You are on page 1of 11

Biologia Professor Eduardo

30/04/2011 - 16h19

Vlvula de tecido humano eficaz em cirurgia de corao


humano-e-eficaz-em-cirurgia-de-coracao.shtml)

(http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/909506-valvula-de-tecido-

Pesquisadores da PUC do Paran desenvolveram uma tcnica para diminuir o risco de rejeio em transplantes de vlvulas cardacas. Essas cirurgias so necessrias quando h alguma doena que prejudica o bombeamento do sangue, levando insuficincia do rgo. Hoje, para corrigir a falha, so usadas peas de metal ou feitas de tecido animal (de porco ou de boi). Na nova tcnica, so implantadas vlvulas de doadores humanos mortos, processadas em uma soluo que retira as clulas e deixa apenas fibras de colgeno e fibras elsticas. Esse enxerto muito mais seguro e dura mais tempo, diz o cirurgio Francisco Diniz da Costa, da PUCPR. "Quem coloca uma vlvula de metal precisa tomar medicamento anticoagulante pelo resto da vida. Em dez anos, 25% dos pacientes tm alguma complicao." As prteses de animais perdem a funo com o tempo. Isso leva a novas operaes. CRIANAS Algumas doenas que causam problemas nas vlvulas cardacas so febre reumtica, artrite reumatoide e malformaes congnitas, que afetam crianas. So elas que mais se beneficiam com os implantes de tecido humano. "No tem como usar vlvula de metal em criana, e a de animal se calcifica, porque o metabolismo do clcio em crianas muito acelerado", afirma Pablo Pomerantzeff, cirurgio cardaco do Hospital das Clnicas de SP. Uma vlvula implantada em crianas, em geral, dura menos de cinco anos. J a vlvula de tecido humano processado "repovoada" por clulas do paciente. Em cinco anos de estudo, nenhuma se calcificou. O cirurgio cardaco Jos Pedro da Silva, da Beneficncia Portuguesa de So Paulo, usa as vlvulas do grupo paranaense em crianas. "Fizemos pelo menos trs cirurgias. Com os resultados que temos, j posso dizer que melhor que as outras alternativas. Precisamos de mais tempo para saber o quanto melhor." TECNOLOGIA SER EXPORTADA Neste ms, a PUC-PR firmou um acordo com uma empresa inglesa, a Tissue Regenix, que levar a tecnologia de processamento das vlvulas humanas para a Europa. A empresa pretende comercializar a tecnologia em vrios pases, menos por aqui, onde as vlvulas no podem ser vendidas ""s o processamento cobrado.

Biologia Professor Eduardo

Biologia Professor Eduardo


29/04/2011 - 12h34

Lanamento do Endeavour deve reunir 70 mil nos EUA


DE SO PAULO Desde o incio da manh, milhares de americanos se posicionavam para ver de longe o voo do Endeavour, que ser aposentado aps 19 anos de atividade. A estimativa de que pelo menos 70 mil pessoas se desloquem para ver o lanamento nesta sexta-feira. Depois de uma tempestade que ocorreu na madrugada, a previso indica que o tempo ser bom, mas os controladores de voo ainda se preocupam com as nuvens e os ventos. Barack Obama o primeiro presidente americano a acompanhar o lanamento de uma espaonave da Nasa (agncia espacial americana). Ele estar acompanhado da esposa Michelle e as duas filhas, que vero a partida do Endeavour do centro espacial Kennedy (Flrida), marcado para s 16h47 (horrio de Braslia). No centro espacial Kennedy, foram convidados membros do Congresso, antigos administradores da Nasa e funcionrios de alto escalo. Um grupo de 150 tuiteiros tambm vai narrar a partida em suas redes sociais, entre elas a brasileira Claudia Saleh, que vive no estado da Virgnia. O Endeavour parte para uma misso com durao de 14 dias, levando a bordo um detector da matria escura cuja construo custou US$ 2 bilhes. http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/908973-lancamento-do-endeavour-deve-reunir-70-mil-noseua.shtml

Biologia Professor Eduardo

Biologia Professor Eduardo


26/04/2011 - 07h44

Esto inventando o fim da velhice?


Caro leitor, um estudo feito por laboratrio de Harvard pode indicar que a pergunta acima no maluquice --alis, esto tentando mostrar que, pelo menos teoricamente, uma hiptese a ser considerada. Um laboratrio da faculdade de Medicina de Harvard est conseguindo rejuvenescer ratos. Na prtica, como se diminussem a velocidade de nossa contagem regressiva. possvel fazer com humanos? o que esto querendo saber e testar (o detalhamento est no www.catracalivre.com.br). Imagine voc entrar com 50 anos num tratamento desse tipo e sair com o corpo de 40 anos. mais ou menos o que fizeram com os ratinhos. O fato que essa experincia indica a possibilidade concreta de que essa combinao entre diferentes disciplinas das medicina com engenheiros vai abrindo, a cada dia, a possibilidade de que, algum que est nascendo agora, se sinta jovem aos 100 anos, em muito tempo. por esse motivo que, na lista das dez mais promissoras profisses de futuro, a primeira seja a rea que mistura sade com engenharia. Todos ficam maravilhados com as descobertas. Terrvel, porm, sabermos que os pases ainda no sabem o que fazer com essa imensa onda de pessoas mais velhas na sociedade. As mudanas tecnolgicas e as descobertas na medicina fazem com que aqueles cientistas de Harvard cheguem a defender a possibilidade de que, pelo menor teoricamente, a imortalidade uma possibilidade.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/907227-estao-inventando-o-fim-davelhice.shtml

Biologia Professor Eduardo

Biologia Professor Eduardo

Poder cicatrizante
Publicado em 25/04/2011 | Atualizado em 25/04/2011 A constatao de que o uso do anticonvulsivante fenitona causa aumento exagerado da gengiva em 20% dos pacientes que fazem uso crnico da droga levou o dermatologista Carlos Augusto Pereira, da Pontifcia Universidade Catlica do Paran, a testar se esse efeito hiperplsico ajudaria na cicatrizao de feridas cutneas. Pereira avaliou o efeito da fenitona na cicatrizao de leses resultantes da remoo cirrgica de nevos melanocticos. Popularmente conhecidos como pintas, os nevos so neoplasias benignas da pele Popularmente conhecidos como pintas, os nevos so neoplasias benignas da pele, congnitas ou adquiridas, que se manifestam igualmente em homens e mulheres, explica Pereira. Dos pacientes recrutados, metade tinha dois nevos na face; a outra metade tinha dois nevos na parte posterior do trax. O critrio de seleo dos pacientes foi a presena de duas leses simtricas. Elas deviam estar presentes na mesma parte do corpo e ter indicao de cirurgia devido a sinais de converso maligna, como crescimento rpido, aumento de pigmentao e prurido local, detalha o dermatologista. Os pacientes foram instrudos a fazer o curativo das feridas diariamente, aplicando o creme-controle (incuo) em uma das leses e o creme enriquecido com 0,5% de fenitona na outra. Isso permitiu comparar o efeito da droga no mesmo paciente, que no sabia qual dos dois cremes era aplicado em cada uma das feridas. Os tubos foram diferenciados por um sistema de cores, cujo significado s o mdico conhecia (o que continha fenitona era preto; o outro, sem o princpio ativo, era vermelho). O perodo de avaliao psoperatria foi de 7, 14, 21 e 60 dias. Este ltimo o tempo necessrio para formao de uma cicatriz estvel. Resultados animadores O mecanismo de ao da fenitona ainda no foi bem esclarecido, mas parece estar relacionado com alteraes no metabolismo do colgeno. Alm disso, a droga inibe a retrao dos miofibroblastos, evitando a contrao das feridas, o que resulta em cicatrizes maiores, porm planas e com melhor resultado esttico. Os miofibroblastos so componentes celulares importantes na reparao do tecido lesionado e aparecem aps os fenmenos inflamatrios iniciais. Devido s propriedades vasodilatadoras da fenitona e a sua capacidade de dar origem a vasos sanguneos, as leses tratadas com a droga apresentaram mais sangramento e vermelhido na fase inicial do processo de cicatrizao.

Biologia Professor Eduardo

A sequncia de imagens mostra nevos intradrmicos (A) removidos cirurgicamente (B). Em C, vemos as cicatrizes 60 dias aps tratamento base de creme enriquecido com fenitona (parte inferior do rosto) e de creme-controle (parte superior). (fotos: Carlos Augusto Pereira/ PUCPR) Apesar disso, o tratamento das feridas com fenitona a 0,5% foi considerado excelente pela equipe de Pereira. J o resultado das leses tratadas com o creme sem o princpio ativo foi apenas bom. Entre as vantagens da fenitona em comparao com os produtos hoje disponveis no mercado, Pereira ressalta o baixo custo, a reduo de efeitos colaterais, como alergia, e o fato de no conter antibitico (no causando, portanto, resistncia bacteriana). A fenitona j foi usada tambm no tratamento de lpus eritematoso discoide e no lquen plano com bons resultados teraputicos. Alm disso, mostrou-se eficaz na acelerao do processo de cicatrizao de lceras na perna e de lceras trficas em hansenianos. A droga no est disponvel para comercializao na forma de uso tpico. Por isso ela deve ser manipulada em farmcias especializadas. http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/04/poder-cicatrizante

Biologia Professor Eduardo


22/04/2011 - 14h17

Perna binica de ltima gerao pode ser controlada por impulsos nervosos
DA REUTERS Com a ajuda de um programa de computador, uma perna binica, em testes nos EUA, pode "aprender" os movimentos mais comuns da pessoa e reproduzi-los com leves estmulos da coxa. Alm de exigir menos esforo, a prtese totalmente articulada, o que permite dobrar e esticar os joelhos e tornozelos de forma natural. Eletrodos conectados a nove msculos da coxa funcionam como antenas, captando sinais eltricos dos nervos. " uma aproximao do que os nossos membros fazem", diz Levi Hargrove, pesquisador do Center for Bionic Medicine, em Chicago, instituio que conduz o projeto. A prtese ainda est em testes, mas j tem bons resultados. A estudante Hailey Daniwicz, 20 anos, treina no computador desde janeiro e j consegue dobrar e esticar os joelhos e tornozelos. A prxima etapa comear a dar os primeiros passos. Hargrove espera que isso acontea at o fim do ano. Apesar do otimismo, ainda cedo para dizer quando a prtese chegar ao mercado.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/906010-perna-bionica-de-ultima-geracao-pode-sercontrolada-por-impulsos-nervosos.shtml

Biologia Professor Eduardo

Biologia Professor Eduardo


21/03/2011 - 18h17

Hospital realiza primeiro transplante facial completo dos EUA


Um norte-americano do Texas de 25 anos, que ficou desfigurado aps um grave acidente eltrico h dois anos, recebeu o primeiro transplante completo de rosto dos EUA em um hospital de Boston. O procedimento aconteceu na semana passada, mas o hospital divulgou imprensa somente nesta segunda. Dallas Wiens passa bem, segundo o estabelecimento. Mais de 30 mdicos, enfermeiros e outros funcionrios do Hospital Brigham and Women's, liderados pelo cirurgio plstico Bohdan Pomahac, realizaram a operao de 15 horas O acidente eltrico, ocorrido em novembro de 2008, deixou Wiens cego e sem lbios, nariz e sobrancelhas. Em Boston, os mdicos transplantaram uma cara totalmente nova, incluindo o nariz, lbios, pele, msculos e nervos que animam a pele e do sensibilidade. A identidade do doador no foi divulgado e o hospital no disse quando a cirurgia foi feita, por razes de privacidade. Wiens no vai parecer "quem ele costumava ser, ou o doador", mas algo no meio, disse Pomahac. "Os tecidos so realmente moldados em uma nova pessoa." O transplante no foi capaz de restaurar a viso de Wiens, e os nervos estavam to danificados pela leso que ele provavelmente ter apenas sensao parcial do lado esquerdo do rosto, disse o cirurgio.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/891956-hospital-realiza-primeiro-transplante-facialcompleto-dos-eua.shtml

You might also like