You are on page 1of 54

O Desacoplamento dos Corpos.

Voltamos. Vamos ver outros desenlaces, narrados pelo Andr Luiz. Mas antes disso vejam o que ele encontra no cemitrio.

No mesmo cemitrio, Luiz Andr encontra uma mulher desencarnada (chorava, soluava) em cima de sua cova...
Compreendi, ento (aps dialogar com ela), que a desventurada sentia todos os fenmenos da decomposio cadavrica e, examinando-a detidamente, reparei que o fio singular, sem a luz prateada que o caracterizava em Dimas, pendia-lhe da cabea, penetrando cho adentro. Foi informado que... Jungida aos despojos por convenincia dela prpria, tem primado aqui pela inconformao. Vrios amigos visitadores, em custosa tarefa de benefcio aos recm-desencarnados, tm vindo necrpole, tentando libert-la. A pobrezinha, porm, aps atravessar existncias de slido materialismo, no sabe assumir a menor atitude favorvel ao estado receptivo do auxilio superior. Exige que o cadver se reavive e supe-se em atroz pesadelo, quando nada mais faz seno agravar a desesperao. Os benfeitores, desse modo, inclinam-se espera da manifestao de melhoras ntimas, porque seria perigoso forar a libertao, pela probabilidade de entregar-se a infeliz aos malfeitores desencarnados.

Indiquei, porm o lao fludico que a ligava ao envoltrio sepulto e observei:


V-se, entretanto, que a msera experimenta a desintegrao do corpo grosseiro em terrveis tormentos, conservando a impresso de ligamento com a matria putrefata. CONTINUA No teremos recursos para alivi-la?

Quem sabe chegou o momento? no ser razovel cortar o grilho?

Que diz? objetou, surpreso, o interlocutor no, no pode ser! Temos ordens.
Porque tamanha exigncia insisti. Se desatssemos a algema benfica, ela regressaria, intempestiva, residncia abandonada, como possessa de revolta, a destruir o que encontrasse. No tem direito, como me infiel ao dever, de flagelar com a sua paixo desvairada o corpinho tenro do filho pequenino (que no aceitava em t-lo) e, como esposa desatenta s obrigaes, no pode perturbar o servio de recomposio psquica do companheiro honesto que lhe ofereceu no mundo o que possua de melhor. da lei natural que o lavrador colha de conformidade com a semeadura. Quando acalmar as paixes vulcnicas que lhe consomem a alma, quando humilhar o corao voluntarioso, de medo a respeitar a paz dos entes amados que deixou no mundo, ento ser libertada e dormir sono reparador, em estncia de paz que nunca falta ao necessitado reconhecido s bnos de Deus. A lio era dura, mas lgica.

FIM

2 Desenlace (Fbio)
Reparei que Jernimo repetia o processo de libertao praticado em Dimas, mas com espantosa facilidade. Depois da ao desenvolvida sobre o plexo solar, o corao e o crebro, desatado o n vital, Fbio fora completamente afastado do corpo fsico. Por fim, brilhava o cordo fludico-prateado, com formosa luz. Amparado pelo genitor, o recm-liberto descansava, sonolento, sem conscincia exata da situao.

Supus que o caso de Dimas se repetiria, ali, minudncia por minudncia; porm, uma hora depois da desencarnao, Jernimo cortou o apndice luminoso.
Est completamente livre declarou meu orientador, satisfeito. Incumbirme-ei (o pai desencarnado de Fbio) de velar pelo cadver, inutilizando os derradeiros resduos vitais contra o abuso de qualquer entidade inconsciente e perversa.

FIM

3 Desenlace (Adelaide)
Adelaide esforou-se para mostrar satisfao no semblante novamente abatido e rogou, tmida, lhe fosse concedido o obsquio de tentar, ela prpria, a ss, a desencarnao dos laos mais fortes, em esforo pessoal, espontneo. Jernimo aquiesceu, satisfeito. E, mantendo-nos de vigilncia em cmara prxima, deixamo-la entregue a si mesma, durante as longas horas que consumiu no trabalho complexo e persistente. No sabia que algum pudesse efetuar semelhante tarefa, sem concurso alheio, mas o orientador veio em socorro de minha perplexidade, esclarecendo: A cooperao de nosso plano indispensvel no ato conclusivo da liberao; todavia, o servio preliminar do desenlace, no plexo solar e mesmo no corao, pode, em vrios casos, ser levado a efeito pelo prprio interessado, quando este haja adquirido, durante a experincia terrestre, o preciso treinamento com a vida espiritual mais elevada. No h, portanto, motivo para surpresa. Tudo depende de preparo adequado no campo da realizao. Meu dirigente explicara-se com muita razo. Efetivamente, s no derradeiro minuto interveio Jernimo para desatar o apndice prateado. A agonizante estava livre, enfim !...
FIM

Aproveitou Aniceto a serenidade ambiente e comeou a retirar o corpo espiritual de Fernando, desligando-o dos despojos, reparando eu que iniciara a operao pelos calcanhares, terminando na cabea, qual, por fim, parecia estar preso o moribundo por extenso cordo, tal como se d com os nascituros terrenos. Aniceto cortou-o com esforo. O corpo de Fernando deu um estremeo, chamando o mdico humano ao novo quadro. A operao no fora curta e fcil. Demorara-se longos minutos, durante os quais vi o nosso Instrutor empregar todo o cabedal de sua ateno e talvez de suas energias magnticas.

Captulo 50. A desencarnao de Fernando.

FIM

Durante o sono samos do nosso corpo, ou como tambm podemos dizer, nos desdobramos. Vejam o que Sertrio, auxiliar do Instrutor Alexandre, fala sobre o assunto...

Quando encarnados, na Crosta, no temos bastante conscincia dos servios realizados durante o sono fsico; contudo, esses trabalhos so inexprimveis e imensos. Se todos os homens prezassem seriamente o valor da preparao espiritual, diante de semelhante gnero de tarefa, certo efetuariam as conquistas mais brilhantes, nos domnios psquicos, ainda mesmo quando ligados aos envoltrios inferiores. Infelizmente, porm, a maioria se vale, inconscientemente, do repouso noturno para sair caa de emoes frvolas ou menos dignas. Relaxam-se as defesas prprias, e certos impulsos, longamente sopitados durante a viglia, extravasam em todas as direes, por falta de educao espiritual, verdadeiramente sentida e vivida.

Captulo 8. No Plano dos Sonhos.


FIM

Veja esta outra observao feita agora pelo Assistente ulus a Andr Luiz.

Raros Espritos encarnados conseguem absoluto domnio de si prprios, em romagens de Servio edificante fora do carro de matria densa. Habituados orientao pelo corpo fsico, ante qualquer surpresa menos agradvel, na esfera de fenmenos inabituais, procuram instintivamente o retorno ao vaso carnal, maneira do molusco que se refugia na prpria concha, diante de qualquer impresso em desacordo com os seus movimentos rotineiros. (...)
Captulo 11 Desdobramento em Servio

Veja esta outra observao feita tambm pelo Assistente ulus a Andr Luiz, mas em outro captulo.

Quando o corpo terrestre descansa, nem sempre as almas repousam. Na maioria das ocasies, seguem o impulso que lhes prprio. Quem se dedica ao bem, de um modo geral continua trabalhando na sementeira e na seara do amor, e quem se emaranha no mal costuma prolongar no sono fsico os pesadelos em que se enreda...
Captulo 24 Luta Expiatria

E vejam a observao de Andr Luiz, chegando a um salo onde estava uma assemblia de estudiosos para uma aula com o Instrutor Alexandre...

Era considervel o nmero de amigos encarnados, provisoriamente libertos do corpo fsico atravs do sono, que se congregavam no vasto salo. Em primeiro lugar, junto da mesa diretora, onde Alexandre assumiu a chefia, instalaram-se os alunos diretos e permanentes do generoso e sbio instrutor. Distribuam-se os demais em turmas sucessivas de segundo plano. Calculei a assistncia de companheiros nessas condies em pouco mais de cem pessoas, aproximadamente, exceo dos desencarnados que acorriam at ali em mais vasta expresso. (...)

Captulo 8. No Plano dos Sonhos.

FIM

Durante o sono tambm acontecem outras situaes. Vejam algumas, a seguir...

Caso 1
a residncia de Vieira. Vejamos o que se passa.

Acompanhei-o em silncio.

Em poucos instantes, encontrvamo-nos dentro de quarto confortvel, onde dormia um homem idoso, fazendo rudo singular. Via-se-lhe, perfeitamente, o corpo perispirtico unido forma fsica, embora parcialmente desligados entre si. Ao seu lado, permanecia uma entidade singular, trajando vestes absolutamente negras. Notei que o companheiro adormecido permanecia sob impresses de doloroso pavor. Gritos agudos escapavam-lhe da garganta. Sufocava-se, angustiadamente, enquanto a entidade escura fazia gestos que eu no conseguia compreender. Sertrio acercou-se de mim e observou: Vieira est sofrendo um pesadelo cruel. E indicando a entidade estranha: Creio que ele ter atrado at aqui o visitante que o espanta.

Captulo 8. No Plano dos Sonhos.

CONTINUA

Com efeito, muito delicadamente, o meu interlocutor comeou a dialogar com a entidade de luto: O amigo parente do companheiro que dorme? No, no. Somos conhecidos velhos. E, muito impaciente, acentuou: Hoje, noite, Vieira me chamou com as suas reiteradas lembranas e acusou-me de faltas que no cometi, conversando levianamente com a famlia. Isso, como natural, desgostou-me. No bastar o que tenho Captulo 8. sofrido, depois da morte? Ainda precisarei ouvir falsos testemunhos de No Plano dos Sonhos. amigos maledicentes? No poderia esperar dele semelhante procedimento, em virtude das relaes afetivas que nos uniam as famlias, desde alguns anos. Vieira foi sempre pessoa de minha confiana. Em razo da surpresa, deliberei esper-lo nos momentos de sono, a fim de prestar-lhe os necessrios esclarecimentos. O estranho visitante. Todavia, fez uma pausa, sorriu irnico, e continuou: Entretanto, desde o momento em que me pus a explicar-lhe a situao do passado, informando-o quanto aos verdadeiros mveis de minhas iniciativas e resolues na vida carnal, para que no prossiga caluniando-me o nome, embora sem inteno, Vieira fez este rosto de pavor que esto vendo e parece no desejar ouvir as minhas verdades. Interessado nas lies novas, aproximei-me do amigo, cujo corpo descansava em posio horizontal, e senti-lhe o suor frio ensopando os lenis.
CONTINUA

No revelava compreender convenientemente o auxlio que lhe era trazido, fixando-nos com estranheza e ansiedade, intensificando, ainda mais, os gemidos gritantes que lhe escapavam da boca. Sentindo a silenciosa reprovao de Sertrio, o habitante das zonas inferiores dirigiu-lhe a palavra de modo especial: O senhor admite que devamos ouvir impassveis os remoques da leviandade? No ser passvel de censura e punio o amigo infiel que se vale das imposies da morte para caluniar e deprimir? Se Vieira sentiu-se no direito de acusar-me, desconhecendo certas particularidades dos Captulo 8. problemas de minha vida privada, no justo que me tolere os esclareNo Plano dos Sonhos. cimentos at ao fim? No sabe ele, acaso que os mortos continuam vivos? Ignorar, porventura, que a memria de cada companheiro deve ser sagrada? Ora esta! Eu mesmo j lhe ouvi, em minha nova condio de desencarnado, longas dissertaes referentes ao respeito que devemos uns aos outros... No considera, pois, que tenho motivos justos para exigir um legtimo entendimento? O interpelado esboou um gesto de complacncia e observou: Talvez esteja com a razo, meu caro. Entretanto, creio deva desculpar seu amigo! Como exigir dos outros conduta rigorosamente correta, se ainda no somos criaturas irrepreensveis? Tenha calma, sejamos caridosos uns para com os outros!... E, enquanto a entidade se punha a meditar nas palavras ouvidas. Sertrio falou-me em tom discreto: Vieira no poder comparecer esta noite aos trabalhos.

CONTINUA

No pude reprimir a m impresso que a cena me causava e, talvez porque eu fizesse um olhar suplicante, advogando a causa do pobre irmo, quase a desencarnar-se de medo, o auxiliar de Alexandre prosseguiu: Retirar violentamente a visita, cuja presena ele prprio propiciou, no tarefa compatvel com as minhas possibilidades do momento. Mas podemos socorr-lo, acordando-o.

E, sem pestanejar, sacudiu o adormecido, energicamente, gritando-lhe o nome com fora.


Vieira despertou confuso, estremunhando, sob enorme fadiga, e ouvi-o exclamar, palidssimo: Graas a Deus, acordei! Que pesadelo terrvel!... Ser crvel que eu tenha lutado com o fantasma do velho Barbosa? No! No posso acreditar!...
Captulo 8. No Plano dos Sonhos.

No nos viu, nem identificou a presena da entidade enlutada, que ali permaneceu at no sei quando. E, ao retirarmo-nos, ainda lhe notei as interrogaes ntimas, indagando de si mesmo sobre o que teria ingerido ao jantar, tentando justificar o susto cruel com pretextos de origem fisiolgica. Longe de auscultar a prpria conscincia, com respeito maledicncia e leviandade, procurava materializar a lio no prprio estmago, buscando furtar-se realidade.

FIM

Caso 2
Visitemos o Marcondes. No temos tempo a perder. (Disse Sertrio)

Da a dois minutos, penetrvamos outro apartamento privado; todavia, o quadro agora era muito mais triste e constrangedor.
Marcondes estava, de fato, ali mesmo, parcialmente desligado do corpo fsico, que descansava com bonita aparncia, sob as colchas rendadas. No se encontrava ele sob impresses de pavor, como acontecia ao primeiro visitado; entretanto, revelava a posio de relaxamento, caracterstica dos viciados do pio. Ao seu lado, trs entidades femininas de galhofeira expresso permaneciam em atitude menos edificante.

Captulo 8. No Plano dos Sonhos.

Vendo-nos, de sbito, o dono do apartamento surpreendeu-se, de maneira indisfarvel, mormente em fixando Sertrio, que era de seu mais antigo conhecimento. Levantou-se, emvergonhado, e ensaiou algumas explicaes com dificuldade: Meu amigo comeou a dizer, dirigindo-se ao auxiliar de Alexandre , j sei que vem procurar-me... No sei como esclarecer o que ocorre... No pde, contudo, prosseguir e mergulhou a cabea nas mos, como se desejasse esconder-se de si mesmo. A essa altura da cena constrangedora, verifiquei, ento, sem vislumbres de dvida, que as entidades visitantes eram da pior espcie, de quantas conhecia eu nas regies das sombras. CONTINUA

Irritadas talvez com o recuo do companheiro, que se revelava triste e humilhado, prorromperam em grande algazarra, acercando-se mais intensamente de ns, sem o mnimo respeito. Impossvel que nos arrebatem Marcondes! disse uma delas, enfaticamente, Afinal de contas, vim de muito longe para perder meu tempo assim, sem mais nem menos! Ele mesmo nos chamou para a noite de hoje exclamou a segunda, atrevidamente e no se afastar de modo algum. Sertrio ouvia com serenidade, evidenciando ntima compaixo.
Captulo 8. No Plano dos Sonhos.

A terceira entidade, que parecia reter instintos inferiores mais completos, aproximou-se de ns com terrvel expresso de sarcasmo e falou, dando-me a entender que aquela no era a primeira vez que Sertrio procurava o sitio para os mesmos fins e nas msmas circunstncias: Os senhores no passam de intrusos. Marcondes fraco, deixando-se impressionar pela presena de ambos. Ns, todavia, faremos a reao. No conseguiro arrancar-nos o predileto. E gargalhando, irnica, acentuava: Tambm temos um curso de prazer. Marcondes no se afastar. Contrariamente aos meus impulsos, Sertrio no demonstrava a mnima ateno. As palavras e expresses daquela criatura, porm, irritavam-me.
CONTINUA

Ao meu lado, o auxiliar de Alexandre mantinha-se extremamente bondoso. A prpria vtima permanecia humilde e triste. Porque semelhantes insultos? Ia responder alguma coisa, no sentido de esclarecer o caso em termos precisos, quando Sertrio me deteve: Andr, contenha-se! Um minuto de conversao atenciosa com as tentaes provocadoras do plano inferior pode induzir-nos a perder um sculo. Em seguida, com invejvel tranqilidade, dirigiu-se ao interessado, perguntando, sem esprito de censura: Marcondes, que contas darei hoje de voc, meu amigo?
Captulo 8. No Plano dos Sonhos.

O interpelado respondeu, lacrimoso e humilhado: Oh, Sertrio, como difcil manter o corao nos caminhos retos! Perdoe-me... No sei como isto aconteceu... No posso explicar-me!
Mas Sertrio parecia pouco disposto a cultivar lamentaes e mostrando-se muito interessado em aproveitar o tempo, interrompeu-o: Sim. Marcondes. Cada qual escolhe as companhias que prefere. Futuramente voc compreender que somos seus amigos leais e que lhe desejamos todo o bem. Despejaram as mulheres nova srie de frases ridicularizadoras. Marcondes comeou, de novo, a lastimar-se, mas o mensageiro de Alexandre, sem hesitar, tomou-me a destra e regressamos via pblica. CONTINUA

E em que ficamos? indaguei no vai acord-lo? No. No podemos agir aqui do mesmo modo. (O que aconteceu no Caso 1) Marcondes deve demorar-se em tal situao, para que amanh a lembrana desagradvel seja mais duradoura, fortificando-lhe a repugnncia pelo mal.

Para finalizar o assunto, vejam o que Sertrio fala para Andr Luiz sobre os dois casos...

Captulo 8. No Plano dos Sonhos.

Diz Andr Luiz: (...) a situao de Vieira e Marcondes sensibiliza-me fundamente. Sertrio, porm, cortou-me a palavra, rematando, seguro de si mesmo: Conserve seu sentimento, que sagrado; no se arrisque, porm, a sentimentalismo doentio. Esteja tranqilo quanto assistncia, que no lhes faltar no momento oportuno; no se esquea, porm, de que, se eles mesmos algemaram o corao em semelhantes crceres, natural que adquiram alguma experincia proveitosa custa do prprio desapontamento.
FIM

Em algumas situaes se faz necessrio por um encarnado em tratamento, no plano espiritual. Vejam a situao, a seguir...

Este relato do Irmo Santarm

A um aprendiz da Vigilncia, que comigo levara, justamente daqueles que iniciavam experincias regeneradoras atravs dos servios de beneficncia ao prximo, indiquei a msera jovem, dizendo:

Outra vez Jernimo e Famlia

Ser necessrio arrebat-la daqui... O Astral Superior recomenda assistncia imediata em torno dela... Adormece-a, meu amigo, com uma descarga magntica forte, servindo-te dos elementos fludicos dos circunstantes... D-lhe aparncias de doente grave... e afasta com presteza estes infelizes que a maltratam. O resultado, da ordem por mim emitida no se fez esperar. Aproximou-se ele da infeliz peixeira do Cais da Ribeira, passou-lhe as mos ambas altura dos joelhos, como laando-os. A pobre menina cambaleou, amparando-se a uma banca prxima. Quase sem interrupo, o mesmo "passe" repetiu-se altura do busto e, em seguida, contornando a fronte, toda a cabea! Margaridinha caiu estatelada no cho, presa de convulses impressionantes, levando a mo ao peito e gemendo sentidamente...
CONTINUA

Margarida, com efeito, estrebuchava, parecendo nas vascas da agonia. Rodeamo-la, eu e meus dedicados auxiliares, no intuito de benefici-la com os blsamos de que no momento poderamos dispor. Convm frisar, no entanto, que nem eu nem meus adjuntos ramos sequer pressentidos, quer por ela ou pelos demais circunstantes do plano material, pois nossa qualidade de Espritos desencarnados tornava-nos inatingveis viso deles.

No entanto, a moa experimentava a ao nervosa produzida pela rispidez da descarga magntica necessria ao seu lamentvel estado. Aplicamos Outra vez Jernimo blsamos sedativos, compungidos ante seus sofrimentos. Tornou-se inanie Famlia mada, gradativamente acalmando-se, continuando, porm, estendida sobre as lajes do antro, enquanto o taverneiro, apavorado com o acontecimento, providenciava socorros mdicos e um leito no interior da casa, pois cumpria ocultar a verdade em torno do caso, por no desejar complicaes com a policia, dada a ilegalidade do comrcio.
Alguns minutos depois, chegando o facultativo, que a considerou gravemente doente em virtude de grande intoxicao pelo lcool, providncias humanitrias foram tomadas, pois tecramos em torno dele corrente harmoniosa de sugestes compassivas... E assim foi que, tal como desejramos e tornava-se necessrio, passadas que foram as sombras dramticas daquela noite decisiva, a filha do nosso pupilo aqui presente dava entrada em modesto hospital, caridoso bastante para resguard-la enquanto providencissemos quanto aos seus dias futuros, (...)
CONTINUA

Agora vejam a seguir aonde queremos incluir esse fato em nosso estudo... No instante em que Margarida Silveira tombava nas lajes da taverna, tratamos de remover o seu Esprito parcial e temporariamente desligado do fardo carnal para o Posto de Emergncia que este Instituto mantm nas adjacncias do globo terrestre.

Os servios ali so variados e constantes como no interior da Colnia. Muitos enfermos encarnados so ali curados pela medicina do plano espiritual, muitas criaturas transviadas no caminho do Dever ho recebido sob aqueles hospitaleiros abrigos foras e vigores novos para a emenda e conseqente regenerao, enquanto que muitos coraes aflitos e chorosos tm sido consolados, aconselhados, norteados para Deus, salvos do suicdio, reintegrados no plano das aes para que nasceram e do qual se haviam afastado. Para a conduzida em Esprito, Margarida foi submetida a exame rigoroso, observando os nossos irmos incumbidos do mandato as precrias condies em que se encontrava sua organizao fludica o perispirito e que urgente se fazia um tratamento a rigor.

Outra vez Jernimo e Famlia

Enquanto isso o corpo carnal tambm o era pelo cientista terreno o mdico assistente do hospital para onde fora transportado em estado comatoso.
FIM

O Desacoplamento dos Corpos.

Observem que a paciente ficou desdobrada e sob tratamento espiritual, alm do fsico. Isso nos faz pensar, e tambm responde, daquelas pessoas que se encontram hospitalizados, nas UTIs, em estado de coma. Mas como j falamos antes, cada caso um caso...

No estado comatoso, onde se encontra o psicossoma do enfermo? Junto ao corpo fsico ou afastado dele?
E para endossar o que acabamos de ver, vamos ver no livro Evoluo em Dois Mundos a pergunta sobre este assunto.

No estado de coma, o aprisionamento do corpo espiritual ao arcabouo fsico, ou a parcial liberao dele, depende da situao mental do enfermo.
Cap. 19 Segunda parte Predisposies Mrbidas

O Desacoplamento dos Corpos.

Com esta importante informao podemos refletir sobre as pessoas que se encontram no estado de coma. O corpo pode estar ali inerte, mas o esprito se encontra livre. Vai depender muito de seu prprio estado mental.

Vamos ler agora no livro Memrias de um Suicida a seguinte descrio...

Os servios a serem prestados pelos veculos humanos os mdiuns deveriam ser voluntrios. A comunho com o Alto Absolutamente nada lhes seria imposto ou exigido. Ao contrrio, iriam os emissrios do Instituto solicitar, em nome da Legio dos Servos de Maria, o favor da sua colaborao, pois era norma das escolas de iniciao a que pertenciam os responsveis pelo Instituto Correcional Maria de Nazar, pertencente quela Legio, nada impor a quem quer que fosse, seno convencer prtica do cumprimento do dever. Concertado o entendimento pela correspondncia teleptica, ficara estabelecido que os mentores espirituais dos mdiuns visados lhes sugerissem o recolhimento ao leito mais cedo que o usual; que os mergulhassem em suave sono magntico, permitindo amplitude de ao e lucidez aos seus Espritos para o bom entendimento das negociaes a se realizarem pela noite a dentro. Uma vez desprendidos dos corpos fsicos pelo sono, deveriam os referidos concorrentes ser encaminhados para a sede da agremiao a que pertenciam, local escolhido para as confabulaes.
FIM

Portanto, estejamos sempre a disposio para ajudar a todos que precisam de nossa ajuda, em estado de viglia, ou em desdobramentos. Os servios a serem prestados pelos veculos humanos os mdiuns deveriam ser voluntrios. A comunho com o Alto Absolutamente nada lhes seria imposto ou exigido. Ao contrrio, iriam os emissrios do Instituto solicitar, em nome da Legio dos Servos de Maria, o favor da sua colaborao, pois era norma das escolas de iniciao a que pertenciam os responsveis pelo Instituto Correcional Maria de Nazar, pertencente quela Legio, nada impor a quem quer que fosse, seno convencer prtica do cumprimento do dever. Concertado o entendimento pela correspondncia teleptica, ficara estabelecido que os mentores espirituais dos mdiuns visados lhes sugerissem o recolhimento ao leito mais cedo que o usual; que os mergulhassem em suave sono magntico, permitindo amplitude de ao e lucidez aos seus Espritos para o bom entendimento das negociaes a se realizarem pela noite a dentro. Uma vez desprendidos dos corpos fsicos pelo sono, deveriam os referidos concorrentes ser encaminhados para a sede da agremiao a que pertenciam, local escolhido para as confabulaes.
FIM

Vamos ver agora um relato de desdobramento, narrado por Robson Pinheiro. Observem os detalhes dessa narrao.

Durante a psicografia dos textos que constam neste livro tive vrias oportunidades de ser desdobrado para alm dos limites do mundo fsico atravs da ao do pensamento do amigo Joseph Gleber. Senti-me suspenso sobre o corpo fsico aps alguns minutos de reflexo e preces.

Prembulo

O esprito Joseph Gleber estava ao meu lado, e o vi como se em tudo fosse semelhante a um encarnado. Vestia-se sobriamente e apresentava-se a mim dando a impresso de que era um encarnado, tal a realidade e perfeio de detalhes que eu podia observar naquele momento.

(...) ele sempre se apresentou minha viso espiritual: olhos e cabelos claros, alto e magro e com uma aura dourada envolvendo-lhe suavemente a personalidade.
Joseph convidou-me a um passeio, uma excurso, de maneira que eu pudesse observar melhor certos fatos e compreender a realidade daquilo que ele escrevia atravs de minha mediunidade. Ele me esclarecia:
CONTINUA

Acho importante colocar o que Joseph Gleber disse para Robson Pinheiro. Vale para todo o nosso estudo tambm.

Voc observar algumas coisas que, de certa forma, no constam nos livros que traduzem o pensamento ortodoxo de meus irmos espritas. Quero que voc fique muito atento e relate cada detalhe a meus irmos. No intento ir contra nenhum pensamento estabelecido, porm preciso no ficar restrito aos acanhados relatos que costumam preencher os livros que fazem sucesso no momento. Precisamos muito mais de cientistas do esprito e pesquisadores srios do que de mdiuns em busca de ibope e projeo. Voltando para Robson Pinheiro. Ele fala... Vi-me suspenso entre duas realidades. Durante vrios anos tive oportunidade de desdobrar-me de forma lcida, porm somente agora observava os detalhes, as mincias da realidade extrafsica. Seria fruto da influncia do esprito que me auxiliava?
FIM

Prembulo

aqui que vamos falar um pouco sobre o assunto do desdobramento. Tambm conhecido como projeo astral, ou emancipao da alma. Vamos ver como ele ocorre.

1. Quando estamos dormindo, por exemplo, nos desdobramos, ou seja, desacoplamos os nossos corpos astral e mental do fsico. 2. Lembrando que acoplado ao nosso corpo fsico est o nosso duplo etrico. E ligando o nosso corpo fsico aos demais corpos est o nosso cordo de prata. 3. De acordo com a nossa evoluo, poderemos ficar prximos ao nosso corpo fsico, ou ento, fazermos o que chamam geralmente de viagem astral, indo para onde o nosso pensamento, ou as nossas tendncias, iro nos levar.

4. Poderemos, ou no, entrar em contato com outros encarnados ou desencarnados no plano astral (plano espiritual).
Cordo de Prata

Corpo Fsico e Duplo Etrico

S estamos mostrando neste esquema o corpo astral, mas devemos lembrar que os outros corpos esto juntos a ele.

O Desacoplamento dos Corpos.

Como vimos, todos ns nos desdobramos, mas nem todos temos a capacidade e a habilidade da projeo. Isso quer dizer que ser de acordo com a nossa evoluo e tambm com o treinamento.

O Desacoplamento dos Corpos.

Como j foi visto, vimos que em algumas situaes recebemos visitas de pessoas tanto encarnadas como tambm desencarnadas quando estivermos dormindo e desdobrados. E isso inclui nossos amigos e familiares que j desencarnaram.

O Desacoplamento dos Corpos.

Observem este trecho da conversa entre Andr Luiz e Lsias...

Andr Luiz pergunta:


Mas, Lsias, voc que tem um amigo encarnado, qual seu pai, no gostaria de comunicar-se com ele? Sem dvida respondeu bondosamente , quando merecemos essa alegria, visitamo-lo em sua nova forma, verificandose o mesmo, quando se trata de qualquer expresso de intercmbio entre ele e ns. (...)
Captulo 23 Saber Ouvir

E mais adiante...
(...) Acresce notar que, da esfera superior, possvel descer inferior com mais facilidade. Existem, contudo, certas leis que mandam compreender devidamente os que se encontram nas zonas mais baixas.

FIM

O Desacoplamento dos Corpos.

Ainda sobre desdobramento vejam o caso seguinte no livro Animismo e Espiritismo, de Alexandre Aksakof.

Volume 1 e 2

O caso seguinte edificante, particularmente graas a um concurso de circunstncias mui interessantes: o esprito transporta-se a um lugar distante, a um meio absolutamente estranho, e age por interveno de um mdium que ali se encontrava. Evidentemente este fato s tem valor com a condio de sua autenticidade ser garantida, como tenho todo o fundamento de admiti-lo, sob a f dos documentos que me foram fornecidos.
Volume 1 e 2

Captulo IV A Hiptese dos Espritos

A 21 de Maio de 1866, dia de Pentecostes, Sofia (ela morava em Viena nessa poca) tinha passado toda a manh no Prter, na Exposio de Agricultura; voltou para casa muito fatigada e sofrendo de dor de cabea. Depois de ter tomado uma refeio pressa, retirouse para seu quarto a fim de repousar.

Quando se deitou eram quase 3 horas da tarde. Antes de adormecer, sentiu-se particularmente disposta a desdobrar-se, isto , a deixar o corpo e agir independentemente dele. As suas plpebras entorpecidas fecharam-se, e ela se achou transportada imediatamente a um quarto que lhe era bem conhecido, pertencente a uma pessoa que ela conhecia muito bem. Viu ali essa pessoa e tentou inutilmente fazer-se ver por ela; Sofia voltou ento ao seu quarto, e sentindo-se ainda com bastante fora, teve a ideia de dirigir-se a casa do Senhor Stratil, sogro de seu irmo Antnio, com a inteno de fazer-lhe uma surpresa agradvel.
CONTINUA

Com a rapidez do pensamento, sentindo-se com liberdade de movimentos, transps o espao, lanando apenas um olhar fugitivo sobre Viena e o Wienerberg, e achou-se transportada ao belo pas que circunda a cidade de Moedling; e, ali, viu-se no gabinete do Senhor Stratil, defronte dele prprio, e do Senhor Gustavo B., a quem muito estimava e ao qual desejava vivamente dar uma prova palpvel da atividade independente do esprito, pois que ele sempre manifestara uma atitude cptica a tal respeito.
Volume 1 e 2

Captulo IV A Hiptese dos Espritos

Toda entregue impresso de sua deslocao vertiginosa, e de humor prazenteiro, Sofia sentia-se admiravelmente bem, no experimentando inquietao nem abatimento. (Farei observar que sensao anloga de leveza e de bem-estar nota-se geralmente durante o sono magntico.)

Ela se dirigiu diretamente ao Senhor B. e lhe falou em tom ameno e alegre, quando subitamente despertou (em Viena), em consequncia de um grito que retumbou no quarto vizinho ao seu, onde dormiam seus sobrinhos e sobrinhas. Abriu os olhos, profundamente contrariada, e pouco lhe ficou da conversao que entretivera em Moedling, e que tinha sido interrompida de maneira to brusca.

CONTINUA

Por felicidade o Senhor B. tinha escrito cuidadosamente o dilogo inteiro. Essa ata, o Senhor Stratil anexou-a sua coleo de comunicaes espritas. A conversao com Sofia, por conseguinte, tinha apresentado os caracteres de uma comunicao esprita, dada por um mdium. O relatrio seguinte faz parte da ata do Senhor Stratil:
No dia seguinte, isto , a 22 de Maio, a jovem Carolina, filha do Senhor Stratil, recebeu uma carta que lhe enviava (a Viena) seu pai, que estava em Meedling. Entres outras, essa carta continha as perguntas seguintes: Como passou Sofia no dia 21 de Maio? Que fez ela?

Volume 1 e 2

Captulo IV A Hiptese dos Espritos

No dormiu nesse dia entre 3 e 4 horas da tarde? Se dormiu, que viu em sonho?
A famlia de Sofia tinha certeza de que ela havia estado deitada durante esse tempo, sofrendo de violenta dor de cabea, mas ningum tinha tido conhecimento do que ela vira em sonho. Antnio interrogou sua irm a tal respeito, sem nada lhe dizer, entretanto, sobre a carta que tinha recebido de seu sogro. Contudo, a narrao desse sonho colocava Sofia em um embarao evidente: sem perceber onde seu irmo queria chegar com suas perguntas, ela hesitava em dar-lhe resposta. Respondeu-lhe que se recordava apenas do incidente principal, a saber: que tinha deixado o corpo e visitado outros lugares; que no se recordava mais quais fossem.
CONTINUA

E, entretanto, Sofia recordava-se perfeitamente bem de todas as particularidades de sua primeira visita, mas lhe era desagradvel divulg-las. Quanto sua segunda visita, ela tinha perdido a lembrana precisa, por causa de seu brusco despertar, e, apesar do desejo de dar parte dela a seu irmo, no o pde. Em consequncia das instncias desse ltimo, ela chegou enfim a recordar-se de que se tinha achado em companhia de dois senhores, um velho, o outro moo, e que tinha tido com eles uma conversao animada; recordava-se de ter experimentado uma impresso desagradvel em certo momento, por ter-se achado em desacordo com esses senhores. (...)

Volume 1 e 2

Captulo IV A Hiptese dos Espritos

Todo essa experincia, descrito pelo Alexandre Aksakof, e com todos os detalhes, esto no livro acima.

No ser preciso contar o fato todo. Queremos apenas com isso dizer que o desdobramento j era comum de acontecer em outras pocas, e muitos foram documentados e registrados.

FIM

Terminamos o livro de Alexandre Aksakof com este trecho dele. Mostrando que possvel que uma pessoa desdobrada possa comparecer a qualquer local, como a uma reunio medinica, por exemplo.

Os fatos que acabamos de citar nada mais fazem, por conseguinte, do que apresentar um aspecto diferente de um mesmo fenmeno: a ao intelectual recproca, proclamada pelo Espiritismo. Eles nos provam que certos fenmenos muito comuns, tais como as comunicaes transmitidas pela mesa, pela escrita ou pela palavra, podem, efetivamente, ser atribudas a uma causa que se acha fora do mdium; que se pode pesquisar essa causa na atividade consciente ou inconsciente de um homem vivo que se acha fora do recinto onde o crculo est reunido.
Captulo IV A Hiptese dos Espritos

Volume 1 e 2

O Desacoplamento dos Corpos.

Realizar os desdobramentos dos corpos astral e mental, e ter a conscincia deles em seus devidos planos s possvel para aqueles que j alcanaram uma certa evoluo. Ou seja, um esprito pouco evoludo no conseguir faz-lo.

No sono natural
Na maioria das situaes, a criatura, ainda extremamente aparentada com a animalidade primitivista, tem a mente como que voltada para si mesma, em qualquer expresso de descanso, tomando o sono para claustro remansoso (tranquilo) das impresses que lhe so agradveis, qual criana que, solta, procura simplesmente o objeto de seus caprichos.
Captulo 21 Desdobramento

Nesse ensejo, configura na onda mental que lhe caracterstica as imagens com que se acalenta, sacando da memria a visualizao dos prprios desejos, imitando algum que improvisasse miragens, na antecipao de acontecimentos que aspira a concretizar.

Atreita ao narcisismo, to logo demande o sono, quase sempre se detm justaposta ao veculo fsico, como acontece ao condutor que repousa ao p do carro que dirige, entregando-se volpia mental com que alimenta os prprios impulsos afetivos, enquanto a mquina se refaz. E mais adiante, e em outras situaes (evolutivas)... Desdobrando-se no sono vulgar, a criatura segue o rumo da prpria concentrao, procurando, automaticamente, fora do corpo de carne, os objetivos que se casam com os seus interesses evidentes ou escusos.
FIM

O Desacoplamento dos Corpos.

Vamos falar agora, e tentar entender, mais ou menos, este processo de desencarne do suicida, e porque o mesmo fica preso" ao seu corpo.

Desenlace normal
Desencarna na poca prevista, em seu plano encarnatrio.

Desenlace incompleto!
Comete suicdio, morrendo antes do determinado, de seu plano encarnatrio.

Corpo Astral (e seus demais corpos superiores)

Corpo Astral (e seus demais corpos superiores)

O Esprito est livre!

Corpo Astral (e seus demais corpos superiores)

O Esprito fica preso!

Corpo Astral (e seus demais corpos superiores)

Corpo Astral

Corpo Astral

Dissolve o que ainda restou de fluido vital.


Corpo Astral Corpo Etrico Corpo Fsico

Corpo Etrico

Ainda h muito fluido vital. No se dissolve!


Corpo Astral Corpo Etrico Corpo Fsico

Corpo Etrico

O corpo fsico entra em decomposio!

O corpo fsico entra em decomposio!

Lembrando os textos de Andr Luiz, teremos os laos do plexo solar (ventre), corao (torax) e crebro.

Uma situao que acontece com alguns suicidas. Informao dada pelo Instrutor Alexandre.
H suicidas que permanecem agarrados aos despojos cadavricos por tempo indeterminado, assistindo decomposio orgnica e sentindo o ataque dos vermes vorazes.

Captulo 11. Intercesso.

FIM

O Desacoplamento dos Corpos.

Nesta simulao que vimos conseguiremos entender ento o porqu do esprito do suicida ficar preso ao seu cadver. pelo corpo etrico que ainda possui fluidos vitais! E preso ao corpo o esprito sentir toda a decomposio de seu corpo!

O Desacoplamento dos Corpos.

Compreenderemos ento que no castigo ou at mesmo uma expiao para o esprito! uma consequncia natural, por ter exterminado a sua vida antes do prazo programado. O corpo etrico est com reserva de fluido vital para um determinado perodo de tempo. E por ser ainda matria, ficar junto ao corpo fsico at sua completa extino! Ou seja, o tempo de vida que foi programado ao esprito.

O Desacoplamento dos Corpos.

Ainda existe uma outra consequncia! Como nos momentos de sono, o esprito est livre para ir onde quiser, conforme a sua sintonia, mas neste caso especfico s sofrimento! Por isso iro vagar em pssimas situaes, presos ainda a matria, indo muitas vezes ao j conhecido Vale dos Suicidas. Recomendamos para isso a leitura do livro Memrias de um Suicida, de Yvonne A. Pereira.

Em um resgate, no Vale dos Suicidas...


Heitor, entretanto, chamava-nos a ateno, solicitando-nos a ajuda. Um desvalido sofredor jazia no fundo da gruta e a caridade nos suscitava atend-lo como possvel. Este era o motivo do forte cheiro de putrefao que sentamos. Tratava-se de um esprito recm desencarnado, jungido ao corpo fsico por liames (ligaes) perispirituais do qual hauria as emanaes imateriais da degradao orgnica.

Captulo 4 Rumo s Cavernas

Trouxemo-lo para fora (da gruta) com todo o cuidado que a mobilizao demanda nestes casos. Podamos agora v-lo em seu adiantado processo de cadaverizao. Sem dvida um dos quadros mais ttricos (triste, medonho) de se presenciar no Vale.
A cadaverizao acomete os imprevidentes que desencarnam sem o devido preparo para a existncia no Alm, acreditando tratar-se o plano fsico da nica possibilidade da vida. Ocorre ainda entre os suicidas que no conseguem desvencilhar-se de seu morturio orgnico, presenciando em si mesmos os terrveis fenmenos da decomposio.

CONTINUA

* A assimilao dos eflvios vitais remanescentes do corpo fsico no se conclui, de forma que o cordo fludico, por onde trafegam os impulsos comunicantes entre este e o psicossoma, permanece ativado, unindo ambos em fortes liames e fazendo com que os fenmenos da decomposio sejam sentidos pelo desencarnante.
Em sua grande maioria continuam atados aos seus fretros, at que se esgotem os ltimos alvores de suas energias fsicas, remanescentes nas carnes em decorrncia da prematura morte.
Captulo 4 Rumo s Cavernas

Outros so trazidos por imantao a essas paragens, onde permanecem estirados nos lodaais purgativos.

Encontr-los escondidos naquelas covas era raro, da o nosso assombro. Possivelmente aquele fora atirado ali por espritos vampiros com a inteno de ocult-lo, a fim de sevicilo mais tarde, dominando-o para os seus propsitos indignos.

lastimvel, mas foroso compar-los s feras que ocultam suas carcaas para as devorar mais tarde, com pacincia. Hostes rivais de entidades vampirescas disputam essas presas imprevidentes com sofreguido, cobiadas por serem fontes de energias vitais preciosas para seus sustentos. Quais espantalhos vivos, so lnguidos joguetes nas mos destes flibusteiros que lhes sugam todas as foras, abandonando-os em estado lastimvel.

E mais adiante...

CONTINUA

Depositamos o infeliz suicida recolhido em nosso caminho sobre uma campa, a fim de socorr-lo como possvel.

Heitor o examinou mais detidamente, enquanto guardas se aproximavam para observar. No havia muito a fazer por ele no momento, a no ser tentar induzi-lo ao sono profundo, bloqueando-lhe os plidos resduos de conscincia, a fim de que se desligasse definitivamente de suas vestes cadavricas.
Captulo 4 Rumo s Cavernas

Entretecendo delicadas operaes magnticas, Heitor, adestrado no hipnagogismo (processo hipntico de induo ao sono), operava o tronco enceflico, anestesiando a regio talmica, bloqueando assim o trfego dos impulsos que ainda provinham do que lhe restava do distante corpo fsico e cortou-lhe, finalmente, o lao fludico de reteno perispiritual.

Um forte tremor o sacudiu de chofre e, em breve, assistamos a sua respirao estertorosa acalmar-se, adquirindo ritmo lento, bastante irregular, denotando que o amigo, graas a Deus, entrava em letargia profunda. Seus olhos esbugalhados finalmente se cerraram, mostrando que o terrvel pesadelo que o perseguia, pelo menos momentaneamente, lhe daria sossego...

Sendo encaminhado para a assistncia devida...


FIM

O Desacoplamento dos Corpos.

Vamos ver agora, no prximo slide, como fica nosso Mundo Fsico com o Mundo Espiritual (Astral) juntos.

Mundo Fsico e Mundo Espiritual (Astral) juntos. Surge ento as questes:


Eles no conseguem ver o desencarnado.
Porqu eu no consigo ver?

O mdium consegue ver o desencarnado.


Porqu eu vejo essas coisas!?

Porqu eu no consigo ver?

Eles no so mdiuns O termo No Mdiuns pura forma de falar, pois como sabemos todos somos mdiuns, porm destacamos aqui os mdiuns ostensivos.

Desencarnado

Ele mdium

O Desacoplamento dos Corpos.

Bem, chegamos ao fim com estas dvidas. Mas j deu para perceber que Lego no v com os olhos do corpo fsico! Durante os prximos estudos falaremos mais sobre isso e sobre estas dvidas!

O Desacoplamento dos Corpos.

E ainda temos algo a falar sobre este assunto! Aguarde!

Priclis Roberto pericliscb@outlook.com

http://vivenciasespiritualismo.net/index.htm Luiz Antonio Brasil

You might also like