You are on page 1of 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA (UFU)

FACULDADE DE ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN (FAUeD) MARINA MEDALHA MESQUITA 11111ARQ022 RAFAELLA CARDOSO FRANCO MOURA 11111ARQ032

Fonte: http://ebbilustracoes.blogspot.com.br/2009/08/sketching-na-avenida-paulista-masp.html

MASP

Uberlndia

2013

01

1. INTRODUO

Escolhemos o MASP devido oportunidade que tivemos de conhec-lo em uma visita que fizemos no primeiro ano de faculdade e tambm por ser um projeto interessante, que conversa com a cidade, interage com a mesma e que conhecido em uma escala global.

Legenda: Implantao MASP Fonte: http://teoriacritica13ufu.wordpress.com/2010/12/

Legenda: Implantao MASP vista area Fonte: Google Maps/ Satlite

02

A proposta dos artistas e arquitetos modernos para o ps-guerra seria de retomar essas questes culturais e artsticas voltando-se tambm para princpios que podiam recuperar um sentido comunitrio, social e cvico pra cidade. Nesse ps-guerra surgem projetos, muitas vezes museus que se tornam pontos importantes na reconstruo de muitas cidades europeias em suas partes histricas que foram destrudas em muitos casos. Mas no apenas nos centros histricos dessas cidades, mas tambm em novos centros, de novas cidades. Foram propostos diferentes tipos, de todos os tipos, propostos como elementos que no pudessem ser substitudos, que passariam a compor o conjunto de edifcios pblicos mudando o desenho dessa nova cidade, juntamente tambm com outros programas que visavam dinamizar o lugar, como projetos para bibliotecas, teatros, salas para concertos, centros de educao e edifcios administrativos. Junto com Lina Bo Bardi, muitos outros arquitetos modernos da poca tinham essa mesma preocupao, assim como Le Corbusier. Eles identificam nessas edificaes, pontos estratgicos que podiam animar, ou reanimar esses centros urbanos, modificando os programas que eram utilizados, at mesmo a funo desses museus, reformulando at mesmo a resoluo de sua forma arquitetnica e a sua insero na cidade, tornando os mesmos em elementos que extravasam conhecimento, promovendo produo artstica e inserindo as artes no cotidiano de cada um.
Caberia arquitetura o papel de definir o melhor lugar para a sua implantao, traduzir e possibilitar a integrao entre edifcio e cidade. http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.150/4450

E a Bienal desse ano de 2013 relata exatamente essa ligao, essa conexo da cidade e da arquitetura, do construdo com o entorno.
Com o tema Cidade: modos de fazer, modos de usar, a X Bienal tem como objetivo expandir a ateno sobre a cidade em suas mltiplas dimenses e escalas, tanto pelas produes de sua construo e desenho, como pelos mais variados usos e apropriaes dos seus habitantes. http://www.archdaily.com.br/br/01-

112671/x-bienal-de-arquitetura-de-sao-paulo Bardi possua uma ideia de laboratrio da cidade, e possvel identificar essa proposta em sua arquitetura, nessa unio do MASP cidade. Sua proposta seria de erradicar, exterminar, qualquer proposta ou inteno de separar ou segregar a relao do museu com o pblico, entre arquitetura e cidade.

03

Por isso a importncia dos cavaletes de cristal, que possuem a proposta de dar continuidade do espao expositivo que consegue conciliar diversos perodos histricos, sua caixa suspensa em vidro e belvedere que um marco para o lugar, bastante significativo, o que a arquiteta cria ali, a interao dessas duas coisas, como se formasse um s corpo, uma unidade que torna a arquitetura a cidade.
O carter urbano e cvico, presente na arquitetura do MASP, o fator que d a sua dimenso. Esse mesmo princpio pode ser encontrado nas colagens realizadas por Lina para ilustrar os espaos expositivos da sede definitiva do museu, que revelam a ideia de museu j presente no primeiro MASP: ao reunir todas as artes e afirmar que o espao do museu o local de experimentao das diversas formas de integrar a arte vida, a sua arquitetura no o isola como um mundo parte: ao contrrio, o insere na cidade.

http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.150/4450

04

2. O PROJETO Dois robustos prticos vermelhos sustentando uma laje de concreto aparente, fachadas de vidro que chegam a 70 metros de extenso, sob elas uma extensa esplanada se abre. Essas so as caractersticas que fazem do MASP, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi em 1960, uma referncia da arquitetura no Brasil e um dos edifcios mais famosos da Av. Paulista, onde foi implantado e do Brasil.

Legenda: MASP 2011 Fonte: Autor

O terreno escolhido pela arquiteta, abrigava o velho Trianon, que havia sido demolido em 1957. O antigo prdio ao mesmo tempo em que oferecia um grande Centro Poltico para a cidade de So Paulo, oferecia tambm um grande terrao ensolarado para as crianas, ideia que foi mantida por Lina atravs da criao do belvedere. Foi ordem projetual que esse grande espao fosse livre de pilares. Alm dessa, outras exigncias foram seguidas, como a existncia de um salo baile abaixo do nvel da avenida e acima desse grande espao haveria o mximo de dois pavimentos e um p direito que no ultrapassasse 8 metros. O salo de baile veio a se transformar, posteriormente, em um grande salo cvico. Lina Bo Bardi j tinha como intenso possibilitar a mudana de uso do salo, unindo-se a um grande teatro-auditrio e uma pequena sala de projees que, juntos, compe o embasamento abaixo do nvel da Av. Paulista que se volta e se alinha a Av. Nove de Julho.

05

Legenda:Imagem identificando a construo do projeto Fonte: http://teoriacritica13ufu.wordpress.com/2010/12/

Todas as instalaes, inclusive a do ar condicionado, sero vista. O acabamento dos mais simples. Concreto vista, caiao, piso de granito para o grande Salo Cvico, vidro temperado, paredes plsticas, concreto vista com caiao para o edifcio do museu, cujo piso est previsto em borracha preta do tipo industrial.

Legenda: Maquete Fsica de estudo. Fonte: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.091/186

06

Interessante percebermos nessa maquete clean, esquemtica e volumtrica que d enfoque para o projeto e para a praa que se localiza na frente. Aqui podemos analisar e ver como essa relao forte, um se encontra de frente pro outro e os dois se conversam, rea livre, rea construda (sabendo que o trreo livre, como j f oi dito), arquitetura e vegetao. A grande estrutura aparente, quatro pilares de 4 metros x 2,5 metros, coligados por duas vigas de concreto protendido, suspende e segura: escritrios, biblioteca, salas de exposies temporrias no primeiro pavimento e a grande Pinacoteca do Museu, no segundo, que somam juntos 2100m.

Legenda: Planta do 1 e 2 pavimento da obra. Fonte: http://museudearte2012.blogspot.com.br/2012/10/planta-baixa-do-museu.html

07

Legenda: Corte esquemtico identificando espaos internos e acesso do projeto

Legenda: Corte mostrando todos os Pavimentos da obra. Fonte: http://teoriacritica13ufu.wordpress.com/2010/12/

08

Nota-se que as diretrizes projetuais foram vencidas com grande eficincia pela arquiteta e pelo engenheiro Figueiredo Ferraz. Percebe-se tambm que os traos modernistas caractersticos de Lina e assim como os materiais utilizados. Este ltimo, por sua vez, completa toda a nacionalidade do edifcio, tendo em vista que o concreto protendido e at mesmo as cortinas de vidros temperados foram realizados no Brasil. A prpria arquiteta refere-se a sua obra como uma arquitetura pobre, referindo-se a simplicidade dos meios de comunicao que se expressa na essencialidade de espaos que, justamente por essas caractersticas so passveis da apropriao e transformao do uso pela populao da cidade.
[...] O racionalismo tem que ser retomado como marco importante na posio contrria ao irracionalismo arquitetnico e reao poltica que tudo tem a ganhar numa posio irracionalista apresentada como vanguarda e superao. Mas necessrio eliminar do racionalismo todos os elementos perfeccionistas, herana metafsica e idealista, e enfrentar, dentro da realidade, o incidente arquitetnico -

Bardi, Lina Bo. O novo Trianon, 1957/67. In Rubino, Silvana; Grinover, Marina (Org.) Lina por escrito. Textos escolhidos de Lina Bo Bardi. So Paulo, Cosac Naify, 2009, p.122.

09

2.1 O VO
O belvedere ser uma praa, circundada de plantas e flores, pavimentada com seixos naturais, conforme a tradio ibero-brasileira. Esto previstos pequeno espelhos de gua com plantas.

Citao: Bardi, Lina Bo. O novo Trianon, 1957/67. In Rubino, Silvana; Grinover, Marina (Org.) Lina por escrito. Textos escolhidos de Lina Bo Bardi. So Paulo, Cosac Naify, 2009, p.122.

Legenda: CROQUI DE LINA BO BARDI, MOSTRANDO O BELVEDERE PROPOSTO Fonte: http://teoriacritica13ufu.wordpress.com/2010/12/

Espelhos dguas no so encontrados ao se visitar o MASP hoje, mas todo o resto, por bem ou por mal, tornou-se real. Lina conseguiu com um grande vo livre, recriar o ambiente onde crianas pudessem desfrutar do sol e mais, era um de seus desejos que l fosse um local de utilizao pblica, que se discutisse ao ar livre, que se ouvisse msica, que toda forma de arte e cultura, no apenas o erudito, pudessem ser ali expressadas e exibidas. De fato, o . O ano de 2013 foi de muitas manifestaes pblicas e insatisfao poltica por todo o Brasil. Em breve resumo, a gota dagua que desencadeou uma srie de manifestaes populares pelas ruas brasileiras foi o aumento abusivo de cinco centavos na passagem do transporte pblico que se mostra ineficiente. O MASP, por sua vez, tornou-se o grande ponto de encontro, de chegada, de discusso das maiores manifestaes que ocorreram na cidade e no Brasil, uma

10

arquitetura que pde receber essas pessoas, e as mesmas puderam usufruir desse espao. Muito se desenrolou, e o belvedere do Museu foi apontado como um ponto de arruaa devido s manifestaes e como um grande local de consumo de drogas. O Jornal Estado publicou, em 20 de novembro, uma reportagem com o seguinte ttulo: preciso preservar o MASP e seu trecho inicial afirma:
Triste destino o do vo livre do Museu de Arte de So Paulo (Masp), instituio que tem um dos mais importantes acervos artsticos da Amrica Latina. Primeiro, tornou-se um smbolo do desrespeito s regras que devem pautar as manifestaes pblicas(...) citao:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,epreciso-preservar-o-masp,1098579,0.htm

Protesto contra PEC-37 Interrompe trnsito nesse Sbado dia 22.

http://piranot.com/noticias/piracicaba/protesto-contra-a-pec-37-interrompe-transito-na-paulista-nesse-sabado22/

A Paulista recebe a 16 Parada Gay, Mais de 3 milhes de Pessoas. http://blogs.estadao.com.br /divirta-se/tag/passeios/page /5/

11

Aps isso, so retratados os casos de ocupao do local por andarilhos e usurios de narcticos e aponta como soluo para o problema o cercamento do Museu, que no havia sido realizado ainda por normas do Iphan. Em contrapartida, a urbanista e colunista do Jornal Folha de S. Paulo, Raquel Rolnik, publicou o artigo O MASP e a casa da sogra, no qual se mostrava contra o fechamento do vo do museu e usou como argumento as palavras da prpria Lina Bo Bardi, onde relatado intenses que foram ditas acima: Em filme de 1972, Lina Bo Bardi, autora do projeto, fala sobre o MASP: "[...] minha
preocupao bsica foi a de fazer uma arquitetura feia, uma arquitetura que no fosse uma arquitetura formal, embora tenha ainda, infelizmente, problemas formais. Uma arquitetura ruim e com espaos livres que pudessem ser criados pela coletividade. Assim nasceu o grande belvedere do museu, com a escadinha pequena. A escadinha no uma escadaria ulica, mas uma escadinha-tribuna que pode ser transformada em um palanque. Eu quis fazer um projeto ruim. Isto , feio formalmente e arquitetonicamente, mas que fosse um espao aproveitvel, que fosse uma coisa aproveitada pelos homens". citao do link:

http://www1.folha.uol.com.br/coluna s/raquelrolnik/2013/12/1379351-o-masp-ea-casa-da-sogra.shtml A professora da USP, parte da ideia de que o vo livre o prprio museu, tudo o que acontece l, uma exposio real da sociedade. A soluo para um problema social no proibir de exp-lo e sim a criao de medidas polticas de o solucionem de forma ampla e verdica.

12

Sbado, dia 01/08, fui Av. Paulista para passar o dia desenhando. Comecei pelo MASP, por volta das 9:30hs. Foi muito legal... como sempre uma experincia nica desenhar na rua. Procurei um lugar pra sentar e comear a fazer os desenhos. O dia estava ensolarado depois de 15 dias de chuva em So Paulo. Eu levei minha parafernlia de aquarela e alguns marcadores, o que foi muito legal. Fiz at grafite no final - foi um pouco de tudo. Tive a companhia do Ronaldo, um cara bacana da USP que apareceu por l e ficou um tempo fazendo um desenho tambm. Me chamou a ateno o contraste entre o edifcio vizinho ao MASP, em estilo academista, e o prprio edifcio do museu, um dos melhores

exemplos do Modernismo no Brasil. Esse prdio, o Edifcio Dumont-Adams, foi comprado pelo museu em 2005 atravs de uma parceria com a VIVO. A inteno era construir um edifcio de 30 andares para dar suporte comercial ao museu, mas o projeto foi vetado pelo Condephaat. Desde ento est

abandonado, apesar de ser muito elegante e bonito. Em nenhum dos desenhos que eu havia feito at ento, aparecia a estrutura do edifcio

claramente. Eu queria mostrar as vigas superiores dos dois imensos prticos que sustentam as lajes protendidas. Por isso tive que me afastar do prdio para desenh-lo. Fonte texto e imagem:

http://ebbilustracoes.blogspot.com.br/2009/08/sketchi ng-na-avenida-paulista-masp.html

Nas duas imagens acima, podemos perceber tambm a relao que as pessoas possuem com esse espao. Os dois desenhos foram criados por uma pessoa que possui como hobbie desenhar, perceber o espao automaticamente, bom melhor ela mesma contar sua prpria estria:

13

3. CONTRA CRTICA E CONCLUSO

O maior vo livre da Amrica-latina. No sei se ainda o , mas a primeira informao que se tem do Museu de Arte de So Paulo diz respeito ao seu grande espao livre no trreo. Qual seria ento a funo de restringir o seu uso? Qual relao urbana seria mantida caso o edifcio fosse cercado? De acordo com o Iphan, no se pode cercar o local porque seria uma interveno fsica que modificaria o projeto arquitetnico original. Mas vai muito alm disso. Como citado acima, os pavimentos superiores se abrem para uma grande esplanada, mas no s isso: essa esplanada e o edifcio todo se abrem para a cidade. At mesmo os nveis inferiores, que a princpio nem se v, viram-se para o que a maioria est de costas: a que h atrs da Av. Paulista. Existe um rgo que capaz de preservar os aspectos fsicos de um projeto arquitetnico, mas e as intenes projetuais induzidas e no apenas formadas por concreto, ao, vidro ou qualquer outro material? Lina elaborou um espao atravs do vazio, da no-arquitetura e criou um museu com o no-museu e isso tudo se concretizou e criou forma atravs da ocupao. Uma de ns Teve a oportunidade de visitar o MASP ainda criana em um dia de semana catico da cidade de So Paulo, e alm do tal vo livre e a mgica de no haver pilares ali, tudo o que foi possvel perceber foi o grande alvio de ter 5 minutos em um local tranquilo e fresco com muitas rvores ao seu redor em pleno centro urbano. Hoje reconhecemos a importncia de respiros urbanos e os benefcios que eles trazem cidade e populao que vive ali.

14

Legenda: EXPOSIO SOBRE HABITAO NAS FAVELAS. DEZEMBRO 2011. Fonte: Autor

Legenda: FEIRINHA DO DOMINGO E EXPOSIO ACONTECENDO SIMULTANEAMENTO. DEZEMBRO 2011. Fonte: Autor

15

Legenda: feira de antiguidade que acontece todo domingo no vo do Masp Fonte: http://teoriacritica13ufu.wordpress.com/2010/12/

Alm disso, depois de estarmos cursando Arquitetura e Urbanismo, estivemos no local outras duas vezes e a relao do espao com o urbano e a expresso social que ali existe fica muito clara. A feirinha do domingo e exposies menos formais acontece ao mesmo tempo em que jovens praticam esportes ou apenas se encontram para conversar. Pudemos analisar isso de perto. Essa sensao de tudo estar conectado, fomos praa, atravessamos ao MASP e vice e versa e parece que tudo estava interligado, como se a rea publica e a obra fossem uma s e isso foi um dos pontos que mais nos marcou com certeza.

16

Legenda: Foto Area do projeto e da Praa

Nessa foto podemos perceber a quantidade de pessoas que usufruem esse espao, e podemos ver tambm as barraquinhas localizadas abaixo do primeiro pavimento, no vo livre que o projeto possui. Alm disso, vemos tambm a interao desse projeto com a cidade, com a rea verde em frente ao mesmo. Dessa forma, diferentes pessoas convivem no mesmo lugar: h crianas brincando sob a luz do sol, h idosos trabalhando e passeando, h skatistas, usurios de drogas, andarilhos, hippies e vendedores ambulantes. At mesmo em uma em uma tera-feira de carnaval, data que muitos locais da cidade de So Paulo se tornam ociosos, h muitas pessoas usufruindo do local. importante ressaltar que os usurios de drogas e andarilhos j estavam ali anteriormente. Talvez de fato, no fim do ano de 2013 essa parcela da populao tenha feito uma maior ocupao do espao, o que serviu apenas de pretexto para incentivarem a criao de barreiras fsicas que permitem o acesso ao vo do Trianon. O mesmo pode ser revelado em relao violncia que ocorreu durante as manifestaes, pois atos agressivos ocorreram em vrias outras regies da cidade. J h policiamento e uso intenso na regio que so suficientes para evitar que o local se torne totalmente obscuro e marginalizado.

17

A grande razo de se almejar cercar o local obvia: proibir qualquer manifestao de insatisfao pblica, qualquer manifestao que seja contra o governo ou o poder. J que um direito que todo cidado tem de reivindicar e isso no pode ser proibido, restringe-se ento o espao pblico que ele tem para colocar seus direitos em prtica e o MASP o principal deles. Uma simples cerca parece no mudar tanto assim a arquitetura do local, mas muitos ambientes se perderiam com um s ato. O ato de virar s costas pra cidade seria o adeus das crianas sob o sol, da juventude que se expressa, da feirinha, do museu urbano e real que despe e expe os grandes problemas sociais de uma nao.

Legenda: Parque TRIANON. Vista a partir do vo do MASP: Uso intenso no domingo. Fonte: Autor

Legenda: Foto Area mostrando o trfego de carros e a rea verde em relao ao projeto Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1400862

18

4. REFERNCIAS 1. Bardi, Lina Bo. O novo Trianon, 1957/67. In Rubino, Silvana; Grinover, Marina (Org.) Lina por escrito. Textos escolhidos de Lina Bo Bardi. So Paulo, Cosac Naify, 2009, p.122.

2. http://www1.folha.uol.com.br/colunas/raquelrolnik/2013/12/1379351-o-masp-e-acasa-da-sogra.shtml

3. http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,e-preciso-preservar-omasp,1098579,0.htm

4. http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/mais_documento.php?idVerbete=1414&i dDocumento=61

5. Lina Bo Bardi - Juliano Aparecido Pereira, Bahia, 1958-1964

6. So Paulo guia de Arquitetura Contempornea Fernando Serapio, RJ, 2005

7. http://museudearte2012.blogspot.com.br/2012/10/planta-baixa-do-museu.html

8. http://teoriacritica13ufu.wordpress.com/2010/12/

9. http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.150/4450

10. http://www.archdaily.com.br/br/01-112671/x-bienal-de-arquitetura-de-sao-paulo

You might also like