You are on page 1of 30

Manual de Captura de Imagens EsquiloScans

Por Divictor e Lobo Guar...N

Conceito: Imagem digitalizada Na verdade, a imagem capturada a partir de uma mquina digital, ou um escaner e transformada em informaes binrias que sero tratadas como uma coleo de elementos grficos distribudos por uma determinada largura e comprimentos. Em resumo, uma imagem formada de milhes de pequenos elementos (identidades) que tem um tamanho e uma cor definida (entre milhes de cores possveis) estas entidades so chamadas de pixels. Pixis: So as entidades que formam a imagem, e tm o formato quadrado. So minsculos e para serem percebidos exigem grande ampliao do programa de imagem. Cada pixel tem exatamente o mesmo tamanho de outro na mesma imagem, e o que neles varia a cor. Modo de cor: So os seguintes modos possveis para uma imagem digitalizada Modo mono, onde s h presena de dois pixels diferente (o preto e o branco). Ideal este modo para texto bruto. Modo grayscale, onde encontramos a presena de pixels variando de branco a preto numa escala de pode variar de oito tons ou 256 tons de cinza. Ideal para faxes de documentos ou fotos, ou ainda para descolorao de imagens. Modo HiColor, onde existem milhares de cores possveis para cada elemento pixel, e que permite uma imagem de qualidade apurada e rica em cores. Modo TrueColor, onde a quantidade de cores possveis chega a casa dos milhes de cores, produzindo imagens de qualidade real!! Devemos pressupor que quanto maior variedade de pixis diferente a nossa imagem contiver, maior ser o tamanho do arquivo que ir gerar, e assim, para comparar, podemos exemplificar que numa imagem modo MONO tamanho A4 e 200dpis de resoluo, gastaremos cerca de 4kb, enquanto uma imagem TRUECOLOR no mesmo tamanho e resoluo, sero gastos cerca de 5Mb.

Resoluo: possvel intuir que se couberem 10 pixis na largura de uma imagem e outros 10 no comprimento, ela ento ter 100 pixis (plural de pixel) no total. Se esses 100 pixis couberem em uma polegada quadrada, dizemos ento que temos uma resoluo de 100 dpis. Por outro lado, se no mesmo espao, colocarmos 15 pixis de largura contra outros 15 de comprimento, a imagem passar a ter 225 dpis. O sentido prtico disso, que: - A imagem aumenta em tamanho de bytes; - A imagem melhora em definio, suavidade, contraste e colorao; - A imagem produz melhor impresso Assim, por experincia, podemos dizer que h resolues apropriadas para algumas situaes que no so adequadas a outras: * Para exibir num monitor, bastariam algo em torno de 100 dpis, j que os monitores exibem no mximo 76dpis; * Para imprimir numa impressora razovel, 200 a 300 dpis seria o bastante, j que apesar de prometerem resolues de at 1400 dpis, isso uma balela que no engana a ferramenta que usaremos para enxergar essas imagens (nossos olhos); * Para transformar a imagem de um texto em texto editvel do Word (via OCR), o ideal uma imagem em preto e branco (MODO MONO) com resoluo em torno de 180 a 250 dpis, j que menores geram erros de interpretao, e maiores causam demora no reconhecimento das letras; ESQUILO Instruo Usamos por padro a resoluo de 200 dpis por ser a de melhor encaixe no programa CDisplay, produzir leitura confortvel mesmo quando ampliada, poder permitir que o scio, se desejar, possa imprimir alguma imagem, e gerar arquivos de tamanho bem aceitveis. No caso da WEB, percebe-se que por questes de otimizao, as imagens que aparecem em nossos navegadores, quase sempre e de resoluo em torno de 100 dpis, o que explica a pssima impresso que obtemos de imagens retiradas de pginas WEB.

Para concluir, e preciso que se saiba o seguinte: possvel retirar pixis de uma imagem e transform-la de uma resoluo mais alta em outra mais baixa. Perde-se qualidade na imagem, mas dependendo do uso que se far dela, isso aceitvel. possvel colocar mais pixis numa imagem (por meio de um software editor de imagens) e aumentar a resoluo dela. No se ganha nada com isso, pois essa imagem ficar desfocada, lavada e impossvel de ser aproveitada! Portanto, devemos ter em mente que temos que capturar a imagem j com a resoluo final (e finalidade) em que a usaremos. Formato de arquivos imagem: Todos os arquivos de computadores tem uma extenso que lhe caracterstica (ex.: DOC para Word, XLS para Excel, CDR para o Corel...) algumas extenses so de domnio geral, como por exemplo, muitos dos formatos de imagem. O arquivo CDR s pode ser lido pelo programa que o gerou (Corel Draw), mas os arquivos de imagens geralmente so cambiveis e podem ser abertos por uma infinidade de programas diferentes. So formatos de imagens bem conhecidos e difundidos, e suas respectivas caractersticas: BMP (BitMap do Windows) Muito difundido at fins dos anos 90, foi extensivamente usado por todos os aplicativos Windows compatvel, e tem como caracterstica: Alta qualidade de imagem, porm enorme (tamanho em MB proibitivo). PCX Formato tambm implementado para Windows, porm menos difundido, com caractersticas mais leves que o BMP, porm ainda assim pouco prtico. GIF Formato criado quase que exclusivamente para a INTERNET, que apresenta como caracterstica, o fato de comportar apenas 256 cores otimizadas, ser extremamente pequeno e leve. Contudo, adequado apenas para desenhos e artes, mostrando-se inadequado para fotogramas. Ele muito encontrado na Internet para desenhos de botes, menus, logotipos e figurinhas saltitantes em navegadores. JPG Formato Universal para imagens na Internet. Possui como principal caracterstica, o fato de ser muito mais leve que o BMP, e ainda assim manter boas caractersticas de cores

e saturao tonal. Todos os programas de imagem so capazes de ger-los e trabalhar com este formato. ESQUILO instruo S usaremos esse formato em nossos scans (at o dia em que aparea outro melhor), pois em 200 dpis TRUECOLOR capaz de gerar uma pgina dupla de gibi formatinho ocupando apenas entre 700Kb e 1,5 Mb (dependendo da compactao). Existem outros formatos, evidentemente, mas que por razes de praticidade no detalharemos neste trabalho, exemplo deles so: CPT, TIF, PSD e etc. Programas de Imagens: Existem vrios aplicativos para exibir e manipular imagens digitalizadas. So duas categorias de aplicativos: Aquele que apenas exibem, e os que so capazes de gerar, exibir e manipular imagens digitalizadas. Os que exibem: Visualizador de imagens e fax do Windows (no Windows XP), que permite visualizar e imprimir imagens em vrios padres diferentes. ACDsee Software shareware com muitos recursos interessantes, inclusive de converso entre formatos (sim... isso perfeitamente possvel) Photoshow Tambm um freeware muito interessante ESQUILO instruo Usamos preferencialmente o programa CDisplay, que foi idealizado para leitura de gibis digitalizados. Possui inmeros recursos, otimiza a leitura, facilita a passagem de pginas, tem recurso de lupa, l de duas em duas pginas... etc... etc... e est disponvel nos Gmails (e estar no FTP, um dia) Na verdade, esses programas so apenas para exibio e converso de formatos. Para escanear, necessrio algum programa de edio de imagens, e so exemplo deles:

Paint Programa nativo do Windows, que extremamente limitado e inadequado no uso mais profissional do tratamento e captura de imagens. No h como recomend-lo, pois a falta de recursos o torna imprestvel para edio sria de imagens bitmap. PhotoFinish Programa bastante flexvel para edio de imagens, que conta com recursos interessantes, mas peca por falta de alguns importante implementos. J houve poca em que era bastante utilizado, entretanto hoje anda meio... esquecido. PhotoStyler Bastante interessante, mas igualmente pouco usado em edio de imagens. Juntamente com o PhotoFinish so considerados editores de imagem de segunda linha, tal qual tambm o Paint Shop PRO. Photopaint Programa editor da Corel, que acompanha a sute grfica COREL. Largamente usado, muito poderoso e permite amplo controle sobre imagens BitMap, flexvel e muito intuitivo. (Divictor utiliza preferencialmente este editor). PhotoShop Unanimidade no universo de edio de imagens digitais. Escolhi por nove entre cada dez artistas grficos e designers. o mais aclamado e poderoso aplicativo de edio de imagens no momento. Adequado para edies voltadas impresso, exibio, WEB, desktop publishing, layouts e tudo mais. (Lobo utiliza preferencialmente este aplicativo) ESQUILO instruo Recomendamos que prefira um dos dois aplicativos (Photopaint ou PhotoShop), pelo poder que apresentam, e por serem neste manual, os aplicativos que referenciaremos quando necessrio algum procedimento. Escaners: Existem inmeros modelos no mercado, cada um com sua caracterstica e personalidade, o que de certa forma pode tornar-se uma situao indesejvel quando o quesito buscado e uniformidade. Os modelos de escaners podem ser:

De mo: No indicados para tarefas que envolvam fotos e imagens em geral, estando mais restritos leitura de cdigo de barras ou a tradues e reconhecimento de pequenos textos. O inconveniente deste dispositivo a facilidade em que as imagens capturadas tremem ante as nossas mos (o Lobo nunca poderia usar um desses, devido as constantes crises de delirium tremus). De trao: Hoje extintos devido a sua pouca praticidade, j que o mecanismo puxa a pgina como um aparelho de fax, o que impede o scan de um livro ou revista sem que necessitemos rasg-la (heresia). De mesa (flatbed scanner): Este sim, o formato que deve ser escolhido. Tal qual uma xrox, permite o escaneamento de folhas soltas ou livros, inclusive com tampas adaptveis a altura da amostra, e tambm com a possibilidade de uso de acessrios como passadores automticos de folhas, adaptadores para negativos de fotos e outros. Os escaners se conectam de diferentes formas ao seu computador, e dependendo da forma como o fazem, podem ser mais ou menos lentos na puxada da imagem: * Porta proprietria So aqueles que usam uma plaquinha de circuitos que deve ser instalada no PC (geralmente uma placa SCSI, e pode vir no modelo de encaixe ISA ou PCI). So escaners de tima qualidade, e normalmente rpidos na puxada. Contudo esto em extino devido ao custo de uma placa proprietria, e tambm face ao fato de na maioria dos casos serem placas ISA, e os modernos PCs no apresentarem mais slots ISA hoje em dia. * Porta paralela So muito comuns ainda hoje, e tm como caracterstica o fato de trabalharem conectados na porta da impressora (a impressora ento ligada numa extenso do prprio escaner). Tem por regra, ser um escaner de puxada muito lenta, e via de regra so escaners de baixa qualidade, muito embora produzam imagens bem aceitveis. * USB So os escaners modernos que trabalham conectados numa porta USB. Como caracterstica, so mais rpidos e no apresentam problemas de compatibilidade com a

impressora como o modelo acima, que vez por outra nos pe num dilema: se uso o escaner, a impressora s volta a imprimir quando reiniciamos o micro. Como caracterstica mais contundente, est a praticidade em seu uso. Normalmente tambm no so l grandes coisa em termos de qualidade, mas geram rpido e numa qualidade aceitvel, que o que interessa! Hoje em dia, bem comum encontramos equipamentos que dispe de escaner e impressora integrados num s dispositivo (as multifuncionais), o que economiza espao e traz grandes facilidades ao Esquilos coletor! Fim do Primeiro mdulo

Brilho A quantidade de branco na imagem

Comeando a entender como escanear


Yellow smooth - Amarelado do papel velho Scrath - Rugosidade

Efeito Moir - ondulaes

Gama Tonal a fora da cor Contraste A fora da diferena entre tons

Tom O peso da cor no pixel

Escanear pode ser uma tarefa extremamente complexa quando desejamos obter resultados impressionantes. So muitos os parmetros que concorrem para o sucesso ou fracasso de uma imagem digital. Como vimos antes, imagens podem ser capturadas por escaners ou por meio de mquinas digitais. Via de regra, maquinas digitais no prestam para aquisio de imagens para leitura, por razes de enquadramento, foco e preciso manual. Assim, procuramos no utilizar esse equipamento quando o objetivo produzir documentos que sero lidos. ESQUILO instruo S utilizamo-nos de cmeras digitais para captura de imagens de gibis, quando esses esto encadernados em grossos volumes, dificultando sua aquisio via escaner, mas para bom resultado desta experincia, necessrio que a cmera a ser utilizada seja profissional ou semi profissional, com macro de pelo menos 20 centmetros e com resoluo acima de 3 Mpixels Como vivemos na correria para atingirmos o propsito do Esquilos, no podemos nos dar ao luxo de tratar cada uma das imagens adquiridas, realizando seu corte e enquadramento imagem por imagem. Sorte nossa que todo escaner pode guardar as configuraes ideais de uma puxada e utiliz-la na subseqentes, Podemos ajustar parmetros como contraste, brilho, resoluo, modo de cor, enquadramento e etc... e salv-lo como um perfil para uso posterior. Driver TWAIN: Todo escaner, trabalha sob demanda, ou seja, necessita de um aplicativo de edio de imagem para poder entregar o resultado de seu trabalho. Para atender aos diversos tipos de escaners que existem, e tambm aos inmeros aplicativos de edio, resolveu-se criar um driver comum entre os aplicativos e os escaners. O Twain! Quando abrimos o aplicativo para escanear, necessrio acionar o comando Adquirir (Acquire) no

Photopaint ou Importar (no Photoshop) para que ele acione o Twain e coloque o escaner para funcionar, chamando ento a interface do escaner. Interface do Escaner: Existem centenas de modelos de escaners, e cada um deles possui sua prpria interface de trabalho. Para exemplificar, apresentamos a interface do modelo HP Scan multifuncional 1350 all-in-one:

rea de prvisualizao

Menus para comandos avanados rea de ajustes de cor, dimenses, brilho, gama, resoluo, espelhamento, nitidez e etc...

Preview da imagem alvo Ajsute de posio e zomm de imagem Comandos de Preview e aceito de scan

Como podemos deduzir acima, h uma srie de comando que afetam como a imagem ser capturada pelo escaner, e que so decisivas para a qualidade do que obteremos. Resoluo: Como visto anteriormente, a quantidade de pixis numa polegada quadrada. Seu uso deve ser cuidadoso, pois em excesso cria imagens enormes sem grande ganho de qualidade, e em escassez, torna as imagens imprecisas e sem nitidez. ESQUILO instruo Usamos de 150 a 200 dpis (prefervel 200), e geramos as imagens no formato JPEG (jpg). Modo de cor: Sempre que se fala de imagens de revistas, usamos HICOLOR ou TRUECOLOR, (entretanto muitos escaners s disponibilizam uma delas, e alguns as duas conhecidos como cor de 24 bits e cor de 32 bits). Nos casos em que o gibi seja preto e branco ou tons de cinza, poderemos utilizar o Grayscale (tons de cinza) Dimenses: Buscamos sempre escanear a 100%, para preservar a qualidade do material, contudo nada impede que se busque formatos menores como 80 ou 75% do tamanho original, desde que se lembre de aumentar a resoluo na mesma proporo (para 75% do tamanho original, devemos usar 200 dpis + 25% ou seja 250 dpis. Ajuste de cor: s vezes necessrio que se recorra a esse dispositivo para corrigir desvios de cor, pois muitos escaner tendem a ressaltar essa ao aquela gama tonal, por exemplo: imagem azulada ou esverdeada, ou ainda amarelada. Considerando que as imagens so capturadas baseadas em trs cores (RGB, ou red green and blue vermelho, verde e azul), sempre possvel diminuir uma ou aumentar outra para se chegar ao balano correto. Use a rea branca da imagem para se orientar na busca pelo equilbrio, mas ATENO: No

elimine todo o amarelado do tempo nas pginas dos gibis. Eles fazem parte da graa da leitura, e se o fizer h o risco de alterar todas as outras cores com intensidade indesejvel. Nitidez: Boa parte dos escaners permitem ajustar um parmetro desses, s vezes referenciado com qualidade e s vezes como suavidade da imagem. Recomendamos utilizar baixa nitidez, ou qualidade mais tosca, tendo em vista que aumenta consideravelmente o tamanho da imagem o uso desse recurso. Sempre h como se ajustar depois via programa de edio, as nuances das capturas. Enquadramento: Em todos os escaners possvel se delimitar qual a rea da revista se deseja capturar. Usamos sempre a rea total, inclusive com as margens da revista e seu entrequadros. Pois o objetivo justamente deixar a impresso mais prxima de uma revista real. claro que pequenas pores podem ser eliminadas para evitar ressaltos indesejveis, falha de lombada e etc.. Mas sempre levando-se em conta de preservar a maior quantidade possvel de imagem da pea. ESQUILO instruo Por regra, sempre trabalhamos com pginas duplas do interior do gibi preservando a sensao de revista, solteiras ficam a capa e a contra-capa. Importante tambm preservar as propagandas e chamadas da pea fazendo o escaneamento de capa-a-contracapa, pois as propagandas so parte divertida da leitura de gibis (especialmente os mais antigos)

Retoques: No geral somos avessos a excessos de retoques na imagem escaneada. Acreditamos que as marcas na revista ajudam a contar a histria pela qual passou. Mesmo os incidentes mais trgicos numa pea rara, ajudam-nos a compreender a importncia da preservao de um bom gibi, e sem contar com o fato de que quanto mais editamos uma

imagem, menos natural ela acaba ficando. Por isso recomendamos: Cuidado no uso de filtros e efeitos. No geral, basta um pequeno aumento de contraste, algum ajuste no brilho e em raras situaes um incremento na curva de tom e reduo de Moir (falaremos disso adiante). Algumas situaes so aceitveis, como a eliminao de um rabisco ou rasgo, porm ns mesmos evitamos faz-lo, exceto quando se trata da montagem de um especial (como o Paul Murry Especial dos Esquilos). Destino final: As imagens postadas tem como destino, sua leitura pelos outros membros e a formao de um numeroso grupo de scios Esquilos, que um dia ajudaro ao site a se manter no ar. Ento como se destinam na maioria dos casos a monitores, necessrio compreender que um monitor nunca igual a outro, e no geral, monitores CRT (convencionais de tubo - o pobrinho do Lobo), so diferentes de monitores LCD ( tela fina - o abastado Divictor). De qualquer modo, para manter um padro tolervel para todos, recomendamos um mnimo reforo nas cores (via contraste) para atender bem a todos os casos. Depois de executar o trabalho, visualize-o algumas vezes no CDisplay e faa sua autocrtica, se ficar bom no seu monitor, provavelmente estar aceitvel no de outros Esquilos. Se o amigo esquilo ainda no possui um monitor de 17, ento recomendamos que reveja imediatamente seus conceitos (eh eh eh). Fim do Segundo mdulo

rea apagada com borracha Rabiscos com pincel

Dicas interessantes na Edio de Imagens


Efeito Moir em ondas. rea modificada Contraste, brilho e intensidade rea modificada Curva de tom

Sobrancelhas e Batom no Donald com ferramenta pincel

Cara do Donald na Margarida por clonagem

Mscara: So recursos utilizados para permitir a edio seletiva de imagens, ou seja, quando desejamos editar apenas parte da imagem, e no toda ela. Existem vrios tipos de mscaras, mas as mais usadas so as retangulares e as obtidas com a ferramenta varinha mgica.

Uma mscara seletiva pode ser contruda com a ferramenta Varinha Mgica no PhotoPaint, selecionando-se reas similares de cor. Assim, podemos editar ou mesmo substituir toda uma rea de cor se tivermos necessidades. Para que funcione a coleta de reas no contguas ou com variaes de tom, necessitamos aumentar a tolerncia na cor a ser includa e slecionar a forma de trabalho com a varinha (para ir adicionando reas aos poucos). Observe que o sinal de mais, ser usado para adicionarmos reas mascaradas no nosso trabalho. Com mscaras, podemos escolher ou proteger as reas onde aplicaremos a edio ou correes. Foi dessa maneira que produzimos a figura anterior dos patos na montanha russa, focalizando reas em que aplicamos alteraes.

Pincel: Raramente utilizados na edio de scans de gibis, este recurso dispe de uma infinidade de ajustes que permitem pincis dos mais finos aos espessos, transparentes ou slidos, Salpicados e com diferentes tipos de pontas, e que permitem apurada edio de imagens. Usa-se bastante esse recurso, associado ao poder de transparncia para a colorizao de fotos em tons de cinza. Alguns exemplos da variedade de pincis possveis:

Com relao ferramenta pincel, tambm possvel escolher entre os vrios tipos de ferramentas de pintara, tais quais, spay de tinta, caneta de feltro, pincel de plos, lpis, caneta nanquim e etc.... siga o exemplo:

Observe que as inmeras ferramentas so capazes de permitir um grande controle no efeito que se deseja obter. Escolher qual delas usar exigir muita tentativa-e-erro antes de se finalizar a imagem. Sugerimos ao Esquilo, que o teste um a um em suas nuances, at adquirir delas a necessria intimidade. Um exemplo de uso da ferramenta pincel e mostrado na figura dos patos na montanha russa, quando sacaneamos a cara do Donald, plantandolhe sobrancelhas e batom. Clone: Esta sim, uma ferramenta deveras muito utilizada em scans de gibis, pois permite reparar ou refazer reas de uma imagem copiando de outras reas. Muito til para remover rasgos, riscos, carimbos e buracos. Deve ser usada com parcimnia para evitar a artificialidade da imagem. Sempre ao us-la, recomenda-se um aumento no nvel de transparncia para permitir uma costura suave e convincente. No PhotoShop, esta ferramenta representada pelo cone de um carimbo. Para utiliz-la, necessrio definir a rea que ser origem para a clonagem, o que pode ser feito com o boto da direita no Photopaint e com ALT + clique no PhotoShop.

Ferramenta de clonagem no Photopaint e no Photoshop

Borracha: Quem nunca precisou apagar alguma coisa, que atire a primeira pedra. Com esta, possvel remover elementos indesejveis da imagem. No a utilizamos muito, porque deixa atrs de si um rastro indefetivel de pura brancura, o que nunca combina com o fundo real de um gibi (geralmente amarelado, enrugado e crespo, razo pela qual preferimos a ferramenta clone). Existe numa infinidade de formas e tamanhos, e importante notar, que deixa atrs de si, sempre a cor que estiver configurada como fundo (geralmente branco) Observe que toda ferraneta possui suas definies como tamanho, forma, transparncia (o clice), o enevoamento das bordas (ultimo cone com valor 25). Evitemos o uso da borracha, pois ela apresenta resultados que alteram profundamente os scans, e normalmente no isso que queremos. Usemos sempre a ferramenta clone!

Sntese da barra de ferramentas no Photopaint e no Photoshop: Eis as barras de ferramentas de ambos os aplicativos e a sucinta descrio delas: De cima para baixo: Ferramenta seleo: Permite selecionar e mover objetos na imagem (tipo reas coladas de outros recortes); Mscaras: Aberto exibe os vrios tipos possveis de mscaras; Corte: Permite remover reas no necessrias da imagem como se cortssemos a imagem para remover bordas ou excessos nos escans (clique duplo aps seleo); Lupa: Com grande capacidade de aumento; Ferramenta de texto: Permite a insero de textos na imagem; Olhos vermelhos: Permite correo deste defeito, e tambm neste item se encontra a ferramenta clone; Retngulo: Permita a insero de um retngulo na imagem, mas a tambm se encontram a elipse, o polgono, a linha e o caminho; Preenchimento: Permite o preenchimento de reas com colorao similar, e em certos casos usamos para substituio de cor chapada; Efeitos:Temos a o sombreamento de objeto, a transparncia e a transparncia de cor; Ferramenta de fatiamento de imagem: Cujo uso raramente se faz necessrio. Abaixo encontramos as definies para cor de primeiro plano, cor de fundo e abaixo o preenchimento dos objetos criados (retngulo, elipses e etc..). Para acessar as ferramentas extras, clica-se no pequeno triangulo no canto direito inferior de cada cone.

Bloco contendo: Mascara, seleo, varinha mgica e seleo por lao, ferramenta de corte e retalhamento de imagem; Bloco contendo ferramentas Recuperao de trao de pincel (uma espcie de clonagem), o carimbo (equivalente ao clone), pincel, borracha, preenchimento de degrad, ferramenta para desfocar e ferramenta para acentuar (subexpor); Bloco contendo as ferramentas de demarcador, texto, caneta e figuras geomtricas; Bloco com ferramentas de anotaes, conta-gotas (que coleta uma amostra de cor, configurando a ferramenta desejada para essa cor, mo, que permite movimentar a imagem como se forre um grande mapa sobre a mesa, e lupa de grande capacidade; Bloco de controle com a cor de 1 plano e de fundo. Abaixo, outras ferramentas de controle para mscaras, modos de exibio da tela, recursos extras... Essa Caixa de ferramentas pode flutuar livremente sobre a rea de trabalho do PhotoShop; Todos os cones que possuem o pequeno triangulo direita e em baixo possuem mais opes que podem ser acessadas nele se clicando. Reconhecidamente o PhotoShop muito superior ao Photopaint, mas o uso de um ou outro depender basicamente de uma questo pessoal. Ambos so poderosos na edio de imagens e produziro sem dvida o efeito desejado.

Controles de imagem: Contraste: O contraste rege a diferena que existe entre os tons, tornando a imagem mais ou menos ressaltada. Em geral ns acentuamos os contrastes numa imagem, j que os escaners sempre perdem algum contraste na captura. Brilho: a quantidade de luz (branco) na imagem, de uma maneira geral, se acrescenta brilho em escaner muito velhos (perda de intensidade da lmpada), e se remove algum de escaners nuito novos. Intensidade: a fora da gama na imagem, pode torn-la mais viva ou mais esmaecida. Normalmente um parmetro que no necessita de ajuste. Gama: a quantidade de cor na cor, ou seja, a fora e vibrao das cores, e as torma mais vivas. Removendo toda a gama de uma imagem, chega-se a uma imagem em tos de cinza. Tom: E a diferena entre preto e branco que compe uma cor... diminuindo-se o tom, escurece-se a cor, e aumentando-o tornamos mais clara a mesma. No Photopaint usamos a curva de tom para reforar a cor de um gibi velho (normalmente esmaecido) ou dessaturar um gibi novo e de cores muito vibrantes. Todos esses parmetro podem ser encontrados no Photopaint no menu Imagem Ajustar, e no PhotoShop em Imagem Ajustes. Efeito Moir: Outro parmetro a ser abordado este, ele um efeito indesejado que ocorre sob certas circunstancias, e afeta toda a imagem produzindo ondulaes de cor desagradveis que do a impresso que ela est desbotada em ondas. Ocorre com maior intensidade em imagens de resoluo maior, e pode ser minimizado de duas formas: ou alterando-se um pouco a resoluo de captura (j que um padro de repetio que ocorre por repetio de franjas em pixels), ou melhor, usando-se o recurso remover Moir no menu Efeitos Rudo Remover Moir no PhotoPaint. Fim do Segundo mdulo

Perguntas interessantes e respondidas sobre Scans de revistas Rasgos naturais Raras


testemunhas da idade Manchas naturais do tempo

Papel ressecado e se deteriorando O medo de danificar ainda mais a pea!

Medo?: Sim, quem no teria? H peas em que se contam nos dedos de uma mo sua existncia no pas (como essa a, que tomamos emprestada de nosso grande amigo Ezequiel, um super-colecionador). E a cada dia, escasseiam mais ainda! Todo escaneamento gera um estresse na pea, que depende de quem realiza a tarefa. Eu e o Lobo, em trs anos adquirimos uma experincia em escans de gibis, que nos permite afirmar que causamos o mnimo e imperceptvel estresse na maioria absoluta dos casos. Isso propiciou a remessa de outros Esquilos de toneladas de revistas para a nossa casa, e hoje somos escravos do escaner at o ano de 2020, segundo nossos clculos. Escanear tudo?: Sim claro, muitas vezes a graa de ler essas revistas est justamente nos seus defeitos, nas marcas, nas propagandas, nas chamadas e at mesmo nas assinaturas e rabiscos, que contam a histria da pea. O dia em que inventarem o escaner de cheiro, podem ter certeza que nossos scans tero cheiro! Por isso recomendamos: Escaneie de capa a capa. Quantos scans tenho que postar?: Nenhum Esquilo ser instado a assumir compromissos com o grupo, mas precisamos manter o crescimento de nossos estoques de scans!! Por isso, justo e legtimo que controlemos as contas de gmail ou o acesso aos scans de acordo com o comprometimento do scio. Muitos dos Esquilos, sequer visitam as contas, pois s postam ou emprestam revistas para escanear para colaborar com o projeto. Entretanto no legal gente que s queira usufruir sem nada dar em troca. Num futuro prximos, teremos a opo de dar acesso por ajuda para manter o site e o FTP no ar.

Marcas dgua e logotipos: Ns Esquilos, partimos do pressuposto que os Scans que esto l no Gmail pertencem ao grupo EsquiloScans, em primeiro lugar e em segundo lugar a quem o postou l. Portanto, todas as imagens postadas nos Gmail ou enviadas ao FTP (quando estiver funcionando) correm o risco de receber uma marca dgua ou logotipo dos EsquiloScans e passar a fazer parte do acervo dos Esquilos, de l no mais podendo ser retirada em nenhuma circunstncia. Ser um Esquilo implica na aceitao dessa regra! Como nomeio os scans?: Normalmente ns os nomeamos com a inicial reduzida da edio (segundo o inducks) tipo: TP para Patinhas, PD para Donald, MK para Mickey, AD para Almanaque Disney e assim por diante, seguidos do nmero da edio e sua seqncia de pginas ou dupla de pginas. P.Exemplo: MK286_04-05 para uma edio 286 do Mickey nas pginas 04 e 05 ou ainda MK288_04, para o mesmo Mickey na seqncia 4 de escans (referente as duplas de pgina 6 e 7). Em seguida zipamos* estes arquivos todos juntos num formato .zip ou .rar e despachamos para um dos Gmail disponveis de acordo com a edio em questo. Maiores detalhes viro em seguida! Como manter um tamanho compatvel de arquivo?: Arquivos JPG de formatinho em dupla de pgina, ocupam mais de 3 MB de tamanho, se no houver compactao do JPG dentro do prprio programa gerador. Quando damos o comando de salvar arquivo, devemos ficar atentos opo de compactao fornecida pelos aplicativos, para diminuir o tamanho de arquivo com um mnimo de degradao na imagem. Devemos nos preocupar com os tamanhos de arquivos gerados em virtude do trfego na NET, e da prpria capacidade de armazenamento nos Gmails e no futuro FTP. Veja os exemplos de caixa de dilogo do Photopaint e do Photshop:

Observemos o slide bar nomeado como Compactao e o outro como Suavizao. Normalmente esses parmetros so configurados na interface do escaner como (qualidade da imagem), mas quando no se consegue obtlo pelo escaner, podemos configur-lo perfeitamente por aqui no aplicativo. Usando a compactao em 10, j se reduz o tamanho da imagem de mais de 3Mb para 1Mb. aceitvel utilizarmos at 25, pois mais que isso degrada de forma perceptvel a qualidade da imagem. No controle suavizao, em geral no mexemos, mas ele permite retirar o aspecto arenoso da imagem deixando-a mais homognea (no tem grande efeito sobre o tamanho da imagem), porm se for mal utilizado, deixa a imagem enevoada e fora de foco.

No caso do Pothoshop, o mesmo recurso est disponvel quando da gravao do arquivo, veja a ilustrao abaixo: Observem que h um slide bar dentro de uma zona chamada Opes de Imagem. Normalmente o Photoshop j gera imagens menores em JPEG, e no h necessidade de cair mais do que qualidade 5, mas a qualidade 4 tambm bem aceitvel (ele ir descrever a qualidade 4 como: BAIXA). O fato de usar recursos que promovem a diminuio do tamanho da imagem, via de regra causar nela uma perda de qualidade. O importante tentar equilibrar essa perda de forma aceitvel, que no prejudique perceptivelmente a imagem, e que fornea um arquivo com tamanhos que variem entre 700 Kilobytes e 1,2 Megabytes. No CDisplay ser plenamente confortvel a leitura dessas peas, e se um ou outro Esquilo resolver imprimir uma dessas folhas, desde que no a espiche alm de seu tamanho real, obter bom resultado! O formato JPG, o formato mais adequado para armazenamento e trfego na NET, pois possibilita uma boa qualidade com grande compactao no tamanho do arquivo.

O que compactao, e como a uso?: Compactao uma operao que permite no geral, encolher um arquivo de forma a faz-lo menor. Funciona muito bem com textos, mas com imagens em TRUE COLOR, o resultado praticamente nenhum. Isso se deve ao fato que os pixels diferem muito entre si, mesmo em regies vizinhas. Assim, normalmente no se obtm nenhuma reduo de tamanho. Usamos a compactao com o aplicativo WINZIP ou WINRAR, unicamente para produzir arquivos nicos com vrias imagens juntas, e tambm permitir fcil leitura no CDisplay. O compactador natural de JPGs, eficiente e rpido, est dentro dos prprios editores de imagem como o demonstrado no tpico anterior. Os programas muito utilizados em compactao so o WINZIP e o WINRAR, facilmente obtidos gratuitamente na Internet. Qual o tamanho de arquivo permitido nos Gmails?: A experincia nos tem demonstrado que o Gmail tem aceitado arquivos de at 12Mb por vez. Assim, se um pato tiver 16 arquivos de 1Mb cada, poder ser dividido em dois arquivos .zip ou .rar. de cerca de 8Mb cada. A melhor forma de compreender o funcionamento do esquema visitar o portal dos esquilos na conta de Gmail na pgina www.gmail.com com conta esquiloscans e com senha 1000scans. Ali possvel ver uma amostra do trabalho, e obter os programas CDisplay, gerenciadores de recepo de e-mail, O Winzip e o Winrar, bem como o estatuto dos Esquilos e outras utilidades. Qual so os planos dos Esquilos?: So muitos, e todos ambiciosos. Esbarramos, porm no mal que aflige a todos ns: Falta de tempo ( exceo do Lobo, que um vagabundo nato). Pensamos em criar o site dos Esquilos agora no comeo de 2007, produzimos o primeiro volume do Cadernos Especiais Paul Murry (sero trs), j estamos trabalhando no segundo, produziremos um especial Mickey na PI com a trilogia de Murry, J realizamos a confeco das carteirinhas dos Esquilos, temos planos para um lbum de

figurinhas Disney, e o nosso propsito hoje atingir os 1000 scans, e em futuro prximo, todas as peas Disney at dezembro de 1979. Quais as categorias de Esquilos existem?: Bem, so duas categorias, os scios permanentes (hoje so sete), e os scios colaboradores (dois em fase de admisso). Os primeiros j tem acesso a todo material, e formam um conselho que pode deliberar sobre questes importantes no grupo. Postam com freqncia, ou contribuem de maneira forte no crescimento dos Esquilos enquanto grupo. Os demais, scios, conquistam acesso paulatinamente de acordo com sua colaborao e empenho, e com certeza podem tornar-se scios permanentes em questo de algum tempo e dedicao. A carteirinha dos scios permanentes possui uma moeda Disney especial banhada a ouro que os identifica como scios perptuos do grupo de Esquilos, j os scios colaboradores, recebem uma carteirinha com um selo (selo mesmo, de verdade) Disney que os identifica como scio em fase de ascenso no grupo de Esquilos. Existe outra categoria de Esquilos alm dessas?: Sim, uma categoria diferenciada de Esquilo que so os dois administradores do grupo, a quem cabe tarefas rduas como dirimir e gerenciar o material dos Esquilos, fomentar e cuidar dos estoques de nozes. Decidir sobre o destino delas e abrir e remanejar contas, e tudo o mais. Somos seus fiis servos: Lobo e Divictor. Quem so os Esquilos?: Bem, por ora vamos manter isso reservado, mas no geral so colecionadores abnegados, Sonhadores futuristas, gente sem tempo mas com muita vontade de preservar o material Disney, amantes dos brandes mestres (Barks, Murry, Strobl, Gott, Rosa, Alvarado, Moores e demais), que sonham em preservar aquilo que um dia, se no for escaneado fatalmente virar p!

Como fazer parte desse grupo?: No difcil, basta ter um mnimo de tempo para escanear uma ou outra revista vez ou outra e post-la nos Gmails dos Esquilos, e ir galgando acesso s contas dia aps dia! Hoje, ns Administradores no estamos recebendo mais peas consignadas para escanear, pois no estamos dando conta do que temos ( claro que toda regra tem exceo dependendo da raridade eh eh eh). H regras?: Sim, e cortamos as cabeas (ambas) de quem no as segue! Brincadeirinha, ns somos flexveis, no estipulamos cotas nem coisa alguma. Damos a maior liberdade aos Esquilos, fomentamos a amizade e o entendimento (inclusive nos sites de leilo de quadrinhos), estamos sempre em contato, dando dicas, ajudando e orientando etc... etc... etc... Propaganda dos Esquilos:? Com alguma reserva... pois entendemos que nosso objetivo no comrcio, e nem sequer ferir direitos autorais. Somos um grupo restrito de colecionadores e amadores de quadrinhos e o nosso objetivo apenas compartilhar obras de arte que deveriam ser consideradas Patrimnio histrico e artstico da humanidade! Entretanto no estamos dispostos a ter problemas com Editoras que muito embora negligenciem a ns colecionadores, no querem abrir mo de um milmetro do julgam ser de sua propriedade. Tenho mais uma dvida! Ento escrevam para ns via portal do Gmail (conta j fornecida) ns responderemos! Abos Divictor e Lobo

You might also like