You are on page 1of 8

REVISTA SABER ELETRNICO

Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN 2176-5588

REFLEXES CULTURA1

SOBRE

CONCEITO

ANTROPOLGICO

DE

Jefferson Alves Batista

Resumo: Este artigo busca analisar a partir da obra do Antroplogo Luiz Gonzaga de Mello o conceito antropolgico de Cultura. Neste intuito, fazemos uma breve exposio da viso terica de alguns pensadores das cincias humanas buscando demonstrar as alteraes tericas entorno do conceito de cultura ao longo do desenvolvimento da Antropologia. Palavras Chaves: Antropologia e Cultura

Neste artigo buscaremos apresentar o Conceito Antropolgico de Cultura segundo a viso de Luiz Gonzaga de Mello que est centrado em seu livro Antropologia Cultural. No temos a inteno de dissecar por completo todo o tema, mais traremos uma viso geral e ao mesmo tempo sucinta desse campo vasto que o Conceito Antropolgico de Cultura. Abordaremos a cultura de forma objetiva e subjetiva, material e no material, real e ideal, de maneira onde fique claro o conceito aplicado por Luiz Gonzaga de Mello, sobretudo no que tange a sua advertncia sobre o uso popular do termo cultura. Apontaremos as principais caractersticas da cultura e por fim no menos importante discorreremos sob a subcultura em seu papel fundamental na civilizao.

Trabalho originalmente desenvolvido como requisito parcial para obteno de nota na disciplina de Antropologia Jurdica sob orientao do professor Ms. Luiz Carlos Bento. 2 Acadmico do 2 perodo de Direito do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Jussara FAJ.

102

REVISTA SABER ELETRNICO

Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN 2176-5588

1.1.. A Antropologia e a Cultura Antes de apresentarmos o conceito de cultura temos que entender suas origens, e mais, como se deve estudar a mesma, assim, para se estudar as suas razes, a priori temos que entender o que significa antropologia e qual sua funo nesse basilar estudo.
A antropologia comumente definida como o estudo do homem e de seus trabalhos. Assim definida, dever incluir algumas das cincias naturais e todas as cincias sociais; mas, por uma espcie de acordo tcito, os antroplogos tornaram como campos principais o estudo das origens do homem, a classificao de suas variedades e a investigao da vida dos chamados povos primitivos (LINTON apud MELLO, 1986 p. 18.).

A melhor maneira de adentrarmos ao estudo de antropologia trazermos o seu termo etimolgico criando assim o melhor sentido para a definio. O termo Anthropos deriva do grego e significa estudo do homem ou cincia do homem. Fica confuso ao se perceber mais um significado de estudo do homem, esta traduo se encontra em outros termos como: gentica, sociologia, zoologia, psicologia e muitos outros, mas o que realmente diferencia o estudo em foco exatamente o objeto material, que envolve diversos casos. Precipuamente tem sua caracterstica primordial o objeto formal, nela o que interessa o ser humano em sua continuidade e pluralidade da forma, a existncia humana, a culturalidade e biogentica, tanto passada como tambm presente, extraindo no o especfico, mas o todo. Nas palavras de Mello3 a Antropologia uma das disciplinas mais especializadas e ao mesmo tempo uma das mais gerais. Concerne lembrar que no s a experincia o atenuante em tese, mas a diversidade dos aspectos que os rodeiam e se somam produzindo muitos outros ramos que os estudam gentico, psicolgico, biolgico, geogrfico, etc. Como se nota o campo da Antropologia muito vasto, e o desseca-lo seria impossvel, pois, nenhum ser humano conseguiria viver o bastante para absorvlo, ou seja, dominar-lhe em sua plenitude.
3

MELLO, Luiz Gonzaga de (1986). Antropologia Cultural. Petrpolis: Vozes.

103

REVISTA SABER ELETRNICO

Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN 2176-5588

Nada contra o retalhamento e menos ainda a especialidade, pois, o mais prximo que se pode chegar do conhecimento o estudo singular, assim nascem os vrios campos da antropologia, varias divises e uma pluralidade de direes. So muitos as opinies e diversos os modelos que hoje existem, por exemplo, h quem diz que a antropologia cultural deva ser parte ou simplesmente um campo da sociologia, esta a opinio adotada por Lucy Mair4, outros j trazem a antropologia como campo prprio, e em contrario, englobando a sociologia. A seguir trago uma viso adotada por Felix Keesing5 ou o mesmo esboa seu conceito de diviso da antropologia:

No se pretende neste trabalho discutir prolixamente o problema de terminologia com relao aos nomes que as disciplinas antropolgicas levam. Observando a diviso apresentada por Keesing, fcil distinguir dentro da antropologia cultural trs ramos bastante ntidos e tradicionais: a etnologia, a lingstica e a arqueologia pr-histrica.

4 5

Mair, Lucy (1969). Introduo a Antropologia Social. Keesing, Felix (1972). Antropologia Cultura. Vol. 1.

104

REVISTA SABER ELETRNICO

Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN 2176-5588

Cultura este conjunto complexo que inclui conhecimento, crena, arte, lei costumes e vrios outras aptides e hbitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (LEVI-STRAUSS, apud MELLO 1986, p. 397).

Conceituar a Cultura na viso de Luiz Gonzaga de Mello sem tropear em grandes nomes seria impossvel, pensadores da antropologia como Levi-strauss6 , Znaniechi7, Linton8 e Boas, foram os pilarem onde Mello9, trouxe em suas obras o seus conceitos. Para Mello10, na verdade, a cultura, em sentido largo todo o conjunto de obras humanas. Portanto o homem colocado como algo sublime no se

comparando a nenhum outro animal, na escala evolutiva ele o foco principal, pois apesar de ser frgil se mostrou conquistador e ao mesmo tempo devastador ocupando, por ter conscincia, o que prevalece no mundo animal. O grande As da antropologia esta na soma de idias organizadas e condicionadas formando padres comportamentais habituais que passaram a ser seguidos pelos demais do grupo de forma acentuada ou no, assim formando o conceito de cultura em qualquer sociedade. Claro que toda cultura mutvel, de forma constante, assim a cada inovao ou descoberta, uma nova concepo e uma reforma de conceito formada, e juntamente com ela a manuteno da cultura existente. Para efeitos metodolgicos e para se ter uma melhor explanao da real existncia ou no da cultura o antroplogo se deve fazer abstrao de certos aspectos da cultura afim de dar destaque ao que realmente e seu objeto de estudo. Aqui veremos vrios direcionamentos a cerca da cultura: cultura universal, cultura particular, cultura objetiva e tambm subjetiva, cultura real e por fim cultura no seu modelo ideal. Melo11 narra em seu livro uma parte onde cita Lvis-trauss12, em que mostra esta utilizao metodolgica do termo:

6 7 8 9 10 11 12

LVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Edies tempo brasileiro ZNANIECHI, Florian. A Noo de Valor Cultural. LINTON, Ralph. O Homem uma Introduo Antropologia. MELLO, Luiz Gonzaga de (1986). Antropologia Cultural. Petrpolis: Vozes. MELLO, Luiz Gonzaga de (1986). Antropologia Cultural. Petrpolis: Vozes. MELLO, Luiz Gonzaga de (1986). Antropologia Cultural. Petrpolis: Vozes. LVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Edies tempo brasileiro

105

REVISTA SABER ELETRNICO

Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN 2176-5588

Denominamos cultura todo o conjunto etnogrfico, do ponto de vista da investigao, apresenta, com relao a outros, afastamentos significativos. Se se procura determinar afastamentos significativos entre a Amrica do Norte e a Europa, tratar-se-o as duas como culturas diferentes: mas supondo-se que o interesse tenha por objeto afastamentos significativos entre, digamos, Paris e Marselha, este dois conjuntos urbanos podero ser provisoriamente construdos como duas unidades culturais. Como o objetivo ultimo das pesquisas estruturais so as constantes ligadas a tais afastamentos, a noo de cultura pode corresponder a uma realidade objetiva, apesar de permanecer funo do tipo de pesquisa considerado. (MELLO, 1986 p 26).

Neste diapaso a cultura no se torna estranha quando temos a ntida viso de seus mltiplos aspectos, buscarmos no s a objetivao, mas a materializao, ou seja, a exteriorizao da mesma. A culturalizao formada no em dias, mas um processo que leva milhes de anos e um conjunto de experincias vividas demonstrando seus traos, valores culturais e particulares, isso no devemos esquecer. Em matria de Cultura podemos dizer que nada simples, tudo tem sua complexidade, cada elemento tem seu valor e dependendo do mesmo o significado totalmente diferente, assim o mundo cultural tem envolvimentos no mundo natural, pois s observarmos o sol, a chuva, as doenas e muitos outros elementos, cada cultura os v de formas diferentes. A cultura que diferencia os povos e uma nao da outra, o que faz com que sejamos autnticos, pois somos produtos do meio e produtos para o meio, assim pertencemos a um processo coletivo e no individual onde nossas experincias cristalizadas entram em confronto com as novas e fazem com que o ser mais culto no seja isento de mudanas e evolues.

106

REVISTA SABER ELETRNICO

Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN 2176-5588

2.0. Principais Acepes do Termo Cultura 2.1. Cultura objetiva e cultura subjetiva - Cultura objetiva (manifesta): a cultura que cria situaes particulares como hbitos, aptides, idias, comportamentos, artefatos, objetos de arte, ou seja, todo conjunto da obra humana de modo geral. - Cultura subjetiva (no-manifesta): esta cultura que fornece padres individuais de comportamento firmando em conjunto de valores, conhecimentos, crenas, aptides, qualidades e experincias presentes em cada indivduo. 2.2. Cultura material e cultura no-material Cultura material: a habilidade de manipular e construir; contudo define-se que toda cultura pode ser vista como um produto e um resultado. Cultura no-material: a cultura transmitida pela inteno, onde as aes humanas so providas de contedo e significados, mesmo antes de ser construdo ou manipulado; portanto, so demonstrados atravs de hbitos, aptides, idias, crenas, conhecimentos e vrios outros significados. 3 Cultura real e cultura ideal Cultura real: algo que as pessoas criam de forma concreta em sua vida cotidiana e social. Cultura ideal: o objetivo de cada pessoa, isto , o conjunto de comportamento que as pessoas dizem e acreditam que deveriam ter. O que foi demonstrado neste trabalho foi baseado em estudos de antropologia na viso de Luiz Gonzaga de Mello, assim percebemos que o uso do termo cultura mais amplo e complexo do que comumente notamos.

107

REVISTA SABER ELETRNICO

Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN 2176-5588

Quando falamos em cultura no devemos estar amarrados em concepes arraigadas por ns mesmos, sendo que nossas valoraes no devem ser pressupostos para os julgamentos de outras organizaes. Devemos ter em mente que cada indivduo tem bagagem diferenciada e principalmente culturas singulares (nem menos, nem mais avanadas e sim mais ou menos complexas), pois, suas bases esto fundadas em estruturas anteriores formadas em um processo lento de diversas geraes. Toda Cultura o mximo que ela pode desenvolver, ento nosso pensar deve estar voltado a entend-la, e se somos antroplogos devemos pensar como um, no nos deixar escandalizar pela diferena para percebermos o conjunto lgico e harmnico de cada unidade.

108

REVISTA SABER ELETRNICO

Ano 1 Vol. 1 Nov / Jun 2010 ISSN 2176-5588

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BOAS, Franz. Antropologia cultural. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 2005. MELLO, Luiz Gonzaga de (1986). Antropologia Cultural. Petrpolis: Vozes. MELLO, Luiz Gonzaga de. Antropologia cultural: iniciao, teoria e temas. 9.ed.Petrpolis: Vozes, 2002. LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito antropolgico. Rio de Janeiro, Zahar: 1997.

109

You might also like