You are on page 1of 2

[Digite o ttulo do documento]

Nome da tendncia Tradicional/liberal Papel da escola Fornecer a mesma cultura a todos. A escola funciona como instrumento de modulao do comportamento. Fornecer a mesma cultura com caminhos individualizados.A escola aqui modula o conhecimento valorizando um pouco mais as habilidades. A escola funciona como instrumento de modulao do comportamento em uma sociedade regida por leis naturais. servir aos interesses do poder naquele momento. Enfatizar o autodesenvolvimento na realizao pessoal. Papel do professor Papel central do ensino. Transmite o conhecimento e no h espao para crticas e reflexo. Incentivar e organizar o processo de ensinoaprendizagem em funo das caractersticas individuais dos alunos. Prope desafios atravs de situaes problemas. Administrador e executor do planejamento; um tcnico. Papel do aluno Receber os ensinamentos prontos e gravar.Suas capacidades intelectuais no so levadas e conta. Aprender executando. Associa suas habilidades na produo do seu conhecimento. Principais formuladoras tericos Lukesi e Libaneo Perodo histrico Fim do sec XVIIi com a revoluo industrial. No Brasil, anos 30.

Tradicional/liberal renovada

John Dewey e Ansio Teixeira

Tradicional/liberaL viso tecnicista

espectador diante de uma verdade objetiva.

Skiner Bloom

Tradicional/liberaL corrente no-diretiva

Facilitador da aprendizagem e corresponsvel.

Crtica/libertadora

Propor conhecimentos voltados para o interesse da populao, com dimenso poltica.

Orientar o aluno e lev-lo a criticar o mundo. Conduzilo discusso do seu universo, tematizando e problematizando o conhecimento j produzido.

O aluno tambm o responsvel pelo seu processo de aprendizagem. A transmisso de contedos no tem grande importncia. Participar efetivamente na construo do seu conhecimento de acordo com sua vivncia e sua realidade, procurando transform-la. ser um cidado crtico.

Carls Rogers

Paulo Freire

Anos 60

[Digite o ttulo do documento]


Crtica/Crtico social dos contedos Compromisso com classes populares e qualidade de seu ensino Separar educao e poltica. Ao de orientar. Espera-se domnio do contedo e visa aquisio crtica. O professor deve inserir o conhecimento terico prtica concomitantemente. Introduzir o contedo pronto e acabado. Transmite o conhecimento de acordo com o planejemento da escola e da doutrina. No estimula a dvida, a crtica, a curiosidade e a aventura de criar/inovar Saviano Anos 80

EFO

Instrumento de modulao do comportamento. nfase na educao e formao profissional e pessoal.

Espectador diante de uma verdade objetiva. Grande responsvel pelo aprendizado.Recebe o conhecimento pronto.

You might also like