You are on page 1of 14

Revista histrica sobre a teoria das vidas sucessivas

Antiguidade da crena nas vidas sucessivas. A ndia. A Prsia. O Egito. A Grcia. A Judeia. A Escola neoplatnica de Alexandria. Os romanos. Os druidas. A Idade dia. !os tempos modernos" Pensadores e #il$so#os %ue admitem esta doutrina. &m in%urito so're o assunto pelo (r. )alderone.

A imortalidade algo que nos interessa tanto, disse Pascal, que nos toca to profundamente, que devemos ter perdido todo o sentido para ficarmos na indiferena de saber que ela existe. (... A ndia A doutrina das vidas sucessivas ou reencarnao c!amada tambm palingenesia, de duas palavras gregas" palin, de novo# genesis, nascimento$. % que !& de muito not&vel que, desde os albores da civili'ao, ela foi formulada na (ndia com uma preciso que o estado intelectual dessa poca long)nqua no fa'ia pressagiar. *om efeito, desde a mais alta antiguidade, os povos da +sia e da ,rcia acreditavam na imortalidade da alma e, mais ainda, muitos estavam preocupados em saber se essa alma fora criada no momento do nascimento ou se ela existia anteriormente. -embrarei ligeiramente as opini.es dos autores que estudaram a questo. A (ndia muito provavelmente o bero intelectual da !umanidade e interessante que se encontrem nos *edas e no +,agavad-Gita passagens como a que se segue"
A alma no nasce nem morre nunca# ela no nasceu outrora nem deve renascer# sem nascimento, sem fim, eterna, antiga, no morre quando se mata o corpo. *omo poderia aquele que a sabe impec&vel, eterna, sem nascimento e sem fim, matar ou fa'er matar algum/

Para a parte !ist0rica, consultar a obra muito bem feita de Andr Pe''ani, intitulada A pluralidade das exist.ncias# ver igualmente o livro do 1r. Pascal, A evolu/o ,umana# A palingenesia, de *!arles 2onnet, e o Ensaio de palingenesia social, de 2allanc!e.

Assim como se deixam as vestes gastas para usar vestes novas, tambm a alma deixa o corpo usado para revestir novos corpos. 3u tive muitos nascimentos e tambm voc4, Ar5una# eu os con!eo todos, mas voc4 no os con!ece...

Aqui se afirma, na doutrina vdica, a eternidade da alma e sua evoluo progressiva pelas reencarna.es m6ltiplas, que t4m por ob5eto a destruio de todo o dese5o e de todo o pensamento de recompensa pessoal. *om efeito, prossegue ainda o instrutor ( sempre a vo' celeste "
*!egadas at mim, essas grandes almas, que atingiram a perfeio suprema, no reentram mais nesta vida perec)vel, morada dos males. %s mundos retornaro a 2ra!ma, 0 Ar5una, mas aquele que me atingiu no deve mais renascer.

A Prsia e a Grcia 3ncontra7se no ma'de)smo, religio da Prsia, uma concepo muito elevada, a da redeno final concedida a todas as criaturas, depois de !averem, entretanto, sofrido as provas expiat0rias que devem condu'ir a alma !umana 8 sua felicidade final. 9 a condenao de um inferno eterno, que estaria em contradio absoluta com a bondade do Autor de todos os seres. Pit&goras foi o primeiro que introdu'iu na ,rcia a doutrina dos renascimentos da alma, doutrina que !avia con!ecido em suas viagens ao 3gito e 8 Prsia. 3le tin!a duas doutrinas, uma reservada aos iniciados que frequentavam os :istrios, e outra destinada ao povo# esta 6ltima deu nascimento ao erro da metempsicose. Para os iniciados, a ascenso era gradual e progressiva, sem regresso 8s formas inferiores, enquanto que, para o povo, pouco evolu)do, ensinava7se que as almas m&s deviam renascer em corpos de animais, como o exp.e nitidamente seu disc)pulo ;imeu de -0crida< na seguinte passagem"
0imeu de 1$crida, em grego e em franc4s, pelo :arqu4s d=Argens. 2erlim, $>?@, p&g. <A<. ;radu'o o texto.
2

9 pela mesma ra'o que preciso estabelecer as penas passageiras Bfundadas na crenaC da transformao das almas Bou da metempsicoseC, de modo que as almas Bdos !omensC t)midos passam Bdepois da morteC para corpos de mul!eres, expostas ao despre'o e 8s in56rias# as almas dos assassinos, para os corpos de animais fero'es, a fim de a) receberem puni.es# as dos impudicos, para os porcos e 5avalis# as dos inconstantes e levianos, para os p&ssaros que voam nos ares# a dos preguiosos, dos vagabundos, dos ignorantes e dos loucos, para a forma de animais aqu&ticos.

3ntre os gregos, fato not&vel que Der0doto, falando da doutrina dos eg)pcios, tivesse pressentido a necessidade da passagem da alma atravs da fieira animal, mas atribuindo7l!e um car&ter de penalidade, que confirmou o erro da metempsicose. 3ntretanto, o Pai da Dist0ria acreditava que as almas puras podiam evoluir em outros astros do cu. 1i'7se que os !ierofantes de :itra, entre os persas, representavam as transmigra.es das almas nos corpos celestes sob o s)mbolo misterioso de uma escala ou de uma escada com sete pontas, cada uma de um diferente metal, que figuravam os sete astros aos quais os dias da semana eram dedicados, mas dispostos numa ordem inversa, segundo o que *elso relata, e como se segue" Eaturno, F4nus, G6piter, :erc6rio, :arte, a -ua e o Eol. Davia, ento, na antiguidade grega, dois ensinos, um para a multido, outro para os !omens instru)dos aos quais se revelava a verdade depois que tin!am passado pela iniciao a que c!amavam os :istrios. Arist0fanes e E0focles designavam os :istrios as esperanas da morte . Porf)rio di'ia tambm"
Hossa alma deve ser, no momento da morte, tal como era durante os mistrios, isto , isenta de paix.es, de inve5a, de 0dio e de c0lera.

F47se qual era a importIncia moral e civili'adora dos :istrios. *om efeito, ensinava7se secretamente" $J a Knidade de 1eus#

<J a pluralidade dos mundos e a rotao da terra, tal como foi afirmada mais tarde por *oprnico e ,alileu# @J a multiplicidade das exist4ncias sucessivas da alma.

Plato adota a ideia pitag0rica da palingenesia. 3le fundou7a em duas ra'.es principais, expostas no 2don. A primeira que, na nature'a, como a morte sucede 8 vida, l0gico admitir que a vida sucede 8 morte, porque, como nada pode nascer do nada, se os seres que vemos morrer no devessem 5amais regressar 8 terra, tudo findaria por se absorver na morte. 3m segundo lugar, o grande fil0sofo se baseia na reminisc4ncia, porque, segundo ele, aprender recordar. %ra L di' ele L, se nossa alma se lembra de 5& !aver vivido antes de descer ao corpo, por que no acreditar)amos que, em o deixando, ela poder& animar sucessivamente muitos outros/ 3levando7se mais ainda, Plato @ afirma que a alma, desembaraada de suas imperfei.es, que se ligou 8 divina virtude, torna7se de algum modo santa e no retorna mais sobre a terra. :as, antes de c!egar a esse grau de elevao, as almas retornam durante mil anos no Dades e, quando devem regressar aqui embaixo, elas bebem as &guas do -etes, que removem a lembrana de suas exist4ncias passadas.

A Escola neoplatnica A 3scola neoplatMnica de Alexandria ensina a reencarnao precisando ainda mais as condi.es, para a alma, dessa evoluo progressiva. Plotino, o primeiro de todos, trata muitas ve'es de tal questo no curso de suas Enadas. 9 um dogma L di' ele L de toda antiguidade e universalmente ensinado que, se a alma comete faltas, ela condenada a expi&7las sofrendo puni.es nos infernos tenebrosos# depois, admitida a passar a um novo corpo para recomear suas provas. Ho livro NO da segunda Enada, ele precisa ainda mais seu pensamento na frase seguinte" A provid4ncia dos 1euses assegura, a cada um de n0s, a sorte que l!e convm e que !armMnica com seus antecedentes segundo suas exist4ncias sucessivas. 9 esta 5& toda a doutrina moderna sobre a evoluo do princ)pio inteligente, elevando7se por graus at o &pice da espiritualidade.
3

Fer 1ivro das 1eis, t. O.

Porf)rio no cr4 mais na metempsicose, mesmo como punio das almas perversas e, segundo ele, a reencarnao no se opera seno no g4nero !umano. Ho !avia, pois, para os adeptos de Pit&goras e de Plato, penas eternas. ;odas as almas deviam c!egar a uma redeno final por seus pr0prios esforos. 9 esta uma doutrina eminentemente moral, pois que incita o !omem a se emancipar voluntariamente dos v)cios e das paix.es m&s para se aproximar progressivamente da fonte de todas as virtudes. GImblico sinteti'a assim a doutrina das vidas sucessivas"
A 5ustia de 1eus L di' ele L no a 5ustia dos !omens. % !omem define a 5ustia sob o ponto de vista de sua vida atual e de seu estado presente. 1eus a define relativamente 8s nossas exist4ncias sucessivas e 8 universalidade de nossas vidas. Assim, as penas que nos afligem so frequentemente os castigos de um pecado de que a alma se tornou culpada numa vida anterior. Algumas ve'es, 1eus nos oculta a ra'o delas, mas no devemos deixar de atribu)7las 8 sua 5ustia.

Assim, seguindo ele, nem acaso nem fatalidade, mas uma inflex)vel 5ustia regula a exist4ncia de todos os seres e, se alguns esto acabrun!ados de afli.es, no em virtude de uma deciso arbitr&ria da divindade, mas por uma consequ4ncia inelut&vel das faltas que cometeram anteriormente. Fer7se7& mais tarde que o 3sp)rito que regressa sobre a terra aceita, por ve'es, livremente, penosas provas, no mais como castigo, mas para c!egar mais depressa a um grau superior de sua evoluo.

A Judeia 3ntre os !ebreus, a ideia das vidas anteriores era admitida geralmente. 3lias L di' o ap0stolo so ;iago L no era diferente do que n0s somos (0iago3 4"56 # ele no teve um decreto de predestinao diferente do que n0s possu)mos# apenas sua alma, quando 1eus a enviou sobre a terra, tin!a c!egado a um grau muito eminente de perfeio, que l!e atraiu, em sua nova vida, graas mais efica'es e mais altas.

A crena nos renascimentos da alma se encontra indicada de maneira velada na 2)blia P, mas bastante mais explicitamente nos 3vangel!os, como f&cil verificar pelas passagens seguintes. *om efeito, os 5udeus acreditavam que o retorno de 3lias 8 terra devia preceder a do :essias. 9 esta a ra'o pela qual, no 3vangel!o, quando seus disc)pulos perguntaram a Gesus se 3lias voltara, ele l!es respondeu afirmativamente di'endo"
3lias 5& veio e no o recon!eceram# antes, fi'eram7l!e tudo quanto quiseram. ( ateus, $>" $<

3 os disc)pulos compreenderam, di' o evangelista, que era de Goo que ele l!es falava. %utra ve', tendo encontrado em seu camin!o um !omem cego de nascena que mendigava, seus disc)pulos l!e interrogaram sobre esse !omem" se foram os pecados que ele cometera ou os de seus pais, que foram a causa de que !ouvesse nascido cego# eles acreditavam, ento, que ele podia ter pecado antes de !aver nascido/ 3, no entanto, Gesus no estran!a semel!ante pergunta# e, sem os desenganar, como parece que ele no deixaria de fa'er se estivessem no erro, contentou7se em l!es responder"
Ho foi este !omem quem pecou, nem os que o deram 8 lu', mas para que as obras do poder de 1eus se manifestem nele. ( Jo/o, Q" <

Ho evangel!o de so Goo, um senador 5udeu, um fariseu, Hicodemos, pede a Gesus explica.es sobre o dogma da vida futura. Gesus responde"
3m verdade, em verdade l!es digo, ningum poder& ver o reino de 1eus se no nascer de novo. ( Jo/o, @" @

Hicodemos perturbado por esta resposta, porque ele a toma em seu sentido grosseiro.
*omo R di' ele R pode renascer um !omem que 5& vel!o/ Pode ele reentrar no seio de sua me para renascer uma segunda ve'/ Gesus retoma" 3m verdade, em verdade l!e digo, se um !omem no renasce da &gua e do 3sp)rito, ele no pode
4

Fer Isa7as, cap. OONF, v. $Q, e J$, cap. ONF, vv. $S e $P. ;raduo de %stervald.

entrar no reino de 1eus# no se maravil!e de eu l!e di'er que necess&rio nascer de novo# o esp)rito sopra onde quer, e voc4 ouve a sua vo', mas no sabe de onde ele vem, nem para onde vai. *omo pode ser isto/ Gesus l!e disse" Tu4/ Foc4 mestre em Nsrael e ignora estas coisas/ (Jo/o, @" P7$S

3sta 6ltima observao do *risto mostra bem que ele est& surpreso que um mestre em Nsrael no con!ecesse a reencarnao, porque ela era ensinada como doutrina secreta aos intelectuais daquela poca. Kma das provas que se pode dar a de que existiam ensinamentos ocultos ao vulgo, que foram recol!idos nas diferentes obras que constituem a )a'ala. Ho ensinamento secreto reservado aos iniciados, proclamava7se a imortalidade da alma, as vidas sucessivas e a pluralidade dos mundos !abitados. 3ncontram7se estas doutrinas no 8o,arA, redigido por Eimeo ben Uoc!ai, provavelmente no ano $<$ de nossa era, mas con!ecido na 3uropa somente em fins do terceiro sculo. Por outro lado, a transmigrao das almas, a acreditarmos em so GerMnimo, foi por muito tempo ensinada como uma verdade esotrica e tradicional que s0 devia ser confiada a um pequeno n6mero de eleitos. %r)genes admitia como uma necessidade l0gica a preexist4ncia da alma para explicar certas passagens da 2)blia, sem o que, di'ia ele, poder7se7ia acusar 1eus de iniquidade. 3ssas concep.es, embora repelidas pelos conc)lios, foram conservadas, mesmo no clero, por esp)ritos independentes como o cardeal Hicolau de *usa e, entre os fil0sofos, pelos adeptos das ci4ncias secretas, que transmitiam uns aos outros essas tradi.es sob a c!ancela do sigilo.

Os romanos 3ntre os romanos, que receberam a maior parte dos seus con!ecimentos da ,rcia, Firg)lio exprime claramente a ideia da palingenesia nestes termos"

Fer VrancW, A )a'ala, p&g. A$.

;odas essas almas, quando, durante mil!ares de anos, giraram a roda desta exist4ncia (no 3l)sio ou no ;&rtaro , 1eus as c!ama em numerosos enxames para o rio -etes, a fim de que, privadas da lembrana, elas reve5am os lugares superiores e convexos, e comecem a querer retornar ao corpo.

%v)dio di' tambm que sua alma, quando ela for purificada, !abitar& os astros que povoam o firmamento, o que estende a palingenesia at aos outros mundos semeados no espao.

Druidismo %s gauleses, nossos ancestrais, praticavam a religio dos druidas e acreditavam na unidade de 1eus e nas vidas sucessivas. *sar di' ?"
Kma crena que eles procuram sempre estabelecer a de que as almas no perecem e que, depois da morte, passam de um corpo para outro.

Amiano :arcelino> relata que, em conformidade com a opinio de Pit&goras, eles afirmavam que as almas so imortais e que devem animar outros corpos. 9 por isso que, quando queimavam seus mortos, lanavam na fogueira as cartas que eles endereavam aos seus parentes ou aos seus amigos defuntos, como se estes as devessem receber e ler. %s druidas ensinavam que !& tr4s ciclos" $J <J o de )eugant, que s0 pertence a 1eus# o de G9:n#id ou morada da felicidade# e

@J o de A'red ou ciclo das viagens, ao qual pertenciam nossa terra e os outros planetas. A terra era um lugar de passagem para se elevar aos mundos superiores. A ideia de preexist4ncia, e no de metempsicose, nitidamente formulada pelo bardo ;alisin, quando di'" Vui v)bora no lago, fui cobra mosqueada sobre a montan!a# fui estrela, fui sacerdote. 1esde que fui
6

Guerra das G;lias, livro FN, cap. ONF. Fe5a7se tambm o cap)tulo ONO ad #inem. -ivro OF, cap. NO.

>

pastor, um longo tempo se escoou# dormi em cem mundos, agitei7me em cem c)rculos.

Idade

dia

1urante todo o per)odo da Ndade :dia, a doutrina palingensica ficou velada, porque era severamente proscrita pela Ngre5a, ento toda7poderosa# esse ensinamento esteve confinado nas sociedades secretas ou se transmitiu oralmente entre iniciados que se ocupavam das ci4ncias ocultas.

!empos modernos Voi preciso c!egar aos tempos modernos e 8 liberdade de pensar e de discutir publicamente para que esta verdade das vidas sucessivas renascesse 8 grande lu' da publicidade. Km dos mais eminentes fil0sofos do sculo OFNN, -eibni', estudando o problema da origem da alma, admite que o princ)pio inteligente, sob forma de mMnada, pMde se desenvolver na fieira animal. 1upont de Hemours, um profundo pensador do sculo OFNNN, s0 pela fora do racioc)nio, admite, como *!arles 2onnet, que a alma desprendida do corpo est& sempre unida a uma forma espiritual que l!e permite conservar sua individualidade, e que, depois de uma estao no espao, volta 8 terra para a) se aperfeioar por adquirir uma moralidade mais e mais alta. 1upont de Hemours, como -eibni', sup.e que o princ)pio inteligente passou por todos os organismos vivos antes de c!egar 8 !umanidade. % fil0sofo -essing escreve"
Tuem impede que cada !omem ten!a existido muitas ve'es no mundo/ 3sta !ip0tese rid)cula por ser a mais antiga/... Por que no teria eu dado no mundo todos os passos sucessivos para meu aperfeioamento, os quais, s0 por si, podem constituir para o !omem puni.es e recompensas temporais/

Podem7se citar 2allanc!e, Ec!legel, Eaint7:artin, que exprimem, cada um a seu modo, ideias aproximadas das de 1upont de Hemours a respeito da palingenesia. *onstant EavX, que vivia no comeo do sculo ONO, no admite o inferno eterno, porque esse castigo seria uma vingana cega e implac&vel, pois que ela puniria, por uma eternidade de supl)cios, as faltas de uma vida que, por mais longa que se5a, no passa de alguns instantes em face da eternidade. Acredita na teoria das vidas sucessivas, porque, di' ele, a imortalidade do !omem consiste em uma marc!a progressiva# prepara a vida na qual ele entra por aquela que ele deixou# enfim, desde que !& dois mundos, necessariamente um material e outro intelectual, esses dois mundos, que comp.em a vida por vir, devem ter rela.es !armMnicas com a nossa. Progredindo a si mesmo, ele far& progredir o mundo. %s fil0sofos da escola espiritualista, tais como Pierre -eroux e Vourier, admitiram a pluralidade das exist4ncias da alma. :as Vourier, com seu esp)rito sistem&tico e aventureiro, imagina per)odos de vidas !umanas e extraterrestres entremeados. Assim que ele !avia tido exatamente oitocentas e de' exist4ncias, divididas em cinco per)odos de desiguais extens.es, e que abraaram uma durao de oitenta mil anosY 3squiros nos afirma que cada um de n0s o autor e por assim di'er o obreiro de seus destinos futuros. %s seres ignorantes ou degradados, que no souberam fa'er eclodir sua alma, entram no seio de uma mul!er para a) se revestir de um novo corpo e preenc!er uma nova exist4ncia terrestre. 3ssa reencarnao se fa' em virtude de uma grande lei de equil)brio que leva todos os seres ao castigo ou 8 recompensa exatos de suas obras. %s renascimentos sobre a terra so limitados e a alma purificada vai !abitar mundos superiores. 3m seu belo livro 0erra e )u, Gean ZeXnaud exp.e magnificamente a necessidade das vidas sucessivas se desenvolvendo na terra de in)cio e, em seguida, nos outros mundos espal!ados pelo infinito. Apesar da aus4ncia da mem0ria de nossas exist4ncias passadas, n0s sempre sucedemos a n0s mesmos, sempre tra'emos em n0s o princ)pio do

que seremos mais tarde, sempre subimos. 3le sup.e que na vida perfeita n0s recobraremos a mem0ria integral de todo o nosso passado, e isso ser& para n0s um espet&culo grandioso, pois que abraar& todo o curso de nossos con!ecimentos terrestres. Hascer, ento, no comear, somente mudar de figura. 3le teve por disc)pulos Pelletan e Denri :artin. Ee admitirmos, como o acreditavam 5& os druidas, que a evoluo ascendente da alma se reali'a no infinito do *osmos, a pluralidade dos mundos !abitados se torna um corol&rio l0gico da pluralidade das exist4ncias. Voi o que bem colocou 8 lu' meu eminente amigo *amille Vlammarion em meados do 6ltimo sculo. Zesumindo seu pensamento, eis o que ele di'"
Ee o mundo intelectual e o mundo f)sico formam uma unidade absoluta, e o con5unto das !umanidades siderais forma uma srie progressiva de seres pensantes, desde as intelig4ncias mais baixas, apenas sa)das das fraldas da matria, at as divinas pot4ncias que podem contemplar 1eus em sua gl0ria e compreender suas obras as mais sublimes, tudo se explica e tudo se !armoni'a# a !umanidade terrestre encontra seu lugar nos graus inferiores desta vasta !ierarquia e a unidade do plano divino est& estabelecida.

9 em $[A> que Allan \ardec publica seu 1ivro dos Esp7ritos no qual exp.e todas as ra'.es filos0ficas que o condu'iram 8 admisso da teoria das vidas sucessivas, e a ele, principalmente, que se deve a propagao desta grande verdade nos pa)ses de l)ngua latina. Foltarei mais tarde aos argumentos poderosos que ele agrupou e que imp.em a convico a todo esp)rito imparcial. 9 bom notar que a doutrina das vidas sucessivas foi vulgari'ada no 6ltimo sculo, entre o grande p6blico, por v&rios romancistas, tais como 2al'ac, ;!op!ile ,autier, ,eorge Eand, assim como pelo grande poeta Fictor Dugo.

O in"urito de #alderone Km inqurito, institu)do por *alderone [, diretor da revista 2iloso#ia della <cien=a B2iloso#ia da )i.ncia C, em $Q$A, provou que muitos pensadores e fil0sofos adotaram esta magn)fica teoria palingensica. % 1r. :ax]ell, autor do livro O 2enmeno Ps7%uico , declara"
Tuanto a mim, a !ip0tese da reencarnao me parece muito aceit&vel... 3la explica a evoluo e a !ereditariedade. 3la morali'adora. 9 uma fonte de energia e, ao mesmo tempo, ela auxilia o desenvolvimento das sociedades pelo sentimento que ela imp.e de uma !ierarquia necess&ria.

:as :ax]ell no acredita que ela possa ser demonstrada cientificamente. ;entarei provar o contr&rio no curso deste volume. % 1r. :outin admite a possibilidade das vidas sucessivas, mas ele as concebe como se reali'ando nas outras terras do cu, em ve' de estar confinadas 8 terra. 1e Zoc!as acredita na evoluo do ser !umano e recon!ece, lealmente, que suas experi4ncias com pacientes magneti'ados para provocar a regresso da mem0ria at 8s vidas anteriores no deram resultados positivos. 3ntretanto, ele acredita no princ)pio das vidas sucessivas assim como admite a exist4ncia de 1eus, pelo racioc)nio. % 1r. ,eleX nitidamente afirmativo# ele escreve"
Foc4 sabe, meu caro amigo, que eu sou reencarnacionista e o sou por tr4s ra'.es" porque a doutrina palingensica me parece, do ponto de vista moral, perfeitamente satisfat0ria# do ponto de vista filos0fico, absolutamente racional# do ponto de vista cient)fico, veross)mil ou, mel!or ainda, provavelmente verdadeira.

-ancelin, na sua resposta ao inqurito, afirma sua crena na reencarnao, porque ele considera que a subconsci4ncia a resultante de todas as nossas consci4ncias anteriores.

Fer >evista cient7#ica e moral do espiritismo, n6meros de agosto e setembro de $Q$@.

-on 1enis responde, bem de ver, afirmativamente, tanto mais que obteve, di' ele, por mdiuns descon!ecidos uns dos outros, detal!es concordantes sobre suas vidas anteriores. Pela introspeco, ele acredita na realidade dessas revela.es, porque elas so conformes ao estudo anal)tico de seu car&ter e de sua nature'a ps)quica. Ha Nt&lia, o professor ;ummolo um ardente defensor da ideia reencarnacionista. *arreras admite que um comeo de provas cient)ficas 5& foi obtido. 1e Fesme, diretor dos >elat$rios de )i.ncias Ps7%uicas , ac!a7se indeciso, mas tende a supor que um dia n0s c!egaremos a instituir experi4ncias que nos permitiro penetrar o mistrio de nossas exist4ncias. 9 ao estabelecimento desse comeo de demonstrao cient)fica que este livro consagrado, e ten!o esperana de que ele no ser& in6til 8 constituio da futura ci4ncia concernente 8 alma !umana. D& alguns anos n0s assistimos 8 vulgari'ao por meio do romance da crena nas vidas sucessivas. 9 assim que vimos aparecer, quase seguidamente, A vila do sil.ncio , de Paul 2odier# >eencarnado, do 1r. -ucien ,raux# O #il,o de arousia , de ,obron# &m morto vivia entre n$s , de Gean ,almot, e outros ainda que apresentam esta doutrina por meio de fic.es mais ou menos veross)meis. A palingenesia tem, por ve'es, inspirado poetas, tais como ;!op!ile ,autier, ,erard de Herval e Gean -a!ore# deste 6ltimo, eis um trec!o que caracteri'a nitidamente seu belo talento e suas crenas"
)omo no #undo de #lorestas e de castas #ontes 0remula um p;lido raio de lua sepultado3 Amigo3 a lem'rana de exist.ncias distantes 0reme em meu cora/o so' as ondas do es%uecido. Eu sinto um mundo em mim de con#usos pensamentos3 Eu sinto o'scuramente %ue ten,o vivido sempre3 ?ue por longo tempo errei nas #lorestas passadas

E %ue a 'esta ainda guarda em mim os amores. Eu sinto con#usamente3 o inverno3 %uando a tarde cai3 ?ue uma ve=3 animal ou planta3 eu so#ri3 En%uanto Adnis sangrando dorme p;lido em seu t@mulo3 E meu cora/o amadurece %uando tudo reverte verde. ?uando meu esp7rito aspira A pura lu=3 Eu sinto todo um passado %ue o mantm acorrentadoB Eu sinto correr em mim a o'scuridade primeira3 A terra era t/o som'ria nos tempos em %ue eu nasci.

in,a alma tanto dormiu na noite maternalB Para su'ir at o dia3 %uanto me custou de es#oroC Eu %uero ser puro" a vergon,a original3 O vel,o sangue da 'esta permaneceu em meu corpoC

Por mais interessantes e demonstrativos que se5am os racioc)nios filos0ficos que acabamos de expor, preciso necessariamente l!es dar a consagrao cient)fica da observao e da experi4ncia para fa'er passar a grande lei das vidas sucessivas para o dom)nio cient)fico. Fou, ento, em primeiro lugar, expor os fatos que ap0iam irrefutavelmente a exist4ncia da alma, sua verdadeira nature'a, to diferente do que as religi.es e as filosofias nos !aviam ensinado a esse respeito.

You might also like