You are on page 1of 6

Curso: Anual Noturno Disciplina: Direito Civil Professor: Gustavo Nicolau Data: 21.02.

2011

Espcies de direito: 1. Direitos a uma prestao 2. Direitos potestativos Trata-se do direito que o titular tem de com uma manifestao de vontade influir de maneira decisiva na relao jurdica dele com a outra parte ou mesmo da outra parte com terceiro. O titular desse direito no depende, para efetivar o seu direito, da colaborao alheia. Ele sozinho (e s vezes com a ajuda do judicirio) consegue efetivar o direito que titulariza. O aspecto mais importante do direito potestativo o de que o titular no depende da colaborao alheia e isso leva a uma prxima conseqncia que a inviolabilidade dessa espcie de direito. O direito potestativo no tem como ser violado. Tecnicamente, a outra parte encontra-se em estado de sujeio. Ex.: O locador do imvel, aps o 30 ms, tem o direito potestativo de resilir o contrato imotivadamente (denncia vazia); um filho tem o direito potestativo de anular a venda que o pai celebrou com o outro filho sem autorizao daquele; a mulher tem o direito potestativo de anular o casamento quando incorreu em erro essencial quanto a pessoa do cnjuge; qualquer vtima de vcio do consentimento tem o direito potestativo de anular o contrato. 1
direito

20

pretenso

O direito a uma prestao por si s no ameaa a sociedade. um direito fraco, debilitado que no causa intranqilidade social (o devedor no pode ser cobrado antes do vencimento). Quando, porm, o direito a prestao for violado nascer para o titular a pretenso que nada mais do que a exigibilidade desse direito. Ela, somada ao direito a prestao, que causa intranqilidade social. Logo, basta elimin-la para que a paz social volte. exatamente isso o que o art. 189, CC determina ao afirmar que a pretenso morrer com a fluncia integral da prescrio. O direito a uma prestao continua vivo muito embora desprovido de fora (o que era justamente o intuito da lei). Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue, pela prescrio, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206.

Quando a lei d o direito a algum, nasce, junto, a sua exigibilidade: 1

direito pretenso O direito potestativo nasce com a sua exigibilidade desde o incio, como se estivesse anexa, agregada de maneira inseparvel. No h como destacar do direito potestativo sua exigibilidade. Ou o direito potestativo existe e ameaa a paz social ou no existe. Logo, a cincia do direito s tinha uma opo: aps certo prazo, extinguir o prprio direito. Obs.: CUIDADO! H direitos potestativos sem prazo, como por exemplo, revogar os direitos do advogado, renunciar aos poderes do cliente, reconhecer uma unio estvel e negar a paternidade dos filhos de sua esposa. V. Art. 1601, CC fala em ao imprescritvel sendo inadequado o termo. Art. 1.601. Cabe ao marido o direito de contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher, sendo tal ao imprescritvel. Pargrafo nico. Contestada a filiao, os herdeiros do impugnante tm direito de prosseguir na ao.

Os direitos a uma prestao exercidos jurisdicionalmente fazem surgir uma sentena condenatria e justamente por isso o prazo ser prescricional. Os direitos potestativos exercidos jurisdicionalmente ensejam uma sentena constitutiva e justamente por isso o prazo para essas aes ser decadencial.

Critrios para diferenciar prescrio e decadncia Miguel Reale: Quando o prazo for prescricional e a hiptese for prevista no cdigo civil o prazo estar ou no art. 205, CC ou no art. 206, CC. Os prazos decadenciais esto dispersos pelo cdigo. Princpio da operabilidade: O cdigo civil tem trs princpios descritos na exposio de motivos. O primeiro o da eticidade; o segundo a socialidade que guarda estreita ligao com a funo social da propriedade e funo social do contrato e o terceiro, o princpio da operabilidade, segundo o qual o cdigo de fcil manuseio, opervel. Exemplificando o principio da operabilidade Miguel Reale utilizou justamente a separao dos prazos prescricionais quer ficaram confinados no art. 205 e no art. 206, CC. Art. 205. A prescrio ocorre em dez anos, quando a lei no lhe haja fixado prazo menor. Art. 206. Prescreve: 1 Em um ano: I - a pretenso dos hospedeiros ou fornecedores de vveres destinados a consumo no prprio estabelecimento, para o pagamento da hospedagem ou dos alimentos; II - a pretenso do segurado contra o segurador, ou a deste contra aquele, contado o prazo:

a) para o segurado, no caso de seguro de responsabilidade civil, da data em que citado para responder ao de indenizao proposta pelo terceiro prejudicado, ou da data que a este indeniza, com a anuncia do segurador; b) quanto aos demais seguros, da cincia do fato gerador da pretenso; III - a pretenso dos tabelies, auxiliares da justia, serventurios judiciais, rbitros e peritos, pela percepo de emolumentos, custas e honorrios; IV - a pretenso contra os peritos, pela avaliao dos bens que entraram para a formao do capital de sociedade annima, contado da publicao da ata da assemblia que aprovar o laudo; V - a pretenso dos credores no pagos contra os scios ou acionistas e os liquidantes, contado o prazo da publicao da ata de encerramento da liquidao da sociedade. 2 Em dois anos, a pretenso para haver prestaes alimentares, a partir da data em que se vencerem. 3 Em trs anos: I - a pretenso relativa a aluguis de prdios urbanos ou rsticos; II - a pretenso para receber prestaes vencidas de rendas temporrias ou vitalcias; III - a pretenso para haver juros, dividendos ou quaisquer prestaes acessrias, pagveis, em perodos no maiores de um ano, com capitalizao ou sem ela; IV - a pretenso de ressarcimento de enriquecimento sem causa; V - a pretenso de reparao civil; VI - a pretenso de restituio dos lucros ou dividendos recebidos de m-f, correndo o prazo da data em que foi deliberada a distribuio; VII - a pretenso contra as pessoas em seguida indicadas por violao da lei ou do estatuto, contado o prazo: a) para os fundadores, da publicao dos atos constitutivos da sociedade annima; b) para os administradores, ou fiscais, da apresentao, aos scios, do balano referente ao exerccio em que a violao tenha sido praticada, ou da reunio ou assemblia geral que dela deva tomar conhecimento; c) para os liquidantes, da primeira assemblia semestral posterior violao; VIII - a pretenso para haver o pagamento de Ttulo de crdito, a contar do vencimento, ressalvadas as disposies de lei especial; IX - a pretenso do beneficirio contra o segurador, e a do terceiro prejudicado, no caso de seguro de responsabilidade civil obrigatrio.

4 Em quatro anos, a pretenso relativa tutela, a contar da data da aprovao das contas. 5 Em cinco anos: I - a pretenso de cobrana de dvidas lquidas constantes de instrumento pblico ou particular; II - a pretenso dos profissionais liberais em geral, procuradores judiciais, curadores e professores pelos seus honorrios, contado o prazo da concluso dos servios, da cessao dos respectivos contratos ou mandato; III - a pretenso do vencedor para haver do vencido o que despendeu em juzo.

. Critrio do professor: Se o titular busca imediatamente dinheiro prescrio; se o titular busca imediatamente anulao decadncia. Sempre que for anulao decadncia, mas nem sempre que for decadncia, anulao.

Interrupo, impedimento e suspenso da prescrio

Impedimento Suspenso

Interrupo

Mnemnico: INterrupo faz o prazo voltar para o INcio e isso s acontece porque o titular no foi Inerte usando uma das hipteses do artigo 202, CC.

Interrupo O credor tem o direito de fazer o prazo retornar ao incio, bastando, para isso, que ele tome alguma das medidas previstas no art. 202, CC. Com isso, ele demonstra sua solrcia e o DIREITO O PREMIA restituindo-lhe o prazo integral. Art. 202. A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, dar-se-: I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; II - por protesto, nas condies do inciso antecedente; III - por protesto cambial; IV - pela apresentao do Ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores; V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; VI - por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. 4

Pargrafo nico. A prescrio interrompida recomea a correr da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo ato do processo para a interromper.

Observaes: 1. Como regra geral podemos afirmar que a interrupo s ocorre uma vez. 2. A interrupo decorre de um comportamento ativo do credor em relao ao seu crdito. 3. O prazo volta ao incio.

Interrupo e solidariedade A interrupo da prescrio operada contra um dos devedores solidrios prejudica o outro. Significa que se o credor interrompeu na vspera da prescrio, amanh poder cobrar a integralidade do dbito mesmo em relao ao outro devedor art. 204, 1, CC. ... 1 A interrupo por um dos credores solidrios aproveita aos outros; assim como a interrupo efetuada contra o devedor solidrio envolve os demais e seus herdeiros. ... Do mesmo modo, se a solidariedade for ativa a interrupo da prescrio operada por um dos credores solidrios beneficia o outro art. 204, caput, CC. Art. 204. A interrupo da prescrio por um credor no aproveita aos outros; semelhantemente, a interrupo operada contra o co-devedor, ou seu herdeiro, no prejudica aos demais coobrigados. ...

Impedimento e suspenso Nos dois casos ocorre um fato da vida que por si s forte o suficiente para no permitir a fluncia do prazo. Diferentemente da interrupo, aqui no houve um ato solerte do credor. O credor no protestou cambialmente, judicialmente, no entrou com ao, mas um fato da vida ocorreu e isso basta para que o prazo no prossiga. A diferena entre impedimento e suspenso est apenas no momento em que o fato ocorre. Se o fato ocorre com o prazo em andamento suspenso. Se o fato ocorre antes de o prazo iniciar impedimento. QUAIS SO ESSES FATOS? Os previstos nos arts. 197 a 200, CC. Art. 197. No corre a prescrio: I - entre os cnjuges, na constncia da sociedade conjugal; II - entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela. Art. 198. Tambm no corre a prescrio: I - contra os incapazes de que trata o art. 3; 5

II - contra os ausentes do Pas em servio pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios; III - contra os que se acharem servindo nas Foras Armadas, em tempo de guerra. Art. 199. No corre igualmente a prescrio: I - pendendo condio suspensiva; II - no estando vencido o prazo; III - pendendo ao de evico. Art. 200. Quando a ao se originar de fato que deva ser apurado no juzo criminal, no correr a prescrio antes da respectiva sentena definitiva. Art. 201. Suspensa a prescrio em favor de um dos credores solidrios, s aproveitam os outros se a obrigao for indivisvel.

O melhor exemplo para entender o do art. 197, I, CC que diz que no corre prazo entre os cnjuges na constncia da sociedade conjugal. Ex.: Se o marido pede dinheiro emprestado para a esposa, o prazo prescricional nem comear a correr ( impedimento). Se a noiva empresta para o noivo o prazo comea a correr e ento eles se casam (suspenso). O art. 198, I diz que no correr prescrio contra o absolutamente incapaz depende do momento em que se verificou a incapacidade se antes do prazo, impedimento; se durante o prazo, suspenso. Obs.: tambm no correr prazo decadencial contra o absolutamente incapaz. hiptese de suspenso/impedimento de prazo decadencial.

Regras especificas da prescrio (cont.)

You might also like