You are on page 1of 38

MANUAL DE PROMOO DA OPERADOR/A DE JARDINAGEM AUTOAUTO- ESTIMA

Carregueira
Outubro 2010

(20 horas) horas) Formadora: Ftima Nascimento

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


ndice Fundamentao/Benefcios cios e condi condies de utilizao do manual 3

Objectivos e Contedos

Introduo

O que a auto- estima?

Desenvolver a auto- estima

Desvios da auto- estima

Autoconceito

Autocontrole

10

Personalidade

11

Receber elogios

15

Receber crticas

16

Principais correntes pedaggicas no perodo contemporneo Anexos

18

27

Concluso

37

Bibliografia

38

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Fundamentao Curso de Operador/a de Jardinagem Jardinagem, tendo como Entidade Formadora: Competir, Formao e Servios, S.A e como Entidade Promotora: Nova Fronteira - Associao para a Reabilitao de Toxicodependentes, com o n de projecto 040701/2010/61, apoiado pelos seguintes programas: DGERT (Direco Geral de Emprego e Relaes do Trabalho) POPH (Programa Operacional Pote Potencial Humano); QREN (Quadro de Referncia Estratgico Nacional); EU (Unio Europeia) Co- financiado pelo FSE (Fundo Social Europeu) e Estado Portugus,

Benefcios e condies de utilizao do manual: De acordo com o Referencial de Formao com o Cdigo e Designao n. 622161, surgiu a necessidade da elaborao deste manual, cujo objectivo passa no s para servir de instrumento de apoio e auxlio aos formandos no decorrer das sesses inerentes ao mdulo de Promoo da auto- estima para aquisio de conhec conhecimentos imentos e competncias enunciados nos objectivos, como tambm como guia de consulta a posteriori aos destinatrios do mesmo. Os destinatrios sero portanto, formandos candidatos ao Curso de Operador/a de Jardinagem integrados no projecto acima mencionado. Foi elaborado pela formadora Ftima Alves do Nascimento e o mesmo no poder ser reproduzido sem autorizao da mesma e respectiva entidade formadora.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Objectivos Pretende- se que os formandos no final da aco sejam capazes de entender a auto- estima, de agilizar estratgias para poderem incrementar a sua prpria auto auto- estima e que saibam lidar com ela.

Contedos Como encorajar a auto auto-estima Como equilibrar os elogios e as crticas Reforo da auto-estima estima Principais correntes pedaggicas no p perodo contemporneo Estabelecimento de um clima rido / hostil

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Introduo Visando o bem-estar estar pessoal, mas acima de tudo, o relacionamento com os outros, essencial conhecer primeiro a ns prprios para depois poder conhecer os outros.

O seu auto-conhecimento conhecimento deve visar a auto auto-estima, a auto-confiana confiana e o auto-domnio, auto uma forma de inteligncia emocional, para comunicar de forma construtiva. Cada um deve conhecer a origem das suas emoes para assim poder lidar com elas, no deixando que e a hostilidade mine os relacionamentos. Uma pessoa sem auto-domnio auto tem exploses irracionais, no conquista o respeito dos outros e torna torna-se se companhia indesejvel. ~ As emoes devem sempre ser temperadas pela razo.

gestos, , a expresso corporal (em especial as faciais), o olhar e Comunicar no s falar - os gestos at o vestir, transmitem sempre muito do que pensamos e sentimos.

tendo em conta as diferentes personalidades das pessoas com quem nos relacionamos, que devemos escolher a forma mais acertada d de lidar com elas. A atitude e compreenso aliadas a um dilogo afirmativo, sabedoria de saber perguntar e, acima de tudo, de saber ouvir, so condies vitais para que se estabelea uma boa comunicao.

Para que um dilogo seja autntico nunca podemos esquecer trs aspectos fundamentais: valorizao dos pontos de acordo, respeito pelos outros e abertura de esprito, para aceitar novos pontos de vista, mas defendendo os nossos com frontalidade, sem nunca usar de arrogncia. Em suma, tem que existir tol tolerncia erncia e direito diferena de opinio.

E j agora, faam o favor de dialogar mais!

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010 O que a Auto-estima?


A auto-estima o sentimento valorativo do nosso ser, de quem sou, do conjunto de traos fsicos, mentais s e

espirituais que configuram a nossa personalidade. o ingrediente vital para o xito e felicidade nas nossas vidas. Quando a temos sentimo- nos bem connosco, sentimo- nos calmos, confiantes e

controlados e tudo possvel. Quando a perdemos, sabemo sabemolo imediatamente, a nossa

auto- confiana desaparece e tudo comea a correr mal. Vrios estudos revelam que toda a gente tem falta de auto autoestima e que at pessoas de aspecto mais seguro, podem sofrer e sofrem de

inseguranas em determinados momentos da vida. Um dos exemplos o caso de uma mulher de grande sucesso, com uma famlia unida e uma profisso prspera, que ao ser questionada sobre a sua qualidade de vida disse o seguinte de si mesma: A minha auto- estima vai e vem. Posso sentir sentir- me realmente bem num determinado momento, no topo po do mundo, mas de repente, sucede qualquer coisa e eu reajo mal e no instante logo a seguir, a minha auto- estima desapareceu! Acontece muito rapidamente e quando acontece, sinto- me intil, sem prstimo e volto a no saber o que fazer comigo mesma.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Parece ece que esta sbita perda de auto auto- estima comum a toda a gente, o que necessrio tentar descobrir como fazer para nos tornarmos a levantar, quando as coisas correm mal e perdemos a auto- confiana. Para que se consiga encontrar estratgias eficazes p para ara se recuperar a autoauto estima h que primeiro termos conscincia do nosso auto auto- conceito.

Desenvolver a auto auto- estima


ptica comportamentalista Como ser possvel, em termos comportamentais, aumentar a auto autoestima e, consequentemente, levar os indivduos a afirmarem o seu prprio ego? Essencialmente atravs da elaborao de uma auto auto- imagem atraente e da venerao concreta dela por meio de recompensas. Cada indivduo desenha uma imagem de si prprio que ter uma maior ou menor dimenso e maior e menor brilho de acordo com os instrumentos significantes que utilizar e com o contexto em que viver. Qual a imagem espontnea que tenho de mim prprio?; Como que eu me vejo?; De que sou capaz?; Vejo- me a fazer isto? atravs das respostas a estas e a perguntas semelhantes que os indivduos formam o seu auto- retrato e que feito de palavras, umas mais coloridas e mais amplas que outras. Importa observar duas regras de linguagem para conseguir uma auto auto- imagem saliente, assim: preferir palavras que descrevam faanhas a palavras que exprimam qualidades. Exemplo: Vale mais um atleta mostrar as medalhas que conquistou para dar indcios das suas capacidades do que vangloriar vangloriar- se sem ter qualquer prova fsica que o comprove, comprove pois efectivamente, recordam- se melhor factos do que qualidades apenas faladas, pois estas so mais facilmente questionveis. Utilizar preferencialmente uma linguagem positiva. Se for possvel dizer o mesmo com linguagem positiva, o crebro entender mais facilmente e ser menor enor o risco de fixao emocional nas faltas que podem ocorrer por recalcamentos e padres individuais ou culturais.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Tal como a anterior, tambm esta regra no de aplicao absoluta e universal, porque a linguagem dever espelhar recusas e rupturas que so igualmente caractersticas do psiquismo individual e das relaes entre pessoas. Com os erros e as falhas tambm se aprende. Os outros sero uma espcie de espelho ou caixa de ressonncia do prprio e ajudaajuda lo a retocar a sua imagem, integrando aspect aspectos os que no notara ou subestimara e oferecendooferecendo lhe padres de comparao. Alguns indivduos porm, vo muito mais alm do que pequenos retoques e constroem a sua imagem pessoal exclusivamente com base quer nas opinies espontneas dos outros quer naquilo que ue eles querem que os outros pensem deles. As expectativas positivas criam ciclos virtuosos e as negativas, criam igualmente ciclos, mas viciosos, ser quase como dizer que: Sucesso atrai sucesso e Desgraa atrai desgraa!

Desvios da auto- estima


Trs perigos, pelo menos, ameaam a auto auto- estima. 1. A presuno ou exagero dos feitos ou qualidades prprias. s vezes manifesta- se de maneira despudorada e outras vezes, deixa deixa- se apenas adivinhar. Na ausncia reconhecida, mas no manifestada de feitos ou quali qualidades dades prprias, o comunicador lana mo de feitos reais ou supostos dos outros para construir o degrau onde assentar o seu pedestal. 2. A auto- complacncia, que ao contrrio da presuno, , recusa pura e simplesmente medir o valor das realizaes, confundindo sucesso com insucesso, revelando total ausncia de padres comportamentais e com isso, o comunicador, retira a si prprio estmulos para progredir.

3. Falta de assertividade na comunicao. O comunicador assertivo tem padres de comportamento, que ele prprio estabeleceu e que lhe indicam a etapa do percurso em que eventualmente se encontra e no pactua com ambientes de optimismo ingnuo, onde nada consegue crescer.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010 O que o autoconceito?


o que cada um pensa sobre si mesmo, seja positivo ou negativo sobre os seguintes aspectos: Caractersticas Atributos Qualidades Defeitos Capacidades Limites O auto- conceito adquire- se, , enriquece e modifica ao o longo da vida do indivduo . A origem do auto- conceito acontece logo nos primeiros anos de vida de uma pessoa e vai evoluindo, produzindo transformaes, tanto qualitativas com quantitativas. Ele se desenvolver positiva ou negativamente consoante o reforo que lhe for sendo aplicado. Os componentes bsicos para essa evoluo podem ser. Conhecimento de si mesmo; Auto- estima; Auto- controle; Autonomia

Con Conhecimento de si mesmo(a)


Adquire- se a possibilidade de descrever descrever- se da maneira mais real e objectiva possvel, nos aspectos essenciais do seu ser ser: Gostos, preferncias, ncias, habilidades, debilidades, fortalezas, prejuzos, valores. Relaciona- se directamente co com ter noo da forma de ser e de se relacionar. um sentimento interior que permite, recon reconhecer- se, conhecer a prpria ia vida e o seu sentido.

Auto-estima

Tem a ver com a aceitao de si mesmo(a) com o quererquerer se e aceitar- se com as suas qualidades, defeitos e limitaes, com fazerfazer se respeitar, com a segur segurana e confiana em si mesmo(a) para seguir em frente na vida e enfrentar os obstculos obstculos.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010 Autocontrole

10

saber gerir os prprios sentimentos, permanecendo uma pessoa serena e tranquila para enfrent- los e para recuperar- se rapidamente dos negativos.

Autonomia

Tem a ver com a capacidade para tomar decises de forma independente, com resolver los prprios problemas em vez de pedir aos outros q ue o faam e com o como gerir a presso quando se tem que qu tomar decises.

O auto- conceito positivo favorece o desenvolvimento de capacidades potenciais e de autorealizao. Como me vejo? Como os outros me vm? Como gostaria que os outros me vissem?

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010 Personalidade

11

o que caracteriza a pessoas, independentement e do meio em te que esto inseridas.

A medida que o homem cresce e se desenvolve vai incorporando novos valores (ticos, religiosos, sociais e culturais) e sofrendo mudanas na constituio da sua personalidade, at conseguir atingir a sua personalidade bsica definitiva.

Aspectos de personalidade
Os atributos gerais que compem a personalidade podem ser classificados em quatro tipos: Fsicos Emotivos Intelectuais Sociais

Fsicos:
Esto considerados os aspectos corpora corporais externos que distinguem a pessoa soa e lhe do uma aparncia pessoal (constituio io fsica, expresso do rosto, forma de vestir, etc.)

Emotivos:
Contemplam-se se todas a as formas de reaco que o individuo apresenta presenta perante as circunstncias da vida e a sua a atitude para solucion- las adequadamente.

Intelectuais:
Compreendem o senso com comum, a razo, o conhecimento, a reflexo e todos os processos proce afectivos que a pessoa coloca em prtica para exteriorizar a suas ideias razoavelmente.

Sociais:
Incluem-se se as qualidades sociais da pessoa (comportamento com os d emais, costumes, de hbitos e convencionalismo nas relaes interpessoais).

No possvel determinar a personalidade se no se tem em conta a escala de valores prprios de cada pessoa, incluindo: os seus princpios, crenas, costumes; Assim como tambm as sua capacidades para a sua orientao poltica, religiosa, social, econmica, etc.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010 O Homem manifesta a sua segurana sobre quatro formas possveis:

12

Segurana fsica; Segurana emocional; Segurana social; Segurana econmic a ca

Segurana Fsica
Uma alimentao adequada, exerccio fsico peridico, no violento e descanso suficiente, so algumas precaues que se devem ter em conta para conservar o bem bem- estar fsico, uma vida saudvel tanto no trabalho como no desempenhar de actividades de qualquer ndole.

Segurana Emocional
Est directamente relacionada com la auto-aceitao. Fundamenta- se no conceito e na n aceitao que o indivduo tem de si mesmo e ao mesmo tempo, na forma como percebido por quem o rodeia.

Segurana social
Experimenta- se atravs de u uma sensao de prazer, confiana e conformidade conformidad nas reunies ou agrupamentos que os seres humanos levam a cabo, nas quais participam pessoas com interesses diversos.

Segurana econmica
Alcana-se se quando a pessoa consegue alcanar satisfatoriamente as suas necessidades materiais (alimentao, , habita habitao, vesturio, etc.) que so indispensveis veis para viver com comodidade, tranquilidade e s sem incertezas.

Considera- se comummente que o xito e a superao do homem na realizao das suas actividades quotidianas esto ligadas estreitamente com as suas caractersticas e qualidades pessoais.

H situaes em que o ser humano se sente desadaptado preante situaes imprevistas ou totalmente novas, agindo tambm de uma forma inesperada, desejando posteriormente, compreender-se melhor par a reagir de maneira mais adequada ou pelo menos no to ra bruscamente.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Auto- estima Al ta lt

Auto- estima Baixa Usa os seus prejuzos Sente- se encurralado, ameaado, defende- se constantemente e ameaa os demais Dirige a sua vida consoante a vontade dos outros, sentindo- se frustrado, enojado e agressivo Inconsciente das mudanas, permanece rgido nos seus valores e insiste em permanecer esttico No aceita os do seu sexo, nem se relaciona com eles Tem problemas para relacionar - se rCom o sexo oposto. Se o faz de forma possessiva, destrutiva, superficial e doentia. No executa o seu trabalho com satisfao, no o executa bem, nem aprende a melhorar No gosta de si, nem dos outro s os Desconfia de si mesmo e dos outros V- se como cpia dos outros e no aceita que os outros sejam diferentes No conhece os seus sentimentos, reprime- os, deforma- os e no aceita que os outros exprimam os seus sentimentos No toma decises e portanto no obtm xito

13

Usa a sua intuio e percepo livre, nada o ameaa, nem ameaa os demais Dirige a sua vida como bem entende, desenvolvendo habilidades para conseguir isso consciente das mudanas constantes e adapta- se aceitando novos valores para rectificar os caminhos Aceita os do seu sexo e se relaciona com eles Relaciona- se com o sexo oposto de forma sincera e duradoura Executa o seu trabalho com satisfao, executa- o bem e aprende a m elhorar Gosta de si mesmo e gosta d os outros do Confia em si mesmo e nos outros V- se como nico e v os outros como nicos e diferentes Conhece, respeita e expressa os seus sentimentos e permite que os outros tambm o faam Toma as suas prprias decises e deliciase com o xito

O Homem fracassa nas suas relaes se no se sente bem consigo mesmo o que lhe pode trazer problemas com os seus semelhantes. Para resolve- los deve fazer: 1. Uma anlise profunda da sua conduta social e uma valorizao honesta dos aspectos que constitui a sua personalidade. 2. 3. Dever realizar mud anas no seu comportamento com o objectivo final, encontrar um da ambiente agradvel, onde se possa realizar plenamente como pessoa. Praticar com naturalidade suas relaes interpessoais e aumentar su a auto-estima. ua

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Todas as pe ssoas devem ter presente os seguintes aspectos: es Todos temos qualidades e defeitos. Todos podem reconhecer seus defeitos e qualidades. Todos os indivduos tm algo bom do qual sempre se podem orgulhar. Todos so importantes. A forma de sentir- se influencia o que se faz na vida. Quando se est bem consigo mesmo, melhor se pode actuar e estar bem com os demais.

14

Abraham Maslow disse: S se poder respeitar aos demais quando se respeita a si mesmo; s poderemos dar quando nos demos a ns prprios; s poderemos amar os outros quando nos amamos a ns prprios

O homem tem a capacidade para eleger a atitude pessoal perante qualquer obstculo, ou um conjunto de circunstncias e assim decidir seu prprio caminho. O que o homem tem que ser por si mesmo. Se se chamou a auto-estima a chave do xito pessoal, x porque esse prprio, as vezes est oculto e submerso na inconscincia ou na ignorncia.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010 Receber elogios


Voc sabe lidar com elogios? Veja alguns erros comuns, e como agir para receber cumprimentos de forma agradvel. Antes de mais nada, veja se voc consegue visualizar os seguintes erros praticamente uma sabotagem do acto de elogiar, muitas vezes pratiic cada por puro reflexo, sem envolvimento racional sendo cometidos por algum prximo, ao receber um elogio: Eu no mereo, Quem sou eu? ou Que exagero, no para tanto Assumir que a pessoa no quer de facto dizer o que disse Responder fazendo uma lista de seus prprios pontos fracos Desviar 100% do mrito para outras pessoas Dizer que foi apenas sorte Tentar conquistar mais elogios

15

Para que recusar um elogio? Se a pessoa optou por cumpriment-lo, aceite, bom para ambas as partes. O artigo How to take a cumpliment, publicado no Lifehack.org, lista os erros acima, e d algumas dicas sobre com o receber elogios com graa e elegncia. Seg uem- se algumas gu delas. Eis o que voc deve fazer: Aceite o elogio. Mesmo que tenha havido sorte ou o apoio de outros, voc esteve envolvido, e visto pela outra pessoa como sendo merecedor do comentrio. Seja grato. O elogio como um presente. Voc no recusaria ou devolveria um presente de um amig o. Receba-o, e trate-o da mesma forma. go No seja pessimista. Ao menos neste momento;-) Se voc recebeu elogios pelo andamento do projecto X, no responda dizendo que a longo prazo voc acredita que ele falhar. Pode ser um bom momento para esclarecer quais so os prximos desafios do projecto, mas no para dar a entender que quem elogiou est mal informado.
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Reconhea sua parcela de contribuio. No h problema em mencionar que outros so tambm dignos de elogio pela mesma razo, pois tambm fizeram parte do projecto. De facto, no esquea de faz-lo! Mas no diga que eles merecem *todo* o crdito. Retribua. Torne visvel que voc aprecia o acto. Se voc conseguir , oferea de volta r, um cumprimento a quem o elogiou, desde que no parea falso, ou forado. Aceitar cumprimentos no arrogante e nem egocntrico, mas depender deles para viver pode ser. Saiba lidar com eles de f orma equilibrada, e no esquea de tambm fazer elogios a quem fo merece eles tornam a vida m uito mais agradvel! Se, ao recebermos elogios, ns os negamos ("quem? Eu?"), mudamos o foco da ateno ("eu tambm gostei de sua roupa"), ou recusamos ("Voc gostou mesmo do que falei? Foi feito to s pressas, nem ficou bom "), provvel que recebamos menos elogios. Caballo (p.256.) m" explica que, muitas vezes, um simples "Obrigado!" ou um "Obrigado, voc muito gentil" so mais do que suficientes para que seja mais provvel que aquela pessoa volte a nos elogiar no futuro.

16

Receber crticas
Receber crticas cas faz parte da vida, e quem trabalha em equipa ou realiza alguma actividade para o pblico acaba sempre recebendo sua parcela delas, justas ou no. Mas lidar com crticas muitas vezes um desafio. Pela observao do mundo, mundo hoje muitas pessoas acreditam que devem reagir vigorosamente a todas as crticas, e discutir at provar que a pessoa que criticou que estava errada. E s vezes elas precisam mesmo, mas necessrio saber lidar com as demais crticas de forma positiva.

Por manter uma srie de projectos abertos ao pblico em geral e com razovel grau de visibilidade (o BR-Linux, BR por exemplo, recebe bem mais de 1 milho de visitas todos os meses), recebo um fluxo constante de feedback dos usurios, incluindo as crticas, afinal a presena delas uma lei quase invarivel da natureza. Muitas vezes as crticas trazem em si oportunidades valiosas de aprendizagem, , e noutras outras elas so um genuno meio de identificar e corrigir desconformidades no servio prestado. H tambm as cr crticas ticas que nada acrescentam, ou que so dirigidas pessoa errada, e necessrio lidar com estas tambm.
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


E neste sentido que o artigo How to Accept Criticism with Grace and Appreciation, Appreciation publicado pelo Zen Habits, , se torna iteressante iteressante. . Ele d vrias dicas sobre como lidar com as crticas recebidas, de uma forma positiva e elegante. Como reagir a crticas de maneira construtiva claro que h situaes em que o que voc precisa fazer realmente refutar e discutir as crticas recebidas. Mas as dicas abaixo so para os demais momentos, aqueles em que voc pode e deve reagir com tolerante elegncia, aceitando de forma positiva a crtica feita sem inteno de ofender. Segure a sua primeira reaco: conte at dez, deixe passar 2h, aguarde para responder s amanh Sua primeira reaco pode tender a ser muito mais emocional

17

do que racional, e reduzir a chance de resolver algum eventual problema real, ou de ter alguma aprendizagem gem com a experincia. s vezes necessrio morder a isca e entrar num bate-boca, boca, mas se voc entrar em todos eles, pode at ganh ganh-los vrias vezes, mas progredir menos. Reagir a provocaes pode ser importante, mas no boa estratgia quem sempre reage pode ser facilmente manipulado e conduzido. No desperdice o feedback: por mais mal-educada educada e inapropriada que a crtica seja, ela traz em si algum feedback sobre o seu servio, sobre voc mesmo ou at sobre a pessoa que est critican criticando. Identifique-o, o, e actue sobre ele, mesmo que voc no v responder ao autor. Agradea, mesmo que sob o ponto de vista de quem fez a crtica, o acto a em si seja um desperdcio. A crtica um feedback importante, e pode contribuir para a melhoria do seu desempenho, esempenho, mesmo que a inteno dela seja ofender e magoar. Agradecer, e de facto to levar em conta a informao recebida, pode ser uma boa resposta inicial, principalmente quando voc tem certeza de que, a longo prazo, voc ser cada vez mais bem-sucedido sucedido na iniciativa que est sendo criticada. Identifique o ncleo da questo. Muitas vezes, uma crtica vlida vem embalada em uma srie de camadas de ofensas. Identificar e responder somente crtica que o centro da questo uma forma energeticamente econmi econmica ca de passar a mensagem de que o reclamante no est altura de ofend ofend-lo, lo, e de que manifestaes futuras podem se concentrar no aspecto crtico da questo, dispensando as tentativas de ofender, porque elas no colam mesmo. Na maioria das vezes, as crtic crticas as viciosas so reflexos de problemas de quem est criticando, e no de algo que a pessoa que est sendo criticada fez, ou deixou de fazer. Mas s podemos controlar a ns mesmos, e no aos outros, portanto cabe a cada um de ns saber como prefere lidar com a situao.
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010

18

Principais correntes pedaggicas no perodo contemporneo As Pedagogias Novas (ou pedagogias activas)
Contra riamente aos modelos pedaggicos baseados em concepes ar transm issivas do saber, onde a tarefa do aluno consiste na aplicao de um saber transmitido pelo professor, as pedagogias activas (pedagogia Freinet, pedagogia institucional, e GFEN) pretendem no tanto a apropriao de saberes do outro mas antes a construo dos seus prprios conhecimentos. Como e sob que forma a reflexo sobre as diferentes prticas e teorias em matria de educao poder desembocar numa diferentes orientao do grupo educativo (turma, por exemplo)?

Um pouco de histria No fim do sculo XIX, Jules Ferry consagrou a escola obrigatria, laica e gratuita. Em 1899 criado em Genebra a Seco Internacional das Escolas Novas com o objectivo de estabelecer relaes de apoio cientfico entre as diferentes escolas novas. J na poca quer os pedagogos quer o movimento operrio nascentes se revoltavam contra a aco da Igreja e do Estado (recordemos Ferrer, Paul Robin e Sbastien Faure). Os sindicatos organizavam, por seu turno, aulas noite, universidades populares, tertlias Aparece depois a 1 Grande Guerra que acabou por ser um verdadeiro balde de gua fria sobre todo o movimento operrio e o internacionalismo. Foi necessrio esperar pelo ps-guerra para o ressurgir do movimento pedaggico da Educao Nova.

Em 1921 criada a Liga Internacional para a Educao Nova que passa a constituir um ponto de encontro das vrias seces dos diferentes pases e cujo objectivo era: -preparar e ajudar a criana a realizar na sua vida a supremacia do esprito - respeitar a individualidade da criana - dar livre curso aos interesses inatos da criana -reforar o sentimento da responsabilidade individual e social - fazer desaparecer a competio egosta e substitui-la pela cooperao -praticar a coeducao dos sexos -preparar o futuro cidado ( ) como ainda tornar o ser humano consciente da sua dignidade de homem.
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Em 1929 a seco francesa adopta a designao de GFEN (Antiga Liga Internacional para a educao nova) e passa a ter como finalidades a difuso das ideias da Educao Nova e preparar os congressos internacionais. No seio da GFEN desenvolvem-se cooperativas escolares graas aco de Roger Cousinet e Clestin Freinet. A GFEN par ticipa em numerosas comisses de trabalho e interpela a Frente rt Popular. As suas actividades cessam durante a guerra. Os combates polticos

19

Os anos 30 so anos de fortes tenses sociais devido, por um lado, ao avano do fascismo, e por outro, s expectativas criadas com o governo da Frente Popular assim como com a Revoluo Espanhola. A derr ota das democracias e o incio da guerra vo interromper a aco ro dos movimentos emancipatrios. Ser preciso esperar por 1945 para ver a retomada destas iniciativas e encontrarmos aplicaes concretas nascidas no seio dos comits de resistncia. Mas a situao est longe de ser a ideal apesar de nunca terem deixado de surgir grupos cujo objectivo era melhorar a sociedade por via da melhoria do indivduo, atravs da construo de novas relaes. A Pedagogia Freinet Clestin Freinet (1896-1966) um dos pioneiros. Em 1920 professor em Bas-sur-Loup onde comea a experimentar novas tcnicas para os seus alunos (trabalho de grupos, passeios de descoberta, etc). A verdadeira revoluo aparece com a tipografia na escola. Toda a pedagogia Freinet se baseia neste suporte. O trabalho cooperativo necessrio no momento da utilizao da mquina. Assim como na escolha dos textos a imprimir. A distribuio das tarefas faz-se durante as reunies da cooperativa. A escrita dos textos feita em atelier de escrita livre. A leitura e a escolha dos textos so feitas colectivamente. A difuso e envio dos jornais impressos exigem a criao de outros ateliers, com a consequente estruturao escolar. Para Freinet trata-se de realizar uma pedagogia do trabalho. O seu empenho poltico mostra a determinao em estar com os filhos das classes populares. Em 1948 fundado em Dijon o Instituto cooperativo da Escola Moderna que passa a ter como objectivo divulgar as tcnicas Freinet. Tais tcnicas assentam fundamentalme nte dos seguintes en princpios: - A expresso, a comunicao e a criao em todos os nveis, sejam eles o dos textos livres, da correspondncia escolar, das conferncias organizadas pelos jovens, seja no uso de tcnicas radiofnicas e cinem atogrficas - A autonomia, a responsabilizao e a cooperao tanto ao nvel da vida do grupo educativo como na distribuio das tarefas, no emprego do tempo e nas realizaes.
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


- Aprendizagens personalizadas atravs de fichas autocorrectivas, e outros documentos que o grupo possa criar para a sua biblioteca de trabalho. - A actividade experimental em matria cientfica e tecnolgica. O jovem constri os seus saberes, atravs do seu exerccio. - O mtodo natural e as sadas para actividades na natureza que partem sempre das vivncias dos prprios jovens a fim que estes as possam trabalhar e adquirir novos conhecimentos. A Pedagogia Institucional Nos anos 60 e 70, e face aos bloqueios da escola-caserna nas cidades, surge uma ciso no movimento Freinet, visto com o demasiadamente apegado s escolas de bairro. Surge ento a Pedagogia Institucional graas ao encontro de Fernand Oury e Aida Vasquez. A Pedagogia Institucional reclama-se da pedagogia Freinet (correspondncias, jornal escolar, cooperativa, conselho) acrescentado todo um trabalho em matria de psicologia dos pequenos grupos, recorrendo sociologia, psicanlise e desenvolvimento da personalidade. Os responsveis da Pedagogia Institucional recorrem anlise das prticas e de comportamentos (as monografias) e apoiam-se numa grelha triconceptual: - as tcnicas inspiradas em Freinet - a dinmica de grupos e os contributos da psicologia social - a psicanlise e os trabalhos de Lacan, Dolto, Freud, etc

20

Porm, a Pedagogia Institucional diferencia-se claramente da pedagogia Freinet nos vrios modos organizacionais: - a utilizao de meios que permitam a passagem a nveis de conhecimento e comportamento social - o papel dos conselhos de jo vens que gerem todos os problemas da vida colectiva, incluindo ov os conflitos. -o papel do professor que chama a si o direito de veto quanto s decises do conselho - os tempos de uso da palavra que garantem um retorno do grupo sobre si mesmo ( dilogos pela manh ou balanos do dia) - a institucionalizao de actividades ( ou servios) geridos pelos jovens. Ao fim e ao cabo o institucional uma estrutura elaborada pela colectividade, tendendo manuteno da sua existncia, e assegurando o funcionamento de trocas de natureza muita diversa. Na prpria Pedagogia Institucional sobrevm posteriormente uma ciso entre os que ficam ligados psicologia e psica nlise, virados essencialmente para o ensino especializado; e an aqueles que defendem uma prtica autogestionria
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


O GFEN na actualidade

21

Foi nos anos 60-70 que se assiste a uma redefinio do seu campo de aco. Partindo da experincia de um conjunto de escolas do 20 bairro (arrondissement) de Paris, e graas ao trabalho desenvolvido pelo casal Bassis, o GFEN acaba por se definir como scioconstrutivista. O jovem constri o seu saber em confronto com o outro. Ele desenvolve aces que lhe permite apreender o sentido daquilo que ele prprio aprende. A realizao de sesses de aprendizagem feita mediante uma fase de questionamento colectivo, e uma outra de pesquisa individual, que convergem depois em colocar em comum as respectivas experincias atravs da confrontao de ideias. O importante no tanto o resultado, quanto a tentativa. A actual GFEN resume o seu programa e o seu desafio com um lema: todos capazes, todos investigadores, e tod os criadores. Quem se reclama do GFEN apoia -se numa do ametodologia baseada em: - tentativas de auto-socio-construo em todos os domnios - projectos de alunos que mobilizam os esforos e do sentido s aprendizagens - os conselhos de alunos que gerem a vida colectiva, e estabelecem as regras de vida. As 3 correntes apoiam-se em instituies, no sentido dado ao termo pela Pedagogia Institucional - caderno de ac es, conselho, projectos, lugar palavra, afixao das tarefas e seu tempo, regras de vida, tom ada de decises, organizao cooperativa, trabalho de grupo e individual, debates, investigao e ensaio, direito ao erro, respeito por todos e inspiram-se em trabalhos da pedagogia, da sociologia e da psicologia. Mas no deixam de ter importantes diferenas quer no seu historial, nas suas respectivas definies (escola activa, moderna ou nova; centro de interesses, projectos) quer nas suas prioridades. Importante no esquecer o contexto histrico em que se enquadram estes movimentos a fim de no se perder de vista as implicaes destas pedagogias no ambiente social e poltico envolvente. No certamente por acaso que todos os grupos da Educao Nova se referem cidadania e s implicaes sociais que esto subjacentes s suas propostas. A isso tambm no estranho todos os movimentos que apostam na cooperao tais como o OCCE, os CEMEA, as associaes e redes de cidados, as universidades populares, es colas sc experimentais e alternativas.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Os pressupostos

22

A educao nova desenvolve as suas prticas com base em pressupostos, assim como em determinadas representaes sobre a educao, o seu papel e o seu funcionamento. Uma pessoa em construo A criana no chega escola sem nada consigo. Ele j vem impregnado por tudo o que viveu antes da escola e por tudo o que vive fora do tempo escolar, o que implica que o professor o c onsidere como um ser em co transformao, que se constri todo os dias de maneira diferente. As metodologias que o professor escolhe para ajudar a criana a construir-se so importantes, para que mais tarde ela possa ter confiana em si mesma, e seja capaz de investir toda a sua individualidade nas tarefas solicitadas sem receio de fracasso. A escola deve ser um meio protegido em que as crianas constroem relaes de qualidade com as outras crianas e adultos. Quando se sentem reconhecidos, tomam conscincia que se vo tornando cada vez mais adultos, e vo aprendendo, as crianas vo ganhando confiana neles prprios e logo experim entam o prazer de virem escola Tudo isso implica que no grupo educativo e na escola existam adultos responsveis que aspiram a formar indivduos capazes de inovar em lugar de travar o passo s novas geraes, e com esprito inventivo e criador, verdadeiros descobridores. Princpios de base so comuns a todas as Pedagogias Novas: reconhecer cada criana como um pessoa; dar a cada criana espao e o reconhecimento que ela tem necessidade para se desenvolver; permitir criana ser responsvel e actor da sua vida em torno da comunidade educativa. No grupo educativo ( na turma, por exemplo) deve haver um esprito que permita s crianas de se construir a si mesmas, atravs de um percurso pessoal, na medida em que cada qual evolui de modo diferentes segundo o estdio em que se encontra (conferir Piaget). A crianas deve ter a possibilidade de aprender a aprender de forma a que a construo da criana e do saber se faam ao mesmo tempo. Isto significa qu e o professor ue deve adaptar regularmente os saberes que pretende que a criana construa, permitindo que a criana se situe na sua construo e no seu desenvolvimento individual.

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Todas as crianas so capazes

Trata-se antes de mais de fazer uma aposta no futuro e na capacidade das crianas. Todos sabem, desde as investigaes de Bourdieu, que as desigualdades sociais constituem outros tantos factores de desigualdades escolares: as classes populares falham quando as classes favorecidas possuem os instrumentos concept uais e culturais tu prprios da escola. A escola assenta numa violncia simblica e cultural sobre as crianas provenientes destas categorias sociais. Ao invs desta tendncia, a Educao Nova defende uma lgica de sucesso para todos. O que significa ter sucesso No significa avaliar as crianas segundo uma norma nica mas levar em conta o seu trajecto e a sua evoluo. Se o critrio do sucesso o domnio da cultura burguesa, certamente que muitas crianas encontraro partida um handicap. Mas se o sucesso saber posicionar-se enquanto individuo na colectividade, sabendo defender as suas ideias, com base na sua prpria cultura, ento est tudo por definir. Sublinhe-se ainda que a dimenso temporal, evolutiva, importante. pre ciso levar em conta a evoluo da criana. Algumas delas ec adquirem certas noes menos rapidamente que outros, mas isso no tem grande relevncia. Os interesses das crianas preciso, em segundo lugar, partir das vivncias das crianas, da sua cultura de origem, qualquer que ela seja (estrangeira ou operria). Partir dos centros de interesse das crianas, valorizar os e lementos que se considera interessantes na cultura dos pais, el associando estes vida da turma (do grupo educativo) convidando-os regularmente, eis uma prtica que permite a integrao da criana e no a coloca em conflito com a instituio escolar. completamente falso pensar que as crianas no tenham, nenhum interesse especial. Ora trata-se de as deixar emergir. Uma aposta pascaliana

23

A aposta sobre a capacidade de todos ns em melhorarmo-nos e disponibilizar os meios para que tal seja possvel. Da a necessidade de lanarmos sempre um olhar sobre a criana como algum capaz. No o rejeitar ou o categorizar como algum a quem no h mais nada a faze r. O uso de er contratos de trabalho individuais, de projectos individuais ou colectivos, permitiro dar criana
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


a sensao de progresso e de sucesso. Para um ser no incomodar os seus colegas; para outro, compreender a multiplicao; para um terceiro ser conseguir exprimir-se melhor. Cada qual tem objectivos em funo da situao em que se encontra. Claro que existem aulas colectivas para todos avanarem, mas nada de uniformizaes. Alm disso, actividades de remediao sero realizadas assim como se organizaro grupos de entre ajuda.

24

A criana constri-se com os outros A criana como o adulto tem necessidade do outro para existir, pois graas imagem que o outro me envia que eu posso construir-me a mim prprio, identificar-me como um indivduo, e como um ser social. H vrios modos para aprender a utilizar o outro para se construir. Na escola isso acontece no meio de grupo educativo. vivendo com o outro que a criana compreende a necessidade de regras colectivas para reger o grupo. A criana aprende pouco a pouco, pela cooperao, a confrontar-se com o outro, depois a afirmar a sua pessoa ao mesmo tempo que aprende a trabalhar em comum para se enriquecer. O grupo permite aprender a falar, exprimir ideias, a dar opinies, argumentar e mostrar o seu desacordo. graas ao outro que a criana aprende a situar-se e a exercer a cidadania.

O papel do professor O professor o que institui a sua turma (grupo educativo), as regras, o funcionamento geral cujas regras so definidas pelos alunos no seio das instituies: conselhos, ateliers, balanos, etc. Ele o garante de um espao privilegiado de encontro, de confrontao, de troca. A nvel legal, ele o responsvel de tudo o que tem a ver com a segurana, a aquisio de co nhecimentos definidos pelos programas. Ele no se on desresponsabiliza, mas coloca o seu poder na colectividade de indivduos. E, como indivduo, tem uma palavra a dizer, a fazer valer. O que prescinde de ser o dono da palavra relativamente s crianas. As tentativas - O professor realizam tentativas para a construo do saber. T em toda uma Te preparao atrs de si para poder mobilizar. Mas uma boa ficha de preparao no basta: a maneira como se comporta fundamental. Deve criar as condies para cada um possa confrontar-se com a problemtica em causa, as suas realidades e as suas contradies. O ambiente de trabalho, a organizao do espao e dos tempos so o seu domnio, e todos
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


sabem quanto o domnio do espao e do tempo so um verdadeiro poder naquilo que induzem como relaes sociais. Dar sentido O professor desempenha pois um papel no ambiente da turma. Quebrando relaes de competio, instaurando relaes cooperativas, fazendo emergir problemas, os noditos, e lanando-os para o debate, o professor coloca os seus alunos numa dinmica de cidadania e de respeito para com os outros. As crianas no so colocadas no ndex. Fazem parte integrante dos projectos da turma. Aprendem de outra maneira, ao ver a utilidade daquilo que aprendem, e aplicando as aprendizagens na sua vida real, compreendem o sentido dos saberes adquiridos. O professor tem uma funo a desempenhar ao nvel da concepo do saber. Deve colocar a criana numa dinmica de construo activa (aprender por si, verdadeiramente, e n o para agradar aos outros, ou por obrigao) o O professor avalia, com o alu no, o trabalho realizado, assim como as dificuldades encontradas. un Encaram ambos as sequncias a dar a partir da. Tambm aqui o professor tem um importante papel ao encarregar-se de abrir as pistas desconhecidas da criana. Transmitir valores O professor portador de vallo ores e, mesmo quando ele deixa a escolha aos alunos, ele deve fazer valer o seu ponto de vista quando as discusses se virarem para solues injustas de excluso ou punies humilhantes. Se o professor segue prticas diferentes, porque h outras concepes sobre o indivduo e do seu lugar na sociedade. Ele no entende que as crianas reproduzam aquilo que ele condena. Se quiser fazer evoluir as coisas, ele procura durante as reunies pedagg icas, de leitura, e nos grupos de opinio, elementos de reflexo e gi prticas que possa partilhar com os seus alunos. Ele deve estar sempre em busca de novos elementos, ousar test-los. Com certeza, que pouparia trabalho se refugiasse atrs de prticas com garantia de sucesso. Toda a experimentao desestabilizante e ela que portadora de ensinamentos. Ele questiona os apriorismos. Claro que necessrio tempo para que as inovaes se institucionalizem e encontrem as suas regras de funcionamento. O ensino tem de aguentar-se, apesar das dificuldades e eventuais fracassos. No se pode estar sempre a inovar. O professor deve perturbar as crenas estabelecidas, mas nunca criar insecurizar os seus alunos. Deve, no momento oportuno, fornecer as ferramentas que os alunos podem ou no aproveitar.
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

25

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Construir saberes Na construo do saber, o professor tem um lugar central, no porque tudo gira sua volta, mas por causa da sua disponibilidade e apoio que pode dar. No se aprende o que lhes foi dito e repetido. preciso testar, colocar questes, lanar-se numa pesquisa individual ou colectiva para que elementos novos possam ser integrados na nossa concepo do mundo. O professor no tem soluo a dar mas ajuda problematizao e fornece os instrumentos conceptuais e materiais para a sua resoluo.

26

Aprender inventar No se trata de transmitir directamente a boa resposta, mas favorecer as pesquisas, as trocas verbais e procedimentais, ajudar os alunos a colocar hipteses, a test-las, fazer observaes, argumentar e explicar. Ou seja, eu procuro, logo aprendo. (texto publicado no Le Monde Libertaire de 17 d e Junho de 2004) de

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010

27

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010 60 Sugestes para aumentar a confiana
Fonte: Desenvolva a sua auto- estima, Field Lynda, Vida editores 1) Diga coisas positivas a seu prprio respeito. Exemplos; Substitua: No sou capaz por Farei o melhor que puder; Fao sempre uma trapalhada com tudo por Aprendo sempre com os meus erros; No tenho jeito para por J estou a ficar melhor em J Quando diz coisas positivas a respeito de sis mesmo, aumenta o seu auto- respeito e assim os outros tratam- no respeitosam ente, o que por sua vez aumenta a sua auto- es tima. st 2) Modifique uma m auto- imagem. Todos ns j passamos por esta experincia: Acordamos num dia mau, olhamos ao espelho e s vemos defeitos e aquela m auto- imagem fica connosco todo o dia. O que podemos fazer para m udar isso? Comear por apreciar qualquer coisa no nosso aspecto, procure qualquer coisa de que possa gostar em si, por muito pequena que seja (aprecie um dedo do p, as pestanas, uma unha, enfim, comece a admirar alguma coisa na sua aparncia). Quando comear a apreciar o seu corpo, a sua auto- imagem melhorar e a sua auto- estima tambm. Sentir- se- mais confiante, o que se ir reflectir na sua aparncia, uma boa autoimagem produz auto- estima. 3) Afaste- se de gente resmungona. Todos ns conhecemos gente resmungona e sabemos com estar com elas, no pensemos nas pessoas que esto realm ente em baixo e necessitam realmente da nossa ajuda, mas sim naquelas pessoas, cuja funo na vida parece ser deprimir os outros. Quando encontrar uma pessoa assim, v- se embora! Essa pessoa est determinada a no permitir que ela e voc tenham um bom dia, pois so vtimas da vida e querem continuar a slo. Proteja os seus sentimentos positivos e auto- estima e afaste- se de gente resmungona! 4) Seja o seu melhor amigo.
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

28

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


At que ponto nos detestamos, quando temos a auto- estima em baixo? Segue- se um exerccio para quando estiver realmente deprimido, para sair desse estado negativo: Torne- se o seu melhor amigo. Imagine que saiu do seu prprio corpo e que e st agora de p a es seu lado (No pense demasiado nisso, use s a sua imaginao). Agora olhe para si e pergunte- se: O que posso dizer que seja reconfortante e ajude? Como posso encorajar essa pessoa a sentir- se mais confiante? O que que eu diria ao meu melhor amigo? Fale consigo como falaria com o melhor dos seus amigos! 5) Altere a suas condies negativas. Somos to auto- crticos, tratamo- nos mal e conseguimos encontrar imensas coisas erradas em ns. Alteramos as convices neg ativas a nosso respeito, treinando a nossa mente para em troca, ga acreditar em coisas positivas. Por exemplo, em vez de acre ditar que sou estpida(o), contrarie essa convico, fazendo a ed seguinte afirmao positiva: EU SOU INTELIGENTE! E 6) Olhe para a frente e no para trs. Deixe de se recriminar e liberte- se do passado. Lembre- se de que fez o melhor que podia nessa altura e agora olhe para a frente, para um futuro promissor! 7) Deixe de se sentir vtima. Pense cuidadosamente na razo pela qual est a consentir que abusem de si desta forma e depois actue para alterar essa situao. 8) Deite fora as roupas velhas. Faa um favor a si e su a auto- estima, liberte o seu roupeiro e o seu esprito das velhas ua recordaes que s puxa m para trs. am 9) Reserve algum tempo s para si! 10) Faa o que tem a fazer! 11) Faa uma chamada telefnica afirmativa! 12) Coma bem durante o dia! 13) Questione- se: Vale mesmo a pena? 14) Liberte o esprito! 15) Diga o que pensa!
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

29

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


16) Sorria e o mundo sorrir consigo! 17) No d importncia meteorologia! 18) Arrisque! 19) Diga a algum o quanto o aprecia! 20) Deixe de se culpar! 21) Junte- se a pessoas de sucesso! 22) Estabelea as suas prprias fronteiras! 23) Procure uma experincia nova! 24) Entre em contacto com a Natureza! 25) Organize o seu tempo! 26) Verifique os seus prprios sentimentos! 27) Grite a plenos pulmes! 28) Substitua a palavra problema pela palavra desafio! 29) Oua durante um dia! 30) Ligue- se terra! 31) Faa com que qualquer coisa acontea! 32) Olhe para o espelho! 33) Faa exerccio fsico! 34) Perdoe algum! 35) Espere o melhor! 36) Respire fundo! 37) Crie qualquer coisa! 38) Seja honesto consigo mesmo! 39) Observe a sua linguagem corporal! 40) Escreva seu plano de aco! 41) Diga bem dos outros! 42) Diga no, quando quiser! 43) Liberte- se de sentimentos de culpa! 44) Equilibre- se! 45) Confie na sua intuio! 46) Faa uma lista apreciativa! 47) Aprenda a ser! 48) Concentre- se nas suas foras! 49) Liberte- se de sentimentos reprimidos! 50) V de frias vrias vezes durante o dia dia! 51) Comece hoje a tornar os seus sonhos realidade! 52) Crie o seu prprio xito! 53) Ensine bem, a quem tem que aprender consigo! 54) Lembre- se que nico!
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

30

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


55) Faa o jogo do No me consegues abalar! 56) Entre para dentro de um balo imagin imaginrio e deixe- se ir! 57) Seja afirmativo! 58) Faa uma lista de afirmaes positivas a seu respeito! 59) Quebre um hbito!

31

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Aqui ficam algumas mensagens de auto estima que inspiram maior motivao em quem as l, para reflectir a por vezes mudar o rumo que definiu para a sua vida. So frases de auto ajuda, que podem realmente ser teis a todas as pessoas. Todas as coisas boas que construmos, acabam no nos construir. Jim Rohn Quando no h vergonha, no h honra. Provrbio Africano Voc o que pensa. Voc o que procura. Voc o que faz. Bob Richards Nunca se sentir sozinho se gostar da pessoa com que est sozinho. Dr. Wayne W. Dyer Os lderes extraordinrios fazem tudo para aumentar a auto estima dos seus colaboradores. Se as pessoas ac acreditarem reditarem nelas prprias, conseguem atingir grandes feitos. Sam Walton Coloque toda as desculpas de lado e lembre lembre-se: se: Voc capaz. Zig Ziglar Ter pena de si prprio o seu pior inimigo, e se continuar nunca conseguir alcanar nada no mundo. Helen Keller A auto estima fruto da disciplina, a dignidade cresce com a capacidade de dizer no a si prprio. Abraham Heschel O auto respeito condiciona todos os aspectos da sua vida. Joe Clark A opinio de outras pessoas sobre si no tem de se tornar a realidade. Les Brown Mais cedo ou mais tarde, os que vencem so aqueles que acreditam que conseguem. Richard Bach A vida mais alegre quando nos proporciona mais oportunidades de ganhar auto estima. Samuel Johnson A fundao de auto confiana e auto estima duradoura a excelncia no seu trabalho. Brian Tracy A vontade de fazer nasce da certeza que consegue fazer. James Allen No existe nobreza alguma em ser superior a outra pessoa. A v verdadeira erdadeira nobreza ser superior ao seu eu anterior. Hindu Proverb Existe apenas um ponto do universo que pode ter a certeza de conseguir melhor, esse ponto voc mesmo. Aldous Huxley Para conseguirmos verdadeira auto estima, precisamos esquecer os falhanos e assuntos negativos do passado e concentrar nos sucessos. Denis Waitley Muitas pessoas sobreavaliam aquilo que no so e subavaliam o que so. Malcolm Forbes Acredite em si, depois saber como viver. Goethe O valor de uma pessoa neste mundo calculada de acordo com o valor que ela coloca em si mesma. Bruyere Cada nova adaptao uma crise na auto estima. Eric Hoffer
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

32

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Se puser um valor baixo em si, tenha a certeza que o mundo no aumentar o valor. Desconhecido

33

Hero de Mariah Carey (Traduzido para portugus)


H um heri, Se olhares dentro de ti Voc no deve ter medo do que ! H uma resposta se voc procurar dentro da sua alma E a tristeza que voc sente Vai desaparecer E ento vem um heri Com a fora para continuar E voc deixa os seus medos de lado E voc sabe que pode sobreviver Ento quando sentir que a esperana acabou Olhe dentro de voc E seja forte E voc finalmente ver a verdade. Que h um heri em voc! uma longa estrada Quando voc encara o mundo sozinho Ningum estende uma mo para te ajudar Voc pode encontrar o amor Se procurar dentro de voc mesmo E o vazio que voc sente ir desaparecer
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


E ent o vem um heri com fora para continuar t E voc deixa os seus medos de lado E voc sabe que pode sobreviver Deus sabe que sonhos so difceis de seguir Mas no deixe ningum destru- los Continue, haver o amanh Em tempo voc encontrar o caminho!

34

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010

35

You needed me de Anne Murray


(Taduzido para portugus)

Deixei cair uma lgrima, voc soube como sec- la Eu estava confusa, voc clareou minha mente Eu vendi m inha alma, voc comprou- a de volta para mim Me ajudou a levantar e me deu dignidade D e alguma forma, voc precisou de mim De Voc me deu foras para me levantar sozinha o mundo Para encarar o mundo, por conta prpria novamente Voc me colocou alto, no alto de um pedestal To alto que quase podia ver a eternidade Voc precisou de mim, voc precisou de mim E eu no posso acreditar que seja voc Mal posso acreditar que seja verdade Eu precisei de voc e voc estava l Eu nunca partirei porqu eu deveria? Eu seria uma tola, porque finalmente encontrei algum que realmente se preocupa Voc segurou na minha mo, quando estava frio Quando eu estava perdida, voc me levou para casa Voc me deu esperanas, quando eu estava no final E transformou minhas mentiras, de volta a verdade novamente
Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010


Voc me colocou alto, no alto de um pedestal To alto que eu quase podia ver a eternidade Voc precisou de mim, voc precisou de mim

36

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010 Concluso


Alm de problemas biolgicos, no conseguimos pensar numa uma nica dificuldade psicolgica - da ansiedade ao medo da intimidade ou do sucesso, ao abuso de lcool ou drogas, s deficincias na escola ou no trabalho, ao espancamento de companheiros e filhos, s disfunes sexuais ou imaturidade, ao suicdio ou a aos crimes violentos - que no esteja relacionada com um proliferao de um esprito negativo. Muitos de ns sofremos de sentimentos de inadequao, insegurana, dvida, culpa e medo de uma participao plena na vida - um sentimento vago de "eu no sou sufi suficiente". Apesar de esses sentimentos nem sempre serem reconhecidos e confirmados de imediato, eles existem.

37

A procura da cura, das sadas, a luz ao fim do tnel, exige uma longa caminhada e certamente nunca fcil. Em suma, a doena nossa e cabe a n ns mesmos assumi-la. um estandarte que outra pessoa no poder carregar e no mximo, ela apenas poder compartilhar da nossa viagem. Avalie como andam os seus relacionamentos, seja em casa, na sociedade ou no trabalho.

Alguma coisa mudou? At que pon ponto aprecia a sua tristeza? Sente-se se s e abandonado? O que faz para que as pessoas se afastem de si? O seu humor varia com frequncia? Quando troca apenas algumas palavras j sente a necessidade de agredir o seu interlocutor? Ou j no existe dilogo? O seu u mundo est mudo? O que tem feito para manter os seus relacionamentos? Est amargo e a vida no tem sentido? O que espera da sua amizade, do seu amor e dos seus sonhos? Como compartilhar o que no tem para dividir?

Poderamos encher pginas e pginas de perguntas para as quais s tinha uma resposta: "No tenho feito nada para cultivar o meu lado afectivo!" Parte superior do formulrio Parte inferior do formulrio

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

Promoo da auto auto- estima Ftima Nascimento 2010

38
Bibliografia Desenvolva a sua auto- estim a, Field Lynda, Vida editores Le Monde Libertaire de 17 de Junho de 2004 Pedagogias Novas, Resweger Jean- Paul, Teorema edies

www.pensador.info/frases_para_levantar_auto_estima http://formacao.atwebpages.com www.efetividade.net www.google/images.com www.youtube.com www.cancaonova.com www.feedage.com

Co-financiado pelo FSE e Estado Portugus

You might also like