You are on page 1of 53

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

BACHARELADO EM TEOLOGIA Disciplina: Liderana Crist Professor: Pr. Edilson Gonalves Batista Rocha

LIDERANA CRIST

I. Liderana para um novo sculo: Introduo II. Nada mais importante do que liderana III. Profetas do Antigo Testamento exemplo para os lderes de hoje IV. O Ministrio de Jesus como modelo de liderana para os nossos dias V. Descubra a grandeza do servio VI. O Poder de Jesus mediante o servio VII. A linha do tempo da vida de um lder

Apostila compilada pelo Prof. Ivan Cordeiro da Silva Filho. L I D E RA N A C R IS T p . 1

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

I. Liderana para um novo sculo: Introduo 2


O tema sobre a liderana ministerial um dos que mais tem chamado a ateno no mundo evanglico nos dias de hoje. Nunca se falou ou se escreveu tanto sobre este tpico. Isto se d tambm e principalmente com o advento do interesse da literatura secular que tem procurado pesquisar e enfatizar os aspectos de liderana nas grandes corporaes. As igrejas, organizaes para-eclesisticas e seminrios teolgicos esto usando os modelos e os conceitos de liderana empresarial e aplicando-os para o ministrio cristo. Vemos inclusive o surgimento de ministrios especializados em estudar e contribuir para com o avano das teorias de liderana com o objetivo de ajudar pastores e lderes a comandarem melhor suas organizaes. Certamente que esta aplicao bem vinda e traz enormes contribuies para a vida e desenvolvimento da igreja e da sua misso. Existe um vazio de liderana evanglica no Brasil e muitos esto querendo preencher estes espaos. Hoje muito comum qualquer pessoa se levantar e comear uma igreja, denominar-se lder, ordenar-se pastor, bispo, evangelista, apstolo e tantos outros ttulos. No existem parmetros ou regras de condutas que norteiam a liderana crist evanglica. O ditado brasileiro infelizmente se torna verdade: "Cada um para si, e Deus para todos". Devemos reconhecer, todavia, que tcnicas ou teorias de liderana no tornaro algum um lder segundo os princpios e conceitos da Palavra de Deus. Pode-se ter um grande estilo de liderana, um enorme sucesso no alcance de objetivos e tudo isso ser destitudo da graa de Deus. Hoje se pode ter uma igreja perfeita do ponto de vista organizacional, mas totalmente inutilizada para os objetivos de Deus na Terra, que a implantao do seu reino neste mundo.

1 . Liderana como vocao


Uma das grandes discusses a respeito do lder se algum nasce com as qualidades para se tornar um lder ou se estas qualidades podem ser adquiridas. Nos parece que as opinies caminham nas duas direes. Claudiney Fullmann afirma: "Alguns receberam dons, outros so ungidos, mas a maioria se forma". Nos parece que o mais importante reconhecer que independentemente de algum ter nascido ou no com as qualidades para a liderana, a arte de liderar pode ser aperfeioada atravs dos estudos e da prtica da liderana. A palavra vocao vem do latim vocatione (substantivo) que significa escolha, tendncia, talento, aptido, pendor, disposio. O verbo vocare, significa chamar. Jacques Guillet afirma que: "Todas as vocaes no AT tm por objeto misses: se Deus chama, para enviar. A vocao o chamado que Deus dirige ao homem [mulher] a quem ele escolheu para si e que destina a uma obra especial no seu plano da salvao e no destino do seu povo". No plano bblico e na histria da implantao do reino de Deus entendemos que ele levanta homens e mulheres que so vocacionados para o desempenho da liderana no meio do seu povo. Tem sido assim desde o princpio da histria bblica, pois todas as vezes que algo precisava ser feito ou uma situao necessitava de uma interveno de Deus, ele chamou algum para tomar a dianteira e conduzir o seu povo na Terra. Ser vocacionado lder, missionrio, pastor, educador cristo, portanto, deve ser entendido dentro dos propsitos ltimos de Deus na histria. Ao dizer isto queremos enfatizar que qualquer liderana isolada dos propsitos divinos ainda que seja bem sucedida aos olhos humanos ser prejudicial para o avano do evangelho entre os povos da terra. Quando pensamos na comunidade de Deus como sendo o agrupamento de pessoas que aceitam e seguem os seus valores e princpios, seguramente podemos afirmar que nem todas as pessoas so chamadas para o exerccio da liderana, todavia, todas estas pessoas devem estar a servio da obra de Deus e precisam colocar seus dons e talentos na construo do reino de Deus. Para que isto acontea e para que o povo caminhe em direo aos objetivos divinos, necessrio que algum dentre o povo exera o papel de liderana. Paul Taffinder, da empresa de consultoria Accenture descobriu que so cinco as reas crticas na liderana. Segundo ele, "como lder voc deve: impor ou estabelecer o contexto (deixando claro o que importante); criar e assumir riscos; ser imprevisvel; ter uma convico profunda e produzir massa crtica (fazer as coisas acontecerem em escalas)". Cremos que todas estas reas podem ser aplicadas ao lder cristo. Se pensarmos, porm, que todo o povo de Deus vocacionado, ento qualquer pessoa pode fazer um curso de teologia, de Bblia, de misses e assim preparar-se melhor para servir a Deus no mundo. Isto no significa que necessariamente esta pessoa ser um lder, mas significa que ela estar mais apta para desempenhar a sua funo em prol da causa de Cristo e sua igreja.

BARRO, Antonio Carlos. Introduo. IN: KOHL, Manfred Waldemar; BARRO, Antonio Carlos (org.). Liderana para um novo sculo. Londrina, Ed. Descoberta, 2003. p. 11-26.

L I D E RA N A C R IS T p . 2

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

2. Liderana e seus estilos


Jack Welch, lder bem sucedido frente de uma das maiores empresas do mundo, General Electric, classifica os lderes em quatro tipos: 1. 2. 3. 4. o que se baseia em compromissos financeiros e outros e compartilha os valores de nossa empresa. Seu futuro garantido. Em frente e para cima. o que no atende compromissos e no compartilha nossos valores. Um futuro no to agradvel, mas igualmente previsvel. o que no atende os compromissos, mas compartilha os valores. Normalmente, consegue uma segunda chance, de preferncia em um ambiente diferente. O mais difcil de tratar para muitos de ns. Esse lder cumpre os compromissos, alcana todos os nmeros, mas no compartilha os valores que precisamos ter. Esse o indivduo que em geral obriga as pessoas a um desempenho, ao invs de inspir-las o autocrata, o chefo, o tirano. Com muita freqncia todos ns fingimos que no vemos tolerando esses gerentes "tipo 4" porque "eles sempre cumprem as metas" pelo menos a curto prazo.

Talvez pudssemos aplicar esta conceituao na classificao dos lderes cristos e isto nos ajudaria a entender melhor a nossa tarefa dentro dos planos de Deus e tambm das organizaes ou igrejas onde estamos exercitando a liderana. Ao meu modo de ver, uma das principais tarefas do lder no somente a de liderar, mas principalmente a de inspirar os seus liderados. Neste particular, ns os cristos, temos uma grande vantagem a nosso favor o amor de Cristo e o amor a Cristo. O amor de Cristo morrendo por ns na cruz para nos conduzir a Deus e o amor a Cristo na proclamao da sua causa nos leva a inspirar aquelas pessoas que Deus colocou debaixo da nossa liderana. Esta liderana, portanto, no deve ser jamais opressiva. No existe espao para tal tipo de liderana dentro da famlia de Deus. No existe espao primeiro porque o prprio Deus no assim. Deus nos lidera e nos conduz tendo como fundamento a lei do amor. Em segundo lugar no existe espao para a opresso porque semelhana de Deus ns devemos amar o prximo. Tendo dito isto, podemos tambm afirmar que o amor cristo no deve ser usado para desculpas para falta de responsabilidade, zelo, eficincia, eficcia e principalmente o alcance dos objetivos. Uma liderana amorosa no sinnima de falta de profissionalismo, no sinnima de fraqueza.

3. Liderana e seus desafios


O verbo usado para ministrar no NT diakonein. O dicono nos tempos bblicos era aquela pessoa que trabalhava como domstico ministrando aos outros nas suas necessidades. Uma das funes desta pessoa era servir s mesas oferecendo alimento e bebidas aos convidados. Cristo aplica-se este ttulo a ele sendo o dicono por excelncia quando afirma que no veio para ser servido, mas para servir. Mais tarde, quando a igreja comea o seu desenvolvimento em Jerusalm surge um problema na distribuio dos bens. Os discpulos reuniram-se e "convocando a multido dos discpulos, disseram: No razovel que ns deixemos a palavra de Deus e sirvamos s mesas" (Atos 6.1). Neste contexto de servir aos outros que alguns homens foram escolhidos para auxiliarem os discpulos. Convencionou-se chamar estes servidores de diconos. Portanto, ser chamado para o ministrio ser chamado para servir. O servo de Cristo no pode ter outra atitude seno a de nutrir em seu corao um desejo sincero de ser um servo de todos. Aqui neste sentido, ministrar e atender aos interesses do outro suprindo suas necessidades. Uma outra forma para designar o servo no NT o doulos. Esta forma foi assumida por Cristo no chamado hino cristolgico de Filipenses 2.5- 11 quando o Apstolo Paulo afirma que Cristo "tomou a forma de servo". A palavra traduzida para o Portugus a mesma usada para diakonos, ou seja, servo. Todavia, o sentido deste termo no mesmo usado para servir s mesas. Doulos um escravo e no um atendente domstico. um homem numa condio servil. Algum que vive em funo da vontade do outro, que vive pela causa do outro e totalmente devotado ao seu senhor a ponto de no considerar a sua prpria vida ou seus prprios interesses. Assim, fica entendido que os seguidores de Cristo tambm podem ser chamados de servos ou escravos (Rm 1.1; Gl 1.10; Cl 4.12; Tt 1.1; Tg 1.1 e2Pe 1.1). Os desafios para o desempenho da liderana so muitos, principalmente se tomarmos em considerao que esta funo desenvolvida debaixo destes dois conceitos de diakonos e doulos. A seguir temos por objetivo enumerar alguns desafios partindo da nossa prpria experincia no ministrio nas mais diversas reas da igreja.

L I D E RA N A C R IS T p . 3

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

4. Desafios de ordem pessoal


Certeza do chamado de Deus. Como eu sei que Deus realmente chamou-me para o ministrio? Como eu sei que eu devo ser o lder que Deus est buscando para esta tarefa? Pensando na figura pastoral eu creio que ele ou ela ter esta dvida antes, durante e depois do seminrio. Talvez seja algo que acompanhe o lder o tempo todo. Isto ser mais forte especialmente nos momentos de crises, desnimo, incertezas. Nos momentos de fracassos e tambm nos momentos de tomar decises mais elevadas e de ordem mais grave. Eu diria que isto faz parte do ministrio. Continue tocando em frente! Como diz Fullmann, o lder "est sempre preparado para motivar sua gente, mesmo nos momentos mais difceis. Enfrenta a realidade como ela , no como ela foi ou gostaria que fosse." A certeza de ter sido chamado vai sedimentando na medida em que participamos ativamente no plano de Deus de implantar o seu reino na Terra. Estar ocupado nos projetos de Deus traz um senso de completude e de satisfao. No nos esqueamos que durante a nossa caminhada Deus vai produzindo atravs de ns frutos que confirmam a nossa vocao e chamado. Por isso, o lder no somente olha para frente, para as coisas que tm a realizar, mas olha tambm para traz e v os marcos da presena de Deus em sua vida. Certeza de que Deus vai suprir as suas necessidades. O missionrio ou o pastor que ainda no pensou na suficincia das provises divinas um dia ou outro em sua vida ainda est para ser encontrado. Quando se jovem, casado sem filhos ou solteiro talvez este dilema no seja to presente. Aventurar-se pelas trilhas do mundo realizando o ministrio algo desafiador e no se conta muito os riscos e perigos. Todavia, com o crescimento da famlia este ser um dos desafios do ministrio. Agora existem outras pessoas pelas quais a pessoa se torna responsvel. Outros fatores contam bastante na escolha deste ou daquele ministrio. Para amenizar este dilema necessrio o auxlio da histria bblica e de como Deus protegeu e proveu para os seus lderes tanto no Antigo como no Novo Testamento. A constelao de homens e mulheres que Deus escolheu para o papel da liderana tambm na histria do cristianismo contemporneo serve para todos ns de encorajamento e incentivo para a nossa tarefa hoje. Mais uma vez necessrio no somente olhar para frente, mas tambm olhar para trs. Se Deus conduziu o povo at o Mar Vermelho, no os auxiliar a atravess-lo? Se Deus conduziu o povo at o Rio Jordo, no os auxiliar a pass-lo? Se Deus levou Paulo e seus amigos a evangelizar a Europa, no os livrar da cadeia em Filipos? Sem esta conscincia do agir de Deus na histria a vida de qualquer homem ou mulher de Deus em posio de liderana complicada e transmite insegurana aos seus liderados. Onde Deus quer que eu ministre? Est outra das agonias dos lderes de Deus. Um convite aqui, outro ali. Uma situao complicada aqui, uma aparente porta aberta em outro lugar. Devo sair ou permanecer? Ficar ou comear de novo em uma circunstncia diferente? No existe uma formula mgica para determinar o local correto. Existe um processo de orao em que finalmente se chega a um momento de paz quanto direo de Deus. Nem toda porta aberta um convite para que se entre. Nem toda porta fechada um desafio para que se abra. "Portas que se fecham so iguais as que se abrem se abertas ou fechadas por Deus", afirma o poeta sacro Josu Rodrigues.

5. Desafios de ordem no pessoal


O mundo de hoje urbano. O mundo hoje urbano e se tornar cada mais cosmopolitano. Esta uma realidade e o lder cristo precisa saber quais so os aspectos que compem este mosaico que a cidade grande. Manuel Castells e Jordi Borja afirmam que: "Em todas as cidades o projeto de transformao urbana a somatria de trs fatores: a) a sensao de crise aguda pela conscientizao da globalizao da economia; b) a negociao entre os atores urbanos, pblicos e privados, e a gerao de liderana local (poltica e cvica); c) a vontade conjunta e o consenso pblico para que a cidade d um salto adiante, tanto do ponto de vista fsico como econmico, social e cultural". O mundo de hoje informatizado. O lder de hoje deve ser uma pessoa extremamente bem informada. Tarefa que no das mais difceis tendo em vista a facilidade que a tecnologia nos oferece. Deve ter em mente que as geraes jovens so formadas em frente a um monitor seja de televiso ou de computador. um mundo rpido onde as notcias ficam velhas de um dia para outro. O lder precisa ter um pouco de noo de como a mdia manipula as informaes que chegam nos ouvidos das pessoas. O mundo de hoje pobre. Enquanto o mundo caminha para uma forma quase total de urbanidade, esta urbanidade pobre. Estima-se que 80% da populao mundial pobre, com poucos recursos. O pobre tem pouco acesso ao mundo moderno. Engana-se pensar que por ter um aparelho de TV em casa isso significa muito na condio socioeconmica de qualquer pessoa. Comea a surgir nos grandes fruns mundiais uma preocupao mais latente com o mundo pobre, pois os ricos sabem que eventualmente estes pobres estaro batendo s suas portas uma hora ou outra seja por meio legtimo ou no. O mundo de hoje tnico. Nos ltimos anos a geopoltica do mundo foi totalmente modificada. Os povos migraram e imigraram. As fronteiras no foram e no so suficientes para deter este processo de mudana. A fome, a guerra, o desemprego tm empurrado as pessoas ao limite do desespero em busca da sobrevivncia. Para se ter

L I D E RA N A C R IS T p . 4

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

uma idia o Daguesto, uma das ex-repblicas da Unio Sovitica, um dos lugares com maior diversidade tnica no mundo. Seus dois milhes de habitantes so de 36 nacionalidades e idiomas diferentes. Os conflitos encontrados nos pases que "exportam" pessoas para os pases ricos eventualmente comearo a surgir nos pases hospedeiros com a diferena que eles estaro apenas localizados em contextos geogrficos diferentes, mas so essencialmente os mesmos encontrados em "casa". Adicione a isso os conflitos dos imigrantes com os antigos habitantes do lugar. As tenses que esto surgindo no so apenas raciais. Elas envolvem questes de poder (eleio para cargos importantes na cidade); econmicas (contratos do governo e grandes indstrias). Um povo pode empurrar o outro para um espao marginal. Ilustrao disso so as tenses encontradas em Miami entre os latinos e os negros e em Los Angeles entre os coreanos e os negros. Estes ltimos esto perdendo seus espaos que ningum nunca imaginou que eles viessem a perder, mas que hoje j uma realidade. O mundo de hoje pluralstico nas formas religiosas . Nunca foi to fcil e ao mesmo to difcil situar-se no mundo das religies como nos dias atuais. Qualquer passagem pelo setor religioso de uma grande livraria ir mostrar a diversidade das religies ali representada. Todas as religies tm em comum a procura da felicidade e o bem estar do ser humano em sintonia com alguma fora interna ou externa. O mundo de hoje tenta passar a idia de que todas estas religies podem conviver pacificamente umas com as outras. Enquanto escrevia este artigo vi uma chamada para um programa de entrevistas na televiso. A entrevistadora apresentava seus convidados. Uma mulher, catlica, convicta e fervorosa quanto a sua f. O outro convidado era um budista tambm convicto de sua crena. Ao final da entrevista chega-se concluso que ambos estavam certos quanto aos caminhos que escolheram para a felicidade. Nada mais absoluto nas questes religiosas. O lder cristo precisa entender que neste mundo que ns vivemos. De nada adiante fugir desta realidade com jarges depreciativos ou alienando-se deste contexto religioso pluralstico. preciso conhecer os anseios, os desejos e as necessidades do ser humano moderno e entender que de uma forma ou de outra as pessoas querem um contato, um relacionamento com algo que seja divino, que produza alguma transformao. Pode ser Cristo, mas pode ser outra coisa qualquer. Como responder a este desafio? Este a tarefa que o lder cristo precisa fazer e fazer bem feita. Estes desafios que mostramos de forma resumida apontam para um mundo ps-moderno e globalizado. Um mundo que exige da liderana crist um preparo cada vez melhor e mais atualizado com as questes que afligem a humanidade hoje. A nossa liderana de maneira geral ainda muito ingnua, primria. Ns trabalhamos debaixo de um conceito que basta ser bblico ou falar sobre Deus que as coisas se resolvem. Isto no to fcil assim. As pessoas de hoje tm problemas concretos e necessitam de respostas que apontem direo, que apontem para solues. O tipo de evangelismo "aceite a Cristo e sua vida vai mudar" j est defasado. Mudanas devem ocorrer no somente na superfcie, mas principalmente nos valores e na cosmoviso das pessoas. Mudanas que transformem a cultura da pessoa, a sua maneira de ser. Para que isto acontea a igreja no pode contentar-se apenas com a "salvao" das pessoas e sim almejar a sua transformao total.

6. Liderana frutfera e autntica


Ter um ministrio cheio de frutos o sonho de todos os lderes. Sonha-se com a possibilidade de ver frutos e mais frutos, de ver alcanado os objetivos, ver projetos concludos. Que esta motivao seja genuna e tenha por objetivo a glria de Deus. Todavia, devemos pensar que nem todo ministrio frutfero autntico. Frutfero muitas vezes sinnimo de grandeza, quantidade. Precisamos de um parmetro ou uma rgua de medir mais precisa do que to somente nmeros ou grande quantidade. Os nmeros hoje passaram a ser um alvo a ser alcanado e para que isto acontea no se medem esforos. Isto no necessariamente ruim ou negativo, mas pode se tornar ruim e negativo na medida que o fim passa a ser to obsessivo a ponto de usar meios questionveis, no legitimados pelos valores e princpios bblicos. Tanto o fim como os meios precisam do crivo da palavra de Deus. Deus no santifica e nem aprova meios desonestos ainda que o fim seja alcanado. Vejamos alguns textos bblicos que nos auxiliam nesta compreenso: A. O apstolo Paulo em 2 Timteo 4.1-5 orienta o seu discpulo Timteo a que no se desvie ou no seja tentado a pregar uma mensagem adaptada ao gosto dos seus ouvintes. Paulo est dizendo que h pregadores que sabem o que o povo quer ouvir e h um povo que sabe quais pregadores devem ouvir. Uma perfeita negociata que pode muito bem ser camuflada por uma capa de religiosidade, por isso difcil de ser apontada como falsa. Todavia, o pregador no pode se render ao mercado religioso da venda e compra de mensagens agradveis aos ouvidos e assim adverte ao seu amigo: "Tu, porm, s sbrio em tudo, sofre as aflies, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministrio". Neste caso o ministrio frutfero de Timteo no avaliado pela quantidade de freqentadores do seu culto e sim pela fidelidade ao chamado de Deus. B. O apstolo Pedro faz a mesma advertncia (2 Pe 2.1-3). Estas pessoas envergonham o evangelho de Cristo, mas conseguem frutos. A preocupao desta liderana o negcio e o interesse prprio e se for possvel usa o povo como moeda corrente: "tambm, movidos pela ganncia, e com palavras fingidas, eles faro de vs negcio". L I D E RA N A C R IS T p . 5

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

C. Jesus oferece no Sermo do Monte a idia de que justamente pelos frutos que ns conheceremos os resultados de qualquer ministrio. Tanto os verdadeiros ministros de Deus, bem como os falsos apresentaro frutos (Mt 7.1523). O problema est no resultado final do fruto. Lobos disfarados em ovelhas no tm condies de produzir obras dignas para Jesus. A deduo de Jesus lgica: rvore boa produz bons frutos e rvore m produz maus frutos. Qualquer ministrio religioso mesmo que aparentemente tenha sido realizado em nome de Cristo pode no ser reconhecido por ele como verdadeiro. Ele cita trs exemplos: profecias, exorcismo, operao de milagres. Ministrio espetacular e de grande visibilidade, todavia sem o selo da credibilidade. O cristianismo sem o verdadeiro Cristo irnico e trgico. D. Jesus oferece tambm a perspectiva escatolgica como fator de avaliao do ministrio. "Muitos viro em seu nome e enganaro a muitos" (Mt 24.5). "Levantar-se-o muitos falsos profetas e enganaro a muitos" (Mt 24.11). "Porque surgiro falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodgios para enganar, se possvel, os prprios eleitos" (Mt 24.24). Note que nestes textos Jesus coloca que a possibilidade de algum ter um belo ministrio numrico bem real. Todavia, ele no se deixa enganar e nem fica impressionado com a quantidade de adeptos a este falso ministrio. A pergunta que devemos fazer simples: frutfero para quem? Jesus afirma que o Pai glorificado na produo dos frutos (Jo 15.8). A ns compete apenas servir o Mestre e quando isto acontecer Deus mesmo honrar o nosso ministrio (Jo 12.26). Saibamos, portanto, que nem toda liderana frutfera autntica.

7. Liderana autntica e frutfera


Podemos afirmar que nem todo ministrio frutfero autntico, todavia, o inverso desta afirmao ser sempre verdadeiro: todo ministrio autntico frutfero. Neste caso, a confiana do lder est primeiramente em Deus. Seu foco Deus e a implantao do seu reino na Terra. A partir desta perspectiva tudo o que realiza frutfero, porque a conceituao de frutfero no est vinculada aos processos e valores deste mundo. A rgua de medir o sucesso do lder transcende os padres estabelecidos pelos princpios do marketing moderno. Vejamos algumas caractersticas de um ministrio autntico: A. Fiel a Deus A obedincia viso celestial a que se refere a Paulo em Atos 26.19 encontra-se dentro do contexto da lembrana do seu chamado em Atos nove. Passados aproximadamente uns 25 anos daquele evento ele afirma com absoluta certeza que foi fiel ao que Deus lhe deu. A fidelidade de Paulo ao chamado de Deus se deu em meio a muitas tribulaes e ao mais variados contextos geogrficos, culturais e sociolgicos. interessante notar que em muitos lugares os frutos do seu ministrio no foram rpidos ou at mesmo visveis. Em algumas ocasies o que ele fazia era colocado em dvidas e havia inclusive acusaes de que ele era um falso apstolo. Ao final do seu ministrio ele se sente em segurana, pois fez o seu melhor para Deus: "E o Senhor me livrar de toda m obra, e me levar salvo para o seu reino celestial; a quem seja glria para todo o sempre. Amm" (2Tm 4.18). B. Inegocivel porque pertence a Deus Muitos lderes confundem a vocao com a funo. A vocao celestial, pois o chamado divino. O chamado que no tem o selo de autenticao de Deus sofrer prejuzos constantes. A funo, como o nome j diz, algo feito por delegao ou atribuio. A funo pode ser tirada e dada a outra pessoa. A funo temporal. C. Grato a Deus Reconhecer que foi Deus quem nos deu o ministrio e viver em gratido a ele uma ddiva que devemos experimentar (l Tm 1.12). O ministrio no pode nunca ser apenas uma profisso, pois pode incorrer no risco de desempenh-lo apenas como funo. O ministrio no um negcio, um comrcio. O lder que no desenvolver um corao grato a Deus tem a tendncia auto-suficincia e tambm ao cinismo. D. Dependente da graa de Deus impossvel desenvolver qualquer ministrio sem a graa de Deus. Esta graa que nos sustenta nas horas mais difceis, nas horas mais amargas. Esta graa que nos traz consolo e alento (l Tm 6, Fp 4, I Re 19-Elias). Poderamos dizer que o ministrio sem graa uma desgraa. Para o prprio lder e para os seus lideres. Um cego liderando cegos: "se um cego guiar outro cego, ambos cairo no barranco" (Mt 15.14).

E. Obediente ao comando central de Jesus Cristo Ao lder cristo no compete e no convm desobedecer ao mandato do Mestre: "sobre tua palavra, lanarei as redes" (Mt 5.5). A outra alternativa para no lanar as redes a incredulidade. A morosidade em muitas vezes no seguir os conselhos do Mestre chamada de prudncia. Veja o que J. Urteaga disse sobre esta virtude: "De todas as

L I D E RA N A C R IS T p . 6

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

virtudes, ficamos com uma, e falsamente lhe chamamos de prudncia; uma virtude cmoda que, em todas as ocasies, nos anima a ficar no meio do caminho". Podemos afirmar ento que todo ministrio autntico frutfero, mesmo que ele no seja grandioso aos olhos humanos, mesmo que no tenha os holofotes da mdia sobre ele e no receba as glrias deste mundo religioso. Devemos ter em mente que h coisas que somente Deus sabe avaliar e com certeza o padro de avaliao de Deus no o mesmo usado pelo povo (I Sm 16). Qualquer ministrio realizado para Deus e em nome de Deus no vo (1 Co 15-58). Esta certeza deve acompanhar o servo(a) de Deus.

Concluso
Neste mundo to relativo em que vivemos temos um grande desafio pela frente. Um desafio de um ministrio autntico e frutfero no meio de uma gerao totalmente descompromissada com os valores do reino de Deus. Quando o cristianismo no passa de uma caricatura do evangelho revelado por Cristo, faz-se necessrio o surgimento de pessoas dispostas a olhar para Cristo e modelar seus ministrios no ministrio daquele que transformou este mundo. Vale a pena experimentar esta bno!

II. Nada mais importante do que liderana3


Passei os ltimos quinze anos pesquisando todas as facetas da vida americana. Usando levantamentos nacionais dentro de uma amostragem representativa de grande nmero de americanos, estudei os valores, crenas, estilo de vida, atitudes, opinies, relacionamentos, aspiraes e aspectos demogrficos. Examinei as expectativas, objetivos, estratgias, pontos fortes e fracos de negcios abrangendo desde grandes corporaes at iniciativas individuais de consultoria. Devotei milhares de horas para penetrar no mundo das igrejas crists e ministrios paraeclesisticos, explorando seus sistemas de crena, mtodos de treinamento, procedimentos educacionais, experincias de culto, empreendimentos para levantamento de fundos, projetos de construo, estrutura organizacional e normas de procedimento de pessoal destas entidades. Para estabelecer um contexto, estive vrias semanas em outros pases, expondo-me a vrias culturas, perspectivas e estilos de atividade. Passei muitas horas orando por sabedoria, discernimento e percepo. Procurei o conselho de outros mais velhos, mais sbios, mais experientes, mais brilhantes e com mais bagagem do que eu. Alguns disseram que sou obcecado por adquirir informao antes de fazer um julgamento. Concordo que gosto de fazer minha lio de casa antes de tirar concluses. Quanto mais importante a concluso, mais convencido preciso estar de que cobri todas as bases e que analisei diligentemente e interpretei os dados. Agora, depois de quinze anos de pesquisar o mundo ao meu redor, cheguei a vrias concluses sobre o futuro da Igreja crist nos Estados Unidos. A concluso central que a Igreja americana est morrendo devido falta de uma liderana forte. Nestes tempos de oportunidades sem precedentes, e de recursos abundantes, a Igreja est efetivamente perdendo influncia. A razo principal a falta de liderana. Bem, os teologicamente propensos, atacaro imediatamente esta afirmao dizendo que a coisa mais importante "santidade" ou "retido" ou "compromisso com Cristo" ou "obedincia radical a Deus". Dentro de uma perspectiva teolgica, concordo de todo corao. Infelizmente, a maioria dos americanos no vive dentro de uma perspectiva teolgica. A realidade que, para qualquer um de ns tornar-se santo, justo, comprometido com Cristo, ou radicalmente obediente a Deus, temos necessidade de lderes que faro tudo o que necessrio para facilitar o crescimento de tais qualidades em ns, pecadores, egostas e mortais mal orientados. Ano aps ano, Deus nos tem providenciado lderes para tentar dirigir seu povo visando a um crescimento espiritual. Se os lderes no fossem necessrios para o nosso progresso num aprofundamento espiritual e formao crist, Deus no os teria mandado. Ele no continuaria a mand-los. No servimos a um Deus que manipula de

BARNA, George. IN: Lderes em ao: sabedoria e encorajamento na arte de liderar o povo de Deus. Campinas, Ed. United Press, 1999. p.17-30.

L I D E RA N A C R IS T p . 7

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

qualquer jeito ou brinca com a nossa vida por pura curiosidade ou frivolidade. Ele poderia, sem dvida, faz-lo. Mas no o faz. Portanto, os lderes devem ser necessrios. Se os lderes no fossem necessrios, Ele no teria includo a liderana entre os dons espirituais; a Bblia no forneceria tantos princpios incrveis de liderana e o Esprito Santo no teria inspirado os autores da Bblia para reunirem tantos exemplos de liderana forte. Por exemplo, Jetro no teria resgatado Moiss do peso da administrao. Jesus no teria treinado os apstolos. Paulo no teria sido o tutor de Timteo, e assim por diante.

As Igrejas Devem Ser Dirigidas por Lderes


J fui testemunha de vrios pastores que, embora profundamente treinados em exegese das Escrituras, e aptos para comunicar a verdade de Deus, falharam irremediavelmente quando se tratava de guiar o corpo de crentes. Eles tm falhado na mobilizao do povo para a ao, em responsabiliz-los por seu comportamento, em motiv-los a sustentar uma revoluo espiritual e em atrair os recursos necessrios para fazer o trabalho delineado por Cristo. Descobri, atravs de nossas pesquisas, que at mesmo em evangelismo colocamos nossa nfase na pregao, quando, de fato, o maior resultado evangelstico vem do relacionamento entre crentes e no-crentes. Isto uma questo de estratgia um problema de liderana. Mais recentemente descobri que o xodo corrente nas igrejas atribuvel parcialmente sada de leigos que possuem habilidades, dons e experincia de liderana. Estas pessoas, de quem a Igreja precisa to desesperadamente, esto deixando a igreja porque no conseguem mais suportar fazer parte de um pretenso movimento que no apresenta uma liderana forte e de viso. Estas so pessoas de capacidade que podem fazer as coisas acontecerem. Tenho observado com tristeza quando tais pessoas tentam penetrar na cultura da Igreja e oferecer o benefcio de seus dons. Eles tm sido incapazes de contribuir porque suas igrejas no so dirigidas por lderes nem por pessoas que entendem de liderana. Sim, milhares de ministrios e servios possuem boa liderana, mas na viso mais ampla dos ministrios nos Estados Unidos, as igrejas e ministrios paraeclesisticos so uma exceo regra. Estudei histria moderna para compreender a dinmica das revolues, dos movimentos populacionais, dos sistemas sociais e das fortunas nacionais. O resultado a convico de que no houve e no provvel que haja qualquer movimento significativo e bem-sucedido, revolues ou outros sistemas, que no tivessem sua frente lderes fortes e de viso, liderando o caminho da mudana em pensamento, palavra e ao. Creio na pregao da Palavra de Deus, em cultuar nosso Senhor, em confessar nossos pecados uns aos outros, em celebrar a obra maravilhosa do Esprito Santo, em entregar pelo menos o dzimo de nossos recursos obra de Deus, no poder da orao, na salvao pela graa somente, por meio do sangue remidor de Cristo: creio em tudo isto e muito mais. Creio tambm que nos Estados Unidos hoje, cada vez menos pessoas abraaro estas convices, a no ser que a Igreja consiga levantar servos-lderes fortes que comprometam suas vidas para usar suas habilidades naturais, experincia de mercado, educao, treinamento e dons espirituais a fim de maximizar seu chamado para liderar o povo de Deus. No estou dizendo que liderana mais importante, em nvel espiritual ou eterno, que nossa teologia e compromissos espirituais. Estou dizendo sim que, sem uma liderana eficiente, piedosa, que honre a Cristo, a maioria das pessoas na Amrica parece destinada a viver de uma forma em que as palavras de Jesus Cristo so pouco mais que uma expresso usada em momentos de frustrao, ou um professor antigo e pessoalmente irrelevante de princpios amveis e prticas religiosas antiquadas. Esta convico fere o meu esprito profundamente. Desejo que meus vizinhos no-cristos e os membros de minha famlia que rejeitam a Cristo conheam-no, amem-no, e sirvam-no como eu fao. Descobri, entretanto, que a no ser que consigamos desenvolver uma liderana eficiente dentro da Igreja, no estaremos fazendo tudo o que somos chamados por Deus a fazer para servi-lo obediente e eficientemente. Por isso creio que nada mais importante para o futuro da Igreja crist nos Estados Unidos do que liderana.

Olhando no Corao dos Lderes


[...] O mais importante, esteja convicto do seguinte: se Deus o chamou para liderar, no permita que nada se interponha no caminho do privilgio que voc tem de servi-lo e de servir ao seu povo por meio da aplicao do dom, dos recursos e da oportunidade que Ele preparou para voc. Voc parte de um grupo especial de pessoas identificadas por Ele para uma tarefa desafiadora, mas compensadora: liderar seu povo para a vitria. Aos olhos de Deus voc no melhor do que qualquer outra pessoa por causa deste chamado, mas voc sem dvida especial medida que prossegue neste chamado. Mantenha as palavras de Paulo gravadas em sua mente: faa a corrida de L I D E RA N A C R IS T p . 8

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

forma a ser santo e agradvel a Deus de maneira que um dia voc possa ouvir as preciosas palavras "bem est servo bom e fiel" (Mt 25.21).

Definindo Liderana
Sobre o que exatamente estamos falando quando lanamos esta palavra "liderana"? [...] Sejamos claros a respeito de nosso propsito central. Infelizmente no h nenhuma definio de liderana universalmente aceita. Pea a dez analistas de liderana que definam sua matria e eles provavelmente fornecero uma dzia ou mais de definies diferentes. Como isso possvel? Pelo fato da liderana no ser uma cincia, mas, sim, uma arte. Por sua prpria natureza a arte virtualmente se ope definio. Mesmo o grupo mais brilhante de pessoas veria elementos e nuanas diferentes em um Picasso ou em um Rembrandt assim como acontece quando pedimos que especifiquem qual a essncia da liderana. Entretanto, algumas pessoas muito capazes e experientes apresentaram algumas descries de liderana que merecem nossa considerao. Restringi uma lista de mais de 20 definies fascinantes para a meia dzia que se segue. Creio que estas, em sua maior parte, representam o corao da variedade que existe na literatura popular recente sobre liderana. Leia-as. Pense criticamente sobre elas. Ento acrescentarei minha contribuio. Warren Bennis e Burt Nanus Liderana ... fazer as coisas certas. James McGregor Burns Liderana o que acontece quando pessoas com certos motivos e propsitos mobilizam, em competio ou conflito com outros, recursos institucionais, polticos, psicolgicos e outros no sentido de provocar, engajar e satisfazer os motivos dos seguidores. Vance Packard Liderana conseguir que outros desejem fazer algo que voc est convencido de que deve ser feito. Tom Peters Liderana aprender a lidar com paradoxos e aquilo que eles representam. J. Oswald Sanders Liderana influncia. Garry Wills Liderana mobilizar outros em direo a um objetivo partilhado pelo lder e seus seguidores.

Cada uma destas definies acrescenta um toque especial para nossa compreenso de liderana. Creio, entretanto, que nenhuma delas completamente adequada. Bennis e Nanus, por exemplo, apresentam uma bela frase, mas sua definio muito ampla. No curso de nossa atividade diria fazemos muitas coisas que esto "certas", mas nenhuma se destina a conseguir seguidores por isso no so atos de liderana. Por exemplo, quando coloco minhas filhas na cama noite e apago as luzes do quarto para que elas possam dormir melhor, eu fiz a coisa certa, mas este no um ato de liderana. Concordo que os lderes fazem a coisa certa, mas fazem muito mais do que isto. A propsito, apesar de to atraente, a definio de Tom Peters sofre do mesmo mal: simplesmente muito ampla. A definio de Sanders no passa no teste pela mesma razo. Suas palavras sugerem que em qualquer ocasio que voc exercer influncia sobre algum, voc estar exercendo liderana. Novamente, considere um exemplo para demonstrar meu ponto de vista. Freqento um curso de sociologia no qual o professor me persuadiu que o oramento domstico est intimamente relacionado com conquista educacional. Seu ensino influenciou de forma definitiva o meu pensamento. Entretanto, no sou seu seguidor. Ele influenciou meu pensamento, mas o simples fato de informar-me ou mesmo de mudar meu pensamento sobre economia domstica no deve ser confundido com exercer liderana. A definio de Burns falha em que perfeitamente possvel "provocar, engajar e satisfazer" meus motivos, mas eu ainda posso no ser um seguidor de quem provocou tal resposta pessoal. A msica de Billy Joel compe o trio de verbos mencionados, mas no sou um seguidor de Joel. Quando termino de ler um romance escrito por John Grisham, sinto que fui provocado, engajado e satisfeito, mas ele no exerceu liderana sobre mim, apenas diverso. A definio de Packard fala mais de manipulao do que de verdadeira liderana. Creio que as pessoas podem ser lideradas sem serem ludibriadas para fazer algo que normalmente desprezariam. Sinto-me muito mais vontade com a definio apresentada por Garry Wills. Embora deixe de lado muitos atributos especficos que devem ser envolvidos na liderana, uma definio simples que no exclui os elementos que eu incorporaria (por exemplo, comunicar uma viso, inspirar, dirigir e habilitar as pessoas), mas exclui os tipos de comportamento dirio e rotineiro que definies menos cuidadosas deixam de filtrar. Assim, a definio preferida aquela que nos acompanhar [...] inclui cinco atributos-chave. Um lder uma pessoa que mobiliza; algum cujo propsito central influenciar pessoas; uma pessoa orientada para um objetivo;

L I D E RA N A C R IS T p . 9

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

algum que tem um objetivo em comum com aqueles que dependem dele para orient-los; e algum a quem as pessoas esto dispostas a seguir.

A Semelhana de Cristo no Carter de um Lder


corao de servo honestidade lealdade perseverana confiabilidade coragem humildade sensibilidade fiel misericordioso habilidade para ensinar equilibrado alegre bondoso coerente profundidade espiritual perdoador compassivo ativo otimista dirigido para valores amvel sbio perspicaz incentivador apaixonado justo paciente bom confivel autocontrolado

As Aptides de um Lder Cristo


comunicao eficiente identificar, articular, lanar a viso motivar pessoas treinar e desenvolver pessoas resumir informao persuadir pessoas iniciar atividade estratgica envolver-se em pensamento estratgico resolver conflito desenvolver recursos delegar autoridade e responsabilidade reforar o compromisso celebrar os sucessos tomar decises formar equipes instigar a avaliao criar uma cultura grupal vivel manter o foco central e as prioridades preservar a responsabilizao identificar oportunidades para influenciar relacionar tudo com os planos e princpios de Deus modelar as disciplinas espirituais dirigir outros lderes-chave.

O Que Faz um Lder Ser um Lder


[...] Permita-me um momento para identificar o que torna um lder algum que podemos identificar como tal. Todos os lderes cristos que estudei nas Escrituras, pessoalmente, ou em livros de histria possuem trs qualidades distintas, mas inter-relacionadas. A combinao destas qualidades que os capacita a fazer o que os lderes fazem. Retire qualquer uma destas qualidades e a pessoa ser um membro valioso do grupo, mas no um lder. Primeiro, o lder cristo chamado por Deus. chamado para o servio, mas um ramo especial de servio. algum que serve liderando. A vasta maioria da criao humana de Deus de seguidores. Aqueles que foram ungidos por Ele para liderar tm mais valor para o corpo de crentes em termos funcionais por sua disposio de atender ao seu chamado e fazer aquilo que os seguidores necessitam to desesperadamente. Segundo, o lder cristo uma pessoa com um carter semelhante ao de Cristo. Porque a funo principal do lder capacitar as pessoas a conhecer, amar e servir a Deus com todo corao, mente, alma e foras, o lder deve possuir em si mesmo o tipo de atributos pessoais caractersticas do corao manifestadas por meio da fala e das atitudes que reflitam a natureza do nosso Deus.

L I D E RA N A C R IS T p . 1 0

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Terceiro, o lder cristo possui aptides funcionais que permitem a ele desempenhar tarefas e guiar pessoas no sentido de cumprir os objetivos dos servos de Deus. Estas so as habilidades que recebem especial ateno: inspirar pessoas, dirigir sua energia e recursos, lanar a viso, formar equipes, celebrar vitrias, delegar autoridade, tomar decises, desenvolver estratgias, aceitar responsabilidade pelos resultados etc. No meio cristo sempre pensamos neste pacote de elementos como "o dom espiritual da liderana". O dom envolve receber de Deus todo o "material" necessrio para ser um grande lder dentro dos propsitos de Deus. (Um crente pode, eventualmente, receber este dom e resolver no us-lo o que representa uma perda tanto para a igreja quanto para o lder pessoalmente.) A literatura sobre liderana centraliza-se quase exclusivamente nas aptides funcionais. Tais aptides so importantes, sem dvida, mas um lder que tem grandes habilidades e capacidades tcnicas, mas no tem o chamado de Deus, est meramente seguindo suas inclinaes pessoais. Aquele que no tem os atributos pessoais, e que modelam princpios cristos, ser um lder ineficiente, incapaz de manter os seguidores. Sem dvida, algum que deseje liderar pessoas, mas que no possua competncia para fazer o trabalho, nunca conseguir construir as credenciais (ou currculo pessoal) necessrias para atrair seguidores. Um lder cristo algum chamado por Deus para liderar; que lidera com um carter plenamente semelhante ao de Cristo; e revela as aptides funcionais que permitem uma liderana concretizar-se. Verifique que o primeiro elemento necessrio o chamado de Deus para liderar. Se voc no foi escolhido por Ele para liderar seu povo, no importa quo maravilhoso seu carter , ou quo bem habilitado voc est para a tarefa, voc nunca se tornar um grande lder cristo. Voc poder liderar sem dvida nosso sistema poltico, instituies educacionais e corporaes esto cheios de pessoas que esto liderando, apesar de no terem sido chamadas por Deus para serem lderes espirituais. A diferena que no estamos falando em liderar o povo de Deus para uma lucratividade mais alta ou maior eficincia, mas para uma santidade superior e para a verdade espiritual. Alm disto, no estamos falando sobre interferir em negcios humanos para aumentar os ganhos para propsitos mundanos, mas sobre investir em pessoas de tal forma que elas reconheam e aprofundem as maneiras pelas quais Deus as chamou, dotou, e procura aperfeio-las.

Chamado para Liderar


Como voc sabe se foi chamado por Deus para ser um lder espiritual do povo? Este outro daqueles assuntos que, como a definio de liderana, gera uma controvrsia substancial. Permita-me colocar lenha na fogueira sugerindo alguns elementos para serem procurados medida que voc tenta discernir se recebeu ou no este chamado. Os oito sinais seguintes indicam que voc, provavelmente, foi chamado para ser um lder cristo. Em minha experincia, aqueles a quem Deus suscita para liderar possuem todas estas oito caractersticas. Sentir o chamado. Se voc realmente foi chamado ter um senso de escolha divina para a tarefa. Haver uma convico interna de que, por mais espantoso que possa parecer, Deus deseja que voc lidere o povo por Ele e para Ele. Voc ter um senso real do Esprito de Deus confirmando em seu interior o fato de que voc est entre o seleto punhado de pessoas que Ele deseja usar para influenciar seguidores a viver para um propsito diferente e de uma forma diferente. Josias, o rei-menino de Jud, revolucionou o reino de seu pai baseado na certeza interna de que ele havia sido levantado por Deus para aquela hora, naquele lugar e para aquele propsito. Algumas vezes, ocasionalmente, um lder lutar contra ou negar seu chamado. Entretanto, o Esprito Santo persistente e, medida que a evidncia se acumula, no podemos resistir a no ser que fiquemos confortveis adotando uma atitude de desobedincia intencional. Inclinao inegvel. Lderes verdadeiros so naturalmente inclinados a liderar. Algumas vezes assumem a posio de liderana relutantemente, como no caso de Timteo ou Neemias. Outros, como Bill Hybels, Pat Robertson ou o apstolo Paulo, esto ansiosos para liderar porque simplesmente no podem segurar este dom guardado dentro de si, assim que eles so. Uma pessoa pode ser arrastada para a liderana ou ter um entusiasmo e alegria naturais em liderar. Em ltima anlise, entretanto, a urgncia ou o sentimento de necessidade de servir como lder inegvel. Mente de lder. O lder percebe e pensa diferentemente dos outros. Sendo pessoas de viso, os lderes, por definio, focalizam o futuro. Pensam nas implicaes a longo prazo, nas oportunidades e escolhas que so feitas hoje. Esto interessados na figura completa, no ficam satisfeitos em focalizar apenas os eventos menores do cotidiano. Eles abrigam uma veia de idealismo que, s vezes, se expressa numa forma revolucionria de pensar. Ficam excitados com mudanas e desejam mold-las. Trabalham duro, porm mais importante do que isto, trabalham de maneira inteligente: so pensadores estratgicos. Influncia discernvel. Um lder verdadeiro aquele cuja vida d os frutos da liderana verdadeira. Se voc foi chamado por Deus, Ele mesmo manifestar este chamado dando-lhe a evidncia tangvel do dom especial para L I D E RA N A C R IS T p . 1 1

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

liderar. A evidncia cumulativa de que voc tem habilidade para mudar a maneira como indivduos ou grupos pensam, falam e vivem, um dos meios usados por Deus para convenc-lo do chamado e estimul-lo a persistir, apesar das dificuldades. A companhia de lderes. As pessoas ficam mais vontade ao lado daqueles que lhes so mais semelhantes. Descobri que a maioria dos lderes gosta de estar ao redor de outros lderes. H uma camaradagem natural entre eles. Falam a mesma lngua. Discutem os mesmos assuntos e dificuldades. Estar ao lado de outros lderes define a rea de conforto daqueles que so chamados para liderar. Incentivo externo. Uma maneira de saber se voc foi chamado para liderar o povo de Deus verificar se voc recebe a ratificao de outras pessoas. Esta confirmao mais importante quando vem de outros lderes verdadeiros. Os lderes conhecem sua espcie: sabem o que necessrio e o que significa. Se eles sentem o chamado em voc, oua as suas palavras. Timteo recebeu estas exortaes de seu mentor, Paulo. Fora interna. Curiosamente, poucas pessoas tm a fora interna para manter a posio por aquilo que direito. Chamamos isto de coragem. Se voc se sente vontade assumindo riscos razoveis, percorrendo territrios no mapeados, e no recua diante da perspectiva de assumir a presso pelas decises que tomou, voc bem pode ter a fora interior que Deus prov para aqueles que so chamados para liderar o seu povo. No existe exemplo melhor destas qualidades do que o prprio Jesus. Gostar do que faz. Liderar pessoas raramente uma diverso. Os lderes de Deus sim, mesmo aqueles chamados por Ele suportam quantidades incrveis de preocupao, controvrsias e animosidade. O produto final o resultado da liderana que a faz valer a pena para os lderes. Se voc sentiu aquela sensao vibrante e clida de vitria, a sensao de que todas as dificuldades valeram o resultado, voc sabe o que um lder vocacionado experimenta nas trincheiras da batalha espiritual.

Identificao Verdadeira
[...] Vamos esclarecer mais um ponto. Liderar diferente de gerenciar, ensinar, aconselhar e ajudar. Tenho visto muitos ministrios destrudos pouco a pouco por pessoas que servem em posies de liderana, mas so incapazes de liderar. O padro mais comum que a igreja espere liderana do pastor efetivo. Ele tenta fornecer tal liderana, mas a maioria dos pastores, por sua prpria avaliao, treinada para e tem o dom de ensinar. Eles tentam liderar usando suas habilidades e seus talentos para ensinar. O ensino pode influenciar pessoas, mas, como observei com referncia definio de Sanders, liderar mais do que apenas influenciar. Ocasionalmente quase inevitavelmente o pastor-professor falha como lder, a igreja se torna descontente e destri os resultados. O mesmo acontece quando pessoas que tm dom de administrar (isto , gerentes) ou aconselhar, ou de ajudar, tentam proporcionar uma liderana bsica. Elas ficam frustradas, o grupo sob sua responsabilidade fica frustrado e o ministrio prejudicado. Porque estas pessoas no so lderes e porque se recusam a formar uma equipe com pessoas que podem complementar sua contribuio, fornecendo o grau necessrio de liderana eles no atraem seguidores, e todo o empreendimento ministerial prejudicado. Novamente, no tomem isto fora do contexto. Creio que as pessoas que tm o dom de ensinar so extremamente necessrias na Igreja hoje. Elas necessitam usar este dom para desafiar, instruir, inspirar e iluminar o povo de Deus. Ensinar, entretanto, no sinnimo de liderar. Sim, algumas pessoas que ensinam bem so lderes talentosos tambm. Entretanto, no podemos assumir que uma pessoa que tenha uma ps-graduao e almeje o pastorado efetivo de uma igreja (ou uma posio semelhante em qualquer ministrio para-eclesistico) seja um lder. A Bblia bem clara ao demonstrar que liderana acontece melhor quando ocorre no contexto de uma equipe de pessoas talentosas que apoia um lder que foi chamado e dotado por Deus para o propsito de liderar. Moiss teve Josu, Aro e Hur. Jesus teve Pedro, Tiago e Joo. Paulo teve Timteo, Tquico, Lucas e Tito. Como Paulo escreveu em 1 Corntios 12.7, a cada crente dado um dom para ser usado "para o bem comum". Portanto, estes dons no tm a inteno de ser exaustivos, mas complementares. (Nenhum dom, ou indivduo que possua um dom, melhor do que qualquer outro.) Como lder, preciso de grandes professores, administradores, conselheiros e pessoas com outros dons que me ajudem a liderar. Como professor, eu desejaria grandes lderes, administradores e outros auxiliares que ajudassem a puxar o peso comigo. Deus nos criou para viver em comunidade; precisamos uns dos outros para que o corpo funcione propriamente. Criar uma estrutura na qual esta sinergia possa ocorrer um dos grandes desafios de um lder. No se engane: administrao no liderana. Ensino no liderana. Aconselhamento no liderana. Estas outras disciplinas no so menos valiosas do que a liderana, mas no podem ser confundidas nem podem substituir liderana.

L I D E RA N A C R IS T p . 1 2

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Deixe-o Orgulhoso
A Igreja nos Estados Unidos est num perodo de crise. Temos uma crise de f. Dezenas de milhares de americanos esto procurando por algo em que crer. Temos uma crise de profundidade espiritual. Milhares de crentes convertidos tm pouca ou nenhuma profundidade espiritual. So servos ineficientes de Deus porque no sabem em que crem, nem como usar sua f para mudar suas vidas, muito menos mudar o mundo. Temos tambm uma crise de inovao: as igrejas parecem temerosas de investir em novos modos de ser igreja, libertando-se de modelos antiquados e tradies irrelevantes, para viver o evangelho num contexto do sculo 21. Sobretudo temos uma crise de liderana crist. Eu sustento que todas estas crises no seriam crises de forma nenhuma, mas simplesmente oportunidades para uma transformao radical se tivssemos lderes verdadeiros liderando a Igreja. Lderes inspirariam um interesse vasto e genuno no Cristianismo, por meio de estratgias e estruturas e facilitariam o processo pelo qual a f se tornaria real na vida das pessoas. Tais pessoas se tornariam profundamente crists, comprometidas em conhecer, viver e partilhar sua f, se tivessem lderes que demonstrassem esta f em ao e as capacitassem a fazer o mesmo. A Igreja se infiltraria na sociedade americana at o mago, se tivssemos lderes ousados, pessoas que experimentam, assumem riscos e criam novas possibilidades lanando a viso de Deus. Os lderes so o elo perdido da sade da Igreja. Se Ele o chamou para liderar, lidere. seu privilgio, sua responsabilidade e sua alegria. Louve-o pela oportunidade de experimentar em toda a plenitude a vida que Ele lhe deu por meio do exerccio de seu chamado, seus dons e habilidades. Lidere o povo de Deus de tal maneira que voc o deixe orgulhoso.

III. Profetas do Antigo Testamento exemplo para os lderes de hoje4


Introduo
Estudar os profetas de Israel sempre recompensador. Impressiona-nos a atualidade de mensagens pregadas h mais de dois milnios. Mas, mais do que causarem boa impresso, tais mensagens nos oferecem um nmero imenso de lies para nossas vidas. E no apenas as mensagens, mas tambm o ministrio e a vida dos profetas oferecem-nos exemplo. Por alguma razo, contudo, a maioria dos estudos sobre os profetas no trata da vida desses homens de Deus, limitando-se mensagem que proclamaram e eventualmente ao ministrio que exerceram. O fato que no existe em portugus nenhuma anlise sistemtica da vida dos profetas, isto , no h nenhuma pesquisa que apresente um perfil dos profetas. Os profetas foram lderes no seu tempo. Ao estabelecermos um perfil dessas pessoas, esperamos encontrar caractersticas que tragam tanto estmulo quanto encorajamento aos lderes de hoje. Isso segue o esprito das palavras do apstolo Paulo: "Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo" (1 Co 11.1). Ou seja, naquilo em que representam o ideal divino, os profetas podem e devem ser imitados. nesse mesmo esprito que o escritor da carta aos Hebreus apresenta os profetas do Antigo Testamento como exemplo de f para os cristos (Hb 11.1,6, 32). Algum poder perguntar: mas qual a vantagem de estudar a vida dos profetas? No seria suficiente estudar as mensagens que anunciaram? guisa de resposta, precisamos lembrar que, embora seja a mensagem que torne os profetas relevantes nos dias de hoje, no se pode fazer separao entre a vida que tiveram e o ministrio que desenvolveram, pois, afinal, apresentavam-se como pessoas ticas, que denunciavam toda forma de erro. inconcebvel que sua vida contradissesse sua pregao. Uma falta de coerncia entre a vida e a obra de um profeta abalaria sua credibilidade. A vantagem reside, ento, em entender como chegaram a ter tal credibilidade.

Mrcio Loureiro Redondo. IN: IN: KOHL, Manfred Waldemar; BARRO, Antonio Carlos (org.). Liderana para um novo sculo. Londrina, Ed. Descoberta, 2003. p.58-86.

L I D E RA N A C R IS T p . 1 3

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Cabe ainda uma palavra de esclarecimento. Esta anlise tem suas limitaes: o perfil que pretendemos traar ser resultado do estudo de vrias caractersticas que foram comuns a alguns ou mesmo a muitos profetas. Contudo h caractersticas que no se pode nem se deve generalizar. Por exemplo, abaixo mencionar-se- o nico caso contado na Bblia de um profeta com dificuldades financeiras. No se pode afirmar que todos os profetas passaram por tais problemas. Mas, sem dvida alguma, pode ficar a lio de que mesmo aquele que foi chamado por Deus no est imune a problemas financeiros. Tambm necessrio lembrar que na sua soberania Deus chamou igualmente homens e mulheres. Caso contrrio no teriam existido profetisas, como foi o caso de Miri (Ex 15:20), Dbora (Jz 4:4) e Hulda (2 Rs 22:14). Por esse motivo, ao empregarmos a palavra "profeta" estaremos indicando igualmente homens e mulheres que, nessa funo, serviram a Deus. Examinar as vidas dos profetas de Israel e descobrir como elas so exemplo para os lderes de hoje isso o que este captulo se prope a fazer.

1. Quem eram os profetas?


Em todo o antigo oriente mdio houve profetas. Textos antigos, com trs ou quatro mil anos de idade e que foram recuperados pela arqueologia, mostram isso. Egpcios, assrios, babilnios, hititas, arameus, fencios, enfim, todos ou quase todos os povos da regio tinham seus profetas. Todos esses povos eram profundamente religiosos e, embora tivessem deuses diferentes, preocupavam-se em saber o que os seus deuses tinham para lhes revelar. nesse ambiente extremamente religioso que encontramos os profetas primeiramente de Israel e mais tarde tambm de Jud. No Antigo Testamento algumas palavras designam o profeta. A palavra hebraica mais usada nb. O vocbulo aponta para a pessoa que fala e age a mando divino e muito provavelmente indica que a pessoa foi "chamada" a faz-lo. Isso mostra que a iniciativa era sempre divina. O profeta no podia nem devia se atrever a agir sem um chamado divino. No mundo do antigo oriente mdio o profeta era, portanto, algum que falava ou fazia algo porque recebera orientao divina para isso. Embora alguns profetas tenham ficado famosos pelo fato de suas histrias aparecerem na Bblia, houve tambm profetas annimos. Pelo menos em certos momentos da histria de Israel foi muito grande o nmero deles, tanto falsos quanto verdadeiros. No relato do confronto entre Elias e os profetas pagos, mencionam-se nada menos que "quatrocentos e cinqenta profetas de Baal e [...] quatrocentos profetas de Aser" (l Rs 18.19). Quanto aos que serviram ao Senhor, pode-se afirmar que aqueles cujos nomes aparecem na Bblia foram em nmero pequeno quando comparados com as centenas daqueles annimos que atuaram durante o perodo do Antigo Testamento. Na mesma poca em que Elias enfrentou os profetas pagos existiam pelo menos cem profetas do Senhor em Israel, os quais foram escondidos por Obadias, um alto funcionrio do rei Acabe, para que no fossem mortos (lRs 18.4).

2. Quem eram os profetas falsos?


Pode parecer sem sentido, mas saber um pouco dos profetas falsos ajuda a entender melhor a vida dos profetas verdadeiros. Do ponto de vista bblico, profeta falso era tanto aquele que falava em nome do Senhor sem este ter dado urna mensagem quanto aquele que falava em nome de deuses falsos (Dt 18.20). Profetas falsos tinham "falsas vises, adivinhaes inteis e iluses de suas prprias mentes" (Jr 14.14); ofereciam "falsas esperanas" (Jr 23.16); cometiam "adultrio" e viviam uma "mentira", ou seja, uma vida dupla (Jr 23.14); persuadiam outros a que "cressem numa mentira" (Jr 29.31); escravizavam o povo ao usarem o poder de que dispunham para manipular as pessoas (Ez 13.21); embriagavam-se a ponto de no conseguirem ficar de p (Is 28.7); buscavam intimidar o povo e seus lderes (Ne 6.14); profetizavam em troco de vantagem material (Ez 13.19); eram "irresponsveis [e] ... traioeiros" (Sf 3.4); eram homens e mulheres que se apresentavam como profetas e profetisas (Ne 6.14; Ez 13.17), sem terem, no entanto, recebido um chamado de Deus. Alis, falsos profetas existiam porque, de acordo com Isaas, as pessoas no queriam ouvir o que era certo, mas o que lhes agradava. Muita gente preferia ouvir mensagens falsas (Is 30.10). essa tambm a constatao feita por Jeremias: "Os profetas profetizam mentiras, os sacerdotes governam por sua prpria autoridade, e o meu povo gosta dessas coisas" (Jr 5.31). Era uma tentao muito grande, de um lado, no repreender o povo e, de outro, falar coisas agradveis aos seus ouvidos. Alm dessas observaes sobre como procediam os profetas falsos, h duas passagens pertinentes no livro de Deuteronmio. Ambas trazem orientaes de como identificar e tratar tais pessoas. A primeira trata daquela situao em que um profeta prev coisas incomuns, tais predies ento acontecem e o profeta, em seguida, chama as pessoas a adorarem um outro deus (Dt 13.1-2). Segundo o escritor bblico tal profeta "ter que ser morto, pois pregou rebelio [sar] contra o SENHOR" (Dt 13.5). A palavra hebraica usada, sar, tem os sentidos de "rebeldia, crime, revolta, falsidade". Neste caso especfico, a palavra aponta para aquele que, rejeitando a soberania de Deus, L I D E RA N A C R IS T p . 1 4

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

quer levar outros pelo mesmo caminho. A relao entre "falsidade" e "rebeldia" est no fato de o profeta ensinar a existncia de outros deuses, o que mentira, e conclamar as pessoas a buscarem esses deuses, o que rebeldia. Deve-se destacar que, de acordo com esse texto, um profeta falso pode fazer predies que mais tarde se cumpriro. Deuteronmio 18 prev o mesmo tipo de castigo para quem anunciar algo, mas isso no se cumprir. E o caso tanto de quem fala em nome do Senhor algo que o prprio Senhor no falou ou ento de quem fala em nome de outros deuses (Dt 18.20). Em seguida o escritor bblico acrescenta: "Mas talvez vocs se perguntem a si mesmos: 'Como saberemos se uma mensagem no vem do SENHOR?' Se o que o profeta proclamar em nome do SENHOR no acontecer nem se cumprir, essa mensagem no vem do SENHOR. Aquele profeta falou com presuno [zadn]. No tenham medo dele" (Dt 18.21-22). O vocbulo zadn significa basicamente "arrogncia, orgulho", tendo as conotaes de "fala exagerada, fala arrogante, atos feitos com presuno, insolncia". Em outras palavras, na palavra zadn existe uma idia de auto-suficincia, de rebeldia e de usurpao de autoridade ou direitos. "Isso pode envolver uma atitude ou comportamento que ignora ou rejeita a autoridade divina de controlar os israelitas por meio de suas leis". Observe-se que a existncia de profetas enganadores do povo exigiu que vrios profetas do Senhor tomassem atitude enrgica contra esse tipo de erro. pesada a palavra com que Isaas e Jeremias descrevem a mensagem desses pseudo-profetas: "mentira" (Is 9.15; Jr 14.14). , alis, a mentira a marca registrada desses homens. Zacarias, por exemplo, previu uma poca quando os profetas, sem exceo, seriam identificados com a mentira (Zc 13.1-6). Sem dvida, foi preciso muita coragem para enfrentar esses usurpadores. Dentre os profetas do Senhor Jeremias quem mais combate os profetas falsos (e.g., Jr 2.8; 5.13, 31; 6.13; 8.10; 14.14-15, 18; 23.9-40; 27.9-10, 1415; 28.1-17; 29.8-9; 32.32). Na anlise perspicaz desse homem de Deus, os profetas falsos proclamam no o que o Senhor revelou, mas aquilo que suas prprias mentes imaginam (Jr 23-26). De modo semelhante, Ezequiel chama tais profetas de tolos ou mpios e afirma que "seguem o seu prprio esprito e no viram nada" (Ez 13.3). Ainda de acordo com Ezequiel, havia profetisas com o mesmo problema: falavam da parte no do Senhor, mas "pela sua prpria imaginao" (Ez 13.17).

3. Quem eram os profetas do Senhor?


difcil, seno impossvel, encontrar na Bblia uma definio ou mesmo uma descrio lgica e sistemtica de quem eram os profetas do Senhor. Contudo, a partir da crtica feita aos profetas falsos e da sua descrio em Deuteronmio podemos identificar vrias caractersticas dos profetas verdadeiros. A. Eram honestos. Quando tinham uma viso, anunciavam a viso. Quando no tinham, ficavam quietos. B. Suas palavras no eram vazias nem inteis. Pelo contrrio, a mensagem que anunciavam era apropriada. C. Falavam a verdade, mesmo que doesse. No ficavam criando esperanas sem base. Isso tambm significa que no ficavam adulando os demais. D. Tinham uma vida moral ntegra, sem qualquer duplicidade. E. No escravizavam emocionalmente as pessoas. F. No tentavam manipular os outros pelo medo. G. No agiam com objetivo de ganho material. H. Viviam responsavelmente. I. J. Reconheciam o senhorio de Deus em suas vidas e, desse modo, aceitavam a direo divina, no se revoltando nem levando outros a se revoltarem contra Deus. Viviam em dependncia de Deus.

K. Havia humildade em suas palavras e atos. L. No se entregavam bebida. Isso revela que eram pessoas de domnio prprio e equilbrio. M. Eram leais. Sua preocupao era a fidelidade ao Senhor, mesmo que isso significasse condenar o que outros diziam e faziam. E, por serem leais a Deus, eram leais tambm com seus semelhantes. Pode-se, portanto, concluir que os profetas do Senhor eram homens e mulheres que se caracterizavam por seu temor a Deus, por sua integridade pessoal e por seu respeito ao prximo. Conforme veremos mais adiante, no eram perfeitos. No eram super-homens nem super-mulheres, mas suas vidas espelhavam o Deus que proclamavam, um Deus tico.

L I D E RA N A C R IS T p . 1 5

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

4. Eram chamados por Deus


A caracterstica mais importante de um profeta era ter sido chamado pelo prprio Deus. Samuel, Amos, Eliseu, Jonas, Isaas, Jeremias e Ezequiel so apenas alguns cujos chamados esto descritos nas Escrituras. instrutiva a histria de como Deus chamou cada um para ser profeta. Samuel, por exemplo, foi consagrado ao servio do Senhor antes mesmo de Ana, sua me, ficar grvida. Ana, que era estril, queria muito ter um filho. Por isso, prometeu a Deus que lhe daria o filho caso engravidasse (I Sm 1.1-2, 5, 11). Deus atendeu sua orao, e o resultado foi um menino, Samuel (I Sm 1.20). Mas, apesar de ter sido consagrado por sua me, Samuel, ainda menino, experimentou de noite um chamado do prprio Deus (I Sm 3.1-14). A deciso da me no substituiu a deciso do filho. O chamado de Eliseu foi diferente. Estava trabalhando na lavoura, quando Elias apareceu e lanou sua capa sobre o lavrador. Isto foi o suficiente para Eliseu entender que Deus o estava chamando para seguir Elias e ser um profeta do Senhor (l Rs 21.19-21). Por outro lado, no sabemos as circunstncias de quando e como Jonas recebeu a ordem do Senhor para anunciar a palavra divina na cidade de Nnive. Estava trabalhando? Tomando uma refeio? Viajando? Descansando? Dormindo? No sabemos. O certo que recebeu a convocao (Jn 1.1). Mas, ao contrrio de Samuel e Eliseu, Jonas recusou. Fugiu ou, melhor dizendo, tentou fugir (Jn 1.3-4), porque de Deus ningum consegue fugir. Pegou um navio que ia direo oposta de Nnive. Mas no deu certo. Deus o alcanou (Jn 2). O chamado veio uma segunda vez, e agora Jonas obedeceu (Jn 3.1-2). A descrio do chamado de Isaas informa at a data aproximada desse acontecimento: "o ano da morte do rei Uzias" (Is 6.1). Talvez Isaas no se lembrasse do dia e do ms, mas com certeza se lembrava do ano. Tambm se lembrava de como foi seu chamado. Foi numa viso. Ao ver o Senhor e sua santidade, percebeu seu pecado, sua incapacidade (Is 6.5). Deus, porm, mostrou a Isaas que a soluo no vinha dele, Isaas, mas do prprio Deus. Aps dispor-se a servir ao Senhor, Isaas recebeu a mensagem que deveria pregar (Is 6.8-9). Jeremias era de famlia sacerdotal. semelhana de Samuel, foi chamado bem jovem (Jr 1.4-6). semelhana de Jonas, bem que tentou fugir ao chamado. Mas, ao invs de fugir para longe, Jeremias tentou resistir ao chamado divino argumentando com Deus. Disse que era muito jovem e que no sabia falar (Jr 1.6). Mas isso no era nenhum problema para Deus. Deus garantiu a Jeremias que poria suas palavras na boca do jovem (Jr 1.9). A resposta divina calou Jeremias, o qual tornou-se um grande profeta. Ams foi outro lavrador chamado para ser profeta. Quase que por acaso ficamos sabendo do chamado desse homem. O sacerdote Amazias estava incomodado com a pregao de Ams e quis proibi-lo de pregar (Am 7.12). A resposta do profeta foi que ele pregava porque o Senhor o havia chamado a isso (Am 7.15). Ams nem mesmo se considerava profeta (Am 7.14), mas tinha um claro chamado do Senhor, e isso era suficiente para lev-lo a anunciar a mensagem de Deus. Ezequiel outro que recebeu a convocao divina numa viso, alis, uma viso bem diferente (Ez 1.1-3.1). O profeta informa a data exata dessa viso e o local onde estava (Ez 1.1-2). O chamado claro: "Filho do homem, vou envi-lo aos israelitas... Voc lhes falar as minhas palavras" (Ez 2.3, 7). E no chamado j existe um prenncio de dias difceis que viriam para o futuro profeta: "No tenha medo.... No tenha medo.... No tenha medo..." (Ez 2.6). Por que trs vezes a instruo para Ezequiel no ter medo? Certamente haveria circunstncias difceis em dias posteriores. Ezequiel sabia que no estava sendo chamado para uma tarefa fcil. Esse rpido olhar para o chamado desses seis profetas do Senhor permite-nos tirar algumas lies. A. O chamado pode vir em tenra idade (casos de Samuel e Jeremias). B. A disposio dos pais em entregar o filho ao servio do Senhor no suficiente, pois a prpria pessoa precisa dizer "sim" para Deus (Samuel). C. O trabalho proftico no fcil. Jonas e Jeremias tentaram escapar ao chamado. Ezequiel foi advertido de que enfrentaria dificuldades. Grande nmero de profetas enfrentou oposio e at mesmo perseguio. D. Deus chama seus servos de inmeras maneiras: mediante viso (Ezequiel e Isaas), mediante uma voz (Samuel), mediante convite de uma outra pessoa (Eliseu) etc. Deus livre para chamar algum pela maneira como achar melhor. Simplesmente no se pode limitar a maneira como Deus convoca algum para servi-lo. E. O chamado pode acontecer a qualquer hora do dia ou da noite, estando a pessoa ocupada ou no. Eliseu foi chamado durante o dia enquanto trabalhava; Samuel, noite, enquanto descansava. F. O Deus que chama o Deus que capacita e supre as necessidades. Isaas percebeu que era pecador, mas Deus purificou-o; Jeremias achava que no sabia falar, mas o Senhor prometeu colocar suas palavras na boca do profeta; Ezequiel foi encorajado pelo Senhor a no ter medo. G. Deus chama pessoas de diferentes contextos sociais. Jeremias era sacerdote; Ams e Eliseu foram lavradores; Isaas era homem da capital, Jerusalm; a famlia de Samuel era do interior. L I D E RA N A C R IS T p . 1 6

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

H. Deus chama igualmente homens e mulheres. Caso contrrio no teria havido profetisas do Senhor, conforme j vimos acima.

5. Eram pessoas de carter


O carter diz respeito atitude da pessoa com Deus, com seu semelhante, com o dever, com o dinheiro, com o sofrimento do outro, com a prpria fraqueza, com a autoridade etc. Algum de carter quem tem a atitude correta nessas vrias dimenses da vida. Pois os profetas foram pessoas de carter. Seno vejamos: obedeceram ao Senhor mesmo em situaes desagradveis (I Sm 8.7); sentiam-se responsveis pelas pessoas aqum ministravam (Ez 3.18-21); opuseram-se injustia social (Hc 2.9), violncia (Hc 1.2; 2.12, 17), ao enriquecimento ilcito (Hc 2.9). Tinham uma atitude positiva frente aos bens materiais. Reconheciam que a "riqueza ilusria" (Hc 2.5). E por isso que o corao de Eliseu no estava no dinheiro (2 Rs 5.15-16). Teve oportunidade de se enriquecer quando Naam quis lhe retribuir o bem que o profeta lhe fizera. No aceitou. Samuel igualmente teve oportunidade de se aproveitar de sua posio de lder e tirar vantagem material, mas no o fez (I Sm 12.4). Se de um lado no eram gananciosos, de outro no eram orgulhosos nem auto-suficientes, pois aceitaram ajuda quando precisaram. Elias foi alimentado por uma senhora viva que morava em Sarepta (l Rs 17.7-16). Por algum tempo Eliseu foi sustentado por uma famlia de Sunm (2 Rs 4.8), a qual at construiu-lhe um quartinho onde podia pousar quando passasse pela cidade (2 Rs 4.8-10). Em face do erro alheio, repreenderam com corao amoroso e sincero. Nat, por exemplo, usou de tato ao censurar Davi por causa do adultrio com Bate-Seba e do assassinato de Urias (2 Sm 11.12.9). Possivelmente devido maneira como Nat abordou o problema, o rei no o considerou inimigo ou adversrio, e, quando Bate-Seba deu luz Salomo, Davi colocou o filhinho recm-nascido nos braos do profeta. Este, por sua vez, deu criana o nome de Jedidias, "amado do SENHOR" (2 Sm 12.24-25). Servir ao prximo tambm revela algo do carter de uma pessoa. Quem age dessa maneira mostra que considera importante o seu prximo. Eliseu passou anos servindo Elias (2 Rs 3.11). Ageu e Zacarias ajudaram na reconstruo do templo do Senhor, em Jerusalm (Ed 5.2). A grandeza do corao de algum tambm pode ser vista na sua atitude diante do sofrimento ou aflio alheio. Eliseu teve compaixo de Naam, algum que professava uma outra religio, e deu-lhe orientao para ser curado (2 Rs 5-3, 10, 14); foi misericordioso, poupando vida de soldados inimigos (2 Rs 6.21-22); preocupou-se com o bemestar at de uma pessoa de recursos (2 Rs 4.13); percebeu a angstia da mulher sunamita e reagiu compassivamente (2 Rs 4.27); ajudou um homem a recuperar o machado que havia cado no rio (2 Rs 6.1-7). Em suma, o profeta preocupou-se com problemas que as pessoas enfrentavam no dia a dia. Persistncia tambm marca de um bom carter. Lembramo-nos aqui desse mesmo Eliseu, a quem Elias, num mesmo dia havia dito trs vezes que no precisava segui-lo. Eliseu, no entanto, insistiu em acompanhar Elias (2Rs 2.1-6).

6. Eram pessoas de orao


No de surpreender que os profetas tenham sido pessoas de orao. Foram chamados por Deus para falar em seu nome, por isso natural que buscassem direo da parte do Senhor para os mais variados assuntos. Samuel, ao ver o povo diante de uma dificuldade especfica, comprometeu-se a orar em seu favor (I Sm 7.5, 9). Para ele, deixar de faz-lo equivalia a pecar contra o Senhor (I Sm 12.23). Jeremias tambm foi solicitado a interceder pelo povo e prometeu faz-lo (Jr 42.1-4). O profeta orou, o Senhor respondeu, mas aqueles que pediram orao recusaram-se a aceitar a resposta do Senhor (Jr 42.19; 43.1-2). Teria Jeremias perdido seu tempo orando por pessoas que no iriam aceitar a resposta divina? No. Ele no sabia que as pessoas iriam reagir negativamente resposta de Deus. Alm do mais, mesmo que soubesse, ele tinha a responsabilidade de orar pelo povo. Se o povo no aceitasse a resposta do Senhor, isso seria problema do povo e no do profeta. Num momento de crise nacional, quando a existncia de Jud estava ameaada, Isaas e o rei Ezequias uniram-se em orao ao Senhor (2Cr 32.20). Num momento de crise familiar, quando o filho da mulher de Sunm 18 faleceu (2Rs 4.32), Eliseu fechou a porta e orou (2Rs 4.33). E em momentos de crise pessoal os profetas tambm buscaram a presena de Deus. Samuel orou mesmo contrariado. O povo havia pedido que Samuel escolhesse um rei. Samuel, que era o lder do povo, sentiu-se rejeitado e ficou triste com isso (I Sm 8.6-7). Mas, ao invs de revoltarse contra seus liderados, em orao buscou a direo do Senhor (I Sm 8.6). E existem os casos de Eliseu e Jonas, que ficaram to deprimidos a ponto de pedirem a Deus para morrer (l Rs 19.4; Jn 4.8). Quando caiu em si e percebeu que o Senhor tinha sido misericordioso com ele, mesmo estando longe da vontade divina, Jonas reaproximou-se de Deus mediante a orao (Jn 2.7). Quando se viu ameaado de priso pelo rei Jeroboo, um profeta de Deus, cujo

L I D E RA N A C R IS T p . 1 7

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

nome desconhecemos, no deixou o ressentimento tomar conta de seu corao. Pelo contrrio, intercedeu junto a Deus em favor do rei (l Rs 13.4, 6).

7. Conheciam as Escrituras
Durante o perodo que estamos tratando, ou seja, monarquia, exlio e ps-exlio (c. 1050 at c. 300 a.C), as pessoas no dispunham do Antigo Testamento. Na verdade, foi demorado o processo de redao da Bblia Hebraica (como tambm conhecido o Antigo Testamento). Isso no quer dizer que no existia nada da Bblia durante a vida desses profetas. Tudo indica que a Tor, isto , os cinco primeiros livros da Bblia, j eram conhecidos. Pois bem, so essas Escrituras que os profetas demonstraram conhecer to bem. Isaas relembra a destruio do fara e seu exrcito no Mar Vermelho ou Mar de Juncos, histria narrada em xodo 14.23-28 (Is 43.16-17). Jeremias, ao condenar o roubo, o homicdio, o adultrio, o juramento falso e a adorao de outros deuses (Jr 7.9), revela conhecer o declogo, que foi dado por Deus ao seu povo por intermdio de Moiss. De igual maneira Osias conhece essas instrues (Os 4.2). Mas o conhecimento que os profetas tinham das Escrituras no se limitava sada dos israelitas do Egito ou ao declogo. Jeremias, por exemplo, condena seus contemporneos por no levarem a srio a lei que determinava que ningum poderia ser escravo por mais de seis anos, devendo ficar livre no stimo ano (Jr 34.13-14; Ex 21.2). O mesmo Jeremias conhecia a aliana que fora estabelecida no passado entre Deus e seu povo (Jr 31.32; Ex 34.28). certamente em xodo 34.6 que Jonas baseia sua afirmao de que Deus "misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor" (Jn 4.2). Ams revela o padro de santidade expresso no livro de Levtico (Am 2.7; Lv 18.7). Os profetas tinham particular preocupao com a justia. E nisso refletiam uma preocupao que remonta Tor: "No cometam injustia num julgamento; no favoream os pobres, nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu prximo com justia" (Lv 19.15). Os profetas conheciam profundamente as Escrituras disponveis em seu tempo. Nesse aspecto puseram em prtica aquilo que Deus orientou Josu a fazer: "No deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que voc cumpra fielmente tudo o que nele est escrito" (Js 1.8). Profeta que se prezava conhecia as Escrituras.

8. Eram excelentes comunicadores


Para os profetas a tarefa de proclamarem a mensagem do Senhor era da mais alta importncia. Isso possivelmente explica por que foram to criativos na sua comunicao. Nat teve o difcil dever de repreender Davi quando este adulterou com Bate-Seba e, ainda por cima, mandou matar o marido dela. O profeta se desincumbiu dessa tarefa, contando ao rei a histria fictcia de um homem rico que teria roubado e matado a nica ovelha de algum pobre (2 Sm 12.1-4). Davi pensou que a histria era verdadeira e ficou indignadssimo. Disse que tal pessoa devia morrer (2 Sm 12.5-6). Nesse momento Nat disse ao rei "Voc esse homem" e em seguida declarou a palavra condenatria do Senhor (2 Sm 12.7). Davi caiu em si e reconheceu o pecado (2 Sm 12.13). Foi essa a maneira que Nat achou para confrontar o erro do rei. Nat foi um comunicador criativo. O jeito que Aas encontrou de dizer para Jeroboo que Deus havia decidido dividir o reino de Israel e entregarlhe dez tribos foi rasgar a prpria capa nova em doze pedaos e entregar dez a Jeroboo (l Rs 11.29-32). Pode parecer radical. Rasgar uma capa novinha em folha s para comunicar uma mensagem? O poder comunicativo da mensagem residia precisamente a. Se fosse uma capa velha, o impacto certamente teria sido menor. Na histria do rei Acabe aparece um profeta annimo que foi ainda mais radical no seu jeito de se comunicar. Acabe, que era rei de Israel, tinha guerreado com o rei Ben-Hadade, da Sria, e sara vencedor. Mas, em desobedincia ao Senhor, havia libertado o rei inimigo. O profeta tinha a incumbncia de repreender Acabe, que era conhecido por desprezar a Deus. Como chegar at o rei e falar com ele? A soluo foi disfarar-se de soldado ferido e contar uma historinha para o rei, quando este passasse por ali. Dito e feito. Ao passar o rei, o profeta disfarado de soldado disse que tinha sido encarregado de guardar um prisioneiro inimigo, que seria morto caso o inimigo escapasse e que assim mesmo o inimigo havia fugido. O rei disse que o soldado havia se condenado pelas prprias palavras (l Rs 20.37-40). Foi a que o profeta tirou o disfarce, e o rei percebeu que o soldado na verdade era um profeta. O profeta pde ento anunciar a condenao determinada pelo Senhor (l Rs 20.41-42). Jeremias adotou uma estratgia comunicativa diferente. Ele estava no Egito junto com muitos judeus. Na frente de todo mundo, pegou umas pedras grandes e enterrou-as no barro, na entrada do palcio real egpcio. O que ser que as pessoas estavam pensando enquanto viam Jeremias enterrar aqueles blocos de pedra ali na entrada do palcio do fara? S depois de apresentar a mensagem visual que o profeta foi explic-la: o rei babilnico colocaria o trono sobre aquelas pedras, ou seja, ele viria, atacaria o Egito e conquistaria o pas (Jr 43.8-13).

L I D E RA N A C R IS T p . 1 8

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Ezequiel deve ter sido um mestre no uso desse tipo de recurso de comunicao. Tem a histria do Ezequiel "maqueteiro", onde, com um tijolo, ele faz uma maquete de Jerusalm e ento coloca um exrcito em miniatura ao redor da cidade, assim simbolizando o cerco de Jerusalm pelo exrcito inimigo (Ez 4). Tem tambm a histria do Ezequiel "mochileiro", que arruma sua bagagem como quem estava indo para o exlio e at mesmo faz um buraco na parede de casa, como se o muro da cidade tivesse sido destrudo (Ez 12). Depois de cada um desses teatrinhos Ezequiel devia explicar o significado que isso tinha. Alm dessa capacidade de se comunicar oral e verbalmente, alguns profetas eram bons tambm para escrever. As mensagens profticas ficaram, via de regra, registradas em forma de poesia! Tome-se o livro de Jeremias como exemplo. Os trechos que contam incidentes na vida do profeta esto em prosa (e.g., Jr 3.6-10), e as mensagens profticas, em poesia (e.g., Jr 3.11-13). Alm disso, os profetas deixaram por escrito muitas informaes de natureza histrica. Os livros de Crnicas so explcitos quanto a isso. Mencionam os "registros histricos" de Samuel, de Nat e de Gade (l Cr 29.29) e tambm os de Aas e os de Ido (2 Cr 9.29), os de Semaas (2 Cr 12.15) e os de Isaas (2 Cr 26.22; 32.32). Foram nesses registros histricos que, mais tarde, se basearam os redatores no apenas dos livros de Crnicas, mas tambm os de Reis. Alguns profetas tambm transmitiram suas mensagens por meio de cartas. Jeremias estava em Jerusalm e precisava anunciar a mensagem do Senhor a exilados que estavam na Babilnia, a centenas de quilmetros de distncia. Mas no tinha como ir at l. O que fez? Escreveu uma carta (Jr 29.1, 4). Outro a escrever carta com anncio da parte do Senhor foi o profeta Eliseu (2 Cr 21.12). Como se pode ver, os profetas foram comunicadores por excelncia. De forma visual, oral ou escrita transmitiram eficazmente suas mensagens. Mas houve hora em que se calaram. Foi assim com Ezequiel. Houve um tempo em que Deus quis que o seu servo no falasse nada (Ez 3.26). O profeta devia discernir o momento de se manifestar e o momento de estar quieto (Ec 3.7). Ficar em silncio tambm comunicava algo. Vale ainda frisar que no existiu um estilo proftico de comunicao. Cada um tinha o seu estilo: Ezequiel, por exemplo, algumas vezes fez uso de mensagens dramatizadas; Isaas, por sua vez, pregou com grande retrica. Cada um se comunicou ao seu jeito, mas todos procuraram faz-lo eficazmente. Como comunicadores, os profetas no eram showmen, no buscavam a publicidade. Devido natureza do seu ministrio eram conhecidos, embora no buscassem projeo pessoal. Ser reconhecido era conseqncia e no motivao do ministrio proftico.

9. Experimentaram oposio
Todos os profetas tiveram seus problemas. Alguns, no entanto, parecem ter enfrentado uma dose maior de dificuldades do que outros. Tome-se Jeremias como exemplo. A mensagem que o profeta escreveu foi censurada, sendo que o prprio rei a queimou (Jr 36.27); por apresentar mensagem da parte do Senhor, foi espancado e preso (Jr 20.2); noutra ocasio ficou preso no ptio da guarda, junto ao palcio real (Jr 32.3); tambm foi falsamente acusado, sendo espancado e ficando preso durante muitos dias na terra de Benjamim (Jr 37.11-16); foi ento transferido para Jerusalm, mas mantido sob priso no ptio da guarda (Jr 37.17a, 21); tambm foi mantido preso numa cisterna, com boa parte do corpo dentro da lama (Jr 38.6); uma vez mais foi mantido preso no ptio da guarda (Jr 38.13a); e foi levado contra sua vontade para o Egito (Jr 42.19; 43-5-6). Jeremias, contudo, no foi o primeiro nem seria o ltimo a enfrentar oposio ou perseguio. Micaas era odiado pelo rei (I Sm 22.8) e pelos seus "colegas" profetas. Ele chegou a ser esbofeteado por algum que tambm se apresentava como profeta do Senhor. O motivo para tal agresso foi simples: Micaas havia tido a ousadia de anunciar uma mensagem diferente daquela proclamada por outros "profetas" do Senhor. Alm de levar soco no queixo, Micaas ainda foi preso, tendo como comida apenas po e gua (l Rs 22.6, 11-14, 24, 27). Elias teve melhor sorte no que diz respeito alimentao: foi perseguido, teve de se esconder, mas alimentou-se de po e carne enviados por Deus (l Rs 17.5). O mesmo Elias foi perseguido por todos os lugares por ordem de Acabe (I Rs 18.10). Ams foi proibido de anunciar a palavra de Deus: "V embora, vidente! V profetizar em Jud; v ganhar l o seu po. No profetize mais em Betel, porque este o santurio do rei e o templo do reino" (Am 7.12-13). Uma forma mais sutil de oposio aos profetas foi ridiculariz-los. Israelitas e judatas "expuseram ao ridculo os seus profetas" (2 Cr 36.16). Repare-se que nenhum profeta mencionado especificamente. Por isso, essa atitude de zombar dos profetas parece ter sido um tanto ou quanto generalizada. a impresso que o texto bblico d, pois lemos que o "SENHOR advertiu [os israelitas] vrias vezes... Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus" (2 Cr 36.15-16). No foi um ato isolado, mas antes uma prtica costumeira. Alm da zombaria, existiu outra forma sutil de oposio: o desprezo. Fosse desprezar a pessoa do profeta, fosse desprezar suas palavras houve nisso uma atitude intencional de ignorar a mensagem do prprio Deus. isso o que diz o cronista: "desprezaram as palavras [de Deus]" (2 Cr 36.16). Zombaria e desprezo so irms gmeas. Ambas revelam intolerncia e oposio. Em diferentes graus, os profetas do Senhor enfrentaram oposio. Alguns foram ignorados, outros criticados, outros ainda perseguidos. Houve aqueles que foram torturados, e alguns at foram mortos (Lc 13.34). Ningum se iluda: ser profeta implicava experimentar oposio. L I D E RA N A C R IS T p . 1 9

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

10. Eram humanos


s vezes percebe-se uma tendncia de pintar os profetas como super-homens, esquecendo-nos de que eram humanos como todos ns somos. O fato que experimentaram limitaes como qualquer outro mortal. O fato de vrios deles terem tido auxiliares mostra que no eram auto-suficientes. Elias foi ajudado por Eliseu (l Rs 19.21); Eliseu, por Geazi (2 Rs 4.12); Jeremias, por Baruque (Jr 36.17-18). Os profetas tinham suas limitaes. Mais do que isso, os profetas tambm experimentaram aflies. isso que Neemias deixa entender quando fala da "aflio que veio sobre ns,... sobre os nossos profetas,... sobre todo o povo" (Ne 9.32). Ningum escapou. At os profetas passaram por dificuldades. Veja-se, por exemplo, a questo financeira. De acordo com a prtica em Israel, as pessoas podiam tomar emprstimo, mas, se no pagassem a dvida, o credor poderia vir e tomar os bens. esse o contexto da histria narrada em 2 Rs 4, a qual fala de um profeta que havia tomado dinheiro emprestado. Hoje se vive numa sociedade de consumo onde tudo motivo para comprar, e, quando no se tem dinheiro, sempre h lojas ou bancos prontos para emprestar. No era assim naquela poca. No se tomava dinheiro emprestado toa. Muito provavelmente esse profeta passou por dificuldades que o levaram a recorrer a um emprstimo. Todavia, antes de poder saldar a dvida, faleceu. A obrigao financeira recaiu ento sobre a viva. Os filhos, que no eram crescidos, eram o bem mais precioso da mulher. Como ela no conseguiu pagar a dvida, o credor veio e exigiu que os filhos lhe fossem entregues para serem escravos (2 Rs4.1). Era uma situao de extrema penria. Na sua bondade Deus interveio por intermdio de Eliseu. Este, ao invs de recriminar a mulher ou seu falecido marido por causa do emprstimo, agiu com bondade e encontrou uma soluo para a situao angustiante em que ela se encontrava (2 Rs 4.2-7). Alm de problemas financeiros, os profetas enfrentaram todo tipo de privao, at mesmo de comida. Eles no estavam acima das dificuldades experimentadas pelas demais pessoas. Numa comunidade de profetas houve fome. Para piorar a histria, houve um problema de quase intoxicao alimentar. A falta de mantimento havia levado um profeta a ir ao campo para apanhar alguma coisa que servisse de ingrediente para a refeio comunitria. Sem o saber, apanhou uma planta venenosa. A comida foi preparada e servida. Felizmente os profetas perceberam o problema a tempo (2 Rs 4.38-40). E novamente, na sua bondade, Deus interveio e supriu aquela necessidade. Devese, contudo, lembrar que aquele foi no um instante, mas um perodo de fome. Por isso, a fome continuou. o que se depreende da histria seguinte, que fala da multiplicao de vinte pes de cevada (2 Rs 4.42-44). O fato que Deus cuidou das necessidades dos seus profetas. Caso contrrio, no teriam sobrevivido para contar a histria. Na sua humanidade tiveram medo e experimentaram solido. Samuel, por exemplo, receou contar a Eli o que Deus havia revelado (I Sm 3.15). Tambm lhe foi difcil obedecer palavra do Senhor por medo de ser morto por Saul (I Sm 16.2). Elias, por sua vez, teve medo de ser morto por Jezabel e fugiu (l Rs 19.3). Parece que o medo gerou depresso, e esta, por sua vez, foi to grande que Elias pediu para morrer (l Rs 19-4). E, por estar fugindo sozinho, isso o levou a experimentar outro sentimento tpico do ser humano: a solido. Deve ter sido uma sensao muito forte de solido, pois duas vezes na mesma ocasio ele diz: "sou o nico que sobrou" (1 Rs 19.10, 14). Apesar do chamado divino, os profetas eram pessoas comuns. Por isso cometeram erros como todos os demais. O erro de Samuel foi precipitar-se e concluir que Eliabe, por sua aparncia, era o escolhido para substituir Saul (I Sm 16.6-7). Nat enganou-se quando disse ao rei Davi que Deus o apoiava em seu desejo de construir um templo (2 Sm 7.2-3), mas, advertido por Deus, corrigiu sua informao no dia seguinte, esclarecendo que seria o filho que reinaria em seu lugar quem iria construir um templo para Deus (2 Sm 7.12-13). Quanto vida familiar dos profetas, alguns profetas tiveram suas dores de cabea. Osias sofreu com a infidelidade da esposa (Os 1.2-2.4); os filhos de Samuel foram gananciosos, aceitavam propina e atrapalhavam a justia (I Sm 8.2-3); Ezequiel perdeu a mulher por um aparente capricho de Deus (24.15-18). Que mais se pode dizer da condio humana dos profetas? Bem, experimentaram contrariedades (Samuel no queria que os israelitas tivessem rei, I Sm 8.6), sentiram-se constrangidos (Eliseu sentiu-se assim quando os discpulos dos profetas insistiram em procurar o corpo de Elias, que havia sido arrebatado aos cus, 2 Rs 2.15-18), ficaram tristes (Samuel se entristeceu por causa de Saul, I Sm 16.1), foram tomados de indignao (Eliseu ficou irado com a desobedincia do rei de Israel, 2 Rs 13.19), foram irnicos (Elias zombou dos profetas de Baal, l Rs 18.27), foram incompreendidos (a viva de Sarepta achou que seu filho morrera por causa do profeta Elias, l Rs 17.12-18), pressentiram a morte se aproximar (Samuel reconheceu que a vida estava chegando ao fim, I Sm 12.2). Justamente por serem humanos, viviam em dependncia de Deus. Alguns exemplos sero suficientes: Elias, quando perseguido por Acabe, foi alimentado por corvos enviados por Deus (l Rs 17.2-6); Elias foi sustentado por um anjo de Deus (l Rs 19.5-8); Jeremias foi escondido pelo Senhor (Jr 36.26); Habacuque esperou pela resposta do Senhor (Hc 2.1). Em ltimo lugar, mas no menos importante, preciso lembrar de uma outra caracterstica humana, a qual, s vezes, as pessoas preferem no enxergar. Os profetas no eram superiores a seus semelhantes. No eram melhores. Eram to frgeis quanto os demais. Ou, usando o jargo bblico, eram pecadores. Sim, eles cometiam aqueles erros mais srios, daquele tipo que as Escrituras chamam de pecado. Veja-se o caso daquele homem de L I D E RA N A C R IS T p . 2 0

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Deus que profetizou contra o rei Jeroboo I e cuja profecia imediatamente se cumpriu (l Rs 13.1-31). Pois bem, ele foi claramente instrudo por Deus a voltar imediatamente sua terra. Num primeiro momento obedeceu. Recusou o convite do rei e no se deteve (I Rs 13.8-10). Mas fraquejou e desobedeceu, quando algum enganou o homem de Deus, dizendo que Deus lhe havia dado instruo diferente (I Sm 13.18). O homem de Deus pecou por desobedecer orientao que Deus havia lhe dado.

11. Eram pessoas do seu tempo


Os profetas conheciam a poca em que viviam. S assim conseguiram exercer sua funo de criticar o erro existente nas variadas dimenses da vida: criticaram o comportamento poltico (ex. Jr 22.3-4), religioso (ex. l Rs 14.79; Ml 1.6-8), militar (ex. l Rs 19.13-34, 42), econmico (ex. Mq 6.11; Hc 2.9), pessoal (ex. 2 Sm 11.1-12.7; Zc 7.9). Com isso tomavam posio, participavam ativamente da vida nacional. Pode-se afirmar com toda certeza que no eram omissos. Tome-se como exemplo a disputa pela sucesso de Davi. O texto bblico diz que, quando o rei j estava perto do fim da vida e seu filho Adonias havia se proclamado rei, Nat se ops a Adonias e apoiou Salomo (1 Rs 1.8), chegando a fazer articulaes junto com Bate-Seba para levar Davi a assumir publicamente que queria Salomo no trono (1 Rs 1.11-31). Ams no teve papas na lngua. Mas, para poder manifestar-se contra a situao injusta que prevalecia em Israel, precisou conhecer a realidade social e econmica do seu pas. E Ams at mesmo percebe a relao existente entre a violncia e a explorao econmica. O profeta condena a vida opulenta que a liderana de Israel levava (Am 6.4-7), enquanto o povo vivia em penria (Am 6.6). Ams enxergou o problema porque conhecia a sociedade em que vivia. Outro que percebeu a injustia de seu tempo foi Miquias, que condenou energicamente a desonestidade, a violncia e a falsidade que prevaleciam (Mq 6.12-14) Por conhecerem seu tempo, profetas como Nat, Gade e Isaas atuaram na corte do rei, servindo de conselheiros quando solicitados e mesmo quando no solicitados (2 Sm 12.1-7; l Rs 1.24-27; I Sm 22.5; 2 Sm 24.1113, 18; 2 Rs 19).

Concluso
Por fim, o que vamos fazer com todas estas informaes que acabamos de examinar? Algumas lies cabem aqui. Seis palavras, todas iniciadas com a letra c, resumem o que vimos a respeito dos profetas do Senhor: chamado, comunho, carter, crise, comunicao e conhecimento. Chamado: todos os profetas tiveram um chamado claro. Hoje, na Igreja de Jesus, tambm deve ser assim. O lder que no foi chamado um lder falso. S deve se apresentar para liderar o povo de Deus quem recebeu um chamado divino. O chamado fundamental. Comunho: os profetas relacionavam-se com Deus. Conheciam as Escrituras e oravam. No era um conhecimento superficial, pois procuravam encarnar aquilo que conheciam. Sem dvida, isso foi primordial no ministrio deles, tivessem ou no o reconhecimento pblico, tivessem ou no sido bem sucedidos de acordo com os padres da poca. E, porque tinham comunho com Deus, buscavam comunho tambm com o povo de Deus. No que diz respeito comunho, os profetas do passado podem servir de modelo para os lderes de hoje: devem orar e precisam mais do que conhecer a Palavra de Deus. Precisam viv-la no dia a dia. S assim haver comunho com Deus e com o prximo. Carter, os profetas foram homens e mulheres de carter. O temor a Deus, a integridade pessoal e o respeito ao prximo caracterizaram as vidas dos profetas. Isso os distinguiu dos falsos profetas. Revelavam atitude correta frente a variadas questes. Por isso eram obedientes direo divina, tinham uma postura adequada frente aos bens materiais, eram amorosos no trato de outras pessoas, procuravam servir ao prximo, tinham compaixo do sofrimento dos outros e eram persistentes. Liderana de verdade requeria e ainda requer essas qualidades. Crise: os profetas experimentaram crises. Esses momentos difceis de suas vidas foram fruto tanto da sua humanidade quanto de oposio externa. verdade que no podemos generalizar. Possivelmente nem todos os profetas passaram por necessidades materiais, nem todos experimentaram violncia fsica, nem todos enfrentaram problemas familiares, nem todos tiveram dvidas, nem todos foram ridicularizados. Mas o fato que, entre os profetas, ter problemas era a regra e no a exceo, se que houve alguma exceo. Hoje, como no passado, o lder precisa ter os ps no cho: deve reconhecer suas limitaes e humanidade e aceitar a existncia de oposio. Ele pode estar de certo que aparecero dificuldades de todo tipo. Comunicao: os profetas foram competentes ao comunicarem s pessoas a mensagem divina. Era fundamental transmitirem a mensagem, por isso usaram e abusaram da criatividade comunicativa. Por outro lado foram fiis mensagem recebida da parte de Deus. Os lderes de nosso tempo tm de ser criativos, encontrando

L I D E RA N A C R IS T p . 2 1

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

mtodos adequados de comunicar a Palavra de Deus, e ao mesmo tempo permanecer firmes nos ensinamentos bblicos. Conhecimento: os profetas conheciam os tempos em que viviam. Por isso, podiam discernir a exata vontade de Deus para sua poca e, em seguida, anunci-la. Os homens e as mulheres que Deus tem chamado a estarem frente da sua Igreja tambm necessitam desse conhecimento. O lder no pode estar alienado. "Para aplicar adequadamente a mensagem bblica para a vida do povo de Deus, preciso conhecer mais do que apenas a Palavra, preciso conhecer tambm os tempos em que vivemos.

IV. O MINISTRIO DE JESUS COMO MODELO DE LIDERANA PARA OS NOSSOS DIAS5


Introduo
Jesus viveu e desenvolveu o seu ministrio em um tempo e um lugar marcados por diferentes expresses de liderana. Em termos polticos, os romanos que haviam tomado a Palestina no ano 64 a.C, tornando-a colnia exerciam um tipo de liderana centrada no poder absoluto da figura do imperador, que era considerado um ser divino, recebendo por isso o ttulo de "Augusto". Da cidade de Roma, onde vivia, o imperador nomeou como rei da Palestina, um judeu, Herodes, o qual, mais tarde, dividiu seu governo entre seus trs filhos, tambm chamados por este nome. Jesus nasceu e viveu durante a dinastia herodiana. Estes governantes faziam uso da fora e da intimidao, usando como principal ameaa a sentena de morte de cruz aos que ousavam se opor quela dominao estrangeira na Terra Santa. Em contrapartida, a eles se apresentava a liderana exercida por zelotes e sicrios, que formavam movimentos reacionrios com o propsito de libertar a Palestina do controle romano, utilizando para isto a mobilizao coletiva, o treinamento de grupos armados e a promoo de constantes rebelies e combates. Em termos mais propriamente religiosos, destacavam-se naqueles dias os fariseus e os saduceus. Os fariseus formavam um grupo religioso extremamente conservador, que pregava o isolamento de qualquer pessoa que no fosse fiel Lei mosaica e s tradies. Eram, portanto, extremamente legalistas, considerando-se os "santos", os separados, o remanescente fiel de Israel. Baseavam seus ensinos no dualismo da recompensa e do castigo: Deus amava e recompensava os que cumpriam a lei, mas detestava e castigava os que no a cumpriam. Isto tambm servia para legitimar a "prosperidade" que ostentavam. O grupo dos saduceus tambm se caracterizava pela preservao das mais antigas tradies judaicas e, principalmente, pela colaborao que prestavam ao Imprio Romano, procurando manter o status quo em troca de cargos e favores concedidos pelos romanos. Apoiados na concepo de que no haveria vida aps a morte, procuravam obter toda a felicidade possvel aqui neste mundo. Tambm eram, na ocasio, responsveis pela organizao e administrao das atividades religiosas do templo em Jerusalm, constituindo-se na classe sacerdotal dominante. Outras expresses de liderana religiosa se apresentavam atravs de pregadores carismticos autnomos. Valendo-se da forte expectativa mantida pelos judeus quanto chegada de um messias libertador, muitos se apresentavam ao povo como sendo o respectivo lder escolhido para esta misso. Surgiam quase sempre na Galilia e conseguiam atrair normalmente considervel nmero de seguidores e cumpriam um roteiro mais ou menos comum: acompanhados de uma pequena multido, se dirigiam para a cidade de Jerusalm com o propsito de tomar o poder l estabelecido e instaurar um governo divino de paz e de justia com supremacia de Israel sobre os demais povos. O destino destes messias tambm era quase sempre o mesmo: serem presos pelos romanos e executados pelo ato de crucificao, deixando assim rfos e frustrados os seus seguidores. Episdios desta natureza ocorriam com grande freqncia na Palestina daqueles dias. Mas, de todos estes movimentos, nenhum outro chamou especial ateno de Jesus como o que fora liderado por Joo Batista. O prprio Cristo chegou a afirmar que "entre os nascidos de mulher, ningum apareceu maior do que Joo Batista" (Mt 11.11). O movimento de Joo, muito provavelmente, teve a sua origem junto comunidade dos
5

Wander de Lara Proena. IN: KOHL, Manfred Waldemar; BARRO, Antonio Carlos (org.). Liderana crist transformadora. Londrina: Descoberta, 2006. p.11-40. L I D E RA N A C R IS T p . 2 2

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

essnios, os quais formavam um movimento religioso no deserto do Mar Morto, onde mantinham, inclusive, uma escola para a formao de novos profetas. Pais costumavam levar seus filhos ainda crianas ou adolescentes para serem educados pelos mestres daquela escola, sendo que, os que demonstravam vocao religiosa, aps longo perodo de estudos e preparao, passavam a exercer a funo de profetas, como certamente ocorrera com Joo. A liderana exercida por este profeta teve algumas caractersticas marcantes: forte apelo ao arrependimento e converso; proposta de partilha e ajuda mtua (os essnios doavam todos os seus bens comunidade e tinham tudo em comum); denncia proftica das injustias, o que levou at s ltimas conseqncias, como a perda da prpria vida. Nesse contexto e ambiente, o ministrio de Jesus se desenvolveu com singularidade e estilo prprio, vindo a se constituir em modelo de uma liderana verdadeiramente transformadora e, por isso, parmetro para a ao da igreja em nossos dias. Passaremos a descrever e analisar, a seguir, alguns destes fundamentais aspectos.

1. Liderana exercida com legitimidade e tica


Jesus, ao cumprir o seu ministrio, no buscou o credenciamento ou autorizao oficial disponibilizada pelo templo religioso de Jerusalm. No que o templo, em si mesmo, representasse algo proibido ou pecaminoso at porque era considerado "casa de orao" mas, sim, pelo fato do mesmo ter-se tornado naqueles dias lugar que concentrava um poder comprometido com interesses corrompidos e alheios vontade de Deus. O templo de Jerusalm, segundo pesquisas histricas, empregava cerca de vinte mil funcionrios, por constituir-se num centro religioso, administrativo, educacional e jurdico, estendendo suas funes administrativas por toda a Palestina e fora dela atravs das muitas sinagogas construdas para agregar judeus dispersos em diferentes lugares do mundo antigo. Entretanto, o prprio Jesus disse que viera para cumprir toda a Lei e, por isso mesmo, no quis exercer um ministrio sem a legitimidade legal para atuao pblica. Por esta razo esperou at aos trinta anos para iniciar o seu ministrio, uma vez que esta era a idade mnima prevista na Lei mosaica para o desempenho de atividades sagradas sacerdotais ou profticas. Cumprindo este preceito, buscou o devido credenciamento ministerial no batismo de Joo, o qual, por sua vez, estava filiado comunidade dos essnios. H, inclusive, especulaes histricas de que em seu perodo de vida terrena, entre os 12 e 30 anos, o prprio Jesus tambm tenha convivido por algum tempo com aquela comunidade do deserto. Ao ser batizado por Joo, portanto, recebeu por esse rito a credencial de legitimidade para o exerccio de um ministrio proftico e sacerdotal, o que lhe assegurou at mesmo o reconhecimento dos mais exigentes lderes do templo de Jerusalm (Mt 21.23,27). Assim, percebe-se que o prprio Cristo se preocupou em seguir os trmites legais do exerccio da vocao, no usurpando nada que no lhe tenha sido conferido por direito. importante notar que Jesus no quis se filiar a nenhum dos partidos religiosos atuantes no templo, como o dos fariseus e saduceus, por entender que isto se tornaria um obstculo para o exerccio de um ministrio proftico, pois muito provavelmente teria de se calar diante de abusos de poder, de interesses escusos e egostas que inviabilizavam a mensagem do Reino de Deus, uma vez que aquelas estruturas religiosas haviam se tornado como que "odres velhos" que no conseguiam abrigar "o vinho novo" do evangelho por Ele anunciado. Desta forma, portanto, revestido pelo poder do Esprito Santo, teve liberdade de escolher lugares para exercer um ministrio que lhe permitisse se aproximar de pessoas que eram excludas da sociedade e mal vistas pela religio da poca. A presena permanente do Esprito em Jesus o verdadeiro comeo do reino de Deus e da nova criao na histria. Por isso Jesus expulsa demnios nesse poder, cura doentes e restabelece a criao destruda. Essa presena do Esprito a autoridade de sua pregao e liderana.

2. Liderana que supera o dualismo do sagrado e do profano


Jesus, no exerccio de sua liderana, literalmente pisou em terreno proibido. Ao contrrio dos lderes religiosos do templo ignorou as distines entre sagrado e profano, indo viver e atuar em lugares considerados imprprios para um lder religioso de seus dias. Foi assim, por exemplo, em relao a Galilia, lugar onde no apenas viveu, como tambm dedicou 90% do seu tempo de ministrio pblico. Aps jejuar por quarenta dias no deserto, sob o poder e a autoridade do Esprito Santo, Jesus se dirigiu para aquela regio a fim de exercer de forma pblica a sua liderana (Mc 1.14-15; Mt 4.12). A Galilia se caracterizava como lugar de pobreza, de misria, possuindo grande concentrao de no judeus, sendo por isso considerada pela religio judaica como lugar de maldio. L tambm existia um grande nmero de analfabetos, sendo por isso tidos como ignorantes da Lei e, logo, tambm, amaldioados (Jo 7.50-52). Por tais razes, a religio do templo considerava aquele lugar como sendo "regio da sombra da morte". Jesus, entretanto, j no incio de seu ministrio na Galilia, faz uma parfrase do texto de Isaas e declara: "O Esprito do Senhor est sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertao aos cativos e restaurao da vista aos cegos, para pr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano

L I D E RA N A C R IS T p . 2 3

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

aceitvel do Senhor" (Lc 4.18). A essas pessoas Jesus leva a mensagem de um novo tempo, o tempo do perdo e da reconciliao com Deus. E, mais, ao assim proceder restitui tais pessoas ao convvio normal da sociedade, na qual passariam a agir tambm, difundindo o Reino de Deus. Por isso o autor bblico registra que "resplandeceu luz ao povo que jazia em trevas... e vida queles que viviam na regio e sombra da morte" (Lc 4.16). Tambm no foi diferente a atitude de Jesus em relao a outros lugares. Visitou a terra dos gerasenos, por exemplo, lugar considerado impuro pelos judeus por l existir uma economia centralizada na criao de porcos (Mc 5). Esteve ainda em Samaria, lugar considerado impuro pelo fato de concentrar uma populao racialmente miscigenada, devido ao casamento de judeus com outros povos, desde que o reino do Norte de Israel, em sculos anteriores, sofrer uma invaso por povos estrangeiros. Naqueles dias, todo judeu piedoso, em viagem, preferia percorrer uma dezena de quilmetros a mais, para evitar a passagem por aquela regio. Entretanto, em Samaria Jesus transformou a vida de uma mulher (Jo 4) fazendo dela uma missionria no meio do seu povo. Tambm destacou um samaritano como exemplo de amor ao prximo e cumpridor da Lei (Lc 10). Outro episdio igualmente importante se deu no Monte Tabor, considerado impuro pelos religiosos pelo fato de l ainda existirem reminiscncias de cultos cananeus, tidos como profanos. No entanto, Jesus, ao experimentar a glria da visitao divina, na transfigurao, fez questo que isto ocorresse naquela montanha, provavelmente para significar que a presena e a difuso do reino de Deus devem perpassar todos os lugares, indistintamente. Paulo, apstolo, seguindo tambm o exemplo de Jesus, quando desenvolveu o seu ministrio na cidade de Corinto, foi viver nas regies do porto de Cencria, onde se concentravam inmeros trabalhadores escravos e comerciantes estrangeiros em passagem pela cidade. L, o apstolo tambm trabalhou como comerciante arteso, vendedor de tendas, tendo nisto uma estratgia para contato direto com aquela populao. Como resultado deste plano, nasceu naquele lugar uma importante igreja que passou a atrair freqentadores de diferentes nacionalidades, lugar este no qual o dom da glossolalia (capacidade de falar em outras lnguas) se tornou estratgico, pois permitiu que muitos estrangeiros ouvissem o evangelho em sua prpria lngua (como j havia acontecido no pentecostes de Jerusalm) e se convertessem, tornando-se a partir dali tambm difusores do evangelho em seus respectivos pases de origem.

3. Liderana que promove transformao social


Jesus, no exerccio de sua liderana, tornou-se uma pessoa do povo, vivendo no meio deste. No fez acepo de pessoas. Conviveu com pobres, doentes, analfabetos, pecadores, gentios, publicanos, prostitutas e escravos. O seu ministrio teve como meta devolver a dignidade e o convvio em sociedade daqueles que eram socialmente desclassificados. Chamou dentre eles, inclusive, os que se tornaram seus discpulos mais prximos. Da ter sido duramente criticado pelos religiosos da poca, pois uma das acusaes que lhe fizeram, por ocasio do seu julgamento, foi a de "viver com pecadores". Como j afirmamos, o sistema religioso judaico, centralizado no templo, estava profundamente corrompido naqueles dias e usava o critrio da pureza racial ou cerimonial para aceitar o indivduo em sua membresia. Enquadravam-se no critrio de impureza todas as pessoas que exercessem profisses que lhes exigissem trabalho no sbado (pastor de ovelhas, por exemplo); ou ter contato com sangue (aougueiros); e tambm os que possussem determinadas doenas, como por exemplo a cegueira (Joo 9), que era tida como maldio divina. A condio financeira da pessoa tambm acabava determinando sua "pureza" diante de Deus. Geralmente uma pessoa pobre, que desejasse se arrepender dos seus pecados, teria srias dificuldades para obter o perdo divino, ou mesmo para se manter pura, uma vez que no teria condies financeiras para pagar os sacrifcios e holocaustos expiatrios, ou ainda as taxas de tributao cobradas pelo templo para manter as elites sacerdotais e funcionrios que nele trabalhavam. Por isso, os ricos consumiam quase que de forma exclusiva os benefcios da religio, tais como o perdo e a garantia da "bno" de Deus, que geralmente eram medidos pela "prosperidade" econmico-social obtida. A liderana de Jesus, portanto, ocorre de maneira transformadora pelo fato de se dirigir ao oprimido, aqui entendido no apenas como um indivduo isoladamente na misria, que necessita de justia, mas sim, um indivduo que historicamente miservel enquanto desclassificado. Assim, enquanto vai a este excludo, Jesus est tambm superando as barreiras de classe que faziam dele um leproso, pecador ou endemoninhado, no s um miservel individual, mas um desclassificado social. Esta transformao se concretiza, ento, medida que desemboca em uma nova forma de convivncia humana na qual, em princpio, so abolidas as diferenas sociais. Sua atitude solidria e seus gestos libertadores, alcanando os pobres, carentes e humilhados, e as diversas categorias de aflitos e marginalizados da sociedade de seu tempo. Dirige-se a estes a sua misso pblica. Ele vive, age e fala ao lado destas pessoas e a favor delas, enfrentando o escndalo da decorrente. Isto no significa que Jesus exclua de sua misso os ricos e os sbios de seu mundo. Procura chegar a eles, contudo, partindo dos pobres, como testemunha do Deus que liberta os oprimidos e se revela ao simples. Para a comunidade que se formou mais tarde, aps a morte e a ressurreio de Jesus, a prpria vida de Jesus se constituiu em referncia de esperana, pois viveu seqencialmente diferentes realidades para a obteno e o L I D E RA N A C R IS T p . 2 4

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

exerccio de sua liderana: Ele o Senhor que se tornou escravo, e o escravo que se tornou novamente Senhor dos senhores; o ru condenado e executado que passou a ser juiz divino; o bode ou cordeiro expiatrio que assumiu a condio de sumo-sacerdote. Isto abriu caminho para que o cristo tambm pudesse participar agora dessa nova realidade em Cristo. A ligao a Cristo criou possibilidades de ascenso mesmo para o menor dos menores, pois nEle foram abolidas as diferenas, no havendo mais distino entre judeus e gregos, entre escravos e libertos (Gl 3.28). Esta mobilidade social fez com que membros da comunidade crist criassem uma identidade de resistncia, cujo encorajamento impulsionou para a esperana de que era possvel reverter os processos histricos de opresso e dominao, substituindo-os por uma realidade construtora de justia e de liberdade.

4. Liderana que valoriza o treinamento e o preparo de outros lderes


Jesus no atuou sozinho e nem quis exercer liderana isoladamente. Por isso, chamou discpulos, dividindo com eles a tarefa de propagar o reino de Deus. Nesse sentido, vale destacar a sua estratgia de constituir tambm uma escola para a formao teolgica e ministerial dos seus discpulos, seus primeiros pastores e missionrios. Quis Ele mesmo exercer o papel de educador e mestre de doze alunos, por aproximadamente trs anos, tendo a preocupao de bem trein-los antes que fossem enviados ao campo. Ali aprenderam a desenvolver uma espiritualidade cristocntrica e solidria; a elaborar uma teologia prtica voltada para o contexto em que viviam, tendo como fundamento a Palavra que lhes era transmitida no dia-a-dia; e a conhecer a importncia e necessidade premente de um ministrio desenvolvido sob o poder e a capacitao do Esprito Santo (Lc 4.16-21). Seguindo este mesmo propsito, vale de igual modo destacar a experincia de Paulo, que se tornou apstolo mesmo sem pertencer ao grupo dos doze. Ainda assim, passou tambm por um perodo de treinamento e preparo. Logo aps a sua converso, percebendo os grandes desafios ministeriais que teria pela frente, dirigiu-se para o deserto da Arbia (Gl 1.17,18), onde permaneceu por trs anos revendo toda sua formao judaica e desenvolvendo sua teologia luz da nova revelao que se deu em Jesus Cristo. Pesquisadores h que afirmam ter existido nestas regies da Arbia comunidades crists de origem essnica, no interior das quais teria tambm sido organizada uma escola de preparao teolgica e ministerial. Convertidos f crist, os essnios teriam ento redefinido sua mensagem, conservando, porm, o princpio de treinamento de novos lderes para servirem ao Reino de Deus que j era chegado a partir do advento de Jesus Cristo. Mais tarde, j constitudo e reconhecido como apstolo, ao fixar residncia na cidade de feso, Paulo fez daquela cidade um centro de treinamento de missionrios para abertura de novas igrejas em diferentes regies do mundo antigo. Para isto, criou uma escola teolgica de treinamento de pastores e missionrios, utilizando-se para isto um antigo espao ocupado pela filosofia, a "escola de Tirano" (At 19.9,10). Ali certamente, dentre outros, estudaram e se formaram importantes lderes como Timteo, Tito, Epafras. Aps a morte de Paulo, aquela escola continuou desempenhando importante papel na formao de obreiros que dariam continuidade viso ministerial daquele apstolo bem como na preservao de seus escritos. Alis, deve-se a esta escola o mrito de ter constitudo o primeiro "cnone" do Novo Testamento, chamado de "corpus paulinum", que reuniu as cartas do apstolo alm de outras produes teolgicas por ele elaboradas durante o seu ministrio. Em feso, portanto, este centro de treinamento desempenhou importante papel na formao de inmeros lderes que mantiveram a viso teolgica que ajudou a melhor definir a identidade da igreja em sua tarefa missionria junto aos povos considerados gentlicos.

5. Liderana que proporciona mulher oportunidade de liderana ministerial


Na cultura religiosa da Palestina, nos dias de Jesus, a mulher no podia participar livremente da religio judaica. Esta distino podia ser observada, por exemplo, durante as cerimnias religiosas, nas quais havia espaos prprios para a sua restrita participao, sendo obrigada, inclusive, a permanecer em silencio durante o evento. Tais restries impostas mulher acabavam gerando alguns comportamentos no mnimo curiosos: estudos mostram que todo judeu piedoso costumava repetir trs vezes ao dia a orao "graas te dou, oh Deus, por que no nasci samaritano, nem escravo e nem mulher". Durante a realizao do ministrio de Jesus, entretanto, mulheres passaram a segui-lo e a servi-lo, como atestam os relatos dos evangelhos (Mt 27.55-56). Um antigo manuscrito, que se constatou ser um evangelho escrito pelo apstolo Tome, foi encontrado por arquelogos no Egito, em 1945, o qual no apenas registra referncias da valorizao dada por Jesus mulher, como tambm destaca a participao de liderana feminina no movimento comandado pelo Filho de Deus. Esta participao ativa pode ser observada nos evangelhos, de forma explcita ou no: Jesus valorizou a mulher viva no momento do ofertrio (Mc 12.41-44); beneficiou-as com milagres e curas (Mt 9.19-22, 15.21-28); citou-as em seus ensinos (Mt 13.33; 25.1-13); delas recebeu presentes (Mt 26.6-13); no momento em que celebrou a ltima pscoa, no cenculo, l certamente estavam as mulheres no apenas servindo na preparao dos elementos, mas tambm desfrutando daquele momento de comunho; o primeiro anncio que se fez da ressurreio acontecida, foi confiado a uma mulher, Maria Madalena, essa nobre tarefa; tambm quando ocorreu o envio do Esprito Santo em pentecostes, mulheres estavam l presentes, em orao.

L I D E RA N A C R IS T p . 2 5

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Cabe observar que quando nasceram inmeras comunidades crists pelo trabalho apostlico, mulheres tambm participaram ativamente do estabelecimento daquela tarefa, constituindo-se tambm em membros da liderana que se formava. So exemplos disto: Febe, diaconisa e lder da igreja existente no porto de Cencria, na cidade de Corinto; Priscila, que juntamente com seu marido, quila, realizou importante trabalho missionrio em Roma e, depois, em Corinto como colaboradores de Paulo (h, inclusive, hipteses de ter participado da redao da carta aos Hebreus); Maria, me de Jesus que, segundo tradies da igreja antiga, teve um importante papel de liderana nas igrejas da sia Menor, desempenhando funes de pregadora e missionria em toda aquela regio, especialmente na cidade de feso, onde tambm morou at o final da sua vida junto famlia de Joo apstolo. Nessa cidade, inclusive, teve participao no trabalho de treinamento e preparo de novos missionrios que estudavam na escola teolgica fundada por Paulo, como observado anteriormente. Como marcas desta presena e atuao, aps sua morte, escritos acabaram sendo produzidos por lderes daquela escola, nos quais foram preservadas informaes importantes de sua vida ministerial e testemunho cristo.

6. Liderana que transforma a relao entre ser humano e natureza


Nos dias de Jesus, uma das correntes filosficas muito influente era a do gnosticismo, segundo a qual o pecado residia na matria. E para que o ser humano pudesse alcanar a salvao ou obter a verdadeira felicidade, acreditava-se ser necessrio libertar-se dos elementos materiais. Esse conceito contribuiu diretamente para que a natureza passasse a ser vista como algo negativo ou ruim. Com isso, muitos movimentos religiosos da poca chegaram a anunciar o fim da criao, mediante uma destruio pelo fogo, para que o pecado pudesse ser definitivamente banido. Outras concepes helnicas sobre o "cosmos" eram apresentadas pelas chamadas religies de mistrio, segundo as quais os ser humano era visto como submetido e dominado por foras ou potncias do universo. Esses poderes espirituais do cosmos exerciam controle sobre o mundo dos homens, regendo o destino das pessoas. Nesse contexto, pessoas se sentiam solitrias e presas ao mundo, acossadas e assustadas pelo mesmo, perdidas e indefesas ante uma regncia que lhes fugia ao controle. Por isso mesmo, muitas se refugiavam na astrologia, no misticismo e na magia. Outra corrente bastante difundida era a de que o ser humano deveria dominar e subjugar a natureza, como se a ela no pertencesse. Este conceito fazia parte da antiga tradio hebraica, baseada numa interpretao do texto bblico do Gnesis 2.28 que diz: "(...) enchei a terra e sujeitai-a; dominai (...)". A partir da leitura desta passagem, colocou-se o ser humano na condio de algum superior natureza e no pertencente a ela, dando-lhe por isso o direito de explor-la para os seus interesses pessoais e egostas. Entretanto, ao vir ao mundo Jesus inverteu estes valores de relacionamento do ser humano com a natureza. Sua liderana transformadora em favor da criao j teve incio quando quis assumir plenamente a matria ao se fazer corpo pelo ato da encarnao. Com esse gesto mostrou que no veio libertar o ser humano da matria, mas veio libertar a prpria matria. Dessa forma, a natureza tambm passou a fazer parte da sua obra salvfica. Isto pode ser observado na participao interativa da natureza no desenvolvimento da sua vida e ministrio em vrias situaes e momentos: ela esteve presente no seu batismo ministerial, representada pela gua do Rio Jordo; nele se plenificou o poder do Esprito advindo em forma de pomba; nos momentos de orao no deserto, nas horas de contemplao nas madrugadas, ou na transfigurao sobre o monte, a criao se lhe torna presena materializada de Deus; na companhia amparadora e testemunhai do Getsmani no momento mais agonizante da sua vida, a natureza oferece-lhe abrigo e tabernculo da visitao divina; o mesmo pode-se dizer quando uma rvore solidariamente com Ele sacrificada para acompanh-lo no violento ato de execuo do Calvrio, sendo ali tambm encharcada pelo sangue reconciliador; ou ainda quando ressuscitou ao terceiro dia, demonstrando que a criao com ele morreu para que com ele tambm pudesse ser transfigurada pelo ato da ressurreio; e tambm no topo de uma montanha, antes de ascender aos cus, que encarrega os seus discpulos de darem continuidade obra que iniciara. Portanto, para proporcionar salvao, Cristo foi enviado ao mundo pelo Pai, identificando-se com a condio humana, tornando-se tambm sujeito ao tempo e ao cosmos. Ao consumar a sua obra, desfez de forma plena a temeridade quanto aos rudimentos do cosmos (Gl 4.3).

7. Liderana que valoriza o servio ao invs do senhorio


O texto de Filipenses 2.6 afirma que, ao se encarnar, Jesus "no se apegou sua igualdade com Deus" e que "no julgou como usurpao o ser igual a Deus". Cristo, que traz em si a imagem perfeita de Deus (2 Co 4.4), renunciou ao que normalmente deveria decorrer deste fato, a fim de aparecer sob os traos de um homem como todos os outros. Para assumir totalmente a forma humana, o Filho teve de controlar sem que houvesse aniquilamento todas as suas qualidades divinas (onipotncia, oniscincia e onipresena) para participar da

L I D E RA N A C R IS T p . 2 6

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

experincia de ser limitado no tempo, no espao, no conhecimento e na conscincia, coisas estas essenciais verdadeira vida humana, ou seja, a natureza divina estava em Jesus, mas a mesma no se manifestou no cumprimento do seu ministrio terreno. Seu esvaziamento, portanto, consiste no fato de ter deixado de lado a glria, no retraimento voluntrio do poder, aceitando dificuldades, o isolamento, os maus tratos, a agonia e, finalmente, a morte, que o destino de todo ser humano. Ainda no texto de Filipenses 2.7 se l que Cristo assumiu a "forma de servo", essa expresso se refere encarnao de Cristo, radical troca de posio feita por Ele: deixar de ser senhor para se tornar servo (ou escravo). uma mudana antagnica quanto sua maneira de existir, identificando-se plenamente com a condio das pessoas mais miserveis que compunham a sociedade da poca. Os escravos eram aqueles que pertenciam a outros, no possuindo liberdade pessoal ou autonomia, estando sujeitos vontade do senhor que os dominava. Na cena da lavagem dos ps dos discpulos, relatada pelo evangelho (Jo 13ss.), Jesus ilustrou bem a sua atitude ao realizar o servio reservado ao ltimo escalo da hierarquia social judaica - o escravo pago. Neste gesto, identificase com o escravo pago e, por extenso, com os desqualificados de todos os tempos. Vale destacar que Jesus mesmo que normalmente rejeitou os ttulos honorficos que lhes eram atribudos se auto-intitulou como servo: "o filho do homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mc 10.45). E fez questo de exortar a seus discpulos: "quem quiser ser o primeiro entre vs, seja escravo de todos" (Mc 10.44). Assim, a liderana por Ele demonstrada dignifica o servio prestado em benefcio dos outros. Cabe ainda considerar que h uma conexo entre escravido e cruz na pessoa de Jesus. A crucificao era chamada dentro do Imprio Romano de servile supplicium, ou seja, o suplcio infligido ao escravo; era o castigo reservado aos associais, aos que incomodavam o imprio, aos criminosos e gente de classe baixa. A crucificao foi o preo pago por Jesus ao assumir a funo de escravo, de servidor da coletividade. Assim, ao tomar Ele a condio de escravo, entrou em completa solidariedade com a humanidade submetida ao pecado, Lei e morte. Finalizando este item, importante ainda ressaltar o fato de que o maior lder que a histria j conheceu, e que maiores transformaes promoveu, no tenha possudo nenhum bem material, fato que pode ser observado em alguns momentos marcantes da sua vida: ao nascer, a manjedoura que lhe serviu de bero foi emprestada; ao entrar em Jerusalm para cumprir o ato final de sua misso, utilizou-se como meio de transporte de um jumentinho emprestado; na ltima ceia realizada com seus discpulos, em que anunciou o estabelecimento de uma nova aliana, o cenculo utilizado tambm era emprestado; no momento em que foi levado morte, a prpria cruz tambm no lhe pertencia, pois era de Barrabs e, por extenso, de toda a humanidade...; para ser sepultado, o tmulo tambm teve de ser emprestado junto a Jos de Arimatia; na verdade, a prpria vida terrena no lhe pertencera, pertencia ao Pai, o qual, por um ato de amor, doou-a como presente a toda a criao que necessitava ser redimida. Toda a sua vida, portanto, foi um servio ao prximo e criao.

8. Liderana que valoriza a cruz ao invs de coroa


Na poca em que Jesus viveu e atuou, os gregos acreditavam que os deuses por eles adorados no estavam separados dos homens por uma fronteira bem definida. Segundo as mitologias, homens importantes podiam ser promovidos da condio humana divina, sendo colocados como lderes na comunho divina. Envolvidos por este ambiente, imperadores romanos passaram ento a buscar a prpria venerao. Recebiam como um dos ttulos Deus et Dominus (Deus e Senhor), recebendo, por isso, a designao de "Augusto" (divino). Alm do que, acreditava-se serem tambm responsveis por mediar ao povo as bnos dos deuses existentes. Neste contexto em que homens desejavam ser deuses, Jesus sendo Deus quis ser homem e, com este gesto, venceu a tentao da chamada "sndrome de Lcifer", que significa a seduo que embala as criaturas de pretensamente serem iguais ao Criador erro este, alis, no qual incorreram Ado e Eva sob o argumento persuasivo que lhes foi apresentado pela serpente: "sereis como Deus" (Gn 3). Alguns ttulos de magnificao atribudos a Jesus, com os quais estamos familiarizados, como Filho eterno de Deus, Senhor do universo, Salvador do mundo, primognito de toda a criao e o primeiro ressuscitado entre muitos irmos, podem muitas vezes ocultar as origens humildes e a trajetria histrica do verdadeiro Jesus que andou entre o povo, perambulando pelos vilarejos da Galilia e que morreu de maneira violenta e miservel fora da cidade de Jerusalm. Na verdade, Jesus percorreu o caminho da cruz ao longo de toda a sua vida. J no seu nascimento, surpreendeu aos que aguardavam pelo Messias: os magos, por exemplo, que procuraram pelo recm-nascido, dirigiram-se inicialmente a Jerusalm, pensando encontr-lo nos palcios de Herodes, lugar mais provvel para o nascimento de um rei... Qual surpresa descobri-lo amparado em um bero improvisado, numa simples manjedoura emprestada, nas regies da pequena Belm! Durante o seu ministrio, Jesus resistiu s tentaes de fugir da cruz. Isto ocorreu, por exemplo, durante o perodo em que esteve em jejum no deserto, quando o tentador lhe ofereceu reinos e glrias do mundo para que deixasse aquela misso (Mt 4). Ou tambm quando lhe foi proposto no morrer cruz para que pudesse instituir um L I D E RA N A C R IS T p . 2 7

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

governo poltico na cidade de Jerusalm (Mt 16.22-23). E ainda quando os expectadores do martrio pedem para que desa da cruz (Mt 27.40). No caminho ministerial da cruz Jesus experimentou todos os conflitos e contradies da existncia humana: ser isolado, perseguido, mal compreendido, difamado. Percebe-se nele: ira, alegria, bondade, tristeza, tentao, pobreza, fome, sede, compaixo, .saudade. O caminho da cruz o caminho do servio, da auto-doao, do amor, do perdo, da converso. Por isso Jesus no manipula os homens, mas desafia-os a tomar o caminho do Reino, a assumirem responsabilidades, a serem participantes ativos do processo libertador. No faz uso da violncia para concretizar seus ideais. Apela e fala s conscincias. No despreza ningum: "aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lanarei fora" (Jo 6.37). Dirigiu sua mensagem primeiramente aos pobres, entendendo por pobres no apenas os economicamente necessitados, mas sim, os oprimidos em sentido amplssimo, como os que sofrem a opresso no podem se defender, os desesperanados, os que padecem necessidades, os famintos, os sedentos, os desnudos, os forasteiros, os enfermos, os encarcerados, os ltimos, os simples, os perdidos e os pecadores. No propsito de combater a "sndrome de Lcifer", quando cristos comearam a ser seduzidos a venerar alguns dos seus lderes, por volta do ano 70, Mateus redigiu o seu evangelho e nele incluiu o acontecimento da transfigurao (Mt 17) com o propsito de lembrar que nenhum ser humano deveria usurpar a glria exclusivamente pertencente a Deus. Naquele episdio, no alto do Monte Tabor, os discpulos Pedro e Tiago, envolvidos pela visitao da glria de Deus naquele lugar, sugeriram a construo de duas tendas que pudessem celebrar os nomes de Moiss e Elias, considerados pelos judeus os maiores representantes da Lei e dos profetas, respectivamente. Entretanto, o prprio texto faz uma exortao igreja ao apontar para o que deve ser o centro da f crist: "ento eles [os discpulos], levantando os olhos, a ningum viram seno s a Jesus' (Mt 17.8). O desaparecimento das imagens de Moiss e Elias representa que ambos saem de cena para dar lugar a Cristo. De igual modo, no h mais lugar para a invocao de nenhuma outra divindade naquele lugar, como o faziam os cananeus. A mesma advertncia se aplicaria em relao a qualquer outro nome importante da liderana da igreja primitiva: apstolo Pedro, apstolo Paulo, Maria, me de Jesus etc. Assim, exclusivamente em Cristo deveria estar posta toda a ateno da f crist.

Consideraes finais
Diante do modelo de liderana exercida por Jesus no cumprimento de seu ministrio, conforme apresentado nos itens anteriores, cabe levantar algumas questes e fazer alguns apontamentos prticos quanto ao desempenho de uma liderana transformadora em nossos dias. possvel se falar hoje em dia de uma liderana transformadora quando parece haver por parte dos lderes maior valorizao: de coroas ao invs de cruz? De senhorios ao invs de servio? De banalizao da funo pastoral ao invs de preparo e credenciamento? De espritos gnsticos ao invs de materializao da graa ecolgica de Cristo? De discriminaes e preconceitos ao invs de reconhecimento da legitimidade de ministrios femininos? De preconceitos profanizadores ao invs da sacralidade geogrfica do Reino de Deus? De conformismos ao invs de transformao social? De usurpao ao invs de legitimidade ministerial? Inegavelmente, h uma atrao esttica e um grande fascnio exercido por lderes religiosos em relao aos membros de muitas igrejas no atual contexto brasileiro. Normalmente, aos nomes destes lderes se acrescentam ttulos proeminentes que lhes garante legitimidade e maior performance representativa perante os fiis: bispos, profetas, apstolos e, at mesmo, arcanjos, so exemplos dessa preferncia cada vez mais comum. Tais ttulos acabam se tornando um eficiente mecanismo semitico de iconizao pessoal, conferindo-lhes uma projeo que os aproxima mais eficazmente do sagrado, pois carregam um apelo de intimidade com o divino que o termo "pastor" normalmente no consegue alcanar. Isto tem feito com que, no obstante haver participao bastante interativa dos fiis nos ritos dos cultos, continue a ocorrer grande centralidade na figura destes personagens carismticos. A orao destes, com dia e hora marcados, que tem o "poder" de promover a cura e o milagre. Com esta total dependncia do pastor, acaba-se negando o princpio neotestamentrio do sacerdcio universal de todos os cristos, impedindo a transformao da igreja num organismo vivo, com diversidade de dons e ministrios. Tal prtica acaba reeditando no meio evanglico um costume muito comum entre os catlicos: reconhecimento e necessidade de vrios outros mediadores alm de Cristo. Assim, no so poucos os que tm encontrado na liderana religiosa um caminho curto para o alcance de glria e sucesso pessoais, da a preferncia, muitas vezes, de se atuar em cidades que possibilitem maior projeo e visibilidade ou mesmo em grandes igrejas. Ao contrrio de Jesus, muitos lderes esto hoje tambm preocupados em transformar as denominaes que comandam em verdadeiros imprios financeiros ou empresas da f, s vezes s custas da misria e do sofrimento humano. "Torres de Babel" religiosas tm sido construdas, dignificando os nomes de quem as constri, ao ponto de serem identificadas pelos nomes de seus prprios fundadores. Hoje tambm, infelizmente, tem-se observado que vrios lderes chegam a ensinar aos seus fiis a "determinar" a bno desejada. Com tal pretenso, os crentes tm sido treinados a reivindicar e a exigir que Deus atenda e prontamente satisfaa aos seus desejos egostas e consumistas; passa-se a dar ordens a Deus em nome L I D E RA N A C R IS T p . 2 8

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

da f. Tal prtica faz com que ocorra uma inverso de papis: o indivduo assume a funo de "senhor", Deus colocado na condio de "servo". Agindo assim, a igreja acaba reeditando prticas comuns na sociedade, sem exercer sobre ela a transformao, pois incita a realizao de "magia", segundo a qual a f tenta manipular o sagrado em busca de interesses pessoais. Outro aspecto a se considerar que o exerccio de uma liderana transformadora requer a superao, hoje existente, dos limites criados pelo sagrado e o profano. Nesse sentido, uma prtica que vem se tornando cada vez mais comum entre os evanglicos o que se pode chamar de "confraria de ajuda mtua". Isso significa a atitude que evanglicos tm tido por se relacionar e conviver em sociedade, preferencialmente com aqueles que professam a mesma f. Exemplifiquemos tal comportamento de maneira mais prtica: cada vez mais freqente o costume dos membros de uma determinada igreja comprar preferencialmente no estabelecimento comercial do "irmo" ou "irm" que tambm pertence mesma comunidade de f; ou ento, solicitar os servios profissionais daquele que tambm evanglico. O mesmo tambm se aplica em relao a empresrios ou empreendedores que tm algum emprego a oferecer: costumam normalmente dar preferncia aos membros da mesma igreja para a ocupao desses cargos e funes. Dessa maneira, converter-se numa igreja local inserir-se numa rede corporativista e ampliar significativamente possibilidades de se ter novos clientes, manter novas portas de.emprego abertas etc. Com isso, o comerciante passa a vender mais, o taxista a ter mais passageiros, o mdico a ter mais pacientes, o trabalhador autnomo obter mais opes de emprego, a escola particular ter mais alunos... Obviamente que num primeiro momento isso pode significar algo positivo, pois como se fosse numa grande famlia, os membros se ajudam mutuamente. Entretanto, esse comportamento comea a se tornar preocupante na medida em que pende para extremos, pois, em algumas cidades de porte mdio e grande, j est havendo a construo de condomnios fechados destinados moradia exclusiva de evanglicos. Numa das propagandas de tal empreendimento, anunciam-se, inclusive, as vantagens de se morar sem a presena incmoda de incrdulos ou de pessoas que no professam a mesma f evanglica. Ainda segundo tais anncios, a educao dos filhos seria "muito melhor", pois iriam conviver somente com evanglicos, diminuindo-se os riscos de se corromperem pelo contato com as "coisas do mundo". Essa prtica acaba se tornando, na verdade, uma reedio moderna da espiritualidade dos monges medievais, que buscavam na clausura e no isolamento da sociedade a manuteno de uma f pura. Assim, evanglicos buscam, hoje, igualmente meios de no se contaminarem com aquilo que consideram profano. H de se perguntar, entretanto: no estariam tais evanglicos sendo sal apenas dentro do saleiro? No estariam deixando de ser luz justamente onde h necessidade de brilho? Como este modelo de f pode eficazmente se inserir na sociedade para transform-la? Como tal proposta se enquadraria nas palavras ditas por Jesus "no peo que os tires do mundo, mas que os livres do mal"? (Jo 17). Tambm hoje, mais do que nunca, chegado o momento dos lderes cristos somarem esforos junto a outras formas de lideranas ambientalistas na busca de construo de uma sociedade em que haja o equilbrio entre desenvolvimento e preservao dos recursos naturais, para que se garanta o funcionamento natural do ecossistema, e com isto se evite a destruio dos seres vivos em toda a sua biodiversidade. Tendo a questo ecolgica como parte da tarefa da misso integral da igreja e como parte da doutrina da criao, lderes cristos precisam propor caminhos que reavaliem por completo tanto o modo de produo como aquilo que se produz, visando no somente o lucro e o consumismo, mas, sim, a conciliao do desenvolvimento social com o ecologismo. Vale observar as palavras do escritor brasileiro Caio Fbio:
A defesa ecolgica tem de se impor como necessidade proftica da nossa prpria espiritualidade crist, que cr que a redeno ser total, como diz Romanos 8, de 19 a 25. No s para homens, mas para urtigas, ps de mandacaru, carvalhais, mangueiras, jabuticabeiras e parreiras (...) Se a redeno de Deus no resgatar as diferentes formas de vida, se no resgatar tudo, o diabo ter vencido. Porque a teologia crist diz que a queda contaminou isso tudo, logo, a redeno tem de ser redeno para tudo isso. E enquanto essa redeno no chega, uma das participaes redentivas nossas no processo gritar, 6 profeticamente, a favor da preservao, afirmando que 'tudo o que Deus criou bom'.

A construo dessa nova cultura dever estar calcada em valores, sobretudo, ticos, o que significa respeito s futuras geraes, preocupao com os grupos sociais mais fracos que, sem usufruir das vantagens econmicas do consumismo, sofrem danos sobre a sade, advindos da poluio e da contaminao do meio ambiente. Pois, no sistema atual, privatizam-se o lucro e o consumismo e socializam-se os danos e misrias. necessrio, portanto, repensar propostas teolgicas, muito evidentes em nossos dias, que apresentam um discurso sutilmente comprometido com a vida explorao do meio ambiente que visa to somente satisfazer desejos consumistas do ser humano. Tais ensinamentos egostas propem aos crentes a acumulao de bens materiais no nome de Deus, mascarando a gide de explorao predatria sobre a natureza e seus recursos. Ao ajustar a experincia crist aos valores do consumo, este modelo de pregao trabalha com a pressa e o instantneo, com o imediatismo que no respeita o ciclo natural de que todo o ecossistema necessita para gerar e manter a vida em toda a sua biodiversidade. Neste aspecto, a tal "prosperidade" proposta se torna uma aliada da morte e uma afronta obra ecolgica que Cristo tambm veio realizar. Diante disso vale observar a advertncia do profeta:

D'ARAJO FILHO, Caio Fbio. Um projeto de espiritualidade integral. Rio de Janeiro: Vinde, 1992, p.46.

L I D E RA N A C R IS T p . 2 9

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Muitos pastores destruram a minha vinha, pisaram o meu quinho; a poro que era o meu prazer tornaram-na em deserto. Em assolao a tornaram, e a mim clama no seu abandono; toda a terra est devastada, porque ningum h que tome isso a peito" (Jr 12.10,11).

Um outro texto bblico aponta para algum tipo de juzo escatolgico sobre os que destroem a terra: "(...) chegou o tempo determinado (...) para destrures os que destroem a terra." (Ap 11.18). De maneira prtica, portanto, cabe aos lderes evanglicos de nossos dias: enfatizar em seu ensino que a contemplao da natureza um dos elementos importantes da espiritualidade crist; aproveitar do momento histrico, atualmente favorvel, para um redescobrimento da doutrina da criao; estudar mais profundamente com a igreja os textos bblicos sobre a criao e a ecologia, incluindo nos programas educativos da comunidade local temas sobre ecologia; proclamar dos plpitos sermes e promover palestras e eventos tematizando a questo ecolgica; utilizar-se de jornais, rdio e TV para fazer ouvir a voz da igreja sobre questes ambientais; participar de projetos ambientalistas, apoiando e unindo foras com outras organizaes governamentais e no-governamentais, fora do mbito eclesistico, que esto militando nesta mesma causa; educar a igreja a desenvolver uma espiritualidade que d exemplo de uma vida sem ambies ou ganncia, vivenciando uma tica crist baseada no consumo do que essencialmente necessrio, libertando-se, desta forma, da gide de um consumismo sem limites e predatrio; denunciar profeticamente a agresso ao meio ambiente feita por determinadas indstrias e fbricas; redescobrir o sentido ecolgico do sbado, mediante o qual se d natureza o descanso santificador, entendendo isso como respeito ao ritmo natural usado pela criao para gerar e manter a vida. Finalizando, ainda em tom de reflexo e anlise, ficam algumas questes que envolvem a todos os que exercem liderana religiosa: Por que, em nossos dias, tanta obsesso por ttulos eclesisticos se todos os cristos foram feitos sacerdotes? Por que tanto clericalismo se o maior de todos os mestres ensinou que ser servos uns dos outros significa um dos elementos de grandeza do reino de Deus? Por que a preocupao com ministrios megalmanos e um crescimento a qualquer custo, se Jesus valorizou a comunho dos pequenos grupos? Por que a preocupao exacerbada com mega-templos e catedrais suntuosas se um dos momentos de maior impacto e transformao da sociedade promovidos pela atuao da igreja se deu quando esta se reunia em lares muito simples e at mesmo nas catacumbas? Por que uma presena numrica to expressiva hoje da igreja brasileira no tem sido capaz de promover maiores transformaes na sociedade? Por que na dcada de 1970, quando existiam pouco mais de 5% de evanglicos no pas, acreditava-se que quando houvesse o dobro daquele nmero o Brasil seria impactado pela f crist e, hoje, no entanto, quando 16/% da populao se declara evanglica, totalizando perto de 30 milhes de pessoas, no se pode observar mudanas significativas de mbito poltico ou cultural promovida por este crescimento? Com os modelos de liderana hoje existentes, no estaria a igreja evanglica correndo riscos de que, mesmo vindo todo o pas a se tornar evanglico, continuarem, ainda assim, existindo as mesmas injustias e desigualdades sociais, corrupo poltica e uma sociedade no transformada pelos valores do reino de Deus? Por que lderes evanglicos se mantm to omissos e indiferentes diante das questes ecolgicas, quando tantos outros movimentos ambientalistas saem em defesa do maior de todos os elementos da criao divina: a vida? Nossa orao para que o modelo de liderana adotado por Jesus se torne parmetro para respostas e novas perspectivas frente s questes aqui apresentadas.

L I D E RA N A C R IS T p . 3 0

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

V. DESCUBRA A GRANDEZA DO SERVIO7


A tarefa de Jesus como lder no terminou depois de ele corrigir as idias de Tiago e Joo. O trabalho da liderana no se completa at que a misso seja cumprida. Quando os outros dez discpulos souberam do pedido dos dois irmos, travou-se uma guerra entre eles. Os dez no queriam que Tiago e Joo se colocassem frente deles, em destaque, quando se formasse o reino de Jesus. O debate sobre quem era o maior dentre eles transformou-se em uma discusso sobre quem iria ocupar os melhores lugares. Quando Jesus ouviu a discusso, chamou sua equipe de liderana para estabelecer novamente as regras bsicas. Estas foram as suas palavras:
Sabeis que os que so considerados governadores dos povos tm-nos sob seu domnio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vs no assim; pelo contrrio, quem quiser tornarse grande entre vs, ser esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vs ser servo de todos. Pois o prprio Filho do homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. (Marcos 10:42-45)

Essas palavras so os mais claros e, no entanto, os mais evitados ensinamentos de Jesus sobre liderana. Quase no se faz meno de suas palavras quando a discusso se refere liderana. Poucas conferncias convidam lderes em potencial ou atuantes a fazerem tal descrio de um lder quando desejam apresentar um estilo pessoal de liderana. Nossa tendncia apenas passar os olhos sobre essa mensagem esquisita ou, na melhor das hipteses, us-la como material ilustrativo de um chamado para o servio. Jesus redefiniu o vocabulrio da liderana entre o povo de Deus quando falou aos discpulos naquele dia. Vamos tomar suas palavras literalmente e ver se podemos inseri-las em nosso cotidiano.

1. Jesus demonstra grandeza


O incidente em Marcos 10 o cenrio para o nosso terceiro princpio de liderana servil. Ele ocorreu imediatamente aps o pedido de Tiago e Joo para se sentarem junto de Jesus quando ele entrasse no seu reino. A lio que se segue resultou da reao dos outros dez discpulos ao pedido dos companheiros. Muitas vezes, a melhor oportunidade que o lder tem para liderar quando surge um conflito entre os seus seguidores.

a) A reao dos dez a Tiago e Joo


Os outros dez discpulos no apreciaram o pedido que Tiago e Joo fizeram a Jesus. Mateus e Marcos dizem que eles ficaram 'indignados" com os Filhos do Trovo. Creio que parte da ira deles deve-se ao fato de que os outros teriam feito o mesmo pedido se tivessem tido oportunidade! Os demais discpulos ficaram agitados porque compartilhavam das idias erradas de Tiago e Joo sobre a liderana. Caso contrrio, no desaprovariam o pedido dos amigos. Se os outros dez discpulos tivessem compreendido que liderana no uma questo de posio, o pedido de Tiago e Joo no se teria constitudo numa ameaa para eles. A ambio disfarada de piedade uma combinao pouco saudvel. Os dez reagiram ao pedido dos amigos como irmos invejosos, em vez de seguidores do humilde Messias. Uma vez que seguir Jesus um pr-requisito para reinar com ele [...], os dez deveriam estar atentos aos preparativos para sofrer, em vez de se fixarem no pedido mal orientado dos irmos.

b) Resposta de Jesus aos dez


Quando os dez comearam a atacar Tiago e Joo, Jesus deve ter-se sentido mais como um pai do que como lder de um movimento messinico. Ele estava finalizando o seu ministrio terreno. Deve ter-se perguntado se aqueles indivduos conseguiriam viver juntos um dia, a fim de cumprir a sua misso depois da sua morte vitoriosa. Jesus passou grande parte do tempo disciplinando e corrigindo sua famlia de seguidores. Essas so responsabilidades que cabem a cada lder-servo. Jesus chamou seus discpulos de filhinhos (Jo 13:33) no com a inteno de depreci-los, mas como um termo carinhoso. Os filhos so preciosos para os pais que os amam. Jesus deu aos que o seguiam um mandamento: amaivos uns aos outros (Jo 13:34). Os pais ensinam continuamente os filhos a se amarem. Ken Hemphill, presidente do Seminrio Teolgico Batista do Sudoeste, nos Estados Unidos, observou que liderar uma igreja como pastor quase o mesmo que ser o pai de uma famlia. Hemphill notou que Paulo fez uma

WILKES, C.Gene. O ltimo degrau da liderana. So Paulo, Mundo Cristo, 1999. p.97-130.

L I D E RA N A C R IS T p . 3 1

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

comparao entre o seu ministrio em Corinto e o papel do pai, ao encorajar os corntios a imitarem suas atitudes (I Co 4:14-21). O conceito da igreja como uma famlia permeia o Novo Testamento. Hemphill aconselha os pastores:
Mantenham o contexto bblico da famlia constantemente diante da igreja, por meio de sua pregao e de seu ensino. Porm, vocs devem comear o processo de adequao da famlia antes que ele se torne uma realidade. Comecem com alguns lderes-chave e os acompanhem como pais at a maturidade... A medida que amadurecem, ensinem a eles a discipular outros como um pai. Coloquem lderes maduros, como pais, para liderarem grupos pequenos a fim de que o processo de paternidade possa estender-se por toda a igreja.

Modelar a figura do pai um exemplo de liderana pastoral. Liderar inclui tanto a educao quanto a disciplina que os pais devem usar equilibradamente com os filhos.

Os pais e os pastores. O pai-lder se ajusta ao modelo bblico do pastor-lder. O pastor o modelo bblico da relao de Deus com o seu povo (SI 23:1). Essa foi tambm a designao do Antigo Testamento para o papel do rei entre seu povo (2 Sm 7:7; Zc 11:4-17). Jesus adotou o pastor como seu modelo de liderana quando disse: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor d a vida pelas ovelhas" (Jo 10:11). Quero destacar o modelo de liderana do pastor entre o povo de Deus. Em minha jornada pessoal para descobrir como devia liderar, tentei praticar todo estilo de liderana que aprendi, quer em conferncias, quer em livros. Cheguei a considerar meu papel como o de um "fazendeiro" ou de chefe de uma empresa. H vrios anos iniciei o ano-novo anunciando que estava na hora de avanar. Precisvamos de mais espao para crescer. Pensei que pelo fato de ser lder os outros me seguiriam automaticamente. A necessidade era real. Eu me sentia motivado. Os objetivos pareciam claros. O projeto, no entanto, no decolou! H muitas razes para isso, mas uma delas que eu tentei liderar de um modo que no era natural para mim nem apropriado para a situao. Tentei forar o projeto em vez de guiar o povo. Agi mais como um executivo acenando com a alavancagem dos salrios e opes acionrias do que como um pastor que conhecia cada ovelha pelo nome e entregava a sua vida por elas. Esse fracasso deu incio minha descoberta destes princpios de liderana servil e volta a um modelo bblico de liderana na igreja. Desisti dos esforos de liderar como algum me dissera que deveria faz-lo e comecei a liderar como Deus queria que eu fizesse. Os modelos bblicos comearam a tomar precedncia sobre os seculares. Estou convencido de que o pastor como pai e o pastor como guia espiritual continuam sendo os modelos corretos e vitais de liderana na igreja. Os princpios inerentes aos dois modelos podem ser aplicados a qualquer ambiente de liderana. Aprecio a obra de Lynn Anderson intitulada, They Smell Like Sheep (Eles cheiram como ovelhas). O livro avalia muitos modelos de liderana da igreja que levam o povo de Deus a adotar estilos baseados em padres nobblicos. O dr.Anderson retomou o modelo bblico do lder como pastor. Ele nos lembra de que no temos de temer a aparente dicotomia entre o lder e o seguidor que este modelo pode apresentar. Ele se reporta aos nossos temores quando escreve:
Embora alguns talvez no se sintam vontade ao pensar em certas pessoas como ovelhas e em outras como pastores, nosso desconforto ir provavelmente desaparecer quando compreendermos que o modelo pastoral gira em torno do relacionamento entre o pastor e o seu rebanho. No a figura de um forte dominando fracos, ou do "senhor" subjugando servos. Pelo contrrio. A figura do pastor representa amor, servio e sinceridade.

O relacionamento o conceito chave na idia do pastor como lder. Amor, servio e sinceridade so as caractersticas do estilo pastoral. Da mesma forma, uma relao construda com base nessas caractersticas opera no modelo pai-filho. Os filhos se rebelam contra aqueles com quem no mantm relacionamento. Membros de igreja recusam a liderana daqueles que sentem que no se importam com eles. Depois de ter corrigido as idias de Tiago e Joo, Jesus reuniu seus seguidores como um pai que interrompe uma briga entre irmos e um pastor que recolhe seu rebanho em perigo. Jesus sabia que a unio do grupo e a conformidade de rumo eram necessrias ao cumprimento de sua misso. Jesus deve ter suspirado enquanto reunia o seu pessoal para corrigir idias e relacionamentos.

c) O paradoxo de liderar como Jesus: ser grande servir


Os lderes definem as aes e atitudes que sero recompensadas e reconhecidas entre os seguidores. Quando estes tentam definir novos valores, a responsabilidade do lder restabelecer os valores fundamentais do grupo. As empresas, organizaes e famlias se beneficiam ao conhecer e viver segundo esses valores essenciais. Nos negcios, tais valores so "os princpios essenciais e permanentes da organizao - um pequeno grupo de princpios de orientao, que no devem ser confundidos com prticas culturais ou operacionais especficas, nem devem ser adaptados por causa de lucro financeiro ou por convenincia de curto prazo". L I D E RA N A C R IS T p . 3 2

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

James Collins observa que todas as empresas bem-sucedidas e com viso possuem um conjunto de valores essenciais que determina o comportamento do grupo. Reconhecer e viver de acordo com valores fundamentais slidos pode estabelecer unidade e eficincia na igreja. Quando comeamos o processo para especificar nosso conjunto de valores fundamentais, um membro da equipe disse: "No entendo. Por que precisamos de valores essenciais? J temos a Bblia". Boa observao. Concordei que a Bblia era o guia supremo dos nossos pensamentos e para nosso comportamento. Afirmei, porm, que o que estvamos procurando eram os valores imutveis que tornavam a nossa igreja nica no campo missionrio e no reino de Deus. A Willow Creek Community Church ajudou igrejas a compreenderem o que so valores fundamentais e o impacto que eles podem causar sobre a maneira de a igreja cumprir a sua misso. Jesus definiu um valor essencial para os seus lderes (ento e agora) quando chamou os discpulos de lado e os ensinou a liderar no reino de Deus. Ele agiu assim em resposta interpretao errnea de Tiago e Joo sobre posio e liderana e reao indignada dos outros dez discpulos que compartilhavam da idia falsa de seus companheiros de discipulado. Jesus ensinou o terceiro princpio de liderana servil quando reuniu os discpulos sua volta:

Os lderes-servos abdicam de seus direitos pessoais para encontrar grandeza no servio prestado a outros.
Como chegamos a esse princpio? Ele est includo na definio de grandeza feita por Jesus. Veremos como este conceito de grandeza e liderana era estranho aos seguidores de Jesus, como o para ns hoje. Veremos tambm que essas verdades so essenciais para compreender o propsito e a misso de Jesus. O paradoxo faz parte da vida e no devia ser temido pelos que seguem a Jesus. A vida no como alguns querem que seja -simplesmente branca e preta, para cima e para baixo, para a frente e para trs. Os hologramas substituram os desenhos de uma s dimenso como modelos da realidade. O universo to pequeno quanto grande. Observamos a morte dar lugar vida, e a riqueza instantnea gerar pobreza. Encontramos satisfao no sofrimento e vazio no prazer irrestrito. Os filhos trazem alegria e dor aos pais. O casamento felicidade e exige trabalho rduo. Jesus disse que os lderes so servos. Os que lideram esto quase sempre presos aos objetivos e valores daqueles a quem guiam. O paradoxo faz parte freqentemente do estilo do lder. Donald T. Phillips registrou alguns dos paradoxos identificveis no estilo de liderana do presidente Lincoln: Carismtico e despretensioso. Firme, mas flexvel. Vtima de muitas calnias e maldades, mas tambm muito popular entre o povo. Confiante e compassivo, embora pudesse ser tambm exigente e duro. Aceitava riscos e era inovador, todavia paciente e perspicaz. Parecia ter "estoque" de generais os quais removia e substitua com freqncia; contudo, na realidade, dava-lhes bastante tempo e apoio para produzirem resultados. Afirmava no controlar os acontecimentos e que sua poltica era no ter uma poltica; quando, na verdade, controlava os acontecimentos ao mximo, mostrando-se agressivo, tomando as rdeas e sendo extraordinariamente decidido. Lincoln dirigia conforme a situao exigisse. Embora s vezes parecesse incoerente, modelou um estilo que satisfazia a necessidade do momento. O paradoxo fazia parte do seu estilo de liderana. Jesus demonstrou estilos paradoxais de liderana. Ele adaptou o seu estilo de acordo com as pessoas a quem se dirigia e com o contexto da situao: Manso como um cordeiro, mas corajoso como um leo. Cordato, mas agressivo quando encurralado pela injustia. Gregrio, mas passava muito tempo sozinho. Dcil, mas sempre no controle. No teve educao formal, todavia ensinou com grande autoridade. Conformista, porm iconoclasta. Amigo dos rejeitados, mas jantava com os socialmente bem-posicionados. L I D E RA N A C R IS T p . 3 3

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

O carter de Jesus nunca mudou. Ele permaneceu comprometido com o chamado do Pai para sua vida. De acordo com esse chamado e carter, porm, ele adaptou um estilo de liderana que correspondesse ao momento. O estilo de liderana de Jesus muitas vezes pareceu um paradoxo para os que tentaram segui-lo e para os que o observavam. Jesus tambm fez uso do paradoxo em seus ensinos. Ele ensinou: "Quem acha a sua vida perd-la-; quem, todavia, perde a vida por minha causa ach-la-" (Mt 10:39). "Assim, os ltimos sero primeiros, e os primeiros sero ltimos" (Mt 20:16). "O reino dos cus semelhante a um gro de mostarda" (Mt 13:31). "Quem a si mesmo se humilhar ser exaltado" (Mt 23:12). Jesus teceu eficazmente imagens contrastantes para apresentar sua mensagem s vrias pessoas que o procuravam. O paradoxo d ao lder o poder de transmitir as complexidades de uma viso. Imagens aparentemente opostas criam a tenso necessria para descobrirmos a verdade. Os grandes lderes usam o paradoxo para estabelecer os valores da nova realidade. Jesus definiu a grandeza e a liderana por meio de um paradoxo. As imagens confundiram os discpulos, como confundem alguns de ns hoje. Qual era o seu quadro? Jesus pintou a grandeza como obra do servo. Ele definiu a liderana como o lugar do escravo. Ambas as telas pareciam distorcidas para os que as viam pelas lentes da sua cultura.

d) Jesus comeou do ponto onde os discpulos estavam


Jesus sabia que os seus seguidores viam as coisas sob a perspectiva do mundo. Parte do seu servio para com eles era gui-los de modo que formassem uma nova viso do reino de Deus. Jesus comeou sua lio sobre liderana mencionando as atitudes predominantes em relao grandeza e competio. Os discpulos no tiveram de ir muito longe para encontrar os modelos negativos e positivos de liderana que Jesus usou para ensin-los. Parte do poder de liderana de Jesus que ele compreendia e expunha a cultura sua volta. Ele escolheu exemplos da cultura de seus seguidores para ajud-los a compreender.

O poder das histrias. As histrias muitas vezes ajudam o lder a pintar um quadro do futuro. Elas ajudam os lderes a tocar nas questes de mudana. Doug Murren, autor do livro Leadershift, conclama os pastores a serem lderes da mudana dentro da igreja. Murren fala de suas experincias pessoais ao liderar uma igreja pelos vrios estgios de mudana. Ele explica que os lderes competentes "ajudam as pessoas a experimentarem seu futuro antes de viv-lo. Os lderes que conseguem administrar modelos de mudana devem aprender a fazer com que os outros se sintam confortveis com uma viso do futuro". Murren d a entender que "anedotas, folclore e metforas" ajudam os pastores a levar seus liderados por novos caminhos. Ele acredita que "contar histrias personaliza a nossa misso e estabelece padres importantes para o futuro". Max Depree chama essa prtica de "narrativas tribais". Tom Peters nos lembra que "as pessoas, mesmo os gerentes, no vivem s de grficos... As pessoas vivem, raciocinam e so movidas por smbolos e histrias". Jesus demonstrou ser um contador de histrias magistral ao mostrar como o futuro seria em seu reino. Mateus, o primeiro cronista de Jesus, escreveu: "Todas estas coisas disse Jesus s multides por parbolas e sem parbolas nada lhes dizia" (Mt 13:34). Jesus escolheu histrias de moedas e filhos perdidos, senhores e servos, comemoraes e terror, esperana e perda, para pintar quadros do seu reino. Ele partiu da realidade de cada um. Escolheu descries que as pessoas compreendiam e contou histrias sobre indivduos reais. Fez isso por uma nica razo: apresentar s pessoas a realidade de como as coisas sero quando o Filho de Deus reinar no corao do povo. Certo dia um lder religioso perguntou a Jesus o que deveria fazer para ganhar a vida eterna. Jesus lhe perguntou se ele sabia o que a lei dizia a esse respeito. Ele sabia e disse: "Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma, de todas as tuas foras e de todo o teu entendimento; e amars o teu prximo como a ti mesmo" (Lc 10:27). Jesus afirmou que o homem respondera corretamente. Mas o lder religioso queria que os outros soubessem que ele era especialista na lei e perguntou: "Quem o meu prximo?" Jesus no se perturbou e, tendo sempre uma histria para contar, respondeu com a parbola do Bom Samaritano (Lc 10:30-37). Quando terminou de cont-la e o lder religioso respondeu pergunta do professor, todos se retiraram com uma nova definio de prximo. Jesus usou tambm metforas e analogias para ilustrar seu reino presente e futuro. Por exemplo, ele sabia que os verdadeiros agentes da mudana criam recipientes novos para conter o futuro e ensinou que os resultados da mudana no podem ser contidos nos velhos mtodos. "O que fazer com esta nova realidade?", o povo perguntou a Jesus. "Foramos sua adequao maneira atual de fazer as coisas? Constri-se um recipiente inteiramente novo?"

L I D E RA N A C R IS T p . 3 4

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Para responder a essas perguntas, Jesus usou uma analogia da poca, a fim de ilustrar esse ponto. Ele disse que no possvel remendar roupas velhas com tecido novo; nem se pode colocar vinho novo em odres velhos (Mt 9:16-17). Tentar remendar roupa velha com tecido novo s piora a situao quando o tecido novo encolhe. Colocar vinho novo em recipientes gastos, distendidos, os faz explodir. Os sucos novos envelhecem e exalam gases que criam presso nos velhos recipientes. Os resultados da mudana no cabem nesses recipientes. Se voc tentar satisfazer velhos hbitos com novos valores, ambos se perdero sem beneficiar ningum. Qualquer pessoa que tenha tentado fazer mudanas numa igreja ou num negcio conhece a exploso que pode ocorrer quando um novo plano derramado nos velhos moldes de fazer as coisas. Jesus sabia que a mudana exigia novas formas assim como novo contedo. Em sua descrio, ele fez uma analogia com o cotidiano para ajudar seus seguidores a compreender os perigos de se apegarem aos velhos mtodos quando tivessem de enfrentar novas realidades. Quando comecei a dirigir nossa igreja para um novo modelo, contei uma histria usando a ilustrao de um empresrio que queria oferecer um novo produto. Foi mais ou menos assim: "O Produto Do Depsito para a Fbrica: Levando igreja a cumprir sua tarefa" Um rico empresrio, que ganhava dinheiro correndo riscos, queria fabricar um produto. Ele fez uma pesquisa de mercado, estudou as tendncias de fabricao e descobriu que as fibras ticas eram a indstria do futuro.J que ningum queria comprar cabos e centrais telefnicas, ele concebeu uma caixa postal na qual era possvel enviar e receber informaes e imagens digitais. Se pudesse ser fabricada a um preo razovel, cada lar nos Estados Unidos teria uma caixa postal de vdeo e voz at o ano 2000. O empresrio reuniu seus investidores americanos. Eles concordaram com o projeto e conseguiram sessenta milhes de dlares em menos de um ms. O empresrio contratou um gerente de projetos para dar incio fabricao do produto. Quero construir uma caixa postal vdeo/voz. Voc pode fazer isso? Claro! - Respondeu o gerente. E comeou a construir o melhor e mais arrojado depsito. Depois de prover os recursos e a autorizao para o projeto, o empresrio viajou para comear outro empreendimento. O gerente de projetos contratou uma equipe para planejar um depsito onde todas as peas necessrias para o produto pudessem ser armazenadas. Ele viajou pelo pas, participando de seminrios e visitando outros armazns construdos com a melhor tecnologia da poca, assim teria condies de erguer o melhor depsito. Todo ms contratava mais empregados para codificar, colocar nas prateleiras e inventariar o contedo do depsito. Chegou a viajar ao Japo para estudar a administrao de depsitos e voltou com milhes de planos para adquirir, sistematizar e estocar materiais. Na metade do terceiro ano, quando o depsito tinha mais de 30.480 m , 200 empregados e um estoque de 20 milhes de dlares, o gerente de projetos realizou um piquenique para os funcionrios da empresa. Todos os empregados, desde os operrios at os gerentes de turnos compareceram com suas famlias para comemorar a construo do depsito. De repente, um helicptero apareceu. Era o empresrio. O helicptero pousou bem no meio do piquenique e ele desceu com um sorriso. Senhores proclamou ele , vejo que esto comemorando. Soube desta celebrao e vim o mais depressa possvel. Eu queria ver a primeira caixa vdeo/voz que produziram. Onde est ela? Os empregados se entreolharam. Quem esse sujeito? Que caixa postal vdeo/voz essa? Um dos gerentes de equipe se aproximou do empresrio. O senhor deve estar enganado. Este um piquenique para celebrar a ltima palavra em modernidade e eficincia de depsitos. Um depsito? Dei a seu gerente de projetos dinheiro para produzir um produto e no para construir um armazm! Onde est esse homem? - Perguntou o empresrio em voz alta. O gerente de projetos deixou seu lugar na mesa principal e foi at o empresrio. Estou aqui. - Disse ele em voz baixa. Que histria essa de construir um depsito? Os depsitos no produzem produtos, eles os estocam.
2

L I D E RA N A C R IS T p . 3 5

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Olhe, senhor, achei que devamos adquirir as mercadorias e organiz-las antes de construir a fbrica e produzir o produto. - Afirmou o bem-intencionado gerente de projetos. Pensou errado. Est demitido e vou process-lo por quebra de contrato. Quero um produto e no um armazm. - Disse o empresrio. Depois de demitir o gerente de projetos e todos os empregados, o empresrio foi a um grupo de investidores coreanos. Quero construir uma caixa postal vdeo/voz. Vocs podem fazer isso? Perguntou o empresrio. Claro. - Responderam. E comearam a construir a fbrica mais moderna e eficiente, a ltima palavra no gnero. Jesus incumbiu seu povo de fazer discpulos, no cristos-depsito. Mateus 28:19 torna isso bem claro: "Ide, portanto, fazei discpulos". Muitas igrejas no passam de depsitos de programas bem-planejados, bemadministrados, para estocar e distribuir crentes. Jesus, no entanto, incumbiu sua igreja de produzir um produto, no de construir depsitos. Por que enfatizo essas parbolas e histrias? Porque autoridade no vai conseguir muito at que os seguidores entendam o que o lder est falando. Jesus tinha a suprema autoridade, e as pessoas estavam aprendendo a segui-lo. Mas vezes sem conta Jesus teve de contrariar as expectativas nelas prevalecentes e gui-las viso do reino vindouro. Da mesma forma, histrias, metforas, analogias e exemplos das experincias de seus seguidores podem construir uma ponte do presente deles para o seu futuro.

e) O que eles aprenderam na escola de administrao de empresas


Jesus comeou sua lio sobre liderana com dois exemplos das experincias comuns aos seus discpulos: (1) "Mantenha todos sob seu domnio" e (2) "Exera autoridade". interessante ver que ambos os modelos continuam sendo os estilos naturais e predominantes de liderana no mundo. Jesus contrariou a idia de liderana presente em sua cultura ao definir seus exemplos como "os que so considerados governadores dos povos (gentios)" (Mc 10:42, grifo do autor). Jesus tornou claro que os governantes autnticos no fazem uso desse tipo de liderana. Vamos examinar melhor dois exemplos negativos de liderana apresentados por Jesus.

"Mantenha todos sob seu domnio". Os discpulos j conheciam esse tipo de liderana. Eles o observavam todos os dias nos seus governantes, os romanos. Esse estilo significa simplesmente que "o poder faz o direito" quem tem o exrcito maior, comanda o espetculo. Penso que isso se chama "participao de mercado" no mundo dos negcios. Conhecemos muito bem esse estilo. Sonhamos com oportunidades para dizer s pessoas o que elas devem fazer sem receber respostas atrevidas ou comportamento passivo-agressivo. Se voc escolheu esse tipo de liderana, a primeira tarefa na sua lista de coisas para fazer : arranje um exrcito maior. Dominar algum significa sujeit-lo a seu poder. Implica que um senhor e o outro, sdito. Esse um estilo 8 muito eficaz de liderana pergunte a Hitler ou Pol Pot. O conceito de senhor implica poder absoluto sobre o outro. Voc no precisa lidar com perguntas ou divergncias. Basta reunir as pessoas e dizer-lhes o que fazer. Se discordarem, voc as elimina. Esse estilo de liderana era tambm comum nos dias de Jesus. Os romanos sabiam como dominar seus sditos. Essa uma das razes de terem governado o mundo naquela poca. As pessoas tendem a obedecer quando percorrem um caminho ladeado por seus parentes crucificados. At hoje governos e organizaes sabem como sujeitar os indivduos a seu poder. Pouco mudou no corao dos homens desde que Jesus andou pela terra. Jesus sabia que domnio sem compaixo gera abuso. A arrogncia e o poder resultam em tirania. Jesus podia usar o ttulo de Senhor em vista de quem era como Filho de Deus e porque nenhum outro ttulo descreveria sua relao com os que o seguiam. Jesus advertiu contra dominar outros; todavia, como Senhor, Jesus usou o seu poder para exigir absoluta fidelidade dos seus seguidores. Mateus 10 um manual de discipulado. Jesus deixou bem claro o que significava ser um de seus seguidores. Ele ordenou: "Quem ama seu pai ou sua me mais do que a mim no digno de mim; quem
Pol Pot pseudnimo de Saloth Sar foi lder poltico e comandante de guerrilha no Cambodja. Atuou como primeiro-ministro de 1975 a janeiro de 1979, quando foi deposto. Durante os trs anos de seu governo, estima-se que entre dois e quatro milhes de pessoas tenham morrido vtimas de execuo, enfermidades, fome e trabalho excessivo.
8

L I D E RA N A C R IS T p . 3 6

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

ama seu filho ou sua filha mais do que a mim no digno de mim; e quem no toma a sua cruz e vem aps mim no digno de mim" (Mt 10:37-38). Devemos nos lembrar de que, como Senhor verdadeiro, Jesus podia fazer essas exigncias de seus discpulos. O problema com os lderes humanos que no somos Jesus; por isso, qualquer tentativa de sermos senhores resultaria em nossa destruio e na runa dos outros. Jesus mostrou um modelo popular de liderana para seus discpulos. Ele queria que eles soubessem que esse modelo era uma escolha que poderiam fazer ao liderar os outros. A natureza egosta dos discpulos e a aceitao cultural desse modelo tornaram-no uma opo potencial de liderana. Jesus, entretanto, desejava que seus discpulos liderassem de outro jeito.

"Exera autoridade". Outro modelo negativo de liderana apontado por Jesus era o usado por aqueles que ele chamou de "altos oficiais". O nosso prefixo mega provm da palavra grega que Jesus empregou para descrever esses lderes. Esse estilo de liderana implica usar a autoridade da posio do lder para fazer as coisas acontecerem. Esse conceito se adapta quilo que Tiago e Joo queriam de Jesus. Eles pensavam que, se obtivessem aquela posio, poderiam exercer autoridade sobre os outros. Eles queriam ser mega-discpulos! Autoridade um veculo de poder do lder. Ela lhe d a capacidade de mobilizar outros para ao. Se voc escolher esse tipo de liderana, o primeiro item de sua lista de coisas para fazer : conseguir uma sala ou um escritrio maior. James MacGregor Burns observa, entretanto: "Todos os lderes so detentores reais ou potenciais de poder, mas nem todos os detentores de poder so lderes". Voc pode estar numa posio de liderana, mas no pode fazer que as pessoas o sigam. Pode haver um dos dois problemas. Ou no freqentou nenhum curso sobre "como usar a autoridade de sua posio para fazer as pessoas trabalharem para voc", ou voc no estudou a fonte de autoridade de Jesus. Richard Foster conclui que "a autoridade espiritual de Jesus uma autoridade que no se encontra numa posio ou num ttulo, mas numa toalha". Jesus entendia de autoridade. Ele sabia que os lderes podiam abusar da autoridade que possuam para forar pessoas inocentes a fazerem o que eles queriam. Durante a ltima semana de seu ministrio terreno, Jesus criticou o abuso de autoridade por parte dos lderes religiosos da poca. Ele disse s pessoas que fizessem o que seus lderes ensinavam porque a posio de autoridade lhes fora concedida por Deus. Por outro lado, Jesus disse ao povo que no agissem como seus lderes porque "dizem e no fazem" (Mt 23:3). Jesus reconheceu a autoridade dos lderes religiosos (embora eles no reconhecessem a autoridade dele) enquanto indicava o mau uso que faziam dela.[...] Jesus usou sua autoridade para ensinar seu esquema de discipulado. Mateus 5-7 a essncia do ensinamento de Jesus sobre como a vida seria se ele reinasse no corao das pessoas. Ele elevou as leis da Antiga Aliana a patamares acima de qualquer expectativa. Mesmo assim ofereceu a bem-aventurana de um esprito humilde. Quando Jesus concluiu seu ensino, escreve Mateus, "estavam as multides maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e no como os escribas" (Mt 7:28-29). Jesus usou a autoridade de sua posio de lder para realizar sua misso. Ele aplicou esses aspectos da liderana para guiar seus discpulos na direo de sua viso do reino de Deus. Assim, num certo sentido, Jesus pde ser Senhor de uma forma que os lderes terrenos nem sequer imaginavam ser. Jesus alertou contra esses dois mtodos naturais de liderana porque conhecia o corao das pessoas e sabia quo facilmente essa autoridade poderia tornar-se abusiva.

2. Qual o estilo de grandeza que voc procura?


Podemos estudar a grandeza conforme definida por Jesus, mas difcil aplic-la num ambiente de competio secular. Como atingir a grandeza que Jesus ensina?

a) Distanciando-se desses estilos negativos de liderana


Existe atualmente uma tendncia de afastamento dos dois estilos negativos de liderana que Jesus descreveu aos discpulos. A tendncia hoje que as organizaes se voltem para o servio. No se trata de servio ao cliente do tipo self-service para assegurar maiores resultados, mas um chamado do interesse prprio para o servio. Peter Block, convoca os chefes de organizaes e empresas para se considerarem mordomos. Block pede aos lderes que tenham a mordomia, e no a liderana, como alvo.
A mordomia requer que sirvamos nossas organizaes e lhe prestemos contas sem preocupaes nem restries. Ao deixarmos as preocupaes e as restries, nos apegamos ao significado espiritual da mordomia: honrar o que nos foi dado, usar o poder com um sentido de graa e buscar propsitos que transcendam o interesse prprio de curto prazo.

L I D E RA N A C R IS T p . 3 7

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Segundo Block, mordomia trata do governo de uma organizao. Significa administrar o que no nosso. "dar ordem para a disperso do poder". Os mordomos preferem a parceria ao patriarcado, a capacitao dependncia e o servio ao egosmo. O servio, argumenta Block, surge quando o indivduo se dedica a algo alm de si mesmo. Block considerou o senso de servio como um ingrediente essencial no processo de liderana. Max DePree nos pede para considerar a liderana como servio e o lder como mordomo:
Conforme o texto de Lucas, escritor do Evangelho, tente pensar no lder como "algum que serve". Liderana o conceito de dever certas coisas instituio. um meio de pensar sobre os herdeiros institucionais, um meio de refletir sobre mordomia em contraste com posse... A arte da liderana requer que pensemos no lder-mordomo em termos de relacionamentos: de bens e herana, de fora e eficincia, de civilidade e valores.

DePree ensina que o lder deve certos bens instituio, tais como sade financeira e um legado de pessoas capacitadas. Os lderes so obrigados a gerar impulso mediante uma viso clara. A eficincia resultado da "capacitao de outros para alcanarem o seu potencial tanto o individual como o corporativo". Os lderes devem aos seguidores a cortesia de "identificar valores" que dem significado ao trabalho deles. Liderar, escreve DePree, "a oportunidade de mudar significativamente a situao na vida daqueles que permitem que os lderes os dirijam". Essas tendncias atuais, afastadas do "domnio" e do "exerccio de autoridade", so saudveis. Elas oferecem um ponto de partida para as pessoas considerarem os ensinamentos de Jesus sobre a liderana. A aceitao de livros como Jesus, CEO sinal de que Jesus ainda uma fonte de sabedoria no mundo dos negcios. Como seguidor de Jesus, voc tem a oportunidade de construir uma ponte entre as situaes contemporneas de liderana e os ensinos do Mestre. O emprego de histrias, metforas e analogias de Jesus um meio excelente para introduzir a verdade de Deus numa conversa ou reunio de diretoria.

b) "Entre vs no assim"
Em seus ensinamentos, Jesus voltou-se subitamente do pensamento contemporneo para as prioridades do reino ao dizer: "Entre vs no assim" (Mc 10:43). Essa declarao um sinal da presena de Deus. Seguir Jesus significa que as regras mudaram. O cenrio diferente. A estrada termina em outro horizonte. Os que seguem Jesus devem reconhecer que os mtodos convencionais de sabedoria e poder no so a melhor maneira de guiar o povo de Deus. Ao exclamar "entre vs no assim", Jesus fez uma distino entre o mtodo de liderana secular e o de seus seguidores. Por favor, lembre-se de que o ensino de Jesus sobre a grandeza e a liderana no pode ser esperado de lderes que no o aceitem como suprema autoridade. Como natural, sem a presena do Esprito de Jesus e dos valores do seu reino em nossa vida, no podemos aceitar as definies nem os atos que suas palavras implicam. Sem o Esprito de Jesus em nosso corao e em nossa mente, tenderemos aos meios naturais de nos tornar grandes e chegar frente da fila. Os que no tm um relacionamento com Cristo talvez apreciem a sabedoria de Jesus, mas no podem aplicar plenamente os seus ensinamentos. Uma relao verdadeira com o Professor condio necessria para que voc possa conhecer o significado da grandeza e da liderana no reino de Deus.

c) Voc sabe que um servo quando...


Jesus exemplificou a grandeza mediante o servio a outros ao no ter procurado um cargo pblico, um diploma, a chefia de um exrcito ou a descoberta de alguma verdade cientfica. Todo o ministrio de Jesus se concentrou no servio ao Pai celestial, no servio sua misso, a seus seguidores e, finalmente, no servio queles que veio salvar. Jesus foi um grande homem por ter sido um servo. Ns o reconhecemos como grande por ter-se mantido fora do turbilho da vida e vivido deliberadamente para aproximar as pessoas do seu Criador. Como Senhor de tudo, ele poderia ter-se mostrado superior a ns e exigido obedincia cega. Em vez disso, serviu-nos, ensinando-nos a verdade e como viver de acordo com ela. Ele nos serviu em nossa incompreenso, em nosso egosmo e em nossa fraqueza. Viu de que precisvamos e nos ajudou. Sabia onde precisvamos estar e nos levou para l com grande amor e respeito por ns. Perdemos esse modelo bsico de grandeza em nossa cultura centrada na personalidade. A grandeza parece pertencer aos construtores e aos influentes. A grandeza equiparada ao reconhecimento do nome do indivduo e de sua posio social. As igrejas e organizaes no-lucrativas se tornaram muito parecidas com o mundo nesse aspecto. Entregamos certificados de grandeza aos que constroem a maior organizao ou aos que renem o maior nmero de pessoas num fim de semana. Damos honra aos que se sentam em lugares de poder. Esquecemos que a grandeza entre o povo de Deus comea com servio, e servio implica trabalho, sem esperar elogios.

L I D E RA N A C R IS T p . 3 8

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Dirigi uma conferncia da igreja h um ou dois anos num estado do sul dos Estados Unidos. Quando cheguei ao lugar em que era servida a refeio, notei duas mesas onde havia um carto: "Reservadas para os Servidores". As duas estavam vazias, enquanto todas as outras se achavam lotadas. As pessoas at procuravam lugar para sentar-se, porque tudo estava cheio. Quando me levantei para falar, fiquei imaginando se era o seu respeito pelo carto "reservado" ou o medo de serem conhecidas como "servidores" que impedia as pessoas de sentarem-se quelas mesas! comum nos esquecermos de equiparar a grandeza com o servio. Eu disse ao grupo que, de acordo com o modelo de liderana de Jesus, um daqueles cartes "Reservado para os Servidores" deveria estar em cada uma das mesas. Ser servo no um de nossos objetivos naturais. Depois da morte da princesa Diana e de madre Teresa de Calcut, um amigo me perguntou: "Qual delas voc gostaria de ter sido?" Ele sabia que eu teria de escolher entre o que pensava que deveria dizer e o que queria dizer. Se tivesse escolha, a maioria de ns gostaria de ser o prncipe ou a princesa de Gales, no uma serva dos rfos da ndia. Eu disse que preferia ter sido madre Teresa e expliquei que a vida dela se parecia mais com a de Jesus do que a de Diana. Devo admitir que me perguntei como seria receber tratamento real. Meu desejo humano de ser reconhecido como grande algumas vezes supera meu chamado para ser um servo nas ruas da minha cidade. O teste para ver se voc aceitou ou no o ensino de Jesus sobre a grandeza verificar a sua reao quando outros o tratam como servo. Um dos membros da minha equipe foi a um seminrio de Bill Gothard h vrios anos. Quando a pessoa comparece a uma das reunies dele, passa a receber um carto de aniversrio pelo resto da vida. Penso que ela pode mudar-se sete vezes sem deixar endereo e, mesmo assim, vai receber um carto de aniversrio de Bill! Certo dia, meu auxiliar entrou no escritrio e mostrou-me o carto que recebera da organizao Gothard. No carto estava escrito: "O verdadeiro teste do servo ver se ajo como servo quando sou tratado como um deles". Ele havia brincado antes, dizendo que todos gostamos de ser mencionados como servos de Deus at sermos tratados como servos. A realidade que se voc procura encontrar grandeza no servio a seus semelhantes, deve esperar ser tratado como um servo.

d) O primeiro da fila
Jesus disse ento: "Quem quiser ser o primeiro..." Essa frase sugere liderana. Primeiro do grego protos significa ser o primeiro numa linha ou srie. Os lderes so os primeiros da fila. Eles ficam na frente, definindo a realidade, pintando o futuro e mostrando o caminho. Os lderes so os primeiros da fila para um novo tipo de realidade. Robert Greenleaf identificou dois conceitos de liderana. Um deles o chefe solitrio no alto de uma estrutura hierrquica. O outro, o lder principal como primus inter pares "o primeiro entre os seus iguais". Greenleaf observa que nesse ltimo modelo continua havendo um "primeiro", mas esse lder no o chefe. Ele conclui: "A diferena pode parecer sutil, mas importante que o primeiro teste constantemente e prove essa liderana entre um grupo de iguais capazes". "O primeiro entre os seus iguais" de Greenleaf outro meio de ser o primeiro, como Jesus ensinou aos seguidores. O teste constante e a prova de ser o primeiro, conforme a definio de Jesus, a maneira como voc serve a outros. Jesus criou um aparente absurdo quando declarou: "Quem quiser ser o primeiro entre vs, ser servo de todos". Os discpulos cocaram a cabea ante a idia de se tornarem escravos. Escravo ou servo nesse versculo era um escravo doulos. No sculo primeiro, este ser humano ocupava o degrau mais baixo da escala social. Era comprado e vendido como propriedade. O escravo doulos no tinha direitos nem privilgios, vontades nem desejos, s as ordens do dono. Por serem judeus, os discpulos se recusavam a ser escravos de quem quer que fosse. Foi essa a razo do xodo. Eles rejeitaram inicialmente a descrio de Jesus, porque era estranha demais para seu entendimento. Como poderia algum ser o primeiro, descendo ao ltimo degrau da escada? Ser escravo implica vrias coisas: perda da propriedade, separao das razes, abuso por parte de senhores cruis, perda da individualidade e, claro, no ter liberdade de escolha. Ser escravo significa desistir dos direitos pessoais. Esse o primeiro passo para ser o primeiro entre o povo de Deus. Por qu? Porque voc no pode ser servo enquanto no renuncia aos seus direitos pessoais de ser servido. A grandeza no servio a outros no pode ocorrer enquanto voc insistir em que seu direito ser servido por outros. Que vantagem h em renunciar ao seu direito de ser servido? Como isso aumenta a sua capacidade de ser um lder-servo? Richard Foster nos mostra que desistir do nosso direito de ser servido leva realmente liberdade.

L I D E RA N A C R IS T p . 3 9

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Quando escolhemos ser servos, renunciamos ao direito de controlar. H grande liberdade nisso. Se escolhemos voluntariamente deixar que se aproveitem de ns, no podemos ser ento manipulados. Quando escolhemos ser servos, desistimos do direito de decidir quem e quando vamos servir. Tornamo-nos disponveis e vulnerveis.

Renunciar ao direito de ser servido nos liberta para servir a outros. Escolher o lugar e o trabalho de um escravo remove qualquer barreira de separao entre as pessoas. Vivemos numa cultura em que o indivduo foi colocado no centro do universo. Quando isso acontece, os direitos do indivduo predominam sobre as necessidades de outros. At que haja renncia aos direitos, h menos probabilidade de o servio acontecer. O servio talvez ocorra, mas ser auto-servio, e no orientado para outros. Aprender a servir comea quando seguimos o Mestre. Tornar-se escravo de Deus a forma como nos tornarmos "primeiros" entre nossos companheiros. Ser escravo no faz parte de nossos sentimentos naturais. Como compreender esse princpio? Wellington Boone, orador popular da organizao Promise Keepers deu um sentido peculiar idia de ser afroamericano e falar em tornar-se escravo de Cristo. Ele escreve que os negros nos Estados Unidos tm uma vantagem de duzentos anos sobre outros, no que se refere a aprender a ser escravos de Cristo e servos de outros! Em suas palavras: "Os negros tiveram mais de duzentos anos de treinamento na escravido ao homem. Isso pode ser considerado uma qualificao a longo prazo, com o objetivo de prepar-los para serem timos escravos de Deus ou para reinar como um rei". Concordo com o rev.Boone que ser "escravo de Deus" (Rm 6:19-23) um modelo bblico para um estilo de vida cristo. Eu acrescentaria que o modelo de escravido como exemplo de discipulado para os brancos americanos poderia ser ainda mais difcil de entender. Por qu? Porque os brancos sempre foram os proprietrios! Passar de proprietrio e senhor a escravo pode ser mais difcil do que voltar a uma era histrica anterior, a fim de compreender os ensinamentos de Jesus. Esse modelo para seguir a Cristo uma das principais razes por que as pessoas da era ps-moderna acham to difcil correr o risco do verdadeiro discipulado. Voc comea a descobrir grandeza no servio quando renuncia ao seu direito pessoal de ser servido. Esse princpio de liderana servil talvez seja o mais difcil de compreender hoje. Temos muito poucos modelos contemporneos para observar e seguir. Sculos nos separam do contexto dos ensinamentos de Jesus. Como esse princpio pode tornar-se parte do seu estilo de liderana?

e) Como posso liderar desse modo?


Com que se parece esse tipo de liderana na vida real? Como servos e escravos podem liderar? A resposta constitui um verdadeiro dilema para o discpulo de Jesus. Como voc concilia o que aprendeu no curso de administrao de negcios com as palavras de Jesus? Isso possvel? H outro meio? Servos e escravos no so a definio de liderana no dicionrio do mundo. Muitos consideram a idia de ser servo e a de desistir dos direitos pessoais como uma espcie de auto-anulao. Lembro-me de quando minha mulher, que era professora pblica na poca, foi confrontada pela coordenadora da escola. Minha esposa havia confessado sua f em Jesus. A coordenadora disse que no gostava de cristos porque eles provocavam baixa autoestima nas pessoas. Ela equiparou a confisso de ser pecador com baixa auto-estima. Essa mulher sem dvida acharia que se considerar servo significava tambm no ter uma auto-imagem "saudvel". Jesus veio para mostrar como a vida no reino de Deus, no para modificar a maneira de agir do mundo. Os caminhos de Deus s se estabelecem na humanidade quando Jesus reina no corao das pessoas. Qualquer seguidor de Cristo que procure liderar como Jesus deve estar disposto a ser tratado como ele o foi. Alguns seguiro. Outros atiraro pedras.

Pelo seu prprio exemplo. O modo como Jesus viveu a resposta para a pergunta como liderar como servo. Ele concluiu sua lio sobre grandeza, dizendo: "Pois o prprio Filho do homem no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). Jesus declarou sua misso com essas palavras. Ele sabia que os discpulos no iriam compreender at que completasse a misso. Foi isso que ele disse em essncia: "Observem o que fao. Vou mostrar-lhes como isso funciona. No vim para ser servido por vocs, vim para servi-los. Darei tambm minha vida como pagamento, a fim de que muitos fiquem livres para manter um relacionamento com Deus". Jesus sabia que tinha de ser exemplo dessa lio antes que seus alunos tivessem qualquer possibilidade de viv-la. Jesus no era um professor que apenas definia seus termos; ele tambm dava exemplo daquilo que pedia que as pessoas fizessem. Tiago, Joo e os outros dez discpulos tiveram oportunidade de experimentar o que Jesus ensinou, enquanto o seguiam at sua morte, seu sepultamento e sua ressurreio. Eles logo perceberam que

L I D E RA N A C R IS T p . 4 0

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

liderana servil significava em essncia dar a sua vida para que outros pudessem ter a vida que Deus desejava para eles. Esse tipo de servio a base para a liderana servil no lar. O casamento de muitas formas a renncia aos direitos pessoais para encontrar grandeza no servio a outros. Os votos tradicionais do casamento, que continuam a ser aqueles escolhidos pela maioria dos casais, implicam servio ao parceiro em quaisquer circunstncias. O casamento funciona quando voc chega ao ponto em que o bem-estar do outro to importante quanto o seu. Compreendo que alguns conselheiros poderiam discutir que renunciar aos direitos pessoais pode ser perigoso para a auto-imagem do indivduo e, portanto, pode resultar em um casamento pouco sadio. Admito tambm que j vi casamentos em que o marido considera a esposa uma serva e ela no sabe como proteger seus limites pessoais. Por outro lado, a natureza do amor renunciar deliberadamente ao que seu de direito a fim de servir s necessidades de outra pessoa. O casamento pode ser sadio quando ambos os parceiros encontram grandeza no servio, em vez de serem servidos. O servio sacrificial certamente parte da misso dos pais. Colaborei certa vez na direo de um grupo de liderana com a lder do nosso grupo ministerial feminino. O grupo era formado por mulheres que dirigiam diferentes reas do ministrio feminino em nossa igreja e comunidade. Quando chegamos ao princpio da renncia aos direitos pessoais e de encontrar grandeza servindo a outros, comentei que esse era um conceito difcil para muitos homens e me perguntava como elas se sentiam a respeito. As mulheres presentes comearam a rir. Quando perguntei: "O que to engraado?" Uma delas respondeu: "Quando se me, desiste-se dos direitos pessoais para encontrar grandeza no servio a partir do dia em que se tem o primeiro filho!" Eu tambm ri. Ser pai ou me renunciar aos direitos pessoais e encontrar grandeza no servio a seus filhos. Acredito que a maioria das mes aprende esse princpio antes dos pais. Da mesma forma, um pai pode praticar esse princpio quando decide modificar os objetivos de sua carreira a fim de servir misso da sua famlia, colocando-a acima dos objetivos da empresa. Isso no significa viver por intermdio dos filhos. No significa deixar de lado sua funo de prover o melhor possvel para a sua famlia. Significa, porm, que voc serve pessoinha que est crescendo sob os seus cuidados para que ela possa viver o plano de Deus para a prpria vida. Dar exemplo de grandeza no servio uma forma de ensinar esse princpio a seus filhos.

O nico e verdadeiro modelo. Jesus merece ser servido por aqueles a quem criou! Ele veio, entretanto, para servir. Veio para dar sua vida como pagamento pelos pecados de outros. Jesus veio para dar sua vida como resgate, a fim de que a criao ficasse livre da barreira que a separava do seu Criador. No mundo antigo, o resgate era um pagamento feito para libertar um escravo ou prisioneiro. Como Filho do Homem, Jesus considerou sua vida como um sacrifcio em benefcio de outros. Creio que Jesus o nosso nico e verdadeiro modelo de liderana servil. Ele serviu a outros, dando a sua vida por eles. A misso de toda a sua vida foi libertar outros, no ganhar uma posio. Isso um mistrio para o mundo, mas a essncia da liderana servil segundo os ensinos de Jesus. Qualquer pessoa que busque liderar no corpo de Cristo deve submeter-se ao senhorio de Jesus. S ento possvel comear a compreender por que os servos so grandes e os escravos so os primeiros.

L I D E RA N A C R IS T p . 4 1

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

VI. O PODER DE JESUS MEDIANTE O SERVIO9


Os lderes vivem a viso ao fazer com que todas as suas aes e seus comportamentos estejam nela fundamentados e ainda ao criar um senso de urgncia e paixo para atingi-la.
Burt Nanus, Visionary Leadership

Ao lavar os ps dos discpulos, Cristo deu um exemplo de amor, pois esta a natureza do amor servir e sujeitar-se uns aos outros.
Martinho Lutero, Book of Jesus

Quando Jesus prendeu a toalha na cintura, derramou gua na bacia de cobre e lavou os ps dos apstolos, comeou a revoluo do lava-ps da quinta-feira, e uma nova idia de grandezano Reino de Deus emergiu.
Brennan Manning, Signature of Jesus

Assim como a cruz o sinal da submisso, a toalha o sinal do servio.


Richard J. Foster, Celebrao da Disciplina

Jesus realizou dois atos simblicos para os seus seguidores na noite em que foi trado. Essa era a sua ltima oportunidade de verificar se a sua equipe de lderes compreendera a sua misso. A sua ltima oportunidade de ver se eles conseguiriam completar a misso aps a sua partida. Na noite em que foi trado, Jesus tomou o po e o vinho da refeio pascal e revelou ser ele o supremo sacrifcio para eliminar os pecados do mundo. Tomou tambm a toalha e a bacia usadas pelos servos e lavou os ps dos discpulos. A maioria dos cristos conhece o poder e o significado do primeiro ato; mas qual a sua mensagem no segundo? Lucas nos diz que depois da refeio da Pscoa, os seguidores de Jesus comearam a discutir quem era o maior do grupo (Lc 22:24). Esse era um tpico comum entre os seguidores. Penso, porm, que devemos dar a eles um desconto, pois na verdade no passavam de homens! Os homens parecem acabar sempre discutindo sobre quem pegou o maior peixe ou fechou o melhor negcio. Ao conversar com seus companheiros ministros, os pastores do sexo masculino so conhecidos por aumentar em pelo menos dez por cento o nmero de pessoas que realmente compareceu a um evento. Incentivamos esse comportamento quando oferecemos os melhores empregos aos sujeitos com as maiores histrias. Penso que os discpulos estavam simplesmente compartilhando histrias sobre como Deus operou por intermdio deles. Haviam esquecido, porm, que fora Deus, no eles, que executara a obra! A semana anterior em Jerusalm fora difcil, mas eles tinham visto Jesus atacar os lderes religiosos. Jesus tambm avanara muito na questo de convencer e atrair pessoas. Esses indivduos que buscavam o reino pensaram que os sinais de vitria eram positivos. Comearam, portanto, a discutir quem iria sentar-se ao lado de Jesus quando ele entrasse de novo no reino. Jesus surpreendeu os seguidores quando deixou a mesa principal (enquanto eles discutiam quem iria sentar-se ali) e dirigiu-se ao lugar onde os servos trabalhavam. Ele enrolou uma toalha na cintura, encheu uma bacia com gua e comeou a lavar os ps empoeirados dos amigos. Nosso [...] princpio de liderana servil se baseia neste episdio em que Jesus lavou os ps dos discpulos.

Os Lderes-servos pegam a toalha de servio de Jesus, a fim de suprir as necessidades de outros.


Entendemos por esse evento que a toalha de servio de Jesus o smbolo fsico da liderana servil. Seu ato de satisfazer as necessidades fsicas e espirituais dos seus seguidores nos mostra o que fazem os lderes-servos. Lavar ps no era tarefa de Jesus. Ele era um professor e mestre. Ningum criticaria o lder que delegasse esse trabalho servil a outro membro do grupo. Pensamos: "Os lderes tratam das grandes questes. Eles empregam outros para fazer os servios inferiores". Enfrentamos mais uma vez um paradoxo da liderana servil. Se lhe for dada a tarefa de supervisionar a viso e a misso do grupo e tiver a responsabilidade de completar a misso, por que deixaria seu posto para fazer algo to insignificante quanto lavar os ps de outros? Jesus, o lder, confundiu nossos pensamentos quando se tornou Jesus, o servo. Por que o Rei dos reis poria uma toalha na cintura para lavar os ps alheios? Todavia, quando observamos Jesus tomar a toalha do servio, notamos duas coisas. Primeira, ele demonstrou que os lderes-servos suprem as necessidades do grupo a fim de executar a misso. Os ps dos seguidores de Jesus estavam sujos e ningum se dispusera a lav-los. O grupo tinha uma necessidade, mas ningum quis sair do seu lugar para satisfaz-la. Eles estavam ocupados demais comparando-se uns aos outros.

WILKES, C.Gene. O ltimo degrau da liderana. So Paulo, Mundo Cristo, 1999. p.163-186.

L I D E RA N A C R IS T p . 4 2

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Essa mentalidade afeta a atuao das famlias e das organizaes. "No minha responsabilidade" uma atitude que impede a colaborao e o trabalho em equipe. Numa famlia, essa atitude geralmente escraviza um dos membros, levando-o a lavar roupas e limpar a casa, ou cuidar das crianas. Num negcio, a mesma atitude aniquila qualquer idia de trabalho em equipe. Voc j teve um membro da equipe que deixou muito claro o que era e o que no era sua funo? Essa pessoa recusou-se a fazer qualquer coisa que no constasse da sua descrio de trabalho? Quando a idia "no minha responsabilidade" penetra numa equipe, esta fica prejudicada. Os territrios so marcados e defendidos. Batalhas so travadas quanto a quem faz o que e quem faz mais do que os outros. Jesus, porm, mostrou-nos que os lderes com toalhas esto dispostos a satisfazer qualquer necessidade existente - sem levar em conta a quem cabe a tarefa. A segunda lio dada por Jesus no lava-ps foi que os ps sujos no eram a necessidade real. A discusso dos discpulos sobre a grandeza revelou a sua verdadeira necessidade - saber quem Jesus era e por que ele fora enviado. A demonstrao contnua da mentalidade da mesa principal revelou que eles ainda no haviam compreendido plenamente a razo da vinda de Jesus. Ele viera para servir. Todos os seus seguidores seriam servos. Na sua ltima noite com os discpulos, Jesus teve de enfatizar novamente de que tipo de reino eles faziam parte e o que seria necessrio para que seguissem os seus passos.

1. O poder de Jesus mediante o servio


Onde est a liderana do lder-servo?" uma pergunta feita com freqncia quando falo sobre liderar como servo. Enquanto recapitulava tudo o que aprendera ao observar Jesus, meus pensamentos voltaram para a noite em que ele lavou os ps dos discpulos. Jesus exemplificou ali como os lderes podem ser servos e ainda assim liderar. Quando observamos os eventos daquela noite, em geral s vemos muito servio e nenhuma liderana. Perguntamos ento: "Se voc serve todo o tempo, onde est o poder?" Servio e liderana parecem ser conceitos opostos. Pensamos que no possvel ser um e fazer o outro. Encontramos as respostas a esta pergunta ao observarmos os atos de Jesus na noite em que foi trado.

Ele deu o exemplo da misso. Quando Jesus deixou a mesa para tomar a forma de servo e fazer o trabalho de um escravo, estava oferecendo uma viso real da sua misso. Eleja ensinara que a sua misso no era "ser servido, mas servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45). O ato de descer da posio de ltimo cordeiro pascal para a de servo humilde equiparou-se sua descida do cu para a cruz. Lembra-se do que ele ensinou sobre a humildade: "O que se humilha ser exaltado" (Lc 14:11)? Est lembrado do hino de humilhao e da exaltao de Jesus pelo Pai? "A si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo" (Fp 2:7). Ao mudar da mesa principal para o mais nfimo dos lugares no grupo, Jesus ofereceu uma ilustrao visual da misso da sua vida. A misso de Jesus era ser o Servo Sofredor de Deus. Os evangelhos contam como Jesus teve de corrigir repetidamente a percepo dos seus seguidores sobre quem ele era como Messias. As cinco mil pessoas que alimentou queriam que ele fosse um Messias popular que satisfizesse todos os seus desejos fsicos. Outros, como Tiago e Joo, queriam que fosse um Messias poltico que estabelecesse um reino terreno. Simo, o Zelote, e seus amigos desejavam que Jesus fosse um Messias militar que esmagasse o jugo da opresso romana. As pessoas continuam tendo esses tipos de desejos e expectativas ligados sua f em Jesus. Continuamos querendo que Jesus seja o que desejamos que ele seja. Quando nos decidimos por Jesus, queremos que ele seja popular com os que nos conhecem e aceitam. Queremos que Jesus mitigue a nossa fome e satisfaa nossos desejos. Queremos que ele cure os nossos males e conserte nossos casamentos. Juntamo-nos aos cinco mil que pretendiam faz-lo rei porque ele lhes deu de comer. Os que seguem um messias popular ficam logo decepcionados quando ele pede algo em troca da sua lealdade. Outros ainda desejam que Jesus seja um messias poltico. Voc no precisa ir muito longe para encontrar cristos que querem estabelecer o reino de Deus elegendo cristos para cargos polticos. Embora Jesus tivesse ensinado que somos sal e luz, ele rejeitou pessoalmente quaisquer idias de tornar-se um lder poltico. Jesus nunca se candidatou a um cargo pblico. O seu reino era espiritual. Aqueles a quem Deus chama para cargos pblicos devem examinar constantemente sua opinio do governo, comparando-a com a daquele que os chamou. O problema com o desejo de que Jesus seja um messias poltico que a sua f desfalece quando Deus permite que outros sejam eleitos e no aqueles em quem votou. Finalmente, alguns ainda querem que Jesus seja um messias militar. Embora essa tentao no predomine tanto hoje, sabemos que muitos cristos seguem uma teologia que permite que Jesus faa uso de uma metralhadora e derrube governos pelas foras revolucionrias. L I D E RA N A C R IS T p . 4 3

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Acho significativo que Jesus tenha escolhido Simo, o Zelote, para ser um dos Doze. Simo fazia parte do movimento revolucionrio judeu que jurara expulsar Roma da sua terra. Creio que Jesus chamou Simo com o objetivo de desafiar sua f na ao militar para cumprir a vontade de Deus. Esse discpulo com certeza teve de lutar com as idias do Sermo do Monte. Quando a sua esperana est na guerra, amar os seus inimigos e oferecer a outra face so "criancices". Simo no deve ter dormido bem na noite da morte do Salvador. Se ele esperava que exrcitos de anjos (ou de homens) viessem resgatar Jesus da mquina de guerra romana, deve ter se decepcionado realmente. Gostaria de estar presente quando o Senhor ressurreto explicou o verdadeiro poder do seu reino a Simo, antes de subir aos cus. Jesus era, porm, o Servo Sofredor, o Messias. Tinha como misso cumprir a profecia de Isaas sobre o tipo de Messias a ser enviado por Deus para libertar o seu povo. O profeta disse: "Ele ver o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficar satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificar a muitos, porque as iniqidades deles levar sobre si" (Is 53:11). A misso de Jesus no era satisfazer os desejos dos que o seguiram, mas cumprir a vontade do Pai. grande o nmero de lderes que fracassam quando abandonam a misso para agradar os seguidores. Essa a razo de Jesus corrigir constantemente os discpulos quando eles (em especial Pedro) tentavam impedir que ele sofresse e morresse para levar salvao a seu povo. A misso de Jesus era entregar sua vida como sacrifcio a fim de promover a reconciliao entre Deus e toda a criao. Seus seguidores tinham de compreender a sua misso antes de poderem entender a deles. Quando Jesus se ajoelhou e lavou os ps dos discpulos, ele lhes deu uma idia de sua misso na terra. Veio para servir. Veio para sofrer.

Jesus aperfeioou os seus ensinamentos. Jesus j ensinara os princpios da liderana servil aos seguidores e, agora, os estava aperfeioando. Ensinou os seguidores a ocupar o lugar mais humilde quando convidados a um banquete (Lc 14:10). Aperfeioou o conceito de humildade, usando a toalha de um servo. Ele ensinara que a grandeza entre o povo de Deus era alcanada quando o indivduo se tornava um servo (Mc 10:43-44). Ele determinou esse tipo de grandeza ao vestir-se como servo. Jesus ensinara que ser o primeiro da fila significava tornar-se escravo de outros. Deu exemplo disso, portanto, ao fazer o trabalho de um escravo. Nossos ensinamentos ganham extraordinrio poder quando os apoiamos com as nossas aes. Muitos pais falham ao ensinar aos filhos uma coisa e depois agem de outra forma. Em nossa casa, ensinamos nossos filhos a serem honestos em quaisquer circunstncias. Certo dia uma senhora telefonou e pediu se uma de minhas filhas no poderia ficar com os filhos dela numa segunda-feira noite. Eu no conhecia a mulher, e as noites durante a semana no so as melhores ocasies para uma estudante ficar fora at tarde. Minha filha ps a mo sobre o bocal do telefone e perguntou-me o que deveria dizer. Respondi: "Diga a ela que voc tem educao fsica nessa noite". (Ela faz educao fsica duas vezes por semana.) Minha filha ficou hesitante, mas deu sua desculpa senhora e desligou. No dia seguinte, no carro com minha filha, lembrei-me da "mentirinha" que a aconselhara a contar. Disse ento que cometera um erro e que ela no deveria permitir que eu fizesse isso novamente! Ela sorriu e perdoou-me. Independentemente de posio do lder, ele perder credibilidade quando seus atos no corresponderem ao que ensina. Vestido como um servo, agindo como um escravo Jesus continuou liderando. Quando Jesus chegou aos ps sujos de Pedro, seu amigo ntimo recusou os seus servios. Pedro disse: "Nunca me lavars os ps" (Jo 13:8). Era uma nobre resposta de um lder do grupo, mas por que ele disse essas palavras? Em primeiro lugar, penso que Pedro pode ter sentido constrangimento por no haver pensado em fazer o servio que o seu lder estava fazendo naquele momento. Ele foi o primeiro a sair do barco e andar por sobre as ondas revoltas. Foi o primeiro a declarar que Jesus era o Cristo. Pedro queria agradar Jesus naquela noite, enquanto ele se ajoelhava a seus ps. Sentia-se constrangido por ter decepcionado o lder. bem provvel que se censurasse por no ter notado a necessidade e feito algo a respeito. Creio tambm que a reao de Pedro estava de acordo com a sua recusa em permitir que o Messias sofresse. O Messias de Pedro no faria trabalho escravo! O discpulo-lder recusou-se a aceitar qualquer coisa inferior sua percepo pessoal da misso. Seu lder jamais lavaria os ps dele porque isso estava abaixo da dignidade e posio do Mestre. Pedro tinha a noo errada de que os lderes no fazem pequenas coisas.

L I D E RA N A C R IS T p . 4 4

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Ajoelhado diante dos ps malcheirosos de Pedro e usando a toalha de servio, Jesus revelou a falta de entendimento do discpulo quanto misso. Pedro ainda no compreendia a misso de Jesus na terra. A sua recusa revelou a sua confuso. s vezes o lder precisa revelar uma necessidade antes de poder satisfaz-la. A recusa da oferta de Jesus por parte de Pedro foi um obstculo ao caminho do Salvador para a cruz. Pedro ofereceu um "atalho para o reino", o qual Jesus recusou. Essa no foi a primeira vez que Pedro revelou sua idia de como seria o reino. Em Cesaria de Filipos, Jesus chamou Pedro de "Satans" porque o discpulo ofereceu a Jesus o reino sem passar pelo sofrimento (Mc 8:29-33).Jesus tinha de liderar diante da oposio. "Os lderes aprendem liderando, e aprendem melhor liderando diante de obstculos", adverte Warren Bennis. Os lderes tambm lideram diante das crticas. Jesus continuou liderando, ajoelhado aos ps de Pedro, embora enfrentasse oposio de um de seus seguidores mais prximos. Esse encontro entre Jesus e Pedro na refeio da Pscoa ensina tambm que Jesus liderou sem ceder s preferncias pessoais dos seguidores. Satisfazer necessidades de outros no significa ceder aos desejos deles. Jesus ajoelhou-se como um servo aos ps de Pedro, mas no permitiu que as preferncias pessoais de Pedro sobre quem ele era como Messias o impedissem de cumprir a misso que lhe fora designada. Pedro no conseguiu impor a sua vontade. Jesus disse: "Se eu no te lavar, no tens parte comigo" (Jo 13:8). Ele indicou que Pedro deveria aceitar sua misso de Messias como ele a definira, caso contrrio o discpulo no faria mais parte do movimento. No falta determinao liderana servil. Os lderes-servos no vacilam com respeito sua misso s porque um dos seguidores tem outro conceito sobre como as coisas devem ser feitas. Quando algum se torna servo da misso, essa misso transforma-se na determinao, que a base da liderana forte nas ocasies crticas. A resoluo firme em face do desafio no resultado apenas da personalidade. A deciso de liderar diretamente proporcional ao servio do indivduo misso. Os lderes vacilam em face do desafio quando no tm ou no compreendem plenamente a misso. J contei como o chamado de Deus para a misso em minha vida e em nossa igreja se tornou central para a minha motivao de liderar. No fui um bom lder at entender esse chamado em minha vida. Quando cursava a faculdade, pertenci a uma organizao de servio. No fim do meu primeiro ano, pensei em candidatar-me a presidente do clube. Lembro-me de dois alunos mais adiantados e muito influentes dizerem que iriam apoiar um amigo meu porque eu no era um lder. fcil imaginar que golpe isso significou para o meu ego. A influncia deles prevaleceu porque fui nomeado "porta-voz"! Aceitei a avaliao que fizeram e esperei que o tempo provasse a minha liderana. Quando penso naqueles dias, tenho de concordar com meus amigos. Eu no era um lder. Vacilaria em face da oposio e esperaria para ver qual era a vontade do grupo antes de tomar a liderana. Sem misso no haveria determinao para liderar. Com o chamado de Deus em minha vida e a responsabilidade pelas pessoas que me foram confiadas, estou aprendendo a liderar. Jesus foi um lder-servo resoluto porque se tornou servo absoluto do chamado de Deus para a sua vida. A opinio popular e a preferncia pessoal no o desviaram do chamado. Foi por essa razo que, naquela noite, a bandeira do reino era uma toalha suja.

Ele passou no ltimo teste de servio. Li vrias vezes a histria de Jesus lavando os ps dos discpulos. H cerca de dois anos, minha leitura projetou-se alm do evento e dos ensinos de Jesus naquela noite. Impressionoume como nunca o fato de Jesus ter lavado tambm os ps de Judas. Jesus lavou os ps do discpulo que mais tarde, naquela mesma noite, iria tra-lo com um beijo. Sabendo que Judas o entregaria aos lderes religiosos cujo ato resultaria em sua morte o Senhor ainda assim lavou os ps do discpulo. Ao fazer isso, Jesus foi aprovado no que acredito ter sido o maior teste de um lder-servo. O fato de Jesus ter lavado os ps de Judas ainda me surpreende. Minhas tendncias naturais diriam: "Se voc sabia que o sujeito era um traidor, porque no tentou livrar-se dele?" Outros julgariam: "Se voc fosse um bom lder, Jesus, saberia o que estava acontecendo e impediria que continuasse". Essas so, porm, declaraes de pessoas que esto protegendo sua posio na mesa principal. Os servos que cumprem a vontade do Pai celestial no temem os estratagemas humanos. A sua confiana est nos propsitos divinos, no nos seus esforos para controlar as circunstncias. O quadro impressionante. Ali estava o Rei dos reis, ajoelhado diante de algum que j o vendera ao inimigo por trinta peas de prata. Ambos sabiam que o trato tinha sido fechado. Ambos sabiam qual o resultado final. Mesmo assim, Jesus no ignorou Judas quando chegou a sua vez de ser lavado. Judas tinha uma necessidade - como a tinham todos os demais. Ele tambm devia ver o Salvador ajoelhado aos seus ps antes de v-lo pendurado numa cruz. S o amor que ultrapassa a capacidade humana leva o lder a humilhar-se diante de algum que pode entreglo aos inimigos.

L I D E RA N A C R IS T p . 4 5

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Como no caso de Pedro, Jesus no permitiu que Judas fosse embora sem cuidar da necessidade dele. Jesus no deixou que a sua misso desabasse por causa das artimanhas da oposio para destru-lo. Quando Pedro aceitou o dom de servio de Jesus, este lhe disse: "Quem j se banhou no necessita de lavar seno os ps; quanto ao mais, est todo limpo. Ora, vs estais limpos, mas no todos" (Jo 13:10). Jesus estava se referindo ajudas ao declarar: "mas no todos". Com esse comentrio, vemos Jesus expor o pecado da traio, embora ainda servindo ao pecador. Jesus responsabilizou Judas pelo seu delito, mas lavou mesmo assim s ps dele. Maravilhosa graa. Creio que o seu maior teste como lder-servo talvez seja la- ar os ps dos que provavelmente em breve venham a tra-lo. Os lderes sero sempre provados por aqueles que buscam uma Posio ou querem impor seus prprios planos. Os lderes devem tratar continuamente com os que tentam desviar a ateno do grupo. Todo grupo tem um Judas que ir forar a mo do lder para agir segundo os desejos do traidor. A determinao do lder-servo ser ativada por esse desafio. O maior teste de ser lder com o corao de Jesus no se voc vai ou no vencer as provocaes de outros. Mas, sim, se ir ou no servir os que tm o poder de elimin-lo. Honramos Jesus porque ele lavou os ps do homem que o traiu. Isso no foi nada. Jesus deve ser honrado porque no dia seguinte ele morreu no lugar do traidor. Se voc estiver disposto a subir numa cruz por algum porque o ama, lavar seus ps sujos como dar um passeio pelo parque. Aprendi essa lio quando Deus me fez ajoelhar para lavar os ps do presidente dos diconos (na histria que contei ao iniciar este livro). No sou heri por ter lavado os ps de Ted. Se, meses antes, eu tivesse sido um lderservo como Jesus, o lava-ps naquelas circunstncias no seria necessrio. Como aconteceu, aquele foi um momento de graa orquestrado por Deus. Esse ato e, mais ainda, o ato recproco de Ted, que lavou os meus ps, revelou o corao de Jesus para mim. Jesus veio para nos mostrar o corao de Deus. Toda a sua mensagem e ministrio na terra foram para mostrar a pessoas egostas, sedentas de poder, como voc e eu, o que realmente o amor. Ao se ajoelhar diante de Judas, Jesus nos mostrou um amor que nenhum ser humano pode conceber sozinho: um amor que brutalmente sincero sobre o que est acontecendo, mas ainda se ajoelha diante de ns para entregar sua vida a fim de livrar-nos do pecado que nos contamina. Jesus ama voc como amou Judas. Se no entender isso, no ter tambm entendido a vida eterna.
v

2. Como lideramos na condio de servos?


Como integramos o exemplo de Jesus nossa vida? Tentarei dar algumas respostas. O lder-servo ir definir sua misso, aperfeioar o que ensina, liderar vestido como servo, agir como escravo, e ser capaz de passar no grande teste da liderana servil.

Descreva a sua misso. Suas atitudes sero a ferramenta mais valiosa para revelar a viso e manter o curso. Kouzes e Posner, autores do livro The Leadership Challenge [O desafio da liderana], escrevem:
Ao definir o caminho, os lderes tomam sua viso tangvel. O tijolo e a argamassa, os pregos e a madeira, os tapetes e a moblia, as tomadas eltricas e a colocao das janelas, e todas as centenas de outros detalhes fazem parte do plano do arquiteto para uma nova casa.

Definir a misso pr em prtica aquilo que voc est convocando seus seguidores a fazer. Essa a razo que me leva a lavar os ps dos diconos e dar toalhas queles que ordenamos aos diversos ministrios. E claro que esses seriam smbolos inteis se eu no estivesse disposto a levar o lixo para fora ou ajudar a mudar os mveis de lugar. Tenho uma toalha manchada de graxa de sapato em meu escritrio. Geralmente uso-a quando separamos membros da nossa igreja para diconos. Cada vez que separamos algum para o ministrio, ajoelho-me e limpo o p dos sapatos dos servos diante da igreja reunida. Fao isso por duas razes: (1) lembrar-me do meu papel como lderservo da igreja; (2) quero que cada um dos que estamos separando se lembre do exemplo de liderana servil dado por Jesus, quando lavou os ps dos discpulos.

Viva o que voc ensina. Joseph Stowell, presidente do Instituto Bblico Moody, lembra aos lderes da igreja para usarem a sua visibilidade de lderes em proveito prprio. De seu livro, Shepherding the Church into the TwentyFirst Century [Pastoreando a igreja do sculo XXI], gosto do ttulo de um captulo: "Uma Carreira como Modelo: Transformando o Aqurio em Proveito de Cristo". Ele lembra os lderes de que " a nossa visibilidade que viabiliza o trabalho... Se a nossa visibilidade projeta imagens positivas e atraentes, isso vantajoso para ns, j que aumenta a nossa competncia". Ser o exemplo do que voc ensina valoriza as suas lies.

L I D E RA N A C R IS T p . 4 6

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Nan a lder de nossa equipe de misses. Seu grupo responsvel pela liderana da igreja nas misses locais e no mundo inteiro. Nan veio ver-me certo dia e disse que no queria mais fazer parte da equipe. Estava cansada das reunies e de tomar decises. Queria fazer misses, no decidir sobre misses. Aborrecera-se de apenas ensinar sobre misses; ela queria aprender sobre misses. Falamos longamente a respeito das suas preocupaes e concordamos que, se ela e a equipe fizessem realmente misses, outros desejariam praticar a grande comisso de Cristo que consiste em fazer discpulos de todos os grupos tnicos. No vero seguinte, Nan, outro membro, e uma famlia da nossa igreja investiram seu tempo durante o feriado de quatro de julho numa visita regio do Rio Grande, no Texas. Eles levaram um trailer cheio de itens que a igreja havia coletado durante a Escola Bblica de Frias naquele vero e realizaram a sua prpria EBF numa pequena cidade da fronteira. Nan decidiu permanecer como lder da equipe missionria naquele ano. Ela comeou a praticar o que tinha aprendido sobre misses. Quando outros viram o seu exemplo, comearam a desejar fazer parte de um grupo que enviasse pessoas por todo o mundo para suprir as necessidades de outros. Voc ir liderar outros medida que praticar o que ensina. Se tudo o que tiver para oferecer forem palavras, poucas pessoas iro segui-lo. O seu exemplo dar a elas uma idia do que voc est falando. Reconhea a necessidade e pegue a toalha. Os lderes-servos deixam de boa vontade seu lugar mesa principal para satisfazer as necessidades de outros. No vemos muito isso hoje em dia. Tendemos a dar regalias em vez de tarefas humildes aos que se encontram nas mesas principais em nossa cultura. Mas os verdadeiros lderesservos lideram com toalhas encardidas e joelhos sujos. O presidente Jimmy Carter um dos meus heris. Ele um heri por ser um homem de carter que no permitiu que o cargo de presidente dos Estados Unidos da Amrica o desviasse do seu compromisso de seguir Jesus. No entendo suficientemente de poltica interna e externa, ou de economia, para avaliar o sr. Carter nessas reas. Acredito que se o presidente Clinton pode receber crdito pela exploso da economia durante o seu governo, o presidente Carter foi derrotado pela alta dos juros durante a sua administrao. Se o presidente Bush pode ser elogiado pela sua liderana durante a Guerra do Golfo, o presidente Carter talvez tenha uma boa dose de culpa pelo esforo malogrado em livrar os refns no Ir. Os lderes recebem s vezes crdito ou culpa por coisas fora do seu controle. Apesar de no ser um estudioso perspicaz de poltica, compreendo o poder de pegar a toalha de servio. Depois da sua derrota para Ronald Reagan em 1980, observei como o presidente e a sra. Carter comearam a trabalhar com a organizao Hbitat para a Humanidade. Fiquei surpreso ao ver como um dignitrio de posio to elevada pde aparentemente rebaixar-se a ponto de participar da construo de casas para os que no podiam compr-las. Sabia, no entanto, que tal comportamento fazia parte do carter cristo que o motivara a dar aulas na escola dominical mesmo enquanto era presidente. Em seu livro, Living Faith [Vivendo a f], o presidente Carter conta como o exemplo de Jesus nos leva a uma vida de servio a outros. Refletindo sobre o fato de Jesus ter lavado os ps dos discpulos, ele escreveu:
Este tipo de imagem [Jesus lavando os ps dos discpulos] profundamente importante para mim enquanto tento, a meu modo, seguir os passos de Jesus: por exemplo, quando vou com um grupo da Hbitat construir uma casa em Los Angeles ou Chicago, num bairro onde vivem os americanos mais pobres, cercados por viciados em drogas e criminosos, ouvindo s vezes tiros nas ruas prximas... a percepo de que o meu Deus tambm fez isso antes de mim torna possvel continuar esse esforo.

O presidente Carter confessou que a sua motivao e modelo para participar do trabalho da Hbitat foi o exemplo de Jesus lavando os ps dos discpulos. O trabalho do presidente e da sra. Carter, construir casas para os pobres, me diz que eles so lderes-servos seguindo os ensinamentos e o exemplo daquele que chamam Senhor. Ambos tomam de boa vontade a toalha para suprir as necessidades de outros.

Liderar sem ceder s preferncias pessoais de outros. Liderana servil significa ser servo da misso e evitar a tentao de favorecer os outros. Minha personalidade natural quer que os outros gostem de mim. Isso motiva-me a ser gentil e agradvel. Essa mesma tendncia tambm me faz tomar decises baseadas no que as pessoas pensam de mim. Somente depois que Deus abraou o meu corao com a viso para a sua Igreja me tornei capaz de liderar alm das preferncias pessoais de outros. Em 1992 acrescentamos um terceiro culto na manh de domingo. Esse trabalho era uma expresso contempornea da nossa f. Ns o oferecemos por estarmos convictos da necessidade de prover uma experincia de adorao para os que no se sentiam vontade num culto tradicional da igreja. Baseamos essa deciso em nossa misso de fazer discpulos, o que significava comear com pessoas perdidas em vez de cristos. L I D E RA N A C R IS T p . 4 7

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Fizemos muitas mudanas na aparncia, estilo e contedo dos nossos cultos de adorao. Alguns aceitaram abertamente as modificaes. Outros no gostaram nada delas. Aprendi que as pessoas quase sempre equiparam o estilo da adorao com a ortodoxia do seu contedo. A misso posta de lado em favor do que familiar. Enquanto liderava naqueles dias de transio, enfrentei crticas e resistncia dos que preferiam render culto de uma certa maneira. Recebi igualmente agradecimentos da parte daqueles que voltaram igreja e dos que ansiavam por uma experincia de adorao. Ao me sentar com os que preferiam o status quo, senti que, por causa da misso, eu no podia ceder s preferncias de outros. Nossa misso era alcanar os que no compreendiam os meios tradicionais do funcionamento como igreja. Mudar o estilo de adorao significava abrir espao para os que tentvamos atingir. Manter o curso significava contar pacientemente aos membros a nossa viso de nos tornarmos uma "comunidade visvel de relacionamentos semelhana de Cristo, construindo um legado espiritual de encorajamento e esperana" para as pessoas que se encontravam a nossa volta. Servi-las enquanto pnhamos em prtica a misso da nossa igreja permitia que enxergassem o nosso objetivo. Minha jornada pessoal ensinou-me que liderar significa manter-se fiel misso e no necessariamente aos desejos das pessoas mesmo que seja a maioria delas. Vivo agora conforme este axioma: "No possvel liderar por consenso, mas preciso consenso para liderar". O consenso um subproduto e no um mtodo da boa liderana. Uma votao de 51 por cento no determina a vontade de Deus. O lder-servo, porm, consegue o apoio desses 51 por cento para completar a misso confiada ao grupo inteiro. As preferncias pessoais so secundrias aos propsitos divinos.

Esteja preparado para lavar os ps daqueles que podem tra-lo prontamente. Liderana servil a disposio para servir at os que possam tir-lo de sua posio. Jesus lavou tambm os ps de Judas. Os diconos da minha igreja tinham o poder de demitir-me. Deus usou essa experincia para dirigir o meu corao para o servio, em lugar do poder, como estilo de liderana. Meu encontro com os diconos foi um momento muito difcil em minha vida. Se tivesse escolha, jamais teria optado por essa estrada. Deus fez uso dela, no entanto, para mostrar-me a profundidade do seu amor e at que ponto ele se curvaria para servir s necessidades dos pecadores pessoas que queriam fazer um Deus sua prpria imagem. Quando o tempo permite, conto a cada grupo a que falo a histria de como Deus me humilhou. J conversei com pastores e membros de diretoria que me contaram histrias tristes de como as igrejas os trataram. No sei se lavar os ps dos que esto tentando afast-lo vai terminar do modo como aconteceu comigo. Mas sei que se voc e eu quisermos liderar da mesma forma que Jesus, devemos estar dispostos a arriscar quaisquer conseqncias para praticar a liderana servil. No podemos esquecer que Jesus lavou os ps de Judas e mesmo assim foi trado por ele e morreu na cruz. Voc no lava ps para conseguir impor a sua vontade. Voc lava porque o seu Lder mandou que faa isso.

Lderes de joelhos. Jesus disse: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, faais vs tambm" (Jo 13:15). Os que lideram no reino de Deus devem verificar onde se sentam e o que vestem. Se voc no estiver ajoelhado aos ps de outros, usando a toalha de servo, ento est no lugar errado. Esse exemplo de Jesus no se ajusta idia cultural de liderana. Jesus no veio, porm, para mostrar-nos um meio melhor de fazer as coisas. Ele veio mostrar-nos como viver como cidados do reino. Brennan Manning captou o poder do exemplo de Jesus:
Que inverso chocante das prioridades e dos valores da nossa cultura! Preferir ser o servo e no o senhor da casa, zombar alegremente dos deuses do poder, prestgio, honra e reconhecimento, recusar-se a levar-se a si mesmo a srio, viver sem tristeza como lacaio; essas so as atitudes e atos que levam o selo do discipulado autntico.Jesus disse com efeito: Bem-aventurados sois se amardes para serdes desconhecidos e considerados como nada. Em iguais circunstncias, preferir o desprezo honra, o ridculo ao louvor, a humilhao glria - essas so as frmulas da grandeza no novo Israel de Deus.

Os que lideram no reino de Deus fazem-no ajoelhados, vestidos como servos. Antes de Jesus levar o grupo ao jardim para orar naquela noite, ele prometeu que se os discpulos obedecessem aos seus mandamentos seriam abenoados (Jo 13-17). Bem-aventurados os que tomam a toalha em nome de Jesus.

L I D E RA N A C R IS T p . 4 8

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

VII. A linha do tempo da vida de um lder10


Introduo
Qual a base fundamental do estudo da teoria de desenvolvimento da liderana? Essencialmente, o estudo de uma linha imaginria chamada de linha do tempo. Estudiosos dessa teoria analisaram a vida de personagens bblicos (homens e mulheres de Deus na histria, tanto do passado como do presente, vivos ou mortos, aposentados ou ainda exercendo atividades de liderana) e descobriram que, de uma maneira geral, a vida de uma pessoa pode ser dividida em fases, cujo detalhamento darei a seguir. Na fundamentao terica desta abordagem, o nmero de indivduos estudados j passa atualmente de 1.200 pessoas, em quatro continentes.
Fase 1
Fundamentos

Fase 2
Crescimento Interior 16 a 26 anos

Fase 3
Maturidade no Ministrio 5 a 12 anos

Fase 4
Maturidade na Vida 8 a 14 anos

Fase 5
Convergncia 12 ou + anos

Fase 6
Celebrao ?

Fase 1 Fundamentos soberanos


Os livros tratam dessa fase como um perodo que gira em torno dos dezesseis aos vinte e seis anos de idade, tomando por base uma vida de setenta anos. Fundamentos soberanos so aqueles acontecimentos acerca dos quais s tomamos conscincia da ao de Deus em um determinado momento posterior, quando temos oportunidade de olhar para trs e ver que Deus estava, de fato, trabalhando em nossas vidas atravs deles. A partir da, poderemos olhar para frente e almejar alcanar as coisas que Deus, progressivamente, tem-nos revelado. Como podemos ver na figura acima, esta fase dura, em mdia, de dezesseis a vinte e seis anos. Normalmente, a passagem de uma fase para outra uma experincia espiritual dramtica, que pode tratar-se da converso ou de uma profunda experincia com Deus. Os elementos que Deus usa nesta fase variam muito. Ele pode usar a famlia de cada um ou pode agir independentemente, de acordo com a sua vontade, como no caso de Jeremias, quando o profeta reconheceu que Deus o havia chamado antes mesmo dele nascer. Ou veja ainda o caso de Paulo em Gaiatas, em que ele reconhece os fundamentos soberanos de Deus em seu nascimento em Tarso, fato que lhe conferiu cidadania romana; em seu treinamento debaixo da mentoria de Gamaliel; e em sua participao na perseguio aos cristos. Todos esses ingredientes fizeram parte dos atos soberanos de Deus. Atravs deles, Deus trabalhou na vida do apstolo. Essa perspectiva deve levar-nos a olhar para trs e perceber, atravs dos acontecimentos, a mo de Deus trabalhando em ns e nas vidas de nossos liderados, mesmo quando ainda no tnhamos conscincia disso. Esses so os nossos fundamentos soberanos. Deus trabalha das maneiras mais inexplicveis, sempre com o propsito de nos preparar para o crescimento nessa linha do tempo. Portanto, os fundamentos soberanos so os atos soberanos de Deus, quando a pessoa ainda no consegue discernir este agir.

Fase 2 - Crescimento interior


Este estgio envolve o desenvolvimento de um relacionamento fundamental com Deus, a partir do qual um carter maturo e cristo se desenvolve. Esta fase comea com o nosso comprometimento inicial com Cristo, como nosso Salvador e Senhor, e continua com o incio do processo de relacionamento com Ele. Neste processo, Ele comea a nos transformar. As caractersticas do crescimento interior, envolvem a prtica das disciplinas espirituais e a aplicao de alguns testes:
DISCIPLINAS TESTE DE CRESCIMENTO

Interiores
Estudo Meditao Orao Jejum

Exteriores
Simplicidade Submisso Servio

Corporativas
Confisso Instruo Adorao Culto Integridade Obedincia Palavra

10

DANTAS FILHO, Elias. IN: KOHL, Manfred Waldemar; BARRO, Antonio Carlos (org.). Liderana crist transformadora. Londrina: Descoberta, 2006. p.247-263.

L I D E RA N A C R IS T p . 4 9

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

Alm do conceito das disciplinas espirituais, esta fase tambm envolve algum tipo de treinamento. Em geral, os lderes so treinados de trs maneiras: a formal, a no-formal e a informal. Formal o treinamento dado de modo sistemtico, com o objetivo de conferir um diploma ou as credenciais de ministrio de uma denominao pessoa. Sem este treinamento formal, o lder no recebe as credenciais ou o diploma. A percentagem de lderes que recebem o treinamento formal muito pequena. A cada cem, somente trs submetem-se a este tipo de treinamento. O treinamento no-formal tambm sistemtico, seguindo um programa pr-estabelecido, mas no tem por objetivo o conferir um diploma ou credencial pessoa treinada. Pode ser comparado educao continuada. Vinte e sete por cento do treinamento, no mundo cristo, dado nesta rea no-formal. Exemplos de treinamento no-formal so o evangelismo explosivo, o curso bsico de discipulado etc. Os outros setenta por cento de lderes cristos e no cristos em todo o mundo so treinados de maneira informal. Este tipo de treinamento consiste basicamente no desempenho de tarefas e na observao de pessoas que ministram aos outros ou esto elas mesmas em treinamento. Isto ocorre, por exemplo, entre as testemunhas de Jeov, cujos lderes so formados atravs de um processo de treinamento informal, via observao e tarefa. No treinamento informal o padro bsico a mentoria. Um lder em treinamento acompanha um lder j formado, e dele ou dela aprende, por observao ou cumprimento de tarefas, as demandas da liderana. Neste tipo de treinamento no existe um programa sistematizado. E importante, nesta fase de crescimento interior, que os valores de liderana e as respostas dos testes ministeriais sejam analisados. Eu ainda reconheo a grande importncia e significado que uma experincia deste tipo representou para o meu desenvolvimento como lder. Aps apenas trs meses de converso, eu fui convidado por um pastor batista para fazer uma pregao no culto dominical daquela igreja. O culto era de Santa Ceia. A igreja tinha um bom nmero de pessoas, e eu me preparei muito para falar. Aquele foi um dos maiores desafios de toda a minha vida. Apesar de ter preparado um sermo para vinte e cinco minutos, quando a hora chegou para eu ministrar, no consegui pregar mais do que cinco minutos. O que me sobrava de entusiasmo, faltava em experincia, sendo esperado que no conseguisse fazer uma pregao mais elaborada ou pregar com maior desenvoltura. Contudo, para mim, que estava passando pela fase de crescimento interior, a confiana que havia sido depositada em mim para desempenhar aquela tarefa, o fato de algum ter acreditado na minha pessoa e me ter dado algum tipo de treinamento e responsabilidade foi como o acender de um fogo que nunca mais se extinguiu. George Barna afirma que a mdia de tempo que ns, protestantes, demoramos para delegar algum tipo de tarefa de liderana a um novo convertido de dois anos. Ns s confiamos quando o potencial de evangelizao da pessoa e do seu entusiasmo nivela-se com o nosso prprio, acomodando-se. Isto deve ser questionado porque na fase de crescimento interior, pelo sistema de teste e de resposta, que acontece a chamada ministerial. Normalmente, a chamada ministerial acontece no contexto em que a pessoa est sendo testada e respondendo a este teste, desenvolvendo, assim, o seu potencial. A chamada para qualquer ministrio, sendo este entendido de forma abrangente e no apenas como chamado pastoral, representa a passagem da fase de crescimento interior para a fase seguinte. Em geral, a fase de crescimento interior dura de cinco a doze anos, sendo que um perodo de cinco anos aproxima-se mais da nossa realidade.

Fase 3 Maturidade no ministrio


A terceira fase dura, em mdia, de oito a quatorze anos e representa o desenvolvimento e maturao no ministrio, atravs da identificao e aplicao das ferramentas ministeriais e do bloco de habilidades de uma pessoa. Ferramentas ministeriais referem-se quelas habilidades especficas que a pessoa adquire em situaes ministeriais, que a ajudam a desenvolver algumas tarefas mais efetivamente. Como exemplos, podemos mencionar o aconselhamento bblico, a administrao eclesistica e as tcnicas de ensino. O bloco de habilidades formado pela combinao dos dons espirituais, habilidades naturais e habilidades adquiridas. Nessa fase, o lder emergente tem no ministrio o seu foco principal de vida. Ele ou ela se envolver em mais treinamento, tanto informal, atravs de projetos autnomos de estudos e crescimento, quanto formal, atravs de conferncias, workshops etc. O ministrio parece ser o que realmente importa! A maioria das pessoas fica ansiosa por apressar a fase 2. No entanto, o que impressiona que durante as fases 1, 2 e 3, Deus est primariamente trabalhando no lder (e no atravs dele ou dela). Apesar de que pode haver frutos no ministrio, o foco central o que Deus est fazendo no lder. A maioria no reconhece isso. Eles avaliam a produtividade, apenas. Mas Deus est, quietamente, de maneiras inusitadas, tentando levar o lder a entender que o que ministra, faz na base daquilo que ele . O que d poder para o nosso ministrio a formao de Cristo em ns. Na verdade, estas trs primeiras fases, em que Deus est trabalhando com o interior do lder, geram, em muitos casos, conflitos interiores na pessoa em treinamento. Isto acontece porque as instituies s quais ele L I D E RA N A C R IS T p . 5 0

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

pertence freqentemente esto preocupadas com resultado. A cobrana por resultados faz com que o lder em formao, durante esta fase, j comece a sentir-se tenso e excessivamente pressionado para apresentar os resultados esperados. Isso s confirma uma grande verdade: instituies (inclusive a igreja) trabalham por resultado, enquanto Deus trabalha no carter. No mundo, podemos encontrar dois tipos de pessoas: aquelas que constroem imprios e as que servem. Aqueles que, no passado, construram seus imprios, tornaram-se figuras de destaque em livros de histria, porque sua influncia foi sempre limitada e temporal. Na verdade, o mundo .mantido por aqueles que servem. Os servos sustentam o mundo. Algumas dos grandes servos religiosos e ticos do mundo, que j morreram h muitos anos atrs, ainda hoje esto influenciando muitas pessoas. Madre Teresa de Calcut, um modelo maravilhoso de serva fiel, foi um exemplo perfeito desse fato. Essa mulher impressionante, a despeito de sua constituio fsica frgil e delicada e de no possuir nenhum dote acadmico extraordinrio tornou-se mundialmente reconhecida por sua grande influncia no que concerne ao servio e o amor ao prximo. Essa mulher, que viveu num pas hindu, com forte presena muulmana, onde o cristianismo representava somente trs por cento da populao, fez uma grande diferena. Ela plantou uma ordem de freiras indianas, com centenas de membros, que ainda hoje continuam a dar assistncia aos pobres enfermos das castas hindus mais desprezados, para que possam morrer com dignidade. Seu exemplo tem influenciado outras pessoas a continuar sua obra, lutando para resgatar a dignidade humana, num lugar em que 95% da populao mora em barracos ou nas ruas e onde, pela manh, caminhes de lixo passam recolhendo pessoas mortas. Portanto, o mundo permanece sendo mantido pelo trabalho dos servos e no pelos que somente esto em busca de resultados. E muito importante resgatarmos esta noo, pois, durante a terceira fase, instituies impem uma pujante presso sobre seus integrantes na busca por resultados. Tal presso gera uma grande tenso no lder. Ele ou ela deve aprender a conviver com esta tenso e a administr-la. Nessa fase, Deus est observando a maneira como ele ou ela responde aos testes de integridade, porque o lder cristo exerce sua funo conforme sua personalidade. Nesse estgio o lder ainda no localizou plenamente as suas reas de competncia e, por isso, faz de tudo um pouco. Somente na segunda metade da maturidade na vida, o lder ser capaz de reconhecer as reas em que mais forte (ou mais fraco) e sonhar com o momento em que poder convergir suas reas fortes com o ministrio em que se encaixam. No que se refere ao papel dos lderes mais experientes em relao aos novatos no ministrio, o ideal seria que as instituies adotassem uma postura mais equilibrada, que no pressionasse excessivamente esses lderes em formao, mas que, por outro lado, no incentivasse a inoperncia. Tanto a presso excessiva quanto uma atitude condescendente e paternalista atrapalham igualmente o desenvolvimento do lder. H de se considerar que a instituio trabalha com uma dinmica prpria, buscando sobreviver e crescer. Portanto, a tenso e a cobrana por resultados, de uma certa forma, so inerentes sua natureza e sempre existiro. Deve-se ter cuidado, contudo, para que no haja uma presso exagerada nesta busca por resultados. Nesse aspecto, relevante que as instituies considerem a necessidade de comear a questionar, por exemplo, qual o padro de espiritualidade que adotam. O padro de espiritualidade ocidental , na maioria das vezes, baseado em uma agenda cheia de atividades. Tal critrio influencia o conceito ministerial denominacional, que se volta para uma hiperatividade, e s gera canseira, desestmulo e estafa fsica, mental e espiritual no novo lder, prejudicando seu desenvolvimento. Um missionrio cristo em Bangladesh, treinado para entender consagrao e dedicao como significando uma agenda cheia de compromissos, trabalhou exaustivamente nos dois anos iniciais do seu ministrio naquele pas. O nvel frentico de atividades realizadas quase o levou a um esgotamento total, tendo, porm, alcanado resultados insignificantes. Isso provocou uma crise em sua vida ministerial, durante a qual, ele comeou a observar que havia um senhor idoso, muulmano, que se sentava porta de sua casa, desde o amanhecer at o pr-do-sol, com o Coro aberto, e sempre havia pessoas querendo conversar com ele. O missionrio resolveu tentar uma estratgia semelhante. Comprou um Coro, sentou-se porta de sua casa e l permaneceu, dia aps dia, do amanhecer ao entardecer, simplesmente lendo e orando. Aps duas semanas, uma mulher parou e lhe perguntou: "Homem de Deus, voc pode me ajudar?". Ele a aconselhou e Deus, ento, abenoou a sua orientao. Mais pessoas comearam a vir e ele sempre as abenoava em nome de Issa (Jesus, para os muulmanos). Aos poucos as pessoas comearam a se interessar em conhecer mais sobre este Issa. Algum lhe perguntou se existia algum outro livro que falasse dele, e o missionrio introduziu o Novo Testamento. Como resultado, a igreja crist naquela rea experimentou um grande aumento no ndice de crescimento. Essa experincia demonstra a necessidade de aprendermos como equacionar produo com devoo, contemplao ou espiritualidade. O processo de institucionalizao com o qual o lder deve aprender a conviver, representa a principal fonte de tenso nessa fase. Para que aprenda a lidar com esse processo preciso que o lder

L I D E RA N A C R IS T p . 5 1

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

possa compreend-lo melhor. Normalmente, a vida de uma instituio comea com uma viso. Com o passar do tempo, a viso vai cedendo espao para a manuteno. Se o lder quiser saber se uma comunidade est sendo dirigida pela viso ou pela manuteno, basta observar de que forma seu oramento elaborado. Em geral, se oitenta por cento ou mais do oramento est comprometido com a manuteno do que j existe, a comunidade perdeu a capacidade de andar pela viso. Portanto, nessa fase o obreiro, tem que aprender a conviver com esse tipo de realidade, decorrente do processo de institucionalizao, entendendo, por um lado, o valor de se dedicar manuteno da instituio, porm, ao mesmo tempo, reconhecendo a necessidade de se manter a viso, de lutar constantemente pela renovao da viso da instituio. Os fundadores das instituies quase sempre caminhavam pela viso, com muita nfase na espiritualidade, o que vem demonstrar a importncia da viso para a vida da instituio.

Fase 4 Maturidade na Vida


Este estgio envolve o desenvolvimento de uma filosofia de ministrio madura e pessoal. Tal desenvolvimento fundamental para levar o lder ao estgio de convergncia, em que a preparao na vida interior, o bloco de habilidades de uma pessoa, a experincia ministerial e a filosofia de ministrio se juntam e cumprem, de uma forma efetiva e frutfera, o sentido de destino do lder. A filosofia de ministrio refere-se s idias, valores e princpios que um cristo usa para tomar decises, exercer sua influncia e avaliar a si mesmo, seus relacionamentos e eficincia ministerial. Durante a fase quatro, o lder identifica e usa suas habilidades com poder. H um frutificar amadurecido. Deus est trabalhando atravs do lder, usando o modelo de imitao (Hb 13.7-8). Ou seja, Deus usa a vida de uma pessoa, bem como as suas habilidades para influenciar outros. Este um perodo no qual as habilidades se destacam juntamente com as prioridades. A pessoa reconhece que o direcionamento de Deus para o ministrio vem atravs do estabelecimento das prioridades ministeriais baseadas nas habilidades discernidas. E nele que se evidencia se a pessoa ser um lder da instituio, em um sentido poltico, ou se ela ser um lder voltado para o ministrio, no sentido de desenvolver um trabalho junto ao povo. tambm a fase maior do entendimento que a pessoa tem a respeito de quais so as suas reas fortes. No incio de sua carreira, o lder desempenha vrias funes ao mesmo tempo, pois ainda no tem a conscincia de quais so as suas reas de competncia. No incio do ministrio, o desempenho de um papel multifuncional faz parte da expectativa da comunidade, pois esta ainda no acredita no lder, apenas o respeita e segue em razo da posio que ele ocupa. Contudo, se o lder continuar caminhando com integridade e dedicao, provvel que, progressivamente, se sinta liberado da responsabilidade de fazer de tudo, e possa comear a se concentrar naquilo que faz melhor, na sua rea de competncia. Em relao s reas de competncia necessrio que se entenda que, na verdade, cada um de ns tem maior habilidade e aptido para determinadas reas, sendo que o segredo do sucesso est em otimizar nosso desempenho nestas reas em que somos mais fortes. Em mdia, o perodo em que se torna possvel para o prprio lder, assim como para outras pessoas que com ele convivam, definir suas reas de competncia, gira em torno de oito a quatorze anos de ministrio. Muitos lderes no conseguem passar das fases anteriores para esta, por uma srie de razes. Muitos deles no chegam nem mesmo a um final abreviado. Portanto, so poucos os lderes que conseguem atingir a fase da maturidade na vida, porque, na verdade, ocorre um processo de afundamento na passagem de uma fase para outra. Vejamos como isso se d: a primeira fase comea com cem por cento dos lderes em treinamento; porm, na fase seguinte, apenas sessenta por cento deles, em geral, conseguem um desempenho que lhes permita passar para a convergncia; na convergncia s chegam quarenta por cento e apenas vinte por cento dos lderes alcanam a fase da celebrao. Como vemos, a grande maioria continua at o final da vida ainda tendo que se encaixar dentro das expectativas de posio, desempenhando mltiplas funes, apenas em razo da posio que ocupam na comunidade, como, por exemplo, presidir o conselho, ministrar a santa ceia e outras. H apenas duas maneiras de se passar de uma fase para outra: a primeira interior: a formao de Cristo em ns, quando Deus se encarrega de expandir nossos ministrios, medida que obtivermos xito nos vrios testes pelos quais passamos, como os testes da palavra, da obedincia, da integridade, da f e da conscincia. A segunda diretamente ligada nossa disposio para aprender e adoo de uma postura de aprendizes, abertos aprendizagem contnua, durante toda nossa vida. A marca do lder que chega ao gozo da convergncia consiste na formao interior de carter, para que ele possa ser um modelo e na habilidade, para continuar aprendendo por toda a vida. Tamanha a importncia da L I D E RA N A C R IS T p . 5 2

Habilitando os santos para o desempenho do ministrio

aprendizagem contnua que no manual h um captulo, a taxonomia da liderana, que trata especificamente sobre leitura e aprendizado.

Fase 5 Convergncia
Nesta fase, o lder levado por Deus para uma funo que conjugue suas habilidades, experincias, temperamento etc. A funo no somente libera o lder de ministrar naquilo que ele no tem habilidade, mas tambm aproveita e usa o melhor que ele tem para oferecer. No so muitos os lderes que experimentam esta fase. Freqentemente eles so promovidos para posies que escondem suas habilidades. Alm do mais, no so muitos os lderes que ministram a partir de seu ser. Sua autoridade, normalmente, vem muito mais da funo que ocupam. Nessa fase de convergncia, o ser e a autoridade espiritual formam a verdadeira base de poder para um ministrio maduro. Os frutos do Esprito (maturidade crist) unem-se aos dons do Esprito (marca de um lder sendo usado por Deus), produzindo o balano que Deus deseja. A maneira que Ele escolhe trabalhar em ns, primeiramente; e ento, atravs de ns.
CONVERGNCIA
Somente 40% dos lderes alcanam um nvel de convergncia em seus ministrios.

CELEBRAO
Somente 20% dos lderes alcanam a fase da Celebrao em seus ministrios. Fonte: Finishing Well, 1994:13

Fase 6 Celebrao
Nos anos finais de vida e ministrio, o lder bem sucedido experimenta o privilgio de ser usado como referncia e consulta por parte dos lderes mais jovens. A autoridade do ensino e da influncia vem pelo reconhecimento de uma vida que ensinou a partir do que ela em seu interior. Relacionamentos construdos no decorrer da vida so as reas naturais de influncia, bem como a constante presena nas estruturas organizacionais. Apenas dois, em cada dez lderes, ao final de sua carreira conseguem chegar nessa fase. Os lderes que a alcanam so aqueles que, mesmo tendo chegado ao final da vida, no caem jamais no esquecimento, pois deixam um legado s geraes posteriores. Todo lder deve fazer a si mesmo uma pergunta muito importante: Qual o legado que gostaria de deixar para a gerao futura? Como voc quer chegar sua velhice? Celebrao resultado de integridade interior e habilidade para estar continuamente aprendendo ao longo da vida. Essas duas coisas juntas cativam, abenoam e influenciam as pessoas. O princpio que pode ser extrado daqui o de que o mais importante no como voc comea, mas como voc termina. A maneira como cada um de ns termina ser a imagem que deixaremos para as geraes futuras. Se a celebrao resultado direto de uma vida de integridade, servio e aprendizado, devemos sempre nos questionar se ao trmino de um relacionamento ou de uma fase de nossas carreiras, fomos capazes de construir uma reputao de integridade para o benefcio dos outros, abenoando e enriquecendo suas vidas. Celebrao para aqueles que querem e lutam por terminar bem.

L I D E RA N A C R IS T p . 5 3

You might also like