You are on page 1of 1

Nome: ______________________________________________ Problemas e solues sobre o destino do lixo Lixes a cu aberto e aterros controlados ficam proibidos.

A Lei, determina que todas as administraes pblicas municipais, indistintamente do seu porte e localizao, devem construir aterros sanitrios e encerrarem as atividades dos lixes e aterros controlados, no prazo mximo de quatro anos, substituindo-os por aterros sanitrios ou industriais, onde s podero ser depositados resduos sem qualquer possibilidade de reciclagem e reaproveitamento, obrigando tambm a compostagem dos resduos orgnicos. Qual a mais importante fonte de energia renovvel na Unio Europeia? Ser a energia solar? (A Europa tem trs quartos do total da capacidade mundial instalada de energia solar fotovoltaica.) A elica? (A Alemanha triplicou a sua capacidade em energia elica, na ltima dcada.) A resposta : nenhuma delas. O maior combustvel dito renovvel usado na Europa , de longe, a MADEIRA.
Pirlise ou carbonizao da madeira um processo complexo no qual os componentes da madeira quando aquecida acima de 280C na ausncia do ar, so decompostos em vapores de produtos volteis, gases no condensveis e um produto slido carvo vegetal formado. Trs termos so usados para descrever esse processo, dependendo do produto final desejado: Carbonizao produto final: carvo vegetal. Destilao produto final: licor pirolenhoso. Gaseificao produto final: gs combustvel.

A ideia de que a madeira produz pouco carbono parece bizarra. Mas o argumento original para inclu-la na lista das fontes de energia renovveis da UE foi respeitvel. Se a madeira utilizada numa central de energia resultar de florestas bem geridas, ento o carbono que sai das chamins pode ser compensado pelo que capturado e armazenado em rvores recm-plantadas. A madeira pode ser neutra em emisses de carbono para a atmosfera. Se realmente acaba por s-lo, outra questo. Mas uma vez tomada a deciso de consider-la renovvel, o seu consumo disparou. Qualquer matria orgnica que possa ser transformada em energia mecnica, trmica ou eltrica classificada como biomassa. De acordo com a sua origem, pode ser: florestal (madeira, principalmente), agrcola (soja, arroz e cana-de-acar, entre outras) e rejeitos urbanos e industriais (slidos ou lquidos, como o lixo). Os derivados obtidos dependem tanto da matria-prima utilizada (cujo potencial energtico varia de tipo para tipo) quanto da tecnologia de processamento para obteno dos energticos. Perguntas 1. De acordo com o texto, a queima da madeira uma alternativa de produo de energia? 2. Quais so os pontos positivos desta queima? E os negativos? 3. Voc acha que isso pode ser feito na sua cidade? Justifique.

Referncias: Atlas de Energia Eltrica do Brasil; ANEEL; Brasil, PNRS (Poltica Nacional dos Resduos Slidos; Lei 12.305/2010); Jornal The Economist.

You might also like