You are on page 1of 327

Classificao de reas e Proteo contra Exploses

Antonio Jos 05/2013 1

Paciente Explode ao ser Operado na Dinamarca Copenhague (O Globo, 01.08.78) O Intestino de um paciente explodiu numa sala de cirurgia do Hospital de Velle, na Dinamarca, quando o mdico que operava empregou um bisturi eltrico denunciaram os cirurgies Niels Jentoet Osnen e Vagn Berg, no ltimo nmero da revista Boletim Mdico, colocada ontem venda. A operao transcorria normalmente at o momento em que os cirurgies tentaram usar o bisturi eltrico, cuja fasca em contato com os gases armazenados no intestino o fez explodir imediatamente.Depois de uma srie de operaes secundrias, o paciente morreu...
Antonio Jos 05/2013 2

Classificao de reas e Proteo contra Exploses


Antonio Jos S. de Souza
Licenciatura em Eletricidade Uneb Eletrotcnico

Tecnlogo em Segurana do Trabalho Unijorge


Diretor Tcnico ABRACOPEL Professor SENAI

Professor IFBA

Antonio Jos 05/2013

O Problema

Acidentes ocorridos em vrias partes do mundo tiveram como origem um equipamento eltrico indevidamente especificado para trabalhar numa rea cuja presena de substncias inflamveis no ambiente, criava condies especiais para sua ocorrncia

BOSSERT (2001)
Antonio Jos 05/2013 4

Classificao de reas e Proteo contra Exploses


Competncias: Aplicar normas para classificao de reas Instalar instrumentos em reas classificadas Realizar manuteno em instrumentos eletrnicos em reas classificadas Objetivo Geral:
Propiciar as bases tecnolgicas necessrias para o

desempenho de atividades de instalao, inspeo e manuteno de instrumentos eletrnicos em reas classificadas


Antonio Jos 05/2013 5

Contedo Formativo:
Classificao de rea; Definies: atmosfera explosiva exploso.

Classificao segundo as normas europeias e normas americanas; Temperatura de ignio espontnea


Mtodos de proteo: Prova de exploso (Ex d), pressurizado (Ex p), encapsulado (Ex m), imerso

em leo (Ex o), enchimento de areia (Ex q), segurana intrnseca (Ex i),
segurana aumentada (Ex e), no acendvel (Ex n), proteo especial (Ex s). Combinao das protees.
Antonio Jos 05/2013 6

Aplicao dos mtodos de proteo; Segurana intrnseca ; Origem energia de ignio, princpios bsicos, energia eltrica;

Limitadores de energia ;
Certificao;

Processo de certificao certificado de conformidade;


Marcao ; Certificao da segurana intrnseca ; Cablagem de equipamento SI ; Requisito de construo requisitos de instalao montagem de painis;

Aplicaes tpicas barreiras zener isoladores galvnicos.

Antonio Jos 05/2013

Aulas:
Dias : 14, 16, 21, 23, 24, 28

Antonio Jos 05/2013

Fundamentos

Legais

A Constituio Federal, em seu Captulo II (Dos Direitos Sociais), artigo 6 e artigo 7, incisos XXII, XXIII, XXVIII e XXXIII, dispe, especificamente, sobre segurana e sade dos trabalhadores.

Consolidao das Leis do Trabalho CLT Dedica o seu Captulo V Segurana e Medicina do Trabalho, de acordo com a redao dada pela Lei 6.514, de 22 de dezembro de 1977.

Constituio federal

Captulo II Dos Direitos Sociais Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XXII reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; XXIII adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

Antonio Jos 05/2013

11

CLT - Consolidao das Leis de Trabalho


Art. 179 - O MTbE dispor sobre as condies de segurana e as medidas especiais a serem observadas relativamente a instalaes eltricas em qualquer das fases de produo, transmisso, distribuio ou consumo de energia. Art. 180 - Somente profissional qualificado poder instalar, operar, inspecionar ou reparar instalaes eltricas. Art. 181 - Os que trabalharem em servios de eletricidade ou instalaes eltricas devem estar familiarizados com os mtodos de socorro a acidentados por choque eltrico.
Antonio Jos 05/2013 12

O artigo 132 do Cdigo Penal estabelece como


crime a exposio da vida e da sade humanas risco.

Antonio Jos 05/2013

13

Algumas questes iniciais

Antonio Jos 05/2013

14

Regulamento Tcnico: Documento aprovado por rgos governamentais em que se estabelecem as caractersticas de um produto ou dos processos e mtodos de produo com eles relacionados, com incluso das disposies administrativas aplicveis e cuja observncia obrigatria. Tambm pode incluir prescries em matria de terminologia, smbolos, embalagem, marcao ou etiquetagem aplicveis a um produto, processo ou mtodo de produo, ou tratar exclusivamente delas.
Antonio Jos 05/2013 15

Norma Tcnica: Documento aprovado por

uma instituio reconhecida, que prev, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou caractersticas para os produtos ou processos e mtodos de produo conexos, e cuja observncia no obrigatria. Tambm pode incluir prescries em matria de terminologia, smbolos, embalagem, marcao ou etiquetagem aplicveis a um produto, processo ou mtodo de produo, ou tratar exclusivamente delas.
Antonio Jos 05/2013

16

Tanto normas quanto regulamentos tcnicos referem-se s caractersticas dos produtos, tais como: tamanho, forma, funo, desempenho, etiquetagem e embalagem, ou seja, a grande diferena entre eles reside na obrigatoriedade de sua aplicao.
As implicaes no Comrcio Internacional so diversas. Se um produto no cumpre as especificaes da regulamentao tcnica pertinente, sua venda no ser permitida, no entanto, o no cumprimento de uma norma apesar de no inviabilizar a venda, poder diminuir sua participao no mercado.

Antonio Jos 05/2013

17

Normas A NR-10

Tcnicas

d fora de lei s Normas Tcnicas: 10.1.2 Esta NR se aplica s fases de gerao, transmisso, distribuio e consumo, incluindo as etapas de projeto, construo, montagem, operao, manuteno das instalaes eltricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas tcnicas oficiais estabelecidas pelos rgos competentes e, na ausncia ou omisso destas, as normas internacionais cabveis.
Em 26 de junho de 1862, Dom Pedro II promulgava a Lei Imperial n 1157 e com ela oficializava, em todo o territrio nacional, o sistema mtrico decimal francs. Em 1961 foi criado o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), os atuais IPEM, e instituiu o Sistema Internacional de Unidades (S.I.) em todo o territrio nacional. Em 1973, nascia o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial, o Inmetro

Curiosidades:

Antonio Jos 05/2013

18

Regulamento x Norma Tcnica


NR-10
Governo

Regulamento

O que fazer
(Requisitos essenciais)

Norma

O como fazer

NBR 5410

NBR 14039

Sociedade

Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90)


Tambm d fora de lei aplicao das Normas Tcnicas: Art. 39 ... VIII - vedado ao fornecedor de produtos ou servios, colocar, no

mercado de consumo, qualquer produto ou servio em desacordo com as normas expedidas pelos rgos oficiais competentes ou, se normas especficas no existirem, pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - CONMETRO.

12

Antonio Jos 05/2013

20

Conceitos
rea Classificada:
O que uma rea classificada?

um local ou ambiente sujeito probabilidade da formao (ou existncia) de uma

atmosfera explosiva pela presena normal ou eventual de


- gases/vapores inflamveis

- poeiras/fibras combustveis.

Qual o risco que as reas classificadas oferecem? Provocam exploses ao entrar em contato com fontes de ignio que podem ser de origem eltrica, eletrnico, mecnico, eletrosttico, etc. deixando com isso

destruio, mortos e feridos...

Antonio Jos 05/2013

21

Antonio Jos 05/2013

22

Antonio Jos 05/2013

23

Os equipamentos eltricos por sua prpria natureza, podem se constituir em fontes de ignio quando operando em uma atmosfera potencialmente explosiva. Essa fonte de ignio pode ser ocasionada pelo centelhamento normal devido abertura e fechamento de seus contatos, ou ainda por apresentarem temperatura elevada, esta podendo ser intencional (para atender a uma funo prpria do equipamento) ou provocada por correntes de defeito.

Antonio Jos 05/2013

24

Foi necessrio, ento o desenvolvimento de tcnicas de proteo de modo que a fabricao dos aparelhos eltricos, sua montagem e manuteno fossem feitos segundo critrios bem definidos (normas tcnicas) que garantissem um nvel de segurana aceitvel para as instalaes.
Alm disso, foram tambm estabelecidas regras que permitem ao usurio elaborar um desenho, chamado de Classificao de reas, que representa uma avaliao do grau de risco de presena de mistura inflamvel da sua unidade industrial.
Antonio Jos 05/2013 25

Fatores que influem para a Classificao de rea 1- Tipo de substncia inflamvel que pode estar presente no local;

2- Com que probabilidade essa substncia pode estar presente no meio externo; 3- Em que extenso essa probabilidade esperada, ou seja, quais os limites da rea com risco de presena de mistura explosiva.

Antonio Jos 05/2013

26

O tringulo do fogo
Combustvel

+ Comburente + Fonte de ignio Reao em cadeia

Antonio Jos 05/2013

27

O equipamento eltrico responde diretamente pela segurana!

Antonio Jos 05/2013

28

Quanto ao local da instalao, necessrio efetuar-se uma anlise de diversos fatores que possibilitaro a avaliao do GRAU DE RISCO desse local e da delimitao das reas sujeitas a esse risco.

1-tipo de substncia inflamvel (gs, vapor, poeira, fibra); 2-caractersticas dessas substncias, tais como: ponto de fulgor, ponto de ignio, limites de inflamabilidade, ndice de explosividade (no caso de poeiras), energia mnima de ignio etc.; 3-condies ambientais (ventilao, altitude, temperatura ambiente, presena ou no de agentes corrosivos na atmosfera, etc.);

Antonio Jos 05/2013

29

4-tipo e caracterstica dos equipamentos de processo onde essas

substncias se encontram presentes (bombas, compressores, tanques, vasos etc.), bem como condies operacionais desses.

Antonio Jos 05/2013

30

O que significa avaliar o GRAU DE RISCO? 1-identificar o tipo de substncia inflamvel que pode estar presente; 2-identificar as fontes de risco, isto , as partes dos equipamentos de processo onde exista a probabilidade de liberao de material inflamvel para o meio externo. Essas partes so: flanges, vlvulas, selos de bombas e de compressores, acessrios de tubulao etc.; 3-delimitar o volume de influncia que essas fontes de risco apresentam para o local. Esse volume, comumente chamado de rea, na verdade indica um espao tridimensional, dentro do qual existe a possibilidade de se encontrar uma mistura explosiva.
Antonio Jos 05/2013 31

Antonio Jos 05/2013

32

Probabilidades Bsicas das substncias inflamveis:


-Vaporizao

-Conveco, difuso e densidade relativa;


-Estado normal de agregao;

Ponto de fulgor (flash Point) e ponto de Combusto;

Antonio Jos 05/2013

33

Coeficiente de evaporao de uma substncia uma caracterstica que pode ser utilizada como fator de segurana. Coeficiente de evaporao indica o tempo necessrio que um lquido leva para evaporar completamente sem deixar resduo, expresso em relao ao tempo de evaporao do ter. Conveco, Difuso e Densidade relativa Quando os lquidos esto situados em ambiente aberto para a atmosfera eles evaporam completamente numa taxa que ser rpida ou lenta em funo da capacidade do vapor e do movimento do ar; Difuso a propriedade que possuem os gases e vapores de se misturar devido ao movimento intrnseco de suas molculas e a conveco.
Antonio Jos 05/2013 34

Estado Normal de Agregao : sabe-se que um gs pode ser transformado em lquido pela aplicao de um acrscimo de presso e um decrscimo de temperatura. O estado de agregao em que o material se encontra varia com sua presso e sua temperatura. Ponto de Fulgor (flash point) e Ponto de Combusto o fato de haver uma mistura de vapor e ar acima da superfcie do lquido por si s no significa que esta mistura seja inflamvel. Quando a evaporao devida difuso e a conveco fraca, o enriquecimento do ar com vapor acima da superfcie do lquido pode ser to desprezvel que no resulte numa mistura inflamvel.
Antonio Jos 05/2013 35

Ponto de Fulgor: Menor temperatura na qual um lquido libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamvel.

Antonio Jos 05/2013

36

O QUE UMA ATMOSFERA EXPLOSIVA? uma mistura de substncias inflamveis na forma de

gases, vapores, poeiras ou fibras com ar (ou Oxignio) e

quando sob condies atmosfricas, na presena de uma fonte de ignio, a combusto se propaga provocando a exploso.

Antonio Jos 05/2013

37

LIE Limite Inferior de Explosividade


Concentrao mnima de gs misturado com o oxignio para que tenha potencial de explodir.

LSE Limite Superior de Explosividade


Maior concentrao de gs misturado com o oxignio para que tenha potencial de explodir

Antonio Jos 05/2013

38

LIE vs LSE

Antonio Jos 05/2013

39

Ponto de fulgor
Menor temperatura na qual um lquido libera vapor em

quantidade suficiente para formar uma mistura inflamvel.

Antonio Jos 05/2013

40

Antonio Jos 05/2013

41

Lquido combustvel Lquido que possua ponto de fulgor igual ou maior que 37,8C (100F)
Lquido Classe II qualquer lquido que possua ponto de

fulgor igual ou superior a 37,8C (100F) e abaixo de 60 C (140F); Lquido Classe IIA qualquer lquido que possua ponto de fulgor igual ou superior a 60C (140F) e abaixo de 93 C (200F); Lquido Classe IIIB qualquer lquido que possua ponto de fulgor igual ou acima de 93C (200F);

Antonio Jos 05/2013

42

Lquido inflamvel
Lquido que possua ponto de fulgor inferior a

37,8C (100F)
Lquido Classe I qualquer lquido tenha ponto de fulgor

inferior a 37,8C (100F) e presso que no exceda a 2068,6 mmHg (40 psia); Lquido Classe IA lquidos que tenham ponto de fulgor abaixo de 22,8C (73F) e ponto de ebulio inferior 37,8C (100F) Lquido Classe IB lquidos que tenham ponto de fulgor abaixo de 22,8C (73F) e ponto de ebulio igual ou superior 37,8C (100F); Lquido Classe IC lquidos que tenham ponto de fulgor igual ou superior a 22,8C (73F) porem inferior a 37,8C (100F);

Antonio Jos 05/2013

43

Nota 1- Os lquidos com ponto de fulgor superior a 22,8C (73F) acondicionados em tambores ou outros recipientes portteis, fechados, que no ultrapassem a capacidade individual de 250l, no so considerados para efeitos dessa classificao. Nota 2- A volatibilidade dos lquidos aumenta com a temperatura. Quando aquecidos acima do seu ponto de fulgor, os lquidos das Classes II e III, estaro sujeitos ao mesmo comportamento que os lquidos das Classes I e II respectivamente. O mesmo raciocnio vale para os lquidos que possuam ponto de fulgor acima de 93C (200F), desde que sejam aquecidos acima do seu ponto de fulgor quando sero considerados como lquidos Classe III.
Antonio Jos 05/2013 44

Alterao do Ponto de Fulgor O ponto de fulgor de substncias inflamveis pode ser alterado pela adio de outros materiais. Se a adio feita com lquidos no inflamveis, geralmente h uma elevao do ponto de fulgor, Particularmente com materiais inflamveis solveis em gua possvel aumentar o ponto de fulgor pela adio de gua. Uma elevao de at 5 K acima da temperatura ambiente um processo usualmente aceito como suficiente para evitar o aparecimento de uma atmosfera inflamvel. O ponto de fulgor decrescido quando o lquido inflamvel existe em forma de gotculas ou na forma pulverizada.
Antonio Jos 05/2013 45

Temperatura de auto-ignio
Temperatura especfica de cada substncia inflamvel, suficiente para causar ignio espontnea com o ar, quando em contato com superfcies quentes.

Antonio Jos 05/2013

46

Atmosferas Explosivas vs reas Classificadas

Antonio Jos 05/2013

47

Fim

Antonio Jos 05/2013

48

Classificao da rea Ao se instalar instrumentos em uma planta de

processo qumico ou em um local onde possam estar presentes produtos inflamveis, as medidas de proteo tomadas e o nvel de proteo que elas conferem, dependero do risco potencial envolvido. O estudo de classificao de rea tem por finalidade mapear e determinar as extenses e abrangncias das reas que podem conter misturas explosivas e, consequentemente, permitir a posterior especificao de equipamentos adequados para cada tipo de rea classificada.
Antonio Jos 05/2013 49

Classificao da rea
Observe que todas as reas de uma instalao ou local industrial so consideradas igualmente perigosas. Por exemplo, uma mina de carvo subterrnea considerada sempre uma rea de risco mximo, pois algum gs metano sempre pode estar presente. Por outro lado, uma fbrica em que o metano mantido ocasionalmente no local dentro de tanques de armazenamento, seria considerada potencialmente perigosa apenas nas proximidades dos tanques ou na tubulao de conexo. Nesse caso, necessrio tomar precaues somente nas reas em que um vazamento de gs poderia realmente ocorrer.
Antonio Jos 05/2013 50

CLASSIFICAO DE REAS
Classe de temperatura

Quanto maior a classe de temperatura, menor a temperatura mxima de superfcie para ignio e maior o risco (mais crtico).

Antonio Jos 05/2013

51

Classe de Temperatura

Classe de Temperatura
NBR IEC Classe de temperatura Temperatura mxima de superfcie (oC) Classe de temperatura N EC Temperatura mxima de superfcie (oC)

T1

450

T1 T2

450 300 280 260 230 215 200 180 165 160 135 120 100 85

T2

300 T2A T2B T2C T2D T3 T3A T3B T3C T4 T4A

T3

200

T4

135

T5 T6

100 85

T5 T6

Antonio Jos 05/2013

52

Antonio Jos 05/2013

53

Frentista causa incndio com o celular.wmv

Filme sobre deficincia de oxignio.wmv

Antonio Jos 05/2013

54

As Normas Brasileiras

A associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) nesta rea possui um grande nmero de normas aplicveis a instalaes eltricas em atmosferas explosivas, tanto referentes aos diversos tipos de proteo, como a requisitos construtivos gerais e aos procedimentos e requisitos de instalao. As Normas Brasileiras so baseadas na normalizao internacional, tendo como base as normas da International Electrotechnical Commission (IEC).

Antonio Jos 05/2013

55

Zonas
A exploso tem potencial para: Sempre acontecer?

ZONA 0
Presena hora/ano. ZONA 1 Ocorrncia de atmosfera explosiva menor que 1000horas/ ano e maior que 10 horas ano Acontecer eventualmente, em condies anormais?

de

atmosfera explosiva

maior que

1000

Acontecer eventualmente, em condies normais?

ZONA 2 Presena de atmosfera explosiva menor que 10 horas/ano


Antonio Jos 05/2013 56

O grupo estabelecido em funo dos produtos explosivos presentes no processo como Grupo I e Grupo II. Grupo I - instalaes subterrneas, como nas minas de carvo onde se encontra basicamente a presena de gs metano. Grupo II instalaes de superfcie, sendo sub-dividido em Grupos IIA, IIB, IIC de acordo com o gs representado no local da instalao.

Grupo IIA - propano Grupo IIB eteno Grupo IIC hidrognio

No caso de um produto cuja energia de ignio esteja entre a dopropano e a do eteno, a rea ser classificada como grupo IIB
Antonio Jos 05/2013 57

Cdigo Norte Americano NEC.


O artigo 500 do cdigo norte-americano NEC (National Eletric Code) era utilizado como referncia para os estudos de classificao de reas, quando ainda no existia a normalizao brasileira ou internacional. Ainda hoje nos defrontamos com a terminologia que era empregada neste cdigo, seja em projetos antigos ou em documentao de projetos e de equipamentos importados dos EUA.

Antonio Jos 05/2013

58

O NEC classifica as reas em Divises, Grupos e Classes. A diviso indica a probabilidade de risco, podendo ser 1 ou 2. Diviso 1: corresponde s Zonas 0 e 1 Diviso 2: corresponde Zona 2 O grupo estabelecido em funo dos produtos explosivos no processo. Grupo A acetileno Grupo B hidrognio Grupo C- eteno Grupo D- propano Grupo E- ps metlicos Grupo F- p de carvo Grupo G- ps de farinceos inflamveis.
Antonio Jos 05/2013 59

A Classe indica a natureza do material.


Classe I: gases e vapores inflamveis Classe II: ps

Classe III: fibras

Antonio Jos 05/2013

60

Tabela comparativa entre o cdigo NEC e as Normas ABNT


Tabela Comparativa entre Zonas (ABNT/IEC) e Divises (NEC)
Ocorrncia de Mistura explosiva contnua Ocorrncia de mistura explosiva em operao normal Ocorrncia de mistura explosiva sob condio anormal

ABNT/IEC NEC

Zona 0 Diviso 1

Zona 1 Diviso 1

Zona 2 Diviso 2

Antonio Jos 05/2013

61

Substncias Explosivas e seus Respectivos Grupos

Grupo de acetileno
ABNT/IEC NEC Grupo IIC Grupo A

Grupo de hidrognio
Grupo IIC Grupo B

Grupo de eteno
Grupo IIB Grupo C

Grupo do propano
Grupo IIA Grupo D

Antonio Jos 05/2013

62

Nota: Esta antiga forma de classificao de reas, baseada em divises, foi utilizada at 1995, quando o cdigo NEC passou a sofrer modificaes, sendo revisado de forma a adotar a nomenclatura internacional, adotada pela IEC.

A partir de 1996, o NEC tambm passou a sistematica de designao das reas classificadas em Zonas, mantendo ainda a nomenclatura de Divises.

Antonio Jos 05/2013

63

Tabela comparativa entre o cdigo NEC e as Normas ABNT


Tabela Comparativa entre Zonas (ABNT/IEC) e Divises (NEC)
Ocorrncia de Mistura explosiva contnua Ocorrncia de mistura explosiva em operao normal Ocorrncia de mistura explosiva sob condio anormal

ABNT/IEC NEC

Zona 0 Diviso 1

Zona 1 Diviso 1

Zona 2 Diviso 2

Antonio Jos 05/2013

64

As Normas brasileiras, seguindo a Normalizao Internacional,

classificam as reas de risco como Zona Para trazer algum controle normativo para o setor, portanto, algumas reas (ou zonas) foram classificadas de acordo com a probabilidade de perigo que foi observada. As trs zonas so classificadas como: ZONA 0 Na qual uma mistura de ar/gs explosiva est presente permanentemente ou por perodos prolongados ZONA 1 Na qual uma mistura de ar/gs explosiva apresenta probabilidade de ocorrer na operao normal da instalao ZONA 2 Na qual uma mistura de ar/gs explosiva no apresenta probabilidade de ocorrer em operao normal. Nos Estados Unidos, a classificao usada com mais frequncia (NEC 500) inclui apenas duas classes, conhecidas como divises.
A Diviso 2 o equivalente aproximado da zona 2.
Antonio Jos 05/2013 65

A Diviso 1 equivalente s zonas 0 e 1 da Europa, enquanto

Evitar o perigo muito melhor do que proteger-se dele Proteo Primria Contra exploso O principio primrio para se evitar que uma exploso acontea evitando a formao de atmosfera explosiva. Pode-se tambm tentar evitar que ocorra uma ignio, tomando-se certas precaues. De qualquer modo, um princpio universalmente aceito o que diz: Evitar o perigo muito melhor do que proteger-se dele
Antonio Jos 05/2013 66

Antonio Jos 05/2013 67

Medidas Primrias:

O no uso de lquidos inflamveis;


Aumentando o ponto de fulgor;

(Trabalho com lquidos inflamveis cujo ponto de fulgor se

situa suficientemente acima das temperaturas ambientes e de trabalho); Limites de concentrao; (A formao de uma atmosfera inflamvel no interior de um equipamento pode ser evitada ou minimizada pela limitao da quantidade de substncia inflamvel em sua concentrao) Inertizao; (Uso de substncia inertes em p ou nitrognio,hidrocarbonetos)
Antonio Jos 05/2013 68

Ventilao:
Ventilao Natural;
Ventilao Artificial;

Antonio Jos 05/2013

69

rea classificada um espao tri-dimensional na qual uma atmosfera inflamvel pode ser esperada estar presente em certa frequncia que requeira precaues para o controle das fontes potenciais de ignio incluindo equipamentos eltricos fixos. IP parte 15 (2002)

Antonio Jos 05/2013

70

Antonio Jos 05/2013

71

Antonio Jos 05/2013

72

Critrios para a Classificao de reas


Classificar uma rea significa elaborar um mapa que define, entre outras coisas, o volume de risco dentro do qual pode ocorrer uma mistura inflamvel. Tradicionalmente o assunto Classificao de reas e Instalaes Eltricas em reas Classificadas foi sempre de competncia dos tcnicos em eletricidade, por se tratar de quem na verdade introduz a fonte de ignio nos locais sujeitos presena de mistura inflamvel.

Antonio Jos 05/2013

73

Antonio Jos 05/2013

74

Antonio Jos 05/2013

75

Normas Tcnicas
NEC National Electrical Code e as publicaes do API American Petroleum Institute ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas Implantada na dcada de 80 teve na comisso tcnica chamada CTI a funo de elaborar as normas brasileiras sobre equipamentos e instalaes eltricas em atmosferas explosivas com base em normas internacionais IEC International Electrotechinical Commission, que o orgo internacional de normalizao para o setor eltrico.
Antonio Jos 05/2013 76

Influencias das Normas Tcnicas


NORMAS VANTAGEM AO SEGUI-LAS

Antonio Jos 05/2013

77

OBJETIVOS DE UMA NORMALIZAO Economia Proporcionar a reduo da crescente variedade

de produtos e procedimentos Comunicao Proporcionar meios mais eficientes na troca de informao entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relaes comerciais e de servios Segurana Proteger a vida humana e a sade Proteo do Consumidor Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos (certificao de produtos) Barreiras Tcnicas e Comerciais Evitar a existncia de regulamentos conflitantes sobre produtos e servios em diferentes pases, facilitando assim, o intercmbio comercial
Antonio Jos 05/2013 78

TIPOS DE NORMAS

Regulamentadoras (Governo) 1978 36 normas


Concessionrias (gua, energia eltrica, telefonia etc.) Tcnicas (ABNT) Internacionais ou estrangeiras ( ISO, IEC etc.)
Antonio Jos 05/2013 79

NORMAS DE CONCESSIONRIAS
Concessionrias de servio pblico Eletricidade, gua, esgoto etc.

Embasa, Coelba, Oi, Embratel etc. Anatel, Aneel


Servem aos seus propsitos de regulao dos servios
Antonio Jos 05/2013 80

HISTRIA DA NORMA TCNICA NO BRASIL Lei n 5.966, de 11 de Dezembro de 1973

Art. 1 - Institudo o Sistema Nacional de Metrologia,

Normalizao e Qualidade Industrial, com a finalidade de formular e executar a poltica nacional de metrologia, normalizao industrial e certificao de qualidade de produtos industriais. Pargrafo nico: Integraro o Sistema entidades pblicas ou privadas que exeram atividades relacionadas com metrologia, normalizao industrial e certificao da qualidade de produtos industriais.
Antonio Jos 05/2013 81

Art. 2 - criado, no Ministrio da Indstria e do

Comrcio, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - CONMETRO, rgo normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial. Pargrafo nico: A composio e o funcionamento do CONMETRO sero definidos no Regulamento desta Lei.

Antonio Jos 05/2013

82

Lei n 5.966, de 11 de Dezembro de 1973

A Lei 5.966, de 11 de dezembro de 1973 criou o Sinmetro,

o Conmetro e o Inmetro. O Sistema proposto visa harmonizar os interesses do consumidor individual, do consumidor institucional, do produtor e do Pas. Sua implantao imperiosa no presente estgio industrial do Pas, pois ser cada vez mais difcil e onerosa se protelada, como bem o demonstra a experincia de outros pases. No estabelecimento e operao do Sistema, o Conmetro e o Inmetro se apoiaro, sempre que possvel, nos institutos de tecnologia, nas associaes interessadas e nas prprias empresas industriais e comerciais, visando a descentralizao na execuo das atividades inerentes ao Sistema. Ultimo pargrafo da exposio de motivos que encaminhou o projeto de Lei
Antonio Jos 05/2013 83

Sinmetro Dentre as organizaes que compem o Sinmetro,

as seguintes podem ser relacionadas como principais: Conmetro e seus Comits Tcnicos Inmetro Organismos de Certificao Acreditados, (Sistemas da Qualidade, Sistemas de Gesto Ambiental, Produtos e Pessoal) OCC Organismos de Inspeo Credenciados OIC Organismos de Treinamento Credenciados OTC Organismo Provedor de Ensaio de Proficincia Credenciado - OPP

Antonio Jos 05/2013 84

Laboratrios Credenciados Calibraes e Ensaios

RBC/RBLE Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT Institutos Estaduais de Pesos e Medidas IPEM Redes Metrolgicas Estaduais

Antonio Jos 05/2013

85

Conmetro Conmetro - Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial


Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial um colegiado interministerial que exerce a funo de rgo normativo do Sinmetro e que tem o Inmetro como sua secretaria executiva

Antonio Jos 05/2013

86

Integram o Conmetro: os ministros: do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; da Cincia e Tecnologia; da Sade; do Trabalho e Emprego; do Meio Ambiente; das Relaes Exteriores; da Justia; da Agricultura, Pecuria e do Abastecimento; da Defesa; o Presidente do Inmetro os Presidentes: da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT, da Confederao Nacional da Indstria - CNI e do Instituto de Defesa do Consumidor - IDEC.
Antonio Jos 05/2013 87

ABNT
Fundada em 1940

Privada, sem fins lucrativos e de utilidade

pblica Reconhecida pelo governo brasileiro como nico Frum Nacional de Normalizao Membro fundador da ISO, COPANT e AMN e membro da IEC desde a criao da ABNT

Antonio Jos 05/2013

88

Responsvel pela gesto do processo de elaborao de normas brasileiras Signatria do cdigo de boas prticas em normalizao da OMC Certificadora de produtos e sistemas

Antonio Jos 05/2013

89

Comits

CB-01 - Minerao e Metalurgia


CB-02 - Construo Civil CB-03 - Eletricidade

CB-04 - Mquinas e Equipamentos Mecnicos


CB-05 - Automotivo CB-06 - Metro-Ferrovirio

CB-07 - Navios, Embarcaes e Tecnologia Martima


CB-08 - Aeronutica e Espao

Antonio Jos 05/2013

90

CB-09 - Gs Combustvel

CB-10 - Qumica
CB-11 - Couro e Calados CB-12 - Agricultura e Pecuria

CB-13 - Bebidas
CB-14 - Documentao CB-15 - Mobilirio

CB-16 - Transportes e Trfego

Antonio Jos 05/2013

91

CB-17 - Txteis e Vesturio


CB-18 - Cimento, Concreto e Agregados

CB-19 - Refratrios CB-20 - Energia Nuclear


CB-21 - Computadores e Processamento de Dados

CB-22 - Isolao Trmica e Impermeabilizao CB-23 - Embalagem e Acondicionamento


CB-24 - Segurana contra Incndio

Antonio Jos 05/2013

92

CB-25 Qualidade

CB-26 - Odonto-Mdico-Hospitalar ONS-27 - Tecnologia Grfica


CB-28 - Siderurgia

CB-29 - Celulose e Papel CB-30 - Tecnologia Alimentar


CB-31 - Madeiras

CB-32 - Equipamentos de Proteo individual

Antonio Jos 05/2013

93

CB-33 - Joalheria, Gemas, Metais Preciosos

ONS-34 - Petrleo
CB-35 - Alumnio CB-36 - Anlises Clnicas e Diagnstico in Vitro

CB-37 - Vidros Planos


CB-38 - Gesto Ambiental CB-39 - Implementos Rodovirios

CB-40 - Acessibilidade

Antonio Jos 05/2013

94

CB-41 - Minrios de Ferro


CB-42 - Soldagem

CB-43 - Corroso CB-44 - Cobre


CB-45 - Pneus e Aros

CB-46 - reas Limpas e Controladas CB-47 - Amianto Crisotila


CB-48 - Mquinas Rodovirias

CB-49 - ptica e Instrumentos pticos


Antonio Jos 05/2013 95

CB-50 - Mat. Equip. e Estruturas Offshore


ONS-51- Embalagem e Acondicionamento Plsticos CB-52 - Caf

CB-53 - Normalizao em Metrologia


CB-54 - Turismo CB-55 - Refrigerao, Ar-condicionado, Ventilao e

Aquecimento
CB-56 Carne e Leite CB-57 Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmticos

ONS-58 Ensaios No-Destrutivos


Antonio Jos 05/2013 96

Norma
Documento, estabelecido por consenso e aprovado por

um organismo reconhecido, que fornece, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou caractersticas para atividades ou seus resultados, visando obteno de um grau timo de ordenao em um dado contexto Nota: Convm que as normas sejam baseadas em resultados consolidados da cincia, tecnologia e da experincia acumulada, visando obteno de benefcios para a comunidade. (ABNT ISO/IEC Guia 2)
Antonio Jos 05/2013 97

Normas

As normas podem ser: Norma empresa


Norma internacional Norma regional

Norma nacional Norma estrangeira

Antonio Jos 05/2013

98

Norma empresa

o menor nvel de abrangncia , tendo em vista

que as normas tcnicas da empresa tem que cuidar especificamente da atividade da empresa

Antonio Jos 05/2013

99

Norma internacional
So normas destinadas ao uso internacional,

resultantes da ativa participao das naes com interesses comuns. ISO (International Organization for Standardization) IEC (International Eletrotechnical Comission).

Antonio Jos 05/2013

100

Norma Regional
So normas destinadas ao uso regional, elaboradas por um limitado grupo de pases de um mesmo continente. CEN (Comit Europeu de Normalizao - Europa),

COPANT (Comisso Pan-americana de Normas Tcnicas- Hemisfrio Americano),


AMN (Associao Mercosul de Normalizao Mercado Comum do Cone Sul).

Antonio Jos 05/2013

101

Norma nacional
So normas destinadas ao uso nacional, elaboradas por consenso entre os interessados em uma organizao nacional reconhecida como autoridade no respectivo pas.

ABNT(Brasil);
AFNOR (Frana);

DIN (Alemanha); JISC (Japo)


BSI (Reino Unido).
Antonio Jos 05/2013 102

Norma estrangeira
So normas destinadas ao uso nacional, nos seus pases de origem, no mbito da sociedade brasileira. AFNOR (Frana); DIN (Alemanha);

JISC (Japo)
BSI (Reino Unido).

Antonio Jos 05/2013

103

As instalaes das indstrias do setor qumico e petroqumico apresentam reas onde produtos inflamveis so continuamente manipulados, processados ou armazenados. Como aos equipamentos eltricos podem produzir centelhas ou tm suas superfcies aquecidas, quando instalados nestas reas devem ser projetados segundo tcnicas especiais normalizadas.

Antonio Jos 05/2013

104

CRITRIOS DE CLASSIFICAO DE REAS


VISO U.S.A.

Classe I- Gases e Vapores Inflamveis

Classe II- Poeiras


Classe III- Fibras

Antonio Jos 05/2013

105

Classe I- Gases e Vapores Inflamveis GRUPO A Acetileno GRUPO B gs inflamvel, vapores produzidos por lquidos

combustveis, misturados ao ar de tal modo que possam provocar incndio ou exploso, tendo MESG (maximum experimental safe gaps) interstcio mximo experimental seguro menor ou igual a 0,45 mm ou MIC razo de corrente mnima de ignio menor ou igual a 0,40 (exemplo tpico hidrognio). GRUPO C gs inflamvel, vapores produzidos por lquidos combustveis, misturados ao ar de tal modo que possam provocar incndio ou exploso . ciclopropano, ter etlico,eteno, sulfeto de hidrognio,etc. GRUPO D gs inflamvel, vapores produzidos por lquidos inflamveis ou por lquidos combustveis, misturados ao ar de modo tal que possam provocar incndio ou exploso. acetona, lcool, amnia, benzeno, benzol, butano, gasolina, Hexano, metano, nafta, gs natural, propano, vapores de vernizes, etc.
Antonio Jos 05/2013 106

Obs:
Os locais que contm amnia podem ser considerados como reas no classificadas ou de menor risco, em funo de ser a um produto altamente txico, que exige medidas de proteo contra vazamento, alm de ser mais leve que o ar

Antonio Jos 05/2013

107

Classe II- Poeiras Combustveis

GRUPO E Poeiras metlicas combustveis, alumnio,

magnsio e suas ligas comerciais ou outros ps combustveis, cujo tamanho de suas partculas, abrasividade e condutividade apresentam risco similar quanto ao uso de equipamentos eltricos. GRUPO F poeiras carbonceas combustveis, tendo mais do que 8% no total de materiais volteis ou tenham reagido com outros materiais e apresentem risco de exploso. Ps de carvo, de grafite, poeira de coque GRUPO G Poeiras combustveis no enquadrados nos grupos E e F, incluindo poeiras de cereais, de gros, de plsticos, de madeiras, de processos qumicos. Exs.acar, ovo em p, farinha de trigo, goma arbica, celulose, vitamina B1, vitamina C, aspirina, algumas resinas termoplsticas, Antonio etc. Jos 05/2013 108

Classe III Fibras Combustveis


FIBRAS COMBUSTVEIS ou material flutuante de fcil ignio, mas que no so provveis de estar no ar em suspenso em quantidades suficientes para formar mistura inflamvel. Exemplos: rayon, algodo, sisal, juta, fibras de madeira ou outras de risco similar.

Antonio Jos 05/2013

109

Observao: As Temperaturas marcadas nos equipamentos devero ser menores do que as temperaturas de ignio dos ps encontrados no ambiente classificado. No caso de ps orgnicos que podem se desidratar ou carbonizar, a temperatura marcada no deve exceder a mais baixa temperatura de ignio ou 165C, a que for menor.

Antonio Jos 05/2013

110

Classe III Fibras Combustveis

FIBRAS COMBUSTVEIS ou material flutuante de fcil ignio, mas que no so provveis de estar no ar em suspenso em quantidades suficientes para formar mistura inflamvel.
Exemplos: rayon, algodo, sisal, juta, fibras de madeira ou outras de risco similar.

Antonio Jos 05/2013

111

Conceito de Diviso para a Classe I


Quando se mencionam os termos: CLASSE e GRUPO,

estamos referindo apenas ao tipo de substncia que pode estar presente naquela atmosfera. Esta informao, embora necessria para um trabalho de classificao de reas, no suficiente. preciso complementar esses dados com mais duas informaes :
Grau de Risco (alto ou baixo) que esperado existir na

respectiva rea e a outra :


Em que extenso esse grau ocorre ( qual o volume desse

risco?).

Antonio Jos 05/2013 112

De acordo com a viso americana, o grau de risco

esperado no local uma informao qualitativa, e so definidos dois graus (alto ou baixo)

Antonio Jos 05/2013

113

Se sobrevoarmos uma unidade industrial (de petrleo, qumica, petroqumica) de modo geral podemos distinguir duas situaes distintas que so:
Os produtos inflamveis esto contidos em recipientes fechados, com liberao para o meio externo somente de daria em casos de falha de operao anormal, desses equipamentos de processo (vasos, torres, trocadores de calor, bombas compressores etc.) incluindo ai as tubulaes, com suas vlvulas, flanges, acessrios de tubulaes etc.

Neste caso fcil entender que a probabilidade de que exista produto inflamvel externamente a esses equipamentos BAIXA .
Antonio Jos 05/2013 114

O produto inflamvel est em contato direto com a atmosfera em condies normais de operao do equipamentos de processo, como acontece, por exemplo, com os separadores de gua e leo, ou regies prximas a respiros de tanques de armazenamento de lquidos inflamveis (teto fixo).

Neste caso, admite-se que a probabilidade de haver mistura explosiva externamente ao equipamento ALTA . Observam-se duas situaes: - BAIXA PROBABILIDADE; - ALTA PROBABILIDADE .
Antonio Jos 05/2013 115

Resumo: reas de Classe I Diviso 1 aquelas em que gases ou vapores podem existir: a. Continuamente, intermitente, ou periodicamente, em condies normais de operao do equipamento de processo; b. Frequentemente, devido a vazamentos provocados por reparos de manuteno frequentes; c. Quando o defeito em um equipamento de processo ou operao incorreta do mesmo provoca, simultaneamente, o aparecimento de mistura explosiva e uma fonte de ignio de origem eltrica.
Antonio Jos 05/2013 116

reas de Classe I Diviso 2 aquelas em que gases ou vapores podem existir:

a- Somente em caso de quebra acidental ou operao anormal do equipamento de processo; b- reas adjacentes s de Diviso;

c- Locais onde exista um sistema de ventilao forada;

Antonio Jos 05/2013

117

Conceito de Diviso para a Classe II


Diviso 1 Locais onde a poeira combustvel pode estar presente no ar sob condies normais de operao em quantidade suficiente para produzir uma mistura inflamvel e/ou explosiva; ou onde uma falha mecnica, operao anormal de mquinas ou equipamentos de processo podem causar o aparecimento dessa mistura bem como uma fonte de ignio atravs de falha simultnea do equipamento eltrico, dispositivo operacional de proteo ou de outras causas; ou ainda no caso em que a poeira combustvel seja de natureza eltrica condutiva e esteja presente em quantidade perigosa.
Antonio Jos 05/2013 118

Diviso 2 So os locais onde a poeira combustvel no est normalmente no ar em quantidade suficiente para produzir mistura inflamvel e/ou explosiva e o acmulo de poeira normalmente insuficiente para interferir na operao normal do equipamento eltrico ou outros dispositivos, porm a poeira combustvel pode estar no ar como resultado do mau funcionamento de equipamento de processo ou manuseio (infrequente) e onde o acmulo sobre, dentro ou nas vizinhanas do equipamento eltrico possa ser bastante para a dissipao trmica segura do mesmo, ou possa ser inflamada por operao anormal ou falha de equipamento eltrico.
Antonio Jos 05/2013 119

Conceito de diviso para Classe III


Diviso 1
Locais onde as fibras de fcil ignio ou materiais que as produzem (em suspenso no ar) so manuseadas, fabricadas ou usadas.

Diviso 2
Locais onde as fibras de fcil ignio so armazenadas ou manuseadas. Com exceo, em processos de manufatura.

Antonio Jos 05/2013

120

Risco de exploso a partir de Poeiras Combustveis


Indstrias que processam, manuseiam e/ou armazenam produtos inflamveis na forma de poeira tais como industrias qumico-farmacuticas, industrias de alimentos e industrias que trabalham com tecidos, madeira, metais, necessitam de cuidados especiais, principalmente se esses materiais, por fora do processo, assumem dimenses muito pequenas.
Para que haja risco, basta que essas partculas sejam menores que 1mm.

Antonio Jos 05/2013

121

Figuras de Classificao de reas


Para a correta especificao dos equipamentos eltricos e eletrnicos aplicados em determinada indstria, imprescindvel consultar o plano de classificao de reas da unidade. Somente desta forma o projetista da instalao eltrica pode garantir a segurana da instalao e dos usurios. Diversas normas podem servir como orientao ao profissional habilitado, responsvel pelo estudo de classificao de reas

Antonio Jos 05/2013

122

Antonio Jos 05/2013

123

Antonio Jos 05/2013

124

Exemplo de Classificao de rea

Antonio Jos 05/2013

125

Antonio Jos 05/2013

126

Antonio Jos 05/2013 127

Medidas Primrias:

O no uso de lquidos inflamveis;


Aumentando o ponto de fulgor;

(Trabalho com lquidos inflamveis cujo ponto de fulgor se

situa suficientemente acima das temperaturas ambientes e de trabalho); Limites de concentrao; (A formao de uma atmosfera inflamvel no interior de um equipamento pode ser evitada ou minimizada pela limitao da quantidade de substncia inflamvel em sua concentrao) Inertizao; (Uso de substncia inertes em p ou nitrognio,hidrocarbonetos)
Antonio Jos 05/2013 128

Ventilao:
Um dos fatores mais importantes a ser considerrado a ventilao pois afetar inclusive no grau de risco da rea (Zona ou Diviso)
Usa-se a ventilao como tcnica de proteo para garantir que concentrao do produto inflamvel esteja sempre abaixo do limite inferior de inflamabilidade. Ventilao Natural; Ventilao Artificial;
Antonio Jos 05/2013 129

Diferentes tcnicas construtivas so aplicadas na fabricao de instrumentos para instalao em reas classificadas, distinguido-os dos instrumentos de uso industrial geral, os quais no so apropriados ou certificados para a aplicao em locais com riscos contendo atmosferas explosivas.

Mtodos de Proteo

Pode-se agrupar estas tcnicas em cinco categorias: conteno segregao limitao de energia segurana aumentada especiais
Antonio Jos 05/2013 130

Antonio Jos 05/2013

131

Antonio Jos 05/2013

132

PROVA DE EXPLOSO (Ex d)


O invlucro de proteo prova de exploso deve ser capaz de confinar no seu interior qualquer detonao que ocorra, devido ao ingresso de substncia explosiva, impedindo que a energia decorrente desta exploso se propague para o ambiente externo. O invlucro prova de exploso dimensionado mecnicamente, de forma a resistir grande presso interna (presso de pico) que pode resultar desta detonao interna.

Antonio Jos 05/2013

133

Caixa a Prova de Exploso tampa fundidas em liga de alumnio de alta resistncia mecnica e a corroso. Tampa fixada por meio de parafusos ou dobradias, permitindo entradas rosqueadas em qualquer posio. Facilita o manuseio e a instalao. Superfcies externas e internas completamente lisas. Entradas rosqueadas, normalmente fornecidas com rosca gs ou, a pedido, rosca NPT. Orelhas de fixao reforadas

Antonio Jos 05/2013

134

prova de exploso:
um sistema suficientemente resistente e vedado para no

propagar uma exploso, e cuja temperatura superficial no provoque a ignio de uma atmosfera explosiva. Isto implica uma construo robusta, com tampas roscadas ou parafusadas. Esses invlucros so construdos de forma a, ocorrendo a ignio de uma mistura dentro dele, resistir mecanicamente presso, impedindo que a exploso se propague para o meio externo.

Antonio Jos 05/2013

135

A NBR 5363 especifica os interstcios mximos

entre as peas dos invlucros blindados (entre a tampa e a caixa, ou entre o eixo e o furo da tampa do invlucro de um comutador, por exemplo). Tais interstcios auxiliam no alvio da presso interna ao invlucro, quando de uma exploso no interior deste. A largura e comprimento destes interstcios (limitados aos valores normalizados) devem ser suficientes para que o gs se resfrie antes de alcanar o ambiente externo.
Antonio Jos 05/2013 136

REL FOTOELTRICO PROVA DE EXPLOSO (Ex d) - PARA INSTALAO EM PANEIS Rel Fotoeltrico, para instalao em paneis, em reas classificadas - Zona 1 e 2 - Grupo IIA/IIB/IIC. Potncia consumida em vazio < 1,0W, Tenso de funcionamento de 105 a 305vca, Potncia mxima 1,0kW para lmpadas mistas e incandescente, Capacidade de corrente 10A. Entrada rosqueada de 1(NPT ou BSP) ou M32 x 1,5.

Antonio Jos 05/2013

137

Materiais Prova de Exploso

Prensa cabos Prova de Exploso e Segurana Aumentada

Antonio Jos 05/2013

138

Unidade Seladora Prova de Exploso

Antonio Jos 05/2013

139

PRESSURIZADO (Ex p) A tcnica de pressurizao baseada nos conceitos de

segregao, onde o equipamento construdo de forma a no permitir que a atmosfera potencialmente explosiva penetre no equipamento que contm elementos faiscantes ou de superfcies quentes, que poderiam detonar a atmosfera. A atmosfera explosiva impedida de penetrar no invlucro devido ao gs de proteo (ar ou gs inerte) que mantido com uma presso levemente maior que a da atmosfera externa. A sobrepresso interna pode ser mantida com ou sem fluxo contnuo, e no requer nenhuma caracterstica adicional de resistncia do invlucro, mas recomenda-se a utilizao de dispositivos de alarme que detectam alguma anormalidade da presso interna do invlucro e desenergizam os equipamentos imediatamente aps detectada a falha.
Antonio Jos 05/2013 140

Os painis pressurizados Ex-p so construdos baseados nos requisitos da norma NBR IEC 60079-2, a qual fornece especificaes necessrias para projetar, construir, ensaiar e marcar um equipamento eltrico pressurizado para uso em atmosfera explosiva

Antonio Jos 05/2013

141

Esquema de Equipamento Pressurizado- Ex p

Antonio Jos 05/2013

142

ENCAPSULADO (Ex m)
Este tipo de proteo, tambm baseado no princpio da segregao, prevendo que os componentes eltricos dos equipamentos sejam envolvidos por uma resina, de tal forma que a atmosfera explosiva externa no seja inflamada durante a operao.
Normalmente esse tipo de proteo complementar em outros mtodos, e visa evitar o curto circuito acidental.

Este mtodo pode ser aplicado a reed rel, botoeiras com cpula do contato encapsulado, sensores de proximidade e obrigatoriamente nas barreiras zener.

Antonio Jos 05/2013

143

Circuito Eletrnico Encapsulado - Ex m

Antonio Jos 05/2013

144

IMERSO EM LEO (Ex o)


Tambm neste tipo de proteo, o princpio baseiase na segregao, evitando que a atmosfera potencialmente explosiva atinja as partes do equipamento eltrico que possam provocar a detonao. A segregao obtida emergindo as partes vivas (que podem provocar fascas ou as superfcies quentes) em um invlucro com leo. Normalmente utilizado em grandes transformadores, disjuntores e similares com peas mveis, aconselhado para equipamentos que no requerem manuteno frequente.
Antonio Jos 05/2013 145

Transformador Imerso em leo Ex o

Antonio Jos 05/2013

146

ENCHIMENTO DE AREIA (Ex q)

Similar ao anterior sendo que a segregao obtida com o preenchimento do invlucro com p, normalmente o p do quartz ou areia, evitando desta forma inflamar da chama, quer pela temperatura excessiva das paredes do invlucro ou da superfcie. Encontrado como forma de proteo para leito de cabos no piso.

Antonio Jos 05/2013

147

Leito de cabos imersos em areia Ex q

Antonio Jos 05/2013

148

SEGURANA INTRNSECA (Ex i)


A origem da segurana intrnseca data do incio do sculo na

Inglaterra, quando uma exploso em uma mina de carvo mineral provocou a perda de muitas vidas. Uma comisso foi formada para investigar as causas do acidente, comeou-se ento a analisar a possibilidade da ignio ter sido provocada por uma fasca eltrica, no circuito de baixa tenso que era utilizado na poca. Os mineiros acionavam uma campainha avisando os trabalhadores da superfcie, que os vages estavam carregados com o minrio. A campainha era acionada por uma ferramenta metlica, que fechava o circuito atravs de um par de fios distribudos pelas galerias. Como a fonte de energia era composta por uma bateria de seis clulas Leclanche, com baixa tenso e corrente, o circuito era considerado seguro.
Antonio Jos 05/2013 149

Antonio Jos 05/2013

150

Uma pesquisa posterior provou que o fator mais importante,

afim de considerar um circuito seguro a energia que ele armazena. No caso da mina a energia estava armazenada no indutor da campainha e nos longos fios de interligao. A circulao da corrente no ponto de chaveamento, se no for devidamente limitada, pode gerar nveis de energia capazes de provocar uma arco eltrico, com potncia suficiente para detonar uma mistura explosiva. O conceito de Segurana Intrnseca havia nascido. Estava criado o primeiro rgo de teste e certificao de sistemas de sinalizao para minas. Os estudos subsequentes e a aplicao de componentes eletrnicos permitiu a utilizao dos conceitos para as indstrias e superfcies.
Antonio Jos 05/2013 151

A Segurana Intrnseca o mtodo representativo do conceito de preveno da ignio, atravs da limitao da energia eltrica.
O princpio de funcionamento baseia-se em manipular e estocar baixa energia eltrica, que deve ser incapaz de provocar a detonao da atmosfera explosiva, quer por efeito trmico ou por fascas eltricas.

Em geral pode ser aplicado a vrios equipamentos e sistemas de instrumentao, pois a energia eltrica s pode ser controlada a baixos nveis em instrumentos, tais como: transmissores eletrnicos de corrente, conversores eletropneumticos, chaves-fim-de-curso, sinaleiros luminosos, etc.
Antonio Jos 05/2013 152

Princpio de funcionamento
O principio bsico da segurana intrnseca apia-se na

manipulao e armazenagem de baixa energia, de forma que o circuito instalado na rea classificada nunca possua energia suficiente (manipulada, armazenada ou convertida em calor) capaz de provocar a detonacao da atmosfera potencialmente explosiva. Em outros tipos de proteo, o principio baseia se em evitar que a atmosfera explosiva entre em contato com a fonte de ignio dos equipamentos eltricos, o que se diferencia da segurana intrnseca, onde os equipamentos so projetados para serem instalados, operados e consertados na presena da atmosfera explosiva.
Antonio Jos 05/2013 153

SEGURANA AUMENTADA (Ex e)


Este mtodo de proteo nos conceitos de supresso da fonte de ignio, aplicvel que em condies normais de operao, no produza arcos, fascas ou superfcies quentes que podem causar a ignio da atmosfera explosiva para a qual ele foi projetado. So tomadas ainda medidas adicionais durante a construo, com elevados fatores de segurana, visando a proteo sob condies de sobrecargas previsveis.
Esta tcnica pode ser aplicada a motores de induo, luminrias, solenides, botes de comando, terminais e blocos de conexo e principalmente em conjunto com outros tipos de proteo.
Antonio Jos 05/2013 154

PAINEL DE INSTRUMENTAO PROVA DE EXP. E SEG. AUMENTADA

(Ex d) EM ALUMNIO FUNDIDO - AISRR TVDE MEDIO Instalao em reas onde haja risco de exploses, (plataformas, refinarias de petrleo, industrias qumicas e petroqumicas, etc).
Atmosferas explosivas Zona 1 e 2 - Grupos IIA/IIB/IIC Grau de Proteo IP-66 NBR 5363, NBR 9883, NBR 6146, NBR IEC 60079-0, NBR IEC 60079-1, NBR IEC 60079-7 e NBR IEC 60529

Antonio Jos 05/2013

155

A normas tcnicas prevem grande flexibilidade para os equipamentos de Segurana Aumentada, pois permitem sua instalao em Zonas 1 e 2, onde todos os cabos podem ser conectados aos equipamentos atravs de pensa-cabos, no necessitando mais dos eletrodutos metlicos e suas unidades seladoras.

Antonio Jos 05/2013

156

NO ASCENDVEL (Ex n) Tambm baseado nos conceitos de supresso da fonte de ignio, os equipamentos no ascendvel so similares aos de Segurana Aumentada. Este mtodo os equipamentos no possui energia suficiente para provocar a detonao da atmosfera explosiva, como os de Segurana Intrnseca, mas no prevem nenhuma condio de falha ou defeito. Sua utilizao ser restrita Zona 2, onde existe pouca probabilidade de formao da atmosfera potencialmente explosiva, o que pode parecer um fator limitante, mas se observar que a maior parte dos equipamentos eltricos esto localizados nesta zona, pode-se tornar muito interessante.
Antonio Jos 05/2013 157

Um exemplo importantes dos equipamentos no ascendvel so os multiplex, instalados na Zona 2, que manipulam sinais das Zonas 1 e os transmite para a sala de controle, com uma combinao perfeita para a Segurana Intrnseca, tornando a soluo mais simples e econmica.

Antonio Jos 05/2013

158

PROTEO ESPECIAL (Ex s)


Este mtodo de proteo, de origem alem, no est coberto por nenhuma norma tcnica e foi desenvolvido para permitir a certificao de equipamentos que no sigam nenhum mtodo de proteo, e possam ser considerados seguros para a instalao em reas classificadas, por meios de testes e anlises do projeto, visando no limitar a inventividade humana.

Antonio Jos 05/2013

159

Tcnica de Conteno:
Visa confinar a energia resultante de uma eventual exploso ocorrida no interior do invlucro, impedindo que a mesma se propague e provoque a ignio da atmosfera explosiva existente exteriormente. Neste tipo de instrumento, o gs explosivo pode penetrar no interior e entrar em contato com partes centelhantes acima da temperatura de ignio do gs. Esta tcnica resulta nos instrumentos com tipo de proteo a prova de exploso.

Antonio Jos 05/2013

160

Tcnica de Segregao:

Visa evitar o contato entre uma atmosfera explosiva e possiveis fontes de ignio. A segregao obtida pela imerso em leo, areia ou p inerte, pelo encapsulamento ou pela pressurizao do invlucro com o ar ou com gs inerte. A tcnica de pressurizao baseada nos conceitos de segregao, onde o equipamento construdo de forma a no permitir que a atmosfera potencialmente explosiva penetre no equipamento que contm elementos faiscantes ou de superfcies quentes, que poderiam detonar a atmosfera.

Antonio Jos 05/2013

161

A tcnica de pressurizao baseada nos conceitos de segregao, onde o equipamento construdo de forma a no permitir que a atmosfera potencialmente explosiva penetre no equipamento que contm elementos faiscantes ou de superfcies quentes, que poderiam detonar a atmosfera.

A atmosfera explosiva impedida de penetrar no invlucro devido ao gs de proteo (ar ou gs inerte) que mantido com uma presso levemente maior que a da atmosfera externa.

Antonio Jos 05/2013

162

Antonio Jos 05/2013

163

Tcnica de Imerso:
Geralmente

incompatvel com as necessidades construtivas requeridas pelos sistema de instrumentao de campo, sendo utilizada na rea eltrica em aplicaes como em reatores eletrnicos para luminrias fluorescentes, os quais so normalmente imersos em resina.

Exemplo de utilizao da tcnica de imerso: fusveis e pequenos transformadores de sinal , frequentemente encapsulados. Normalmente utilizados o encapsulamente em conjunto com outras tcnicas de proteo, como o cso de solenides encapsulads em resina, com os bornes terminais utilizando o tipo de proteo Segurana Aumentada
Antonio Jos 05/2013 164

Antonio Jos 05/2013

165

Tambm neste tipo de proteo, o princpio baseia-se na segregao, evitando que a atmosfera potencialmente explosiva atinja as partes do equipamento eltrico que possam provocar a detonao.

A segregao obtida emergindo as partes vivas (que podem provocar fascas ou as superfcies quentes) em um invlucro com leo. Normalmente utilizado em grandes transformadores, disjuntores e similares com peas mveis, aconselhado para equipamentos que no requerem manuteno frequente.

Antonio Jos 05/2013

166

COMBINAES DAS PROTEES


O uso de mais um tipo de proteo aplicado a um mesmo equipamento uma prtica comum. Como exemplo temos: os motores prova de Exploso com caixa de terminais Segurana Aumentada, os botes de comando com cpula dos contatos separados por invlucro Encapsulado; os circuitos Intrinsecamente Seguros onde a barreira limitadora de energia montada em um painel pressurizado ou em um invlucro Prova de Exploso.

Antonio Jos 05/2013

167

Aplicao dos Mtodos de Proteo

A aplicao dos mtodos de proteo est prevista nas normas tcnicas, e regulamenta as reas de risco onde os diversos mtodos de proteo podem ser utilizados, pois o fator e risco de cada rea foi levado em conta na elaborao das respectivas normas.

Antonio Jos 05/2013

168

MTODO DE PROTEO
PROVA DE EXPLOSO

CDIGO
Ex d

ZONAS
1e2

PRINCPIOS
Confinamento

PRESSURIZADO
ENCAPSULADO

Ex p
Ex m

1e2
1e2 Segregao

IMERSO EM LEO
IMERSO EM AREIA

Ex o
Ex q Ex ia Ex ib Ex e

1e2
1e2 01e2 1e2 1e2

INTRINSECAMENTE SEGURO
SEGURANA AUMENTADA

Supresso

NO ASCENDVEL
ESPECIAL

Ex n
Ex s

2
1e2 Especial

Nota: os equipamentos projetados para a Zona 0 podem ser instalados na zona 1 e 2, bem
como da Zona 1 tambem podem ser instalados na Zona 2

Antonio Jos 05/2013

169

Tipos de Proteo Ex para Equipamentos

Eltricos e de Instrumentao

Antonio Jos 05/2013

170

Ataque dos Bueiros no Rio Video Game no Facebook ironiza, objetivo escapar das exploses[1].wmv

Antonio Jos 05/2013

171

Ambiente com Possibilidade de Formao de Atmosfera Explosiva

Antonio Jos 05/2013

172

Ambiente com Possibilidade de Formao de Atmosfera Explosiva

Antonio Jos 05/2013

173

Ambiente com Possibilidade de Formao de Atmosfera Explosiva

Antonio Jos 05/2013

174

Ambiente com Possibilidade de Formao de Atmosfera Explosiva

Antonio Jos 05/2013

175

Ambiente com Possibilidade de Formao de Atmosfera Explosiva

Antonio Jos 05/2013

176

Origem Energia de Ignio, princpios bsicos, energia eltrica


Toda mistura possui uma energia mnima de ignio (MIE - Minimum Ignition Energy)que abaixo deste valor impossvel se provocar a detonao; em funo da concentrao da mistura, ou seja: da quantidade de combustvel em relao a quantidade de ar.
A figura a seguir compara a curva do Hidrognio com o Propano, ilustrando a energia da fonte de ignio, que efetivamente provoca a detonao em funo da concentrao de mistura, ou seja, da quantidade de combustvel em relao a quantidade de ar.

Antonio Jos 05/2013

177

Antonio Jos 05/2013

178

O ponto que requer menor energia para provocar a detonao chamado de MIE (Minimum Ignition Energie), sendo tambm o ponto onde a exploso desenvolve maior presso, ou seja a exploso maior. Fora do ponto de menor energia MIE, a mistura necessita de maiores quantidades de energia para provocar a ignio, ou seja: a energia de ignio funo da concentrao da mistura.

Antonio Jos 05/2013

179

As concentraes abaixo do limite mnimo de explosividade LEL (Lower Explosive Limit) no ocorre mais a exploso pois a mistura est muito pobre ou seja muito oxignio para pouco combustvel.
Analogamente quando a concentrao aumenta muito, acima do limite mximo de explosividade UEL (Upper Explosive Limit), tambm no ocorre mais a exploso devido ao excesso de combustvel, mistura muito rico.

Antonio Jos 05/2013

180

LIE vs LSE

Antonio Jos 05/2013

181

Os circuitos de Segurana Intrnseca sempre manipulam e armazenam energias, abaixo do limite mnimo de explosividade dos gases representativos da cada famlia, considerando assim as concentraes mais perigosas. Desta forma mesmo em condies anormais de funcionamento dos equipamentos o circuitos de Segurana Intrnseca no provocam a ignio pois no possui energia suficiente para isto, tornando a instalao segura permitindo montagens at mesmo na Zona 0.
Antonio Jos 05/2013 182

Princpios:
O princpio bsico de segurana intrnseca manipular e armazenar baixa energia, de forma que o circuito instalado na rea classificada nunca possua energia suficiente (manipulada e armazenada) capaz de provocar a ignio da atmosfera potencialmente explosiva.

Antonio Jos 05/2013

183

Energia Eltrica: Dentro deste princpio, a energia total que o circuito intrinsecamente pode conter deve ser menor que a mnima energia de ignio MIE. Transportando a energia em potncia eltrica, obtemos a curva ao lado, que ilustra as mximas tenses versus as mximas correntes de um circuito Exi. Existem trs curvas, uma para cada grupo, pois quanto maior a periculosidade da mistura menor ser a energia necessria para a ignio e menor a potncia que pode ser seguramente manipulada, desta forma notamos que um equipamento projetado para IIC pode ser utilizado em IIB.
Antonio Jos 05/2013 184

Analisando a curva podemos notar que a segurana intrnseca pode ser aplicada com sucesso a equipamentos que consomem pouca energia, tornando-se uma opo para a instrumentao.

Antonio Jos 05/2013

185

LIMITADORES DE ENERGIA
Para uma instalao ser executada com a proteo de Segurana Intrnseca temos que interfacear o elemento de campo com o instrumento de controle / sinalizao, atravs de um limitador de energia. Para tornar claro esta idia, imagine a montagem da figura abaixo, onde temos um contato mecnico proveniente de uma chave liga-desliga que deve acionar um rel auxiliar, montado no painel de controle fora da rea classificada

Antonio Jos 05/2013

186

Para tornar claro esta idia, imagine a montagem da figura abaixo, onde temos um contato mecnico proveniente de uma chave liga-desliga que deve acionar um rel auxiliar, montado no painel de controle fora da rea classificada. fcil prever que com a abertura ou o fechamento do contato ir ocorrer uma centelha eltrica com energia suficiente para inflamar a atmosfera. Circuito sem Limite de Energia

Antonio Jos 05/2013

187

Limite de Corrente
No circulo da figura abaixo acrescentamos um resistor que tem como funo limitar a corrente eltrica, o que ainda no suficiente para eliminar a centelha, apesar de reduzir sua energia. Circuito com Limite de Corrente Eltrica

Antonio Jos 05/2013

188

Limite da Tenso:
Visando limitar a potncia, chegamos ao circuito abaixo que possui um resistor ,limitando a corrente, e um diodo zener para limitar a tenso no contato de campo. Desta forma conseguimos eliminar a possibilidade de ignio pela manipulao de energia eltrica em reas classificadas , logicamente escolhendo os valores do resistor e do diodo zener que mantenham a corrente e a tenso no contato de campo, com os devidos fatores de segurana, que sero discutidos posteriormente.

Antonio Jos 05/2013

189

PROCESSO DE CERTIFICAO DE PRODUTOS NO BRASIL Conforme Portaria INMETRO No. 83/2006, todos os equipamentos eltricos instalados em reas classificadas devem ser certificados. Esta certificao somente pode ser concedida por entidades credenciadas pelo INMETRO. Desta forma, todo equipamento eltrico instalado em rea classificada deve ser acompanhado do certificado correspondente e identificado com sua marcao em local de fcil visualizao. A certificao aplicada a equipamentos para reas classificadas, o atestado de que o produto em questo atende as normas e especificaes tcnicas que regulamentam a matria.
Antonio Jos 05/2013 190

No caso dos equipamentos eltricos a Certificao

de Conformidade, compulsria porque estes assuntos tm impacto nas reas de segurana, sade e meio ambiente. A certificao feita segundo procedimentos definidos pelo Sistema Nacional de Certificao atravs de rgos de Certificao Credenciados, supervisionados pelo INMETRO e conforme o modelo de certificao N. 5 da ISO.

Antonio Jos 05/2013

191

Os Organismos de Certificao Credenciados OCC que

atendem os requisitos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Certificao No caso de produtos fabricados no exterior o prprio fabricante estrangeiro, seu representante legal no Brasil, ou o importador deve se submeter aos procedimentos e requisitos estabelecidos pelas normas em vigor, com exceo das situaes especiais previstas, que correspondem a: a) Equipamentos ou componentes eltricos que fazem parte de mquinas, equipamentos ou instalaes.

b) Lotes de at 25 unidades cobertas pelo mesmo certificado.

c) Unidades martimas importadas sujeitas a critrios vlidos pelas Sociedades Classificadoras.

Antonio Jos 05/2013 192

CERTIFICADORAS NACIONAIS

CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Eltrica www.cepel.br/faleconosco/faleconosco.shtm


CERTUSP / IEE www.iee.usp.br UC - Unio Certificadora www.uciee.org Inmetro: Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial www.inmetro.gov.br ABNT: Associao Brasileira de Normas Tcnicas www.abnt.org.br ABINEE: Associao Brasileira da Indstria Eltrica e Eletrnica www.abinee.org.br

UL do Brasil www.ul-brasil.com
NCC - Certificaes do Brasil www.ncc.org.br

Antonio Jos 05/2013

193

Certificadoras Internacionais BASEEFA: Electrical Equipment Certification Service www.hse.gov.uk IEC: International Electrotechnical Commission www.iec.ch ANSI: American National Standards Institute www.ansi.org

Antonio Jos 05/2013

194

CERTIFICAO PROCESSO DE CERTIFICAO Como as instalaes eltricas em atmosferas potencialmente explosivas, envolvem risco de vidas humanas e patrimnios, obrigando cada Pas a elaborar legislaes regulamentando a fabricao a utilizao de equipamentos destinados a esta finalidade. No Brasil o rgo legislador o Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia e Normalizao Industrial), rgo subordinado ao Ministrio da Justia. A legislao atual determinou que todos os equipamentos devem ser certificados para utilizao em reas classificadas, independentemente de serem ou no fabricadas no Pas.
Antonio Jos 05/2013 195

O processo de certificao coordenado pelo Inmetro

(Instituto Nacional de Metrologia e Normalizao Industrial) que utiliza a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas), para a elaborao de normas tcnicas para os diversos tipos de proteo. O Inmetro tambm credencia laboratrios que baseados nas normas tcnicas verificam atravs de ensaios e anlises, se os equipamentos atendem as normas e realmente podem ser instalados em atmosferas potencialmente explosivas. Para a segurana intrnseca o nico laboratrio credenciado at o momento, o Labex no centro de laboratrios do Cepel no Rio de Janeiro, onde existem instalaes e tcnicos especializados para executar os diversos procedimentos solicitados pelas normas, at mesmo realizar exploses controladas com os gases representativos de cada famlia.
Antonio Jos 05/2013 196

O processo de certificao utilizado conhecido como

Certificado de Prottipo, onde o fabricante encaminha uma amostra do equipamento ao laboratrio, que analisa o projeto, realiza os ensaios e se aprovado, emite um Relatrio de Inspeo e Ensaios com os resultados obtidos encaminhando ao Inmetro para a emisso do certificado, conforme ilustra a prxima pgina. No momento estamos em um processo de transio visando certificar a linha de produo, onde o Certificado teria um prazo de validade e durante este perodo o Inmetro com o Cepel realizam uma inspeo na linha de fabricao verificando se os processos e os componentes utilizados permanecem os mesmos do prottipo aprovado, inclusive devem ser recolhidas amostras para anlises mais detalhadas no laboratrio. Este processo de certificao aplicado a todos os tipos de proteo, ou seja, todos os produtos fabricados no Brasil devero possuir seu Certificado com inspeo da fabricao.
Antonio Jos 05/2013 197

Certificado de Conformidade A figura 4.1 ilustra um certificado de conformidade emitido pelo Inmetro, aps os testes e ensaios realizados no laboratrio Cepel / Labex: - Marcao A marcao a identificao do equipamento, que visa informar o tipo de proteo e as condies que deve ser utilizado, apresentado de uma forma simples para fcil memorizao e identificao dos instrumentos.

Antonio Jos 05/2013

198

Marcao em equipamentos Ex
Marcao de equipamento para atmosfera explosiva conforme a NBR 9518:

Antonio Jos 05/2013

200

A CERTIFICAO DA SEGURANA INTRNSECA A certificao da segurana intrnseca depende do tipo de equipamento, pois eles se subdividemse em: Equipamentos Simples Neste grupo esto enquadrados os equipamentos e componentes simples que manipulam e armazenam energia abaixo de 20Joules, ou seja, no pode exceder nenhuma das grandezas: 1,2V, 0,1A ou 25mW. Como estes equipamentos no possuem energia suficientes para provocar a ignio da atmosfera, no necessrio a sua certificao, como exemplo podemos citar os sensores passivos (termopares, termoresistncias, potencimetros, etc.)
Antonio Jos 05/2013 201

Equipamentos Intrinsecamente Seguros So os equipamentos que possuem todos os equipamentos de campo: transmissores de corrente, posicionadores, vlvulas proximidade, etc).

solenides,

sensores

de

Estes equipamentos devem ser certificados para verificar os requisitos das normas, visando confirmar a quantidade mxima de energia que seguramente se podem manipular, alm de quantificar o armazenamento de energia nos circuitos internos, o que permite sua instalao dentro da atmosfera explosiva.
Antonio Jos 05/2013 202

Equipamentos Intrinsecamente Seguros Associados So os circuitos de interfaceamento dos equipamentos SI

(Intrinsecamente Seguros) com os equipamentos comuns NSI (no intrinsecamente seguros), ou seja, o equipamentos que contm o circuito limitador de energia, como por exemplo as barreiras zener, os isoladores galvnicos com entradas e sadas intrinsecamente seguras. No processo de certificao destes equipamentos so verificados a conformidade do projeto com as normas, visando determinar a mxima energia enviada para o equipamento de campo, baseado nas mximas energias que podem ser manipuladas em cada grupo, cuja fonte deve ser instalada fora da rea classificada.
Antonio Jos 05/2013 203

PARAMETRIZAO A parametrizao um sistema de certificao prprio para a Segurana intrnseca, que informa parmetros para o equipamento intrinsecamente seguro, elemento de campo, e para os equipamentos intrinsecamente seguros associados, limitador de energia, de forma a tornar fcil a verificao de compatibilidade entre eles, visando eliminar a certificao conjunta dos equipamentos permitindo ao usurio livre escolha entre os modelos e fabricantes.

Antonio Jos 05/2013

204

Intrinsecamente Seguro Ui - tenso mxima de entrada Mxima tenso que pode ser aplicada aos terminais intrinsecamente seguros, sem afetar o tipo de proteo. Ii - corrente mxima de entrada Mxima corrente que pode ser aplicada aos terminais intrinsecamente seguros, sem afetar o tipo de proteo. Pi - potncia de entrada Mxima potncia de entrada que pode ser seguramente dissipada internamente no equipamento intrinsecamente seguro de entrada.
Antonio Jos 05/2013 205

Ci - capacitncia interna mxima


Capacitncia interna mxima vista atravs terminais intrinsecamente seguro de entrada.

dos

Li - indutncia interna mxima


Indutncia interna mxima vista atravs dos terminais intrinsecamente seguros de entrada.

Um - tenso mxima
Mxima tenso RMS ou CC que pode ser aplicada aos terminais no intrinsecamente seguros de um equipamento associado, sem afetar o tipo de proteo.
Antonio Jos 05/2013 206

Intrinsecamente Seguro Associado

Uo - tenso mxima de circuito aberto


Mxima tenso (Pico ou CC) que aparece nos terminais intrinsecamente seguros de sada, em circuito aberto. Io - corrente mxima de curto-circuito

Mxima corrente (Pico ou CC) que pode ser obtida nos terminais intrinsecamente seguros de sada, quando em curto-circuito. Po - potncia mxima de sada
Mxima potncia que pode ser obtida nos terminais intrinsecamente seguros de um equipamentos eltrico.
Antonio Jos 05/2013 207

Co - capacitncia externa mxima


Mxima capacitncia que pode ser conectado aos terminais intrinsecamente seguros, sem afetar

o tipo de proteo.
Lo - indutncica externa mxima

Mxima indutncia que pode ser conectada aos terminais intrinsecamente seguros, sem afetar o tipo de proteo.

Antonio Jos 05/2013

208

CONCEITO DE ENTIDADE
O conceito de entidade quem permite a conexo de

equipamentos intrinsecamente seguros com seus respectivos equipamentos associados. A tenso (ou corrente) que o equipamento intrinsecamente seguro pode receber e manter-se ainda intrinsecamente seguro deve ser maior ou igual ao tenso (ou corrente) mxima fornecido pelo equipamento associado. Adicionalmente, a mxima capacitncia, (e indutncia) do equipamento intrinsecamente seguro, incluindo-se os parmetros dos cabos de conexo, deve ser maior ou igual a mxima capacitncia (e indutncia) que pode ser conectada com segurana ao equipamento associado.
Antonio Jos 05/2013 209

Aplicao da Entidade Para exemplificar o conceito da entidade, vamos supor o exemplo da figura abaixo, onde temos um transmissor de presso Exi conectado a um repetidor analgico com entrada Exi.

Os dados paramtricos dos equipamentos foram retirados dos respectivos certificados de conformidade do Inmetro / Cepel, e para o cabo o fabricante informou a capacitncia e indutncia por unidade de comprimento.

Antonio Jos 05/2013

210

Transmissor de Presso Br Exia IIC T6 Ui = 38 VIi = 103 mAPi = 0,98 WLi = 0 mHCi = 30 nF Repetidor Analgico Br Exib IIC U0 = 28,7 VIo = 98 mAPo = 703 mWLo = 3mHCo = 65 nF Cabo de Interconexo Comprimento 500 m Indutncia de 2 mH/Km Lcabo = 1 mH Capacitnica 20 nF/Km Ccabo = 10 nF

Antonio Jos 05/2013

211

CABLAGEM DE EQUIPAMENTOS SI
A norma de instalao no detalha o suficientemente os requisitos de construo e instalao dos fios e cabos em circuitos intrinsecamente seguros.

REQUISITOS DE CONSTRUO: A rigidez eltrica deve ser maior que 500 Uef.
O condutor deve possuir isolante de espessura maior que 0,2 mm. Quando houver blindagem esta deve cobrir no mnimo 60% da superfcie.

Antonio Jos 05/2013

212

REQUISITOS DE INSTALAO: O principal requisito de instalao dos cabos de segurana intrnseca, que passaremos a chamar apenas de cabos SI, a isolao em relao aos circuitos no intrinsecamente seguros, que chamaremos de NSI. A inteno da isolao de no permitir que em casos de falhas o limitador de energia seja eliminado do loop Exi, o que certamente provocaria a detonao da atmosfera explosiva. Visando esclarecer os procedimentos prticos apresentamos as configuraes mais indicadas para as fiaes intrinsecamente seguras:
Antonio Jos 05/2013 213

Caneletas Separadas

Os cabos SI podem ser separados dos cabos NSI, atravs de caneletas separadas.
Especialmente indicado para as fiaes internas de gabinetes e armrios de barreiras.

Antonio Jos 05/2013

214

Caneletas Metlicas
As caneletas metlicas podem ser usadas para separar as fiaes Si da NSI, desde que devidamente aterradas no mesmo aterramento das estruturas metlicas das reas classificadas (no precisa ser o aterramento ntegro com impedncia menor que 1). Normalmente indicado para as bandejas e leitos de cabos.

Antonio Jos 05/2013

215

Cabos Blindados
Quando a separao dos cabos em caneletas distintas no for prtica, pode-se utilizar cabos blindados com malha de terra devidamente aterrada no condutor equipotencial, no mesmo ponto que o circuito SI do qual ele faz parte. Caso haja necessidade de aterramento por razes funcionais em outros pontos, deve-se utilizar capacitores cermicos inferiores a 1nF/1500V.

Antonio Jos 05/2013

216

Amarrao dos Cabos


Os cabos SI e NSI podem ser montados em uma mesma caneleta desde que separados com uma distncia superior a 50 mm, devidamente amarrados. Empregado normalmente em painis com circuitos SI, onde seu encaminhamento atravs de caneletas no prtico.

Antonio Jos 05/2013

217

Separao Mecnica

A separao mecnica dos cabos SI dos NSI uma forma simples e eficaz para a separao dos circuitos.
Quando utiliza-se caneletas metlicas, deve-se aterrar junto as estruturas metlicas.

Antonio Jos 05/2013

218

Multicabos
Cabo multivias com vrios circuitos SI no deve ser usado em Zona 0, sem antes um estudo das combinaes das possveis falhas. Cabos multivias fixo, com proteo externa adicional contra danos mecnicos, somente circuitos SI (<60Vp)correndo em ncleos adjacentes, pode ser considerado como no sujeito a falhas.

Antonio Jos 05/2013

219

MONTAGEM DE PAINIS

Em instalaes eltricas com circuitos intrinsecamente seguros, aos terminais SI devem ser efetivamente separados dos terminais NSI, como ilustra as figuras abaixo, onde no interior do painel as fiaes SI possuem canaleta prpria.

Antonio Jos 05/2013

220

A separao dos circuitos SI e NSI podem tambm ser efetivada por placas de separao metlicas ou no, ou por uma distncia maior que 50 mm.

Antonio Jos 05/2013

221

Cuidados na Montagem

Alm de um projeto apropriado cuidados adicionais devem ser observados nos painis intrinsecamente seguros, pois como ilustra a figura 5.10 onde por falta de amarrao nos cabos, uma falha pode ocorrer. J na figura 5.11 a falta da placa de separao provocou a falha.

Figura 5.10 Falta de Amarrao


Antonio Jos 05/2013

Figura 5.11 Falta de Separao


222

Requisitos Gerais deve-se estudar o mtodo de fiao para evitar que um

circuito SI entre em contato com o NSI no caso de um fio ser desconectado. Os circuitos SI (invlucros, terminais, cabos, etc) devem ser identificados claramente, atravs de placas ou cdigos de cores (recomenda-se o azul) Efeitos de Induo Nos circuitos intrinsecamente seguros deve-se evitar os efeitos dos campo eltricos ou eletromagnticos, oriundos da proximidade com cabos de alta tenso e corrente. Para tal deve-se utilizar a boa prtica de se elevar a distncia de escoamento da fonte de perturbao, alm de utilizar tcnicas de transposio e blindagem nos cabos dos circuitos SI.
Antonio Jos 05/2013 223

APLICAES TPICAS
Neste captulo iremos ilustrar aplicaes tpicas dos equipamentos Intrinsecamente Seguros tipo Barreira Zener e Isoladores Galvnicos, classificando as aplicaes de acordo com a funo do elemento do campo. BARREIRAS ZENER As barreiras zener podem diferenciar-se quanto a disposio dos componentes, adaptando-se ao tipo de sinal manipulado (contnuo positivo, ou negativo ou ainda alternado), mas sua funo bsica idntica ao descrito anteriormente.
Antonio Jos 05/2013 224

Contato Seco A figura 6.1 a seguir ilustra um circuito com um contato seco que atua um rel auxiliar, protegido pela barreira que possui diodo zener de 28V, acima da tenso da fonte. importante notar que o circuito acrescenta uma resistncia end to end de 300 (que considera a resistncia do fusvel e do resistor). Para efeitos operacionais foi introduzido no circuito uma resistncia de loop de 600 , sem considerar a resistncia da cablagem, o que pode influir no funcionamento, pois o rel se no for devidamente escolhido, pode no operar devido a baixa corrente.
Antonio Jos 05/2013 225

Figura 6.1 Barreira Zener com Contato Seco

Antonio Jos 05/2013

226

Sensor de proximidade

Na aplicao com sensores de proximidade tipo Namur, prprio para instalao em reas classificadas, a barreira zener deve ser instalada entre o sensor e o amplificador para os sensores Namur (DIN - 19234).
Recomenda-se um teste prtico para confirmar o funcionamento operacional do amplificador Namur com a introduo da barreira zener.

Figura 6.2 Barreira Zener com Sensor Namur


Antonio Jos 05/2013 227

Solenides e Sinalizadores A aplicao da barreiras zener por acionamento, no muito encontrada na prtica pois estes elementos necessitam de potncias mais altas, da ordem de 1W o que se torna invivel para os limitadores de corrente resistivos.

Figura 6.3 Barreira Zener com Solenide


Antonio Jos 05/2013 228

Barreiras Zener

Antonio Jos 05/2013

229

Barreira Zener com Sinalizador Luminoso

Antonio Jos 05/2013

230

Transmissores de Corrente
No caso de transmissores de corrente deve-se escolher a barreira zener de forma que a resistncia end to end, no seja suficiente para causar uma queda de tenso capaz de impedir o funcionamento do transmissor devido a tenso de alimentao estar abaixo do mnimo.

Deve-se analisar ainda a soma das resistncias do cabo de conexo com a resistncia end to end da barreira, que no deve ser superior a mxima resistncia de loop do transmissor.

Antonio Jos 05/2013

231

Conversor Eletropneumtico
Nas aplicaes com conversores deve-se assegurar que a barreira zener no oferea uma resistncia (R end to end mais R do cabo), superior ao permitido pelo instrumento de campo.

Barreira Zener com Conversor Eletropneumtico

Antonio Jos 05/2013

232

Termopares
Deve-se utilizar barreiras para sinais alternados, pois alguns termopares geram sinais positivos e negativos. Deve-se ainda certificar-se que o indicador ou controlador conectado ao termopar no ser afetado pela introduo de resistncia end to end da barreira zener.

Barreira Zener com Termopares


Antonio Jos 05/2013 233

ISOLADORES GALVNICOS

Os isoladores galvnicos so mais complexos em termos de eletrnica, com custo mais elevados comparativamente com as barreiras zener mas em contra partida oferecem mais vantagens prticas, tais como: No necessitam de aterramento ntegro (<1 )
Mantm as entradas isoladas eletricamente das sadas Apresentam maior rejeio de rudos de modo comum

Possibilitam a converso em padres de engenharia

Antonio Jos 05/2013

234

Funes adicionais de controle e superviso, como as citadas abaixo, podem ainda ser encontradas em alguns fabricantes especializados no setor: Possibilidade de programao do estado normal da sada Converso de sinais tipo: PT-100, TP, mV e V para sinal em corrente 4-20mA Indicao de sinais atravs de display digital Sinalizao de alimentao, sada ou entrada e de defeitos Monitorao de defeitos no circuito de campo com indicao por rel e led Programao do estado da sada sob defeitos bourn out
Antonio Jos 05/2013 235

IDENTIFICAO DOS EQUIPAMENTOS Ex

(MARCAO) A Portaria INMETRO No. 83/2006 obriga a certificao de todo e qualquer equipamento eltrico a ser instalado em rea classificada, e essa certificao obriga tambm a uma marcao indelvel que deve formar parte do corpo do equipamento.

Antonio Jos 05/2013

236

Antonio Jos 05/2013

237

Antonio Jos 05/2013

238

REVISO

Antonio Jos 05/2013

239

reas Classificadas

A Certificao dos Produtos para Instalaes em Atmosferas Explosivas obrigatrio. Regulamentada pela portaria n176, de 17/07/00. Atualizada portaria n83 de 03/04/06. Fiscalizada pelo Inmetro.

A compulsoriedade da certificao levou todas as normas Ex condio de obrigatrias, chegando ao campo do Direito:

1. DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIRIO (Em caso de acidente do trabalho) 2. DIREITO CIVIL (Em caso de sinistro sem vtimas) 3. DIREITO PENAL (Em caso de sinistro com vtimas) 4. DO DIREITO AMBIENTAL (Em caso de desastre ambiental)

No Incio

Hoje
IEC/NBR
Uso obrigatrio Ex-d; Ex-e; Ex-i; Ex-p; Ex-o; Ex-m; Ex-n;...etc

Normas Valor da norma


Solues de instalao

NEC/API
Uso voluntrio Ex-d

Normas americanas: NEC/API National Electrical Code/ American Petroleum Institute. Normas internacionais: IEC Internacional Electrotechnical Commission.

Atmosfera Explosiva

uma mistura de substncias inflamveis na forma de gs, vapores, poeiras ou fibras com o ar (ou com O2) sob condies atmosfricas, na qual aps a presena de uma fonte de ignio, ou simplesmente uma superfcie quente, a combusto se propaga provocando a exploso.

Conceito da Exploso

Com as trs condies so encontradas simultaneamente, teremos a exploso.

rea Classificada
um local sujeito a probabilidade da formao/existncia de uma atmosfera explosiva.
Os pontos principais para classificao das reas so: -verificar presena de substncias inflamveis (gases, vapores ou poeiras). -verificar caractersticas das substncias presentes, como: ponto de fulgor, limite de inflamabilidade e temperatura de auto inflamao. - verificar equipamentos e instalaes.

Ponto de Fulgor
a menor temperatura que um lquido inflamvel libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamvel. Tambm conhecido como flash point.

Exemplo: lcool Isoproplico (Ponto de fulgor 11C) Na temperatura de 11C a quantidade de vapor liberado suficiente, para caso ocorra uma ignio, causar o Flash Point.

Extenso da rea Classificada


Depender da volatilidade do produto e ventilao

Limite de Inflamabilidade
Divide-se em 2 faixas: LSI Limite Superior de Inflamabilidade LII Limite Inferior de Inflamabilidade Acima desta mistura no h mais exploso.

Ex.:Butano
(Indstrias Gs Combustvel)

Abaixo desta mistura no h exploso.

Substncias

Limites de Inflamabilidade
Inferior (%vol) Superior (%vol) Inferior (g/m) Superior (g/m)

Metano CH4
(Indstrias farmacuticas, matrias plsticas)

5 1,2 1,5 4

15 8 82 75,6

33 39 16 3,3

100 270 880 64

Benzeno C8H8
(Indstrias produtos de limpeza, tintas)

Acetileno C2H2
(Indstrias matrias plsticas, gs combustvel )

Hidrognio H2
(Indstrias farmacuticas, adubos)

Temperatura de Auto Inflamao


a menor temperatura, a partir da qual uma atmosfera explosiva se inflama.

Desta forma, os equipamentos so classificados de acordo com temperatura mxima de superfcie. Temperatura mxima Classe de de superfcie C Temperatur a 85 T6
100 T5

135
200 300 450

T4
T3 T2 T1

Risco de Exploses
Gases e Vapores Industriais Qumicas, Petroqumicas, Petrleo, Usinas de
Acar e lcool, Tintas, Vernizes, Resinas, Farmacuticas, Fertilizantes, Defensivos Agrcolas, Borrachas, Essncias, Fragrncias, Adesivos, etc. Urbanos Postos de gasolina, Distribuidoras de GLP, Comrcio, Hospitais, Estaes de Tratamento de Esgotos, Galerias de Concessionrias, Condomnios, etc.

Poeiras Fibras

Industriais Alimentcias, Farmacuticas, Madeira, etc. Industriais Txteis, Papel e Celulose, Cereais, etc

Risco de Exploses
As fontes de ignio podem ter as seguintes origens:
Eletrnica: sensores, transmissores, circuitos eletrnicos em geral; Eltrica: fiaes abertas, painis, contatores, botoeiras, luminrias, etc.

Mecnica: esteira, elevadores, moinhos, separadores, etc.


Eletrosttica: frico, rolamento, transferncia de lquidos inflamveis.

Proteo contra Exploso


Impedir rea Classificada:
1. No utilizar Lquidos Inflamveis (substituir quando possvel). 2. Elevar o Ponto de Fulgor dos inflamveis. 3. Ventilar.

Prevenir:
1. Evitar as faixas de inflamabilidade. 2. Inertizar. 3. Monitorar ausncia de inflamveis.

Se isto, no for possvel: Proteger os Equipamentos e o Ambiente.

Diviso das Zonas


ZONA 0
Local onde a formao de uma mistura explosiva contnua ou existe por longos perodos.

ZONA 1

Local onde a formao de uma mistura explosiva provvel de acontecer em condies normais de operao do equipamento de processo.

ZONA 2

Local onde a formao de uma mistura explosiva pouco provvel de acontecer e se acontecer por curtos perodos estando ainda associada operao anormal do equipamento de processo.

Exemplo Tanque armazenamento

Exemplo Unidade de abastecimento

Diviso dos Grupos


A Norma IEC existem 2 grupos: GRUPO I Substncias encontradas em minas subterrneas (Grisu) GRUPO II Substncias encontradas em indstrias de superfcie, sendo subdividido em 3 subgrupos: IIA, IIB e IIC
Gases/ Norma s ABNT/IEC Grupo Acetileno / Hidrognio Grupo Eteno Grupo Propan o

Grupo IIC

Grupo IIB

Grupo IIA

Em funo do MESG (Interstcio mximo experimental seguro)

MESG Equipamentos Exd


Interstcio mximo experimental seguro

O resfriamento dos gases da queima feito atravs do interstcio. A energia trmica na sada no pode exceder a energia mnima de ignio necessria para inflamar a mistura em volta do equipamento.

Tipos de Proteo
Para Zona 0 ia (segurana intrnseca)

Para Zona 1

ib (segurana intrnseca)
o (imersos em leo)

p (pressurizados)
q (imersos em areia) m (encapsulados)

e (segurana aumentada)
d (a prova de exploso) S para Zona 2 n (no acendveis)

Produto Certificado

Entidades certificadoras autorizadas pelo INMETRO so: CERTUSP, UCIEE, CEPEL e UL do Brasil.

O certificado deve apresentar data de emisso e validade.

Linha Wetzel Prova de Exploso - Exd


Os invlucros suportam presses resultantes de uma exploso interna de gases especficos, de tal forma a no provocar a ignio da mistura gs-ar, existente na atmosfera externa ao invlucro. Linha de Caixas e Luminrias so fabricados de acordo com normas ABNT NBR IEC 60079-0 e NBR IEC 60079-1. Classificao Zona 1 e Zona 2, grupos IIA e IIB. Indicados para aplicao de eletrodutos ao conforme ABNT NBR 5597 e NBR 5598. de

Marcao em equipamentos Ex
Marcao de equipamento para atmosfera explosiva conforme a NBR 9518:

Marcao em equipamentos Ex

Caixas de Ligao Prova de Exploso

Caixas de Ligao Prova de Exploso


Corpo e tampa em liga de alumnio Copper Free, de alta resistncia mecnica e corroso. Dotadas de chassi removvel, em chapa de ao. Dotadas de terminal de aterramento. Acabamento em pintura epxi-polister, na cor cinza.

As caixas

maiores

apresentam

dobradias
rosqueadas,

que facilitam a manuteno. Entradas rosca BSP ou NPT, a pedido.

Luminrias Prova de Exploso

Luminrias Prova de Exploso


Corpo e grade em liga de alumnio Copper Free, de alta resistncia mecnica e corroso. Dotadas de terminal de aterramento. Visor em borosilicato.
Acabamento em pintura epxi-polister, na cor cinza. Entradas rosqueadas, rosca BSP ou NPT, a

pedido. Para lmpadas incandescente (at 300W), mista ou vapor mercrio (at 250W).

Caixas de Derivao Prova de Exploso

Caixas de Derivao Prova de Exploso


Corpo e tampa em liga de alumnio Copper Free, de alta resistncia mecnica e corroso. Dotadas de terminal de aterramento. Acabamento em pintura epxi-polister, na cor cinza. Entradas a pedido. rosqueadas, rosca BSP ou NPT,

Unidades Seladoras Prova de Exploso

Unidades Seladoras Prova de Exploso


Corpo, tampa e bujes em liga de alumnio Copper Free, de alta

resistncia mecnica e corroso. Acabamento em pintura epxipolister, na cor cinza. Entradas rosqueadas, rosca BSP ou NPT. Rosca BSP conforme norma ISO 228-1 e 228-2 BSP paralelo ou ANSI B1.20.1 NPT cnica.
Instalada, a unidade detm a vazo dos gases inflamados pela

ignio dentro de uma caixa de ligao, para outra caixa, atravs dos eletrodutos.

Linha Geral - Wetzel

Equipamentos Eltricos
O grau de proteo de equipamentos eltricos definido pelas normas NBR6146 e NBR9884. Essas

Objetos gua

Simbologia para marcao do grau de proteo de equipamentos eltricos

Equipamentos Eltricos

Equipamentos Eltricos

Equipamentos Eltricos

Equipamentos Eltricos
Circuitos Prova de Falhas

279

Espao Confinado
(Definio) rea Classificada: rea na qual uma atmosfera explosiva de gs est presente ou na qual provvel sua ocorrncia a ponto de exigir precaues especiais para construo, instalao e utilizao de equipamento eltrico.

Equipamento Intrinsecamente Seguro (Ex-i):


R L

28 0

Um equipamento intrinsecamente seguro quando no capaz de liberar energia eltrica (fasca) ou trmica suficiente para, em condies normais (isto , abrindo ou fechando o circuito) ou anormais (por exemplo, curtocircuito ou falta terra), causar a ignio de uma dada atmosfera explosiva, conforme expresso no certificado de conformidade do equipamento.

Equipamento Prova de Exploso (Ex d):


todo equipamento que est encerrado em um invlucro

28 1

capaz de suportar a presso de exploso interna e no permitir que essa


exploso se propague para o meio externo.

28 2

Equipamento Intrinsecamente Seguro (Ex-i):


R L

Um equipamento intrinsecamente seguro quando no capaz de liberar energia eltrica (fasca) ou trmica suficiente para, em condies normais (isto , abrindo ou fechando o circuito) ou anormais (por exemplo, curtocircuito ou falta terra), causar a ignio de uma dada atmosfera explosiva, conforme expresso no certificado de conformidade do equipamento.

283

Equipamento Prova de Exploso (Ex d):


todo equipamento que est encerrado em um invlucro

capaz de suportar a presso de exploso interna e no permitir que essa


exploso se propague para o meio externo.

284

Zonas

reas perigosas so classificadas de acordo com a probabilidade do perigo.

285

Classificao IEC
Zona 0 (gases)

Definio de Zonas
rea onde uma mistura explosiva ar/gs est continuamente ou presente por longos perodos Ex.: Interior de Vaso separador, superfcie de lquido inflamvel em tanques rea onde provvel ocorrer uma mistura explosiva em operao normal. Ex.: sala de peneira de lamas,sala de tanques de lama, mesa rotativa, respiro de tanques de processo. rea onde pouco provvel ocorrer uma mistura explosiva condies normais de operao e se ocorrer ser por um curto perodo. Ex.: Vlvulas, flanges e acessrios de tubulao para lquidos ou gases inflamveis

Zona 1 (gases)

Zona 2 (gases)

MARCAO DOS EQUIPAMENTOS CERTIFICADOS

Br Ex ia IIC T6
TEMPERATURA CERTIFICAO
INDICA QUE A CERTIFICAO BRASILEIRA INDICA A CLASSE DE TEMPERATURA DE SUPERFCIE DO EQUIPAMENTO T1 (450C), T2 (300C) T3 (200C), T4 (135C) T5 (100C), T6 (85C)

GRUPO PROTEO Ex
INDICA QUE O EQUIPAMENTO POSSUI ALGUM TIPO DE PROTEO PARA ATMOSFERA POTENCIALMENTE EXPLOSIVA

INDICA O GRUPO PARA O QUAL O EQUIPAMENTO FOI CONSTRUDO GRUPO IIC 180 propano GRUPO IIB 60 etileo GRUPO IIA 20 acetileno, hidrogenio

TIPO DE PROTEO
INDICA O TIPO DE PROTEO QUE O EQUIPAMENTO POSSUI: d - PROVA DE EXPLOSO p - PRESSURIZADO q - IMERSO EM AREIA m- ENCAPSULADO e - SEGURANA AUMENTADA o - IMERSO EM LEO i - SEGURANA INTRNSECA NAS CATEGORIAS a e b n - NO ACENDVEL

Ainda, existe o tipo de proteo s que indica um tipo de proteo especial.

2-TRATAR DOS RISCOS COM EQUIPAMENTOS Ex

Para Zona 0:
Para Zona 1:

ia (segurana intrnseca)
d (a prova de exploso) e (segurana aumentada) ib (segurana intrnseca) p (pressurizados) o (imersos em leo) q (imersos em areia) m (encapsulados)

Para Zona 2:

n (no acendveis)

TODOS OS EQUIPAMENTOS Ex DEVEM SER CERTIFICADOS

EXPLOSO DE REA CLASSIFICADA (NR-10)

Destruio Mortos Feridos

EXPLOSO DE CALDEIRA (NR-13)

Destruio Mortos Feridos

Pelas responsabilidades decorrentes


288

rea Classificada: um local sujeito a probabilidade da formao/existncia de uma atmosfera explosiva, podendo ser formada por gases, vapores, poeiras ou fibras.

(DE ORIGEM ELTRICA, ELETRNICA, ELETROSTTICA, MECNICA, ETC)

289

1980/84
CT-31 COBEI

Dcada 40/50

1954

1980
Primeiras Plataf.

(20 anos IEC)

2000

2001
Fundao ABP-Ex NR-10

2006

Primeira Refinaria

Portaria Inmetro 176

30 anos NEC/API com instalaes Ex-d


(Todas as Refinarias, Terminais e Bases)

Normas IEC com novas solues Ex

NEC E API MAL TRADUZIDAS E MAL APLICADAS SE O PRODUTO ERA CONSIDERADO INFLAMVEL A REA ERA CLASSIFICADA COMO CONSEQUNCIA, ERA TUDO CLASSIFICADO!!

COMO ERA TUDO CLASSIFICADO, ERA TUDO FEITO COM INSTALAES PROVA DE EXPLOSO COMO CONSEQUNCIA FINAL, O SEGURO APLICAVA A TAXA PETROQUMICA (A MAIS ALTA DO MERCADO)

OS TRABALHADORES PODERO SER PENALIZADOS POR AO OU POR OMISSO.


POR ISTO QUE A NR-10 OBRIGA S EMPRESAS A:

1) IDENTIFICAR OS RISCOS DE EXPLOSO EXISTENTES. 2) TRATAR DESSES RISCOS DA MANEIRA CERTA. 3) APRESENTAR ANUALMENTE UM LAUDO DE REGULARIZAO (EQUIVALENTE AO DA NR-13), E 4) QUALIFICAR OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS COM ASSUNTOS Ex POR MEIO DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO.
293

E ESTES PODERO SER OS TRABALHADORES!!...

E A RAZO DISTO SER ANALISADA NA PRXIMA TRANSPARNCIA

Em caso de acidente: quem o responsvel? A alta direo?. A gerncia?. O engenheiro?. O comprador?. O eletricista?. O tcnico da manuteno?..O operador?..etc.

Fundamentos: O Direito Civil (quando sem vtimas) O Direito Criminal (com mortos/feridos)

Cdigo Penal

Dos atos ilicitos art. 186 (ao ou omisso) Da obrigao de idenizar art. 1927 (reparao) Crimes contra as pessoas art. 121 (homicdio culposo) Leses corporais art. 129 Dolo eventual art. 132

295

Gases

Conhecendo nossos inimigos!!!


Gs = Caos Partculas se movimentando randomicamente e caoticamente, colidindo uma contra as outras e contra as paredes de um recipiente ou lugar.

se dispersa e se mistura rapidamente


em um ambiente.

Riscos Atmosfricos

A exata natureza do risco, depende do tipo de gs que est presente, mas em geral, ns dividimos em trs classes:
Inflamveis Metano, Butano, GLP, Gs Natural, Hidrognio, Vapor de Gasolina, Alcool.

Txicos
Cloro, Amnia, Monxido de Carbono, Gs Sulfdrico

Asfixiantes

Nitrognio, Argnio, Dixido de Carbono.

O2
1% volume = 10.000 ppm (0,1% Volume = 1.000 ppm)

Riscos Atmosfricos
Deficincia de Oxignio

AR ATMOSFRICO
O ar que respiramos formado por: 78 % Nitrognio

20,9 % Oxignio
1 % Argnio 0,1% Outros gases

= 100% em Volume
Fonte: Manual de Proteo Respiratria Prof. Maurcio Torloni

1 PPM

Monitorando o Oxignio
Nveis de Alarme

O2

Os Alarmes de concentrao de oxignio devem ser ajustados para alarmar com valores abaixo de 19,5 % e acima de 23 % em volume;

23,0% Excesso de O2
20,9% Normal

19,5% Deficincia de O2

Monitorando o Oxignio
Deficincia Oxignio (Efeitos)

IPVS = < 12,5% Volume ao nvel do mar. (Imediatamente Perigosos Vida ou Sade).

Teores abaixo de 19,5% podem causar:


Alterao da respirao e estado emocional, fadiga anormal em qualquer atividade (12 a 16%), Aumento da respirao e pulsao, coordenao motora prejudicada, euforia e possvel dor de cabea (10 a 11%), Nusea e vmitos, incapacidade de realizar movimentos, possvel inconscincia, possvel colapso enquanto consciente mas sem socorro (6 a 10%), (< 6%)= Respirao ofegante; paradas respiratrias seguidas de parada cardaca; morte em minutos

Aparncia:
Gs sem colorao e sem cheiro

Dixido de Carbono CO2


Asfixiante Simples

Se Inalado causar vertigem, dor de cabea, sonolncia e perda dos sentidos. Pele ciantica (ou azulada)

Limites de Tolerncia IPVS 40.000 ppm LT (BRA) 4.290 ppm LT-TWA(EUA) 5.000 ppm

Limites de inflamabilidade no ar: NO INFLAMVEL Temperatura de ignio NO INFLAMVEL


Ponto de fulgor NO PERTINENTE Densidade relativa do vapor 1,53
(Fonte CETESB)

Onde encontramos: Processos de Combusto Respirao de gros e sementes Inertizao Sistemas automticos de extino de incndio Resultante do processo

Atmosfera de Risco
Gases e Vapores Inflamveis

Princpio da Combusto
Os Gases e Vapores Inflamveis so substncias que misturadas ao ar e recebendo calor adequado entram em combusto.

Monitorando Gases e Vapores Inflamveis

Produtos Inflamveis

Gs Natural,
GLP (Gs Liquefeito de Petrleo), Metano (CH4) Butano (C4H10)
THINNER
(lquido usado como solvente. uma mistura de hidrocarbonetos derivada do petrleo. usado para fazer tintas e vernizes, e para limpar pincis aps o uso)

Gasolina lcool

Monitorando Gases e Vapores Inflamveis


Princpio da Combusto

Para que ocorra a combusto de um gs so necessrias trs condies:


A presena de gs inflamvel em quantidade suficiente; A presena de ar em quantidade suficiente;

A presena de uma fonte de ignio;

305

Atmosfera de risco:
(Poeiras Combustveis)

Poeira combustvel vivel em uma concentrao que se encontre ou exceda o Limite Inferior de Inflamabilidade LII ou Lower Explosive Limit LEL);

306

Atmosfera de risco:
(Poeiras Combustveis)

NOTA 1 : Misturas de ps combustveis com ar somente podem sofrer ignio dentro de suas faixas explosivas as quais so definidas pelo limite inferior de explosividade (LIE) e o limite superior de explosividade(LSE).

O LIE est geralmente situado entre 20 e 60 g/m3, (em condies ambientais de presso e temperatura) ao passo que o LSE situa-se entre 2 e 6 kg/ m3 (nas mesmas condies ambientais de presso e temperatura) se as concentraes de p podem ser mantidas fora dos seus limites de explosividade, as exploses de p sero evitadas".

307

Atmosfera de risco:
(Poeiras Combustveis)

NOTA 2 As camadas de poeiras, diferentemente dos gases e vapores, no so diludas por ventilao ou difuso aps o vazamento ter cessado; A ventilao pode aumentar o risco, criando nuvens de poeira, resultando num aumento da extenso; as camadas de poeira depositadas podem criar um risco cumulativo, enquanto gases ou vapores no; Camadas de poeira podem ser objeto de turbulncia inadvertida e se espalhar, pelo movimento de veculos, pessoas, etc.

Monitorando Gases e Vapores Inflamveis


Limites de Inflamabilidade

Para entendermos melhor os limites de inflamabilidade, tomamos como exemplo o funcionamento de um motor a combusto: A fasca a fonte de ignio, O combustvel comprimido at se tornar vapor. O oxignio vai completar a mistura da cmara.

O motor no funcionar (no h combusto) se: no houver fasca, no houver combustvel. a mistura ar e combustvel estiver pobre ou rica.

Monitorando Gases e Vapores Inflamveis


Limites de Inflamabilidade L.I.I e L.S.I
L.I.I. o ponto onde existe a mnima concentrao para que uma mistura de ar + gs/vapor se inflame. L.S.I. o ponto mximo onde ainda existe uma concentrao de mistura de ar + gs/vapor capaz de se inflamar.

Combustvel

0%
POBRE

L.I.I.
EXPLOSIVA

L.S.I.
EXPLOSIVA RICA
Muito Gs e pouco Ar

100%

Pouco Gs

100%Ar

0% Ar

Flare

Monitorando Gases e Vapores Inflamveis


Limites de Inflamabilidade

5%
0%
POBRE

15%

Metano CH4
100%
RICA
EXPLOSIVA

EXPLOSIVA

Metan o

L.I.I.

L.S.I.

L.I.I. 0% 50 % 100%

L.I.I. = Limite Inferior de Inflamabilidade

Monitorando Gases e Vapores Inflamveis


Limites de Inflamabilidade

1,2%
0%
POBRE POBRE

6,9 %
EXPLOSIVA L.S.I. RICA RICA

Hexano C6H14
100%
Hexano
EXPLOSIVA

L.I.I.

L.I.I. 0% 100%

L.I.I. = Limite Inferior de Inflamabilidade

Erros Comum...
Limites de Inflamabilidade

Metano x Hexano
0% 0,5 % 1,25%
POBRE

5%

15%

100%

EXPLOSIVA

RICA

Metano

EXPLOSIVA

0%

1,2%
POBRE EXPLOSIVA

6,9 %
RICA

100%

Hexano

L.I.I.

Cuidado !

0%

100%

Medindo Hexano com um Instrumento calibrado para Metano

ALARMES

Monitorando Gases e Vapores Inflamveis


Prticas Seguras

.
Metano Propano 1,8% 1,5% 1,4% 4% 6,7% 5%

Butano Pentano
Hidrognio Metanol Octano Etano Hexano

1%
3% 1,2%

Correlao entre L.I.I. dos gases inflamveis

Atmosfera de Risco
Gases Txicos
Os gases txicos podem causar vrios efeitos prejudiciais sade humana. Os efeitos dos gases txicos no organismo humano dependem diretamente da concentrao (Risco Imediato) e do tempo de exposio TWA (Efeito Cumulativo).

Monxido de Carbono (CO) Gs Sulfdrico (H2S) Dixido de Enxfre (SO2) Amnia (NH3) Cloro (Cl2) Gs Ciandrico (HCN)

Monitorando Gases Txicos


Monxido de Carbono - CO

Aparncia:
Por no

possuir cheiro, nem cor,


podemos no perceber sua presena, no prevendo a ventilao do local.
Limites de Tolerncia IPVS 1200 ppm BRA 39 ppm 25 ppm Limites de inflamabilidade no ar: LSI: 75 % LII: 12 % Temperatura de ignio 609,3 C Ponto de fulgor NO PERTINENTE Densidade relativa do vapor 0,97

Onde encontramos: resultado de queima incompleta de combustveis fornos caldeiras solda Motores a combusto Geradores a diesel, gasolina resultante do processo

Monitorando Gases Txicos


Aparncia: Apresenta cheiro de ovo podre inibe o olfato aps exposio.
Gas Sulfdrico - H2S

Onde encontramos: industrias de papel guas subterrneas gua e esgoto decomposio de matria orgnica vegetal e animal reservatrios de petrleo e nos campos onde h injeo de gua do mar. mecanismos de dissoluo de sulfetos minerais, formao bacteriolgica, atividade da bactria redutora de sulfato BRS, no interior do reservatrio...
(Fonte: Mario Cesar - Petrobras E&P-Serv)

Limites de Tolerncia IPVS 100 ppm BRA 8 ppm TLV(EUA) 10 ppm

Limites de Inflamabilidade no ar: LSI: 45% LII: 4,3%


Temperatura de ignio 260,2 C Ponto de fulgor GS INFLAMVEL Densidade relativa do vapor 1,2

Monitorando Gases Txicos


Gas Sulfdrico H2S

Considerado um dos piores agentes ambientais agressivos ao ser humano. Sintomas irritao dos olhos, garganta e pulmes tosse Perda da conscincia Paralisia respiratria
1.000 ppm Fatal

Monitorando Gases Txicos


Amnia - NH3

Aparncia: Sem cor. Cheiro forte e irritante.


Onde encontramos:
industrias de frigorficos, na refrigerao. Fabricao de fertilizantes Fabricao de cermicas, corantes e fitas para escrever ou imprimir, na saponificao de gorduras e leos, agente neutralizador na indstria de petrleo e como preservativo do ltex, Limites de Tolerncia IPVS 300 ppm BRA 20 ppm TLV(EUA) 25 ppm

Limites de Inflamabilidade no ar: LSI: 27,0% LII: 15,5% Temperatura de ignio 651,0 C
Ponto de fulgor NO INFLAMVEL NA FORMA ANIDRA Densidade relativa do vapor 0,6

Monitorando Gases Txicos


Amnia - NH3
Sintomas

Em altas concentraes, pode haver necrose dos tecidos e queimaduras profundas.

Inalao dificuldades respiratrias, broncoespasmo, queimadura da mucosa nasal, faringe e laringe, dor no peito e edema pulmonar.

Ingesto Nusea e vmitos inchao nos lbios, boca e laringe.


Contato com a pele dor, eritema e vesiculao. Concentraes mais altas conjuntivite, eroso na crnea e cegueira temporria ou permanente. Reaes tardias fibrose pulmonar, catarata e atrofia da retina.

Avaliao Atmosfrica
Propriedade dos Gases

Outras propriedades importantes que temos que conhecer:


Densidade

Ponto de Fulgor

Temperatura de Auto-Ignio

Propriedades do Gs
Densidade

Conhecer a densidade de um gs importante para podermos identificar se este gs , ao vazar, ir subir, ou

depositar-se nas partes mais baixas do ambiente.


Densidade do ar = 1

Leve ou Pesado ?

Densidade < 1 Gs mais leve que o ar Densidade > 1 Gs mais pesado que o ar

Propriedades do Gs
Densidade

(Tabela)
TABELA 1. Densidades dos Gases Combustveis
GS Ar Hidrognio Densidade Absoluta (kg/Nm) 1,29 0,09 Densidade Relativa ao ar (adimensional) 1,00 0,07

Metano
Etano Eteno (ou etileno) Gs natural de Campos Gs natural de Santos

0,72
1,35 1,26 0,79 0,83

0,56
1,05 0,98 0,61 0,64

Gs natural da Bolvia
Propano Propeno (ou propileno) n-Butano iso-Butano Buteno-1 GLP (mdio) Acetileno

0,78
2,01 1,91 2,69 2,68 2,58 2,35 1,17

0,60
1,56 1,48 2,09 2,08 2,00 1,82 0,91

Monxido de carbono

1,25

0,97

Detectores de gases

k) utilizar equipamento de leitura direta, intrinsecamente seguro, provido de alarme, calibrado e protegido contra emisses eletromagnticas ou interferncias de rdio-freqncia;

Detectores de gases

Equipamentos Eltricos para reas Classificadas (Certificao Inmetro) m) em reas classificadas os equipamentos devem estar certificados ou possuir documento contemplado no mbito do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade - INMETRO.

A Portaria INMETRO 176, de 17/12/2000 Determina a CERTIFICAO COMPULSRIA dos Equipamentos Eltricos para trabalho em atmosferas explosivas.

Detectores de Gases

(Princpios de Medio)
Sensores Eletroqumicos

(Gases Txicos)
Sensores Catalticos

(Gases Inflamveis)

Infra-vermelho

(Gases Inflamveis Hidrocarbonetos)

Detectores de Gases
Teste de Resposta dos Detectores

j) testar os equipamentos de medio antes de cada utilizao Consiste em testar os sensores com gs padro, assegurando que estes respondem presena de gs. Esta a nica maneira segura de garantir que os sensores esto ativos.

de fundamental importncia testar os sensores antes de cada aplicao.

Obrigado Antonio Jos antoniojose.proluz@oi.com.br antoniojose.treinamentos@gmail.com 71 9984 1488 Vivo 71 9211 8103- Tim 71 8630 6787- Oi
Antonio Jos 05/2013 327

You might also like