You are on page 1of 2

INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDRIOS - INCUBES UFPB JOO PESSOA

O CRCULO DE CULTURA

Crculo de Cultura uma idia que substitui a de turma de alunos ou a de sala de aula. Teve grande aplicabilidade e nordestina" inicialmente. C(rculo" porque todos-as inseridos nesse processo educativo !ormam a !igura geomtrica do c(rculo" acompan.ado por uma equipe de trabal.o que a/uda a discuss&o de um tema da cultura" da sociedade. 0a !igura do c(rculo" todos-as se ol.am e se v em. 0este c(rculo" n&o .# um-a pro!essor-a mas um-a animador-a das discuss1es que" como um compan.eiro al!abeti$ado" participa de uma atividade comum em que todos-as se ensinam e aprendem. O-a animador-a coordena um grupo que ele mesmo n&o dirige. Em todo momento" promove um trabal.o" orienta uma equipe cu/a maior qualidade pedag)gica o permanente incentivo a momentos de dilogo 2 valor tico !undante deste 3mtodo4 de estudo. Crculo de Cultura" porque vai muito alm do aprendi$ado individual de saber ler e escrever que" inicialmente" p5de produ$ir. +a$2se a leitura do mundo 6 as suas normas" as suas concretudes e os seus a!etos. 0o Crculo de Cultura" aprendem2se e se ensinam modos pr)prios" novos" solid#rios" coletivos" populares" de pensar e de agir diante do mundo. E todos /untos aprender&o" de !ase em !ase" de palavra em palavra" de linguagens em linguagens que aquilo que constroem pelo trabal.o uma outra maneira de !a$er cultura. E " e'atamente" esse trabal.o coletivo que os !a$ mul.eres" .omens" su/eitos"
1

n!ase" a partir de pr#ticas de

al!abeti$a%&o de adultos" no e'erc(cio pedag)gico de *aulo +reire ," na regi&o

Educador pernambucano que se notabilizou no mundo inteiro, a partir de seus escritos no campo da alfabetizao de adultos, como a Pedagogia do Oprimido, sendo criador de um mtodo de alfabetizao denominado Mtodo Paulo Freire

!
seres de .ist)ria" palavras e idias que s&o c.aves" tambm" no pensamento !reireano. O C(rculo de Cultura visa promover o processo de ensino e aprendi$agem da leitura e da escrita e se reali$a no interior do debate sobre quest1es centrais do cotidiano como trabal.o" cidadania" alimenta%&o" sa7de" organi$a%&o das pessoas" liberdade" !elicidade" valores ticos" pol(tica" oprimido" economia" direitos sociais" religiosidade" cultura" entre outros. O seu conte7do temati$a con.ecimentos sistemati$ados e quest1es re!erentes 8 pr#tica social para o e'erc(cio da cidadania" na perspectiva da participa%&o pol(tica" buscando solu%1es para problemas do mundo do trabal.o e da vida. Assim" um Crculo de Cultura e'press&o de um momento riqu(ssimo para o e'erc(cio dial)gico" podendo ser 7til para alm do seu e'erc(cio primeiro" no processo de al!abeti$a%&o. 9o/e" transcendendo aquela dimens&o educativa" pode ser aplicado em atividades de plane/amento em qualquer tipo de promo%&o coletiva que incentive processos educativos" assumidamente" com postura de vida participativa" se/a na escola" na empresa" em ambientes rurais e urbanos" em cursos de prepara%&o de recursos .umanos e mesmo em n(vel de p)s2gradua%&o. E no re!or%o 8s pr#ticas de incuba%&o de empreendimentos e 8 continuidade de suas vidas" no campo da economia solid#ria e popular" mani!esta2se como uma !erramenta imprescind(vel.

You might also like