se estabeleceram historicamente desde que o homem distinguiu-se enquanto ser social e, sobretudo, cultural. Ainda assim, acredito ser fundamental desenvolver alguns pontos importantes para esclarecer a maneira como este livro desenha-se teoricamente. Em La production de lespace (2000), o objetivo de Henri Lefebvre a busca de uma teoria espacial unitria que englobe os vrios campos no mbito dos quais o espao tem sido tratado pelos diversos domnios cientficos e pela Filosofia, sobretudo no Ocidente. Fao aluso a essa obra de Lefebvre em funo de seu engajamento terico na consolidao de uma teoria espacial verdadeira.2 A reflexo terica sobre o espao, em Lefebvre (idem), parte do princpio de que aquilo que pode ser reconhecido como espao, na
1 Cf. Carlos (2001; 2004; 2007), Harvey (1980; 2004), Lefebvre (1973; 1976; 1999; 2000), Massey (2004), Santos (2002; 2006), Soja (1980; 1993; 1996; 2000), entre outros. 2 Verdadeira no sentido filosfico de busca da verdade das/sobre as coisas.

BRASLIA: METROPOLIZAO E ESPAO VIVIDO

17

verdade, sempre foi tratado a partir de perspectivas de anlise com enfoques diferentes, sem preocupao com uma possvel unidade, que podem ser agrupadas em trs campos: um fsico, relacionado, sobretudo, dinmica e s leis da natureza, do cosmos; um mental, referente abstrao e ao pensamento lgico formal; e um terceiro, social, ligado organizao e ao desenvolvimento das relaes sociais. Assim, do ponto de vista de Lefebvre (idem), em termos espaciais, tm-se: o espao percebido, aquele da prtica espacial; o espao concebido, relacionado s representaes do espao; e o espao vivido, referente aos espaos de representao. Para o autor, essa trade espacial jamais pode ser tomada como um modelo abstrato, distanciado da concretude da vida, sob pena de perder sua fora terica. Interconectados que esto os trs campos, inter-relacionando-se e mesmo superpondo-se (Soja, 1993), fcil a um indivduo passar, no quotidiano, de um campo a outro sem percalos, pois, segundo Dear (1994), cada um desses campos expressa-se, ora mais, ora menos, consoante o contexto social local. Outrossim, enfocando esses trs campos espaciais, que estou denominando dimenses do espao, que pretendo analisar o processo de metropolizao de Braslia. O esforo de Lefebvre (2000) direciona-se, ento, para alcanar um conhecimento propriamente do espao, superando as anlises que se focam mais sobre as coisas existentes no espao ou as que se restringem apenas ao plano de um discurso espacial.3 Esse conhecimento do espao s pode ser alcanado por meio de uma anlise que considere as trs dimenses supracitadas, de forma a reconhecer que tanto o espao percebido quanto o concebido e o vivido so, fundamentalmente, o mesmo espao tomado em dimenses de anlise distintas. Essas dimenses, no plano do quotidiano, porm, no se dissociam, mas tm igual importncia para a vida em sociedade e incidem diretamente nela.

3 Sem esse conhecimento, somos levados a transferir para o nvel do discurso, da linguagem per se isto , o nvel do espao mental uma larga poro dos atributos e propriedades daquilo que , na verdade, o espao social (Lefebvre, 1991, p.7, traduo nossa, destaque do autor).

18

IGOR CATALO

A teoria unitria espacial em Lefebvre (idem) consiste em compreender que o espao , antes de tudo, social. Para a Geografia, como cincia dedicada compreenso espacial da sociedade, essa afirmao implica considerar que as anlises devem obrigatoriamente levar em conta a implicao social que tm quaisquer fenmenos de ordem espacial, j que o espacial no pode mais ser entendido como a dimenso do fixo, do inerte, do associal, como durante muito tempo se sups (Soja, 1980). Essa acepo no implica forosamente que as dimenses fsica e mental sejam desprivilegiadas na anlise espacial, mas assevera que a dimenso social a que engloba as demais, na medida em que nela que a vida social revela-se. A triplicidade espacial pensada por Lefebvre (2000) tem um comprometimento fundamental com a dialtica, como o demonstra Seabra (1996) na citao que abre esta introduo. Com a dialtica, o autor supera as anlises feitas a partir das relaes entre dois termos, os binarismos, o que, para ele, se trata de uma reduo a uma oposio, a um contraste, a uma contrariedade que se define por um efeito significante: efeito de eco, de repercusso, de espelho (Lefebvre, 2000, p.49, traduo nossa).4 A partir da dialtica, possvel pensar em uma relao no fechada entre duas partes, pois, ao se inserir um terceiro elemento na relao, outros caminhos so abertos e outras possibilidades so criadas, porque h sempre o Outro (idem, 1983, p.161); o recomeo, uma continuao de algo antes fechado e/ou cclico. Para Harvey (2004, p.262), essa dialtica que permite aproximar-se mais direta e abertamente da dinmica do espao-tempo, assim como da representao [d]os mltiplos processos materiais em interseco que nos aprisionam to firmemente na to elaborada teia da vida socioecolgica contempornea. Nesse sentido, a dialetizao do espao entendido, pois, como uma mediao interativa entre as formas do ambiente construdo, resultante da transformao da natureza, e a vida social que anima essas formas tanto mais necessria, j que, segundo Massey
4 Un rapport deux termes se rduit une opposition, un contraste, une contrarit ; il se dfinie par un effet signifiant : effet dcho, de repercussion, de miroir.

BRASLIA: METROPOLIZAO E ESPAO VIVIDO

19

(2004), o espao est em um eterno processo de devir, nunca acabado e jamais fechado ou cclico, sendo o domnio que permite a existncia da multiplicidade e a coexistncia de trajetrias diversas. A abertura possibilitada pela triplicidade impede que o espao seja visto como um sistema dentro do qual tudo esteja previamente relacionado com tudo, como uma simultaneidade finalizada, cujas interconexes estejam desde sempre estabelecidas.

Pensando Braslia
A partir disso e considerando Braslia como objeto de anlise, trato de demonstrar a implicao que tm as dimenses espaciais na vida que se reproduz espacial e quotidianamente na metrpole, alm de ser este um esforo para uma compreenso unitria do espao metropolitano que tem em vista contribuir tambm para o desenvolvimento da Geografia enquanto cincia e para as teorizaes, explicaes e compreenses a respeito do processo de metropolizao. As dimenses espaciais sero analisadas a fim de desvendar suas especificidades e sua influncia na reproduo espacial da vida, tendo em vista que, como coloca Shields (1999), a contribuio espacial do pensamento de Lefebvre recolocou a Geografia no debate terico crtico mediante a espacializao da dialtica que, descoberta na obra do autor, possibilitou a reintegrao de vrios movimentos progressistas intra e extrageogrficos. Pensar a metrpole de Braslia a partir da dialtica socioespacial em seu desenvolvimento terico como dialtica de triplicidade uma tarefa desafiadora que abre a possibilidade de expandir e complexificar a imaginao geogrfica ao incorporar elementos que, por vezes, so tratados de maneira desvinculada. Significa, assim, pensar a metrpole como espao real e concreto, produto scio-histrico e materialidade resultante, por um lado, da prtica espacial da sociedade local e, por outro, do prprio processo da urbanizao brasileira sob o capitalismo. a cidade entendida como

20

IGOR CATALO

mediao entre a ordem prxima e a ordem distante (Lefebvre, 2006), tambm espao imaginado e planejado, abstrao intelectual e artstica, resultante dos preceitos do Urbanismo e da Arquitetura Modernista do sculo XX sob a concepo de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, inspirados nas ideias de Le Corbusier. tambm o espao dos planejadores tecnocratas, dos cientistas, dos intelectuais e dos artistas, uma representao da realidade com finalidades incontveis. Finalmente, consiste no espao de reproduo da vida, material e simblica, possibilidade de apropriao e, ao mesmo tempo, espao de opresso e segregao. no espao vivido, quotidianamente experienciado, que se guardam as representaes da vida e inscrevem-se os trajetos e as trajetrias individuais e coletivas. Nesse espao, mesclam-se o real, o concreto e o imaginado, pois a dimenso dos momentos nicos em que o espao produzido e nos quais se tornam concretas as abstraes e percebem-se as modificaes resultantes da prxis. A bibliografia sobre Braslia bastante extensa, contando com estudos em diferentes disciplinas cientficas e versando sobre temas diversos. Nesses estudos, Braslia tratada: em seu aspecto arquitetnico, como cidade-modelo ou cidade-smbolo do Modernismo; ou natural, considerando o domnio do cerrado em seu territrio e sua grande biodiversidade; so consideradas tambm suas funes de sede da administrao pblica federal e de centro decisrio da gesto territorial em escala nacional (IBGE, 2008). No que se refere sua estruturao espacial, tambm no so poucos os livros e artigos que se tm feito, desde sua inaugurao at os dias presentes, abarcando de sua concepo e idealizao sua transformao em metrpole, ao seu espraiamento alm de seus limites poltico-administrativos, sua dinmica territorial e s implicaes sociais e demogrficas do crescimento urbano. No que tange ao quotidiano, existem estudos enfocando realidades locais em relao aos problemas e desafios enfrentados pela populao de diferentes partes do espao metropolitano, alm das manifestaes culturais e artsticas presentes no fazer social. Assim, no se trata de uma metrpole carente de estudos, que seja desconhecida no mbito

BRASLIA: METROPOLIZAO E ESPAO VIVIDO

21

cientfico, mas de uma realidade complexa bastante estudada em inmeros aspectos e com diferentes abordagens.5 A proposta de pensar Braslia a partir da trade espacial , antes de tudo, a preocupao explcita com a dimenso espacial da realidade social. Trata-se, de um lado, de pensar o espao metropolitano como produto social e como representao do vivido, levando-se em conta o grau de determinao que ele tem sobre as relaes sociais. De outro lado, significa fazer a sntese, no plano da anlise, das dimenses espaciais que muitos j estudaram separadamente e que, no plano do quotidiano, existem de maneira interdependente. Utilizando as palavras de Soja, trata-se de fazer a anlise em uma perspectiva que no se destina somente a fazer uma crtica das anlises isoladas que tomam como base as dimenses percebida e concebida do espao, mas tambm a revigorar suas abordagens sobre o conhecimento espacial com novas possibilidades at agora impensadas dentro das disciplinas espaciais tradicionais. Essa perspectiva diz respeito tambm quilo que Lefebvre uma vez chamou a cidade, uma mquina de possibilidades; [...] a busca de espaos perdidos, uma relembrana um repensar uma redescoberta de espaos perdidos... ou nunca antes assinalados (Soja, 1996, p.81, traduo nossa, destaque do autor).6 De fato, no estou propondo uma nova inveno da roda, mas apenas uma maneira de refletir sobre o espao, simultaneamente unitrio e trialtico, a partir de aspectos que considero importantes para sua compreenso. Em outras palavras, proponho analisar o espao metropolitano de Braslia como resultado da prtica espacial,
5 O conjunto de coletneas organizado por Aldo Paviani, apresentado nas referncias ao final do livro, exemplifica os inmeros temas abordados referentes a Braslia em suas vrias dimenses. 6 Such thirding is designed not just to critique Firstspace and Secondspace modes of thought, but also to reinforce their approaches to spatial knowledge with new possibilities heretofore unthought of inside the traditional spatial disciplines. Thirdspace becomes not only the limitless Aleph but also what Lefebvre once called the city, a possibilities machine; or, recasting Proust, a Madeleine for a recherche des espaces perdus, a remembrance-rethinking-recovery of spaces lost or never sighted at all.

22

IGOR CATALO

como produto da abstrao e concepo de indivduos e grupos e, sobretudo, como representao. Essa representao, porm, no quer dizer um entendimento do espao como metfora, como iluso, como ausncia, mas puramente como o lcus da reproduo da vida, produto material (Lefebvre, 1973; Soja, 1980) em que se explicitam as relaes e contradies do fazer social, a presena, o meio pelo qual o ser social se realiza (Lefebvre, 2000). No obstante, o esforo em analisar o espao metropolitano de Braslia nessa perspectiva enfrenta o desafio de tratar-se de uma realidade complexa, com muitas nuances, e, dessa forma, certamente lacunas continuaro abertas devido persistente necessidade de termos de escolher aspectos a serem observados. Alm disso, a tarefa de separar, no plano analtico, dimenses que quotidianamente existem de maneira articulada e imbricada serve apenas para melhor compreender os processos e estabelecer as correlaes entre as partes estudadas. fato, porm, que, como se tratam de dimenses dialeticamente relacionadas, a anlise sobre cada uma delas estar repleta de elementos das demais, sendo puramente uma separao formal que se far. Dito isso, ressalto que uma anlise que se prope a abranger os aspectos socioespaciais de uma dada realidade no se obriga a incluir tudo quanto exista e seja passvel de ser estudado, pois parto da ideia de que a dialtica socioespacial permite que a totalidade da relao espao-sociedade seja abarcada, ainda que inmeros elementos no possam ser considerados. Trata-se ento, e sempre, de uma questo de escolha. Para a anlise do espao metropolitano de Braslia, proponho uma maneira de ver a metrpole que parte um pouco de uma inverso da tica sob a qual estamos habituados a analisar as realidades metropolitanas. Meu desejo tentar enxergar a metrpole a partir do quotidiano, do espao vivido. Em outras palavras, significa entender o processo de metropolizao no apenas em suas relaes macroestruturais, mas, sobretudo, a partir daqueles que lidam com os elementos macroestruturais em seu processo de construo da vida, isto , os habitantes. O que significa, para os habitantes da

BRASLIA: METROPOLIZAO E ESPAO VIVIDO

23

periferia metropolitana, viver em um espao marcado por grandes descontinuidades do tecido urbano? O que traz para a organizao de sua vida a permanncia em deslocamentos demorados que os fazem deparar-se com paisagens intercaladas de ambientes construdos e no construdos? Ou ainda: como a configurao espacial de Braslia, marcada pelas descontinuidades do tecido metropolitano e pelas grandes distncias decorrentes dessas descontinuidades, influencia no uso do espao-tempo quotidiano por parte dos habitantes de sua periferia goiana e oferece possibilidades e/ou limites realizao do direito cidade? So questionamentos como esses que orientam a discusso contida neste livro. Para responder a essas questes, proponho uma discusso baseada no seguinte esquema terico de anlise geogrfica da metropolizao, que articula os planos terico e emprico:

Plano terico: Espao (percebido, concebido, vivido)

Plano emprico: Quotidiano (mobilidade espacial, prticas espaciais) Descontinuidades territoriais Dinamizao do processo de metropolizao

Em primeiro lugar, temos o espao entendido em sua articulao dialtica entre as dimenses do percebido, do concebido e do vivido, que incidem uma sobre a outra, determinando-se. Entre as trs dimenses, o vivido a que resulta como sntese, pois a prpria representao da vida social que se reproduz quotidianamente e que surge a partir da articulao entre o concebido e o percebido. na dimenso do vivido que enxergamos a ligao entre os planos terico e emprico, pois o espao vivido a dimenso geogrfica do quotidiano, sendo este, por sua vez, entendido como a dimenso

24

IGOR CATALO

temporal da existncia. Assim, temos, em segundo lugar e consequentemente, uma dimenso que revela o ser na metrpole. Colocando em termos espaciais, temos um processo de metropolizao que dinamizado pela mobilidade e pelas prticas espaciais que so marcadas, se no determinadas em algum grau, pelas descontinuidades do tecido metropolitano.

Uma nota sobre o mtodo


A construo do pensamento que originou este livro vincula-se a uma perspectiva dialtica que vai da conceituao da dialtica de triplicidade espacial de Lefebvre (2000) ao seu desenvolvimento elaborado por Soja (1996; 2000), tendo em vista subsidiar as anlises sobre o espao metropolitano de Braslia. A conceitualizao da trialtica espacial de Soja, embora efetivamente presente apenas a partir do segundo livro de sua trilogia7 dedicada a analisar a sociedade com uma preocupao eminentemente espacial, o resultado de suas consideraes esboadas em Geografias ps-modernas sobre a dialtica socioespacial e sobre a maneira como se relacionam o espao, o tempo e o ser enquanto dimenses da existncia humana o que posteriormente ele conceituaria como trialtica ontolgica do ser (idem, 1996). A teorizao de Soja (1993) comea pelo reconhecimento do peso que teve a influncia marxista, sobretudo de origem francesa, para o desenvolvimento da Geografia como cincia que se dedica a estudar a espacialidade da vida social. Para ele, a importncia do pensamento marxista consiste na possibilidade de ampliar o debate acerca da sociedade sob o capitalismo a partir de um materialismo histrico-geogrfico enquanto mtodo de anlise. Isso implica, na viso do autor, que se reformulem radicalmente tanto a teoria social crtica quanto o marxismo, de forma a transformar tambm a ma7 A trilogia de Soja composta pelos trs livros que ele publicou em 1989, 1996 e 2000, respectivamente Postmodern geographies, Thirdspace e Postmetropolis.

BRASLIA: METROPOLIZAO E ESPAO VIVIDO

25

neira como so vistos e conceituados o espao, o tempo e o ser social e, por conseguinte, o modo como eles se inter-relacionam. Soja (idem) atribui essa transformao do pensamento para acomodar o espao, o tempo e o ser em sua gama de relaes dialetizao terica do espao proposta por Lefebvre (1973). Trata-se, pois, de reconhecer o espao no processo dialtico de constituio da sociedade e da histria, abandonando o dualismo em funo da aceitao de que h sempre o Outro.8 Para Soja (1996), a frase antirreducionista de Lefebvre embasa o mtodo que ele apresenta como um thirding-asOthering crtico, isto , a anlise crtica da dialtica pela insero da dimenso espacial. Consecutivamente, ele afirma:
E como resultado desse thirding crtico, eu utilizei um outro termo, trialtica,9 para descrever no apenas uma tripla dialtica, mas tambm um modo de raciocnio dialtico que mais inerentemente espacial que a dialtica convencional temporalmente definida de Hegel e Marx. (idem, p.10, traduo nossa)10

Com efeito, a dialetizao do espao coloca-o em uma posio menos subordinada com respeito ao tempo e sociedade, pois implica reconhecer que a anlise de suas estruturas liga-se diretamente anlise das estruturas sociais que so historicamente cons8 Do francs il y a toujours lAutre (cf. Soja, 1996, p.8 et seq. e 53; Lefebvre, 1983, p.161). 9 Bem se sabe que a dialtica entendida nas formulaes tese-anttese-sntese ou afirmao-negao-negao da negao constitui-se em uma relao entre trs termos em que o ltimo diz respeito ao incio de uma nova elaborao, no se tratando nunca de um binarismo fechado, porque h sempre o Outro. Assim, a tripla dialtica de Soja, denominada por ele de trialtica, refere-se apenas insero da dimenso espacial na compreenso do processo dialtico do devir social, que tambm histrico, e no a um mau entendimento da dialtica como mtodo filosfico, haja vista que tripla dialtica poderia parecer uma redundncia. 10 And as for the result of this critical thirding, I have used another term, trialectics, to describe not just a triple dialectic but also a mode of dialectical reasoning that is more inherently spatial than the conventional temporally-defined dialectics of Hegel or Marx.

26

IGOR CATALO

titudas. No obstante, Souza (1988, p.40) esclarece que essa dialtica espao-sociedade no existe seno no contexto indivisvel da dialtica estabelecida pelos homens ao relacionarem-se entre si e com as naturezas (primeira e segunda) quando da (re)construo, interminvel, das sociedades concretas. No entender de Soja (1993), dessa compreenso deriva uma transformao completa de como pensar geograficamente o mundo a partir no da insero de mais um elemento na anlise, mas da aceitao de que, ao inseri-lo, estamos abrindo outra possibilidade de ver a histria e a sociedade por meio de uma irrupo que explicitamente espacializa o raciocnio dialtico (idem, 1996, p.61). Nessa compreenso reside o grmen da dialtica do espao em Soja, e ela diz respeito a um questionamento mais ontolgico da relao espao-tempo-ser como nexo construtivo da teoria social (idem, 1993, p.148). Em outras palavras, o entendimento do espao a partir das trs dimenses como ele apresenta-se percebido, concebido e vivido parte, antes de tudo, da compreenso de sua articulao com o tempo e o ser enquanto dimenses que engendram a existncia humana. Essa articulao decorre da ideia primeira de que o ser humano social e produz uma espacialidade concreta em seu desenvolvimento histrico.
A fonte geradora de uma interpretao materialista da espacialidade o reconhecimento de que a espacialidade [...], como a prpria sociedade, existe em formas substanciais [...] e como um conjunto de relaes entre os indivduos e os grupos, uma corporificao e um meio da prpria vida social. (idem, p.147)

Ora, dessa forma, fica claro que a espacialidade, tal como a temporalidade, uma dimenso intrnseca ao ser que no passvel de ser dele dissociada. Essa apreenso ontolgica do espao-tempo-ser, contudo, no apenas uma abstrao, mas tem uma concretizao plena no plano da prxis que se refere ao espao enquanto produto social, ao tempo enquanto construo histrica e s relaes sociais em eterno processo de devir, sendo todos processos concomitantes

BRASLIA: METROPOLIZAO E ESPAO VIVIDO

27

e interdependentes. Dessa relao deriva aquilo que Soja (1980; 1983) denomina materialismo dialtico, que , ao mesmo tempo, histrico e geogrfico, em que a espacialidade conceitualizada como forma material das relaes sociais de produo. Em seus trabalhos mais recentes, Soja (1996; 2000) parte de uma compreenso j madura da interao espao-sociedade como um processo dialtico, propondo-se a analisar sob quais aspectos essa interao acontece. O entendimento da dialtica espacial perpassa a construo scio-histrica do espao a partir de suas dimenses percebida, concebida e vivida: respectivamente, o espao percebido da Prtica Espacial materializada; o espao concebido que ele [Lefebvre] definiu como Representaes do Espao; e os Espaos de Representao vividos (idem, 1996, p.10, traduo nossa, destaques do autor).

Apresentao do livro
A realidade da metrpole de Braslia, que venho apresentar em uma de suas facetas, discutida em dois aspectos principais. O primeiro diz respeito compreenso do espao metropolitano como produto scio-histrico, resultado da concepo dos elaboradores do projeto de construo de uma nova capital para o Brasil e da prtica espacial deles e daqueles que se apropriaram desse espao, tambm atuando em sua produo que originou aquilo que hoje conhecemos como Braslia e seu espao metropolitano. Ao questionar sobre o processo de produo do espao metropolitano e as formas de articulao regional de Braslia, tento demonstrar que qualquer medida que objetive a resoluo de problemas e a integrao de Braslia com o conjunto de cidades que ela metropoliza deve, obrigatoriamente, considerar a vida quotidiana da populao que habita o espao e que dele, se j no se apropria, ao menos tenta ou deseja apropriar-se. Igualmente, apresento o que pode ser compreendido como verdadeiro espao metropolitano de Braslia, isto , aquele que se

28

IGOR CATALO

(re)desenha quotidianamente a partir da prtica espacial e da apropriao daqueles que tal espao representa em suas formas. O segundo aspecto de discusso da realidade da metrpole brasiliense constitui-se em uma passagem da anlise do plano discursivo ao plenamente vivido. Ou seja, de demonstrar por meio de conceitos, ideias, dados e constataes de qual espao metropolitano, de fato, estou tratando, passo a adentrar esse espao escala do quotidiano para tentar mostrar que espao vivido esse: aquele do qual se apropriam os habitantes de uma periferia distante e supostamente menos integrada, que so, na verdade, parte constituinte da metrpole. Trata-se, enfim, de tentar integrar teoricamente os supostamente no integrados, encontrando no espao os traos de representao de suas vidas. Esses dois aspectos sero analisados em trs captulos. O primeiro Braslia, da concepo ao espao produzido visa a discutir como Braslia passou de uma concepo de cidade a uma metrpole real, repleta de aspectos gerais dos processos de urbanizao e metropolizao na escala mundial e tambm de especificidades decorrentes de sua formao socioespacial. O segundo captulo Braslia, (re)conhecendo o espao metropolitano uma tentativa de anlise das maneiras sob as quais o espao metropolitano brasiliense visto tanto pelos cientistas quanto pelos rgos oficiais que se ocupam das definies. A partir dessas maneiras de ver o espao, apresento o espao metropolitano (Mapa 1) como aquele reconhecido na mobilidade quotidiana e nas prticas espaciais dos habitantes. O terceiro captulo Braslia, metropolizao e espao vivido busca desvendar a metropolizao como processo de constituio da metrpole que vivenciado em intensidade pelos habitantes do espao metropolitano. Esse captulo nada mais que uma tentativa de adentrar os espaos de representao, vividos quotidianamente, a fim de encontrar na vida das pessoas os resultados do que foi apontado nos dois captulos precedentes. Para tanto, a vida na metrpole analisada a partir da articulao entre as dimenses percebida, concebida e vivida do espao que resultam nas/das formas do ambiente construdo e nas/das prticas de apropriao.

BRASLIA: METROPOLIZAO E ESPAO VIVIDO

29

Mapa 1 Espao metropolitano de Braslia. Posio geogrfica. 2008.

30

IGOR CATALO

Fecho o livro buscando retomar algumas questes levantadas ao longo dos trs captulos mencionados e procurando elementos para novas discusses que permitam continuar o debate. No que concerne aos dados trabalhados, ressalto que, pelo fato de a anlise basear-se em dados do Censo Demogrfico 2000 sobre deslocamentos quotidianos do tipo casa-trabalho/escola, os resultados so apresentados com uma defasagem significativa, pois estamos completando dez anos do ltimo recenseamento. Entretanto, trata-se da fonte mais fidedigna de informaes a esse respeito, que, portanto, no poderia ser substituda por outra. Dados do Anurio da Agncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foram trabalhados em paralelo; contudo, por tratar-se de uma fonte imprecisa em funo do modo como os dados so fornecidos pelas empresas de transporte concessionrias, mantive o ano 2000 como marco temporal para a comparao com os dados do Censo. Os fragmentos das falas de moradores da Cidade Ocidental apresentados no texto foram extrados das entrevistas realizadas in loco em janeiro de 2008. Para no tornar a leitura cansativa, os detalhes sobre o tratamento dos dados e sobre a elaborao das entrevistas e dos mapas no foram includos neste livro, o que no causa, a meu ver, prejuzo algum compreenso das ideias que apresento, ideias estas que, alis, so de minha inteira responsabilidade, ainda que as pesquisas que as originaram tenham contado com a participao de inmeros interlocutores.

You might also like