You are on page 1of 7

A Mulher Sbi Edific Su Cs

TEXTO: 2 Reis 4:8-37 INTRODUO: Lar doce lar. Provavelmente voc j ouviu esta frase antes. Ela se completa por si mesma, e o alvo de muitas famlias, esconde dentro dela uma realidade conhecida por poucos, a qual pode ser definida pelas palavras de Salomo: (Provrbios 14:1- FILHOS ESCUTEM O QUE SEU PAI ENSINA. PRESTEM ATENO E COMPREENDERO AS COISAS). Em outras palavras, Deus est nos dizendo que a mulher precisa ter qualidades, das quais, depende o bom sucesso do seu lar. No haver um lar doce e feliz sem uma mulher sbia. Para confirmar o que estamos dizendo estudaremos a vida da mulher Sunamita. A mulher sbia h de ter os olhos voltados para a obra do Senhor; v.9. A mulher sbia h de ter contentamento; v. 13. Em Provrbios. 30:21,23 somos informados que a terra se alvoroa... com uma mulher aborrecida (sem

contentamento, descontente com o que recebe de Deus) quando se casa." Algumas mulheres no precisam de muita coisa para se aborrecer. Se uma agulha se perde o mundo o ouvir. Pensemos no descontentamento de algumas mulheres e em como isso afeta seus filhos, e muito mais, seus maridos. No poder o marido viver alegre, afinal, quem deveria alegar-lhe est sempre triste e reclamando. A Sunamita era jovem, provavelmente bonita, e, sendo casada com um homem bem mais velho, estava impossibilitada de ter filhos. Para uma mulher daquele tempo isso era um sinal muito triste. Podia ela viver sempre aborrecida, mas no, ela estava satisfeita. Quando o profeta quis devolver a benfeitoria, ela prontamente recusou, alegando: Eu vivo feliz no meio do meu povo. Para ela o simples fato de viver entre as pessoas que a amava e a respeita j era motivo de ser feliz.

Seria bom se todos tivessem conscincia de quando esto realmente bem. O corao contente no precisa de muito para sentir-se feliz e em paz. Ao contrrio isso o esprito de descontentamento que paira sobre muitas mulheres. Tal foi o caso de Raquel, que numa condio igual a da Sunamita disse ao seu marido: D-me filhos seno eu morro. Alm de viver descontente culpa o marido pelo fato (Provrbios 30:15; 17:1). A mulher sbia atrai as bnos do Senhor; v. 14-17 Sim, afinal, Deus no injusto para se esquecer do vosso trabalho (Hebreus 6:10). Os lares mais felizes e abenoados so aqueles onde a mulher edifica um esprito de contentamento e gratido, pois, mesmo as bnos no pedidas e inesperadas chegam como recompensa do temor ao Senhor. Deus tem prazer em contemplar o desejo secreto. ...Porque, vosso Pai sabe o que vos necessrio antes de vs lho pedirdes (Mateus 6:8). Veja a Sunamita. Mesmo sem pedir, Deus lhe deu um filho.

Uma me e esposa contente so uma me e esposa que espera em Deus, e isso que ela deve transmitir aos filhos e marido. A mulher sbia tem a confiana da sua famlia; v. 18-19 Como bom ter algum com quem podemos contar sempre. Veja o desespero desse velho homem quando seu filho ficou doente. Que poderia ele fazer com as dores do seu filho? Mas ele tem uma auxiliadora, e sabe que pode contar com ela. Sua ordem ao servo expressa isso: Leva-o a sua me. E ele o tomou e o levou a sua me; e esteve sobre os seus joelhos.... O filho preciso de um colo e o marido de um ombro. Voc uma mulher assim? Seu marido pode contar com voc nas horas mais difceis? s tu um amortecedor dos impactos? Que seja! Faa tudo para ser. Sua famlia precisa de voc. O marido precisa de uma mulher em quem confiar, pois esse o propsito de Deus para a esposa, ou seja, ser-lhe uma adjutora para que o corao do seu marido est nela confiado (Provrbios 31:11,12).

A mulher sbia no alvoroadora; v. 20-23 Este o ponto X da questo para muitas mulheres. A mulher louca alvoroadora; nscia e no sabe coisa alguma." (Provrbios 9:13). Certamente no era esse o caso da Sunamita. O filho que recebera veio a adoecer e a morrer em seu colo. Poderia sair correndo, injuriando, amaldioando, e acusando seu marido pela fatalidade. Muitas mulheres so alvoroadoras, ou seja, irrequietas, assustadas e barulhentas. O comportamento de mulheres assim nos dias de angstia faz da casa um verdadeiro campo de guerra. Sua agitao e gritaria causa tamanha confuso no lar que todos tendem a escapar de sua revolta. Mas a mulher Sunamita sbia, e seu comportamento no dia da adversidade mostra uma calma impressionante que fruto da f verdadeira. Nenhuma palavra louca saiu de seus lbios. Imediatamente ela pensou em Deus, e foi logo falar com aquele que o representava.

Do marido pede apenas algumas providncias materiais, e para no abal-lo, diz-lhe: No se preocupe. De fato, quando a me e esposa tem seu corao confiado em Deus o lar goza calma. Sim, tudo o que Deus faz bom! 1. O alvoroo de Sara trouxe Ismael ao mundo. 2. O alvoroo de Rebeca quase causou um assassinato (Gnesis 27:13). Melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda. (Provrbios 21:19). A mulher sbia confia seus filhos e marido apenas a Deus; v. 25. Enquanto a maioria das pessoas de seu tempo consultaria os dolos (I Re 1:2) a Sunamita vai diretamente a Deus. fato que o desespero tem feito muitas mes e esposas levarem sua casa para a idolatria, para os charlates da f, e para o espiritismo. A Sunamita tem conscincia de que somente Deus pode ajud-la. Tinha tal confiana na bondade de

Deus, que estava pronta para crer que Ele restauraria o que havia agora retirado. Finalmente o filho amado foi restaurado vivo sua me. Colocar um filho nas mos de Deus e t-lo eternamente, no se esquecendo de que tambm seu dever fazer isto para seu marido. Que o esforo maior de uma me e esposa seja o de por seus filhos e marido nas mos do Senhor. A mulher sbia jamais ficar desamparada: 2 Reis 8:1-6. Pr. TUBAL/JAN/14. NO.

You might also like