You are on page 1of 14

AULA 1

Antropologia: a Cultura como Objeto de Estudo


Autor: Prof. Dr. Marcelo Flrio

1.1 INTRODUO

objetivo da unidade 1 conceituar a cincia antropolgica que tem como premissa o entendimento do homem completo e cuja preocupao a compreenso da existncia humana em sua expresso global, ou seja, biopsicocultural. destacada a importncia do trabalho de campo para o antroplogo da cultura e suas etapas de pesquisa. O estudo da Antropologia cultural propicia ao ser humano o desenvolvimento de uma atitude sempre aberta ao aprendizado com a alteridade e, desse modo, estimula o respeito s diversidades culturais. Na unidade 1, sero abordadas as seguintes temticas: Conceituao da Cincia Antropolgica; Os Campos de Estudo da Antropologia; As Etapas de Pesquisa da Antropologia Cultural; A Antropologia Cultural e a Noo de Alteridade.

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Ao final da unidade, espera-se que voc seja capaz de: Definir o que a Cincia Antropolgica; Refletir sobre os diversos campos de estudo da Antropologia; Compreender as etapas de pesquisa da Antropologia Cultural; Entender a importncia do estudo da alteridade para a Antropologia Cultural.

1.2 CONCEITUAO DA CINCIA ANTROPOLGICA


A expresso Antropologia deriva de duas palavras gregas: anthropos, que significa homem e logos, que significa estudo. O objeto de estudo da cincia antropolgica o HOMEM em suas dimenses biolgica e sociocultural. A antropologia uma cincia que tem como objetivo o conhecimento do homem a partir do trinmio: Cincia Social, Cincia Humana e Cincia Natural (MARCONI; PRESOTTO, 2011, p. 1): 1) A Antropologia - enquanto cincia social - tem como proposta conhecer o homem enquanto indivduo que interage em grupos sociais organizados. 2) A Antropologia - enquanto cincia humana - tem como objetivo conhecer o homem no todo: as crenas, costumes, histria e linguagens. 3) A Antropologia - enquanto cincia natural - tem como inteno o estudo da evoluo humana. A Antropologia o estudo do homem completo e tem como premissa a compreenso da existncia humana em sua expresso global, isto , BIOPSICOCULTURAL. Nessa dimenso analtica, o objetivo entender o homem como ser biolgico pensante, como produtor de culturas e como participante da sociedade. Desse modo, pode-se afirmar que a cincia antropologia tem como objetivo o (idem, 2011, p. 2):
(...) conhecimento completo do homem, o que torna suas expectativas muito mais abrangentes. Dessa forma, uma conceituao mais ampla a define como a cincia que estuda o homem, suas produes e seu comportamento. O seu interesse est no homem como um todo ser biolgico e ser cultural -, preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura. Tenta compreender a existncia humana em todos os seus aspectos, no espao e no tempo, partindo do princpio da estrutura biopsquica. Busca tambm a compreenso das manifestaes culturais, do comportamento e da vida social.

Tambm para o estudioso Edgar Morin (2000, p. 145-146), o homem no pode ser visto separado ou fragmentado, medida que o homem um sistema complexo: crebro, gentica e cultura. Segundo o pensador, o sistema sociocultural atualiza as competncias do crebro:
O ecossistema controla o cdigo gentico (a seleo natural, que ns consideramos como um aspecto da interao natural complexa), co-organiza e controla o crebro, o qual condiciona a sociedade e o desenvolvimento da complexidade cultural. O sistema sociocultural atualiza as competncias do crebro, modifica o ecossistema e desempenha mesmo o seu papel na seleo e na evoluo gentica.

Nessa perspectiva, o objetivo da antropologia no dividir o homem em natureza e cultura, mas apreend-lo como homem total, tal como sugeriu o antroplogo francs Marcel Mauss. Nessa perspectiva, o ser humano , ao mesmo tempo, biolgico, psicolgico e scio-histrico. Segundo Rocha e Tosta (2009, p. 29-30), somente em tempos recentes que a cincia antropolgica parece resgatar

AULA 1 - ANTROPOLOGIA: A CULTURA COMO OBJETO DE ESTUDO

sua pretenso inicial de ter como foco o estudo do homem em sua complexidade e totalidade, pois durante muito tempo esteve presa a paradigmas limitadores que funcionaram como camisa de fora para o pensamento antropolgico, de modo a separar natureza de cultura. O homem um ser de nvel muito mais complexo se comparado com outros habitantes do planeta: os animais irracionais. O homem um ser humano, porque racional, simblico e ser aprendente (a capacidade ilimitada de desenvolver aprendizados na vida cotidiana em sociedade). De acordo com Brando (apud ROCHA; TOSTA, 2009, p.12), o aprendizado do homem ilimitado e diferente do aparato cognitivo dos animais irracionais, cujos aprendizados so limitados pelo primado do condicionamento gentico:
(...) no somos humanos apenas porque somos racionais ou simblicos. Somos humanos porque somos seres aprendentes. Os animais pertencem ao primado do condicionamento gentico, da instruo, do treinamento, do adestramento, e esses so os limites de seu aprendizado. Ns, os humanos, somos seres disso tudo tambm. (...) Somos seres de algo bem mais complexo. Algo que ao longo da histria foi recebendo nomes como capacitao, educao, formao humana. Afinal, os animais sabem e sentem. E ns sabemos e sentimos. Mas a diferena est em que ns sabemos que sabemos, e nos sabemos (ou no sabendo); e nos sentimos sabendo e nos sabemos sentindo.

Alm das dimenses da vida humana, denominadas como racional e aprendente, a dimenso simblica tambm parte constitutiva do ser humano, porque o homem est imerso na linguagem e na cultura. Pode-se compreender um valor simblico como um significado cultural atribudo pelo ser humano a gestos, palavras e/ou objetos materiais de acordo com seu contexto social e histrico. A atribuio de significado o que faz com que o homem crie/recrie representaes e vises de mundo demarcadas por seus valores e sentimentos num determinado espao geogrfico e poca histrica. Nessa vertente, o Antroplogo norte-americano Cifford Geertz (1989) discorreu em sua obra sobre o que vem a ser um trao simblico na cultura humana e exemplificou com o ato da piscadela. A piscadela uma contrao de plpebras. J do ponto de vista simblico pode ter interpretaes diversas. Dentro dessa dimenso analtica, pode significar um convite cumplicidade. E, para se chegar a uma concluso de qual o significado do ato piscadela necessrio avaliar o contexto social no qual est inserida a referida piscadela. De acordo com Travancas (2008, p. 99), uma piscadela pode ter mltiplos significados:
Uma piscadela pode ter significados distintos. Pode ser um tique nervoso, pode ser um cdigo de comunicao entre pessoas, pode ser um sinal de paquera, entre outros. E o papel do antroplogo ao realizar uma etnografia (descrio da cultura) ser sair da descrio superficial dos fatos e compreender como as piscadelas so produzidas, percebidas e interpretadas pelos nativos daquela sociedade. E esta interpretao pode ser completamente diversa daquela do grupo a que pertence o pesquisador.

Pode-se afirmar que a antropologia promove um processo de educao ininterrupto, pois estimula a compreender o outro e suas diferenas, como a perceber as diversas possibilidades de ser e estar no mundo. Nesse sentido, convida ao conhecimento de outros modos de sociabilidades e interao socioculturais (idem, 2009, p. 20). O foco da cincia antropolgica o estudo da cultura produzida pelo ser humano em diversas sociedades. Desse modo, a antropologia no prioriza a pesquisa apenas da civilizao ocidental, mas de todos os tipos de sociedades existentes no planeta, sem nenhum juzo de valor e/ou preconceito. Para atingir esse intento, a antropologia promove uma abordagem integrativa, que leva ao estudo das mltiplas facetas da vida humana em sociedade.

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Nessa concepo, o objetivo no parcelar o estudo do homem, mas decifr-lo de modo a relacionar os diversos campos de investigao da Antropologia para que se possa compreender a existncia humana vivenciada no cotidiano de todas as sociedades. E, nesse sentido, que o antroplogo Laplantine (2007, p. 15- 16) entende que a antropologia produz um estudo que consiste em estudar o homem inteiro, em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as pocas.

Por Que o Homem um Ser Simblico?


A dimenso simblica constitutiva da vida humana, porque o homem est imerso na linguagem e na cultura e o que faz com crie/recrie representaes e vises de mundo demarcadas por seus valores e sentimentos num determinado espao geogrfico e poca histrica. Um valor simblico um significado cultural atribudo pelo ser humano a gestos, palavras e/ou objetos materiais de acordo com seu contexto social e histrico. O Antroplogo norte-americano Cifford Geertz discorreu, em sua obra, sobre o que vem a ser um trao simblico na cultura humana e exemplificou com o ato da piscadela. A piscadela uma contrao de plpebras. J do ponto de vista simblico pode ter interpretaes diversas. Dentro dessa dimenso analtica, pode significar um convite cumplicidade, pode ser um sinal de paquera ou at um tique nervoso. E, para se chegar a uma concluso de qual o significado do ato da piscadela, assim como de outros significados culturais, necessrio avaliar o contexto scio-cultural. Referncias Bibliogrficas: GEERTZ, Clifford. A Interpretao das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. TRAVANCAS, Isabel. Fazendo Etnografia no mundo da Comunicao. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa em Comunicao. So Paulo: Editora Atlas, 2008.

1.3 OS CAMPOS DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA


A Antropologia a cincia da humanidade que tem como foco o estudo do homem e tem como preocupao o conhecimento cientfico do ser humano em sua totalidade e apresenta um campo vasto de pesquisa.

AULA 1 - ANTROPOLOGIA: A CULTURA COMO OBJETO DE ESTUDO

Dica de Filme: A Guerra do Fogo (La Guerre Du Feu)


Produo: franco-canadense Ano: 1981 Durao: 100 minutos Elenco principal: Everetth Mcgill, Ron Perlman, Era Dawn Chong, entre outros. Sinopse: o filme narra o passado pr-histrico da humanidade, com base em estudos paleantropolgicos. Discute o processo de hominizao iniciado h mais de 100 mil anos. Foi exatamente quando, segundo interpretaes, o homem desenvolvia os primeiros rudimentos da linguagem. O filme demonstra que a posse do fogo representou uma conquista importante para a humanidade. O filme, ainda, prope o debate sobre: o domnio da tcnica de produo do fogo, o processo de aprendizagem da linguagem, as primeiras construes habitacionais e os bens materiais culturais. Referncia Bibliogrfica: Rocha, Gilmar; Tosta, Sandra P. Antropologia & Educao. Belo Horizonte: Autntica Editora, 2009.

A Antropologia pode ser dividida em cinco campos de estudo, segundo o estudioso Laplantine: Antropologia Biolgica, Antropologia Pr-histrica, Antropologia Lingustica, Antropologia Psicolgica e Antropologia Cultural (2007, p. 16-20). 1) A Antropologia Biolgica A Antropologia Biolgica tem como objetivo o estudo das caractersticas biolgicas humanas no tempo e no espao. O antroplogo biologista tem como preocupao em pesquisar como os fatores culturais influenciam o crescimento dos indivduos, de modo a analisar as particularidades morfolgicas e biolgicas articuladas ao meio ambiente. o estudo das formas dos crnios, esqueletos, como tambm das genticas das populaes. 2) A Antropologia Pr-histrica A Antropologia Pr-histrica visa reconstituir as culturas do passado que foram extintas em pocas distantes, pois so sociedades que desenvolveram formas culturais que representam fases da humanidade e no esto registradas em documentos escritos. O antroplogo pr-histrico, por meio de tcnicas utilizadas no trabalho de escavao e coleta de materiais, interpreta as culturas desaparecidas e trabalha muito prximo do historiador e do arquelogo e objetiva analisar tanto as tcnicas e organizaes sociais, quanto suas produes culturais. 3) A Antropologia Lingustica A Antropologia Lingustica tem como inteno compreender como os homens expressam suas vivncias por meio da linguagem. Isto significa compreender como so expressos os pensamentos, sentimentos e valores atravs das diversas linguagens produzidas pelo prprio homem: escrita, oralidade, literatura, meios de comunicao, cultura audiovisual e tambm as culturas tecnolgicas virtuais.

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

4) A Antropologia Psicolgica A Antropologia Psicolgica consiste no estudo do funcionamento da capacidade psquica do ser humano, pois expressa seus comportamentos de modo consciente e inconsciente. Desse modo, a dimenso psicolgica, importante porque uma parte constitutiva de toda vida humana e por esta razo que este estudo atravessa todos os campos da rea da Antropologia. 5) A Antropologia Social e Cultural A Antropologia Cultural tem como objetivo o estudo do homem como ser cultural. Nessa perspectiva, de acordo com os autores Marconi e Presotto (2011, p.4), a inteno investigar as culturas humanas, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanas e diferenas com outras formas culturais. O foco de seu interesse desvendar o comportamento humano e como o homem desenvolveu seu aprendizado social e cultural. A Antropologia Social e Cultural estuda tudo o que abrange uma sociedade em suas diversidades histricas e geogrficas. Nesse sentido, detm sua preocupao em desvelar um determinado grupo cultural, a partir de uma interpretao de seus modos de produzir economicamente, suas formas de estabelecer as regras das organizaes polticas, seus sistemas de parentesco, suas crenas religiosas, suas lnguas, suas formas de conhecimento, entre outros aspectos culturais (LAPLANTINE, 2007, p. 19-20). Para a cincia antropolgica na atualidade, a cultura pode ser definida como sendo os valores, ideias e percepes que so compartilhados por uma sociedade e geram comportamentos que refletem um determinado modo de ser e estar no mundo. A cultura compartilhada pelos membros de um grupo, porm importante compreender que nem tudo uniforme, medida que as pessoas podem apresentar diferentes verses, vises, representaes e modos de experienciar a cultura, tanto em sua prpria sociedade, quanto de uma sociedade para outra (HAVILLAND ET AL., 2011, p. 191-192). A antroploga Ruth Benedict definiu cultura como uma lente por meio da qual o homem v o mundo. (apud LARAIA, 2006, p. 76) Nessa linha de raciocnio, as pessoas usam lentes diferentes e desse modo apresentam vises diversas sobre a vida. O antroplogo Roque Laraia exemplifica a ideia de lente ao relatar os diferentes olhares sobre os significados da floresta amaznica produzidos por um ndio tupi e por um cientista social (2006, p. 67):
(...) a floresta amaznica no passa para o antroplogo desprovido de um razovel conhecimento de botnica de um amontoado confuso de rvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A viso que um ndio Tupi tem deste mesmo cenrio totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referncia espacial. Ao invs de dizer como ns: encontro-lhe na esquina junto ao edifcio X, eles frequentemente usam determinadas rvores como ponto de referncia. Assim, ao contrrio da viso de um mundo vegetal amorfo, a floresta vista como um conjunto ordenado, constitudo de formas vegetais bem definidas.

A cultura, alm de compartilhada e apresentar variaes nos modos dos homens vivenciarem o cotidiano em sua sociedade, tambm aprendida. Todos os membros de uma sociedade aprendem as normas e regras estabelecidas a partir da vivncia e experincia na cultura: Toda cultura socialmente aprendida, no herdada biologicamente. Aprende-se a cultura crescendo com ela (idem, 2011, p. 191). Desse modo, pode-se afirmar que na cultura as pessoas aprendem os comportamentos sociais adequados para a satisfao das necessidades biolgicas (idem, 2011, p. 191). Por exemplo, os seres humanos aprendem culturalmente a comer e a beber em horrios estabelecidos culturalmente pelos grupos sociais. Os horrios de alimentao variam de uma cultura para outra. De acordo com o
10

AULA 1 - ANTROPOLOGIA: A CULTURA COMO OBJETO DE ESTUDO

antroplogo Laraia (2006, p. 77), a sensao da fome estabelecida diferentemente em cada cultura, porm a fome um condicionante biolgico:
A sensao de fome depende dos horrios de alimentao que so estabelecidos diferentemente em cada cultura. (...) Estamos condicionados a sentir fome ao meio dia, por maior que tenha sido o nosso desjejum. A mesma sensao se repetir no horrio determinado para o jantar. Em muitas sociedades humanas, entretanto, estes horrios foram estabelecidos diferentemente, e em alguns casos, o indivduo pode passar um grande nmero de horas sem se alimentar e sem sentir a sensao de fome.

A Cultura Condiciona a Viso do Ser Humano


O antroplogo Roque Laraia exemplifica que os significados culturais so diferenciados, pois a cultura condiciona a viso de mundo do homem: (...) a floresta amaznica no passa para o antroplogo desprovido de um razovel conhecimento de botnica de um amontoado confuso de rvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A viso que um ndio Tupi tem deste mesmo cenrio totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referncia espacial. Ao invs de dizer como ns: encontro-lhe na esquina junto ao edifcio X, eles frequentemente usam determinadas rvores como ponto de referncia. Assim, ao contrrio da viso de um mundo vegetal amorfo, a floresta vista como um conjunto ordenado, constitudo de formas vegetais bem definidas. Referncia Bibliogrfica: LARAIA, Roque de B. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006, p. 67.

Pode-se citar, tambm, outro exemplo de atuao da cultura sobre o biolgico. o caso das doenas psicossomticas, que so influenciadas pelo padro estabelecido por uma determinada cultura. H pessoas que no Brasil comentam que sentem mal-estar provocado pela ingesto de certos alimentos e consideram perigosa a combinao de leite e manga: Muitos brasileiros, por exemplo, dizem padecer de doenas do fgado, embora grande parte dos mesmo ignoram at a localizao do rgo. (...) quem acredita que o leite e a manga constituem uma combinao perigosa, certamente sentir um forte incmodo estomacal se ingerir simultaneamente esses alimentos (idem, 2006, p. 77).

11

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Cultura: Compartilhamento e Aprendizado


A cultura, alm de compartilhada e apresentar variaes nos modos dos homens vivenciarem o cotidiano, tambm aprendida. Todos os membros de uma sociedade aprendem as normas e regras estabelecidas a partir da vivncia e experincia na cultura: Toda cultura socialmente aprendida, no herdada biologicamente. Aprende-se a cultura crescendo com ela. Desse modo, pode-se afirmar que na cultura as pessoas aprendem os comportamentos sociais adequados para a satisfao das necessidades biolgicas. Por exemplo, os seres humanos aprendem culturalmente a comer e a beber em horrios estabelecidos culturalmente pelos grupos sociais. Os horrios de alimentao variam de uma cultura para outra. De acordo com o antroplogo a sensao da fome estabelecida diferentemente em cada cultura, j a fome um condicionante biolgico. Referncias Bibliogrficas: HAVILLAND, Willian A. et al. Princpios de Antropologia. So Paulo: Cengange Learning, 2011. LARAIA, Roque de B. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

1.4 AS ETAPAS DE PESQUISA DA ANTROPOLOGIA CULTURAL


importante ressaltar que o antroplogo cultural utiliza com mais prioridade as etapas de pesquisa denominadas: Etnografia e Etnologia. Segundo o antroplogo francs Claude Lvi-Strauss (1993): a Etnografia, Etnologia e Antropologia so trs etapas e momentos especficos de uma mesma pesquisa. Nessa dimenso interpretativa, a Etnografia (Lvi-Strauss, 1993) consiste no estudo das descries das sociedades humanas. A etapa etnogrfica tem como objeto de estudo a observao e anlise de grupos humanos em sua particularidade e visa reconstituio de seus modos de viver e tem como especialidade o estudo da cultura material e/ou imaterial de cada povo. A base da Etnografia a observao participante efetuada pelo pesquisador-antroplogo. A antroploga Ruth Cardoso (1986), ao discutir o papel do investigador em sua prtica de campo, entende que h uma valorizao da observao participante, mas pondera que fundamental que esta prtica no se transforme em participao observante, pois dessa maneira o pesquisador deixaria de lado seu compromisso profissional/ tico e se colocaria apenas como um porta voz da cultura estudada. Nessa perspectiva, para no incorrer nesse problema, fundamental refletir que: embora haja um enorme espao para a subjetividade do cientista social neste tipo de pesquisa, os dados so formas objetivas e tm vida prpria (apud TRAVANCAS, 2008 p. 103). A observao participante na pesquisa etnogrfica a tcnica utilizada para compreender e entender uma determinada cultura, por meio de uma observao e participao do pesquisador-antroplogo. Atravs da observao participante, o estudioso realiza entrevistas e discusses com membros da cultura a ser investigada (HAVILLAND et al, 2011, p. 10).

12

AULA 1 - ANTROPOLOGIA: A CULTURA COMO OBJETO DE ESTUDO

A imagem que se construiu sobre a pesquisa etnogrfica foi a de que a pesquisa realizada com grupos culturais que vivem distantes e isolados dos grandes centros urbanos. No entanto, importante frisar que, tambm, as sociedades industrializadas so objetos de estudo da antropologia. Desse modo, os antroplogos do mundo todo empregam as mesmas tcnicas etnogrficas para o conhecimento de assuntos variados e que fazem parte do cotidiano do homem contemporneo, como por exemplo: movimentos religiosos, relaes afetivas e sexuais, gangues de rua, cotidiano da escola, prticas de casamento, lutas pelo direito a terra, sistemas de sade, cotidiano das corporaes e organizaes. (idem, 2011, p. 10-11). Segundo Havilland et al (2011, p. 10-11), o antropologia na modernidade utiliza as seguintes ferramentas para a pesquisa de campo: lpis e caneta, cadernetas de campo, mquina fotogrfica, gravador, dirios de campo e, cada vez mais, computadores. Porm, o mais importante de todos: o etngrafo precisa ter habilidades sociais flexveis. Travancas (2008, p. 101-102) exemplifica o que vem a ser o trabalho etnogrfico de uma pesquisa. Para tanto, relata dois tipos de trabalho de campo etnogrfico: 1) O trabalho etnogrfico com aldeias indgenas:
Quando se vai estudar uma aldeia indgena, h todo um processo que comea muito antes da chegada do investigador l. H muitas etapas e negociaes com os rgos envolvidos, como a Funai, por exemplo, com as lideranas indgenas, para o pesquisador saber se ser aceito e quais sero as condies e exigncias para sua entrada; em muitos casos, ainda necessrio o apoio ou mesmo a interferncia de um outro antroplogo que j tenha investigado a mesma aldeia.

2) O trabalho etnogrfico com jornalistas:


Quando decidi acompanhar os reprteres em suas rotinas de apurao, precisei da autorizao das chefias. Ou seja, era possvel circular pelas redaes sem problemas, se voc tinha um passe crach de visitante concedido por um colega, mas no sair daquela esfera. E para a autorizao do chefe de redao era fundamental apresentar uma carta explicando a pesquisa, seus objetivos, prazos e atividades. Feito isso, obtive a autorizao, e me solicitaram que eu assinasse uma declarao que desobrigava a empresa de qualquer espcie de seguro de sade ou de vida para mim, caso ocorresse algum acidente com o carro da reportagem em que eu estivesse.

De acordo com o antroplogo Malinowiski, a etnografia deve incluir uma descrio detalhada de gestos, expresses corporais, usos alimentares, os silncios e suspiros, os sorrisos, as caretas, os rudos da cidade e do campo de uma determinada cultura (apud LAPLANTINE, 2004, p. 15), como tambm o trabalho de campo deve despertar o olhar para uma observao atenta da cultura, de modo a preparar a observao para incluir o inesperado, o desconhecido, a descoberta da outra cultura. Desse modo, o estudioso Laplantine entende que o ato de ver deve ir alm do conhecimento j previsto ou do imaginado e abrir-se aos novos conhecimentos da cultura estudada (2004, p. 14):
O ato de ver, informado pelos modelos (e at pelos modos) culturais, est estreitamente ligado ao de prever, e o conhecimento muitas vezes, nessas condies, no vai alm de um conhecimento do que j sabamos. Ver , na maioria das vezes, por memorizao e antecipao, desejar encontrar o que esperamos e no o que ignoramos ou tememos, a tal ponto que pode acontecernos de no acreditar que vimos (ou seja, no ver) se tal no corresponde a nossa espera (...).

A Etnologia (idem, 1993) quando os pesquisadores antroplogos utilizam os dados coletados na etapa da etnografia e desenvolvem uma primeira interpretao e anlise das culturas, estabelecendo

13

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

semelhanas e diferenas com outras culturas por meio de um estudo comparativo. A fase etnolgica representa um primeiro passo em direo a uma sntese explicativa. E, por fim, a antropologia cultural (ibidem, 1993) representa a ltima etapa da sntese explicativa, tomando por base as concluses da etnografia e da etnologia. Desse modo, a Antropologia Cultural empreende uma anlise conclusiva sobre o comportamento cultural humano e deve ser analisado em todo seu processo. Desse modo, pode-se inferir que o antroplogo , ao mesmo, tempo o etngrafo e o etnlogo.

A Descrio Etnogrfica: O Processo do Fazer Ver (...) a descrio etnogrfica (que significa a escrita das culturas), sem a qual no h antropologia no sentido contemporneo do termo, no consiste apenas em ver, mas em fazer ver, ou seja em escrever o que vemos. um processo geralmente implcito, de to aparentemente bvio, quando de fato de uma complexidade inaudita. A indissociabilidade da construo de um saber (antropologia) a partir do ver (etnografia) no tem nada de imediato ou de uma experincia transparente. uma empresa pelo contrrio extremamente problemtica que supe que sejamos capazes de estabelecer entre o que tido em geral por separado: a viso, o olhar, a memria, a imagem e o imaginrio, o sentido, a forma, a linguagem. Excerto do livro do autor: LAPLANTINE, Franois. A Descrio Etnogrfica. So Paulo: Terceira Margem, 2004, p. 10-11.

1.5 A ANTROPOLOGIA CULTURAL E A NOO DE ALTERIDADE


A Antropologia cultural uma rea de conhecimento que fornece explicaes sobre as prticas culturais da alteridade (estudo sobre o outro), como tambm possibilita ao homem uma viso humanista sobre as diferentes formas de viver em sociedade, medida que pode-se reinterpretar e reavaliar as aes humanas no cotidiano da sociedade. Nessa perspectiva, a Antropologia propicia ao ser humano o desenvolvimento de uma atitude sempre aberta ao aprendizado com as diversidades e diferenas culturais. (LAPLANTINE, 2007, p. 21-22). Os estudos antropolgicos permitiram notar que os comportamentos humanos no nasceram com o homem, no so INATOS. Os comportamentos do homem so construes da cultura. Essa questo pode ser, assim, explicada: as maneiras de andar, caminhar, dormir, os modos de conceber o lazer, a morte, as moradias, os encontros, as formas de amar, as emoes so produtos de escolhas culturais e no so predisposies genticas ou biolgicas. (idem, 2007, 22). Desse modo, chega-se ao entendimento de que os homens diferenciam-se de outros homens no que concerne elaborao de seus sistemas culturais e o que h de natural na espcie humana sua caracterstica de variao cultural. O homem diferencia-se uns dos outros em termos de costumes, lnguas e formas de conhecimento (ibidem, 2007, 21):

14

AULA 1 - ANTROPOLOGIA: A CULTURA COMO OBJETO DE ESTUDO

De fato, presos a uma nica cultura, somos no apenas cegos dos outros, mas mopes quando se trata da nossa. A experincia da alteridade (e a elaborao dessa experincia) leva-nos a ver aquilo que nem teramos conseguido imaginar, dada a nossa dificuldade em fixar nossa ateno no que nos habitual, familiar, cotidiano e que consideramos evidente. Aos poucos, notamos que o menor dos nossos comportamentos no tem realmente nada de natural. Comeamos, ento, a nos surpreender com aquilo que diz respeito a ns mesmos, a nos espiar. O conhecimento da nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento de outras culturas; e devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possvel entre tantas outras, mas no a nica.

O encontro com as outras culturas (a alteridade), a partir da reflexo antropolgica, contribui para que o homem ocidental entenda que sua sociedade no natural; cultural. Essa constatao possibilita que o homem compreenda que no h apenas uma cultura no mundo. A partir dos estudos da cincia antropolgica, possvel vislumbrar que a humanidade habita o universo de maneira pluralizada e multifacetada.

Sobre Etnografia, Etnologia e Antropologia Segundo o antroplogo francs Claude Lvi-Strauss, a Etnografia, Etnologia e Antropologia so trs etapas e momentos de uma mesma pesquisa. Desse modo, a Etnografia a observao, descrio e trabalho de campo. J a Etnologia representa um primeiro passo em direo a uma sntese explicativa. E, por fim, a antropologia cultural ou social representa a ltima etapa da sntese explicativa, tomando por base as concluses da Etnografia e da Etnologia. Ento, pode-se dizer que o Antroplogo , ao mesmo tempo, Etngrafo e Etnlogo. Referncia Bibliogrfica: LVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993.

A abordagem antropolgica produziu uma revoluo do olhar, pois rompeu com a noo de que existe um tipo de homem que o centro do mundo - como o europeu foi identificado durante tanto tempo como a cultura superior e mais importante do planeta - e de que as outras culturas, por serem diferentes, so selvagens. Diante desse acontecimento cientfico, descobre-se a alteridade (a cultura do outro), o que faz com que o homem seja confrontado constantemente com a multiplicidade de culturas (ibidem, 2007, p.22).

15

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Dicas de links de vdeos do youtube Tema: O Que Antropologia Link: http://www.youtube.com/watch?v=yLuW_RdweDQ Tema: Cultura do Ponto de Vista Antropolgico Link: http://www.Youtube.Com/watch?V=ibhxuoykzns Tema: O Que Alteridade? Link: http://www.Youtube.Com/watch?V=qhvhlllhrfg

SNTESE
A Cincia Antropolgica o estudo do homem completo e tem como premissa a compreenso da existncia humana, em sua expresso global, ou seja, BIOPSICOCULTURAL. Desse modo, o objetivo entender o homem como ser biolgico pensante, como produtor de culturas e como participante da sociedade. A Antropologia pode ser dividida em cinco campos de estudo: Antropologia Biolgica, Antropologia Pr-histrica, Antropologia Lingustica, Antropologia Psicolgica e Antropologia Cultural. Alm das dimenses da vida humana, denominadas como racional e aprendente, a dimenso simblica tambm parte constitutiva do ser humano, porque o homem est imerso na linguagem e na cultura. Pode-se compreender um valor simblico como um significado cultural atribudo pelo ser humano a gestos, palavras e/ou objetos materiais de acordo com seu contexto social e histrico. A atribuio de significado o que faz com que o homem crie/recrie representaes e vises de mundo demarcadas por seus valores e sentimentos num determinado espao geogrfico e poca histrica. importante ressaltar que o antroplogo cultural utiliza, com mais prioridade, as etapas de pesquisa denominadas: Etnografia e Etnologia. Segundo o antroplogo francs Claude Lvi-Strauss, a Etnografia, Etnologia e Antropologia so trs etapas e momentos especficos de uma mesma pesquisa. Nessa perspectiva, a Etnografia consiste no estudo das descries das sociedades humanas. A etapa etnogrfica tem como objeto de estudo a observao e anlise de grupos humanos em sua particularidade e visa reconstituio de seus modos de viver e tem como especialidade o estudo da cultura material e/ou imaterial de cada povo. J a etapa denominada Etnologia quando os pesquisadores antroplogos utilizam os dados coletados na etapa da etnografia e desenvolvem uma primeira interpretao e anlise das culturas, estabelecendo semelhanas e diferenas com outras culturas por meio de um estudo comparativo. O trabalho de campo da etnografia deve despertar o olhar para uma observao atenta da cultura, de modo a preparar a observao para incluir o inesperado, o desconhecido, a descoberta da outra cultura Desse modo, o estudioso Laplantine entende que o ato de ver deve ir alm do conhecimento j previsto ou do imaginado e abrir-se aos novos conhecimentos da cultura estudada. A fase etnolgica representa um primeiro passo em direo a uma sntese explicativa. E, por fim, a antropologia cultural representa a ltima etapa da sntese explicativa, tomando por base as concluses da etnografia e da etnologia. Desse modo, a Antropologia Cultural empreende uma anlise conclusiva sobre o comportamento cultural humano e deve ser analisado em todo seu processo.

16

AULA 1 - ANTROPOLOGIA: A CULTURA COMO OBJETO DE ESTUDO

Discutiu-se, tambm, nesta unidade, que o encontro com as outras culturas (a alteridade), a partir da reflexo antropolgica, contribui para que o homem ocidental entenda que sua sociedade no natural; cultural. Esta constatao possibilita que o homem compreenda que no h apenas uma cultura no mundo e, principalmente a partir dos estudos da cincia antropolgica, pode-se vislumbrar que a humanidade plural.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CARDOSO, RUTH (org.). A Aventura Antropolgica: Teoria e Pesquisa. So Paulo: Paz e Terra, 1986. DAMATTA, Roberto. Relativizando: Uma Introduo Antropologia Social. Rio de Janeiro: Rocco, 2010. DURHAM, Eunice R. A Dinmica da Cultura: Ensaios de Antropologia. So Paulo: Cosac & Naify, 2004. GEERTZ, Clifford. A Interpretao das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989. HAVILLAND, Willian A. et al. Princpios de Antropologia. So Paulo: Cengange Learning, 2011. LAPLANTINE, Franois. A Descrio Etnogrfica. So Paulo: Terceira Margem, 2004. _____________. Aprender Antropologia. So Paulo: Brasiliense, 2007. LARAIA, Roque de B. Cultura: um conceito antropolgico. Rio d Janeiro: Jorge Zahar, 2006. LVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993. MARCONI, MARINA de A; PRESOTTO, Zlia M. N. Antropologia: uma introduo. So Paulo: Editora Atlas, 2011. MORIN, Edgar. O Paradigma Perdido: a natureza humana. Portugal: Europa-Amrica, 2000. ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra P. Antropologia & Educao. Belo Horizonte: Autntica Editora, 2009. TRAVANCAS, Isabel. Fazendo Etnografia no mundo da Comunicao. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa em Comunicao. So Paulo: Editora Atlas, 2008.

17

You might also like