You are on page 1of 19

HOGETOP, L e SANTAROSA, L.M.C, Tecnologias Adaptiva/Assistiva Informticas na Educao Especial: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual.

Revista de Informtica na Educao: Teoria, Prtica PGIE/UFRGS. . V.5 N 2 p.103-118 nov/2002

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS : viabilizando a acessibilidade ao potencial individual1


Luisa Hogetop2 Lucila Maria Costi Santarosa3
Resumo: A proposta deste trabalho fornecer noes bsicas sobre Tecnologias Adaptativa/Assistiva na Educao Especial e seus usos. Procuramoos apresentar de forma sinttica, um panorama geral das Ajudas Tcnicas disponveis atualmente, tanto a nvel de hardware como de software, as quais potencializaro o acesso das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais-PNEEs ao contexto educacional e social, numa perspectiva mais inclusiva. Abstact: This paper presents basic concepts about adaptative-assisted-technology and its uses in Special Education. Thus, it includes a general ouverview of the technological aids currently avaiable in trans of hardware and software. Such aids make possible that persons with educational special needs interact in an educational and social context within a more inclusive perspective.

Palavras-Chave: Tecnologia Adaptativa/Assistiva, Educao Especial, Ajudas Tcnicas, Pessoas com Necessidade Educacionais Especiais, Hardware, Software

1. INTRODUO

A evoluo das Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC) contnua e acontece atualmente numa velocidade que impe constantes reformulaes do nosso saber fazer. Realmente no conseguimos acompanhar o ritmo das novidades nesta rea. Os investimentos para o avano da informtica se fazem em todos os campos das atividades humanas, condicionando nossa vida cotidiana e trazendo mudanas nos modos de representao e percepo da realidade, uma Mutao Antropolgica, como bem nos faz lembrar Levy, (1998). Neste contexto, uma rea da Educao tem sido particularmente revolucionada e impulsionada a reformular seus antigos parmetros e paradigmas, a pensar sua ao e resignificar o sujeito da sua ateno, passando a valorizar sua linguagem particular, sua sensibilidade, seu conhecimento e imaginao, qual seja a Educao Especial. A mediao digital vem impreterivelmente favorecer, inmeras novas oportunidades de acesso, em via dupla, ao conhecimento da cultura por parte do indivduo e do indivduo por parte desta. A Educao Especial tem agora novas perspectivas de abordar a diversidade humana e descobrir todos que historicamente foram excludos, escondidos, discriminados, encobertos pelas mais diferentes sociedades no continuum das pocas.
1

HOGETOP, L e SANTAROSA, L.M.C, Tecnologias Assistivas: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Revista de Informtica na Educao: Teoria, Prtica PGIE/UFRGS.2002 (no prelo)

Educadora Especial, Mestranda em Informtica na Educao(UFRGS), professora da Escola Municipal Especial Tristo Sucupira Viana (Municpio de POA) .Pesquisadora no Ncleo de Informtica na Educao Especial (UFRGS) . luisa@solaris.niee.ufrgs.br. Professora Dra. do Curso de Ps-Graduao em Informtica na Educao(PGIE) e do programa do Programa de Ps-Graduao em Educao (PPGEDU) da UFRGS; pesquisadora IA do CNPq e consultora da SEESP/MEC; presidente da Redespecial-Brasil; coordenadora nacional da RIBIE lucila.santarosa@ufrgs.br
3

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

2 Neste momento, atravs da conscientizao progressiva das polticas educacionais internacionais pressionando, de certa forma, as nacionais, percebe-se pouco a pouco um comprometimento maior dos governos com o apoio s pesquisas e a busca de solues para a acessibilidade das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) ao contexto social mais amplo. Focalizando o nosso pas, segundo estimativas, h uma abrangncia de 10% da populao brasileira considerada como tal, o que representa dezesseis milhes de pessoas com deficincia. Recentemente aprovado, encontramos no PROJETO DE LEI 4767/98, que delinea a questo da acessibilidade de modo geral, por meio da supresso de barreiras e obstculos nas vias e espaos pblicos, no mobilirio urbano, na construo e reforma de edifcios, nos transportes e meios de comunicao. Ainda, no Cap. VIII, art. 21-II da referida lei, encontramos as disposies sobre as ajudas tcnicas no sentido do poder pblico comprometer-se em fomentar programas destinados ao desenvolvimento tecnolgico orientado produo de ajudas tcnicas para as pessoas com deficincias, tema que iremos tratar mais especificamente neste trabalho. Carmen Basil, citada por Puche et al. (2000), enfocando a habilitao das PNEEs coloca que, se por um lado, h necessidade de um esforo no sentido de conseguir-se o mximo desenvolvimento das capacidades destes indivduos, por outro, h uma premncia em modificar-se o espao fsico, os atendimentos sociais, o acesso ao contato e conhecimentos das habilidades de todos os membros da sociedade com o objetivo de suprimir obstculos fsicos, barreiras de comunicao e atitudes desfavorveis que limitam o crescimento pessoal e a qualidade de vida destas pessoas. Ainda segundo a mesma autora, um dos investimentos importantes na capacitao e habilitao destas pessoas, encontra-se justamente na proviso de ajudas tcnicas. No Brasil, vrios termos tem sido adotados para denominar os novos artefatos tecnolgicos, que visam potencializar as capacidades das pessoas com qualquer tipo de dEficincia, entre os quais, Tecnologia Adaptativa ou Tecnologia Assistiva, conforme a influncia da abordagem europia ou norte-americana. Como a inteno deste trabalho colocar diante do leitor, profissionais da rea de Educao Especial, pais e PNEEs, um quadro explicativo e abrangente dos avanos trazidos pelas Tecnologias s pessoas com dficincia, usaremos os dois termos concomitantemente. Na verdade, embora sejam utilizados os diferentes termos, o objetivo um s, eliminar barreiras de acesso ao mundo s pessoas com dificuldades, propondo solues para os mais distintos tipos de necessidades especiais, sejam no mbito das deficincias fsicas, mentais ou sensoriais.

2. AJUDAS TCNICAS, O QU E PARA QU? Definindo mais claramente o que so as ajudas tcnicas, ou, tambm denominadas autoajudas, pode-se dizer que referem-se ao conjunto de recursos que, de alguma maneira, contribuem para proporcionar s Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) maior independncia, qualidade de vida e incluso na vida social, atravs do suplemento (prtese), manuteno ou devoluo de suas capacidades funcionais: desde uma simples bengala, um par de culos, cadeiras de roda, at complexos sistemas computadorizados que permitem o controle do ambiente ou a prpria expresso e comunicao do indivduo (www.clik.com.br). Referindo-nos mais especificamente ao contexto da Tecnologia Adaptativa/Assistiva Informtica, a qual envolve o conjunto de ajudas tcnicas, concordamos com Montoya (1997) quando menciona que, muito alm de servirem para compensar incapacidades, podem estender e valorizar o contexto de desenvolvimento e atuao das PNEEs. O mesmo autor, complementa colocando que, ao utilizar os sistemas de ajuda apoiados pelo computador, um aluno no-verbal, por exemplo, pode falar ou escrever ainda que apenas possa controlar o seu pestanejar ; um aluno cego atravs de um Braille porttil, ou um aluno com deficincia motora levando um computador acoplado a sua cadeira de rodas, podem participar e realizar normalmente, tarefas a nvel universitrio; pessoas com severas deficincias motoras e de fala,

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

3 tem a oportunidade de controlar e manipular diferentes dispositivos domsticos que favorecem suas independncia e autonomia. Apresenta-se na sequncia deste trabalho, inmeros recursos que as Tecnologia Adaptativa/Assistiva nos disponibilizam, como apoio ou suporte ao desenvolvimento cognitivo, sensorial e expressivo de PNEEs, promovendo seu envolvimento e participao na famlia, escola, profisso, lazer, enfim, buscando sua incluso social nos mais diferentes espaos, os quais hoje, por sua vez, tambm vem sendo adaptados para permitir o acesso, a mobilidade e a atuao desta grande minoria, no contexto mais amplo e globalizante do III milnio.

COMEANDO PELO COMEO..... 3. COMPREENDENDO A INTERAO PNEES-COMPUTADOR Ao focalizarmos o computador como ferramenta de ajuda para PNEEs, preciso diferenciar as duas dimenses que envolvem a tecnologia informtica, ou seja, o hardware e o software que iro coordenar a Interao Humano-Computador (IHC). Os estudos e pesquisas realizados nesta rea, tem como proposta prever antecipadamente, se os sistemas a serem desenvolvidos satisfazem as necessidades de usabilidade, aplicabilidade e comunicabilidade dos usurios. Consideramos pertinente mencionar tais critrios de estudo e construo de sistemas, por revelarem possibilidades valiosas de abertura, flexibilidade e adaptabilidade dos recursos informticos s PNEES. Segundo Souza e outros. (1999, p 227), tem-se direcionado estudos tericos visando a melhoria dos processos de interao usurio-sistema, focalizando os seguintes aspectos: Design e desenvolvimento do hardware e software: estudo de tecnologias que envolvem dispositivos de entrada e sada bem como de tecnologias de software, como ambientes grficos e virtuais, entre outros; Focalizando a capacidade e limitao fsica e cognitiva dos usurios: estudos de ergonomia para avaliar limites de esforo fsico do usurio e estudos de psicologia e cincia cognitiva sobre a capacidade humana de memorizao, raciocnio e aprendizagem. Instrumentao terica e prtica para o desing e desenvolvimento de sistemas interativos: estuda a respeito dos fenmenos abrangentes; modelos para o processo de desenvolvimento que descrevam as etapas necessrias e como devem ser conduzidas Modelos de interfaces e do processo de interao usurio-sistema: estudos com vistas a desenvolver modelos abstratos do processo de interao compatveis com as capacidades e limitaes fsicas e cognitivas dos usurios Anlise do domnio e de aspectos sociais e organizacionais: estudos com a finalidade de avaliar o impacto que o contexto onde est inserido o usurio exerce sobre seus conhecimentos, sua linguagem e suas necessidades . Os progressos nesta rea, unido-se aos esforos de profissionais entre os quais educadores, fisioteraputas, fisiatras, engenheiros, psiclogos, informatas, etc, devero cada vez mais incorporar alternativas para superao de barreiras, ainda existentes, na relao usuriotecnologias. O sucesso na interao PNEEs-Computador, abrangendo as diferentes dimenses abordadas, consiste basicamente em serem estas o mais simples e amigveis possvel, oferecendo uma ponte atravs da qual as peculiaridades individuais so contempladas.

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

A Fig. 1, apresenta-nos os elementos que constituem e esto envolvidos no ciclo de processamento da informao e o sentido da dinmica desta interao:

Figura 1. Ciclo de Processamento da Informao

4. O ROL DAS INTERFACES No dicionrio de termos tcnicos informticos encontramos a seguinte definio de Interface: Conexo entre dois dispositivos em um sistema de computao. Tambm usado para definir o modo (texto ou grfico) de comunicao entre o computador e o usurio. Levy (1999, p. 37) coloca-nos como sendo Interface, todos os aparatos materiais que permitem a interao entre o universo da informao digital e o mundo ordinrio . Uma das definies mais interessantes encontradas, por aproximar-se esta ao contexto de nosso foco, a de Moran , mencionada por Souza e outros. (1999, p. 428), quando diz que a interface de usurio deve ser entendida como sendo a parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contato fsico, perceptivo e conceitualmente . Na realidade e de forma mais simples, diz-se que a interface constituda por componentes de software e hardware. O primeiro, segundo Souza e outros.(1999, p. 428), a parte do sistema que implementa os processos computacionais necessrios para o controle dos dispositivos de hardware, a construo dos dispositivos virtuais com os quais o usurio ir interagir, a gerao dos diversos smbolos e mensagens que representam as informaes do sistema e, ainda, a interpretao dos comandos dos usurios. O hardware formado pelos dispositivos com os quais o usurio realiza as j mencionadas atividades motoras e perceptivas. Assim, software e hardware, compondo um sistema maior no qual cada parte desempenha suas funes de forma harmnica, esto disponveis para interao direta ou atravs de adaptaes ou Ajudas Tcnicas, ao usurio dEficiente. Se por um lado, a interface constitui-se em um meio para a interao usurio-sistema , por outro, ela uma ferramenta, que oferece instrumentos para que se instale um processo comunicativo/interativo.
Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

5 Conforme Levy (1999, p. 37), a partir dos anos 70 houve um aumento no .... espectro de aes corporais que podem ser diretamente captadas por dispositivos computacionais: teclados que permitem a entrada de textos e o fornecimento de instrues aos computadores, o mouse por meio do qual possvel manipular com a mo as informaes na tela, superfcies sensveis presso dos dedos(tela sensvel ao toque), digitalizadores automticos de som (samplers), mdulos de software capazes de interpretar a palavra falada, digitalizadores (ou scanners) de imagens e de textos, leitores ticos (de cdigo de barras ou outras informaes), sensores automticos de movimentos de corpo (data gloves ou datasuits), dos olhos, das ondas cerebrais, de influxos nervosos (usados em algumas prteses), sensores de todos tipos de grandezas fsicas: calor, umidade, luz, peso, propriedades qumicas, etc). Quanto s interfaces de sada ocorreu um avano no sentido do aperfeioamento da definio e de uma diversificao dos modos de comunicao no mbito do visual, do sonoro (evoluo da sntese de voz, que no contexto do qual falamos, assume grande importncia) e da modalidades tcteis e proprioceptivas (sensao de lisura ou rugosidade, ampliando a iluso de realidade). Havendo abordado rapidamente sobre o papel desempenhado pelas interfaces numa interao usurio-sistema podemos acrescentar que a nvel de mercado nacional e internacional, neste momento, encontramos disponvel um arsenal de recursos e dispositivos, os quais foram e esto sendo desenvolvidos especificamente com a finalidade de promover o acesso das PNEEs, possuam elas algum comprometimento neuro-motor, de linguagem/comunicao, na rea sensorial ou mesmo mental. O primeiro e mais importante aspecto a considerar quando da escolha de alguma Ajuda Tcnica para determinado indivduo, so as caratersticas e reais condies (dificuldades e capacidades, muitas vezes latentes) que este usurio apresenta. Smente diante de um quadro real seremos efetivos na definio do dispositivo ou programa mais adequado e potencializador para a PNEEs. Neste sentido, sugerimos a reflexo sobre alguns aspectos, tambm abordados por Montoya (1997), os quais podero nos orientar com mais segurana, nas escolhas mais apropriadas ao usurio, numa perspectiva holstica do ser: Com que finalidade podemos utilizar este dispositivo ou programa? Qual a sua funo na melhora das capacidades comunicativas do indivduo? Como apoiar a exteriorizao ou expresso dos seus pensamentos? Torna-se til em diferentes rea: educacional, lazer, trabalho? Pode ser utilizado com os programas convencionais(no caso dos dispositivos) do mercado?

No h dvidas de que para realizar-se a reflexo sugerida imprescindvel que estejamos devidamente apropriados do conhecimento sobre os recursos informticos disponveis para as PNEEs ou, bem assessorados por especialistas e profissionais capacitados a uma orientao mais adequada. Koon e Vega ( 2000) agrupam basicamente em 5 as ajudas tcnicas disponibilizadas s PNEEs: 1. Os sistemas alternativos e aumentativos de acesso a informao: So ajudas para pessoas com deficincia visual ou auditiva e constituem as Tecnologias da Fala, os Sistemas multmidia interativos, os sistemas de comunicao avanada e os de rehabilitao cognitiva. 2. Os sistemas de acesso: So as interfaces adaptadas que permitem s pessoas com deficincias fsica ou sensorial usar os computadores
Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

3. Sistemas alternativos e aumentativos de comunicao: So aqueles desenvolvidos para pessoas que no tem acesso ao cdigo de comunicao oral-verbal 4. Sistemas de mobilidade: Relacionam-se mobilidade e deslocamento da pessoa e as barreiras arquitetnicas 5. Sistemas de controle do ambiente: Permitem a manipulao de dispositivos que auxiliam no controle do ambiente do indivduo. Esta uma classificao muito ampla envolvendo os mais variados dispositivos tanto de hardware e software, Para compreendermos com mais exatido o funcionamento da ajudas tcnicas disponibilizadas pela tecnologia Adaptativa/Assistiva, e, assim adequarmos com mais segurana os dispositivos s necessidades especficas de cada PNEEs apresentamos a Fig. 2.

Figura 2: Fluxo da informao e Ajudas Tcnicas

ACESSO DIRETO

TECLADOS - MOUSE - TELAS SENSVEIS - RECONHECIMENTO DE VOZ Sistemas de Varreduras COMPUTADOR Sistemas de Cdigos

USURIO

ACESSO MEDIADO

Comutadores Interruptores Aciodores

MONITOR - IMPRESSORA - SINTETIZADOR - DIGITALIZADOR DE VOZ

SADA

PROGRAMAS RESIDENTES Redefinir o teclado Diminuir a velocidade Redundncia visual/auditiva Modificar os tempos de espera Ampliar os caracteres ou imagens Oferecer acesso mais rpido Simulador de teclado Simulador de mouse

Atravs do fluxograma na Fig. 2, percebemos que existem duas vias de acesso para a entrada das informaes ao computador: 1) uma que se d diretamente entre usurio e mquina, utilizando-se de diferentes dispositivos (ACESSO DIRETO), e, 2) outra, que ocorre atravs da mediao de comutadores, acionadores e/ou interruptores (ACESSO MEDIADO). Estes ltimos,
Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

7 so necessrios quando o usurio no possui coordenao motora suficiente para efetivar uma ao incisiva sobre o dispositivo de entrada usual, como observa Montoya (1997). Na realidade indiferente a via de envio da informao para que o processo de interao se realize, o importante que a mesma seja verdadeiramente eficiente. 1) ACESSO DIRETO Ao abordar-se a via de acesso direto das PNEEs mquina, queremos referenciar os perifricos adaptados para aqueles usurios que possuem coordenao motora suficiente para manuse-las. As ajudas tcnicas nesta via direta podem ser : Teclados ergonmicos, miniteclados ou teclados expandidos. Os teclados ergonmicos so teclados modificados desenhados com o intuito de diminuir a tenso e sobrecarga dos dedos, mos ou punho, permitindo vrias possibilidades de ajuste para o alcance da postura mais adequada e cmoda para o usurio. Os miniteclados, mais reduzidos, favorecem o uso s pessoas com controle limitado dos braos e mos, enquanto que para os teclados expandidos ocorre o contrrio: neste h maior espaamento entre as teclas possibilitando desta forma, que o usurio apoie sua mo sem tocar nas demais teclas.

Fig. 3. Teclado expandido Fonte: www.ars-coop.it

Figs 4 e 5. Miniteclados Fonte: www.ars-coop.it

Para aprimorar o acesso no uso dos teclados, tem-se ainda disponveis outros recursos, tais como: A colmeia de acrlico ou metacrilato, colocado acima do teclado original, consiste numa superfcie retangular perfurada cujos orifcios situam-se acima das teclas (este recurso importante para aqueles com reduzido controle motor permitindo que localizem as teclas com os dedos ou um apontador).

Fig.6. Colmeia Fonte: www.ars-coop.it O sujeita-teclas, um dispositivo que permite segurar uma tecla enquanto se pressiona outra. Ao acionar-se o dispositivo, uma tecla permanece pressionada e ao voltar a acionar desbloqueia-se. Teclado Braille: Montoya (1997) coloca que embora alguns cegos utilizem o teclado convencional sem dificuldades, h aqueles que preferem, ou ainda, necessitam utilizar o teclado Braille. No seu uso pressiona-se uma combinao de teclas que produzem o
Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

8 Braille computadorizado de oito pontos ou o braille integral que utiliza um transcritor Braille de seis pontos. Comea a popularizar-se atualmente o uso dos sistemas Brailleporttil como, por exemplo, o Braille lite 18 ou o Teclado-falado . Estes dispositivos de bolso possibilitam que informaes que esto sendo digitadas, sejam transformadas em fala por um sintetizador de voz incorporado ao sistema.

Fig.7. Braille Lite 18 Fonte: www.bengalabranca.com.br

Fig. 8. Teclado Falado Fonte: www.bengalabranca.com.br

Teclado de conceitos um recurso que apresenta finalidades primordialmente educativas e de comunicao. Consiste em um teclado composto por clulas sensveis ao tato (de 16, 128 ou 256 clulas) e programveis, isto , constitui-se em um dispositivo aberto podendo-se configurar as clulas em funo das caractersticas do software a ser usado. Atravs deste dispositivo podemos criar lminas, adaptar programas e construir programas mais adequados s necessidade do nosso aluno.

Fig.9. Teclado com 20 casulos Fonte:www.niee.ufrgs.br

Fig 10. Teclado com lminas pedaggicas. Fonte: www.clik.com.br

Os apontadores ou ponteiros de cabea so ajudas tcnicas que servem para permitir o acesso do indivduo com impossibilidade de movimentao dos membros superiores, ao teclado ou qualquer outro dispositivo de acesso. Os apontadores podem ser acoplados cabea atravs de bandas elsticas, por exemplo, podendo afixar diversos acessrios como lpis, pincis, canetas, m, etc e com estes teclar, pintar, pegar objetos, entre outras possibilidades. Podem ainda, ser denominados de licrnio. Adaptador bucal: outro dispositivo para indicar ou apontar, semelhante ao ponteiro de cabea, porm usado para ter-se acesso com a boca, aos diferentes tipos de teclado, a tela sensvel ao toque ou manipular objetos. A tela sensvel ao toque mais uma possibilidade de acesso direto ao computador, como se usssemos o teclado ou o mouse. Esta pode ser acionada atravs dos dedos ou por um apontador.

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

Fig. 11. Tela sensvel ao toque (Touchscreen) Fonte: www.ars-coop.it

Leitor tico de cartes: Este recurso pode ser utilizado por pessoas que no possuem a independncia dos movimentos dos dedos, pois funciona atravs de cartes que so introduzidos em uma caixa conectada ao computador. Tais cartes contm imagens desenhadas e, abaixo destas, perfuraes que so interpretadas pelo leitor tico. Reconhecimento de Voz permite ao aluno introduzir informaes e comandos ao computador dando apenas ordens verbais (letras, palavras ou frases). Na verdade, a voz substitui o teclado ou o mouse. um software de uso pessoal, j que o sistema adapta-se e reconhece apenas aquelas palavras ou ordens ensinadas pelo usurio que as introduziu e as quais foram digitalizadas e armazenadas, criando uma lista ou dicionrio com as mesmas. Alguns programas possibilitam que o banco de voz v se adaptando e funcione com mais preciso conforme seu maior uso. Para isso, o programa vai comparando resultados do processo acstico com os modelos lingusticos, determinando assim, a palavra mais provvel. O mouse tradicional pequeno e adaptado mo do usurio, j sofreu inmeras modificaes ergonmicas. Existem vrios modelos adequados s possibilidades motoras do indivduo. A mais recente tecnologia de acessrios especiais para computador , desenvolveu um mouse denominado Tracer, o qual permitir s pessoas com degenerao muscular, quadriplegia entre outras deficincias que impedem o movimento da mo, a utilizarem tal dispositivo, a partir de movimentos da cabea. Trazemos aqui modelos que podem ser movimentados numa ao direta da palma da mo, um dedo ou um apontador .

Fig. 12. Roller Mouse Fonte: www.clik.com.br

Fig. 13. Switch Mouse Fonte: www.click.com.br

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

Fig14-15. Modelo de mouse com sensor tipo bola ( menor e maior) Fonte: www.ars-coop.it

10

J encontramos no mercado tambm, um mouse que imita sensaes tteis, o iFeel Mouse Man, permitindo ao usurio sentir as imagens que percorre com o ponteiro do rato. Joystick bastante conhecido por ser muito utilizado em jogos de video-game. Pode ser controlado atravs de uma barra de direo e botes de acertar. O uso deste tipo de dispositivo, exige do usurio determinada condio a nvel de coordenao motora fina.

Fig.15-16-17. Modelos de joystick adaptados Fonte: www.ars-coop.it Atravs do Scanner e/ou Cmara tem-se a possibilidade de introduzir desenhos e fotografias no computador, as quais podero ter infinitas aplicaes educacionais ou laborais para o usurio. Os modelos mais recentes de scanner j contm o programa de Reconhecimento tico de Caracteres (OCR) que permite a introduo de produes textuais, obtendo resultados no computador tal qual a entrada via teclado.

2) ACESSO MEDIADO Quando no h condies motoras de acesso direto para a entrada das informaes ao computador, atravs dos dispositivos acima citados necessrio que se adote recursos alternativos intermedirios como comutadores ou acionadores. Estes so dispositivos de hardware conectados ao computador com a funo de informar ao programa a ocorrncia de uma resposta. Segundo Charin & Capovilla (2000), tais dispositivos podem ser do tipo boto, alavanca, pedal, um acionador sensvel ao sopro, gemido, toque, proximidade, inclinao, direo do olhar, piscar ou qualquer outro dispositivo acionado por um movimento voluntrio. Figura 18: Exemplos de comutadores/acionadores

Para Apertar

De Sopro

Neuromuscular

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

11

Fonte: Montoya, R.S. Ordenador y discapacidad Com o intuito de apresentarmos maior clareza para a compreenso da ao destes dispositivos, cabe aqui trazer algumas descries do funcionamento dos mesmos, feitas pelos autores j citados, Charin & Capovilla ( 2000, p.171): O acionador por direo do olhar, por exemplo, funciona com uma cmera de vdeo posicionada em direo aos olhos do usurio, e conectada ao computador atravs de uma placa de captura de imagem; o software do acionador programado de forma a detectar variaes voluntrias da posio da ris como uma resposta do usurio, a partir da anlise em tempo real das imagens capturadas. O acionador sensvel ao gemido emprega um microfone posicionado contra o pescoo do usurio ou frente boca. O microfone , por sua vez, conectado a um dispositivo que amplifica e converte o sinal analgico proveniente em um sinal digital que assume dois estados de ativao: ligado ou desligado. A sensitividade do acionador deve ser ajustada para filtrar o rudo de fundo e a respirao do usurio. Deste modo, os dispositivos de acionamento so peculiares a cada sistema podendo ser ativados de variadas formas, dependendo das possibilidades residuais do usurio, fazendo a conexo entre as capacidades de ao efetiva deste com a mquina. Assim a interao poder ser feita atravs de um sensor de proximidade, de sopro, toque, clulas fotoeltricas e sensores altamente sensveis a qualquer movimento ou mudana de temperatura, luz infravermelha, etc. Nestes casos, a entrada da informao pode ser realizada por meio de dois sistemas, o de varreduras e o de cdigos, dependo sua escolha, das potencialidades da PNEES: O sistema de varredura, usado quando o usurio possui apenas a capacidade de dar respostas atravs de movimentos amplos, pois este sistema requer smente a ativao ou desativao de um ou vrios acionadores. Apresenta-se mais lento que o acesso direto permitindo que se configure o dispositivo de acordo com as necessidades do usurio, quanto a velocidade da varredura, tempo para confirmar-se a opo, o som, o nmero de acionadores, etc.

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

12 O sistema de cdigo, Utiliza um ou vrios acionadores como no sistema anterior, porm mais rpido. A entrada ao computador d-se atravs de cdigo, normalmente o cdigo Morse. Tal sistema requer do usurio certa condio motora e cognitiva para enviar cdigos de pontos e traos ao computador para que este os decodifique e converta em ordens para trabalhar com o programa correspondente.

Utilizando tais sistemas, encontramos os Emuladores, de Teclado e de Mouse, que cumprem as referidas funes, sendo pensados para pessoas que possuem poucos movimentos voluntrios. Os Emuladores podem ainda, permitir o acesso programas exclusivos, especficos para cada aluno. Seguindo ao caminho apontado pela Figura 2, aps apresentarmos os dispositivos e programas que constituem-se nos meios de entrada da informao ao computador, descreveremos sobre as Ajudas Tcnicas disponveis como software, atuando na maior adequao da interface com o usurio. Segundo Montoya (1997), estes programas so conhecidos como transparentes ou residentes, pois podem ser instalados e conviver com os programas comerciais normalmente. Disponibilizam funes tais como: -REDEFINIR O TECLADO [1-finger; Bloqtec; Stickykeys] : Programas que so carregados na memria do computador modificando o acesso aos smbolos/acentos superiores das teclas, que necessitam normalmente do uso de duas mos/dedos concomitantemente. (ativa-se o programa com um pressionar, tecla-se Caps Lock , pressionamos na tecla com o smbolo de porcentagem ou asterisco, etc e este aparece na tela naturalmente); -DIMINUIR a VELOCIDADE dos programas para que o usurio possa responder no seu tempo, com adequao [Slowpc; Slowdown] ; -Oferecer REDUNDNCIA VISUAL ou AUDITIVA de sada. So programas que produzem imagens (deficincia auditiva) [ShowSound/ Soundsentry] e sons (deficincia visual) [ToggleKeys] que visam chamar a ateno do usurio para ativao das teclas de funo, por exemplo;
4

-MODIFICAR OS TEMPOS DE ESPERA [RepeatKeys; Keystop; Slowkeys/ Bouncekeys] Tais programas evitam o reconhecimento das teclas que o usurio toque acidentalmente durante um perodo curto de tempo;
-AMPLIAR OS CARACTERES OU IMAGENS [Zoomtext; Lente Pro] : Podemos ampliar uma rea do monitor efetuando um zoom a nvel de pixels ou converte os caracteres do monitor para uma representao maior, cujo tamanho e tipo de letra pode ser escolhido pelo usurio; -OFERECER ACESSO MAIS RPIDO: Atravs da criao de macros (sucesso de aes que so executadas uma em continuidade outra diante da ativao de um s comando; executa uma lista de operaes), pode-se redefinir as teclas para que executem operaes que necessita o usurio. Ex: uma s tecla pode equivaler a uma expresso de despedida: Aguardo notcias, enviando um grande abrao para voc. Esta possibilidade muito til para deficientes na rea motora; -SIMULADOR DE MOUSE [Mouse Keys, Dragger] : So programas que permitem simular, atravs do teclado numrico , os movimentos e aes do mouse. importante para aquelas pessoas que so espsticas ou que acessam o computador atravs de um acionador; -SIMULADOR DE TECLADO: Programas que apresentam o teclado em um canto da tela do computador , o qual acionado pelo mouse ou qualquer outro dispositivo selecionando os
4

Encontramos em itlico, exemplos de software especficos para as referidas funes


Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

13 caracteres que o usurio deseja. TCSoft permite a seleo de caracteres e ativao do teclado no ambiente Windows; o acesso pode ser feito pelo sistema de varredura atravs de comutadores ou por seleo direta com o apontador do mouse que aparece na tela; o programa Teclado Residente (MS/DOS), permite que uma vez escritos os primeiros caracteres de uma palavra, seja selecionada atravs de uma determinada opo, um dicionrio de palavras e frases. Tambm oferece uma srie de parmetros de configurao adaptveis ao usurio. Da mesma forma, temos o ST, soft criado pelo Niee-UFRGS( Santarosa e Martins, 1995; 1996; 2000), que apresenta as teclas presentes no Simulador de Teclado dispostas em janelas que agrupam opes as quais tm algumas caractersticas em comum: so letras, nmeros, comandos relacionados entre si. Se existir um nmero reduzido de opes, cada uma delas disposta uma abaixo da outra; a varredura realizada opo a opo, de forma vertical. Para grupos maiores, as opes distribuem-se de forma matricial, ou seja, em linhas e colunas. Nesse caso, a varredura feita primeiro iluminando linha a linha, e, uma vez selecionada uma linha, ilumina-se uma a uma cada coluna dessa linha, at que se selecione a opo desejada. O Simulador de Teclado envia a informao das teclas selecionadas ao computador da mesma forma que faria o teclado convencional.

Fig. 19. Simulador de teclado na tela Fonte: www.clik.com.br

Fig. 20. Simulador de Teclado do Niee Fonte: www.niee.ufrgs.br

Fecharemos o ciclo de processamento da informao, neste contexto da Tecnologia Adaptativa/Assistiva, apresentando os dispositivos de sada da informao, que iro concretizar a plena realizao da dinmica do ciclo interativo PNEEs-computador: Monitor constitui-se no meio de sada visual da informao de atuao mais marcante sobre o indivduo, pois sabemos que o olho humano capta dados contidos em um grfico muito mais rapidamente que na forma textual ou atravs de nmeros. Os diferentes tamanhos e qualidade de imagens deste dispositivo oferecidos pelo mercado, devem ser bem pesquisados visando sempre a maior adequao s necessidades especficas do usurio

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

14

Impressoras: Dentre os diferentes tipos de impressoras a tinta como as matriciais, a jato de tinta ou laser, encontram-se as impressoras Braille, que transcodificam os caracteres convencionais ao sistema de seis pontos do Braille. A mesma emite um sinal sonoro diferenciado para informar ao usurio cego se est conectada, desconectada ou se falta papel. Modelos mais recentes, de tamanho porttil, apresentam sintetizador de voz, podendo ler textos diretamente do seu computador.

Fig. 21-22: Monitores grandes com ampliao de imagem Fonte: www.acessibilidade.net/at.html

Fig 23-24. Modelos de impressora Braille com sintetizador de voz Fonte: www.bengalabranca.com.br Linha Braille: O texto que encontra-se na tela reproduzido em Braille sobre uma superfcie, linha Braille, formada por clulas eletromecnicas as quais o deficiente visual pode ler ao tato. Ainda bastante utilizada, porm uma ajuda tcnica que no apresenta sintetizador de voz.

Fig. 25: Linha Braille Fonte: www.acessibilidade.net/at.html

Sadas Audveis:

O Sintetizador de Voz converte qualquer texto escrito que se apresente na tela do monitor, em texto sonoro. muito utilizado para deficientes auditivos e para cegos, pois todos os programas utilizados pela populao ouvinte, tornam-se tambm acessveis a estes, atravs do sintetizador de voz. O uso deste recurso, traz ainda inmeras aplicaes e benefcios no aspecto pedaggico.

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

15

Fig. 26-27. Modelos de sintetizador de voz: usados com software de leitura de tela Fonte: www.acessibilidade.net/at.html

Digitalizador de voz ou, segundo alguns referncias, carto sonoro. Permite que sons previamente gravados possam ser reproduzidos incorporando-os a programas e jogos educativos.

Havendo realizado uma sntese descritiva das Ajudas Tcnicas e procurando oferecer ao leitor deste trabalho uma viso do funcionamento e aplicabilidade prtica das mesmas, ao finalizar, apresentaremos ainda, um mapa conceitual (Fig. 18) traduzido e adaptado a partir de Montoya (2000), correlacionando recursos tecnolgicos com necessidades especiais:

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

16 MAPA CONCEITUAL DOS RECURSOS E NECESSIDADES ESPECIAIS

Internet Editores Grficos Planilha Eletrnica

Sistemas Utilitrios Editores de Texto Base de Dados

Sistemas de Autoria

Linguagem de programao
Software Educacionais

Jogos Pedaggicos

Sistemas de Comunicao Suplementar Alternativa Educao da Fala Dificuldades Motoras

Ferramentas FORMAO

OBJETIVOS GERAIS

EXCLUSIVOS

No
Leitor de Tela Sistemas de Ampliao Emuladores Opes de Acessibilidade

Objetivos: Facilitar Comunicao Educao Lazer Controle do Ambiente Profisso Acesso e inte grao ao mercado de trabalho

Ajudas Tcnicas Informtica

Sim

Mediador Educador Software PNEEs Igualar Oportunidades Usurio Hardware

Windows Disco Entradas Sadas Robtica Modem

Impressoras Entradas Sadas Visual Monitor

Ajudas Tcnicas Tctil Interface conexo

Linha Braille Impressora Braille

Direta Teclado Braille Tela sensvel ao toque Scanner Teclado Joystick Tabuleiro Conceitos Mouse Leitor de Cartes Sopro Presso Comutadores Acionadores Sensor

Auditiva

Voz digitalizada Voz sintetizada

Reconhecimento de Voz

Neuromuscular Inclinao

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

Mapa Conceitual traduzido e adaptado de Montoya, R. S. ( RIBIE, 2000) .

17 Atravs deste Mapa Conceitual dos Recursos e Necessidades Especiais, podemos perceber com maior clareza, o mundo Tecnolgico Informtico que encontra-se disponibilizado em funo das PNEEs. Nele verificamos as duas dimenses envolvidas no ambiente informtico/telemtico, qual seja, a do software e a do hardware, que iro desempenhar as funes de adequao s peculiaridades individuais. Assim, vemos que como hardware existem as interfaces de entrada, direta ou mediada por outra interface de conexo, e as de sada da informao. Como Ajudas Tcnicas de entrada direta, isto , quelas que requerem do usurio condio motora suficiente para o acesso fsico direto aos dispositivos, tem-se o teclado adaptado, teclado Braille, o teclado de conceitos, o mouse, a tela sensvel ao toque, o Joystick, o reconhecimento de voz, o leitor de cartes e o scanner ; como Ajuda Tcnica mediada por acionadores ou comutadores, ou seja, dispositivos que servem como meio de acesso s possibilidades residuais de resposta do indivduo, tem-se os mais variados sensores (de sopro, de presso, etc). Os dispositivos de sada da informao so apresentados no mapa de acordo com as necessidades de cada rea sensorial, quais sejam: a visual com os diferentes tipos de impressoras, e o monitor com maior e melhor resoluo; a ttil, referindo a linha Braille e a impressora Braille e, finalmente, a auditiva, trazendo a voz digitalizada e a voz sintetizada. No que se refere software que favorea o uso dos recursos informticos s pessoas com deficincias podemos observar no mapa a presena de Ajudas Tcnicas tais como o Leitor de Tela, Sistemas de Ampliao de caracteres ou grficos, os Emuladores que auxiliam na mediao com recursos especficos e as diferentes opes de acessibilidade, seja ao ambiente computacional propriamente dito, seja ao ambiente telemtico. Tais recursos, preciosos para as PNEEs, so intermediados sempre por algum especialista e/ou educador, que busca favorecer o alcance de objetivos que visem igualar e qualificar as oportunidades de interao e comunicao do indivduo, a educao nos seus aspectos mais gerais e/ou especficos, as possibilidades de lazer, de profissionalizao e de controle e manejo do prprio ambiente, finalizando assim, na autonomia, da PNEEs.

4. CONSIDERAES FINAIS Neste trabalho, sem a inteno de ser absolutamente completo, procuramos compilar de modo objetivo e simples, os recursos que as Tecnologias da Informao e Comunicao disponibilizam, neste incio de milnio, s Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. A Educao Especial veio percorrendo, nestas ltimas dcadas, em mbito mundial, uma caminhada em busca do rompimento de preconceitos, discriminao e barreiras de toda espcie, que vo das fsicas propriamente ditas, s mentais e no contexto familiar e educacional ao contexto social. O olhar dos prprios especialistas e educadores da rea evoluiu a partir do modelo mdico de deficincia ( segundo o qual havia necessidade de modificar, habilitar, reabilitar, educar as pessoas com deficincia) ao modelo social da deficincia, que hoje se consolida no sentido de modificar a sociedade(escolas, servios, ambientes fsicos, empresas, etc) para estar apta a acolher todas as pessoas, tenham necessidades especiais ou no, buscando um mundo para todos. Neste sentido, acreditamos que a Tecnologia Informtica, mais especificamente a Tecnologia Adaptativa/Assistiva, j envolvida pelos princpios inclusivistas tais como autonomia, independncia, equiparao de oportunidades, qualidade de vida, entre outros, veio fortalecer tais perspectivas e desmistificando preconceitos de incapacidade ainda existentes. O contato e uso das ferramentas Informticas para algumas pessoas pode ser opcional e casual, para outras, necessria, mas para outras ainda, imprescindvel, abrindo-lhes portas, ou talvez apenas janelas, para um convvio mais respeitoso e satisfatrio com seus semelhantes. Os investimentos em polticas educacionais e sociais, em pesquisas e formao profissional, esto ampliando-se nesta rea e apontam perspectivas extremamente animadoras no sentido de favorecerem cada vez mais, o emergir das potencialidades das PNEEs Para concluir, trazemos como reflexo final aos leitores deste trabalho que desejem utilizar-se dos recursos da Tecnologia Adaptativa/Assistiva, um aporte de Montoya (1997), no
Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

18 sentido de evitar rodear a pessoa com dEficincia de dispositivos mais ou menos sofisticados, mas buscar sempre a diretriz da simplicidade, menor custo e o intuito de proporcionar uma ajuda individualizada, contnua e integradora.

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL/PROJETO DE LEI 4767/98 Disponvel em: www.mbonline.com.br/cedipod/pl4767.htm. Acesso em: 25 mai 2000. CAMPOS, L.R. La Tecnologia un camino alternativo para el DESARROLLO de las personas com disCAPACIDAD. Disponvel em: www.niee.ufrgs.br/ Icieep/cd- Interior.htm#dos Acesso em: 20 nov 2000. CAMPOS, Marcia Borba; SILVEIRA, Milene Selbach, SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Tecnologias para a Educao Especial. Revista: Informtica na Educao: Teoria e Prtica. PGIE/UFRGS, Porto Alegre, v.1, n.2 p.5572, abril.1999. CHARIN, Sergio; CAPOVILLA, Fernando Cesar. Acesso ao computador por meio de acionadores eletrnicos. In: Tecnologia em (Re)Habilitao Cognitiva, 2000: a dinmica clnica-teoriapesquisa. So Paulo : Centro Universitrio So Camilo, 2000, p. 169-174.

CONFORTO, Dbora e SANTAROSA, Lucila M. C.

Acessibilidade Web : Internet para Todos . Revista de Informtica na Educao: Teoria, Prtica PGIE/UFRGS. (no prelo).

Dicionrio de Informtica. Disponvel em: www.mindmap.com.br/DICIONARIO_INFORMATICA.HTML Acesso em: 20 Nov 2000 KOON, Ricardo.; VEGA, Maria Eugenia. El impacto tenolgico en las personas com discapacidad. Disponvel em: www.f-integra.org/tecnoneet/ponentes.htm. Acesso em: 23 jun 2000. LVY, Pierre. A mquina universo: criao, cognio e cultura informtica. Porto ArtMed, 1998. LVY, Pierre. Cibercultura. So Paulo: Ed. 34 Ltda. 1999. MONTOYA, Rafael Sanches. Ordenador y discapacidad. Guia prctica para conseguir que el ordenador se una ayuda eficaz en el aprendizaje y la comunicacin. Madrid: Ciencias de la Educacin Preescolar y Especial, 1997. 400p. MONTOYA, Rafael Sanches. Tutorial: Ayudas Tcnicas e Informticas para la Educacin Especial. In: RIBIE 2000,Chile. PUCHE, gueda Brotons et al. Ayudas tcnicas, habilitacin y diversidad Disponvel em: www.fintegra.org/tecnoneet/comunica.htm. Acesso em: 23 jun 2000. SANTAROSA,. Lucila Maria Costi; MARTINS, Ademir. Simulador e Teclado para portadores de Paralisia Cerebral. Revista Integrao, MEC, 7(16), 1996, p. 53-59. SANTAROSA, L.M.C. & MARTINS, Ademir. Simulador de Teclado: Verso 1.0- Manual Usurio. Porto Alegre, Editora da UFRGS, 1995 do Alegre:

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

19 SANTAROSA, L. M. C. Simulador de Teclado Para Portadores de Paralisia Cerebral: Avaliao e Adaptao para Portugues Organizado por: CYTED ACCIONES DE COOPERACIN EN CIENCIA Y TECNOLOGIA CON INCIDENCIA EN LA MEJORA DE LA CALIDAD DE VIDA DE LA INFANCIA Y LA ADOLESCENCIA IBEROAMERICANAS:, MADRID:, ALBA S/A, 2000, v. I, p. 31-40 SOUZA, Clarisse Sieckenius e outros. Projeto de Interfaces de Usurio: Perspectivas Cognitivas e Seminticas. In: Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computao. Educao e Aprendizagem na sociedade da Informao. PUC-RJ, 1999 p. 425-476. Anais. 6. SITES REFERENCIAIS E OUTROS QUE APRESENTAM AJUDAS TCNICAS

Ausili Ricerce Servizi - www.ars-coop.it Bengala Branca - www.bengalabranca.com.br Boost Technology - www.Bossttechnology.com CLIK Tecnologia Assistiva www.clik.com.br Entre Amigos Temas Informaes bsicas sobre Tecnologia Assistiva

www.entreamigos.com.br/nimage/temas/xtecassi/xinbteas.htm
Freedom Scientific - www.freedomscientific.com Rede SACI www.saci.org.br Simulador de Teclado (TC): www.niee.ufrgs.br/ Ajudas Tcnicas- www.acessibilidade.net/at.html Sistemas de Comunicao : www.usp.br/ip/professores/capovilla-fc.htm

CITAP, Instituto de Psicomotricidad (Espaa) www.arrakis.es/~citap/ Links de Educacao Especial - www.niee.ufrgs.br/sites/sites1.html

Luisa Hogetop e Lucila Maria Costi Santarosa

You might also like