You are on page 1of 10

Os novos direitos luz da transdisciplinaridade: o resgate de um humanismo radical e a promoo da ecologia na sociedade do mal-estar

Paulo Roney vila Fagndez*

Resumo Os novos direitos trazem novas responsabilidades. A sociedade global cresce em complexidade e exige um sujeito com uma viso humanista e, sobretudo, ecolgica. Os novos direitos concretizam-se no somente em normas, mas, sobretudo, em decises. S um humanismo radical pode dar conta da crise ecolgica. No h uma teoria que enfrente a complexidade. importante ouvir o que outro tem a dizer. O modelo cientfico autocrtico e antiecolgico. A transdisciplinaridade, antes de ser resposta, um desafio lanado cincia, que ganha em conhecimento e perde em sensibilidade. A psicanlise, por seu turno, traz tona o inconsciente, enfim, a subjetividade perdida pelo modelo cientfico. Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Ecologia. Humanismo.

Doutor em Direito pela Ufsc; Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Ufsc; Especializao didtico-pedaggica (convnio MEC-OEA); estudou na China nas Universidades de Qufu, Shandong e Wuhan; participou do seminrio promovido pela Universidade Nacional do Mxico e pela Universidade de Paris que visou discutir uma conveno latino-americana sobre biotica; pesquisador da Universidade Lusada de Lisboa, Portugal; membro do Instituto Brasileiro de Advocacia Pblica; professor titular da Unisul; cursou Psicanlise pela Escola Brasileira de Psicanlise; integra a Academia Skepsis de Semiologia e Direito; Rua Manoel de Oliveira Ramos, 361, apto 406, bl. B, Estreito, Florianpolis, CEP 88075-120; http:www.floripa.com. br/Roney; blogs: paulo.roney.zip.net; pr.fagundez.zip.net 57

Espao Jurdico, Joaaba, v. 9, n. 1, p. 57-66, jan./jun. 2008

Paulo Roney vila Fagndez

1 INTRODUO Na sociedade do terceiro milnio clamamos por justia e criticamos a destruio ambiental, reclamamos da crise e consideramos os polticos como os responsveis pela infelicidade que grassa na sociedade. H um mal-estar que atinge a todos. H uma angstia que no conseguimos controlar. Pedimos um novo Estado, uma nova sociedade e que nos sejam assegurados novos direitos. Queremos justia. E acreditamos que a justia formal resolver os nossos problemas. Sequer os direitos bsicos so assegurados. H um processo de coisificao do sujeito. Focault (1996) afirma que se sai do suplcio do corpo, levado a cabo no perodo medieval, para se ter um controle efetivo sobre ele, a fim de ser til, enfim, produtivo para o sistema capitalista. Os novos direitos tambm contribuem para a consolidao do sistema produtivo, porquanto a incluso dos setores mais pobres fundamental para que se tenha uma mo-de-obra barata e abundante. Contudo, temos que ter uma viso humana dos novos direitos e eles devem ser fatores de conscientizao dos sujeitos. A cincia da ps-modernidade deve contribuir para que o dilogo se estabelea em todas as instncias da vida. A a psicanlise tem um papel crucial, porquanto h um saber que a civilizao ocultou, mas que est no inconsciente. H um saber luz e tambm h um saber que circunstancialmente est sombra, oculto, mas que se manifesta no corpo e na vida da sociedade. A transdisciplinaridade quer romper com as fronteiras do saber, com as ilhas criadas pela cincia, com os cdigos binrios institudos, que se constituem em srios obstculos para a compreenso do homem e da natureza. A frieza do modelo cientfico ignora o sujeito quando no o coisifica, transformando o corpo humano em uma mquina cujas peas podem ser substitudas. Os novos direitos devem ser vistos como oportunidade para a construo da sociedade ecologicamente equilibrada, em que ser humano e natureza compem uma unidade.
58

2 O DILOGO COM A PSICANLISE: A SUBJETIVIDADE E O COMPROMISSO COM A VIDA


Palavras cortam feito lminas. Sentenas e atos so decises que recortam o mundo das normas e dos fatos. E nada mais ser como antes. Saindo da sala de audincia ou do consultrio do psicanalista, o demandante sabe que algo aconteceu ali, algo que rompeu com a mesmice, com a rotina, com o dia-aps-dia, com o previsvel, o explicvel, com a ordem estabelecida. (RDGER, 2008).

Tanto no direito quanto na psicanlise destacam-se o valor iniludvel das palavras. Como assegurar direitos a quem no quer direitos, mas responsabilidades? O direito diz pouco ou quase nada subjetividade. Da mesma forma que as partes que vivem a angstia de que faltam as palavras, o juiz no sabe, na maioria das vezes, o que dizer em uma sentena. Capelleti (2008) diz que a sentena sentimento. O juiz julga o qu? A simpatia ou antipatia que ele tem pelas partes, pelos advogados ou gosto ou no que tem pela causa que est sendo a ele submetida.
Juiz, se for juiz e no um mero aplicador de leis, sabe do hiato entre o fato e a norma, entre a regra e a exceo, entre a teoria e a prxis, a validez e a eficcia, a legalidade e a legitimidade. Psicanalista que psicanalista estudou as falhas na linguagem, falhas essas, por onde transparece o inconsciente, como nos ensinou Sigmund Freud. Sabe da radical diferena entre a cultura e o sujeito, entre o masculino, escravo da lei edpica que todos so obrigados a cumprir, e o feminino, a exceo, a inveno, como ensinou Jacques Lacan. (RDGER, 2008).

O direito como linguagem tem suas limitaes.


Decises. Juzes e psicanalistas tomam decises. Cometem atos, muitas vezes dolorosos, que implicam os sujeitos, que os responsabilizam. A deciso do juiz, da jurisdio, diz da justia que s se faz por meio da fora da lei, como
Espao Jurdico, Joaaba, v. 9, n. 1, p. 57-66, jan./jun. 2008

Os novos direitos luz da transdisciplinaridade...

diz Jacques Derrida. Essa fora est instalada no direito, pois sem a fora da lei, a norma resta letra morta. Os revolucionrios franceses fizeram da fora da lei sua pedra angular. Sem fora no h lei, no h ordem, no h direito. A justia contrasta com o direito. Situada no hiato entre a lei e o mundo vivo, entre a norma e os fatos, desmistifica o direito, desconstri sua universalidade, seu clculo, sua linguagem neutra. Justia feita caso a caso. A deciso do juiz sempre subjetiva. Sujeito da histria, o juiz faz histria, porque cada deciso rompe o sistema do clculo normativo para criar algo novo: uma nova situao, um novo direito. Como no consegue agradar a gregos e troianos, a justia provoca dessimetrias e, portanto, mudanas violentas no estatuto das partes. Assim, o ato do juiz, a deciso judicial, desconstri constantemente o direito, ele prprio fruto do ato da fora. (RDGER, 2008).

A deciso judicial cria e, paradoxalmente, destri direitos, quando no angustia as partes em conflito.
Justia nos angustia. Desconhecida por natureza, infinita e incalculvel, ela rebelde regra, permanece um desejo no horizonte, como quer Jacques Derrida. O juiz que juiz um rebelde. No bate o martelo em cima da mesa para restabelecer a ordem, mas cinde solitariamente e solidariamente os arrazoados das partes. Revoluciona o mundo simblico da norma, desmistifica o imaginrio pelo qual a cada um se atribui o que seu e, pelo qual, a justia tarda mas no falha. Aplicando a justia, o juiz toca o real, aquilo que no tem lei, como diz Jacques Lacan. Assim, a justia situa-se na falha da interseco entre os trs registros do n borromeano. sempre exceo, algo que excede. Por isso mesmo, nunca pode ser feita para todos, permanece um desejo vivo. (RDGER, 2008).

Carregando consigo a violncia, o direito est prenhe de seu prprio paradoxo: force de loi (fora da lei) para os franceses, Staatsgewalt (violncia do Estado) para os alemes. A garantia da lei a no lei, a fora, o estado de exceo. Este pode ser um Estado de exceo com E maisculo. Pode ser tambm um estado de exceo com e minsculo. Dependendo de nossas escolhas polticas (Carl Schmitt que o diga!), o Estado de exceo transfere para um ditador a soberania , a capacidade de decidir na zona cega da validade da norma para, desta maneira, garantir a ordem. Por outro lado, se acreditarmos s palavras de Giorgio Agamben, pela lgica do estado de exceo, permitido ao povo favelado cavar dutos de gua potvel clandestinos e puxar luz com gambiarras na rede eltrica. Diante da necessidade, a norma suspensa. O que vale a (no) lei da sobrevivncia. Justia se faz pela rebeldia. E as falhas na rede de gua potvel corroem o morro. (RDGER, 2008).

Os novos direitos surgem independentemente da vontade do legislador. Brotam dos desejos, das necessidades humanas e dos movimentos sociais. Os novos direitos so expresses da inquietude humana.
A falha a razo de ser da psicanlise desde Sigmund Freud. Afasias, atos falhos, chistes, sonhos e sintomas, enfim, o mau funcionamento do nosso aparelho de linguagem, so, como diz, as portas de sada do inconsciente habitado por desejos recalcados pela culpa que a lei edpica nos proporciona. Para Sigmund Freud, nossa cultura constri-se a partir do recalque de nossas pulses de vida e de morte. O resultado um tremendo mal-estar perante a cultura. Para espantar o mal-estar fazemos de conta que encontramos na cultura solues para nossos males. Para cada doena um remdio, para cada ato criminoso um tipo penal, para cada problema uma soluo. Assim nos ensinam nas universidades. As contradies na sociedade resolvem-se pela sntese dialtica, divulgam os revolucionrios marxistas. A cultura e sua ordem nos contm. Exigem um preo alto: neuroses, psicoses e perver59

Quando faz referncia ao n borromeano, porque a justia localiza-se entre o real, o simblico e o imaginrio.
Espao Jurdico, Joaaba, v. 9, n. 1, p. 57-66, jan./jun. 2008

Paulo Roney vila Fagndez

so nos lembram como a ordem cultural furada. (RDGER, 2008).

No basta o legislador criar normas. Os direitos concretizam-se nas decises, nos valores que os julgadores imprimem em seus julgados. Os direitos tornam-se realidade na vontade poltica dos juzes, na ao dos governantes. Todavia, sempre queremos mais direitos ou decises que atendam nossos desejos. Contudo, o Judicirio no conseguir dar vazo aos anseios humanos, porque eles no cessam. Fica difcil se estabelecer a distino entre um direito objetivo e um direito subjetivo, um direito posto mediante normas e um direito que se concretiza cotidianamente por meio de decises judiciais. O direito formal mais parece cientfico, frio, distante dos fatos e do drama humano que quer resolver. A transdisciplinaridade se prope a uma ruptura com o modelo dogmtico e o encontro com a sensibilidade, com a intuio, com os saberes que se ocultam nas gavetas do inconsciente. H algo alm da norma e existe um universo em cada fato que apresentado ao mundo do direito. Reduzir o drama lgica dessensibilizar o julgador e submeter a angstia a uma lei que pode potencializ-la. H uma dialtica inerente aos fatos, aos conflitos que aparentemente cessam e recrudescem, mas que so vivos e exigem observao, compreenso e conhecimento para serem administrados. Impe-se estabelecer um dilogo permanente com o problema que se apresenta. A tpica permite o contato direto com o litgio que se quer resolver. A psicanlise quebra com o modelo cientfico fragmentado, que separa consciente e inconsciente, que controla moralmente o sujeito por intermdio de saberes previamente selecionados. um saber que no surpreende, porquanto j se sabe, de antemo, aonde se quer chegar. A transdisciplinaridade que abordaremos a seguir traz as interrogaes, as relaes e a viso de unidade to necessria para que a vida seja vista ecologicamente.
60

3 A IMPORTNCIA DA TRANSDISCIPLINARIDADE PARA HUMANIZAO DO HOMEM Afirma Capra (1983) que h uma nica crise que de percepo. A viso cientfica contribuiu decisivamente para o aumento do conhecimento. A transdisciplinaridade promove a ruptura dos saberes cientficos compartimentados. A transdisciplinaridade consiste em ir alm da cincia, em busca de outros saberes. No h apenas um saber objetivo extrado da relao entre sujeito e objeto. H uma subjetividade, um saber do sujeito que ele no sabe que sabe. H um saber tradicional, um senso comum que foi desprestigiado em nome de um conhecimento cientfico extrado por meio de um mtodo ou de uma metodologia cientfica. Quando o juiz decide um caso concreto, com base na norma, aparentemente opera dentro de um sistema. H a o inconsciente, que se expressa mesmo que ele no tenha noo do que isso significa. Habita o estado democrtico de direito um estado de exceo que o magistrado reconhece em cada deciso dada. A transdisciplinaridade no apresenta um novo modelo, porque todos os modelos falharam. Ela pretende reconhecer a complexidade, uma dimenso que foi deixada de lado, um universo paralelo que no se quer ver. H autores que contriburam para que tenhamos a percepo de que os problemas no podem ser apreendidos pelas normas, nem compreendidos mediante o emprego do mtodo. Afirma Nicolescu (2008, p. 2) que:
La transdisciplinarit concerne, comme le prfixe trans lindique, ce qui est la fois entre les disciplines, travers les diffrentes disciplines et au del de toute discipline. Sa finalit est la comprhension du monde prsent, dont un des impratifs est lunit de la connaissance.

A transdisciplinaridade afirma que h algo alm da racionalidade, e, que a intuio traz um saber revolucionrio e potico que no podemos descartar
Espao Jurdico, Joaaba, v. 9, n. 1, p. 57-66, jan./jun. 2008

Os novos direitos luz da transdisciplinaridade...

na sociedade transmoderna. o dilogo que se faz imprescindvel para que os saberes possam conviver e se complementar. Ademais, a transdisciplinaridade no separa sujeito e objeto que, para Hegel (1992), fundem-se e confundem-se. Assim, no se consolida o exerccio do poder pelo saber, como acusa Focault (1979). 4 OS NOVOS DESAFIOS H questes cada vez mais complexas exigindo respostas. Existem questes que exigem um novo modelo cientfico, mais intuitivo do que racional. A simplificao promovida pela cincia foi importante em determinado momento histrico. Contudo, hoje sabemos que a estratgia outra, porquanto temos que enfrentar os mltiplos fatores que desencadeiam os fenmenos humanos. A questo ambiental contribuiu para a nova reflexo. Criou-se um novo modelo de cincia para dar conta da complexidade. Quer-se uma interveno maior na vida, da todo o desenvolvimento do projeto genoma humano. Afirma-se que o livro da vida foi escrito e agora s resta decifr-lo. Afinal, como diria Nietzsche (2006) tudo interpretao. O novo homem da sociedade nova dever se preocupar com questes que transcendem ao seu cotidiano. A poltica marginalizou os indivduos, deixando as decises para os governantes e para as elites que sempre defenderam no Estado os seus prprios interesses. O que se percebe tentativa de quebra da hegemonia poltica e o resgate da subjetividade. O que cada ser humano pensa fundamental para construir o equilbrio do planeta. A coletividade a soma das individualidades, porm muito mais que isso. Parece que est clara a falncia do modelo cientfico e de que o mtodo se mostra demasiado frgil para resolver os intrincados problemas humanos. Nietzsche (2005, p. 46) faz uma advertncia a respeito do amordaamento produzido pelo sistema.
Espao Jurdico, Joaaba, v. 9, n. 1, p. 57-66, jan./jun. 2008

preciso testar a si mesmo, dar-se prova de ser destinado independncia e ao mando, e preciso faz-lo no tempo justo. No se deve fugir s provas, embora sejam porventura o jogo mais perigoso que se pode jogar e, em ltima instncia, provas de que ns mesmos somos as testemunhas e os nicos juzes. No se prender a uma pessoa: seja ela a mais querida toda pessoa uma priso e tambm um canto [...] No se prender a uma cincia: ainda que nos tente com os mais preciosos achados, guardados especialmente para ns.

O modelo cientfico do direito dever nos libertar das amarras do dogmatismo e instituir novos direitos, mais em consonncia com os anseios coletivos do terceiro milnio. 5 QUANDO O DIREITO REENCONTRA A TICA Ethos que, para Taylor (2002), pode se confundir com a expresso latina mores, apresenta uma dimenso social e poltica, que consiste na democracia como participao dos indivduos para a promoo do bem coletivo. Com a mudana paradigmtica, busca-se um direito mais tico que dogmtico. Taylor (2002) recorre aos gregos para compreender a tica. Segundo ele, a tica se divide entre thos e ethos, sendo a primeira a tica individual e a segunda a tica coletiva. No h thos sem ethos nem ethos sem thos. De acordo com Singer (1996) no se consegue definir a tica. Contudo, assegura que a tica no consiste num conjunto de proibies relativas ao sexo. difcil e, para alguns autores, impossvel definir tica. Weil (1993) faz distino entre uma tica moralista, conservadora, e uma tica espontnea, calcada na responsabilidade do sujeito. Savater (1996) por sua vez, afirma que a tica feita de escolhas cotidianas; e, que os polticos no so mais honestos que os empresrios, por exemplo. Acontece que os polticos esto nas vitrines da mdia. Nos parlamentos h a mdia da tica da sociedade. Os polticos no so piores nem melhores, do
61

Paulo Roney vila Fagndez

ponto de vista tico, do que o povo. Afinal, eles foram escolhidos pelos eleitores que responsvel ou irresponsavelmente os guindaram aos cargos pblicos. A nova tica requer um amplo dilogo entre os contendores para a soluo dos conflitos.Trata-se de uma tica jurdico-ambiental preocupada com a preservao dos seres vivos; prope-se inaugurar um humanismo radical e uma viso de ecologia profunda. A nova tica no est baseada em regras, mas em compromissos perenes. H uma tica jurdica, vale dizer, uma lei federal, o Estatuto da Advocacia e da OAB, que tem um captulo destinado tica profissional. H muito defendemos que se faz necessrio uma tica holstica, porquanto incindvel a vida profissional e a vida privada (FAGNDEZ et al., 2002). No pode o sujeito ser considerado tico profissionalmente se no for tico na vida cotidiana. Os preceitos ticos esto claramente estabelecidos na legislao. O advogado, quando se defende perante os Tribunais de tica e Disciplina da OAB, invoca os mesmos princpios dos rus. Nullum crimen sine lege, nulla poena sine praevia lege. No h infrao tico-disciplinar nem sano sem prvia determinao legal. Pelo fato de o advogado no ter respondido a um processo tico-disciplinar ou de ter sido absolvido de algum instaurado contra ele no significa que seja tico. Hecha la ley hecha la trampa, vale dizer, uma vez criada a lei, apresenta-se uma brecha para ela mesma ser burlada. A tica, na verdade, transcende ao mundo do direito. H um direito que dita uma tica baseada no imperativo categrico kantiano em que o comportamento se pauta por um conjunto de valores. O advogado quando se defende perante o Tribunal de tica e Disciplina da OAB o faz como um ru qualquer, e tem as garantias criminais de que no h infrao disciplinar sem lei anterior que a estabelea. A tica jurdica restrita. , em suma, a tica que est escrita. O advogado tem um compromisso com a tica, porquanto est em defesa da cidadania. Os advogados do terceiro milnio devem estar preocupados com a questo ambiental e o futuro do
62

planeta. Impe-se uma tica voltada ecologia profunda e ao engajamento nas lutas ambientais. A tica mecanicista do advogado s v atuao do profissional dentro dos limites legislativos. A nova tica requer um ser humano comprometido com a vida em todas as suas manifestaes. A tica consiste no compromisso consigo, com o outro e com toda a humanidade. Em cada gesto, o sujeito tem noo de que repercute no planeta como um todo. A tica holstica requer um compromisso com o outro e com os outros. A transdisciplinaridade apresenta uma viso essencialmente tica. O homem no faz parte da natureza. Ele a natureza. A tica, como a eqidade, humaniza a vida, compromete o sujeito e permite que se tenha um direito mais fraterno. A sade do planeta depende de nossa sade individual. A nossa sade individual depende da sade do planeta. Adoecemos junto com o planeta. O caos individual reflexo do caos coletivo. O caos coletivo e resultado do caos individual. No h como dissociar homem do meio. Os novos direitos devem ser essencialmente ticos, devem trazer novas responsabilidades correlatas. O direito tradicional, patriarcal-paternalista, moralista, quer um sujeito adequado ao seu propsito. Ao reconhecer direitos, o Estado contempla setores sociais que sero teis para a continuidade do progresso do sistema capitalista. Houve mudana no sistema capitalista, mas o modelo de produo, hoje cada vez mais internacionalizado, continua o mesmo. Por meio da migrao, os marginalizados do terceiro mundo se tornam mode-obra barata. O direito torna-se sada para a crise, sendo tambm responsvel pela gerao da crise. A capacidade de flexibilizao do modelo jurdico e, especialmente a eqidade como arma poderosa na mo do operador do direito, pode fazer com que se tenha maiores possibilidades de resoluo dos novos problemas que surgem na sociedade transmoderna. A mediao dos litgios democratiza o sistema e permite a participao de todos na resoluo dos problemas que so de todos.
Espao Jurdico, Joaaba, v. 9, n. 1, p. 57-66, jan./jun. 2008

Os novos direitos luz da transdisciplinaridade...

6 CONCLUSO No h um conhecimento que baste em si mesmo. No h um saber que possa resolver os problemas humanos apenas atacando as conseqncias. Os novos direitos trazem novas responsabilidades, exigem novos saberes dos operadores jurdicos e requerem novos mtodos resoluo dos conflitos. Da a necessidade de se recorrer mediao enquanto encontro com o outro que possibilita o dilogo e a gesto dos conflitos. A transdisciplinaridade aplicada ao direito permite que o jurista tenha uma viso mais ampla dos fenmenos. Os fenmenos jurdicos so tambm sociais polticos e econmicos. O sistema legislativo tem que perceber que h um sujeito angustiado que quer realizar os seus desejos.

Cada indivduo que se apresenta nico. Cada problema diferente. E compete ao sistema responsabilizar o sujeito, estimulando-o a cometer condutas positivas. O esgotamento do modelo patriarcal-paternalista uma realidade. A nova tica, que o libera das amarras do dogmatismo, acentua o seu compromisso perante a vida. H novos direitos que emergem na sociedade complexa, angustiada mesmo diante de todo o avano tecnolgico. A fragmentao operada um empecilho para a viso ambiental, para o compromisso que se deve assumir com o futuro da espcie humana, cada vez mais angustiada diante das incertezas. Surgem novos direitos dos movimentos sociais, da atuao do magistrado, do dilogo que se faz necessrio para superar o estado de exceo, da entrelinhas, do no-dito por absoluta impossibilitada.

The new rights to the light of the: the rescue of a radical humanism and the promotion of the ecology in the society of the malaise Abstract The new rights bring new responsibilities. The global society grows in complexity and demands a citizen with a humanist vision and, over all, ecological. The new rights are not only materializing in norms, but, also, in decisions. Only a radical humanism can handle the ecological crisis. It does not have a theory that faces the complexity. It is important to hear what another one has to say. The scientific model is autocratic and not ecological. The transdisciplinary, before being the answer, is a challenge launched to the science that earns in knowledge and loses in sensitivity. The psychoanalysis, for its turn, brings on the unconscious one, at last, the subjectivity lost for the scientific model. Keywords: Transdisciplinary. Ecology. Humanism. REFERNCIAS ANGELIS, Srgio de. Fundamentos filosficos para a interdisciplinaridade. In: WACHOWICZ, Lilian Anna (Org.). A interdisciplinaridade na Universidade. Curitiba: Champagnat, 1998. APEL, Karl-Otto. Ltique lge de la Sciense. Lille: Presses Universitaires de Lille, 1987.

Espao Jurdico, Joaaba, v. 9, n. 1, p. 57-66, jan./jun. 2008

63

Paulo Roney vila Fagndez

ARAJO, Miguel Almir L. de. Abordagem holstica na educao. In: Revista Sitientibus, Feira de Santana, n. 21, p. 171-188, jul./dez. 1999. BASTIDE, Georges. Trait de lAction Morale. Paris: PUF, 1961. v. 1. BOFF, Leonardo. Ecologia, mundializao, espiritualidade. So Paulo: tica, 1993. BOHM, David. A totalidade e a ordem implicada: uma nova percepo da realidade. So Paulo: Cultrix, 1992. CAMUS, Michel. Para alm das duas culturas: a via transdisciplinar. Revista Thot, So Paulo, n. 65, p. 35-41, 1997. CAPELLETI. Processo, ideologias e sociedade. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris, 2008. CAPRA, Fritjof. O Tao da Fsica. So Paulo: Cultrix, 1983. CARDOSO, Clodoaldo M. A cano da inteireza. Uma viso holstica da educao. So Paulo: Summus, 1995. CARDOSO, Maria Luiza P. Educao para a nova era. Uma viso contempornea para pais e professores. So Paulo: Summus, 1999. DAMBRSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. So Paulo: Palas Athena, 1997. FAGNDEZ, Paulo Roney vila. Direito e holismo: introduo a uma viso jurdica de integridade. So Paulo: LTr, 2000. ______. Direito e Taosmo: elementos para a compreenso do sistema jurdico luz do princpio nico universal. So Paulo: LTr, 2005. ______. O direito e a hipercomplexidade. So Paulo: LTr, 2003. ______. O novo (em) direito. Braslia: Ed. OAB, 2006. FAGNDEZ, Paulo Roney vila et al. tica holstica aplicada ao direito. 2. ed. Florianpolis: Ed. OAB/SC, 2002. FERRY, Luc. A Nova Ordem Ecolgica. Lisboa: ASA, 1993.
64
Espao Jurdico, Joaaba, v. 9, n. 1, p. 57-66, jan./jun. 2008

Os novos direitos luz da transdisciplinaridade...

FOCAULT, Michel. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. ______. Vigiar e punir: histria das violncias nas prises. Petrpolis: Vozes, 1996. FREUD, S. O Mal-estar na Civilizao. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1974. ______. Princpios da Filosofia do Direito. So Paulo: Martins Fontes, 2001. HEGEL, Georg W. F. Fenomenologia do esprito. Traduo Paulo Meneses. Petrpolis: Vozes, 1992. 2 v. JONAS, Hans. The Imperative of Responsability. In search of an ethics for the techological age. Chicago: The University of Chicago Press, Chicago. LYOTARD, Jean-Franois. La Condition Postmoderne. Paris: Minuit, 1979. MORAES, Maria Cndida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997. MORIN, Edgar. Epistemologia da complexidade. In: SCHNITMAN, Dara F. (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. ______. O paradigma perdido: a natureza humana. Lisboa: Europa-Amrica, 1973. ______. O problema epistemolgico da complexidade. Lisboa: Europa-Amrica, 1984. ______. Complexidade e liberdade. Revista Thot, So Paulo, n. 67, p. 13-19, 1997. MORIN, Edgar; KERN, Anne-Brigitte. Carta de identidade terrena. In: Revista Margem, So Paulo: Educ, n. 3, 1994. NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. So Paulo: Triom, 1999. ______. Reforme de leducacin ET de la pensee: complexit e transdisciplinarite. Disponvel em: <http:// www.engenheiro2001.org.br/artigos/Nicolescu.rtf>. Acesso em: 29 ago. 2008. NIETZSCHE, Friedrich. Alm do bem e do mal. So Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Espao Jurdico, Joaaba, v. 9, n. 1, p. 57-66, jan./jun. 2008

65

Paulo Roney vila Fagndez

NIETZSCHE, Friedrich. O crepsculo dos dolos. Traduo Paulo Cesar de Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. PERELMAN, Chaim. tica e Direito. Traduo Maria Ermantina Galvo. So Paulo: Martins Fontes, 1996. PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas. Tempo, caos e as leis da natureza. So Paulo: Ed. Unesp, 1996. PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliana. Metamorfose da cincia. Braslia: Ed. UnB, 1984. RDGER, Dorothee. Disponvel em: <http://cleuber.futblog.com.br/10318/O-juiz-o-psicanalista-e-o-estadode-excecao/>. Acesso em: 11 jul. 2008. SAVATER, Fernando. tica para o meu filho. So Paulo: Martins Fontes, 1996. SERVAN, Schreiber. Anticncer prevenir e lutar graas a nossas defesas naturais. Objetiva, 2008. SINGER, Peter. tica Prtica. So Paulo: Martins Fontes, 1996. SOMMERMAN, Amrico. Transdisciplinaridade: escola do futuro. 1999. Mimeografado. VATTIMO, Gianni. La Fin de la Modernit. Paris: Seuil, 1987. TAYLOR, Paul. tica universal e a noo de valor. 2002. Mimeografado. WEBER, Rene. Dilogos com cientistas e sbios. So Paulo: Cultrix, 1991. WEBER, Ren et al. O paradigma hologrfico. So Paulo: Cultrix, 1994. WEIL, Pierre. A nova tica. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993. WEIL, Pierre et al. Rumo nova transdisciplinaridade. Sistemas abertos de conhecimento. So Paulo: Summus, 1993.
Recebido em 12 de setembro de 2008 Aceito em 25 de setembro de 2008 66
Espao Jurdico, Joaaba, v. 9, n. 1, p. 57-66, jan./jun. 2008

You might also like