You are on page 1of 21

Resolues de questesTropa de Elite Raciocnio Lgico Questes Pedro Evaristo

2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Raciocnio Lgico

ESTRUTURA LGICA

(CESPE) Na ltima corrida do campeonato anual de motocicleta, participaram 8 pilotos, numerados de 1 a 8. As cores dos capacetes dos pilotos so todas diferentes. De acordo com a acumulao de pontos nas corridas anteriores, se o piloto 8 terminasse essa corrida em pelo menos duas posies frente do piloto 3, o piloto 8 seria o campeo do ano. Encerrada a corrida, observou-se que

I. o piloto 1 chegou imediatamente depois do piloto de capacete prata e a seguir chegou o de capacete vermelho; II. o piloto 4 venceu a corrida; III. o piloto 3 terminou a corrida duas posies atrs do piloto 1 e uma posio frente do piloto de capacete azul; IV. o piloto de capacete prata cruzou a linha de chegada imediatamente aps o piloto 2; V. o piloto de capacete preto terminou a corrida em segundo lugar; VI. o piloto de capacete verde, penltimo colocado na corrida, chegou imediatamente aps o piloto 6; VII. o piloto de capacete amarelo chegou imediatamente depois do piloto de capacete preto; VIII. o ltimo piloto a terminar a corrida foi o de nmero 5; IX. o piloto 2 terminou a corrida duas posies frente do piloto de capacete branco e duas depois do piloto de capacete laranja; X. o piloto 7 terminou a corrida duas posies atrs do piloto 8. Com base nessas informaes correto afirmar que

01. o piloto 1 ficou em stimo lugar nessa corrida. 02. o piloto de capacete laranja venceu a corrida. 03. o ltimo colocado nessa corrida foi o piloto de capacete azul.

Prof. Pedro Evaristo

Raciocnio Lgico 04. o piloto 7 o de capacete preto. 05. o piloto 8 venceu o campeonato. (CESPE) Trs amigos Ari, Beto e Carlos se encontram todos os fins-de-semana na feira de carros antigos. Um deles tem um Chevett, outro tem um Landau e o terceiro, um Fusca. Os trs moram em bairros diferentes (Buritis, Praia Grande e Cruzeiro) e tm idades diferentes (45, 50 e 55 anos). Alm disso, sabe-se que: Ari no tem um Chevett e mora em Buritis; Beto no mora na Praia Grande e 5 anos mais novo que o dono do Fusca; O dono do Chevett no mora no Cruzeiro e o mais velho do grupo. A partir das informaes acima, julgue os itens a seguir.

06. Ari tem um Fusca ou Beto mora no Cruzeiro. 07. Beto tem 50 anos de idade e Carlos tem 55 anos. (CESPE) Trs contadores A, B e C esto sendo avaliados para o preenchimento de uma posio em uma empresa. Esses contadores estudaram em diferentes universidades (USP, UnB e FGV), possuem diferentes tempos de experincia na profisso (3, 5 e 8 anos) e foram classificados em trs opes: 1., 2. e 3.. Considere tambm que o contador A estudou na USP e tem menos de 7 anos de experincia. o contador C ficou na 3. opo, no estudou na UnB e tem 2 anos de experincia a menos que o contador que foi classificado na 2. opo. Com base nas informaes acima, julgue os itens.

08. O contador B estudou na UnB, tem 8 anos de experincia e ficou em primeira opo. 09. O contador A ficou classificado na 2 opo ou o contador C estudou na FGV. (CESPE) Considere que, em um pequeno grupo de pessoas G envolvidas em um acidente, haja apenas dois tipos de indivduos: aqueles que sempre falam a verdade e os que sempre mentem. Se, do conjunto G, o indivduo P afirmar que o

Prof. Pedro Evaristo

Raciocnio Lgico indivduo Q fala a verdade, e Q afirmar que P e ele so tipos opostos de indivduos, ento, julgue os itens a seguir. 10. Nesse caso, correto concluir que P e Q mentem. 11. P e Q so indivduos do mesmo tipo. (CESPE) Um lder criminoso foi morto por um de seus quatro asseclas: A, B, C e D. Durante o interrogatrio, esses indivduos fizeram as seguintes declaraes. A afirmou que C matou o lder. B afirmou que D no matou o lder. C disse que D estava jogando dardos com A quando o lder foi morto e, por isso, no tiveram participao no crime. D disse que C no matou o lder. Considerando a situao hipottica apresentada acima e sabendo que trs dos comparsas mentiram em suas declaraes, enquanto um deles falou a verdade, julgue os itens seguintes.

12. A declarao de C no pode ser verdadeira. 13. D matou o lder. (CESPE) Marcos e Newton carregam fichas nas cores branca ou preta. Quando Marcos carrega a ficha branca, ele fala somente a verdade, mas, quando carrega a ficha preta, ele fala somente mentiras. Por outro lado, quando Newton carrega a ficha branca, ele fala somente mentira, mas, quando carrega a ficha preta, fala somente verdades. Cada um deles deu a seguinte declarao: MARCOS: "Nossas fichas so iguais" NEWTON: Nossas fichas so diferentes" Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir.

14. Marcos e Newton carregam fichas brancas. 15. As fichas deles so iguais.

CONJUNTOS
Prof. Pedro Evaristo

Raciocnio Lgico

Dentre um grupo de N alunos, que estudam para concursos, sabe-se que: 40 tem aulas presenciais; 70 assistem vdeo-aulas; 20 utilizam os dois mtodos; 10 estudam sozinhos; Julgue os itens a seguir.

16. O total de alunos do grupo igual a 100. 17. Vinte alunos estudam apenas atravs de aulas presenciais. 18. Mais da metade dos alunos no estudam por aulas presenciais. Dentre um grupo de 100 alunos, que estudam para concursos, sabe-se que: 40 tem aulas presenciais; 70 assistem vdeo-aulas; 10 estudam sozinhos, sem aulas; Julgue os itens a seguir.

19. O nmero de alunos que utilizam os dois mtodos igual a 20. 20. Noventa alunos estudam atravs de aulas presenciais ou vdeo-aulas. (CESPE) Considere que os livros L, M e N foram indicados como referncia bibliogrfica para determinado concurso. Uma pesquisa realizada com 200 candidatos que se preparam para esse concurso, usando esses livros, revelou que: 10 candidatos utilizaram somente o livro L; 20 utilizaram somente o livro N; 90 utilizaram o livro L; 20 utilizaram os livros L e M; 25 utilizaram os livros M e N; 15 utilizaram os trs livros. Considerando esses 200 candidatos e os resultados da pesquisa, julgue os itens seguintes.

Prof. Pedro Evaristo

Raciocnio Lgico

21. Mais de 6 candidatos se prepararam para o concurso utilizando somente os livros L e M. 22. Mais de 100 candidatos se prepararam para o concurso utilizando somente um desses livros. 23. Noventa candidatos se prepararam para o concurso utilizando pelos menos dois desses livros. 24. Apenas 90 candidatos utilizaram pelo menos 2 livros. 25. Podemos afirmar que 75 candidatos utilizaram apenas 2 livros. 26. O nmero de candidatos que se prepararam para o concurso utilizando o livro M foi inferior a 105. 27. correto afirmar que apenas 80 candidatos utilizaram somente o livro M.

COMBINATRIA

28. Quantos nmeros de 3 algarismos podemos formar utilizando apenas os algarismos 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9? 29. Determine quantos nmeros de trs algarismos distintos podemos formar utilizando apenas os algarismos 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9. 30. Determine quantos nmeros de 3 algarismos podemos formar utilizando apenas os algarismos 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9, de forma que figurem pelo menos dois algarismos iguais. 31. Quantos nmeros pares de trs algarismos distintos podemos formar utilizando apenas os algarismos 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9?

Prof. Pedro Evaristo

Raciocnio Lgico 32. Quantos nmeros de 3 algarismos distintos so maiores que 500, utilizando apenas os algarismos 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9? 33. Determine quantos nmeros pares de trs algarismos so maiores que 500, utilizando apenas os algarismos 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9. 34. Determine quantos nmeros pares de trs algarismos distintos so maiores que 500, utilizando apenas os algarismos 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 9. 35. Quantos nmeros distintos, de quatro algarismos, podemos formar, utilizando apenas os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6, de forma que ele seja mpar e menor que 4000? 36. Utilizando apenas os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 6, podemos formar quantos nmeros mpares de quatro algarismos distintos que sejam menores que 4000? 37. Quantos so os anagramas da palavra CHUVA? 38. Determine a quantidade de anagramas da palavra CHUVA que comeam e terminam por vogal. 39. Quantos anagramas da palavra CHUVA possuem as vogais juntas? 40. Determine quantos anagramas da palavra CHUVA no possuem as vogais juntas. 41. Quantos anagramas da palavra CHUVA possuem as consoantes juntas e em ordem alfabtica? 42. Quantos anagramas da palavra CHUVA possuem as consoantes juntas? 43. De quantas maneiras distintas seis pessoas podem sentar-se em uma mesa redonda? 44. De quantas maneiras distintas seis pessoas podem sentar-se ao redor de uma mesa redonda, de modo que A e B fiquem lado a lado?

Prof. Pedro Evaristo

Raciocnio Lgico 45. Determine o nmero de anagramas da palavra SUCESSO. 46. Existem quantos anagramas da palavra SUCESSO, que comeam com C e terminam com O? 47. A bandeira a seguir, est dividida em 6 faixas que sero pintadas de azul, vermelho e branco. Determine quantas bandeiras distintas podero ser criadas, sabendo que exatamente trs faixas devem ser azuis, duas vermelhas e uma branca. 48. De quantas maneiras podemos organizar lado a lado, 3 garrafas idnticas e 2 copos idnticos? 49. De um grupo de 8 candidatos sero escolhido 3 para ser o gerente, o caixa e o vendedor de uma loja. De quantas maneiras pode ser feita essa escolha? 50. Um seleo possui 8 candidatos para 3 vagas de vendedor de uma loja. De quantas maneiras pode ser feita essa escolha? 51. De um grupo de 8 engenheiros e 6 arquitetos, sero escolhidos trs funcionrios para representar a construtora Alfa em uma reunio, sendo 3 engenheiros ou 3 arquitetos. Quantos grupos diferentes podero ser formados? 52. A construtora Alfa possui 8 engenheiros e 6 arquitetos, dos quais sero escolhidos 3 engenheiros e 3 arquitetos para projetar o empreendimento Beta. Quantas equipes diferentes podero ser formadas para esse empreendimento? 53. Uma construtora possui 8 engenheiros e 6 arquitetos. Quantas equipes, com trs profissionais, podero ser formadas, de forma que figure nessa equipe pelo menos um engenheiro e pelo menos um arquiteto? 54. Uma construtora dever distribuir 8 engenheiros em trs equipes: A, B e C. De quantas maneiras poder ser feita essa diviso, de modo que A e B tenham trs profissionais e a equipe C tenha somente dois? 55. A partir de um grupo de oito pessoas, quer-se formar uma comisso constituda de quatro integrantes. Nesse grupo, incluem-se Arthur e Felipe, que, sabe-se, no se relacionam um com o outro. Portanto, para evitar problemas, decidiu-se que

Prof. Pedro Evaristo

Raciocnio Lgico esses dois, juntos, no deveriam participar da comisso a ser formada. Nessas condies, de quantas maneiras distintas se pode formar essa comisso?

PROBABILIDADE

(CESPE) Um baralho comum contm 52 cartas de 4 tipos (naipes) diferentes paus, espadas, copas e ouros. Em cada naipe, que consiste de 13 cartas, 3 dessas cartas contm as figuras do rei, da dama e do valete, respectivamente. Com base nessas informaes, julgue os itens subsequentes.

56. A probabilidade de se extrair aleatoriamente uma carta de um baralho e ela conter uma das citadas no texto igual a 3/13. 57. Sabendo que h 4 ases em um baralho comum, sendo um de cada naipe, conclui-se que a probabilidade de se extrair uma carta e ela no ser um s de ouros igual a 1/52. 58. A chance de se retirar um s de ouro a mesma que retirar um rei de copas. 59. Dado que a carta de ouro, a chance de se retirar um s de 1/13. 60. A probabilidade de se retirar um carta de ouro, dado que ela um s, de 25%. 61. A probabilidade de se extrair uma carta e ela conter uma figura ou ser uma carta de paus igual a 11/26. (CESPE) Um juiz deve analisar 12 processos de reclamaes trabalhistas, sendo 4 de mdicos, 5 de professores e 3 de bancrios. Considere que, inicialmente, o juiz selecione aleatoriamente um grupo de 3 processos para serem analisados. Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir.

Prof. Pedro Evaristo

Raciocnio Lgico 62. A probabilidade de que, nesse grupo, todos os processos sejam de bancrios inferior a 0,005. 63. As chances de que, nesse grupo, pelo menos um dos processos seja de professor superior a 80%. NMEROS DE FURTOS E ROUBOS DE VECULOS DIMINUEM EM MOSSOR. Apesar da queda no ser significativa, o Setor de Estatstica do 2 BPM detectou uma reduo no nmero de furtos e roubos de veculos nos trs primeiros meses de 2010 em comparao ao mesmo perodo do ano de 2009. A tabela a seguir representa as ocorrncias de furtos e roubos de carros e motos na cidade de Mossor no RN. Para cada uma das 91 ocorrncias foi gerado um relatrio.

Com base nos dados da tabela, julgue os itens a seguir.

64. A probabilidade de se retirar aleatoriamente um desses relatrios e ser referente a um roubo superior a 80%. 65. A chance de se retirar um relatrio e ser referente a roubo de carro no ms de maro inferior a 4%. 66. A probabilidade de se extrair um relatrio e ser sobre roubo de carro ou qualquer ocorrncia em fevereiro superior 2/5. 67. maior que 4% a probabilidade de se retirar um relatrio e ele ser sobre roubo de carro e ter ocorrido em fevereiro.

Prof. Pedro Evaristo

10

Raciocnio Lgico 68. Dado que o relatrio de uma ocorrncia de fevereiro, a chance de ser um roubo de carro de 1/6. 69. Retira-se um relatrio referente a roubo. Pode-se ento afirmar que maior que 20% a chance desse relatrio ser referente a um carro. DIAGRAMAS LGICOS

(CESPE) Proposies tambm so definidas por predicados que dependem de variveis e, nesse caso, avaliar uma proposio como V ou F vai depender do conjunto onde essas variveis assumem valores. Por exemplo, a proposio Todos os advogados so homens, que pode ser simbolizada por (x)(A(x) H(x)), em que A(x) representa x advogado e H(x) representa x homem, ser V se x pertencer a um conjunto de pessoas que torne a implicao V; caso contrrio, ser F. Para expressar simbolicamente a proposio Algum advogado homem, escreve-se (x)(A(x) H(x)). Nesse caso, considerando que x pertena ao conjunto de todas as pessoas do mundo, essa proposio V. Na tabela abaixo, em que A e B simbolizam predicados, esto simbolizadas algumas formas de proposies.

A partir das informaes do texto, julgue os itens subsequentes.

70. A proposio Nenhum pavo misterioso est corretamente simbolizada por (x)(P(x) M(x)), se P(x) representa x um pavo e M(x) representa x misterioso. 71. Considerando que (x)A(x) e (x)A(x) so proposies, correto afirmar que a proposio (x)A(x) (x)A(x) avaliada como V em qualquer conjunto em que x assuma valores.
Prof. Pedro Evaristo 11

Raciocnio Lgico

72. Considere que as proposies Todo advogado sabe lgica e Todo funcionrio do frum advogado so premissas de uma argumentao cuja concluso Todo funcionrio do frum sabe lgica. Ento essa argumentao vlida. 73. Considere uma argumentao em que duas premissas so da forma 1. Nenhum A B. 2. Todo C A. e a concluso da forma Nenhum C B. Essa argumentao no pode ser considerada vlida.

74. A proposio (x) ((x > 0) (x + 2) par) V se x um nmero inteiro. 75. Podemos afirmar que a proposio (x) ((x primo) (x termina em 1, 3, 7 ou 9)) V se x um nmero natural maior que 10.

76. Se a afirmativa todos os beija-flores voam rapidamente for considerada falsa, ento a afirmativa algum beija-flor no voa rapidamente tem de ser considerada verdadeira. 77. A negao de nenhum pas da Amrica Latina independente a sentena todos os pases da Amrica Latina so independentes.

LGICA SENTENCIAL

(CESPE) Na comunicao, o elemento fundamental a sentena, ou proposio simples, constituda esquematicamente por um sujeito e um predicado, aqui sempre na forma afirmativa. Toda proposio pode ser julgada como falsa (F), ou verdadeira (V), excluindo-se qualquer outra forma. Novas proposies so formadas a partir de proposies simples, utilizando-se conectivos. Considere a seguinte correspondncia.

Prof. Pedro Evaristo

12

Raciocnio Lgico

CONECTIVO S e ou se ... ento

SMBOLO S

se e somente se

Usa-se tambm o modificador no, simbolizado por . As proposies so representadas por letras do alfabeto: A, B, C etc. A seguir, so apresentadas as valoraes para algumas proposies compostas. Os espaos no-preenchidos podem servir de rascunho para auxiliar os raciocnios lgicos necessrios ao julgamento dos itens.

A B A B

A B

A A B B

A B

A B

(A B)

(A B)

(A B)

A B

B A

A B

V V V F F V F F

Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem, a respeito de lgica sentencial e de primeira ordem.

78. Na tabela includa no texto acima, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna (AB) estar corretamente preenchida da seguinte forma.

Prof. Pedro Evaristo

13

Raciocnio Lgico

(AB ) F F F V

79. Na tabela includa no referido texto, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna AB estar corretamente preenchida da seguinte forma. A B F V F V

80. Na tabela includa no texto, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna AB estar corretamente preenchida da seguinte forma. AB V F F V

Prof. Pedro Evaristo

14

Raciocnio Lgico 81. Na tabela includa no texto, considerando as possveis valoraes V ou F das proposies A e B, a coluna BA estar corretamente preenchida da seguinte forma. B A V F V V

(CESPE) Considerando e A, B e C sejam proposies, que os smbolos e representam os conectivos ou e e, respectivamente, e que o smbolo denota o modificador negao, julgue os itens a seguir.

(CESPE) Considerando que A, B e C sejam proposies, que os smbolos e representam os conectivos ou e e, respectivamente, e que o smbolo denota o modificador negao, julgue os itens a seguir.

82. As proposies A B e (B) (A) tm a mesma tabela verdade. 83. A negao da proposio A B pode ser dada por (B A). 84. Podemos dizer que a proposio A B uma possvel equivalncia do condicional A B. 85. A proposio (AB) equivalente proposio (A)(B). 86. A negao da proposio (AB) equivalente proposio (AB). (CESPE) Considere as sentenas abaixo. I. Fumar deve ser proibido, mas muitos europeus fumam.
15

Prof. Pedro Evaristo

Raciocnio Lgico II. Fumar no deve ser proibido e fumar faz bem sade. III. Se fumar no faz bem sade, deve ser proibido. IV. Se fumar no faz bem sade e no verdade que muitos europeus fumam, ento fumar deve ser proibido. V. Tanto falso que fumar no faz bem sade como falso que fumar deve ser proibido; conseqentemente, muitos europeus fumam. Considere tambm que P, Q, R e T representem as sentenas listadas na tabela a seguir.

P Q R T

Fumar deve proibido. Fumar deve encorajado.

ser ser

Fumar no faz bem sade. Muitos fumam. europeus

Com base nas informaes acima e considerando a notao introduzida no texto, julgue os itens seguintes.

87. A sentena I pode ser corretamente representada por P(T). 88. A sentena II pode ser corretamente representada por (P)(R). 89. A sentena III pode ser corretamente representada por RP. 90. A sentena IV pode ser corretamente representada por (R(T))P. 91. A sentena V pode ser corretamente representada por T((R)( P)). (CESPE) Considere que as letras P, Q, R e S representam proposies e que os smbolos , e so operadores lgicos que constroem novas proposies e

Prof. Pedro Evaristo

16

Raciocnio Lgico significam no, e e ou respectivamente. Na lgica proposicional, cada proposio assume um nico valor (valor-verdade) que pode ser verdadeiro (V) ou falso (F), mas nunca ambos. Considerando que P, Q, R e S so proposies verdadeiras, julgue os itens seguintes.

92. P Q verdadeira 93. [(P Q) (R S)] verdadeira 94. [P (Q S)] [(R Q) (P S)] verdadeira 95. (P (S)) (Q (R)) falsa (CESPE) Considere que as letras P, Q, R e T representem proposies e que os smbolos , , e sejam operadores lgicos que constroem novas proposies e significam no, e, ou e ento, respectivamente. Na lgica proposicional, cada proposio assume um nico valor (valor-verdade), que pode ser verdadeiro (V) ou falso (F), mas nunca ambos. Com base nas informaes apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir. 96. Se as proposies P e Q so ambas verdadeiras, ento a proposio ( P) ( Q) tambm verdadeira. 97. Se as proposies P e Q so verdadeiras e a proposio R falsa, ento a proposio (P R) ( Q) verdadeira. 98. Se a proposio T verdadeira e a proposio R falsa, ento a proposio R ( T) falsa.

99. Se a proposio PQ R verdadeira, ento R necessariamente verdadeira. 100. Se a proposio PQ C verdadeira, ento a proposio C (AB) tambm verdadeira. 101. Podemos afirmar que a proposio A BC falsa somente se A e C forem F e B for V. 102. Se A a proposio O soldado Vtor far a ronda noturna e o soldado Vicente verificar os cadeados das celas, ento a proposio A estar
Prof. Pedro Evaristo 17

Raciocnio Lgico corretamente escrita como: O soldado Vtor no far a ronda noturna nem o soldado Vicente verificar os cadeados das celas. 103. Se a proposio Daniel sargento e Pedro Tenente falsa, ento a proposio Daniel no sargento ou Pedro no Tenente ser verdadeira. (CESPE) Toda afirmativa que pode ser julgada como verdadeira ou falsa denominada proposio. Considere que A e B representem proposies bsicas e que as expresses AB e A sejam proposies compostas. A proposio AB F quando A e B so F, caso contrrio, V, e A F quando A V, e V quando A F. De acordo com essas definies, julgue os itens a seguir.

104. Se a proposio A for F e obrigatoriamente, a proposio B V.

proposio

(A)B

for

V,

ento,

105. Independentemente da valorao V ou F atribuda s proposies A e B, correto concluir que a proposio (AB) (AB) sempre V. 106. Podemos afirmar que a proposio A (BA) uma tautologia. 107. Considerando-se as possveis valoraes V ou F das proposies A e B e completando-se as colunas da tabela abaixo, se necessrio, correto afirmar que a ltima coluna dessa tabela corresponde tabela-verdade da proposio [A (B)] [(A B)].

108. A tabela-verdade da proposio composta (P(Q)) (Q(R)) tem 16 linhas.

Prof. Pedro Evaristo

18

Raciocnio Lgico (CESPE) Considerando que R e T so proposies lgicas simples, julgue os itens a seguir, acerca da construo de tabelas-verdade.

109. Se a expresso lgica envolvendo R e T for (RT) R, a tabela-verdade correspondente ser a seguinte.

110. Se a expresso lgica envolvendo R e T for (RT) (R), a tabela-verdade correspondente ser a seguinte.

Prof. Pedro Evaristo

19

Raciocnio Lgico

ARGUMENTAO

(CESPE) Na lgica sentencial, denomina-se proposio uma frase que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas no, como ambas. Assim, frases como Como est o tempo hoje? e Esta frase falsa no so proposies porque a primeira pergunta e a segunda no pode ser nem V nem F. As proposies so representadas simbolicamente por letras maisculas do alfabeto A, B, C etc. Uma proposio da forma A ou B F se A e B forem F, caso contrrio V; e uma proposio da forma Se A ento B F se A for V e B for F, caso contrrio V. Um raciocnio lgico considerado correto formado por uma seqncia de proposies tais que a ltima proposio verdadeira sempre que as proposies anteriores na sequncia forem verdadeiras. Considerando as informaes contidas no texto acima, julgue os itens subsequentes.

111. correto o raciocnio lgico dado pela sequncia de proposies seguintes: Se Antnio for bonito ou Maria for alta, ento Jos ser aprovado no concurso. Maria alta. Portanto, Jos ser aprovado no concurso.

112. correto o raciocnio lgico dado pela sequncia de proposies seguintes: Se Clia tiver um bom currculo, ento ela conseguir um emprego. Ela conseguiu um emprego. Portanto, Clia tem um bom currculo.

113. Considere que as proposies listadas abaixo sejam todas V. I: Se Clara no policial, ento Joo no analista de sistemas. II: Se Lucas no policial, ento Elias contador. III: Clara policial. Supondo que cada profisso esteja associada a uma nica pessoa citada, ento est correto concluir que a proposio Joo contador verdadeira.

(CESPE) Considere as seguintes proposies:


Prof. Pedro Evaristo 20

Raciocnio Lgico I. Todos os cidados brasileiros tm garantido o direito de herana. II. Joaquina no tem garantido o direito de herana. III. Todos aqueles que tm direito de herana so cidados de muita sorte. Supondo que todas essas proposies sejam verdadeiras, correto concluir logicamente que

114. Joaquina no cidad brasileira. 115. Todos os que tm direito de herana so cidados brasileiros. 116. Se Joaquina no cidad brasileira, ento Joaquina no de muita sorte.

Prof. Pedro Evaristo

21

You might also like