You are on page 1of 27

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR CENTRO DE CINCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA GRADUAO EM ENGENHARIA DE PRODUO CAMPUS XX - CASTANHAL

Aplicao de Anlise de Redes para Resoluo de Problemas de Transporte

Orientador: Prof MSc Edson Brito


Discentes: Ana Victria Costa Armando Santana Carlos Andr Reis Jayane Mendes Marla Marques
Castanhal-PA 2013

1 - INTRODUO
Referencial Terico Levantamento bibliogrfico enfatizando conceitos, caractersticas e justificativas sobre o assunto abordado; Metodologia Descrio do problema de transporte, com suas restries e os procedimentos a serem utilizados para a coleta e tratamento dos dados; Anlises e Resultados Exposio dos resultados do processamento dos dados coletados sobre o problema, justificando a escolha do melhor mtodo para minimizar os custos de transporte; Consideraes Finais Apresentao da soluo ao problema (de modo geral) aps todo o processo de pesquisa e anlise.

2 REFERENCIAL TERICO
2.1 - Pesquisa Operacional (PO): uma vertente da Eng. de Produo; Proporciona aos profissionais um procedimento: organizado e consistente; Auxiliar na difcil tarefa de gesto de recursos: financeiros, humanos e materiais de uma organizao; Experimentao tomada no sentido restrito, isto , a manipulao fsica das variveis.
(MARINS, 2011; SILVA et al, 2010).

REFERENCIAL TERICO (CONT.)

Os principais aspectos da PO so: Possui um amplo espectro de utilizao, no governo e suas agncias, indstrias, empresas comerciais e de servio; aplicada a problemas associados conduo e a coordenao de operaes ou atividades numa organizao; Adota um enfoque sistmico para os problemas; Busca a soluo tima para o problema; Usa uma metodologia de trabalho em equipe (engenharia, computao, economia, estatstica, administrao, matemtica e cincias comportamentais).
(MARINS, 2011; SILVA et al, 2010).

REFERENCIAL TERICO (CONT.)

2.2 Grafo ou Fluxos de Rede

Denomina-se grafo um conjunto de pontos,


chamados ns, conectados entre si por linhas

chamadas arcos. Utilidades nesse tipo de anlise,


pode-se destacar:

Determinao do caminho mais curto entre duas


cidades em uma rede de rodovias existentes;

(LISBOA, 2009; SANTOS, 2003).

REFERENCIAL TERICO (CONT.)

Determinao

de um cronograma (data

inicio e de concluso) para as atividades de


um projeto de construo civil;

Determinao de um esquema de fluxo de


custo mnimo entre as bacias de petrleo e

refinarias por meio de uma rede de


tubulaes.
(LISBOA, 2009; SANTOS, 2003).

REFERENCIAL TERICO (CONT.)

2.3 Problemas de Transporte


Os

problemas de transporte so gargalos

tpicos na rea de gesto de empresas;


Consistem

no transporte de alguma carga (em

quantidades limitadas) de diversas fontes a diversos pontos de destino onde necessria;

(SCAFE, 2007; BARRA, 2008).

REFERENCIAL TERICO (CONT.)


A

aplicao do problema de transporte pode

ser estendida a outras reas de operaes, entre elas controle de estoque, programao e designao de pessoal;
Tendo

em mos o custo da distribuio entre

cada fonte e destino, as produes das fontes


e as capacidades dos destinos, pretende-se

minimizar o custo total do transporte.


(SCAFE, 2007; BARRA, 2008).

REFERENCIAL TERICO (CONT.)

Para que esta reduo ocorra, devem ser respeitadas as seguintes variveis:
O A

custo de transporte entre as unidades; capacidade mxima de produo das unidades; mxima nos de receptao (destinos) ou das a depsitos

Capacidade

mercadorias
Quantidade

demanda do produto;
e capacidade de cada veculo e as
(SCAFE, 2007; FONTES, 2009)

restries de tempo.

REFERENCIAL TERICO (CONT.)

Diante desse contexto, este artigo em questo tem como objetivo uma otimizao dos custos do transporte da fbrica de mveis Qualyt, atravs de um mtodo de anlise de redes.

3 - METODOLOGIA
Para

demonstrar a resoluo de um problema de

fluxo de rede com entreposto atravs do Software Excel, foi criado um problema em uma fbrica de mveis fictcia e utilizando-se dados hipotticos.

(LISBOA, 2009; SNTOS, 2003).

METODOLOGIA (CONT.)

3.1 Problema de transporte com entreposto


A

fbrica Qualyt produz mveis em duas cidades

diferentes: Santos (SN) e Rio de Janeiro (RJ).


Destes

pontos, os mveis so distribudos para

lojas localizadas em cinco cidades do pas, que so: Florianpolis (FL), Porto Alegre (PA), Curitiba (CB), Belo Horizonte (BH) e So Paulo (SP).

METODOLOGIA (CONT.)

Possveis rotas de transporte e custos dos fretes

METODOLOGIA (CONT.)

O fabricante deseja determinar a maneira mais barata de transportar os mveis das fbricas de Santos e Rio de Janeiro para as cidades onde so necessrias.

METODOLOGIA (CONT.)

3.2 Variveis de deciso


As

variveis de deciso: a quantidade de mveis

que so transportados na direo de cada seta (arco da rede);


O

trecho entre duas cidades indicado por uma

seta;
O

nmero de arcos do diagrama desse tipo de

modelo igual ao nmero de variveis de deciso;

METODOLOGIA (CONT.)

XOD
ONDE:
O NMERO DO N DE ORIGEM; D NMERO DO N DE DESTINO

METODOLOGIA (CONT.)

3.3 Funo Objetivo A funo objetivo dada pela minimizao do custo total com transporte dos mveis. Minimizar Frete = 30. X12 + 40. X14 + 50.X23 + 35. X35 + 40. X53 + 30.X54 + 35. X56 + 25. X65 + 50. X74 + 45.X75 + 50. X76

METODOLOGIA (CONT.)

3.4 Restries O nmero de ns do diagrama igual ao nmero de restries.

METODOLOGIA (CONT.)

Analisando as Restries no grfico

4 ANLISE DOS RESULTADOS


A execuo do Solver (Excel), gerou os seguintes resultados:

ANLISE DOS RESULTADOS (CONT.)

A oferta/demanda de cada cidade foi suprida de acordo com as restries estabelecidas de quantidade mnima e mxima:

ANLISE DOS RESULTADOS (CONT.)

O custo mnimo total de transporte e distribuio dos produtos para as 7 cidades foi de R$ 22.350,00; Os trechos utilizados esto ilustrados no esquema abaixo:

5 CONSIDERAES FINAIS
Atravs do mtodo e fluxo de rede obteve-se a resoluo do problema de transporte, no qual se determinou o custo mnimo de frete de mveis, partindo de dois pontos de origem para atender a demanda esperada. As quantidades de mveis enviadas para o destino, de acordo com a sua demanda, tambm foram determinadas.

CONSIDERAES FINAIS (CONT.)

Os pontos de fornecimento (Santos e Rio de Janeiro) possuem uma oferta de 200 e 300 mveis, respectivamente. Mas a cidade, Rio de janeiro, s forneceu 280 mveis, deixando em estoque 20 mveis. Essa alternativa minimizou os custos e supriu o mnimo da demanda de cada cidade.

REFERNCIAS

BARRA, C. de A. Otimizao do Processo de Distribuio de Locomotivas [Minas Gerais] 2008. (EPD/UFJF, Engenharia de Produo, 2008). Monografia - Universidade Federal de Juiz de Fora - Departamento de Engenharia de Produo. Juiz de Fora - MG, 2008. Disponvel em: <http://www.ufjf.br/ep/files/2010/05/Monografia-Cristov%C3%A3oBarra.pdf>. Acesso em: 10 abril 2013.

FONTES, F. F. da C. Problema de Transporte. In: Aplicaes da Pesquisa Operacional na Administrao. Universidade Federal Rural do Semi-Arido (UFERSA), 2009. Disponvel em: <www2.ufersa.edu.br>. Acesso em: 08 abril 2013. LISBOA, E. F. A. Anlise de Redes. In: Pesquisa Operacional. 2009. Disponvel em: <http://www.ericolisboa.eng.br/cursos/apostilas/po/cap7.pdf>. Acesso em: 06 abril 2013.
MARINS, F. A. S. Introduo Pesquisa Operacional / Fernando Augusto Silva Marins. So Paulo: Cultura Acadmica: Universidade Estadual Paulista, Pr-Reitoria de Graduao, 2011.176 p. Acesso em: 09 abril 2013.

REFERENCIAS (CONT.)

SANTOS, M. P. dos. Pesquisa Operacional. Departamento de Matemtica Aplicada - Instituto de Matemtica e Estatstica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, 2003. Disponvel em:<http://www.mpsantos.com.br/po/arquivos/po.pdf>. Acesso em: 06 abril 2013. SCAFE, M. V. de C. Problema de Transporte e Distribuio de Cargas de uma Empresa de Laticnios. Trabalho de Concluso de Curso (Informtica nfase em Gesto de Negcios) - Faculdade de Tecnologia de So Jos do Rio Preto FATEC. So Jos do Rio Preto-SP: 2007. SILVA, A. F. da. et al. Pesquisa Operacional: Desenvolvimento e Otimizao de Modelos Matemticos por meio da Linguagem Gams. Universidade Estadual Paulista - UNESP, So Paulo: 2010.Acesso em: 09 abril 2013. VIDAL, A. G. da ROCHA. Introduo aos Modelos de Redes. Faculdade de economia, Administrao e Contabilidade da USP- FEA/USP. So Paulo SP, 2003.Disponvel em:<http://www.erudito.fea.usp.br/PortalFEA/repositorio/81/documentos/Apo stila_EAD651.pdf#page=2&zoom=auto,0,693>. Acesso em: 06 abril 2013.

OBRIGADO(A) PELA ATENO!!!

You might also like