You are on page 1of 23

PR-DIRETORIA DE PS-GRADUAO, PESQUISA E EXTENSO FACULDADE DE TECNOLOGIA INTERNACIONAL

ERGONOMIA ORGANIZACIONAL: Melhoria da produtividade e qualidade de vida do trabalhador Antnio Sergio Arajo Rabelo
Curso de Ps-graduao em Engenharia de Produo UNINTER/FACINTER/2013 E-mail: sergiorabelo78@hotmail.com

Orientador: RESUMO Este artigo investiga, discute e analisa a contribuio da Ergonomia Organizacional, para a melhoria da produtividade e qualidade de vida do trabalhador. Acredita-se que processos produtivos planificados, com funes, tarefas e postos de trabalho definidos e espaos, mquinas e logstica coordenados, regulados e avaliados possam contribuir para o alcance desses objetivos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratria, envolvendo levantamento bibliogrfico e anlise de exemplos que estimulem a compreenso, favorecendo a definio de contornos mais precisos do problema estudado. Espera-se que os resultados ampliem os conhecimentos acadmicos e aumentem as possibilidades de insero da Ergonomia nos processos estratgicos, gerenciais e operacionais das organizaes, bem como fornea subsdios para pesquisas futuras. Palavras-chave: Ergonomia. Organizao. Produtividade. Qualidade de vida.

1. INTRODUO Este artigo investiga as contribuies Ergonomia organizacional nos processos produtivos e melhoria da qualidade de vida do trabalhador, tendo em vista que seus conceitos e aplicaes vm sendo caracterizados com expressividade nas reas de engenharia, design, arquitetura e outras, pela sua capacidade interdisciplinar, demandando a expanso de conhecimentos em torno dessa cincia (FABRCIO, 2002). A pesquisa se d por se reconhecer que os problemas laborais advindos da interao entre homens e mquinas, tanto em nvel fsico como cognitivo, possam ampliar, limitar ou anular o desempenho da fora de trabalho e, consequentemente, reduzir a produtividade. Acredita-se que a adaptao do trabalho s caractersticas fisiolgicas e psicolgicas do ser humano sejam as respostas para essas dificuldades. Por essa razo, busca-se na literatura identificar os aspectos contributivos da Ergonomia em processos estratgicos, gerenciais e operacionais das organizaes.

A Ergonomia definida pela Ergonomics Research Society (U.K.) como: o estudo do homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicao dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na soluo de problemas nesse relacionamento. No Brasil, a Associao Brasileira de Ergonomia (ABERGO) define da seguinte forma: A Ergonomia o estudo da adaptao do trabalho s caractersticas fisiolgicas e psicolgicas do ser humano (MARTINS NETO, 2006). Pelo seu carter interdisciplinar a Ergonomia vem auxiliando diversas reas das cincias. Porm, entende-se que para a Engenharia de Produo ela seja primordial, tendo em vista os esforos permanentes de ambas para criar, desenvolver e aplicar conhecimentos cientficos e tecnolgicos na soluo de problemas de desempenho dos sistemas produtivos de bens e servios, nas questes de natureza estratgica, ttica e operacional das organizaes, bem como a qualidade de vida das pessoas que delas fazem parte. Assim, essa pesquisa revisa a literatura e pesquisas experimentais sobre o tema em questo, com a finalidade de responder ao seguinte questionamento: Que atributos da Ergonomia podem contribuir com o xito da planificao de melhorias para a manuteno de sistemas produtivos de bens e servios? 2. CONCEITOS E DEFINIES DE ERGONOMIA O termo ergonomia foi adotado nos principais pases europeus, em 1959, quando se deu a fundao da Associao Internacional de Ergonomia, em Oxford. Trata-se de uma palavra derivada do grego ergon (trabalho) e nomos (normas, leis) que significa cincia do trabalho ou normas para o trabalho. Suas teorias so orientadas e aplicadas na prtica de sistemas adequados s atividades laboriosas humanas (GOMES FILHO, 2008). da competncia da Ergonomia compreender as interaes entre seres humanos e a qualidade de vida no trabalho. Nela so aplicados os princpios tericos, dados e mtodos projetados e otimizados para o bem-estar e melhoria do desempenho do trabalhador (IEA, 2000). De acordo com o IEA (Associao Internacional de Ergonomia) (2000), rgo federativo fundado na Sua, responsvel pela Ergonomia e qualidade de vida no trabalho global:

funo dos ergonomistas, engenheiros de produo, profissionais da sade ou segurana do trabalho planejar, projetar e/ou avaliar ambientes, sistemas, produtos, tarefas e processos como um todo, a fim de torn-los compatveis s necessidades, habilidades e/ou limitaes dos trabalhadores.

De acordo com o IEA (2000) a Ergonomia classificada por trs aspectos, conforme quadro 1:
QUADRO 1 TIPOS DE ERGONOMIA Est relacionada anatomia humana, caractersticas antropomtricas, fisiolgicas e biomecnicas e seu relacionamento com a atividade fsica. Em sua relevncia se incluem a postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, layout do local de trabalho, segurana e sade. Est relacionada aos processos mentais como a percepo, memria, raciocnio e resposta motora, e como esses fatores afetam as interaes entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Em sua relevncia se incluem carga mental de trabalho, tomada de deciso, desempenho especializado, interao do ser humano com o computador, a confiabilidade humana, estresse no trabalho e formao, que possam estar relacionados ao design do sistema humano. Est relacionada otimizao dos sistemas sociotcnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, polticas e processos. Em sua relevncia se incluem comunicaes, gerenciamento de recursos humanos, design do trabalho, carga horria, trabalho em equipe, projeto participativo, Ergonomia comunitria, trabalho cooperativo, novos paradigmas do trabalho, cultura organizacional, organizaes virtuais, teletrabalho e gesto da qualidade.

ERGONOMIA FSICA

ERGONOMIA COGNITIVA

ERGONOMIA ORGANIZACIONAL

FONTE: IEA (2000).

A Ergonomia Fsica, conforme quadro 1, o estudo e compreenso das caractersticas fsicas, capacidades, limitaes e motivaes do usurio. Ela avalia os sistemas tcnicos, processos, estaes de trabalho, equipamentos e ferramentas (ABERGO, 2003). Assim, a Ergonomia Fsica cuida do corpo humano, nas demandas fsicas e fisiolgicas. As leses por esforos repetitivos, vibratrios, fora e postura so os tipos mais comuns de problemas e tm implicaes com o design, ou seja, com o impacto da anatomia, antropometria, biomecnica, fisiologia e ambiente fsico, na

atividade laboral. Portanto, o processo de Ergonomia Fsica envolve o estudo do usurio e da tarefa, para posterior projeto do ambiente (processo ou produto) visando otimizar o servio para a segurana, sade, conforto e melhoria da performance do trabalho (VOGEL, 2011). Quanto aos projetos, Camarotto (2005) aponta a classificao constante no quadro 2:
QUADRO 2 CLASSIFICAO DOS PROJETOS ERGONMICOS

FONTE: CAMAROTTO (2005).

O projeto voltado ao objeto (produto e produo) definido por Gomes Filho (2008) da seguinte forma:
A Ergonomia objetiva sempre a melhor adaptao do objeto aos seres vivos em geral. Sobretudo no que diz respeito segurana, ao conforto eficcia de uso ou de operacionalidade dos objetos, mais particularmente, nas atividades e tarefas humanas.

Enfim, pode-se dizer que a Ergonomia Fsica contribui para a reduo da fadiga no uso; evita erros do usurio; garante a segurana; d maior satisfao no uso; garante o conforto ao usurio (rendimento e limites do usurio) (OLIVEIRA, 2012). A Ergonomia Cognitiva, conforme quadro 1, estuda a relao cognitiva entre homem e trabalho, cujo foco est nas exigncias cognitivas do ambiente de trabalho e no seu desenvolvimento, necessitando de conhecimentos de psicologia e fisiologia (RIGHI, 2010).

Para Ramos (2006) a Ergonomia Cognitiva um ramo emergente da Ergonomia. um conjunto de fatores que incide no ajuste entre as habilidades e limitaes cognitivas humanas entre mquinas, tarefas e meio ambiente. Ou seja, engl oba os processos perceptivo, mental e de motricidade (GUIMARES, 2006). De acordo com Guimares (2006), a Ergonomia Cognitiva, na viso da engenharia de produo, considera que: Os sistemas cognitivos, os vrios subsistemas e componentes esto ligados e esta relao de dependncia e precisam anlise de comportamento; Os eventos e as relaes precisam ser entendidos dentro do contexto; A ideia de controle e de adaptao fundamental na definio de um sistema cognitivo. Assim, se observa que a Ergonomia Cognitiva visa auxiliar no desempenho dos trabalhadores, em operaes braais, trabalhos meticulosos ou de alto nvel de concentrao, atividades diversificadas, tomadas de decises, entre outras. Para Lima (2000) a Ergonomia Organizacional a anlise da atividade dos sujeitos humanos e seus mecanismos de regulao, ou seja, o "trabalho real", sendo do interesse ergonmico do projeto o "trabalho prescrito". Salerno (2000) acrescenta que: a abordagem organizacional se preocupa com a estrutura, com os sistemas de informao e coordenao, e com as polticas de gesto de recursos humanos e de desempenho da produo ou servio". Jarufe (2010) define, sistema como:
Um conjunto de componentes (partes ou rgos do sistema), dinamicamente inter-relacionados entre si em uma rede de comunicaes (em decorrncia da interao dos diversos componentes), desenvolvendo uma atividade (comportamento ou processamento do sistema), para atingir um determinado objetivo comum (finalidade do sistema), agindo sobre sinais, energias e materiais (insumos ou entradas a serem processadas pelo sistema), para fornecer informaes, energias ou produtos (sadas do sistema).

O ilustre professor e Engenheiro de Produo, Dr. Manuel Salomon Salazar Jarufe (2010), ressalta ainda que na organizao a abordagem sistmica tem nf ase no ambiente e considera a organizao como um sistema aberto.

Sabe-se que as organizaes esto inseridas em um sistema maior, constitudo de subsistemas. Portanto, a interao entre os elementos de um sistema forma o seu todo, que no pode ser analisado ou compreendido isoladamente, tendo em vista que num sistema organizacional a mudana isolada gera impacto nos demais setores, por serem estruturas interdependentes. Por essa razo, na engenharia de produo, ao se pensar na mudana de um sistema, h que se fazer um estudo do seu todo, para se atingir a parte necessitada (JARUFE, 2010). Apesar de ser de competncia do ergonomista os estudos ligados Ergonomia, para Righi (2010) ela multidisciplinar e abrangente, conforme demonstrado no quadro 3:
QUADRO 3 ABRANGNCIA DA ERGONOMIA

FONTE: RIGHI (2010).

Ao se cruzar a Ergonomia com a Engenharia de Produo observa-se que ambas trabalham focadas na qualidade de vida do trabalhador e melhoria da produtividade. Ao planificar a organizao do trabalho a Engenharia de Produo estuda as cargas fsicas, cognitivas e psquicas do trabalho, levando em conta a concepo ergonmica da tarefa e das instalaes. Em sua pesquisa Gomes (2005) lembra que a busca por instrumentos que permitam a execuo eficaz das tarefas tida como um dos fatores determinantes na evoluo do homem. Ela advm de antes da efetivao da Ergonomia, cabendo ao Engenheiro de Produo tarefa de viabilizar melhorias nos processos, visando obter maior produtividade. Na planificao dos postos de trabalho, produo e logstica, tema de discusso deste artigo, a meta vem sendo a mesma, porm com o dife-

rencial de o Engenheiro de Produo poder se apropriar das bases da Ergonomia, para a melhoria da produtividade e qualidade de vida do trabalhador. 3. ENGENHARIA DE PRODUO E ERGONOMIA Antes de efetuar o cruzamento da Engenharia de Produo com a Ergonomia, cabe revisar os aspectos histricos da Engenharia de Produo, bem como algumas questes bsicas relacionadas s funes e ao modo de atuao da Engenharia de Produo (EP). Cunha (2002) esclarece que:
At o advento da Revoluo Industrial, a Engenharia subdividia-se, praticamente, em apenas dois ramos de especializao: o militar e o civil. A evoluo do conhecimento (e, consequentemente, do ensino) na rea de Engenharia, suscitou a subdiviso em outros ramos, alguns ainda utilizados (ex.: Mecnica, Eltrica, Minas), tendo esta atualizao um carter continuado (ex.: Mecatrnica, Telecomunicaes, Alimentos, Produo).

A sua evoluo a partir da Revoluo Industrial demonstrada por Cunha (2002) no quadro 4:
QUADRO 4 - LINHA DE TEMPO: ENGENHARIA DE PRODUO

FONTE: CUNHA (2002).

A necessidade do desenvolvimento de mtodos e tcnicas de gesto dos meios produtivos originadas dessa evoluo culminou com o surgimento da Engenharia de Produo, que veio para atender s demandas do processo de fabricao.

Cunha (2002) confirma ao dizer que: a Engenharia de Produo veio a concentrarse no desenvolvimento de mtodos e tcnicas que permitissem otimizar a utilizao de todos os recursos produtivos. Assim, a Engenharia de Produo surge para capacitar o engenheiro a melhorar o desempenho produtivo. De acordo com a classificao do Sistema CONFEA-CREA, atuar como gestor dos recursos de produo. Essa gesto no inclui todo o empreendimento e diferenciada por Cunha (2002) da seguinte forma:
QUADRO 5 - ESFERA DE AO NOS PROCESSOS DECISRIOS

FONTE: CUNHA (2002).

A Resoluo n. 11, de 2002, do Conselho Nacional de Educao, dispe que ao ncleo de contedos profissionalizantes da Engenharia de Produo sejam disponibilizadas 15% de carga horria mnima, e entre eles esto inclusas a ergonomia e segurana do trabalho. Desta forma, para o propsito desta pesquisa, escolheu-se a gerncia de produo e a Ergonomia Organizacional para a melhoria da produtividade e qualidade de vida do trabalhador. A investigao segue a linha dos processos produtivos planificados, com funes, tarefas e postos de trabalho definidos e espaos, mquinas e logstica coordenados, regulados e avaliados. 3.1 Planificao e controle de operaes A gesto de operaes preocupa-se com as atividades de projeto, planejamento e controle dos sistemas de manufatura, transporte, suprimento e servio

SLACK et al (1995). Sua planificao envolve o controle das operaes, objetivando identificar problemas relacionados demanda, planejamento agregado e seus tempos, requisitos materiais, sistemas just-in-time, instalaes e coordenao de pessoal, e implantar solues viveis. Moura (2010) descreve, no quadro 6, esse ambiente:
QUADRO 6 - AMBIENTE OPERACIONAL

FONTE: MOURA (2010).

Pesquisadores salientam que para esse ambiente se tornar eficiente, o posto de trabalho deve ser ergonmico, ou seja, as mquinas, equipamentos, ferramentas e materiais sejam adaptados s especificidades das tarefas e a capacidade do trabalhador, visando promover o equilbrio biomecnico, reduzir as contraes estticas da musculatura e o estresse geral. Assim, pode-se garantir a satisfao, a segurana do trabalhador, a eliminao de tarefas repetitiva e o aumento da produtividade (SILVEIRA e SALUSTIANO, 2012). 3.2 Anlise ergonmica da logstica nos postos de trabalho Sabe-se que a logstica uma das atividades mais antigas, apesar de ter conceitos gerenciais modernos. Suas principais funes sempre foram estocagem,

10

armazenagem e transporte. Seus conceitos, usados a partir de 1950, foram extrados das atividades militares, aps a Segunda Guerra Mundial. Cittadin et al. (2008) confirmam ao dizer que:
A expresso logstica de origem militar, relacionando-se com a aquisio e fornecimento de produtos e materiais necessrios ao cumprimento de uma misso. Observa-se, assim, que os conceitos logsticos utilizados atualmente foram definidos na atividade militar, durante a Segunda Guerra Mundial, porm s tiveram influncia nas atividades empresariais alguns anos depois, por volta de 1950.

Novaes (2007) define logstica como: o processo de planejar, implementar e controlar o fluxo e a armazenagem de produtos e servios, cobrindo desde o ponto de origem at o ponto de consumo, visando atender aos requisitos do consumidor. Apesar de muitas empresas utilizarem como um modo de transporte, a logstica responde pela movimentao de materiais, no ambiente interno e externo. Almeida e Lucena (2005) distribuem as atividades da logstica da seguinte forma: Primrias: essenciais ao cumprimento da funo logstica contribuem com o maior montante do custo total da logstica. Transportes : refere-se aos meios utilizados para movimentar os produtos at os clientes: via rodoviria, ferroviria, aeroviria e martima. O gerenciamento desta atividade de grande importncia, em virtude do peso deste custo em relao ao total do custo da logstica. Gesto de estoques: dependendo do setor em que a empresa atua e da sazonalidade, necessrio um nvel mnimo de estoque que aja como amortecedor entre oferta e demanda. Processamento de pedidos: determina o tempo necessrio para a entrega de bens e servios aos clientes. Secundrias: exercem a funo de apoio s atividades primrias na obteno de nveis de bens e servios requisitados pelos clientes. Armazenagem: envolve as questes relativas ao espao necessrio para estocagem dos produtos.

11

Manuseio de materiais: refere-se movimentao dos produtos no local de armazenagem. Embalagem de proteo: sua finalidade proteger o produto. Programao de produtos: compreende programar, quando da necessidade de produo e seus respectivos itens da lista de materiais. Manuteno de informao: exige uma base de dados para o planejamento e o controle da logstica. No quadro 7, Novais (2001) descreve os elementos bsicos da logstica:
QUADRO 7 ELEMENTOS BSICOS DA LOGSTICA

FONTE: NOVAIS (2001).

Nesses processos logsticos, um elevado nmero de enfermidades e acidentes do trabalho pode ocorrer na ausncia de medidas ergonmicas apropriadas. Por essa razo, a Fundacentro, em conjunto com o Ministrio do Trabalho desenvolveram um manual com os principais pontos de verificao nos setores empresariais e/ou industriais de maiores riscos. I) Manipulao e armazenagem de materiais Sabe-se que o armazm desempenha um papel importante, por contribuir para o bom andamento da cadeia logstica. A sua funo despachar produtos para o setor seguinte da cadeia logstica, sem danific-los ou modific-los. Tompkins et al., (2003), afirma que: melhorando os mtodos, tem-se um melhor desempenho. Se o

12

armazm no conseguir processar as encomendas de forma rpida, eficaz e precisa, os esforos de melhoria da cadeia logstica sero prejudicados. Alm de outros fatores ligados a organizao do trabalho, o manual Fundacentro/MTE (2001) prope observar os pontos constantes no quadro 8:
QUADRO 8 VERIFICAO ERGONMICA NOS ARMAZNS/ESTOQUES Vias de transporte desocupadas e sinalizadas. Prateleiras ou estantes de vrias alturas, prximo rea de trabalho, para diminuir o transporte manual de materiais. Dispositivos mecnicos para levantar, baixar e mover materiais pesados.

Passagens e corredores com largura suficiente para permitir um transporte de mo dupla.

Superfcie das vias de transporte uniformes, antiderrapantes e desimpedidas de obstculos.

Usar esteiras transportadoras, guindastes, gruas ou outros meios mecnicos de transportes de materiais, visando reduzir a carga manual.

Rampas com uma pequena inclinao, de 5% a 8%, em lugar de pequenas escadas ou diferenas bruscas de nvel no local de trabalho.

Na necessidade de transporte de carga pesada, repartir o peso em pacotes menores e leves, em recipientes ou em bandejas.

rea de trabalho adequada a fim de minimizar a mobilidade de materiais.

Usar alas, asas ou pontos de preenso em pacotes e caixas.

Carros, carrinhos de mo e outros aparelhos providos de rodas ou roles para o transporte de materiais.

Eliminar ou reduzir as diferenas de nvel quando os materiais forem removidos mo.

Carros auxiliares mveis para evitar cargas e descargas desnecessrias. FONTE: FUNDACENTRO/MTE (2001).

Tompkins et al., (2003) acrescenta que:


A maximizao da utilizao de espao, equipamento e mo-de-obra sempre foi o primeiro objetivo da armazenagem. Nos dias de hoje a produtividade no est relacionada apenas ao desempenho da mode-obra, mas tambm ao espao, equipamento e a uma combinao de fatores que contribuem para o seu aumento.

Especialistas e pesquisadores apontam que normalizar mtodos de movimentao de material e equipamentos, reduz as variedades e a personalizao dos pro-

13

cessos (TOMPKINS et al., 2003). Assim, entende-se que cabe ao engenheiro selecionar mtodos e equipamentos para diversas tarefas, e para condies variadas de uso, antecipando futuras mudanas no sistema. II) Ferramentas manuais Como as geraes se sucedem, as expectativas das pessoas mudam, e com base na experincia histrica observa-se que o que era aceito por uma gerao, com o passar do tempo torna-se inaceitvel. O que era considerado um fenmeno relativamente local, com a mdia digital tornou-se mundial. Nesse contexto, mudaram-se as condies de vida e de trabalho. Por razes de justia social e de economia, o mercado mundial passou a exigir de seus Estados-Membros condies de trabalho globalmente equivalentes. Em busca dessa equivalncia, medidas regulatrias bsicas passaram a ser adotadas por diversos pases. A ergonomia uma das medidas global que veio com a clara inteno de mostrar que o velho estilo de projeto de trabalho, onde o operador era visto como um "par de mos", no mais aceito. As ferramentas manuais passaram a ser confeccionadas com designs ergonmicos, criando-se para o seu uso normas voltadas para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, que as manuseia em movimentos repetitivos. De acordo com Dul e Weerdmeester (2003):
Elas no podem ter um peso superior a 2 kg, caso contrrio, produzem dores nos punhos, cotovelos e ombros. Posturas inadequadas (punho inclinado por longos perodos) resultam em inflamao de nervos e tendes, provocando dores e sensaes de formigamento dos dedos. Uma forma de evitar danos ao trabalhador , quando da necessidade de ferramentas mais pesadas, utiliz-las suspensas por contrapesos ou molas.

A postura corporal e o movimento (sentado, em p, levantar, sentar, puxar e empurrar); fatores ambientais (rudos, vibraes, iluminao, clima, substncias qumicas); informao e operao (informaes obtidas visualmente ou por meio de outros sentidos, controles, relaes entre as telas); bem como a organizao do trabalho (tarefas adequadas, empregos interessantes) so focos da ergonomia (DUL e WEERDMEESTER, 2003). No manual elaborado pela Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho, em conjunto com o Ministrio do Trabalho (2001), tambm

14

prope alguns pontos a serem observados pelas empresas para pessoas que necessitam trabalhar, em movimentos frequentes, com ferramentas. Atualmente encontram-se no mercado ferramentas disponveis em diferentes modelos. No quadro 9, so descritos alguns pontos de verificao a serem observados pelas empresas, relacionados s ferramentas manuais.
QUADRO 9 PONTOS DE VERIFICAO DAS FERRAMENTAS MANUAIS Em tarefas repetitivas, empregar ferramentas especficas para seu uso. Fornecer ferramentas mecnicas seguras e assegurar-se de que sejam tomados os devidos cuidados. Escolher ferramentas que possam ser manuseadas com um mnimo de esforo. Em ferramentas manuais, fornecer as que tenham grossura de cabo, comprimento e forma apropriados para um manejo confortvel.

Superfcie das vias de transporte uniformes, antiderrapantes e desimpedidas de obstculos.

Providenciar ferramentas manuais com pontos de preenso que tenham a frico adequada ou com dispositivos de segurana ou reteno que evitem que deslizem ou escapem.

Empregar ferramentas suspensas para operaes repetidas no mesmo local.

Disponibilizar ferramentas com um isolamento apropriado para evitar queimaduras e descargas eltricas.

Utilizar morsas, grampos ou tornos de bancada para prender materiais ou objetos de trabalho. Proporcionar um apoio para a mo ao utilizar ferramentas de preciso. Minimizar o peso das ferramentas (exceto no caso de ferramentas de bater). Dar treinamento aos trabalhadores antes de lhes permitir a utilizao de ferramentas mecnicas. FONTE: FUNDACENTRO/MTE (2001).

Minimizar a vibrao e o rudo das ferramentas manuais.

Providenciar um local para cada ferramenta.

Inspecionar e fazer a manuteno regular das ferramentas manuais. Providenciar espao suficiente e apoio estvel dos ps para o manejo das ferramentas mecnicas.

Selecionar o modelo de ferramenta mais adequado para a tarefa e postura, de modo que as articulaes possam ser mantidas, tanto quanto possvel, na posio neutra. No quadro 10, Dul e Weerdmeester (2003) apontam as formas corretas e incorretas de se utilizar as ferramentas manuais.
QUADRO 10 USO CORRETO E INCORRETO DAS FERRAMENTAS MANUAIS

15

FONTE: DUL e WEERDMEESTER (2003).

Outros fatores so alertados por especialistas, entre eles a reviso peridica das ferramentas. A literatura aponta que se devem descartar aquelas que no apresentam bom estado de conservao. Alm disso, ser mantidas limpas de leo, gordura e outras substncias escorregadias, e para evitar quedas, cortes ou riscos anlogos, devem ser colocadas em porta-ferramentas ou em estantes adequados. Durante o uso, deve-se evitar espalhar as ferramentas de forma arbitrria pelo ambiente, e a utilizao de ferramentas defeituosas, inadequadas ou de baixa qualidade. Dul e Weerdmeester (2003) aconselham instruir os trabalhadores sobre o uso correto das ferramentas que utilizam, com a finalidade de evitar acidentes. No quadro 11 Dul e Weerdmeester (2003) mostram a maneira correta e incorreta de segurar serrotes, alicates, martelo, exibindo tambm alguns modelos ergonmicos para evitar a dobra repetitiva dos pulsos.
QUADRO 11 FERRAMENTAS MANUAIS ERGONMICAS

16

FONTE: DUL e WEERDMEESTER (2003).

Dados do Anurio Brasileiro de Proteo de 2012 revelam que mais de 169 mil casos de acidentes de trabalho esto relacionados aos membros superiores. Dentre eles, 59% atingem mos e punhos com ferimentos e fraturas. O alto ndice de leses nas mos e punhos decorrente de movimentos repetitivos, posturas inadequadas, trabalho muscular esttico, ritmo intenso de trabalho, presso por produo, entre outros fatores (GLOBO, 2013). III) Segurana do maquinrio de produo No Brasil, a sade, as condies de trabalho e os acidentes so preocupaes do incio do processo de industrializao. No mesmo perodo em que se comeam esses movimentos na Europa. Na ocasio, as pssimas condies de trabalho, com jornadas prolongadas, baixos salrios, emprego de crianas e alto ndice de acidentes do trabalho levaram os trabalhadores a exigir essa melhoria (VILELA, 2001). Nas indstrias, foi um perodo marcado pelos altos ndices de acidentes de trabalho, sendo os maquinrios responsveis por grande parte deles. Ao analisar o ciclo de vida das mquinas Vilela (2001) observou que:
No Brasil as mquinas so concebidas na fase de projeto sem uma preocupao com o ser humano que ir operar estes equipamentos,

17

so vendidas para o mercado desprovidas de dispositivos mnimos de segurana, e so colocadas em uso nestas condies. Aps a ocorrncia de acidentes e mutilaes, a depender do nvel de organizao dos trabalhadores, pode vir a ser objeto de alguma adaptao com instalao de dispositivos de segurana.

Depois de desfrut-la, muitas vezes, se torna obsoleta para o proprietrio, que a coloca venda. Essas mquinas usadas so normalmente adquiridas por uma pequena ou micro empresa, com relaes precrias de trabalho, o que contribui para novos acidentes, esses ainda mais invisveis, porque no iro constar nas estatsticas oficiais (VILELA, 2001). Porm, entende-se que a mudana dos padres de segurana reflete maior conscientizao das responsabilidades e das exigncias em relao s normas estabelecidas. Alm disso, a ateno cuidadosa garante a interoperabilidade entre os diferentes componentes durante o processo de fabricao. No trabalho com mquinas, em manuteno ou operao dos equipamentos os dedos ou mos podem se aproximar do perigo. Qualquer distrao pode representar uma leso. Navarro (2010) menciona algumas causas comuns nos acidentes com as mos: Distrao; Desconhecimento do equipamento; Desconhecimento do risco; Falhas dos dispositivos de proteo dos equipamentos; Falta de ateno aos procedimentos de segurana. Com a mesma preocupao, a Fundacentro, em parceria com o Ministrio do Trabalho, criaram alguns pontos de verificao relacionados segurana nas mquinas, dispostos no quadro 12.

18

QUADRO 12 SEGURANA DAS MQUINAS DE PRODUO Proteger os controles para prevenir que sejam acidentalmente acionados. Utilizar marcas ou cores nos indicadores que ajudem os trabalhadores a compreender o que devem fazer. Eliminar ou encobrir todos os indicadores que no sejam utilizados.

Manter os controles de emergncia claramente visveis e facilmente acessveis a partir da posio normal do operador. Manter os diferentes controles facilmente distinguveis uns dos outros.

Utilizar smbolos somente se eles forem facilmente compreendidos pelos trabalhadores do lugar.

Assegurar-se de que o trabalhador possa ver e alcanar confortavelmente todos os controles.

Fazer etiquetas e sinais fceis de ver, ler e compreender.

Colocar os controles na sequncia de operao.

Utilizar sinais de advertncia que o trabalhador compreenda de modo fcil e correto.

Empregar as expectativas naturais para o movimento dos controles.

Utilizar sistemas de firmar ou fixar visando tornar a operao de mecanizao estvel, segura e eficiente.

Limitar o nmero de pedais e, se forem usados, fazer com que sejam de fcil operao. Fazer com que a sinalizao e os indicadores sejam facilmente distinguveis uns dos outros e fceis de ler. Utilizar protees ou barreiras apropriadas para prevenir contatos com as partes mveis do maquinrio. Usar barreiras interconectadas para tornar impossvel aos trabalhadores alcanar pontos perigosos quando a mquina estiver em funcionamento. FONTE: FUNDACENTRO/MTE (2001).

Comprar mquinas seguras.

Utilizar dispositivos para alimentar e para expelir, mantendo as mos dos trabalhadores longe das reas perigosas das mquinas. Inspecionar, limpar e dar manuteno periodicamente s mquinas, incluindo os cabos eltricos. Dar treinamento aos trabalhadores para que operem de forma segura e eficiente.

Observa-se que a nfase maior foi dada aos controles por serem considerados elementos de alto risco. Tocar um controle sem inteno, por exemplo, com a mo ou brao, pode mudar o estado da mquina, sem ser notado. Em alguns casos, as consequncias podem ser desastrosas. Dul e Weerdmeester (2003) ressaltam que o funcionamento no intencional pode ser evitado ajustando o modo de operao (boto de rotao em vez de boto de presso).

19

IV) Melhoria do design do posto de trabalho O posto de Trabalho a menor unidade produtiva em um sistema de produo e envolve o homem, seu local de trabalho, e toda ajuda material que o indivduo necessita para realizar suas tarefas, abrangendo: mquinas, ferramentas, equipamentos, mobilirio, softwares, sistemas de proteo e segurana, EPIs e o prprio sistema de produo (SANTOS, 2013). Atualmente, os enfoques de projetos do posto de trabalho envolve o aspecto ergonmico global que, de acordo com Santos (2013), segue os mesmos princpios do enfoque ergonmico tradicional, incluindo aspectos psicolgicos e cognitivos do indivduo, bem como, os sistemas de produo (incluindo os hardwares e softwares). Santos (2013) explica que:
Nos postos de trabalho informatizados e automatizados considerase, alm dos aspectos antropomtricos e biomecnicos, os aspectos psicolgicos e cognitivos no trabalho, bem como, os aspectos operacionais (mtodos e processos de produo, softwares, etc.), os aspectos organizacionais (normas de produo, horrios, pausas, etc.) e ainda os aspectos ambientais (iluminao, rudo, temperatura, ventilao, qualidade do ar, e etc.). O enfoque ergonmico global funciona como um processo de engenharia simultnea para desenvolvimento do projeto ergonmico, onde tudo se integra e interage.

Assim, nos novos tempos, necessrio que empresa modernize seus recursos tcnicos (mquinas, equipamentos, ferramentas mtodos e processos de produo), qualifique e capacite seus recursos humanos (funcionrios / colaboradores) e, na organizao do trabalho, proporcione condies para o desenvolvimento adequado das tarefas e conforto do trabalhador, principalmente na concepo e organizao das atividades que, de acordo com Dul e Weerdmeester (2003), devem garantir que todos tenham variao de tarefas e atividades de modo a no ocorrerem posturas prolongadas ou inadequadas. Dul e Weerdmeester (2003) acrescentam que:
Se as tarefas tm que ser executadas durante um longo perodo, o local de trabalho deve ser adaptado para permitir que o trabalho seja realizado em p ou sentado. Cadeira especial alta permite que o trabalho seja realizado sentado e um apoio para a perna pode ser colocado abaixo da superfcie de trabalho, com apoio para os ps.

20

No quadro 13 os autores exemplificam a postura correta para o trabalho com ferramentas por perodos prolongados.
QUADRO 13 DIMENSES DA REA DE TRABALHO ALTERNADO/SENTADO E EM P.

FONTE: DUL e WEERDMEESTER (2003).

A caracterstica do trabalho determina a melhor postura. Dul e Weerdmeester (2003) apresentam um diagrama (quadro 14) para a seleo da postura bsica.
QUADRO 14 DIAGRAMA DE POSTURA

FONTE: DUL e WEERDMEESTER (2003).

O trabalho sentado por longos perodos ocorre principalmente em escritrios, mas tambm ocorre na indstria (trabalho de montagem e embalagem, s vezes para o funcionamento de uma mquina).

21

Sabe-se que a movimentao manual de objetos, produtos ou em determinados servios podem expor os trabalhadores a condies de perigo, provocando leses, desperdcio de energia e de tempo (por exemplo, fora, posturas e movimentos repetitivos). Para evitar esses problemas, a organizao deve ajustar o ambiente s demandas e s capacidades dos seus trabalhadores (NIOSH, 2007). As habilidades dos trabalhadores podem variar em funo das diferenas de idade, condio fsica, fora, sexo, estatura, e outros fatores. Por essa razo, a Fundacentro/MTE indica os pontos de verificao ergonmica para a melhoria do design dos postos de trabalho, apresentados no quadro 15.
QUADRO 15 PONTOS DE VERIFICAO DO DESIGN DO POSTO DE TRABALHO Ajustar a altura de operao para cada trabalhador, situando-a no nvel dos cotovelos ou um pouco mais abaixo. Certificar-se de que os trabalhadores mais altos tenham bastante espao para mover com comodidade as pernas e o corpo. Providenciar uma superfcie de trabalho estvel e de multiuso em cada posto de trabalho. Assegurar-se de que os trabalhadores mais baixos possam alcanar os controles e materiais com uma postura natural. Situar os materiais, ferramentas e controle utilizados com maior frequncia em uma rea de fcil alcance. Assegurar-se de que o trabalhador possa permanecer de p com naturalidade, apoiado sobre ambos os ps, realizando o trabalho perto e diante do prprio corpo. Permitir que os trabalhadores alternem de posio entre estar sentado e estar de p durante o trabalho, na medida do possvel.

Proporcionar lugares para trabalhar sentado aos trabalhadores que realizam tarefas que exijam preciso ou uma inspeo detalhada de elementos e lugares para trabalhar de p aos que realizam tarefas que demandem movimentos do corpo e uma maior fora. Providenciar cadeiras ou banquetas para que ocasionalmente se sentem os trabalhadores que executam suas tarefas de p. Proporcionar superfcies de trabalho regulveis aos trabalhadores que alternam entre lidar com objetos grandes e pequenos. Proporcionar exames dos olhos e culos protetores apropriados aos trabalhadores que utilizem habitualmente um equipamento com terminal-vdeo. Envolver os trabalhadores na melhoria do design de seu prprio posto de trabalho. FONTE: FUNDACENTRO/MTE (2001).

Fornecer cadeiras regulveis e com espaldar aos trabalhadores que operam sentados.

Fazer com que os postos com telas e teclados, tais como os postos com terminais-vdeo, possam ser regulados pelos trabalhadores. Proporcionar treinamento para manter atualizados os trabalhadores com terminal-vdeo.

22

Para a verificao do design a organizao do trabalho j dever estar definida, delineando a tarefa de cada funcionrio e o tempo gasto para execut-la. Conhecer a diviso dos recursos humanos, as tarefas e tempo so importantes para a definio do design no posto de trabalho (SANTOS, 2013). Na etapa de organizao do trabalho o Ministrio do Trabalho (2001) aconselha:
QUADRO 16 SUGESTES PARA A ORGANIZAO DO TRABALHO Envolver os trabalhadores na planificao de seu trabalho dirio. Consultar os trabalhadores sobre como melhorar a organizao do tempo de trabalho. Dar oportunidades para que os trabalhadores aprendam novas tcnicas. Formar grupos de trabalho, de modo que em cada um deles o trabalho seja coletivo e os resultados sejam de responsabilidade de todos. Melhorar os trabalhos difceis e montonos a fim de incrementar a produtividade a longo prazo. Combinar as tarefas para fazer com que o trabalho seja mais interessante e variado.

Resolver os problemas do trabalho envolvendo os trabalhadores em grupos. Consultar os trabalhadores sobre as mudanas a serem feitas na produo e sobre as melhorias necessrias para tornar o trabalho mais seguro, fcil e eficiente. Premiar os trabalhadores por sua colaborao na melhoria da produtividade e do local de trabalho. Informar com frequncia aos trabalhadores sobre os resultados de seu trabalho. Dar treinamento aos trabalhadores para que assumam responsabilidade e fornecer-lhes os meios para que tragam melhorias a suas tarefas. Propiciar ocasies para a fcil comunicao e o apoio mtuo no local de trabalho. Adaptar as instalaes e equipamentos para os trabalhadores incapacitados, a fim de que possam trabalhar com toda segurana e eficincia. Tomar medidas para que os trabalhadores de mais idade possam realizar seu trabalho com segurana e eficincia. Aprender de que maneira melhorar seu local de trabalho a partir de bons exemplos em sua prpria empresa ou em outras empresas. FONTE: FUNDACENTRO/MTE (2001).

Colocar um pequeno estoque de produtos inacabados (estoque intermedirio) entre os diferentes postos de trabalho. Combinar o trabalho diante de um terminalvdeo com outras tarefas para incrementar a produtividade e reduzir a fadiga. Proporcionar pausas curtas e frequentes durante os trabalhos contnuos com terminalvdeo. Levar em considerao as habilidades dos trabalhadores e suas preferncias na hora de designar os postos de trabalho. Prestar a devida ateno segurana e sade de mulheres grvidas.

Estabelecer planos de emergncia para assegurar operaes de emergncia corretas, acessos fceis s instalaes e rpida evacuao.

23

Alm dos fatores mencionados, a iluminao, as instalaes, os riscos, a comodidade e o bem-estar do trabalhador so fatores interventores da qualidade de vida do trabalhador. Para finalizar, a pesquisa permite afirmar que a forma como o trabalho realizado influi na qualidade de vida do trabalhador. Conforme visto, o corpo humano estar forte, eficiente e menos propenso leso quando o trabalho for realizado em posturas adequadas para as articulaes do pescoo, costas, pernas, braos e pulsos. Nesse contexto, a ergonomia organizacional considerada uma ferramenta fundamental.

You might also like