You are on page 1of 13

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza e para o gerenciamento integrado de recursos Ecosystem thinking towards a vision of society, nature and integrated resource management
Geraldo MILIOLI*

Descobrimos que o dilogo racional com a natureza no constitui mais o sobrevo desencantado dum mundo lunar, mas a explorao, sempre local e eletiva, duma natureza complexa e mltipla. Ilya Prigogine e Isabelle Stengers

RESUMO
Este trabalho examina e analisa o conceito de ecossistema, seus desdobramentos e como pens-lo numa perspectiva integrada e complexa, luz do desenvolvimento terico-cientfico dos ltimos anos. Para isso, foi realizada uma reviso no sentido de entender este movimento baseado numa conotao holstica e associada ao desenvolvimento da teoria geral dos sistemas, enquanto um mtodo que aponta para soluo de problemas e adequado ao estudo da terra e do relacionamento que envolve economia, natureza e sociedade. De uma tica que avana o reducionismo da cincia clssica e de corte unidimensional, o artigo remete para a mudana na maneira de se olhar o mundo, ao explorar um vis terico que ressalta variveis como incerteza, diversidade e complexidade. Ao abordar teoricamente a perspectiva holstica e situar o homem como parte da natureza e os seus inter-relacionamentos, o desafio subseqente, e que procuramos debater aqui, como articular, de maneira prtica, a abordagem ecossistmica. Nesse sentido, ressaltamos os obstculos e princpios do ecossistema integrado; os desafios; a abrangncia multi-interdisciplinar; os aspectos de preocupao relacionados questo; alm de lanar elementos de cortes metodolgicos para sua operacionalizao no contexto de projetos de gerenciamento integrados de recursos (GIR). Palavras-chave: pensamento ecossistmico; sociedade e natureza; gerenciamento integrado de recursos.

Professor/Pesquisador da Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC, do Programa de Ps-graduao em Cincias Ambientais. Coordenador do Laboratrio de Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente. E-mail para contato: geramil@unesc.net.
*

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

75

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

ABSTRACT
This article examines the concept of ecosystem, its implications to other areas of society in light of the theoretical and scientific development that has taken place in the last years from a new and integrated perspective. In order to do this, the ecosystem movement based on a holistic connotation associated with the development of general systems theory as a method for possible and adequate solutions to problems involving the study of the earth and its relationship with economics, nature and society were reviewed. Starting from the classical and unidimensional scientific point of view that favors reductionism, the paper suggests the need to change ways of interpreting the world while adding light and value to different variables like uncertainty, diversity and complexity. In addition, practical ways to articulate the ecosystemic, holistic and theoretical approaches in a perspective which includes the human being as part of nature and its relationships are also discussed. In this respect the obstacles and principles of the integrated ecosystem, the challenges, the multi and interdisciplinary approaches, and concerns related to the subject are highlighted in addition to pointing out methodological elements necessary for this point of view to operate in the ambience of projects for integrated resources management (IRM). Key words: ecosystem thinking; society and nature; integrated management of resources.

Desde o tempo de Charles Darwin (1809-1882), a perspectiva do gerenciamento cientfico obteve conceitos que consideram os recursos naturais. A idia de luta pela sobrevivncia, expressa por Darwin, avana contribuies de caractersticas notveis teoria ecolgica. Em seu estudo On the origin of species by means of natural selection, publicado pela primeira vez em 1859, Darwin apresenta os mecanismos relacionados diversificao e ao desenvolvimento dos ecossistemas. Nesse trabalho, segundo Emlio F. Moran (1994, p. 56):
Darwin comeou por admitir que todos os seres vivos esto relacionados e que a diversidade das espcies resulta de uma ramificao contnua. Esta ramificao o produto de um processo conhecido como seleo natural. Segundo o principio da seleo natural, os organismos mais capacitados a sobreviver e se reproduzir em um determinado ambiente suplantaro em nmero aqueles menos adaptados. Espcies no adaptadas s condies existentes sero reduzidas a nmeros insignificantes e possivelmente extintas.

e scio-ecolgica, mas proporcionado direes para o gerenciamento de recursos e ambiental que, ao ultrapassar os limites da simplificao, trabalha com a noo de uma abordagem abrangente, holstica e integrada. Ao refletir uma variedade de temas e possibilidades, o conceito insere, ao mesmo tempo, a preocupao com as sensibilidades ecolgicas enquanto natureza do mundo, a perspectiva da sociedade humana e o papel da prpria sociedade na manuteno dos ecossistemas. Seu papel de fora aglutinadora, nessa dinmica, tem como meta as possibilidades de um presente e um futuro seguros. Do seu surgimento com Arthur Transley em 1935, muitos outros cientistas como Raymond Lindemans, G. Evelyn Hutchinson, Howard T. Odum e Eugene Odum se debruaram na sua anlise ecolgica e no aperfeioamento desse conceito. De acordo com Evaristo E. de Miranda (1995, p. 32), o ecossistema pode ser apresentado como:
Um sistema aberto composto por organismos vivos e o meio com o qual e no qual interagem, trocando material e energia. Um ecossistema contm componentes biticos, como plantas, animais, microorganismos, e componentes fsicos ou abiticos, como gua, solo e outros. Esses componentes interagem para formar uma estrutura com vrias funes vinculadas aos vrios processos fsicos e biticos (transpirao, produo, acidificao). Assim, os ecossistemas esto sempre estruturados no tempo e no espao.

Eclogos, no entanto, no sentido de avanar o papel meramente determinstico dos aspectos fsicos e biolgicos, tm indicado a importncia da trajetria do conceito de ecossistema que h muito ultrapassou o interesse acadmico. Sua evoluo tem guiado no s a pesquisa cientfica

76

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

Para a ecologia, os ecossistemas sempre envolvem vrios nveis hierrquicos. Num primeiro nvel, esto os componentes abiticos e biticos de um ecossistema. Os componentes biticos so freqentemente chamados de comunidades (vegetais e animais). Essas comunidades resultam de um conjunto de povoamentos que interagem entre si e formam uma unidade muito similar a uma comunidade humana, com a diferena de que nos ecossistemas as comunidades incluem populaes de diferentes espcies, tanto de plantas como de animais. Num nvel hierrquico ainda inferior, cada populao de uma espcie composta por um nmero determinado de indivduos.

Por volta dos anos 1960, um grande nmero de ecologistas interpretaram a natureza em termos de ecossistemas, ou seja, uma grande biosfera. No interior do ecossistema, energia e nutrientes so trocados, consumidos e transformados, e os laos de feedback asseguram que, dentro de limites, o sistema ficaria em equilbrio. Tal interpretao teve severas implicaes. Na perspectiva de Stephen Bocking (1994, p. 15), a noo de equilbrio fez com que muitos cientistas construssem a imagem da natureza como uma mquina, suscetvel de manipulao, convincente. Nos anos 30, o movimento tecnocrtico tinha oferecido uma viso de sociedade futura estvel e eficiente, gerenciada por tecnocratas livres para realizar alteraes na natureza, diante dos interesses econmicos e polticos. Aps a Primeira Guerra, percebeu-se que a contribuio da vitria da organizao industrial e cientfica de longa escala deram uma demonstrao da instabilidade social, e a promessa da engrenagem ciberntica rompeu o novo otimismo tecnocrtico. Recentemente, observam-se outras possibilidades para o conceito de ecossistema. Ao emergir na dcada de 70 (ALLEN et al., 1997, p. 1), o conceito de ecossistema integrado confere cincia ecolgica um papel fundamental. Ao enfatizar o relacionamento entre a humanidade e seus ambientes, bem como os aspectos de ordem terica e normativos, a sociedade humana, ao considerar os valores intrnsecos do ecossistema, passa a ter um compromisso de uma relao diferente, responsvel e harmoniosa. Perspectivas tericas para a noo de ecossistema integrado tm desenvolvido percepes de um ecossis-

tema enquanto um sistema complexo que estrutura e mantm alguma organizao interna e identidade, e que possui capacidade homeosttica e auto-organizao. Essa perspectiva remete para os esforos de especificar indicadores do ecossistema integrado. A idia de trabalhar com o impacto do stress antropognico, bem como com a restaurao do prprio ecossistema, implica uma questo poltica do ecossistema integrado. Emerge a necessidade de participao da sociedade no processo poltico (BOCKING, 1994, p. 17). Sistemas ecolgicos, tentativas e construes de modelos de conotao holsticos esto, a nosso ver, diretamente associados ao desenvolvimento da teoria geral dos sistemas (BERTALANFFY, 1976; BUCKLEY, 1968). Esses contm, ao mesmo tempo, elementos que favorecem sua aplicabilidade. Dessa tica, a abordagem dos sistemas pode ser considerada uma forma de pensamento baseado num mtodo de soluo de problemas. De maneira geral, a abordagem de sistemas, segundo Larry Harris et al. (apud MORAN, 1994, p. 31), visa: 1) definir metas e objetivos; 2) estabelecer limites conceituais para distinguir o sistema e o ambiente; 3) definir os componentes e processos a serem considerados, e 4) levar a uma considerao formal de como cada componente est relacionado a todos os demais. No entanto, quando da adoo de modelos, a preocupao colocada est relacionada aos riscos de simplificao da realidade e idia de equilbrio esttico e determinstico. Conforme (MORAN, 1994, p. 32), tanto ecologistas ( SLOBODKIN , 1974; HOLLING , 1973) como socilogos (BUCKLEY, 1967; FRIEDMAN, 1974) tm salientado que os modelos de equilbrio, to facilmente formulados no passado, no so assim to confiveis ou vantajosos como se pensava. Nesse sentido:
Uma noo mais realista seria conceitualizar as sociedades humanas como sistemas adaptativos complexos. Os sistemas fechados caracterizam-se por elos muito pequenos com o resto do mundo e por uma capacidade interna mnima para mudanas. Os sistemas abertos, por outro lado, enfatizam que os fluxos internos so capazes de alterar significativamente os componentes internos do sistema. Os fluxos de informao acerca do estado do mundo externo acarretam processos de retroalimentao, os quais, ao contrrio de restabelecerem o equilbrio ao sistema, o conduzem por novos caminhos que aumentam a sua capacidade de ajuste a condies de mudana. Um

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

77

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

dos desafios na elaborao de modelos lidar com a forma como as mudanas ocorrem, em vez de procurar obter modelos que no representam as demandas de sobrevivncia enfrentadas pelos organismos vivos.

Essa tica e nova percepo da realidade, que trabalha com a interdependncia dos fenmenos fsicos, biolgicos, psicolgicos, culturais, econmicos e poltico-institucionais, faz com que o mundo seja visto pela concepo sistmica em termos de relaes e de integrao. Para Fritjof Capra (1982, p. 260):
Os sistemas so totalidades integradas, cujas propriedades no podem ser reduzidas s de unidades menores. Em vez de se concentrar nos elementos ou substncias bsicas, a abordagem sistmica enfatiza princpios bsicos de organizao. Os exemplos de sistemas so abundantes na natureza. Todo e qualquer organismo desde a menor bactria at os seres humanos, passando pela enorme variedade de plantas e animais uma totalidade integrada e, portanto, um sistema vivo... Mas os sistemas no esto limitados aos organismos individuais e suas partes. Os mesmos aspectos de totalidade so exibidos por sistemas sociais... e por ecossistemas que consistem numa variedade de organismos e matria inanimada em interao mtua. O que se preserva numa regio selvagem no so rvores ou organismos individuais, mas a teia complexa de relaes entre eles. Todos esses sistemas naturais so totalidades cujas estruturas especficas resultam das interaes e interdependncia de suas partes. A atividade dos sistemas envolve um processo conhecido como transao a interao simultnea e mutuamente independente entre componentes mltiplos. As propriedades sistmicas so destrudas quando um sistema dissecado, fsica ou teoricamente, em elementos isolados. Embora possamos discernir partes individuais em qualquer sistema, a natureza do todo sempre diferente da mera soma de suas partes.

Hatshorne (1950) adequada ao estudo da Terra como morada do homem no contexto da tica espacial. Em seus estudos enfatiza, ainda, as contribuies de Brian J. I. Berry (1970), quando argumenta que todo o sistema que focalize habitat humano deve ser descrito como um ecossistema homem-terra; e de R. J. Chorley e B. Kennedy (1971), onde o ecossistema, em sua concepo original, derivado da ecologia, corresponde ao conjunto de seres vivos mutuamente dependentes uns dos outros e do meio ambiente em que vivem. A essa perspectiva, Pompilio (1990, p. 42) ressalta ainda que duas importantes referncias tericas podem ser colocadas: a viso de John R. Gold (1980), onde a teoria ecolgica conta com uma viso holstica de formas de vida esforando-se para adaptarem-se, com sucesso, ao seu meio ambiente, e a formulao de Berry (1970), segundo o qual:
A Terra, como habitat do homem, um ecossistema gigantesco onde o indivduo, dotado de cultura, tornouse elemento ecolgico dominante. Seus ambientes terrestres so assim no simplesmente, e cada vez menos, o fsico e o biolgico, mas tambm o cultural, de sua prpria criao.

Capra (1982; 1996) salienta ainda que os sistemas conferem uma natureza intrinsecamente dinmica, de estruturas flexveis e estveis. Segundo Maria J. Pompilio (1990, p. 41), a Teoria Geral dos Sistemas foi considerada por Richard

Porm, uma das lies oferecidas pela teoria de sistemas a necessidade de se mostrar, com cuidado, especificidades do sistema explicitamente, identificando hierarquia, limites, entre outros, dentro de um contexto de tempo e espao. Parte desse processo possibilita a identificao de assuntos importantes no sentido de contextualizar uma avaliao de integridade. Assim, para James J. Kay (1993, p. 201-212), a idia de integridade ecolgica tambm possvel quando, aliada aos assuntos biolgicos e fsicos, incorporam-se especificidades dos sistemas socioeconmicos e polticos. Esta perspectiva vem ao encontro da necessidade de se incluir questes e assuntos da sociedade e de valores em qualquer avaliao de integridade ecolgica. A importncia destes aspectos est diretamente relacionada ao fato de que quando as pessoas especificam sistemas, estas, muitas vezes, no esto tratando necessariamente de especificaes baseadas em critrios da cincia objetiva, mas com a maneira de olhar o mundo, sendo que estes aspectos sempre refletem um sistema de valor.

78

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

Porm, integridade deve ser analisada em contexto especifico. Em outras palavras, em um contexto onde sejam analisadas caractersticas fsicas, biolgicas, sociais e culturais da rea geogrfica especifica, onde o humano parte integrante do ecossistema em questo. Estes aspectos esto tambm, a nosso ver, na base do trabalho de Kay (1993, p. 9) quando se refere teoria de sistema complexo. Segundo esse autor:
Teoria de sistemas complexos tem muito para dizer sobre o tipo de mudanas a esperar em um sistema ecolgico em desenvolvimento. Tais sistemas so descritos como no-lineares e significa que se comportam como um todo conectado. O comportamento dos sistemas no podem ser explicados decompostos em pedaos, pedaos estes que podem ser somados linearmente a comportamentos individuais para traduzir o comportamento do todo. Assim, as pessoas no podem entender o comportamento de ecossistemas ao examinar s o comportamento de indivduos e espcies.

Nesse sentido, o desenvolvimento terico e a perspectiva de aplicabilidade do ecossistema integrado tem enfatizado algumas importantes dimenses: a) o ecossistema como casa; b) tudo esta conectado com tudo; c) sustentabilidade; d) entendimento dos ambientes/ lugares, e e) a integrao de processos. Essas dimenses, que esto na base de entidades de pesquisa e de grupos de corte ecolgico, como a Royal Commission on the Future of Toronto Waterfront (BOCKING, 1994, p. 17; DEARDEN e MITCHELL, 1998, p. 183-187), ampliam as bases normativas e empricas para a atividade humana e seu comportamento, sua perspectiva e seu lugar, como tambm sua contribuio e participao em processos de solues governamentais para as questes de meio ambiente.

Essas consideraes remetem, mais uma vez, portanto, para a importncia e a riqueza do conceito de ecossistema e seus desdobramentos que apontam para uma perspectiva holstica. Incorporadas aos recentes debates cientficos, as crises econmicas e ecolgicas da modernidade vm sendo relacionadas ao vis unidimensional da tradio neoclssica que, ao privilegiar o econmico, imprimiu marcas profundas nos ecossistemas afetando, dessa forma, a biodiversidade e a qualidade de vida das populaes humanas. Inseridos nesse debate, muitos autores remetem suas reparaes quanto aos limites da cincia clssica na explicao de fenmenos complexos. Esta, como historicamente concebida, props leis universais com base em comportamento de fenmenos locais, imprimiu paradigma reducionista1, simplificado, com trajetrias lineares2 e deterministas3 e, portanto, no responde aos desafios impostos pelas questes orientadas para o estudo dos sistemas dinmicos. Esta nfase est relacionada percepo e maneira como os cientistas e a cincia esto olhando o mundo nos ltimos tempos. Segundo James J. Kay e Eric Schneider (1994, p. 3-4), a revoluo que aconteceu na cincia, nas ltimas duas dcadas, to profunda quanto a que aconteceu entre 1890 e 1910, com os trabalhos de Ludwig Boltzmann, Albert Einstein, entre outros. A revoluo da passagem do sculo estava relacionada maneira de como ns vemos o mundo atravs do microscpio. No mudou como olhamos e percebemos nosso mundo no cotidiano. A revoluo atual, por sua vez, est relacionada maneira como olhamos o mundo, numa perspectiva macro, e como isto afeta nossas vidas, no dia-a-dia, nossas instituies e nossas decises. As mudanas da cincia da natureza que acompanhamos no presente exploram uma perspectiva terica a partir da dinmica, da incerteza, da diversidade e da

Segundo Pierre Weil (1987, p. 54-57), embora o reducionismo seja originalmente uma teoria segundo a qual possvel reduzir os dados complexos a elementos simples, emprega-se atualmente este termo para designar certas tendncias de especialistas a quererem explicar tudo em funo de seus prprios pontos de vista limitados e a efetuar extrapolaes apressadas e precipitadas. Ao distinguir um conjunto de formas de reducionismo, em Weil o conceito de reducionismo cientfico consiste em uma crena segundo a qual a realidade ltima pode apenas ser descoberta pelos mtodos cientficos, mais especialmente trata-se de uma teoria segundo a qual qualquer conceito cientfico pode ser reduzido a conceitos irredutveis ligados s unidades elementares de natureza fsica; ela procede atravs de uma anlise cada vez mais impelida dos fragmentos da realidade a partir do conjunto; isto provoca uma perda progressiva da informao sobre o conjunto e um ganho de informao sobre os detalhes. 2 Um sistema linear se ele reage, depois da mudana de um parmetro, de forma proporcional direta. (BRSEKE, 1993, p. 10). 3 O determinismo parte da convico de que, conhecendo-se as leis da natureza e o estado de um sistema, o desenvolvimento do ltimo torna-se calculvel para todos os tempos. O determinismo ganhou forca com a mecnica de Newton, que impressionou no sculo 18 e 19 pelos seus sucessos iniciais (BRSEKE, 1993, p. 11).
1

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

79

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

complexidade. Essa nova maneira de pensar e estudar a cincia, no mbito da natureza para alm daqueles elementos que permanecem e aqueles que esto em constantes transformaes, est na base do que Ilya Prigogine e Isabelle Stengers (1997, p. 5) chamam de metamorfose da cincia. De conformidade com os autores:
A cincia de hoje no mais a cincia clssica. Os conceitos bsicos que fundamentavam a concepo clssica do mundo encontraram hoje seus limites num progresso terico que no hesitamos em chamar de metamorfose. A prpria ambio de reduzir o conjunto de processos naturais a um pequeno nmero de leis foi abandonada. As cincias da natureza descrevem, de ora em diante, um universo fragmentado, rico de diversidades qualitativas e de surpresas potenciais. Descobrimos que o dilogo racional com a natureza no constitui mais o sobrevo desencantado dum mundo lunar, mas a explorao, sempre local e eletiva, duma natureza complexa e mltipla.

pensamento clssico. Ou seja, ressaltar o homem enquanto um sistema e como este pode ser considerado dentro de um pensamento ecossistmico. Para Morin (1984, p. 251):
O ser vivo, e a fortiore o homem, um sistema aberto. Um sistema fechado, por exemplo um mineral, no efetua nenhuma troca com o ambiente exterior; um sistema aberto s vive porque alimentado a partir do exterior, ou seja, no caso do ser vivo, a partir do ecossistema. Todo o sistema aberto vivo (auto-organizador) , evidentemente, relativamente independente no ecossistema; produz o seu determinismo prprio para responder aos acasos exteriores, e suas liberdades ou indeterminaes prprias para responder ao determinismo exterior. Tem a sua originalidade. Mas esta independncia uma dependncia do ecossistema, quer dizer, constri-se multiplicando as ligaes com o ecossistema. Assim, por exemplo, um indivduo autnomo do sculo XX constri a sua autonomia a partir do consumo de uma grande variedade de produtos, de uma variedade enorme de energia (extrados do ecossistema) e de uma aprendizagem escolar muito longa (que no seno a aprendizagem do mundo exterior). Assim, quanto mais independentes nos tornamos, mais nos tornamos dependentes do mundo exterior: o problema da sociedade moderna que, pelo contrrio, julga emancipar-se do mundo exterior dominando-o.

A idia e o conceito de natureza, ao se transformar, incorporam tambm os seres humanos, seus valores e cultura. Tambm influenciam, definitivamente, o desenvolvimento das cincias. Esse vis est presente no que se traduz, segundo Prigogine e Stengers (1997), em uma nova aliana entre natureza, economia e sociedade. Ao ressaltar a importncia da teoria dos sistemas para o entendimento do ecossistema, Edgar Morin (1984, p. 97-100; 249-254), a partir de sua perspectiva ecolgica generalizada, chama a ateno para a dimenso complexa dos ecossistemas desenvolvendo um novo pensamento ecossistmico. O autor critica a noo conceitual de ecossistema criada at ento pela ecologia, ao somente englobar o ambiente fsico (bitico) e o conjunto das espcies vivas (biocenose) existindo e interagindo num espao e num nicho determinado. Em sua tica, torna-se cada vez mais fundamental avanar o que considera historicamente ignorado pelo

Morin (1984, p. 251) acrescenta ainda que, quanto mais evoludo, isto , complexo e rico for um sistema, mais aberto ele ser. Assim, o homem o sistema mais aberto de todos, o mais dependente na independncia. E, nesse contexto, Morin entende como ecossistema no s a natureza, mas tambm o ecossistema tcnico-social, que se sobrepe ao primeiro e o torna ainda mais complexo4. A idia de ecossistema de Morin avana ao que considera de ecossistema social ou ecossistema sciourbano que, no seu entender, contempla um sentido mais rico. E, embora muitas vezes a sociedade moderna repudie e ignore o ecossistema natural, por outro lado, exatamente

Complexidade a qualidade do que complexo. O termo vem do latim: complexus, que significa o que abrange muitos elementos ou vrias partes. um conjunto de circunstncias, ou coisas interdependentes, ou seja, que apresentam ligao entre si. Trata-se da congregao de elementos que so membros e partcipes do todo. O todo uma unidade complexa. E o todo no se reduz mera soma dos elementos que constituem as partes. mais do que isto, pois cada parte apresenta sua especificidade e, em contato com as outras, modificam-se as partes e tambm o todo. Dessa forma, a complexidade o que no atua a partir de suas aes individuais e isoladas, mas suas aes integradas e dependentes assumem outra forma de expresso e adquirem novas faces (PETRAGLIA, 1995, p. 48).
4

80

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

neste contexto que o ecossistema scio-urbano se instala. Na argumentao de Morin (1984, p. 98):
Este ecossistema scio-urbano no seno a sociedade moderna considerada do ponto de vista ecolgico, ou seja, do ponto de vista dos indivduos, grupos, instituies, e etc, que esto, no interior, em relao de sistema aberto ao ecossistema. Ora, quanto mais evoluda for a sociedade, quer dizer, quanto maiores forem o nmero, o lugar, o papel dos artefatos, objetos produzidos pela e para a atividade industrial, maior o carter tcnico do ecossistema social.

vitais. Confirmam o carter ecolgico do meio urbano e a sua dependncia inelutvel relativamente natureza e aumentam a sua complexidade sistmica.

As caractersticas de um ecossistema scio-urbano esto vinculadas, portanto, idia de relaes e interaes no seio do que Morin (1984, p. 98-99) considera uma unidade ecolgica to localizvel como o nicho, ou seja, o aglomerado urbano. Assim, alm do aspecto meramente populacional, nesse aglomerado interferem tambm as organizaes e as instituies econmicas, polticas, culturais, sociais, os artefatos, as mquinas e produtos mltiplos, os grupos sociais e os indivduos. Assim, o ecossistema scio-urbano e sua perspectiva de totalidade so realizados por outros tecidos, que conferem complementaridades, que permitem sua (auto) organizao e ao mesmo tempo conferem carter vital ao seu desenvolvimento. Desse vis, segundo Morin (1984, p. 99):
O ecossistema scio-urbano compreende tambm elementos e sistemas vivos constitutivos do meio natural: clima, atmosfera, subsolo, microorganismos vegetais e animais; este ecossistema nutre-se energicamente dos alimentos extrados do ecossistema natural (inclusive carvo, gs, gua, gasolina). A maior parte destes elementos e destes alimentos so-lhe absolutamente

O ecossistema scio-urbano constitudo, ento, no somente pelo conjunto dos fenmenos de caracterstica urbanas, mas tambm pelo conjunto de fenmenos de corte sociais e pelo conjunto de fenmenos naturais e biogeoclimticos localizados no seu interior. Baseado nos predicativos da chamada nova aliana, Kay (1993; 1994) e Kay e Schneider (1994) refletem quanto perspectiva do pensamento ecossistmico. Nesse sentido, consideram fundamental a necessidade de olhar os ecossistemas de uma perspectiva hierrquica, com cuidado e ateno tanto com a escala e extenso quanto com o exame dos aspectos espacial e temporal5, termodinmico e informacional dos sistemas. Os autores reconhecem que os ecossistemas so dinmicos, no determinsticos, se auto-organizam e conferem, ao mesmo tempo, um grau de imprevisibilidade exibido em fases de rpidas mudanas. Assim, para Kay e Schneider (1994, p. 37):
Ecossistemas no so coisas estticas, eles so entidades dinmicas compostas de processos de auto-organizao. Metas de administrao que envolvem a manuteno de algum estado fixo em um ecossistema, maximizando alguma funo (biomassa, produtividade, nmero de espcies) ou minimizando alguma outra funo, sempre conduzir a um desastre em algum ponto. Ns temos que reconhecer que ecossistemas representam um equilbrio, um ponto timo de operao e este balanceamento est mudando constantemente para vestir um ambiente varivel. E, ns temos que ter em mente que todo sistema vivo enfrenta morte e regenerao. Isto requerido pela Segunda Lei6, uma necessidade termodinmica. Para ns, a noo de integridade ecolgica significa

Kant escreveu na Crtica da razo pura: O espao uma representao necessria a priori, que serve de fundamento a todas as percepes exteriores. Nunca se pode representar que o espao no existe, embora se possa pensar que no haja objetos no espao. O espao considerado como a condio de ocorrncia de fenmenos, no como uma determinao dependente deles, e constitui uma representao a priori que serve de fundamento, de uma condio necessria aos fenmenos exteriores. Na concepo de Kant, o tempo a condio formal, a priori, de todos os fenmenos externos. Ao contrrio, como todas as representaes, tenham ou no por objeto as coisas exteriores, pertencem, em si mesmas, na qualidade de determinaes do esprito, ao estado interno e como esse estado interno est sempre sujeito condio formal da intuio interior e, por conseqncia, pertence ao tempo, esta uma condio a priori de todos os fenmenos (KANT, Critique de la raison pure. Paris: Alcan, 1972, p. 66-75, apud BRSEKE, 1993, p.70). 6 A lei da entropia foi formulada por Clausius em 1867 como a segunda lei da termodinmica. As duas leis da termodinmica dizem o seguinte: 1. A energia no universo constante; 2. A entropia no universo tende ao mximo. Na perspectiva da termodinmica diminui-se permanentemente a ordem, que se apresenta em diferenciais energticos, e aumenta-se a desordem. O processo da transformao de energia, de uma forma outra, aumenta permanentemente a energia fora do nosso alcance, ou seja, tambm as atividades produtivas do homem aumentam o caos distribuindo matria e energia no espao (KANT apud BRSEKE, 1993, op. cit., p. 18).
5

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

81

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

aceitar tudo isso. Se as atividades humanas mantm a integridade de auto-organizao das entidades que ns chamamos vida, ns estaremos certos. Caso contrrio, ns seremos selecionados fora dos sistemas. Ns temos uma escolha simples, ser os mordomos de integridade ou desfazedores da integridade. No h solo mediano.

A fim de demonstrar a integridade de um ecossistema, Kay e Schneider (1994, p. 37) apontam trs facetas de corte organizacional: i) sade do ecossistema, enquanto habilidade para manter operaes normais sob condies ambientais normais; ii) convivncia com mudanas (que podem ser catastrficas) em condies ambientais e iii) processo de auto-organizao em base contnua. Essas facetas incluem a capacidade de desenvolver e proceder atravs do nascimento, crescimento, morte e ciclo de renovao. Em estudo de maior detalhe, Kay (1994) sintetiza a idia do ecossistema integrado, cujos pressupostos tambm esto presentes nas reflexes de Giulio A. de Leo e Simon Levin (1997), de Stephen M. Born e William C. Sonzogni (1995), Bruce Mitchell (1987, 1997), e Philipi Dearden e Bruce Mitchell (1998). A estes desdobramentos, ressaltam-se: 1. Ecossistemas so inerentemente dinmicos e podem mudar no tempo e no espao. Limites de ecossistemas no so entidades fixas, mas dinmicas e permeveis. Qualquer considerao de limites de ecossistema tem que levar em conta sua natureza dinmica e deve estar atenta a fluxos de energia, nutrientes e espcies; 2. Processos dentro de um sistema ecolgico operam em uma variedade de nveis. Ento, a idia de extenso uma ferramenta necessria para a avaliao e integridade ecolgica. Qualquer definio de integridade ecolgica tem que avaliar um ecossistema em larga extenso para capturar processos inteiros; 3. Qualquer taxa de integridade ecolgica tem que reconhecer que ecossistemas so sistemas complexos. Quer dizer, eles no exibem pontos de equilbrio estvel, mas um conjunto de estados fixos no tempo e no espao; 4. Ecossistemas exibem sintomas de tenso. Tm sua integridade ameaada. Sintomas de tenso, como produtividade diminuda, pode ser indicativo da

remoo do sistema para longe de seu ponto operacional timo. Inerente em qualquer discusso de tenso a perda de integridade, e a habilidade do sistema para responder a tenso e voltar ao seu ponto operacional timo. O conceito de poder de recuperao crtico, em qualquer definio e taxa de integridade de ecossistema; 5. O componente humano em ecossistema freqentemente visto como entidade separada do componente natural. Humanos esto unidos indissoluvelmente e dependentes dos muitos ecossistemas para sua sobrevivncia. Atividades humanas induzem tenses em ecossistemas que devem ser monitoradas; 6. O conceito de ecossistema carregado de valores. O que poderia ser considerado integridade para uma pessoa, necessariamente no define integridade para outra. Por conseguinte, qualquer definio de integridade tem que identificar juzos de valores humanos que explicitamente influenciam sua perspectiva. Um ecossistema integrado auxilia a perspectiva de sustentabilidade? Constitui-se, por outro lado, em um meio ou um caminho operacionalizao de processos decisrios ao gerenciamento de recursos ambientais? Dessa perspectiva complexa e considerando-se que as atividades humanas podem manter a integridade da auto-organizao das entidades que chamamos vida, o ecossistema integrado ser ento definido como: a habilidade de absorver mudanas ambientais sem algumas mudanas permanentes no ecossistema (KAY; SCHNEIDER, 1994, p. 37). Ainda nesse contexto cabe colocar que, para esses autores, os julgamentos cientficos sobre certo e errado aparentemente so possveis, quando vemos o mundo como uma seta de bolas de bilhar. Essa uma viso de mundo mecanicista e reducionista. E aqui est o ponto crucial da questo, j que, se ns estamos para usar uma abordagem ecossistmica e se isso nos auxilia para termos sustentabilidade, ela constitui-se um meio para um caminho fundamental. Ou seja, como ns governamos a ns mesmos, como ns desenhamos e operamos nossos processos decisrios e instituies, e como ns pensamos os negcios da cincia, do gerenciamento de recursos e ambiental (KAY; SCHNEIDER, 1994, p. 37). Esse o real desafio apresentado por uma abordagem ecossistmica.

82

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

QUADRO 1 ORGANOGRAMA DE UM ECOSSISTEMA INTEGRADO.

Variantes da abordagem ecossistmica tm sido aplicadas, em muitos pases com variados graus de sucesso. No Canad, por exemplo, Dearden e Mitchell (1998, p. 183), ao se referirem Royal Comission on the Future of the Toronto Waterfront apontam, didaticamente, as principais caractersticas de uma abordagem ecossistmica. Similar de Kay, a armao conceitual considera que uma abordagem ecossistmica: a) inclui todo o sistema, no somente suas partes; b) enfoca o inter-relacionamento entre os elementos; c) reconhece a natureza dinmica do ecossistema; d) incorpora os conceitos de conduo de capacidades, poder de recuperao e sustentabilidade, sugerindo que existem limites para as atividades humanas; e) usa uma larga definio de ambientes: natural, fsico, econmico, social e cultural; f) engloba atividades rurais e urbanas; g) est baseada nas unidades geogrficas naturais, antes do que em limites polticos; h) abraa todos os nveis de atividade: local, regional, nacional e internacional; i) entende que os seres humanos so partes da natureza, no separados dela;

j) enfatiza a importncia das outras espcies alm da humana, e as futuras geraes alm das atuais; k) est baseada na tica, sendo que o progresso mensurado pela qualidade, integridade e dignidade nos acordos entre os sistemas natural, social e econmico. Enquanto tais aspectos encontram desafios polticos, jurisdicionais, entre outros, o importante ponto aqui que estas idias so agora aplicadas na prtica. Polticas governamentais em vrios pases esto, hoje, atentas para aplicar a abordagem ecossistmica nas pesquisas de gerenciamento, polticas e administrao pblica. Exemplos so identificados no Canad, Estados Unidos, Austrlia e em programas que integram vrias naes, tal como a complexidade do ecossistema do Mar Bltico, que inclui 14 pases e envolve uma populao de 80 milhes de habitantes (DEARDEN e MITCHELL, 1998, p. 61-71). G. A. Norton e B. H. Walker (1982), por outro lado, remetem necessidade de observaes aos obstculos e princpios relacionados abordagem ecossistmica. Segundo os autores (MITCHELL, 1997, p. 52), esses obstculos podem ser classificados a partir de trs caractersticas relevantes:

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

83

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

a) muitos dos princpios so mais normativos (moral ou tico) do que positivos (cientfico), por exemplo. A idia de que deveramos nos esforar para evitar a execuo de hipotecas de opes uma caracterstica mais normativa do que cientfica. Norton e Walker concluram que a mistura de perguntas normativas aumenta a credibilidade cientfica sobre princpios ecolgicos; b) princpios normativos ou cientficos acontecem em dois extremos: i) produzem declaraes gerais ou informativas, mas no prontamente aplicveis (um exemplo seria a idia de que diversidade conduz estabilidade, e ento diversidade uma condio desejvel); ii) desenvolveram princpios gerais relacionados capacidade de anlise de situaes especificas como administrao de parques e lagos. Tais princpios so teis para essas condies especficas, mas normalmente no so transferveis a outras situaes e certamente no resultam em respostas a perguntas sobre o melhor uso de paisagem particular; c) leis aplicveis em todas as condies no existem em ecologia. As tentativas em formulaes de leis no referido campo refletem a considervel complexidade e incerteza associada aos ecossistemas e, no nosso entendimento, limitado sobre eles. Baseado nesses princpios, Mitchell (1997, p. 5355), citando R. E. Grunbine (1994, p. 29-30), classifica os dez principais temas e desafios para uma abordagem ecossistmica: 1. Contexto hierrquico: no suficiente enfocar somente nveis (genes, espcies, populaes, ecossistemas, paisagens) da biodiversidade hierrquica. Deve-se prestar ateno conexo entre todos os nveis. Tal concepo est relacionada com a perspectiva dos sistemas. 2. Limites ecolgicos: gerenciamento ambiental e de recursos requer ateno para sistemas biofsico ou ecolgico, mais do que em relao s unidades administrativas ou polticas. 3. Integridade ecolgica : muita ateno tem sido oferecida integridade ecolgica, como usualmente interpretada para significar a proteo da totalidade da diversidade natural (espcies,

4.

5.

6.

7.

8.

populaes, ecossistemas) ao longo de padres e processos os quais mantm a diversidade. A nfase tem sido normalmente a vivel conservao de populaes e espcies nativas, mantendo regimes de perturbaes naturais, reintroduzindo espcies nativas extirpadas, e alcanando a representao do ecossistema atravs de cadeias de variao natural. Coleo de dados: gerenciar ecossistemas exige uma coleo de dados a serem pesquisados, particularmente relativos ao aspecto funcional (e se/caso se?) antes das questes descritivas (o que ?). Dados so requeridos em relao a inventrios e classificao de habitats, localizao de espcies, distrbios em regimes dinmicos e avaliao de populaes. Monitoramento : muitos gerentes registram os resultados de suas decises e aes. Deste modo, sucessos e falhas podem ser mensurados e documentados, e as informaes e conhecimentos teis gerados por sistemtico monitoramento. Gerenciamento adaptativo: concepo adaptativa assume incompleto entendimento de ecossistemas gerando turbulncia e surpresas. nfases so colocadas no tratamento do gerenciamento como um aprendizado e como experincias que encorajam a uma srie de experimentos de como novos conhecimentos podem conduzir a uma continuidade de ajustamentos e modificaes. Monitoramento uma atividade chave para um gerenciamento adaptativo. Cooperao interagncias: se os limites biofsicos ou polticos so usados, deve ser observada a cooperao entre as esferas municipal, estadual, nacional e agncias internacionais, bem como pelos setores privados e organizaes no governamentais. Planejadores e gerentes tero que aperfeioar suas capacidades para negociar conflitos entre mandatos legais e objetivos de gerenciamento. Mudana organizacional: para implementar uma abordagem ecossistmica haver freqentemente muitas alteraes nas estruturas e nos processos usados pelas agncias de gerenciamento ambiental e de recursos. Assim, as mudanas podem ser relativamente simples (criao de

84

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

grupos e interagncias para coordenao) como fundamentais (realocar poderes e mudar valores ou princpios bsicos). 9. Seres humanos embutidos na natureza: uma abordagem ecossistmica requer que as pessoas sejam consideradas parte e no separadas dos sistemas naturais. Pessoas no podem estar separadas da natureza. 10. Valores: uma abordagem ecossistmica reconhece os conhecimentos cientficos e tradicionais, sendo que os valores humanos so envolvidos. Realmente, valores humanos teriam como papel dominante a fixao das metas para o gerenciamento ambiental. Assim, gerenciamento de ecossistemas no somente um esforo cientfico. Ele deve tambm incorporar valores humanos. Ao considerar esse conjunto de variveis, Grunbine (apud MITCHELL , 1997, p.55), define gerenciamento de ecossistemas integrados como um conhecimento cientfico dos relacionamentos ecolgicos dentro de uma complexidade sociopoltica e a formao de valores e de metas gerais para a proteo da integridade de ecossistemas nativos por um longo perodo de tempo. Ao enfatizar a perspectiva holstica, a abordagem ecossistmica incorpora, definitivamente, a idia de que os homens so parte da natureza, sendo que a percepo de inter-relacionamentos necessria, ao mesmo tempo que existem crticas limiares. Porm, contrastando com o passado, onde as questes, os problemas ambientais e seus inter-relacionamentos tinham pouca importncia, o presente traz um conjunto de complexas questes de meio ambiente, favorecendo e exigindo a adoo de estratgias coordenadas para se trabalhar com projetos de desenvolvimento emergentes. No entanto, com o objetivo de aproximar-se de uma abordagem perfeita, muitos aspectos relacionados s vantagens e desvantagens podem ser levantados. Uma das questes mais importantes como pensar uma abordagem ecossistmica que relacione aspectos tericos e prticos e como trabalh-los operacional e metodologicamente.

Diferenas entre a abordagem compreensiva e integrada


A abordagem ecossistmica tem, na viso holstica, uma caracterstica fundamental. Assim, para fins de operacionalizao, achamos que duas perspectivas devem ser consideradas: a primeira de caracterstica compreensiva e a segunda de caracterstica integrada (MITCHELL, 1987, p. 3-6; 1997, p. 56-57; DEARDEN e MITCHELL, 1998, p. 195-198). Embora essas tambm figurem como desafios de implementao, as percebemos como importantes referncias de corte metodolgico. Uma interpretao compreensiva de ecossistemas enfatiza e chama ateno para a totalidade do sistema, suas partes e seus relacionamentos. Ou seja, sugere a necessidade de se entender a totalidade e complexidade de um sistema, luz de uma comunicao entre seus vrios componentes, apontando, ao mesmo tempo, que esse procedimento fundamental para um eficiente e efetivo gerenciamento de recursos. Porm, em termos prticos, o uso da perspectiva compreensiva tem revelado importantes indagaes. Na base dessa questo est a necessidade de um longo perodo de tempo para o entendimento de um sistema, para o colecionamento, anlise e concluso de um plano; e uma deficincia ao orientada e produo prtica a curto e mdio prazos, baseada, principalmente, nas constantes mudanas e nas delimitaes dessa perspectiva. Dearden e Mitchell (1998, p. 195) enfatizam, com muita propriedade, sua viso quanto interpretao compreensiva: a) a abordagem compreensiva, por estar focada em completo entendimento de um sistema, normalmente requer um perodo significativo de tempo para coleo de dados, anlises e concluses de um plano. O problema tem sido que, completado o plano, freqentemente se torna mais um documento histrico do que um guia de ao-orientada, considerando-se condies de mudanas sobre um perodo estendido de tempo. Isso, entre os gerentes ambientais, tem freqentemente resultado em desencanto com a abordagem compreensiva, os quais concluem que ela no faz um produto prtico;

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

85

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

b) a abordagem compreensiva freqentemente no cria expectativas realistas. Fabricantes de decises e o pblico parecem acreditar que uma abordagem compreensiva resultaria em um plano que dirigiria todos os problemas e proveria recomendaes para negociar com todos eles; c) a falta de arranjos institucionais para implementar as recomendaes, at mesmo se uma anlise compreensiva concluda em um razovel perodo de tempo e se a maioria das recomendaes so orientadas ao. Como resposta perspectiva da abordagem compreensiva, est a perspectiva da abordagem integrada e os valores de sua operacionalizao. Esta tambm mantm a preocupao com os sistemas, suas partes componentes e suas ligaes, mas constitui-se de caracterstica mais focada e seletiva, trabalhando pontos e variveis chaves. Nesse sentido, ao contrrio da abordagem compreensiva, uma forte caracterstica da abordagem integrada que esta pode, usualmente, ser completada em um curto perodo de tempo e ser operacionalizada com mais rapidez para uma ao orientada e pragmtica. Alm disso, por focar variveis chaves, ela resultar em mais recomendaes de ao-orientada em detrimento de uma longa lista de recomendaes. Em adio (DEARDEN; MITCHELL, 1998, p. 196), se esforos so realizados ao longo das anlises para determinar qual das variveis chaves so melhores dirigidas s exigncias das organizaes, muitas seriam as chances das recomendaes serem implementadas.

Ao mesmo tempo em que apontam valores da abordagem integrada de ecossistemas, Dearden e Mitchell (1998, p. 196) demonstram tambm sua preocupao quanto credibilidade e legitimidade da perspectiva cientfica, bem como de suas possibilidades operacionais:
A perspectiva integrada no um caminho perfeito para interpretar a abordagem ecossistmica, mas ela freqentemente tem sido um caminho pragmtico para assegurar que a produo de uma anlise baseada em um ecossistema tem valor prtico. Semelhante considerao tem uma importncia crtica. Se uma abordagem ecossistmica no produz um produto prtico para gerentes ambientais, ento o conceito perderia legitimidade ou credibilidade. Uma vez que acontece, pode se tornar extremamente difcil persuadir os fabricantes e tomadores de decises a considerar tal abordagem. Ele teria um trgico descrdito por usar um mtodo problemtico de traduo do conceito a prtica. Ao mesmo tempo, ele deve tambm ser apreciado j que um tempo considerado e freqentemente requerido para entender ecossistemas.

Cabe ressaltar ainda, que a perspectiva de uma abordagem integrada para o gerenciamento de recursos vem sendo adotada em muitas iniciativas e projetos em diferentes pases (BORN; SONZOGNI, 1995, p. 167; MITCHELL, 1987, p. 1-28; 1992, p. 17-19; 1997, p. 57-72), pelo meio acadmico, poltico e por agncias de desenvolvimento, em razo de seus princpios de sustentabilidade (BORN; SONZOGNI, 1995, p. 167-169).

Referncias
ALLEN, T. F. H. et al. The ecosystem approach: theory and ecosystem integrity. Canada: International Joint Commission United States and Canada, 1997. BERTALANFFY, L. Von. Teoria dos sistemas. Rio de Janeiro: FGV, 1976. BERRY, Brian J. I. Cities as systems within systems of cities. Papers of Regional Science Association. 1970. BOCKING S. Visions of nature and society: a history of the ecosystem concept. Alternatives. Waterloo, v. 20, n. 3, 1994. BORN, S. M., SONZOGNI, W. C. Integrated environmental management: strengthening the conceptualization. Environmental Management. New York, v. 19, n. 20, 1995. BRSEKE, F. J. A crtica da razo do caos global. Belm, PA: EPEC/NAEA, 1993. BUCKLEY, W. A sociologia e a moderna teoria dos sistemas. 2. ed. So Paulo: Cultrix, 1962. CAPRA, F. O ponto de mutao: a cincia, a sociedade e a cultura emergente. So Paulo: Cultrix, 1993.

86

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

MILIOLI, G. O pensamento ecossistmico para uma viso de sociedade e natureza...

CHORLEY, R. J., KENNEDY, B. Fisical geography: a systems approarch. Prentice Hall Inc. 1971. DEARDEN, P., MITCHELL, B. The ecosystem approach. In: Environmental change and challenge: the Canadian perspective. Toronto: Oxford University Press, 1998. FRIEDMAN, J. Marxism, structuralism and vulgar materialism. Man., v. 9, p. 444-469, 1974. GOLD, John R. An introduction to behavioral geography. New York: Oxford University Press. 1980. HATSHORNE, Richard. On the mores of methodological diffusion in American geography. Association off American Geographers. Annals. 1950. HOLLING, G. S. Resilience and stability of ecological systems. Annual Review of Ecology and Systems, v. 4, p. 1-23, 1973. KAY, J. J. On the nature of ecological integrity: some closing comments. In: WOODLEY, S. et al. (Orgs.). Ecological integrity and the management of ecosystems. Florida: St. Lucie Press, 1993. _____. Huron natural area co-operative project. Waterloo, 1994. _____; SCHNEIDER, E. Embracing complexity: the challenge of the ecosystem approach. Alternatives. Waterloo, v. 20, n. 3, 1994. MIRANDA, E. E. de. A ecologia. So Paulo: Edies Loyola, 1995. MITCHELL, Bruce (Org.). Resource and environmental management in Canada: addressing conflict and uncertainty. 2. ed. Toronto: Oxford University Press, 1997. _____. Resource and environmental management. London: Longman, 1998.

_____. A comprehensive-integrated approach for water and land management. Austrlia: University New Ingland, 1987 (mimeo). _____. The evolution of integrated resource management. In: Integrated approaches to resource planning and management. Alberta: Alberta Energy and Natural Resources, 1992. _____. Beating conflict and uncertainty in resource management and development. In: Resource management and development: addressing conflict and uncertainty. Toronto: Oxford University Press, 1991. MORAN, E. F. Adaptabilidade humana: uma introduo antropologia ecolgica. So Paulo: EDUSP, 1994. MORIN, E. Sociologia: a sociologia do micro-social ao macroplanetrio. Portugal: Publicaes Europa-Amrica, 1984. ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1983. PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: a educao e a complexidade do ser e do saber. Petrpolis: Vozes, 1995. PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliana: metamorfose da cincia. Braslia: UNB, 1997. POMPILIO, M. J. O homem e as inundaes na Bacia do Itaja: uma contribuio aos estudos da geografia do comportamento e da percepo na linha da percepo ambiental. So Paulo, 1990. Tese (Doutorado em Geografia), USP. SLOBODKIN, L. B. Mind, bind and ecology. Human Ecology, v. 2, p. 67-74, 1974. WEIL, Pierre. A neurose do paraso perdido: proposta para uma nova viso da existncia. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, CEPA, 1987.

Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2007. Editora UFPR

87

You might also like