You are on page 1of 16

UNIO EDUCACIONAL MINAS GERAIS UNIMINAS / FACIMINAS V Semana Cientfica e Cultural de Pedagogia Pedagogia Contempornea: Docncia, Gesto e Tecnologia

Informao sem persuaso? A tradio retrica

Ministrantes: ngela, Denise, Ketiuce e Keyla

Colaborao: Profa. Icla

Uberlndia 2007

... possvel afirmar que o elemento persuasivo est colado ao discurso como a pele ao corpo... Isso nos revela a existncia de graus de persuaso: alguns mais ou menos visveis, outros mais ou menos mascarados.

Grcia

Discurso clssico

Disciplina para dominar a palavra (retrica)

Domnio da expresso verbal a fim de tornar a fala convincente e elegante

Aristteles (384-322 a.C) cria a estrutura do discurso >> A Arte Retrica I, II e III >> Guia de modos de se fazer o texto persuasivo

... um corpo de normas e regras que visa saber o que , como se faz e qual o significado dos procedimentos persuasivos.

O objetivo da retrica analisar e debater por meio do discurso para se chegar verdade, portanto, ela no se limita a um gnero ou rea especfica do conhecimento. A retrica no persuaso, mas uma forma de fazer com que o indivduo se torne persuasivo. O foco a maneira como se diz algo, o domnio da linguagem para a comunicao. O mrito do que expresso verbalmente constitudo pela tica.

Para Aristteles o texto persuasivo deve ser estruturado em quatro instncias seqenciais e integradas. So elas: Exrdio: o comeo do discurso, introduo que visa assegurar a fidelidade dos ouvintes. Narrao: o assunto, o desenrolar dos fatos por meio de sua apresentao argumentativa. Provas: a prova do que se diz, a credibilidade e comprovao das afirmativas. Perorao: a concluso, ltima oportunidade de chamar a ateno do ouvinte.

Persuadir defender uma tese de maneira convincente. possvel tambm que o persuasor, parta de uma lgica pessoal e busque constituir uma outra verdade.

A preocupao com o embelezamento do texto. O foco est no enfeite para a idia no uso de palavras e expresses bonitas, mas com insuficincia de idias.

Sem dvida, esse novo papel est vinculado a dois plos importantes: o do estudo das figuras de linguagem e o das tcnicas de argumentao. ... quase entendida como fraude sutil, est sendo mais e mais vista como uma tcnica de raciocnio humano controlado pela dvida e submetido a todos os condicionamentos histricos, psicolgicos, biolgicos de qualquer ato humano. (Umberto Eco)

Raciocnio Apodtico

Verdade inquestionvel

http://br.youtube.com/watch?v=ux6KNEy3f70

Raciocnio Dialtico

Mais de uma concluso possvel

http://br.youtube.com/watch?v=J2EItumtpPQ

Raciocnio Retrico

Atuao sentimental

http://br.youtube.com/watch?v=xwo8UKMxomA

Recursos utilizados para prender a ateno do receptor. Entre as mais usadas, esto:

Metfora representao dos significados de um termo em outro termo por meio de analogias sem haver redundncia:
- figurativa: "... Lula como um vulo frtil e os polticos aloprados funcionando como espermatozides tentando chegar primeiro para conseguirem um cargo nem que seja como limpadores de limpeza (dos cofres do Estado...)...

Jos Carlos Neves - Blog de Paulo Moreira Leite - O Estado de So Paulo


- associao: A Amaznia o pulmo do mundo

Metonmia substituio de um termo por outro devido semelhana e possibilidade de associao entre eles: - o todo pela parte: O universo em que vivemos est irrespirvel (a palavra universo foi utilizada para se referir cidade de So Paulo). - o continente pelo contedo: Comi dois pratos bem cheios (ningum come o prato em si, mas sim, a comida que nele se encontra).

- o autor pela obra: Lemos Machado de Assis por interesse (ningum, na verdade, l o autor, mas as obras dele em geral).
- a causa e o efeito: Scrates tomou a morte (o efeito a morte, a causa o veneno).

Bom de Retrica...

http://br.youtube.com/watch?v=Udt0W877V4k

BLOG O Estado de S. Paulo - Paulo Moreira Leite. O Conformismo. Disponvel em: <http://blog.estadao.com.br/blog/paulo/?title=o_conformismo_por_chico_de_oliveira& more=1&c=1&tb=1&pb=1>. Acesso em: 20 nov. 2007 CITELLI, Adilson. Informao sem persuaso? In: ______. Linguagem e persuaso. 3. ed. So Paulo: tica, 1988. p. 5-6. ______. A tradio retrica. In: ______. Linguagem e persuaso. 3. ed. So Paulo: tica, 1988. p. 7-23. ELEMENTOS da retrica. Metfora. Disponvel em: <http://www.radames.manosso.nom.br/retorica/metafora.htm>. Acesso em: 20 nov. 2007. WIKIPDIA: a enciclopdia livre. Metonmia. Disponvel <http://pt.wikipedia.org/wiki/Meton%C3%ADmia>. Acesso em: 20 nov. 2007. em:

Vdeos do YouTube:
Gol - http://br.youtube.com/watch?v=ux6KNEy3f70

Bom Bril - http://br.youtube.com/watch?v=J2EItumtpPQ


Laka - http://br.youtube.com/watch?v=xwo8UKMxomA Pa, - http://br.youtube.com/watch?v=Udt0W877V4k

You might also like