You are on page 1of 4

POTENCIAIS DE MEMBRANA E DE AO

POTENCIAIS DE MEMBRANA CAUSADOS PELA DIFUSO Vamos usar como exemplo o on potssio. Sua concentrao maior no lquido intracelular, por isso, a tendncia que os ons potssio se difundam para fora da clula. Quando isso acontece, eles levam cargas eltricas positivas para o exterior, criando eletropositividade do lado externo da membrana e eletronegatividade do lado interno, devido aos nions que permanecem desse lado. Em cerca de milissegundo, a diferena de potencial entre as partes interna e externa, chamada potencial de difuso, torna-se grande o suficiente para bloquear o fluxo de ons potssio pela membrana. Assim, conclumos que o potencial depende da concentrao do on nos dois meios, e que ele s se estabelece se o on se movimenta pela membrana. O valor do potencial de difuso que se ope difuso de um on especfico pode ser calculado pela EQUAO DE NERST. Ei(mv)= - RT/ZF log n concentrao intracelular do on/concentrao extracelular do on Para o on potssio, quando o potencial de membrana atinge o valor de -90 mv, o fluxo lquido de potssio cessa, pois a quantidade de ons potssio que entra na clula a mesma que sai. Porm, devemos lembrar que as concentraes do on potssio dentro e fora da clula so diferentes, devido fora eltrica exercida pelos nions que esto dentro da clula, que atraem os ons potssio. Para calcularmos o potencial de difuso quando a membrana permevel a vrios ons diferentes, usamos a EQUAO DE GOLDMAN-HODGKIN-KATZ. Ei(mv)= -61 log P on A concentrao interna on A +P on B concentrao interna on B/ P on A concentrao externa on A+P on B concentrao externa on B Onde P a permeabilidade da membrana ao on. POTENCIAL DE REPOUSO DAS MEMBRANAS DAS CLULAS EXCITVEIS O potencial de repouso das membranas das fibras nervosas de -90 mv, e o das fibras musculares de 70mv. Esse potencial determinado, principalmente, pelo transporte dos ons sdio e potssio pela membrana. A bomba de sdio-potssio Essa bomba est presente em todas as membranas celulares do corpo, mas est em maior quantidade nas clulas excitveis. Essa bomba coloca 3 ons sdio para fora e 2 ons potssio para dentro,criando negatividade do lado interno da membrana. Por isso, ela considerada uma bomba eletrognica. Extravasamento de sdio e potssio pela membrana O canal de vazamento de sdio-potssio permite ao extravasamento desses ons pela membrana. Porm, o potssio extravasa em maior quantidade, pois os canais so cerca de 100x mais permeveis ao potssio do que ao sdio.

Assim, os potenciais de difuso causados pela difuso do sdio e do potssio e pela bomba de sdiopotssio resultam num potencial de membrana efetivo de -90 mv. POTENCIAL DE AO DOS NERVOS O potencial de ao a rpida alterao do potencial de membrana que se propaga com grande velocidade por toda a membrana. Cada potencial de ao comea com a sbita alterao do potencial de membrana normal negativo para um potencial positivo, terminando com o retorno quase to rpido para o potencial negativo. Os estgios sucessivos do PA so os seguintes: 1. 2. 3. 4. 5. Despolarizao inicial Despolarizao rpida do PA Repolarizao Hiperpolarizao Volta ao repouso

Despolarizao inicial: Ocorre devido a um estmulo inicial que aumente o potencial de membrana at um valor limiar suficiente para tornar a membrana permevel aos ons sdio. Despolarizao rpida: A esse tempo, a membrana fica muito permevel aos ons sdio, que se difundem rapidamente para o interior da membrana aumentando rapidamente o potencial para um valor positivo. Repolarizao: milsimos de segundo aps a membrana ter ficado muito permevel aos ons sdio, os canais de sdio dependentes de voltagem comeam a se fechar e os canais de potssio dependentes de voltagem comeam a se abrir, restabelecendo o potencial de repouso negativo da membrana. Hiperpolarizao: o potencial de membrana atinge valor ainda mais negativo do que o potencial de repouso. Volta ao repouso: o potencial de membrana volta ao seu valor negativo normal. Os ons envolvidos no PA Os agentes necessrios para se provocar a despolarizao e a repolarizao durante o PA so os canais de sdio dependentes de voltagem, os canais de potssio dependentes de voltagem, que atuam em conjunto com os canais de vazamento de sdio e potssio e a bomba de sdio e potssio. Canais de sdio dependentes de voltagem Quando o valor do potencial de ao aumenta at o valor limiar de -55mv, h uma alterao conformacional dos canais de sdio, que se abrem. Esse mesmo aumento causa a inativao desses canais poucos milsimos de segundo aps serem abertos. Canais de potssio dependentes de voltagem Quando o potencial da membrana aumenta at o valor de +30 mv, os canais de potssio dependentes de voltagem se abrem. Entretanto, devido ao pequeno retardo na abertura desses canais, a maioria deles se abre no momento em que os canais de sdio dependentes de voltagem j esto se fechando. Assim, a reduo da entrada de sdio e o aumento da sada de potssio da clula inicia o processo de repolarizao. Outros ons envolvidos no PA

nions no interior do axnio Nos axnios existem muitos ons com carga negativa que no passam pelos canais de membrana. Por isso, qualquer sada de ons positivos do interior da membrana cria excesso de ons negativos (eletronegatividade). INCIO DO POTENCIAL DE AO Feedback positivo abre canais de sdio Caso a membrana permanea sem ser perturbada, nenhum PA gerado. Entretanto, caso ocorra qualquer evento (mecnico, qumico ou eltrico) capaz de provocar o aumento inicial do potencial de membrana de -90 mv para zero, a despolarizao causa abertura de vrios canais de sdio dependentes de voltagem. A entrada de ons sdio aumenta ainda mais o potencial de membrana, abrindo mais canais de sdio e estabelecendo o feedback positivo. Limiar para o incio do PA O PA s vai ocorrer se o aumento do potencial de membrana atingir um valor mnimo para gerar a abertura dos canais de sdio dependentes de voltagem e estabelecer o feedback positivo. RESPOSTA TUDO OU NADA Em uma clula excitvel, quando o potencial de membrana atinge o valor limiar para gerar o PA, o PA ter sempre a mesma amplitude, mesmo que o valor limiar seja ultrapassado. Porm, se o valor limiar no atingido, o PA no gerado. PROPAGAO DO POTENCIAL DE AO Um potencial de ao provocado em qualquer parte de uma membrana excitvel excita as pores adjacentes da membrana, propagando o PA por toda a membrana. Direo da propagao O PA trafega por todas as direes para longe do estmulo, at que toda membrana tenha sido despolarizada. PERODO REFRATRIO No perodo de repolarizao, a membrana no gera novo PA, mesmo que seja estimulada, pois os canais de sdio dependentes de voltagem j se fecharam. Nesse estado, a membrana chamada REFRATRIA ABSOLUTA. No estado de hiperpolarizao, a membrana pode gerar novo PA se o estmulo aplicado for maior do que o primeiro, pois o potencial de membrana j est se aproximando do seu valor de repouso e os canais de sdio dependentes de voltagem comeam a se abrir. Nesse estado, a membrana chamada REFRATRIA RELATIVA. PLAT Em alguns casos, a membrana estimulada no se repolariza imediatamente aps a despolarizao; ao contrrio, o potencial permanece em um plat perto do pico do potencial (valor mais positivo), por vrios milissegundos, e somente depois se inicia a despolarizao. o caso das clulas musculares cardacas. Na fase de plat, os canais de clcio dependentes de voltagem se abrem e o clcio entra nas clulas.

POTENCIAL DE AO NOS NEURNIOS Nos neurnios, o PA gerado no cone axonal, local com muitos canais de sdio e potssio dependentes de voltagem. Os neurnios podem ser classificados em mielinizados e no-mielinizados. Nos neurnios mielinizados, h uma grande concentrao de canais de sdio e potssio dependentes de voltagem nos nodos de Ranvier. O sdio entra no axnio, se difunde (em todas as direes) e chaga ao prximo nodo, despolarizando a membrana nesse local e gerando um PA. O sdio que se difunde em direo ao corpo celular no gera novo PA, pois os nodos anteriores j esto com suas membranas em estado refratrio. Assim, a conduo do PA nos neurnios saltatria e ocorre em direo ao axnio. Os axnios mielinizados conduzem mais rapidamente o PA, pois tm maior dimetro (possibilitando maior fluxo de ons) e so isolantes (reduzindo a sada dos ons sdio pela membrana). Conduo ortodrmica: o PA vai do cone para o terminal axonal. a mais freqente. Conduo antidrmica: o PA vai do terminal para o cone axonal. OBS: no confundir com transporte antergrado e retrgrado de molculas. CANALOPATIAS Doenas causadas por alteraes nos canais inicos. Essas alteraes podem ser estruturais (o canal no se abre) ou funcionais ( devido troca de um aminocido, o canal torna-se permevel a outro tipo de on). As canalopatias podem ter origem gentica ou podem ser provocadas por doenas auto-imunes. ESCLEROSE MLTIPLA Ocorre desmielinizao dos neurnios. A perda do isolamento faz com que os ons sdio que entram pela membrana saiam rapidamente, sem que haja acmulo. Assim, no ocorre despolarizao e o PA no gerado. No se sabe o que faz o sistema imune atacar a bainha de mielina e as clulas de Schwann.

You might also like