You are on page 1of 8

Taosmo

INTRODUO O Taosmo se baseia no sistema politesta e filosfico de crenas que assimilam os antigos elementos msticos e enigmticos da religio popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia. A origem da filosofia do Taosmo atribuda aos ensinamentos do mestre chins Erh Li ou Lao Ts (velho mestre), um contemporneo de Confuncio, nos anos 550 a.C., segundo o Shih-chi (Relatos dos Historiadores). Apesar de no ser uma religio mundialmente popular, seus ensinos tm influenciado muitas seitas modernas.

FUNDAO DO TAOSMO Como no Budismo, muitos fatos da vida de Lao Ts so lendas. Uma delas a questo dele j haver nascido velho. Supostamente, ele nasceu no sul da China em volta do ano 604 a.C. Ele tinha uma importante posio no governo, como superintendente judicial dos arquivos imperiais em Loyang, capital do estado de Ch'u. Por desaprovar a tirania dos regentes de seu governo, Lao Ts veio a crer e ensinar que os homens deveriam viver uma vida simples, sem honrarias ou conhecimento. Sendo assim, ele renunciou o seu cargo e foi para casa. Para evitar a curiosidade de muitos, Lao Ts comprou um boi e uma carroa, e partiu para a fronteira da provncia, deixando aquela sociedade corrompida para trs. Ao chegar l, o policial, um de seus amigos, Yin-hsi, o reconheceu e no o deixou passar. Ele advertiu Lao Ts que deveria escrever seus ensinamentos, e s assim poderia cruzar a fronteira na regio do Tibete.

TAO TE CHING O LIVRO SAGRADO Segundo a histria, Lao Ts, agora com 80 anos, regressou aps trs dias com os ensinamentos escritos em um pequeno livro com aproximadamente 5.500 palavras. Ele o denominou de "Tao te Ching", o "Caminho e seu Poder" ou o "Caminho e Princpios Morais". Logo aps, ele montou em um bfalo e partiu para nunca mais voltar. Lao Ts foi canonizado pelo imperador Han entre os anos 650 e 684 a.C. Segundo a histria, ele morreu no ano 517 a.C.

Uma das facetas do "Tao te Ching" ensinar ao povo como resistir s terrveis calamidades comuns na China. Ele diz que a pessoa deve sempre permanecer em um nvel baixo, sem nenhuma ambio, e sem desejar sobressair sobre qualquer circunstncia, a fim de sobreviver. O Taosmo religioso (Tao Ciao) surgiu na dinastia do imperador Han, no sculo II. Tchuang-tseu, um discpulo de Lao Ts e filsofo chins, que morreu no princpio do sculo III, desenvolveu e proliferou os ensinamentos de seu mestre.Tchuang-tseu escreveu uma mdia de 33 livros sobre a filosofia de Lao-Ts, que resultou na composio de 1.120 volumes, os quais formam o Cnon Taosta. Ele acreditava que o "Tao-te-Ching" era a fonte da sabedoria e a soluo para todos os problemas da vida. Para compreender a filosofia do Taosmo, vejamos o que Tchuang-tseu pronunciou quando sua esposa morreu: "Como posso me comover com sua morte? Originalmente ela no tinha vida, nem forma, e nem fora material. No limbo da existncia e no-existncia havia transformao, e a fora material estava envolvida. A fora material se transformou em forma, a forma em vida, e o nascimento em morte. Da mesma maneira que acontece com as estaes do ano. Ela agora dorme na grande casa, o universo. Para eu estar chorando e pranteando, ser mostrar minha ignorncia do destino. Por isso eu me abstenho."

OS ENSINOS DE LAO TS O credo do Taosmo : "Sujeite-se ao efeito, e no busque descobrir a natureza da causa." O Taosmo uma religio anti-intelectual, que leva o homem a contemplar e se sujeitar s leis aparentes da natureza, ao invs de tentar compreender a estrutura destes princpios. A doutrina bsica do Taosmo se resume em uma forma prtica, conhecida como as "Trs Jias": compaixo, moderao e humilhao. A bondade, simplicidade e delicadeza tambm so virtudes que o Taosmo busca aparentar s pessoas. Os ensinos de LaoTs eram, em parte, uma reao contra o Confucionismo humanstico e tico daquele tempo, o qual ensinava que as pessoas s poderiam viver uma vida exemplar, se estivessem em uma sociedade bem disciplinada, e que se dedicassem aos rituais, deveres e servios pblicos. O Taosmo, por sua vez, enfatizava que as pessoas deveriam evitar todo tipo de obrigaes e convvios sociais, e se dedicassem a uma vida simples, espontnea e meditativa, voltada natureza. Por isso, o imperador Shi Huang Ti mandou queimar os livros de

Confuncio. Segundo os ensinamentos do Taosmo, o Tao (caminho) considerado a nica fonte do universo, eterno e determinante de todas as coisas. Os taostas crm que quando os eventos e coisas so permitidas existir em harmonia natural com a fora macro-csmica, ento existe paz.

Tao Deus: Apesar do Taosmo originalmente ignorar um Deus criador, os princpios do Tao eventualmente tem o conceito de Deus. LaoTs escreveu: "Antes do cu e da terra existirem, havia algo nebuloso... Eu no sei o seu nome, e eu o chamo de Tao."

Yin e Yang: Eles consideram tambm que tudo no mundo composto pelos elementos opostos Yin e Yang. O lado positivo o yang, e o negativo, o yin. Esses elementos transformam-se, complementam-se e esto em eterno movimento, equilibrados pelo invisvel e onipresente Tao. Yang a fora positiva do bem, da luz e da masculinidade. Yin a essncia negativa do mal, da morte e da feminilidade. Quando esses elementos no esto equilibrados, o rtmo da natureza interrompido com desajustes, resultando em conflitos. Eles ensinam que da mesma forma que a gua se modela dentro de um copo, o homem deve aprender a equilibrar seu Yin e Yang, a fim de viver em harmonia com o Tao. O filme "Guerra nas Estrelas" foi baseado na filosofia taosta, em que a fora universal existe e as pessoas determinam se a usam para o bem, ou para o mal. Esta filosofia vai contrria a Teologia Bblica. Deus onipotente e a fonte de todo o bem. Lcifer, hoje Satans, foi criado por Deus, e por isso tem limites quanto sua autoridade e poder. Como fonte do mal, o Diabo se ope ao reino de Deus. Ele no , nunca foi, e nunca ser igual ou se harmonizar em sua

oposio Deus. Embora formulado h mais de 2.500 anos, o Taosmo influencia a vida cultural e poltica da China at hoje. Suas manifestaes mais populares so o chi-kung, arte de autoterapia; o wu-wei, prtica da inao; ioga; acupuntura; e as artes marciais wu-shu ou kung-fu.

Artes Marciais ensinado nas artes marciais como: kung-fu, carat, jud, aikid, tai-chichuan e jujitsu, que o equilbrio da pessoa com o Tao estabelecido quando a "Fora" ou "Ch'i", uma energia que sustenta a vida, flui no corpo e se estende a fim de destruir o seu oponente.

Acupuntura Usando a mesma filosofia, eles vm a sade fisiolgica como a evidncia do equilbrio do Yin e Yang. Se estes elementos esto desequilibrados, as enfermidades surgem. Eles ensinam que para restaurar a sade necessita haver uma ruptura no fluxo do Yin e Yang, o qual feito atravs de agulhas inseridas no corpo. Uma vez que o equilbrio dos elementos tenham sido restabelecidos, a fora do Tao pode fluir livremente no corpo trazendo a cura.

Ioga Apesar da ioga no referenciar ao Taosmo, ela incorpora a mesma filosofia da "Fora" como sustentador da vida e da esttica. O Taosmo professa a longevidade e a imortalidade fsica pela perfeita submisso ordem natural universal, atravs da ioga, meditao, prtica de exerccios fsicos e respiratrios, dietas especiais e mgica.

Culto aos ancestrais: Para os chineses, a maioria dos deuses so pessoas que tiveram poder excepcional durante a sua vida. Por exemplo, Guan Di, que o deus protetor dos negociantes, foi um general dos anos 200 d.C.

Rituais de exorcismo: O Taosmo possui um sacerdcio hereditrio, principalmente em Taiwan. Esses sacerdotes dirigem rituais pblicos, durante os quais, eles submetem as oraes do povo aos deuses. O sacerdote principal, que no momento da cerimnia se encontra em transe, se dirige a outras divindades, representando outros aspectos do Tao, em favor do povo. O Taosmo enfatiza que os demnios devem ser aplacados com presentes, a fim de assegurar a passagem do homem na terra.

Alquimia: Qumica da Idade Mdia e da Renascena, que procurava, sobretudo, descobrir a pedra filosofal e o elixir da longa vida. O imperador Shi Han enviou expedies navais para vrias ilhas, a fim de descobrir a erva da imortalidade. O imperador Wu Tsung tomou medicamentos taostas para eterificar seus ossos. Os chineses buscam o Taosmo para fins de cura e livramento de espritos maus.

Magia ou mgica: Arte oculta com que se pretende produzir, por meio de certos atos e palavras, e por interferncia de espritos (demnios), efeitos e fenmenos contrrios s leis naturais. Os discpulos de Lao Ts diziam ter poder sobre a natureza e se tornaram advinhos e exorcistas.

O TAOSMO NA ATUALIDADE Na atualidade, o Taosmo est dividido em dois ramos: o filosfico e o religioso. O Taosmo filosfico atesta e se diz ser pantesta. Ele trata levar o homem a uma harmonia com a natureza atravs do livre exerccio dos instintos e imaginaes. O Taosmo religioso politesta, idlatra e exotrico, pois consulta os mortos. Ele teve incio no segundo sculo, quando o imperador Han edificou um templo em honra a Lao Ts, e o prprio imperador ofereceu sacrifcios ele. Somente a partir do sculo VII que o Taosmo veio ser aceito como religio formal. O Taosmo religioso possui escritura sagrada, sacerdcio, templos e discpulos. Tambm crem numa nova era que haver de surgir e derrotar o sistema estabelecido. Com o tempo, o Taosmo aderiu deuses ao sistema religioso, crena do cu e do inferno, e a deificao de Lao Ts. O Taosmo pratica o que Paulo escreveu aos Romanos: "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que bendito eternamente. Amm." A vida de virtudes ticas pode ser atrativa, mas falha quando se trata da natureza pecaminosa do homem. Respeitar as leis ou preservar a natureza uma mordomia que o homem desenvolve para com a terra, mas nunca deve ser uma forma de devoo religiosa, acima do Deus Criador da natureza. Antes do Comunismo tomar a China, para cada 11 chineses, um era taosta. Suas prticas animistas tem diminuido na China, mas continua grandemente nas comunidades chinesas da sia. Apesar de no ser uma religio oficial nos Estados Unidos, seus princpios filosficos so encontrados na maior parte das seitas orientais no Ocidente. Atualmente, a religio conta com cerca de trs mil monges e 20 milhes de adeptos em todo o mundo, sendo muito popular em Hong Kong, com mais de 360 templos.

VERDADES BBLICAS Deus: Cremos em um s Deus, eternamente subsistente em trs pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Esprito Santo, Dt 6.24;

Mt 28.19; Mc 12.29. Jesus: Cremos no nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicria e expiatria, em sua ressurreio corporal de entre os mortos, e em sua ascenso gloriosa aos cus, Is 7.14; Lc 1.26-31; 24.4-7; At 1.9.

Esprito Santo: Cremos no Esprito Santo como terceira pessoa da Trindade, como Consolador e o que convence o homem do pecado, justia e do juzo vindouro. Cremos no batismo no Esprito Santo, que nos ministrado por Jesus, com a evidncia de falar em outras lnguas, e na atualidade dos nove dons espirituais, Jl 2.28; At 2.4; 1.8; Mt 3.11; I Co 12.1-12.

Homem: Cremos na na criao do ser humano, iguais em mritos e opostos em sexo; perfeitos na sua natureza fsica, psquica e espiritual; que responde ao mundo em que vive e ao seu criador atravs dos seus atributos fisiolgicos, naturais e morais, inerentes a sua prpria pessoa; e que o pecado o destituiu da posio primtica diante de Deus, tornando-o depravado moralmente, morto espiritualmente e condenado a perdio eterna, Gn 1.27; 2.20,24; 3.6; Is 59.2; Rm 5.12; Ef 2.1-3. Bblia: Cremos na inspirao verbal e divina da Bblia Sagrada, nica regra infalvel de f para a vida e o carter do cristo, II Tm 3.14-17; II Pe 1.21. Pecado: Cremos na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glria de Deus, e que somente atravs do arrependimento dos seus pecados e a f na obra expiatria de Jesus o pode restaurar a Deus, Rm

3.23; At 3.19; Rm 10.9. Cu e Inferno: Cremos no juzo vindouro, que condenar os infiis e terminar a dispensao fsica do ser humano. Cremos no novo cu, na nova terra, na vida eterna de gozo para os fiis e na condenao eterna para os infiis, Mt 25.46; II Pe 3.13; Ap 21.22; 19.20; Dn 12.2; Mc 9.43-48. Salvao: Cremos no perdo dos pecados, na salvao presente e perfeita, e na eterna justificao da alma, recebida gratutitamente, de Deus, atravs de Jesus, At 10.43; Rm 10.13; Hb 7.25; 5.9; Jo 3.16.

You might also like