You are on page 1of 13

Reginaldo Calado de Lima

PLANO DE ENSINO
EMENTA DA DISCIPLINA
Iniciao aos fundamentos histricos e polticos da cincia da sociedade, relacionado ao surgimento da sociedade capitalista. Abrange o estudo do homem e de suas relaes sociais, do processo sade-doena nas suas mltiplas determinaes, contemplando a integrao dos aspectos psico-sociais, culturais, filosficos, antropolgicos e epidemiolgicos norteados pelos princpios ticos, bem como as polticas de sade, educao, trabalho e administrao.

12/02/2014

NUTRIO - C.H.S. Prof. Reginaldo Calado

PLANO DE ENSINO
OBJETIVO DA DISCIPLINA
Proporcionar ao acadmico o entendimento das cincias humanas e sociais como uma das reas de conhecimento indispensveis compreenso do homem na sociedade como sujeito ativo da histria. Fornecer subsdios para a ampliao do universo crtico do(a) aluno(a), quanto aos fenmenos humanos e sociais. Contribuir para a reflexo acerca de mecanismos humanos e sociais que podem levar as diferentes abordagens referentes sociedade. Articular os conceitos tericos metodolgicos realidade emprica no exerccio profissional.
12/02/2014 NUTRIO - C.H.S. Prof. Reginaldo Calado

PLANO DE ENSINO
JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA
A sociedade se apresenta de maneira prpria, em cada tempo e lugar, com suas manifestaes, complexidades, contradies. Cabem as cincias humanas e sociais estud-la a partir dos seus mtodos e referenciais tericos, possibilitando um entendimento mais consistente da realidade social. Nesse sentido de fundamental importncia ao aluno dos cursos das areas humanas, biolgicas e da sade ter noes e informaes desta rea de conhecimento, contribuindo, assim, para a formao de um profissional ciente de suas responsabilidades e de sua funo poltica e social.
12/02/2014 NUTRIO - C.H.S. Prof. Reginaldo Calado

PLANO DE ENSINO
CRITRIOS DE AVALIAO
PROVAS BIMESTRAIS 8,0 PONTOS
estipulado previamente no Calendrio Acadmico, com at 10 (dez) dias de execuo. Com base neste perodo e conforme o nmero de disciplinas em cada srie, o Coordenador de cada curso divulgar o CRONOGRAMA DE APLICAO DE PROVAS, que no necessariamente compreender todos os dias.

PROVA INTEGRADA 1,0 PONTO ATIVIDADES DE ESTUDO PROGRAMADAS/AEP`s 1,0 PONTO


12/02/2014 NUTRIO - C.H.S. Prof. Reginaldo Calado

PLANO DE ENSINO
BIBLIOGRAFIA BSICA
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Introduo s cincias sociais. Campinas. Papirus, 2004 COSTA, Cristina. Sociologia; introduo a cincia da sociedade. So Paulo. Moderna, 2005 FERREIRA, Delson. Manual de sociologia; dos clssicos sociedade de informao. So Paulo. Atlas, 2007
12/02/2014 NUTRIO - C.H.S. Prof. Reginaldo Calado

FREQUNCIA
A freqncia do aluno aos cursos de graduao e obrigatria?
O art. 47, 3, da Lei das Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, dispe que obrigatria freqncia de alunos e professores, salvo nos programas de educao distncia, que se regem por outras disposies. No existe legalmente abono de faltas. admitida, para a aprovao, a freqncia mnima de 75% da freqncia total s aulas e demais atividades escolares, em conformidade com o disposto na Resoluo n. 4, de 16/9/86, do extinto Conselho Federal de Educao.

12/02/2014

NUTRIO - C.H.S. Prof. Reginaldo Calado

FREQUNCIA
ABONO DE FALTAS
Na Educao Superior no h abono de faltas, EXCETO nas seguintes situaes: Alunos reservistas: o Decreto-Lei N. 715/69 e o Decreto N. 85.587/80 asseguram o abono de faltas desde que apresentem os comprovantes. A lei no ampara o militar de carreira, portanto, suas faltas, mesmo que independentes de sua vontade, no sero abonadas. Alunos com representao no CONAES(Comisso Nacional de Avaliao do Ensino Superior): O art. 7, 5, da Lei n 10.861, de 14 de abril de 2004, determina que as instituies de Educao Superior devam abonar as faltas do estudante designado membro da Comisso Nacional de Avaliao da Educao Superior CONAES, que tenha participado de reunies em horrios coincidentes com os das atividades acadmicas.
12/02/2014 NUTRIO - C.H.S. Prof. Reginaldo Calado

FREQUNCIA
Abono de faltas por impedimento religioso
O Conselho Federal de Educao, pelo Parecer CFE n. 430/84 firmou jurisprudncia no sentido de que os alunos, por motivos de convices religiosas, que no puderem comparecer s aulas, em certos dias da semana, tero de receber falta, no havendo amparo legal para o abono destas. H excees por impedimentos religiosos? Alunos Adventistas? (Fonte: MEC) No. Conforme Parecer CNE 224/2006 de 20/09/2006 ... no h amparo legal ou normativo para o abono de faltas a estudantes que se ausentem regularmente dos horrios de aulas por motivos religiosos.
12/02/2014 NUTRIO - C.H.S. Prof. Reginaldo Calado

NORMAS DISCIPLINARES
Cabe comunidade acadmica manter o respeito e cooperao solidria, buscando, por sua conduta, dignificar a vida universitria, promover a realizao dos objetivos comuns e observar as normas condizentes com a dignidade pessoal e profissional. O ato de matrcula implica igualmente a aceitao de todas as normas da Instituio, no tocante s formas e prazos estabelecidos para cumprimento das obrigaes financeiras e de outra ordem, respeitada a legislao vigente, constituindo falta disciplinar punvel o seu no cumprimento. Constitui infrao disciplinar, punvel na forma deste Regimento Geral, o desatendimento ou transgresso do compromisso, o membro da comunidade que:
12/02/2014 NUTRIO - C.H.S. Prof. Reginaldo Calado

PENALIDADES DISCIPLINARES
I. advertncia (competncia do Coordenador do curso); II. advertncia por escrito (competncia do Pr-reitor de Graduao); III. suspenso por tempo determinado ou desligamento (competncia do Reitor); IV. desligamento (competncia do Reitor).
12/02/2014 NUTRIO - C.H.S. Prof. Reginaldo Calado

PADRES DE TICA E CONDUTA


O Centro Universitrio de Maring, de acordo com seus princpios de respeito, de cidadania e solidariedade, e para garantir a oferta de um ambiente saudvel e propcio aos estudos e AO desenvolvimento de uma conscincia cidad e responsvel, estabelece as seguintes proibies no Campus:
12/02/2014 NUTRIO - C.H.S. Prof. Reginaldo Calado

PADRES DE TICA E CONDUTA


USO DE CELULAR;
o uso de celular em sala de aula est terminantemente proibido, sendo a sua utilizao considerada infrao disciplinar.

USO DE MQUINAS GRAVADORES;

FOTOGRFICAS

os aparelhos s sero permitidos por meio de autorizao da instituio de ensino, com fins pedaggicos.

USO DE NOTEBOOK;
s permitido o uso em sala de aula mediante prvio consentimento do professor.
12/02/2014 NUTRIO - C.H.S. Prof. Reginaldo Calado

You might also like