You are on page 1of 23

Pgina 1 de 23

DIREITO PENAL III PROF. Ms. NEWTON CRUZ EXERCCIOS DE CRIMES CONTRA A PESSOA 1 Prova: CESPE - 2012 - PC-AL - Agente de Polcia Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.;

Com relao a essa situao hipottica, julgue os itens que se seguem. Caso caracterizada a tentativa de homicdio, a pena aplicada ser reduzida de um a dois teros da pena correspondente ao crime consumado.

Certo

Errado

2 Prova: CESPE - 2012 - TJ-AC - Tcnico Judicirio - Auxiliar Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Da Aplicao da Lei Penal; Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.;

Pgina 2 de 23

Com base na situao hipottica apresentada, julgue os itens seguintes, a respeito da aplicao da lei penal no tempo e no espao e dos crimes contra a vida. Mrio praticou o crime de homicdio qualificado contra a esposa de Caio e o de infanticdio contra o recm-nascido.

Certo

Errado

3 Prova: FEC - 2012 - PC-RJ - Inspetor de Polcia - 6 Classe Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa.; Crimes Hediondos; Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.; De forma a castigar seu filho de treze anos por ter lido revistas de contedo homoertico imprprio para sua idade, Jos Haroldo decide colocar a cabea do garoto na privada e puxar a descarga, colocar gua fervente na regio genital, bem

Pgina 3 de 23

como lhe d uma surra. O garoto internado com fraturas nos braos e nas pernas, queimaduras de segundo grau na regio genital e nas coxas e rotura do bao. Ouvido em sede policial, Jos Haroldo confessa a surra, informando ao delegado que no iria deixar o filho se tornar um pervertido, mesmo que tivesse que mat-lo. Na hiptese, Jos Haroldo cometeu o crime de:

a) - leso corporal qualificada pela gravidade da leso. b) - tortura, como aumento de pena por ter praticado o crime contra adolescente. c) - leso corporal qualificada pela violncia domstica. d) - maus-tratos. e) - tortura simples, pois o crime foi praticado contra adolescente e no contra criana ou idoso.

4 Prova: FUNCAB - 2012 - PC-RO - Mdico Legista Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.; So crimes contra a vida, assim previstos pelo Cdigo Penal:

a) - latrocnio, homicdio, extorso mediante sequestro seguido de morte e infanticdio.

Pgina 4 de 23

b) - homicdio, aborto, infanticdio e induzimento ao suicdio. c) - homicdio, aborto, latrocnio e leso corporal seguida de morte. d) - extorso mediante sequestro seguido de morte, rixa seguida de morte, latrocnio, infanticdio e aborto. e) - latrocnio, leso corporal seguida de morte, difamao e periclitao da vida.

5 Prova: FUNCAB - 2012 - PC-RJ - Delegado de Polcia Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.; Aps ter cincia da gravidez de sua namorada Silmara, Nicanor convence a gestante a abortar, orientando-a a procurar uma clnica clandestina. Durante o procedimento abortivo, praticado pelo mdico Horcio, Silmara sofre grave leso, decorrente da impercia do profissional, perdendo, pois, sua capacidade reprodutiva. Nesse contexto, considerando que a interveno cirrgica no era justificada pelo risco de morte para a gestante ou em virtude de estupro prvio, Silmara, Nicanor e Horcio respondero, respectivamente, pelos crimes de:

a) - consentimento para o aborto (artigo 124, 2 parte, CP); consentimento para o aborto (artigo 124, 2 parte, CP); e aborto praticado por terceiro com consentimento,

Pgina 5 de 23

em concurso de crimes com o delito de leso corporal qualificada (artigo 126 c/c artigo 129, 2, III, ambos do CP).

b) - consentimento para o aborto (artigo 124, 2 parte, CP); aborto provocado por terceiro com consentimento especialmente agravado (artigo 126 c/c artigo 127, ambos do CP); e aborto provocado por terceiro com consentimento especialmente agravado (artigo 126 c/c artigo 127, ambos do CP). c) - consentimento para o aborto (artigo 124, 2 parte, CP); consentimento para o aborto (artigo 124, 2 parte, CP); e aborto provocado por terceiro com consentimento especialmente agravado (artigo 126 c/c artigo 127, ambos do CP). d) - autoaborto (artigo 124, 1 parte, CP); aborto praticado por terceiro com consentimento, em concurso de crimes como delito de leso corporal qualificada (artigo 126 c/c artigo 129, 2, III, ambos do CP); e aborto praticado por terceiro com consentimento, em concurso de crimes com o delito de leso corporal qualificada (artigo 126 c/c artigo 129, 2, III, ambos do CP). e) - autoaborto (artigo 124, 1 parte, CP); aborto provocado por terceiro com consentimento especialmente agravado (artigo 126 c/c artigo 127, ambos do CP); e aborto provocado por terceiro com consentimento especialmente agravado (artigo 126 c/c artigo 127, ambos do CP).

Pgina 6 de 23

6 Prova: FUNCAB - 2012 - PC-RJ - Delegado de Polcia Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.; Osvaldo, desejando matar, disparou seu revlver contra Arnaldo, que, em razo do susto, desmaiou. Osvaldo, acreditando piamente que Arnaldo estava morto, colocou-o em uma cova rasa que j havia cavado, enterrando-o, vindo a vtima a efetivamente morrer, em face da asfixia. Assim, Osvaldo praticou:

a) - homicdio qualificado pela asfixia e homicdio culposo, bem como ocultao de cadver. b) - homicdio qualificado pela asfixia e ocultao de cadver. c) - homicdio simples e ocultao de cadver. d) - homicdio culposo. e) - homicdio simples.

7 Prova: FUNCAB - 2012 - PC-RJ - Delegado de Polcia Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.; Maria amiga e cunhada de Paula, pois namora Carlos, o irmo desta. Maria descobre que est sendo trada por

Pgina 7 de 23

Carlos e conta a Paula. Esta sugere que Maria simule o suicdio para dar uma lio em Carlos. Realizada a encenao, Carlos encontra Maria cada em sua cama, aparentando estar com os pulsos cortados e morta, tendo uma faca ao seu lado. Certo da morte de sua amada, pois a cena fora perfeitamente simulada, com aptido para enganar qualquer pessoa, Carlos, desesperado, pega a faca supostamente utilizada por Maria e comea a golpear o corpo da namorada, gritando que ela no poderia ter feito aquilo com ele, haja vista am-la demais e que, portanto, sua vida teria perdido o sentido. Maria, mesmo esfaqueada, no esboa qualquer reao, pois, para dar uma aura de veracidade farsa, havia ingerido medicamentos que a fizeram dormir profundamente. Em razo dos golpes desferidos por Carlos, Maria acaba efetivamente morrendo. Assim, pode-se afirmar que Carlos:

a) - deve responder pelo crime de homicdio doloso duplamente qualificado, em face de a morte ter ocorrido por motivo torpe e pela impossibilidade de reao da vtima, sendo Paula coautora do mesmo crime, pois o direito penal brasileiro adota a teoria monista mitigada. b) - deve responder por descumprir um dever de cuidado objetivo, que causou um resultado lesivo, j que h previso expressa do crime na modalidade culposa, considerando Carlos que estava sob erro de tipo vencvel; Paula partcipe do mesmo crime, pois o direito penal brasileiro adota a teoria monista mitigada.

Pgina 8 de 23

c) - no pode responder por crime algum, pois no h responsabilidade penal objetiva no direito penal brasileiro. d) - deve responder pelo crime de vilipndio a cadver, haja vista estar emerro sobre o fato, que, pela teoria extremada da culpabilidade, amolda-se ao instituto do erro de proibio. e) - deve ser indiciado pelo crime de destruio, subtrao ou ocultao de cadver, uma vez que, estando sob erro de tipo vencvel, fez o cadver perder a sua forma original.

8 Prova: FCC - 2012 - MPE-AL - Promotor de Justia Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.; No homicdio privilegiado, o agente comete o crime sob

a) - o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima. b) - a influncia de violenta emoo, provocada por ato injusto da vtima. c) - o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta agresso da vtima. d) - a influncia de violenta emoo, logo em seguida a injusta agresso da vtima.

Pgina 9 de 23

e) - o domnio de violenta emoo, ainda que tardia em relao injusta agresso da vtima.

9 Prova: CESPE - 2012 - TJ-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.; Em relao aos crimes em espcie, julgue os itens subsequentes. Considere a seguinte situao hipottica. Patrcio, penalmente capaz, matou Joaquim por ter olhado de forma libidinosa para a sua namorada e foi processado por crime de homicdio qualificado por motivo ftil. A defesa de Patrcio requereu a reduo da pena sob o argumento de que o ru teria agido por motivo de relevante valor moral. Nessa situao hipottica, a qualificadora por motivo ftil, se reconhecida, ser incompatvel com a tese da defesa de homicdio privilegiado.

Certo

Errado

10 Prova: MOVENS - 2009 - PC-PA - Escrivo de Polcia Civil Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.;

Pgina 10 de 23

Considere que Antnio esteja infectado com o vrus H1N1, causador da infuenza 1, doena infecciosa aguda que vem fazendo vtimas fatais pelo mundo. Querendo matar Bruno, espirrou perto de sua vtima no intuito de que Bruno se contaminasse com o referido vrus e viesse a falecer em consequncia da doena. Entretanto, Bruno sequer chegou a contrair a gripe, por circunstncias alheias vontade de Antnio. Com base nessa situao hipottica, assinale a opo correta.

a) - Antnio cometeu o crime de tentativa de homicdio. b) - Antnio cometeu crime contra a incolumidade pblica. c) - Antnio cometeu o crime de tentativa de leso corporal. d) - A conduta de Antnio no criminosa, por no estar prevista na lei.

11 Prova: FGV - 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Da Extino da Punibilidade.; Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.; Paulo dirigia seu veculo em que estavam sua filha Juliana e uma amiga desta de nome Janana. Na ocasio, em excessiva velocidade, perde a direo do veculo e invade a mo

Pgina 11 de 23

contrria, colidindo com um caminho que vinha em sua mo correta de direo. Do acidente, resultaram as mortes de Juliana e Janana, sem que Paulo sofresse qualquer leso. Paulo foi denunciado pela prtica do injusto do Art. 302, da Lei n. 9.503/97 (homicdio culposo no trnsito), por duas vezes, na forma do Art. 70, do CP (concurso formal). No curso da instruo, a culpa de Paulo foi demonstrada, ficando comprovada a sua primariedade, bons antecedentes, excelente comportamento social, sendo o fato dos autos um caso isolado, nunca tendo se envolvido em outro acidente, apesar de possuir carteira de habilitao h mais de 20 anos. A defesa requereu ao final a extino da punibilidade pelo perdo judicial, eis que uma das vtimas era sua prpria filha. Diante desse quadro

a) - Paulo no faz jus ao perdo (Art. 107, IX, do CP), eis que tal causa de extino da punibilidade no se aplica aos crimes da Lei n. 9.503/97, porquanto o artigo que dispunha de tal regra na referida lei especial foi vetado. b) - Paulo ter direito ao perdo somente com relao morte de sua filha, devendo ser condenado com relao morte de Janana. c) - Paulo ter direito ao perdo judicial com relao a ambos os crimes.

Pgina 12 de 23

d) - Paulo somente ter direito ao perdo se houver a concordncia dos pais de Janana. e) - Paulo no ter direito ao perdo judicial, sob pena de tal deciso impedir a reparao civil respectiva.

12 Prova: CESPE - 2012 - DPE-AC - Defensor Pblico Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.; Uma mulher grvida, prestes a dar luz, chorava compulsivamente na antessala de cirurgia da maternidade quando uma enfermeira, condoda com a situao, perguntou o motivo daquele choro. A mulher respondeu-lhe que a gravidez era espria e que tinha sido abandonada pela famlia. Aps dar luz, sob a influncia do estado puerperal, a referida mulher matou o prprio filho, com o auxlio da citada enfermeira. As duas sufocaram o neonato com almofadas e foram detidas em flagrante. Nessa situao hipottica,

a) - a mulher e a enfermeira devero ser autuadas pelo crime de infanticdio; a primeira na qualidade de autora e a segunda na qualidade de partcipe, conforme prescreve a teoria monista da ao. b) - a mulher e a enfermeira devero ser autuadas pelo crime de infanticdio; a primeira na qualidade de autora e a segunda na qualidade de coautora, visto que o estado

Pgina 13 de 23

puerperal consiste em uma elementar normativa e se estende a todos os agentes.

c) - a mulher dever ser autuada pelo crime de infanticdio e a enfermeira, pelo crime de homicdio, j que o estado puerperal circunstncia pessoal e no se comunica a todos os agentes. d) - a mulher e a enfermeira devero ser autuadas pelo crime de homicdio, consoante as determinaes legais estabelecidas pelas reformas penais de 1940 e 1984, que rechaam a compreenso de morte do neonato por honoris causae. e) - a mulher dever ser autuada pelo crime de infanticdio e a enfermeira, pelo crime de homicdio, uma vez que o estado puerperal circunstncia personalssima e no se comunica a todos os agentes.

13 Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Agente de Proteo Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa.; Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.;

Pgina 14 de 23

Considerando a situao hipottica acima, julgue os itens que se seguem, a respeito de crimes contra a pessoa. Augusto tem direito ao reconhecimento da figura do homicdio privilegiado, pois estava sob a influncia de violenta emoo.

Certo

Errado

Como Augusto sofreu apenas leso corporal leve quando atirou contra si, Severina no pode responder pelo crime de instigao ao suicdio.

Certo

Errado

Caso Lia tivesse tentado contra a prpria vida ingerindo veneno, responderia por tentativa de aborto, visto que,

Pgina 15 de 23

objetivando o suicdio, necessariamente causaria a morte do feto.

Certo

Errado

Lia praticou o crime de aborto, e o mdico, de infanticdio.

Certo

Errado

Alm do crime de homicdio contra a esposa, Augusto cometeu o crime de suicdio.

Certo

Errado

Cludio responder pelo delito de homicdio, e no pelo delito de instigao, induzimento ou auxlio ao suicdio.

Certo

Errado

14 Prova: FEC - 2012 - PC-RJ - Inspetor de Polcia - 6 Classe Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa.; Crimes Hediondos; Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.; De forma a castigar seu filho de treze anos por ter lido revistas de contedo homoertico imprprio para sua idade, Jos Haroldo decide colocar a cabea do garoto na privada e puxar a descarga, colocar gua fervente na regio genital, bem como lhe d uma surra. O garoto internado com fraturas nos braos e nas pernas, queimaduras de segundo grau na regio

Pgina 16 de 23

genital e nas coxas e rotura do bao. Ouvido em sede policial, Jos Haroldo confessa a surra, informando ao delegado que no iria deixar o filho se tornar um pervertido, mesmo que tivesse que mat-lo. Na hiptese, Jos Haroldo cometeu o crime de:

a) - leso corporal qualificada pela gravidade da leso. b) - tortura, como aumento de pena por ter praticado o crime contra adolescente. c) - leso corporal qualificada pela violncia domstica. d) - maus-tratos. e) - tortura simples, pois o crime foi praticado contra adolescente e no contra criana ou idoso.

15 Prova: FGV - 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa.; No curso de uma discusso entre irms, o marido de uma delas desfere um chute na barriga da cunhada, causandolhe leses que ocasionaram o aborto, certo que a gravidez da vtima no era do conhecimento do agressor. A vtima, que trabalhava na prostituio, ficou impedida de exercer a sua atividade profissional por prazo superior a 30 dias, o que foi reconhecido pela percia. Com base no exposto, assinale a alternativa que indica a tipificao correta e o juzo competente para decidir o fato.

Pgina 17 de 23

a) - Artigo 129, do CP (leso corporal simples), sendo a competncia do JECRIM. b) - Artigo 129, 1, I (leso corporal grave pela incapacidade para ocupaes habituais por mais de 30 dias), e 2, V (leso corporal gravssima pelo aborto), do CP, sendo a competncia da Vara criminal comum. c) - Artigo 129, 1, I (leso corporal grave pela incapacidade para ocupaes habituais por mais de 30 dias), e 2, V (leso corporal gravssima pelo aborto), do CP, sendo a competncia da Vara da violncia domstica. d) - Artigo 129, 1, I (leso corporal grave pela incapacidade para ocupaes habituais por mais de 30 dias), do CP, sendo a competncia da Vara da violncia domstica. e) - Artigo 129, 1, I (leso corporal grave pela incapacidade para ocupaes habituais por mais de 30 dias), sendo a competncia da Vara criminal comum.

16 Prova: CESPE - 2012 - DPE-AC - Defensor Pblico Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa.; O mdico que, em procedimento cirrgico, tiver esterilizado uma paciente devido inobservncia de regra tcnica, impossibilitando-a de engravidar, responder por leso corporal:

Pgina 18 de 23

a) culposa, porque agiu contrariamente regra tcnica da profisso. b) dolosa leve, pois no era possvel prever a perda da funo reprodutora da paciente. c) dolosa leve, uma vez que no era possvel prever a debilidade permanente da funo reprodutora da paciente. d) dolosa grave, visto que causou debilidade permanente da funo reprodutora da paciente. e) dolosa gravssima, j que causou a perda da funo reprodutora da paciente.

17 O crime de omisso de socorro no admite tentativa, porquanto estando a omisso tipificada na lei como tal e tratando-se de crime unissubsistente, se o agente, sem justa causa, se omite, o crime j se consuma.

Certo

Errado

18 Considere que Antnio, com a inteno de provocar leses corporais, tenha agredido Jos com uma barra de ferro, sendo comprovado que Jos veio a falecer em consequncia das leses provocadas pelo agressor. Nesse caso, Antnio responder pelo delito de homicdio, ainda que no tenha desejado a morte de Jos nem assumido o risco de produzi-la.

Certo

Errado

Pgina 19 de 23

19 Prova: FCC - 2012 - DPE-PR - Defensor Pblico Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa.; Maria reside sozinha com sua filha de 5 meses de idade e encontra-se em benefcio previdencirio de licena maternidade de 6 meses. Todas as tardes a filha de Maria dorme por cerca de duas horas, momento no qual Maria realiza as atividades domsticas. Em determinado dia, neste horrio de dormir da filha, Maria foi at ao supermercado prximo de sua casa, uma quadra de distncia, para comprar alguns mantimentos para a alimentao de sua filha. Normalmente esta sada levaria de 10 a 15 minutos, mas neste dia houve uma queda no sistema informatizado do supermercado o que atrasou o retorno sua casa por 40 minutos. Ao chegar prximo sua casa, Maria constatou vrias viaturas da polcia e corpo de bombeiros na frente de sua residncia, todos acionados por um vizinho que percebeu o choro insistente de uma criana por 15 minutos, acionando os rgos de segurana. Ao prestarem socorro criana, com o arrombamento da porta de entrada da casa, os agentes dos rgos de segurana verificam que a criana estava sozinha em casa, mas apenas assustada e sem qualquer leso. A conduta de Maria caracterizada como

a) - crime de abandono de incapaz. b) - crime de abandono de incapaz majorado.

Pgina 20 de 23

c) - crime de abandono de recm nascido. d) - atpica e) - contraveno penal.

20 Prova: FCC - 2012 - DPE-PR - Defensor Pblico Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa.; Numa cidade do interior do Estado, uma pequena aglomerao de pessoas se formou no aeroclube local para assistir a um espetculo de paraquedismo. Em solo, em meio aos observadores encontrava-se Maria, jovem simptica e querida por todos que, aos 17 anos, j tinha sobre os seus ombros a responsabilidade de cuidar de seus irmos mais novos e de seu pai alcolatra, trabalhava e estudava. Na aeronave prestes a saltar encontrava-se Pedro, jovem arrogante, por todos antipatizado, que aos 25 anos interrompera seus estudos para viver custa de uma tia idosa, e como a explorava. Durante sua apresentao Pedro, ao se aproximar do solo, por puro exibicionismo e autoconfiana, resolveu fazer uma manobra e acabou por acertar o rosto de Maria. O corte foi profundo e extenso, e a deformou permanentemente. Nesse caso, Pedro responder pelo delito de leso corporal:

a) - simples.

Pgina 21 de 23

b) - grave. c) - gravssima. d) - culposa. e) - culposa qualificada pela deformidade permanente.

21 Prova: PC-SP - 2011 - PC-SP - Delegado de Polcia Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa.; Tratando-se do crime de leso corporal previsto no artigo 129, 1, inciso II, do CPB (perigo de vida), assinale a alternativa correta:

a) - uma figura tpica exclusivamente culposa b) - uma figura tpica exclusivamente preterdolosa c) - O perigo de vida no deve necessariamente ser "concreto" para incidncia da qualificadora. d) O exame de corpo de delito (pericial) vtima dispensvel para a caracterizao da qualificadora em questo; e) E hiptese que caracteriza a culpa consciente;

22 Prova: CESPE - 2011 - DPE-MA - Defensor Pblico Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa.; Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Vida.;

Pgina 22 de 23

Assinale a opo correta, a respeito dos crimes contra a pessoa.

a) - Tratando-se de delito de infanticdio, dispensa-se a percia mdica caso se comprove que a me esteja sob a influncia do estado puerperal, por haver presuno juris tantum de que a mulher, durante ou logo aps o parto, aja sob a influncia desse estado. b) - Nas figuras tpicas do aborto, as penas sero aumentadas de um tero, se, em consequncia do delito, a gestante sofrer leso corporal de natureza grave, independentemente de o resultado ser produzido dolosa ou culposamente, no havendo responsabilizao especfica pelas leses. c) - Em caso de morte da vtima, o delito de omisso de socorro no subsiste, cedendo lugar ao crime de homicdio, uma vez que a circunstncia agravadora dessa figura tpica omissiva se limita ocorrncia de leses corporais de natureza grave. d) - Segundo a jurisprudncia do STJ, so absolutamente incompatveis o dolo eventual e as qualificadoras do homicdio, no sendo, portanto, penalmente admissvel que, por motivo torpe ou ftil, se assuma o risco de produzir o resultado. e) - Caso o delito de induzimento, instigao ou auxlio a suicdio seja praticado por motivo egostico ou caso seja a vtima menor ou, ainda, por qualquer causa, seja sua

Pgina 23 de 23

capacidade de resistncia eliminada ou diminuda, a pena ser duplicada. 23 Prova: VUNESP - 2007 - OAB-SP - Exame de Ordem - 2 - Primeira Fase Disciplina: Direito Penal | Assuntos: Dos Crimes Contra a Pessoa.; A respeito da rixa, conduta tipificada pelo art. 137 do Cdigo Penal, assinale a alternativa correta.

a) - O agente que participa de rixa responde pela prtica do delito como partcipe. b) - O agente que participa de rixa responde pela prtica do delito como autor. c) - No se admite a responsabilizao de agente como partcipe no crime de rixa. d) - O crime de rixa no admite concurso de agentes, porque um crime plurissubjetivo.

You might also like