You are on page 1of 29

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

REGIMENTO INTERNO DAS ZONAS ELEITORAIS DO ESTADO DO PAR

RESOLUO N. 3.771 O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Par, no uso das atribuies que lhe so conferidas pelo art. 96, inciso I, a, da Constituio Federal e art. 30, inciso I, do Cdigo Eleitoral, resolve estabelecer o Regimento Interno das Zonas Eleitorais do Estado do Par. TTULO I DA ESTRUTURA E CRIAO DE ZONAS ELEITORAIS CAPTULO I DA ESTRUTURA BSICA Art. 1 As zonas eleitorais do Estado do Par tero a seguinte estrutura administrativa bsica: I - Juzo Eleitoral; II - Cartrio Eleitoral; III - Central de Atendimento ao Eleitor e Posto Eleitoral, facultativamente, na forma deste Regimento. 1 Aps o integral provimento dos cargos criados pela Lei n. 10.842/04, dever ser observado o nmero mnimo, por Zona Eleitoral, de dois servidores ocupantes de cargo efetivo do Quadro de Pessoal do Tribunal Regional Eleitoral do Par, sendo um Analista Judicirio rea Judiciria, e um Tcnico Judicirio rea Administrativa. 2 Os servidores ocupantes de cargo efetivo do Quadro de Pessoal do Tribunal Regional Eleitoral do Par, lotados nos cartrios eleitorais, cumpriro a mesma jornada de trabalho estabelecida para os servidores da secretaria do Tribunal; os servidores requisitados lotados nos cartrios eleitorais, cumpriro a jornada fixada em seus rgos de origem, exceto quando em exerccio de funo comissionada.
Acrescido o 2 e numerando-se o pargrafo nico como 1, pela Resoluo n 3.811/2006.

CAPTULO II DA CRIAO DE ZONAS ELEITORAIS Seo I

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

Da Criao e Desmembramento de Zonas Eleitorais Art. 2 A criao de novas zonas eleitorais, bem como o desmembramento das zonas existentes, nos termos do art. 30, IX do Cdigo Eleitoral, ser proposta ao Tribunal Regional Eleitoral, que submeter a diviso da circunscrio e/ou criao de novas zonas aprovao do Tribunal Superior Eleitoral.

Art. 3 Os processos de criao e desmembramento de zona eleitoral sero instrudos com projeto circunstanciado, em conformidade com as normas especficas emanadas do Tribunal Superior Eleitoral.
Pargrafo nico. Em qualquer hiptese, dever a proposta, se no provier do prprio juzo eleitoral interessado, ser submetida ao Magistrado da respectiva zona, bem como aos demais juzos envolvidos, para manifestao sobre o cumprimento dos requisitos legais, e sobre a convenincia e oportunidade da criao e/ou desmembramento de zona. Art. 4 A jurisdio da nova zona caber ao Juiz de Direito da comarca a quem compete promover a sua imediata instalao, observando as instrues especficas baixadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Art. 5 Em ano de realizao de eleies, no sero submetidas apreciao do Tribunal Superior Eleitoral as decises que versem sobre criao ou desmembramento de zona eleitoral. Seo II Da Criao, Extino, Desativao e Subordinao de Postos Eleitorais Art. 6 O Tribunal Regional Eleitoral poder, comprovada a necessidade de otimizao dos servios oferecidos pela Justia Eleitoral determinada localidade, ouvido o Juiz da zona eleitoral respectiva, criar, extinguir ou desativar, mediante resoluo, posto de alistamento eleitoral, em carter fixo. Pargrafo nico. Havendo interesse da Justia Eleitoral, poder ser firmada declarao expressa para que o Poder Pblico Municipal proporcione a infraestrutura e os meios necessrios ao pleno funcionamento do posto eleitoral, fornecendo: a) espao fsico destinado sua instalao, ficando estipulada a cesso do local em carter definitivo ou provisrio, sem nus para a Justia Eleitoral, ficando tambm sob responsabilidade do municpio as despesas referentes ao imvel, tais como luz, gua, imposto predial, seguros, condomnios e outros; b) todo o material permanente indispensvel ao funcionamento do posto eleitoral; c) recursos humanos, mediante a cesso de, pelo menos, um servidor pblico municipal, que ficar vinculado zona eleitoral que jurisdiciona o municpio.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

Art. 7 Por iniciativa do Juiz Eleitoral ou a pedido de interessados, poder ser instalado, em carter transitrio ou itinerante, posto de alistamento eleitoral onde for conveniente, desde que a sua finalidade seja realizar reviso do eleitorado ou campanha de alistamento eleitoral, com prvia cincia aos interessados. Pargrafo nico. Em qualquer hiptese, dever a proposta, se no provier do prprio juzo eleitoral interessado, ser submetida ao Magistrado da respectiva zona, para manifestao sobre a convenincia e oportunidade da instalao do posto eleitoral, em carter transitrio ou itinerante. Art. 8 O Posto de Atendimento da Justia Eleitoral subordinado ao juzo eleitoral com jurisdio no local em que se encontra instalado.
Artigo com redao dada pela Resoluo n 4.866/2010.

Pargrafo nico. O Posto de Atendimento da Justia Eleitoral competente para o atendimento dos eleitores domiciliados em toda a jurisdio municipal.
Pargrafo nico acrescido pela Resoluo n 4.866/2010.

Art. 9 O posto de alistamento eleitoral de carter fixo ter por atribuies a inscrio, transferncia, segunda via e reviso dos dados cadastrais do eleitorado da localidade, mantendo-se as demais atividades inerentes Justia Eleitoral na sede da zona eleitoral correspondente. Pargrafo nico. Fica vedado o acesso do posto de alistamento eleitoral de carter fixo rede de comunicao de dados da Justia Eleitoral, devendo os documentos provenientes do seu atendimento serem submetidos ao controle do cartrio da respectiva zona eleitoral. Art. 10. Somente poder atuar em postos eleitorais, em carter fixo, transitrio e/ou itinerante, servidor da Justia Eleitoral ou regularmente requisitado. Art. 11. O funcionamento de postos de alistamento eleitoral ser antecedido da mais ampla publicidade. TTULO II DAS ATRIBUIES GERAIS E COMPETNCIA CAPTULO I DO JUIZ ELEITORAL E DO CHEFE DE CARTRIO Seo I Do Juiz Eleitoral Art. 12. A jurisdio eleitoral de primeiro grau exercida por um Juiz de Direito, em efetivo exerccio na comarca, e, nas suas faltas, frias ou impedimentos, por seu substituto legal, de acordo com a tabela do judicirio estadual.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

1 O Tribunal Regional Eleitoral poder, declinando motivo relevante, atribuir o exerccio da substituio a outro Juiz de Direito que no o da tabela do judicirio estadual. 2 Nas capitais, os Juzes Eleitorais sero substitudos uns pelos outros, mediante designao do Tribunal Regional Eleitoral. 3 proibido ao Juiz Eleitoral afastado de suas atribuies, por qualquer motivo, subscrever documento eleitoral no perodo de seu afastamento, devendo tais documentos serem submetidos ao seu substituto legal. Art. 13. Os Juzes Eleitorais sero designados pelo Tribunal ou pela Presidncia ad referendum, se verificado urgncia inadivel ou recesso forense, com exerccio imediato de suas funes, salvo deciso em contrrio. Art. 14. O Juiz Eleitoral ao assumir a jurisdio comunicar imediatamente ao Tribunal Regional Eleitoral o termo inicial, para os devidos fins. Art. 15. Nas comarcas com mais de uma vara, caber ao Tribunal Regional Eleitoral designar o Juiz de Direito que exercer as funes de Juiz Eleitoral. Art. 16. Os Juzes de Direito, nas comarcas com mais de uma vara, exercero a judicatura eleitoral, por um binio, vedada a reconduo, salvo impossibilidade de movimentao, caso em que o Juiz responder pela zona at que seja designado o Juiz que preencha os critrios estabelecidos na legislao pertinente, ou outros que venham a surgir sobre a matria. 1 O binio ser contado, ininterruptamente, sem o desconto de qualquer afastamento, nem mesmo o decorrente de licena, frias ou licena especial, salvo o perodo fixado no artigo seguinte. 2 Nas comarcas com mais de uma vara, havendo apenas um Juiz Eleitoral Titular com binio exaurido e Juiz(es) de Direito Substituto, o Titular continuar respondendo pela zona, at que seja designado outro Juiz Titular no mbito do Tribunal de Justia do Estado o qual dever ser designado para a jurisdio eleitoral, observado o critrio da antiguidade, apurado entre os Juzes que no hajam exercido a titularidade na zona eleitoral. Art. 17. No poder servir como Juiz Eleitoral o cnjuge, parente consanguneo ou afim, at o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrio, durante o perodo entre o registro de candidaturas at a proclamao definitiva dos candidatos eleitos, observadas as datas fixadas como limite no calendrio eleitoral. Art. 18. No se faro alteraes na jurisdio eleitoral, prorrogando-se automaticamente o exerccio do titular, entre 3 (trs) meses antes e 2 (dois) meses aps as eleies. Pargrafo nico. Havendo proclamao provisria, desaparecido o motivo do impedimento ou suspeio, cessa a razo do afastamento, devendo o Magistrado Eleitoral reassumir suas funes.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

Art. 19. O Juiz Eleitoral despachar todos os dias na sede de sua zona eleitoral. Art. 20. O Juiz eleito membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral, deixar, desde a posse no novo cargo, suas funes na primeira instncia eleitoral. Pargrafo nico. Se o Juiz for eleito membro substituto do Tribunal, ficar impedido de funcionar na zona eleitoral, no(s) dia(s) em que atuar na Corte, fazendo jus somente percepo dos jetons pelo comparecimento s sesses do Tribunal. Art. 21. Ficar automaticamente afastado da Justia Eleitoral o Juiz que no se achar em exerccio na Justia Comum pelo tempo correspondente, exceto quando estiver exclusivamente disposio da Justia Eleitoral. Art. 22. defeso ao Juiz Eleitoral manter servidor requisitado no cartrio sem a devida autorizao da Presidncia do Tribunal. Art. 23. O Juiz Eleitoral perceber uma gratificao mensal de natureza prolabore. Seo II DA COMPETNCIA DO JUIZ ELEITORAL Art. 24. Compete aos Juzes Eleitorais: I - cumprir e fazer cumprir as determinaes e decises do Tribunal Superior e do Tribunal Regional Eleitoral; II - processar e julgar os crimes eleitorais e os comuns que lhe forem conexos, ressalvada a competncia originria do Tribunal Superior e do Tribunal Regional Eleitoral; III - decidir habeas corpus e mandado de segurana em matria eleitoral, desde que esta competncia no seja atribuda privativamente instncia superior; IV - fazer as diligncias que julgar necessrias ordem e presteza do servio eleitoral; V - tomar conhecimento das reclamaes que lhes forem feitas verbalmente ou por escrito, reduzindo-as a termo e determinando as providncias que cada caso exigir; VI - indicar, para designao pela Presidncia do Tribunal Regional Eleitoral do Par, o servidor efetivo do Quadro de Pessoal que dever exercer a funo de chefe de cartrio;
Inciso VI com redao dada pela Resoluo n 3.811/2006.

VII - dirigir os processos eleitorais e determinar a inscrio e a excluso de eleitores; VIII - expedir ttulos eleitorais e conceder transferncia de eleitor, bem como decidir sobre reviso e segunda via dos ttulos eleitorais;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

IX - dividir a zona em sees eleitorais; X - mandar organizar em ordem alfabtica, relao dos eleitores de cada seo, para remessa mesa receptora, juntamente com a pasta das folhas individuais de votao; XI - ordenar o registro e cassao do registro dos candidatos aos cargos eletivos municipais e comunic-los ao Tribunal Regional Eleitoral; XII - designar at sessenta dias antes das eleies os locais das sees; XIII - nomear 60 (sessenta) dias antes da eleio, em audincia pblica anunciada com pelo menos cinco dias de antecedncia, os membros das mesas receptoras; XIV - instruir os membros das mesas receptoras sobre as suas funes; XV - providenciar para a soluo das ocorrncias que se verificarem nas mesas receptoras; XVI - tomar todas as providncias ao seu alcance para evitar os atos viciosos das eleies; XVII - fornecer aos que no votaram por motivo justificado e aos no alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isentem das sanes legais; XVIII - comunicar, at s 12 horas do dia seguinte realizao da eleio, ao Tribunal Regional Eleitoral e aos delegados de partido credenciados, o nmero de eleitores que votaram em cada uma das sees da zona sob sua jurisdio, bem como o total de votantes da zona; XIX - atestar ao Tribunal Regional a frequncia mensal do chefe de cartrio e a sua prpria, at o segundo dia til subsequente ao ms trabalhado, sob pena de no percepo da gratificao eleitoral, podendo delegar essa competncia privativa ao chefe de cartrio, nos casos devidamente justificados; XX - comunicar imediatamente, por escrito, ao Tribunal Regional Eleitoral, qualquer afastamento do exerccio de suas funes, procedendo do mesmo modo no ato de sua reassuno; XXI - remeter anualmente, no ms de dezembro, relatrio circunstanciado, das condies do cartrio e dos equipamentos, enumerando as deficincias e oferecendo sugestes para sanar os problemas encontrados, sem prejuzo de informar imediatamente ao Tribunal Regional Eleitoral fato superveniente; XXII - solicitar, justificadamente, treinamentos que julgar necessrios para a capacitao e aprimoramento dos recursos humanos lotados no respectivo cartrio, para apreciao da Presidncia; XXIII - requisitar local de apurao; XXIV - providenciar para que se d ampla divulgao dos prazos de encerramento do alistamento e da transferncia na zona eleitoral;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

XXV - coordenar os trabalhos de apurao, transmisso e encaminhamento dos dados ao Tribunal, no prazo legal; XXVI - providenciar a guarda e incinerao de documentos eleitorais, observado os prazos da lei vigente; XXVII - requisitar, em caso de acmulo ocasional de servio, mediante prvia autorizao da Presidncia do Tribunal, servidores para auxiliar nos cartrios, ressalvada a competncia da Presidncia para requisio de servidores para os cartrios da Capital; XXVIII - planejar e coordenar, de acordo com as orientaes emanadas do Tribunal, as aes voltadas para a preparao das urnas eletrnicas com vistas s eleies, bem como a divulgao do sistema de votao eletrnica entre os eleitores, fiscalizando os trabalhos da respectiva campanha; XXIX - encaminhar Corregedoria Regional Eleitoral relatrio mensal das atividades judicantes; XXX - exercer permanente funo correicional no cartrio, comunicando imediatamente Corregedoria Regional qualquer irregularidade verificada; XXXI - determinar a adoo das medidas necessrias para a guarda, conservao, segurana e utilizao adequada do patrimnio pertencente Justia Eleitoral ou posto eleitoral sua disposio; XXXII - estabelecer a rotina a ser observada para o resguardo dos dados armazenados em meio magntico; XXXIII - propor ao Tribunal Regional Eleitoral a criao de postos de atendimento ao eleitor; XXXIV - estender as atividades do cartrio, em dias previamente marcados e anunciados, para vilas ou reas rurais, quando entender conveniente aos interesses dos eleitores; XXXV - assinar as correspondncias a serem encaminhadas ao Tribunal Regional Eleitoral, ou delegar a competncia, quando possvel, ao chefe de cartrio, ressalvados os casos de encaminhamento de prestao de contas de suprimento de fundos, em que o Juiz no for o suprido; XXXVI - comunicar imediatamente ao Tribunal Regional Eleitoral o incio de exerccio, as frias ou qualquer afastamento das atividades do chefe de cartrio, indicando o respectivo substituto nos termos da legislao pertinente. XXXVII - Exercer outras atribuies no especificadas neste regimento, mas nele implcitas ou decorrentes de lei, resoluo, portaria, ordem de servio, provimentos e determinaes deste Tribunal, da Presidncia ou do Tribunal Superior Eleitoral. Seo III Do Chefe de Cartrio Eleitoral

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

Art. 25. A funo de chefe de cartrio dever ser exercida exclusivamente por servidor detentor de cargo efetivo do Quadro de Pessoal do Tribunal Regional Eleitoral do Par, com formao ou experincia compatvel com as atividades cartorrias. Pargrafo nico. Compete Presidncia do Tribunal Regional Eleitoral do Par a designao de chefe de cartrio para as zonas eleitorais, aps a indicao do Juiz Eleitoral.
Pargrafo nico com redao dada pela Resoluo n 3.811/2006.

Art. 25. A funo de chefe de cartrio dever ser exercida exclusivamente por servidor efetivo da Justia Eleitoral, com formao ou experincia compatvel com as atividades cartorrias.
Art. 25 com redao dada pela Resoluo n 4.998/2011.

Art. 26. Constituem fato impeditivo do exerccio da funo de chefe de cartrio: I - ser o servidor filiado a partido poltico ou possuir cnjuge, companheiro ou parente consanguneo ou afim at o segundo grau, membro de rgo de direo partidria, ou candidato a cargo eletivo.
Inciso I com redao dada pela Resoluo n 3.831/2006.

II - O servidor ser parente, consanguneo ou afim, at o terceiro grau, do Magistrado titular ou substituto da zona eleitoral na qual est lotado. Pargrafo nico Sob pena de responsabilidade, a ser apurada em processo prprio, dever o servidor comunicar ao Juzo Eleitoral da Zona na qual est lotado, a ocorrncia de qualquer fato ensejador de impedimento para exercer a chefia de cartrio. Art. 27. O chefe de cartrio dever usufruir frias anuais, devendo comunicar ao Tribunal Regional Eleitoral o perodo de fruio, bem como comunicar qualquer afastamento informando os motivos determinantes do mesmo. Art. 28. Pelo exerccio da funo de chefe de cartrio, o servidor designado perceber gratificao mensal de nvel FC-04 ou FC-01, conforme o caso. Seo IV Da Competncia do Chefe de Cartrio Eleitoral Art. 29. Compete aos chefes de cartrio eleitoral: I - programar a execuo dos servios processuais e administrativos do cartrio, zelando pela ordem e presteza do servio eleitoral; II - autuar, instruir e informar os feitos judiciais, registrando-se em livro prprio, especialmente nos processos relativos a registro de candidaturas, diplomao dos eleitos, prestao de contas de candidato e prestao de contas anual dos partidos polticos, nas eleies municipais;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

III - acompanhar e processar os feitos em tramitao at deciso final; IV - lavrar termos de assentada em audincia; V - cumprir as cartas precatrias e de ordem, bem como os mandados de intimao, notificao, citao e diligncias determinadas pelo Juiz Eleitoral; VI - expedir certido de filiao partidria, domiclio eleitoral e crimes eleitorais; VII - registrar, antes da intimao s partes e aos seus procuradores, as sentenas e demais decises proferidas pelo Juiz Eleitoral; VIII - manter organizada e atualizada, a lista de filiados encaminhada pelos partidos polticos; IX - providenciar a lavratura de editais, sua publicao e afixao em local prprio, para conhecimento das partes interessadas, mediante despacho do Juiz Eleitoral; X - tomar conhecimento da legislao e demais normas, atos, resolues e provimentos em matria eleitoral; XI - conferir e processar os documentos relativos aos pedidos de registro de candidatos; XII - instruir e dar andamento aos processos criminais e administrativos; XIII - publicar e arquivar a relao de filiados encaminhada pelos partidos polticos, verificando o cumprimento dos prazos de filiao partidria para efeito de candidatura a cargos eletivos; XIV autuar, instruir e informar procedimento relativos coincidncia/duplicidade, conscritos e bitos; XV - planejar, coordenar, orientar e controlar as atividades relativas ao funcionamento do cartrio, mantendo o Juiz informado sobre o seu andamento; XVI - atender aos eleitores recebendo pedidos de inscrio, transferncia, reviso e segunda via do ttulo eleitoral, bem como realizar as alteraes de situao cadastral; XVII - controlar, dentro do cronograma que melhor atenda ao eleitor e aos ditames e interesses da Justia Eleitoral, a remessa ao Tribunal Regional Eleitoral, de lotes de inscrio, transferncia, alteraes de dados, segundas vias e atualizao da situao do eleitor; XVIII - zelar pelo fiel cumprimento da determinao de cobranas de multas eleitorais; XIX - providenciar a emisso pelo sistema prprio de guias destinadas ao recolhimento de multas eleitorais, conforme instrues do Tribunal Superior Eleitoral;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

XX - responsabilizar-se pela instalao e desinstalao dos equipamentos e sistemas informatizados encaminhados pelo Tribunal Superior ou Tribunal Regional Eleitoral, ressalvadas as situaes cuja execuo tcnica pela secretaria de informtica do Tribunal seja imprescindvel; XXI - assegurar para que no sejam instalados nos equipamentos, softwares e sistemas estranhos Justia Eleitoral; XXII - responsabilizar-se pela remessa e recebimento dos equipamentos encaminhados para manuteno ou quando solicitado pelo Tribunal; XXIII - responsabilizar-se pelo cadastramento dos usurios dos sistemas instalados; XXIV - manter estrito controle da ordem sequencial dos lotes RAE e FASE; XXV - cumprir a rotina estabelecida para a gerao de cpias de segurana dos sistemas da Justia Eleitoral e demais arquivos existentes nos microcomputadores instalados no cartrio; XXVI - fiscalizar a execuo das tarefas distribudas aos servidores, o emprego do material de consumo e a utilizao do material permanente, instalao e equipamentos, responsabilizando-se pela guarda e conservao dos bens que a Justia Eleitoral lhes confiar; XXVII - organizar a escala de frias dos servidores com exerccio na zona; XXVIII - informar ao Juiz Eleitoral sobre a necessidade de adoo de horrio extraordinrio de servio; XXIX - providenciar o expediente e a remessa das comunicaes do Juiz ao Corregedor Regional Eleitoral, sobre as duplicidades e cancelamentos de ttulos eleitorais; XXX - receber os pedidos relativos a registro de candidatos nas eleies municipais; XXXI - executar os servios necessrios realizao dos pleitos eleitorais, sempre em estrito cumprimento s normas vigentes e determinaes do Juiz Eleitoral; XXXII - organizar e manter atualizados cadastro de todos os locais de votao e suas respectivas sees com os dados essenciais sua identificao e funcionamento, vistoriando o que pertine ao estado geral de conservao, instalao eltrica e condies de acesso ao eleitor deficiente fsico; XXXIII - acompanhar e catalogar leis, resolues provimentos e atos atinentes matria eleitoral, promovendo a sua execuo; XXXIV - cumprir as diligncias determinadas pelo Juiz Eleitoral e demais atividades que lhes forem afetas; XXXV - informar ao Juiz Eleitoral qualquer deficincia verificada no cartrio oferecendo sugestes de melhoria;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

XXXVI - manter atualizados os livros obrigatrios utilizados no cartrio eleitoral; XXXVII - providenciar o arquivamento em pastas identificadas dos documentos relacionados com o cartrio e com os recursos humanos lotados no mesmo; XXXVIII - exercer a ao disciplinar sobre seus subordinados, representando ao superior imediato no caso de infraes passveis de punio; XXXIX - redigir ou rever a redao do expediente elaborado no cartrio; XL - elaborar o relatrio anual dos respectivos servios; XLI - sugerir a realizao de programas de treinamento e aperfeioamento para os servidores subordinados; XLII - sugerir ao Juiz Eleitoral medidas para a racionalizao e simplificao dos procedimentos de rotina, bem como adoo de formulrios ou alteraes dos existentes, propondo o encaminhamento Presidncia do Tribunal Regional Eleitoral; XLIII - fazer anualmente e quando assumir suas funes, um arrolamento dos bens pertencentes Justia Eleitoral, visado pelo Juiz Eleitoral, e confront-lo com o anterior; XLIV - verificado o extravio de algum bem, dever o chefe de cartrio comunicar a ocorrncia, imediatamente, ao Juiz Eleitoral, sob pena de responsabilidade; XLV - enviar ao Tribunal Regional Eleitoral, mensalmente, os comprovantes de despesas decorrentes da utilizao dos contratos da Empresa de Correios e Telgrafos ECT, para fins de comprovao das despesas efetuadas; XLVI - zelar, organizar e preservar a documentao do cartrio, fazendo anualmente a avaliao dos documentos do arquivo corrente, para fins de descarte ou de preservao e guarda temporria ou permanente, na forma da lei e/ou regulamentao vigente, considerando sua importncia e valor histrico; XLVII - exercer outras atribuies no especificadas neste regimento, mas nele implcitas ou decorrentes de lei, resoluo, portaria, ordem de servio, provimentos e determinaes deste Tribunal, da Presidncia ou do Tribunal Superior Eleitoral. Pargrafo nico. Compete, ainda, exclusivamente, aos chefes de cartrio de Zona Eleitoral do interior: I efetuar os registros e o controle da frequncia dos requisitados; II - informar mensalmente aos rgos de origem as frequncias dos servidores requisitados; III proceder anotao, em livro ou em sistema especfico, das horas de compensao concedidas aos requisitados e informadas pela Secretaria do Tribunal, controlando suas fruies;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

IV - controlar as concesses de licenas, frias e demais afastamentos dos requisitados.


Pargrafo nico e incisos acrescentados pela Resoluo n 4.956/2010.

TTULO III DA ORGANIZAO DOS CARTRIOS ELEITORAIS Art. 30. Os cartrios eleitorais funcionaro, diariamente, para atendimento ao pblico, no horrio estabelecido pela secretaria do Tribunal Regional Eleitoral. Art. 31. As correspondncias para o Tribunal sempre sero assinadas pelo Juiz, ressalvados os casos de encaminhamento de prestao de contas de suprimento de fundos, em que o Juiz no for o suprido. 1 Se a zona estiver vaga ou o Juiz Eleitoral ausente, fica autorizado o chefe de cartrio a responder, dirigindo-se diretoria geral da secretaria quando se tratar de correspondncia encaminhada para o Tribunal, justificando a vacncia ou ausncia do Juiz Eleitoral. 2 Cada oficio ou memorando ser especifico para cada assunto. Art. 32. Haver em cada cartrio, abertos, rubricados em todas as folhas e encerrados pelo Juiz Eleitoral, os seguintes livros: I - LIVRO DE PROTOCOLO para o registro geral das entradas de documentos, no qual constar o nmero do protocolo, o nome do requerente/parte, a data, a hora, o assunto e o nome ou rubrica do servidor responsvel pelo recebimento; II - LIVRO DE AUDINCIA para lanamento dos termos de audincia; III - LIVRO DE REGISTRO DE FEITOS para registro do andamento, at deciso final, de todos os processos recebidos e/ou autuados no cartrio, por ordem cronolgica crescente, nica e ininterrupta, cujo nmero dever ser posto bem visvel na autuao ou capa do processo, devendo o registro conter: a) o nmero do processo; b) a data de recebimento e autuao do feito; c) o assunto; d) a sua natureza/tipo; e) a sua origem; f) os nomes das partes. IV - LIVRO DE REGISTRO DE CARTA PRECATRIA para lanamento das cartas precatrias recebidas e expedidas, devendo constar a data de recebimento e/ou expedio, bem como a data da devoluo; V - LIVRO DE CARGA para registro das sadas de autos do cartrio, desde que devidamente autorizadas pelo Juiz com as cautelas de praxe, no qual constar o nmero do processo, a natureza do feito, os nomes das partes, o

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

prazo concedido, a data da carga, a qualificao e assinatura do destinatrio, a data da devoluo e a rubrica do servidor do cartrio que recebeu o processo; VI - LIVRO DE REGISTRO DE RAE para registro dirio das entradas de RAE, no qual devero constar o nome, o nmero da inscrio, a operao e a data; 1 No so admissveis na escriturao dos livros espaos em branco nem entrelinhas, rasuras ou emendas no ressalvadas e, em havendo ressalvas, os dizeres respectivos devero ser repetidos no final do ato, antes das assinaturas. 2 Todos os controles mencionados neste artigo tm carter obrigatrio, podendo, entretanto, ser substitudos por programas ou relatrios informatizados contendo iguais dados. 3 Alm dos livros relacionados, haver tantos outros quanto necessrios execuo das atividades do cartrio. Art. 33. Haver tambm, em cada cartrio, para arquivamento em ordem cronolgica, pastas de: I - cpias de arrolamento do material permanente existente no cartrio; II - guias de remessa de material pelo Tribunal; III - comunicaes do Tribunal sobre comisses provisrias, diretrios e delegados partidrios, bem como filiao partidria e demais documentos, individualmente, por partido poltico; IV - leis e resolues; V - instrues e circulares do Tribunal; VI - expedientes recebidos; VII - cpias de expedientes remetidos; VIII - cpias de editais publicados ou afixados e das demais publicaes; IX - comprovantes de correspondncias recebidos da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos - ECT; X - documentos de interesse do Juiz, do chefe de cartrio e dos servidores; XI - documentos de cada eleio; XII- instrues e expedientes de coincidncia eleitoral; XIII - relatrios de registro de multas, emitido por meio de sistema prprio, bem como as guias de arrecadao das multas; XIV - documentos de iseno eleitoral, de acordo com a data da expedio; XV - documentos de iseno de multa eleitoral, de acordo com a data da expedio; XVI - relatrio de Registro de Alistamento Eleitoral, na qual dever constar todos os RAEs; XVII - Formulrio de Alterao da Situao do Eleitor FASE;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

XVIII - relao dos sentenciados em processos criminais eleitorais j transitados em julgado, com a discriminao do nmero do processo, bem como a tipificao do crime e a penalidade aplicada. TTULO IV DO FRUM DA JUSTIA ELEITORAL E DA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ELEITOR- CAE Art. 34. O Tribunal poder criar, nos municpios que forem subdivididos em mais de uma zona eleitoral, o Frum da Justia Eleitoral, sob a coordenao administrativa geral do Juiz Diretor do Frum. Art. 35. O Juiz Diretor do Frum ser designado livremente por ato da Presidncia do Tribunal, escolhido dentre um dos Juzes Eleitorais das zonas existentes no municpio. Pargrafo nico. O Juiz Diretor do Frum ser designado pelo perodo de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado uma nica vez, sob a forma estabelecida no caput, sem direito percepo de quaisquer tipos de espcies remuneratrias. Art. 36. Compete ao Juiz Diretor do Frum: I - prover sobre as questes administrativas que interessem a todas as zonas do municpio; II - promover reunies peridicas dos Juzes, com o objetivo de discutir e decidir assuntos comuns, visando ao estabelecimento de normas padronizadas de atendimento ao pblico; III - fixar um critrio nico para que todo o eleitorado do municpio tenha o mesmo tratamento no que se refere ao cumprimento de exigncias para a quitao das diversas obrigaes previstas na legislao eleitoral. Art. 37. O Juiz Diretor do Frum, visando criar meios cleres e eficazes de atendimento ao pblico, poder propor ao Tribunal a criao de Central de Atendimento ao Eleitor - CAE, abrangendo as zonas eleitorais do municpio. Art. 38. Compete Central de Atendimento ao Eleitor - CAE: I - atender e orientar todos os eleitores, prestando-lhes informaes relativas ao cadastro eleitoral, nos termos da legislao vigente; II - emitir guia de recolhimento de multa eleitoral; III - proceder ao alistamento, transferncia, reviso dos dados cadastrais e solicitao de segunda via do ttulo dos eleitores domiciliados no municpio; IV - preencher, conferir e encaminhar ao Juiz Eleitoral competente os Requerimentos de Alistamento Eleitoral - RAEs; V - imprimir os ttulos eleitorais e promover a pronta entrega ao respectivo eleitor, quando a central utilizar sistema informatizado que permita a emisso automtica de ttulos eleitorais;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

VI - preparar e enviar os dados dos requerimentos para o processamento eletrnico pelo Tribunal Regional Eleitoral; VII - encaminhar, diariamente, s zonas eleitorais de competncia, os RAEs processados, os Protocolos de Entrega do Ttulo Eleitoral - PETEs e demais documentos recebidos no balco, inclusive aqueles contendo as informaes necessrias ao preenchimento dos FASEs. Pargrafo nico. As zonas eleitorais, no caso do inciso VII, aps o recebimento dos RAEs, devero efetuar as diligncias cabveis, proceder s publicaes necessrias e realizar os arquivamentos devidos. Art. 39. Continuar sendo da competncia dos cartrios eleitorais todas as demais prticas cartorrias no delegadas central de atendimento. Art. 40. A superviso das atividades da central ficar a cargo dos chefes de cartrio das zonas eleitorais que integram a mesma, sob a forma de rodzio entre os chefes de cartrio, com periodicidade mensal, salvo nos casos onde a atividade de superviso da central esteja prevista em regulamentao especfica. Pargrafo nico. So atribuies do supervisor da Central de Atendimento ao Eleitor - CAE: I - dirigir, orientar e executar as atividades de competncia da CAE; II - sugerir medidas para a racionalizao e simplificao dos procedimentos de rotina; III - adotar as medidas necessrias para a implantao e fiel observncia de normas e rotinas; IV - representar ao Juiz Diretor do Frum, no caso de infraes passveis de punio cometidas pelos servidores da central; V - controlar a frequncia dos servidores da central, encaminhando ao Juiz Eleitoral correspondente; VI - requisitar ao setor competente do Tribunal os materiais de consumo e permanente, bem como a instalao de equipamentos, sempre que necessrio, cabendo-lhe fiscalizar o emprego e o uso de tais materiais e equipamentos; VII - fiscalizar a execuo dos trabalhos distribudos aos servidores da CAE; VIII - organizar o atendimento ao pblico; IX - desempenhar outras atribuies pertinentes funo, bem como as determinadas por autoridade competente. Art. 41. Em caso de impossibilidade de um dos chefes de cartrio cumprir as suas obrigaes de superviso da central, durante a sua escala, o Juiz Diretor do Frum dever escolher, dentre os chefes de cartrio das zonas remanescentes, o seu substituto.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

Art. 42. O chefe de cartrio, quando exercendo a funo de supervisor da central de atendimento, no ter direito percepo de quaisquer tipos de espcies remuneratrias adicionais. TTULO V DOS ATOS ELEITORAIS CAPTULO I DOS SERVIOS ELEITORAIS EM GERAL Seo I Das Disposies Comuns Art. 43. Para a execuo dos servios eleitorais observar-se-o as disposies contidas no Cdigo Eleitoral, nas instrues e manuais pertinentes, expedidos pelo Tribunal Superior e pelo Tribunal Regional Eleitoral, bem como as disposies contidas na legislao correlata. Art. 44. O domiclio eleitoral o lugar de residncia ou moradia do requerente, e, verificado ter o alistando ou eleitor mais de uma, considerar-se domiclio qualquer delas. Art. 45. No perodo de suspenso do alistamento, no sero recebidos requerimentos de alistamento ou transferncia ou reviso. Pargrafo nico. O processamento reabrir-se- em cada zona logo que estejam concludos os trabalhos de apurao em mbito nacional. Art. 46. No poder ser objeto de transferncia, reviso ou segunda via, inscrio agrupada em duplicidade ou pluralidade. Art. 47. Encerrado o prazo para exame e deciso dos casos de duplicidade ou pluralidade, no existindo deciso de autoridade judiciria, a inscrio liberada passar a figurar como regular, e a no liberada como cancelada, caso exista no cadastro. Art. 48. No ser expedido ttulo ao eleitor que estiver em dbito com a Justia Eleitoral. Pargrafo nico. O ttulo eleitoral prova a quitao at a data da sua emisso. Art. 49. O eleitor que deixar de votar poder se justificar perante o Juiz Eleitoral, apresentando prova do impedimento, at 60 (sessenta) dias aps a realizao da eleio, devendo proceder de acordo com as normas emanadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Art. 50. Tomando conhecimento de fato ensejador de inelegibilidade ou de suspenso de inscrio por motivo de suspenso de direitos polticos ou de impedimento ao exerccio do voto, a autoridade judiciria determinar a incluso dos dados no sistema, observando as normas eleitorais pertinentes. Seo II Da Inscrio

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

Art. 51. No cartrio eleitoral ou no posto de atendimento ao eleitor, o servidor, aps cuidadosa entrevista com o alistando, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral RAE de acordo com os dados constantes no documento pessoal apresentado e as informaes complementares solicitadas. 1 O requerimento ser digitado em microcomputador ou preenchido manualmente, pelo servidor, na presena do alistando. Aps o preenchimento e a conferncia do RAE, o requerente lanar a sua assinatura ou apor a impresso digital do seu polegar, na presena do servidor da Justia Eleitoral e, em seguida, o servidor atestar o correto preenchimento do requerimento e a comprovao da identidade, providenciar o preenchimento ou a digitao no sistema dos espaos que lhe so reservados no RAE, assinar o requerimento, entregar o protocolo de solicitao, caso a emisso do ttulo no seja imediata. 2 Ser disponibilizada, no cartrio e no posto de atendimento, relao atualizada dos locais de votao e respectivos endereos, a fim de que o alistando manifeste a sua preferncia pelo local em que pretende votar. Art. 52. Para o alistamento, o requerente apresentar um dos seguintes documentos do qual se infira a nacionalidade brasileira: a) carteira de identidade ou carteira emitida pelos rgos criados por lei federal, controladores do exerccio profissional; b) certificado de quitao do servio militar; c) certido de nascimento ou casamento, extrada do registro civil; d) instrumento pblico do qual se infira, por direito, ter o requerente a idade mnima de 16 (dezesseis) anos, e do qual constem, tambm, os demais elementos necessrios sua qualificao. Pargrafo nico. A apresentao do documento a que se refere a alnea b obrigatria para maiores de 18 (dezoito) anos, do sexo masculino. Art. 53. facultado o alistamento, no ano em que se realizarem eleies, do menor que completar 16 (dezesseis) anos at a data do pleito, inclusive. 1 O alistamento de que trata o caput deste artigo poder ser solicitado at o encerramento do prazo fixado para requerimento de inscrio eleitoral ou transferncia. 2 O ttulo emitido nas condies previstas neste artigo somente surtir efeitos com o implemento da idade de 16 (dezesseis) anos. Art. 54. O brasileiro nato que no se alistar at os 19 (dezenove) anos ou o naturalizado que no se alistar at 1 (um) ano depois de adquirida a nacionalidade brasileira, incorrer em multa imposta pelo juiz e cobrada no ato da inscrio eleitoral.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

Pargrafo nico. No se aplicar a multa ao no-alistado que requerer a sua inscrio eleitoral at o 151 (centsimo quinquagsimo primeiro) dia anterior eleio subsequente data em que completar 19 (dezenove) anos. Art. 55. O alistamento eleitoral do analfabeto facultativo. Pargrafo nico. Se o analfabeto deixar de s-lo, dever requerer sua inscrio eleitoral, no ficando sujeito multa prevista no artigo anterior. Art. 56. Despachado o requerimento de inscrio pelo Juiz Eleitoral e processado pelo cartrio, o setor da secretaria do Tribunal Regional Eleitoral responsvel pelos servios de processamento eletrnico de dados enviar ao cartrio eleitoral, que as colocar disposio dos partidos polticos, relaes de inscries includas no cadastro, com os respectivos endereos. 1 Do despacho que indeferir o requerimento de inscrio, caber recurso interposto pelo alistando no prazo de 5 (cinco) dias e, do que o deferir, poder recorrer qualquer delegado de partido poltico no prazo de 10 (dez) dias, contados da colocao da respectiva listagem disposio dos partidos, o que dever ocorrer nos dias 1 e 15 de cada ms, ou no primeiro dia til seguinte, ainda que tenham sido exibidas ao alistando antes dessas datas e mesmo que os partidos no as consultem. 2 O cartrio eleitoral providenciar, para o fim do disposto no 1, relaes contendo os pedidos indeferidos. Seo III Da Transferncia Art. 57. Realizar-se- transferncia sempre que o eleitor, regularmente inscrito em qualquer Estado da Federao, desejar alterar local de votao, municpio ou zona, abrangidos ou no por uma mesma circunscrio, em conjunto ou no com eventual retificao de dados pessoais. Pargrafo nico. Na hiptese do caput deste artigo, o eleitor permanecer com o nmero originrio da inscrio. Art. 58. A transferncia do eleitor s ser admitida se satisfeitas as seguintes exigncias: I - entrada do requerimento no cartrio ou no posto de atendimento eleitoral do novo domiclio no prazo estabelecido pela legislao vigente; II - transcurso de, pelo menos, um ano do alistamento ou da ltima transferncia; III - residncia mnima de 3 (trs) meses no novo domiclio, declarada, pelo prprio eleitor, sob as penas da lei; IV - prova de quitao com a Justia Eleitoral. 1 O disposto nos incisos II e III no se aplicam transferncia de ttulo eleitoral de servidor pblico civil, militar, autrquico, ou de membro de sua famlia, por motivo de remoo ou transferncia.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

2 Ao requerer a transferncia, o eleitor entregar ao servidor o ttulo eleitoral antigo e a prova de quitao para com a Justia Eleitoral. 3 No comprovada a condio de eleitor ou a quitao para com a Justia Eleitoral, o Juiz Eleitoral arbitrar, desde logo, o valor da multa a ser paga. 4 Despachado o requerimento de transferncia pelo juiz Eleitoral e processado pelo cartrio, o setor da secretaria do Tribunal Regional Eleitoral responsvel pelos servios de processamento de dados enviar ao cartrio eleitoral, que as colocar disposio dos partidos polticos, relaes de inscries atualizadas no cadastro, com os respectivos endereos. 5 Do despacho que indeferir o requerimento de transferncia, caber recurso interposto pelo eleitor no prazo de 5 (cinco) dias e, do que o deferir, poder recorrer qualquer delegado de partido poltico no prazo de 10 (dez) dias, contados da colocao da respectiva listagem disposio dos partidos, o que dever ocorrer nos dias 1 e 15 de cada ms, ou no primeiro dia til seguinte, ainda que tenham sido exibidas ao requerente antes dessas datas e mesmo que os partidos no as consultem. 6 O cartrio eleitoral providenciar, para o fim do disposto no 5, relaes contendo os pedidos indeferidos. Seo IV Da Segunda Via Art. 59. No caso de perda ou extravio do ttulo, bem assim de sua inutilizao ou dilacerao, o eleitor dever requerer pessoalmente ao juiz de seu domiclio eleitoral que lhe expea segunda via. 1 Na hiptese da inutilizao ou dilacerao, o requerimento ser instrudo com a primeira via do ttulo. 2 Em qualquer hiptese, no pedido de segunda via, o eleitor dever apor a assinatura ou impresso digital do polegar, se no souber assinar, na presena do servidor da Justia Eleitoral, que dever atestar a satisfao dessa exigncia, aps comprovada a identidade do eleitor. Seo V Da Quitao Eleitoral Art. 60. O cartrio eleitoral fornecer certido de quitao ao eleitor, inscrito na respectiva zona, que tenha justificado a ausncia a pleito eleitoral ou que tenha recolhido a multa arbitrada, assim como ao eleitor de zona diversa que esteja quite com a Justia Eleitoral. Art. 61. O eleitor que no votar e no pagar a multa, caso se encontre fora de sua zona e necessite de prova de quitao com a Justia Eleitoral, poder efetuar o pagamento perante o Juzo da zona em que estiver.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

1 A multa ser cobrada no valor mximo previsto, salvo se o eleitor optar por aguardar que o Juiz da zona em que se encontra solicite informaes sobre o arbitramento ao Juzo da inscrio. 2 Efetuado o pagamento, o Juiz que aplicou a multa fornecer certido de quitao e comunicar o fato ao Juiz da zona de inscrio do eleitor, para registro no cadastro. Seo VI Do Cancelamento e do Restabelecimento da Inscrio Eleitoral Art. 62. So causas de cancelamento de inscrio para efeito de processamento de dados: I - falecimento do eleitor; II - duplicidade ou pluralidade de inscrio; III - deixar o cidado de votar em trs pleitos consecutivos; IV - infrao aos artigos 5, II e III, e 42 do Cdigo Eleitoral; V - deciso de autoridade judiciria competente; VI - reviso do eleitorado. 1 O cancelamento decorrente de quaisquer das causas enumeradas neste artigo poder ser promovido de ofcio pelo Juiz. 2 Nas causas enumeradas nos incisos I a IV, o cancelamento da inscrio eleitoral poder tambm ser promovido a requerimento de delegado de partido poltico ou de qualquer eleitor. 3 A inscrio cancelada por falha atribuda Justia Eleitoral poder ser restabelecida por determinao da autoridade judiciria competente. Art. 63. O restabelecimento de inscrio cancelada dever ser feito de acordo com as instrues baixadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. CAPTULO II DA CORREIO Art. 64. Aos Juzes Eleitorais incumbe exercer funo correicional permanente nos cartrios eleitorais, fiscalizando a regularidade do funcionamento do cartrio eleitoral e de seus servios, providenciando para que se mantenham atualizados e em ordem os livros, autos, documentos e demais papis eleitorais. Art. 65. O Corregedor Regional realizar correio ordinria anual na circunscrio e extraordinria, sempre que entender necessrio ou quando da existncia de indcios de irregularidades que a justifique, observadas as instrues especficas do Tribunal Superior Eleitoral e as que subsidiariamente baixar a Corregedoria Regional Eleitoral.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

CAPTULO III DA REVISO ELEITORAL Art. 66. Em cumprimento a determinao do Tribunal Regional Eleitoral ou do Tribunal Superior Eleitoral, o Juiz Eleitoral, com a fiscalizao direta do Ministrio Pblico, presidir a reviso do eleitorado da zona, obedecendo s instrues pertinentes e recomendaes especialmente baixadas a respeito. Pargrafo nico. No ser realizada reviso de eleitorado em ano eleitoral, salvo em situaes excepcionais, quando autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Art. 67. O Juiz Eleitoral dar incio aos procedimentos revisionais no prazo mximo de 30 (trinta) dias, contados da aprovao da reviso pelo Tribunal Regional Eleitoral. 1 A reviso dever ser precedida de ampla divulgao, destinada a orientar o eleitor quanto aos locais e horrios em que dever se apresentar, e processada em perodo estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral, no inferior a 30 (trinta) dias. 2 A prorrogao do prazo estabelecido no edital para a realizao da reviso, se necessria, dever ser requerida pelo Juiz Eleitoral, em ofcio fundamentado, dirigido Presidncia do Tribunal Regional Eleitoral, com antecedncia mnima de 5 (cinco) dias teis da data do encerramento do perodo estipulado no edital. Art. 68. De posse da listagem e do caderno de reviso, o Juiz Eleitoral dever fazer publicar, com antecedncia mnima de 5 (cinco) dias teis do incio do processo revisional, edital para dar conhecimento da reviso aos eleitores cadastrados no(s) municpio(s) ou zona(s), convocando-os a se apresentarem, pessoalmente, no cartrio ou nos postos criados, em datas previamente especificadas, a fim de procederem s revises de suas inscries. 1 O Juiz Eleitoral dar conhecimento aos partidos polticos da realizao da reviso, facultando-lhes o acompanhamento e a fiscalizao dos trabalhos. 2 Poder o Juiz, observados os impedimentos legais, requisitar diretamente s reparties pblicas locais tantos auxiliares quantos bastem para o desempenho dos trabalhos, bem como a utilizao de instalaes de prdios pblicos. Art. 69. O Tribunal Regional Eleitoral, por intermdio da Corregedoria Regional Eleitoral, inspecionar os servios de reviso. Art. 70. Concludos os trabalhos de reviso, o Juiz Eleitoral, ouvido o Ministrio Pblico, dever determinar o cancelamento das inscries irregulares e daquelas cujos eleitores no tenham comparecido, adotando as medidas legais cabveis, em especial quanto s inscries consideradas irregulares,

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

situaes de duplicidades ou pluralidades e indcios de ilcito penal a exigir apurao. Art. 71. A sentena de cancelamento dever ser especfica para cada municpio abrangido pela reviso e prolatada no prazo mximo de 10 (dez) dias contados da data do retorno dos autos do Ministrio Pblico, podendo o Tribunal Regional Eleitoral fixar prazo inferior. 1 Contra a sentena a que se refere este artigo, caber, no prazo de 3 (trs) dias contados da publicao, recurso, a ser processado na forma prevista no Cdigo Eleitoral. 2 O cancelamento das inscries de que trata o caput deste artigo somente dever ser efetuado no sistema aps a homologao da reviso pelo Tribunal Regional Eleitoral. Art. 72. Transcorrido o prazo recursal, o Juiz Eleitoral far minucioso relatrio dos trabalhos desenvolvidos, que encaminhar, com os autos do processo de reviso, Corregedoria Regional Eleitoral. Pargrafo nico. Os recursos interpostos devero ser remetidos, em autos apartados, Presidncia do Tribunal Regional Eleitoral, observadas as instrues baixadas pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Tribunal Regional Eleitoral. TTULO VI DO MINISTRIO PBLICO NOS JUZOS ELEITORAIS CAPTULO NICO DAS ATRIBUIES DO PROMOTOR ELEITORAL Art. 73. Compete aos Promotores Eleitorais, o exerccio de quaisquer das atribuies prprias do Ministrio Pblico Eleitoral no primeiro grau de jurisdio que lhes forem conferidas por lei e, em especial: I - velar pela correta observncia e aplicao da lei eleitoral, tomando as providncias necessrias nos casos de transgresso; II - acompanhar os pedidos de alistamento de eleitores e de transferncia de ttulos, bem como os cancelamentos de inscrio; III - exercer todas as atribuies previstas para a instaurao e andamento das aes penais eleitorais, inclusive da legislao criminal eleitoral extravagante; IV - acompanhar a fiscalizao da Justia Eleitoral de primeira instncia na prestao de contas dos partidos polticos e das campanhas eleitorais, requerendo o que entender de direito; V - opinar em processos de pedidos de registro de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, atuando como fiscal da lei eleitoral, e, ainda, impugnar tais pedidos, hiptese em que atuar como parte;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

VI - fiscalizar amplamente o exerccio do direito de propaganda dos partidos polticos; VII - zelar pela boa execuo dos atos preparatrios dos pleitos, mormente os relativos s sees eleitorais e sua localizao e nomeao de mesrios, escrutinadores, auxiliares e membros das juntas eleitorais, exercendo direito de impugnao dos nomeados; VIII - acompanhar, pessoalmente, o escrutnio, requerendo as providncias necessrias para coibir ilegalidades; IX - apresentar impugnaes, interpor recursos, arrazoar e contra-arrazoar, na conformidade da lei eleitoral; X - conferir e assinar boletins e atas eleitorais emitidas pelas juntas eleitorais; XI - acompanhar os resultados da totalizao do pleito e fiscalizar a expedio de diplomas eleitorais; XII ajuizar ao de impugnao de mandato eletivo ou interpor recurso contra diplomao, quando for o caso. TTULO VII DOS PROCESSOS Art. 74. Todo expediente que der entrada no cartrio eleitoral dever ser protocolizado mediante registro em livro prprio, ou no sistema informatizado de dados, em caso de disponibilidade. Art. 75. Todo feito autuado dever ser registrado no livro de registro geral de feitos, ou no sistema informatizado de dados, em caso de disponibilidade, com criteriosa observao cronolgica e anotao ou registro do nmero correspondente na capa do processo, seguindo-se a data do registro. 1 Todos os atos processuais praticados pelo cartrio devero ser certificados nos autos. 2 Nenhum processo dever permanecer sem andamento por mais de 30 (trinta) dias, no aguardo do cumprimento de diligncias. 3 No trigsimo primeiro dia seguinte ao da ltima movimentao, os autos devem ser conclusos ao juiz eleitoral para despacho. Art. 76. As peas que formaro os autos sero inseridas em capa, que conter os dados de identificao do feito referentes ao nome e nmero da zona eleitoral, nmero e tipo do feito, nome e qualificao das partes ou interessados, nome dos advogados, o assunto ou objeto, data e nmero do protocolo. 1 Todas as peas do processo sero numeradas a partir da pea inaugural dos autos, cuja primeira folha receber o nmero dois, considerando-se a capa como primeira folha dos autos, sem numerao.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

2 Em caso de erro na numerao das folhas do processo, certificar-se- a ocorrncia nos autos, procedendo-se a renumerao. 3 Havendo nos autos peas tais como fitas de udio e vdeo; disquetes ou CD-ROM e outros, estas devero ser devidamente acondicionadas dentro dos prprios autos, em envelopes, nos quais sero registrados alm do nmero de folhas, o nmero dos autos, com breve descrio de seu contedo. Art. 77. Cabe ao chefe de cartrio a assinatura da capa, folhas e termos dos autos processuais. Pargrafo nico. Cabe ao chefe de cartrio, a assinatura de cpias autenticadas de autos processuais. Art. 78. O termo de concluso indicar a entrega dos autos ao Juiz Eleitoral. Art. 79. O termo de vista indicar a entrega dos autos ao Ministrio Pblico por determinao do Juiz Eleitoral. Pargrafo nico. A data que constar nos termos de concluso e vista dever indicar a data de entrega dos autos. Art. 80. Qualquer documento ou requerimento trazido ao cartrio para integrar o processo dever ser levado a despacho do Juiz Eleitoral para que determine a juntada aos autos respectivos. Pargrafo nico. Todo documento ou requerimento a ser juntado aos autos dever ser precedido do respectivo termo, lavrado em folha diversa daquela que estiver sendo juntada, numeradas as folhas na sequncia, ou eventualmente mediante aposio de carimbo prprio devidamente preenchido. Art. 81. Qualquer documento ou expediente que integre o processo poder ser dele retirado, se for determinado pelo Juiz Eleitoral o seu desentranhamento. 1 Quando o Juiz Eleitoral determinar o desentranhamento de documento, dever ser expedida certido nos autos, com o nome de quem o recebeu em devoluo, mediante recibo. 2 Na certido de desentranhamento dever constar a identificao das peas desentranhadas e a numerao das folhas retiradas dos autos. 3 As peas desentranhadas, sero substitudas pela respectiva certido, no havendo necessidade de renumerao de folhas do processo. Art. 82. Qualquer processo poder ser reunido a outro se for determinado pelo Juiz Eleitoral o seu apensamento. Pargrafo nico. Os processos apensos tero numerao prpria e seu apensamento far-se- por meio de competentes termos, que sero encartados ao processo principal e ao apenso. Art. 83. Os autos processuais sero formados por volumes de at 300 (trezentas) folhas.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

1 Na hiptese do nmero de folhas exceder quantidade estabelecida neste artigo e/ou havendo dificuldade no manuseio dos autos, far-se- o encerramento do volume e abertura de um novo, mediante lavratura dos respectivos termos, em folhas regularmente numeradas. 2 Dar-se- continuidade numerao de folhas no novo volume e sero apostos na capa os mesmos dados de identificao do inicial, alm do nmero de cada novo volume. TTULO VIII DOS RECURSOS Art. 84. Dos atos, decises ou despachos dos Juzes ou Juntas Eleitorais caber recurso para o Tribunal Regional Eleitoral. 1 Os recursos eleitorais no tero efeito suspensivo, salvo as excees previstas em lei. 2 Os recursos das decises das juntas sero processados na forma estabelecida pelos artigos 169 e seguintes do Cdigo Eleitoral. Art. 85. Sempre que a lei no fixar prazo especial, o recurso dever ser interposto em 3 (trs) dias da publicao do ato, deciso ou despacho. Art. 86. O recurso independer de termo e ser interposto por petio devidamente fundamentada dirigida ao Juiz Eleitoral e acompanhada, se o entender o recorrente, de novos documentos. Pargrafo nico. Se o recorrente se reportar a coao, fraude, interferncia do poder econmico, desvio ou abuso de poder de autoridade em desfavor da liberdade do voto ou emprego de processo de propaganda ou captao de sufrgios vetado por lei, dependentes de provas a serem determinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, bastar-lhe- indicar os meios a elas conducentes. Art. 87. Recebida a petio, mandar o Juiz intimar o recorrido para cincia do recurso, abrindo-se-lhe vista dos autos a fim de, em prazo igual ao estabelecido para sua interposio, oferecer razes, acompanhadas ou no de novos documentos. 1 A intimao se far pela publicao da notcia da vista no jornal que publicar o expediente da Justia Eleitoral, onde houver, e nos demais lugares, pessoalmente pelo chefe de cartrio, independente de iniciativa do recorrente. 2 Onde houver jornal oficial, se a publicao no ocorrer no prazo de 03 (trs) dias, a intimao se far pessoalmente ou na forma prevista no pargrafo seguinte. 3 Nas zonas em que se fizer a intimao pessoal, se no for encontrado o recorrido dentro de 48 horas, a intimao ser feita por edital afixado no foro, no local de costume. 4 Todas as citaes e intimaes sero feitas na forma estabelecida neste artigo.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

5 Se o recorrido juntar novos documentos, ter o recorrente vista dos autos por 48 horas para falar sobre os mesmos, contado o prazo na forma deste artigo. 6 Conclusos os autos, o Juiz Eleitoral, no mesmo prazo, instar o Ministrio Pblico a se manifestar quando no for parte no feito. 7 Findos os prazos a que se referem os pargrafos anteriores, o Juiz Eleitoral, dentro de 48 horas, far subir os autos ao Tribunal Regional Eleitoral com a sua resposta e os documentos novos em que se fundar, salvo se entender reformar sua deciso. 8 Se o Juiz reformar sua deciso, poder o recorrido, dentro de 3 (trs) dias, requerer suba o recurso como se por ele interposto. TTULO IX DOS PARTIDOS POLTICOS Art. 88. Haver, no cartrio eleitoral, uma pasta para cada partido poltico registrado, na qual sero arquivados: I - a composio de rgo de direo municipal e eventual alterao, com sua respectiva validade, comunicadas pelo Tribunal; II - o credenciamento de delegados de partido e as demais comunicaes a respeito da matria. CAPTULO I DA FILIAO PARTIDRIA Art. 89. Na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano, o rgo de direo municipal do partido poltico enviar ao Juiz Eleitoral, com vistas ao arquivamento, publicao e cumprimento dos prazos de filiao partidria para efeito de candidatura a cargos eletivos, relao atualizada, em duas vias, com os nomes de todos os seus filiados inscritos na zona eleitoral, os nmeros do seu ttulo e da respectiva seo, bem assim a data do deferimento da sua filiao. 1 Entende-se por segunda semana o perodo que medeia entre os dias oito e quatorze de cada ms. 2 Quando o termo final coincidir com dia em que no haja expediente no cartrio, o prazo para a entrega das relaes de filiados ser prorrogado para o primeiro dia til subsequente.

3 Constatada a ocorrncia de dupla filiao, o chefe de cartrio dar cincia ao juiz, que, de imediato, declarar a nulidade de ambas, determinando comunicao aos partidos interessados e ao eleitor. 4 Se a relao de filiados no for remetida nos prazos mencionados neste artigo, permanecer inalterada a filiao de todos os eleitores, constante da relao remetida anteriormente.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

5 Os prejudicados por desdia ou m-f dos dirigentes partidrios podero requerer, diretamente ao juiz eleitoral da zona, que intime o partido para que cumpra, sob pena de desobedincia, no prazo que fixar, no superior a dez dias, o que prescreve o caput deste artigo. 6 O processamento das anotaes de filiao partidria, comunicadas pelos partidos polticos aos cartrios eleitorais, sero estabelecidas pela legislao que rege a matria, observadas as resolues emanadas do Tribunal Superior Eleitoral. Art. 90. Para desligar-se do partido, o filiado far comunicao escrita ao rgo de direo municipal, enviando cpia ao Juiz Eleitoral da zona em que for inscrito, para que seu nome seja excludo da ltima relao de filiados arquivada no cartrio. 1 Se a comunicao entregue no cartrio eleitoral estiver desacompanhada da cpia enviada ao partido, o Juiz Eleitoral determinar a notificao do filiado para que regularize seu requerimento e, s ento, determinar as anotaes devidas. 2 Decorridos dois dias da data da entrega da comunicao ao partido, o vnculo torna-se extinto para todos os efeitos. Art. 91. O cancelamento imediato da filiao partidria verificar-se- nos casos de: I - morte; II - perda dos direitos polticos; III - expulso; IV - outras formas previstas no estatuto partidrio, com comunicao obrigatria ao atingido no prazo de 48 horas da deciso. 1 O eleitor que se filiar a outro partido dever comunicar ao rgo de direo municipal do partido anterior e ao Juiz de sua respectiva zona eleitoral, solicitando o cancelamento da sua filiao; se no o fizer no dia imediato ao da nova filiao, ficar configurada dupla filiao, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos. 2 A comunicao dirigida ao Juiz Eleitoral deve mencionar, alm do nome e nmero de inscrio do filiado, tambm o seu endereo atualizado e telefone para contato. Art. 92. Na hiptese de transferncia de domiclio eleitoral, o filiado dever fazer comunicao ao rgo de direo municipal do partido, a fim de que seja excludo da sua relao de filiados, cabendo a este fazer idntica comunicao ao rgo partidrio do novo municpio, objetivando a sua incluso. CAPTULO II DA PRESTAO DE CONTAS ANUAL

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

Art. 93. O rgo de direo municipal do partido est obrigado a encaminhar, anualmente, ao Juzo Eleitoral, a prestao de contas do exerccio findo, at o dia 30 de abril do ano seguinte, observadas a legislao que rege a matria, bem como resolues emanadas do Tribunal Superior Eleitoral. TTULO X DAS ELEIES Art. 94. As eleies e sua apurao sero realizadas com observncia do disposto na legislao eleitoral e instrues baixadas pelo Tribunal Superior e pelo Tribunal Regional Eleitoral para cada eleio. TTULO XI DAS DISPOSIES GERAIS Art. 95. Os Juzes e chefes de cartrio das zonas eleitorais ficam obrigados a acessar diariamente a intranet deste Tribunal, a fim de verificar a existncia de documentos ou quaisquer outros informes e comunicaes de seu interesse e/ou atinentes sua competncia; bem como o seu endereo eletrnico (email) de forma a tomar conhecimento de assuntos e/ou matrias informadas ou requeridas pelos diversos setores deste Tribunal, devendo responder com brevidade s solicitaes formuladas. TTULO XII DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 96. Os atuais Chefes de Cartrio de Zona Eleitoral, bem como seus eventuais substitutos e os que, no abrangidos pelo art. 97, forem nomeados para exercer a Chefia de Cartrio Eleitoral, sero regidos pela Resoluo TRE/PA n 2.614, de 11 de abril de 2000, e permanecero no exerccio de suas atribuies at a data em que for designado servidor do quadro permanente do Tribunal para ocupar a funo comissionada correspondente. Art. 97. O servidor que vier a exercer as atribuies de Chefe de Cartrio de Zona Eleitoral criada aps a vigncia da Lei n 10.842, de 20 de fevereiro de 2004, dever ser ocupante de cargo efetivo do Quadro de Pessoal do Tribunal Regional Eleitoral do Par, com formao ou experincia compatveis com as atividades cartorrias, percebendo a gratificao, com natureza pro labore, equivalente ao valor da remunerao da funo comissionada correspondente, constante dos Anexos VI e VII da Resoluo TSE n 21.832, de 22 de junho de 2004, at a criao e o provimento da respectiva funo. Pargrafo nico. O Servidor que vier a exercer as atribuies de Chefe de Cartrio Eleitoral de Zona Eleitoral criada aps a vigncia da Lei n 10.842, de 20 de fevereiro de 2004 perceber gratificao equivalente remunerao da funo comissionada correspondente, at a criao e o provimento desta. Art. 98. Esta resoluo entrar em vigor a partir de sua publicao.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PAR SECRETARIA JUDICIRIA

Sala de Sesses do Tribunal Regional Eleitoral do Par, em 30 de agosto de 2005. Desembargador RMULO JOS FERREIRA NUNES - Presidente e Relator, Desembargadora ALBANIRA LOBATO BEMERGUY, Juiz CARLOS ROBERTO ALVES DOS SANTOS, Juiz CLUDIO AUGUSTO MONTALVO DAS NEVES, Juza ROSILEIDE MARIA DA COSTA CUNHA FILOMENO, Juiz RAPHAEL CELDA LUCAS FILHO, Juza ANGELA SERRA SALES, DR. FELCIO PONTES JR Procurador Regional Eleitoral. _________________
Resoluo n 3.771/2005, Publicada no DOE de 2.9.2005. Resolues Alteradoras: Resoluo n. 3.811/2006, Publicada no DOE de 15.3. 2006. Resoluo n 3.831/2006, Publicada no DOE de 12.5.2006. Resoluo n 4.866/2010, Publicada no DJE de 20.4.2010. Resoluo n 4.956/2010, Publicada no DJE de 02.12.2010. Resoluo n 4.998/2011 Publicada no DJE de 14.07.2011

You might also like