You are on page 1of 20

Ensaio

Tnia Franco Graa Druck Edith Seligmann-Silva

As novas relaes de trabalho, o desgaste mental do trabalhador e os transtornos mentais no trabalho precarizado
New labor relations, workers mental exhaustion, and mental disorders in precarious work

Pesquisadora do Centro de Recursos Humanos da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da Universidade Federal da Bahia (CRH/FFCH/UFBA), Salvador, BA. Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas e do Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais da Universidade Federal da Bahia (FFCH/ UFBA); Pesquisadora do CRH/FFCH/ UFBA, Pesquisadora do CNPq. Especialista na rea de Sociologia do Trabalho, Salvador, BA. Mdica psiquiatra com especializao em Sade Pblica. Docente aposentada da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo, So Paulo, SP. Contato: Tnia Franco Rua Gustavo de Andrade, n 8/1104 Campo Grande Salvador-Bahia, Brasil CEP: 40080-020 E-mail: franctania@gmail.com

Resumo
A perda da razo social do trabalho tem como ressonncia a perda do sentido do trabalho para aqueles que o realizam. O objetivo principal deste ensaio analisar de que forma a sade mental prejudicada pelas atuais contradies entre modernizao e expanso da precarizao social e do trabalho. Na primeira parte, procura-se entender a questo atravs de uma viso scio-histrica, expondo-se a seguir indicadores internacionais e brasileiros que demonstram essa precarizao. Na sequncia, as autoras apresentam uma anlise crtica do modo pelo qual, a partir da busca de maximizao da competitividade, surgiu um modelo social que, em nome de uma excelncia cujo significado conjuga perfeio e superioridade, propicia discriminao ou excluso para todos os que de alguma forma desvelam seus limites humanos. Os paradigmas deste modelo, atualmente dominante, so examinados para identificar os impactos psquicos, destacando os adoecimentos relacionados violncia laboral. As autoras assinalam ainda o aumento de vulnerabilidade psquica nos contextos de pobreza. A seguir, apresentada uma reflexo sobre o despertencimento social e o desenraizamento humano e, na parte final, so discutidas perspectivas de reverter a degradao social, do trabalho e da natureza. Palavras-chave: relaes de trabalho; organizao do trabalho; sade mental; desgaste mental; precarizao.

Abstract
Loosing the social purpose of work leads individuals to perform senseless work. This paper aims at analyzing the effect of current contradictions between modernization and expansion of labor and social precariousness on mental health. It begins by investigating this issue through a social and historical viewpoint, followed by showing international and Brazilian indicators that illustrate the above mentioned precariousness. Further on, the authors analyze critically the social model generated by targeting maximum competitiveness, which on behalf of an excellence that conjugates perfection and superiority fosters discrimination or exclusion of all those who in anyway unveil their human limits. The authors examine the current dominating paradigms of this model to identify its psychological impacts, highlighting illnesses related to occupational violence. They further stress the increase of psychic vulnerability in contexts of poverty and discuss social non-belonging and human ungrounding processes. They conclude by commenting on possibilities of reverting labor, nature, and social degradation. Keywords: work relations; work organization; mental health; mental exhaustion; precariousness.

Recebido: 18/02/2010 Revisado: 18/10/2010 Aprovado: 22/10/2010

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

229

Introduo
Seria alentador abordar o trabalho como meio de vida e de conquista da dignidade humana. Poder divisar o alvio do esforo/sofrimento no trabalho em face dos avanos tecnolgicos e do conhecimento cientfico na histria da humanidade. Contudo, o que se constata no mundo real do trabalho um distanciamento crescente entre prticas organizacionais e direitos sociais conquistados. o paradoxo que encerra o trabalho contemporneo: sua combinao com precarizao social, com adoecimento dos indivduos e destruio ambiental. Refletir sobre o tema conduz a indagaes instigantes e inevitveis. O que que nos aconteceu histrica e socialmente para estarmos, hoje, a pensar em trs binmios: 1) Trabalho e adoecimento, no como um problema individual, mas como um problema de sade pblica que atinge os indivduos em escala crescente; 2) Trabalho e degradao/crise ambiental, revelando padres de produo e consumo que rompem os limites de tempo (comprometendo geraes futuras e os mecanismos reguladores dos ecossistemas) e de espao (contaminando populaes prximas e distantes, diversas espcies, destruindo a biodiversidade, a teia da vida), depredando o planeta; 3) Trabalho e precarizao social, que compromete geraes, privando-as de educao e trabalho digno, gerando violncia social. Por que os avanos da cincia e tecnolgicos patrimnio humano no tm se traduzido em emprego e incluso de amplas parcelas da humanidade? Por que o aumento da produtividade no tem se traduzido em reduo das jornadas de trabalho sem prejuzo do salrio? Apesar dos elevados patamares tecnolgicos alcanados em todo o planeta, o mundo da produo continua, predominantemente, estruturado e se movendo pela acumulao de capital e lucro. Isto leva progressiva hipotrofia e perda de uma razo social do trabalho. A lgica produtiva permanece a mesma que regia as relaes capital/trabalho no sculo XIX, aprofundando a apropriao privada da riqueza socialmente gerada e dos elementos da natureza, consolidando o mercado como eixo da sociedade. Esta lgica limita, ou mesmo extingue, as possibilidades do trabalho se constituir um meio de desenvolver a dignidade, a solidariedade e as potencialidades do ser humano. Sem dvida, ocorreram avanos histricos nas sociedades urbano-industriais capitalistas que resultaram em direitos sociais marcantes durante a Era de Ouro nos EUA, entre 1940 e 1970, e durante o Estado

de Bem-Estar Social nos pases europeus, entre 1950 e 1970 (HOBSBAWN, 1995). No Brasil, desde a Era Vargas, com a Consolidao das Leis do Trabalho, seus desdobramentos posteriores e a Constituio de 1988. Ao longo do tempo, ocorreu incluso social de segmentos de trabalhadores em todos estes pases, em maior ou menor grau, bem como metamorfoses nas configuraes das relaes capital/trabalho. Mas, ao concentrarmos nossa anlise no momento atual, constatamos retrocessos sociais importantes em relao s trs dcadas anteriores, traduzidos na crescente precarizao do trabalho. Este um processo complexo, pois mantm a relao capital/trabalho em sua essncia, ao tempo em que transmuta as suas formas de existncia. Ou seja, forja mudanas epidrmicas, de superfcie, atravs de diferenciados estatutos de trabalhadores que camuflam a relao essencial capital/trabalho, confundindo as figuras sociais bsicas representativas empregado e empregador que norteiam a vigncia e a aplicao das leis trabalhistas4. Neutraliza e anula a regulao social do trabalho (com a consequente perda de direitos conquistados pelos movimentos sociais anteriormente), naturalizando o trabalho precrio, banalizando a injustia social e a violncia no trabalho (principalmente, a violncia psicolgica). Dissemina uma era de precarizao social5 e de trabalho socialmente desagregador, terreno frtil para o sofrimento e o adoecimento dos indivduos, configurando o trabalho patognico. A precarizao passou a ser um atributo central do trabalho contemporneo e das novas relaes de trabalho, apresentando mltiplas faces e dimenses.

Precarizao social: uma questo poltica e multidimensional


Desde a crise da sociedade fordista nos anos 1970 e das supostas sadas preconizadas pelas polticas neoliberais, a questo social vem assumindo importncia central dada a expanso do desemprego, a reemergncia da pobreza nos pases centrais e a fragilizao do trabalho, dentre outros. Desde ento, as abordagens sobre a precarizao socioeconmica evoluram nas cincias sociais, particularmente na Frana, transitando da noo de excluso usada inicialmente para situa es extremas, como o desemprego para abranger, contemporaneamente, as diversas situaes de precarizao dos includos, imersos na insegurana e na incerteza permanentes das polticas de gesto flexvel (HIRATA; PRETCEILLE, 2002).

Por exemplo, o trabalhador ex-empregado ou no que vira cooperado ou prestador de servios terceirizado autnomo ou sob a forma de empresa/pessoa jurdica perde o estatuto de assalariado do ncleo estvel da empresa contratante e, consequentemente, os direitos trabalhistas bsicos ou aqueles decorrentes dos acordos coletivos da categoria qual no pertence, dado a sua forma de contrato.

Conforme Castel (2009, 1998), Bourdieu (2001, 1998, 1997), Harvey (1992), Appay e Thbaud-Mony (1997), Antunes (2002, 1999), Antunes e Braga (2009), Druck (1999), Druck e Franco (2007), Hirata e Prteceille (2002), Franco (1997), dentre outros.

230

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

A flexibilizao das relaes de trabalho diluiu a ntida linha de separao entre includos e excludos. Atravs da terceirizao e da desregulamentao social, produziu-se a desestabilizao do mundo do trabalho que atingiu, inicialmente, os trabalhadores industriais e depois todos os assalariados, afetando, hoje, todos os que vivem do trabalho. Este processo histrico levou reduo do emprego fordista (ou seja, do trabalho com um corolrio de direitos e proteo social, caracterstico da Era de Ouro ou welfare state), com uma crescente fragilizao dos trabalhadores estveis e uma persistente produo de instveis (HARVEY, 1992), configurando a vulnerabilidade de massa (CASTEL, 1998). O apagamento dos contornos ntidos entre includos e excludos , portanto, como bem afirmam Hirata e Pretceille (2002, p. 48):
[...] processo cujas razes se encontravam na fragilizao da posio de grupos ou de pessoas que dispunham de um emprego e de condies de vida at aquele momento consideradas satisfatrias. Da originaram-se as anlises centradas na precariedade, precarizao social e precarizao do trabalho.

tros tipos de precarizao dos vnculos contratuais, a exemplo dos contratos temporrios, dos contratos em tempo parcial configurando situaes de trabalho frgeis em relao ao seu estatuto anterior. Outros permaneceram no desemprego de longa durao. Assim, as abordagens foram ampliadas, passando a englobar tanto os trabalhadores do ncleo estvel, quanto a cascata de terceirizados, compondo uma rede de novas relaes de trabalho marcadas pela crescente precarizao. Para fins analticos, pode-se distinguir algumas dimenses deste processo. A primeira delas diz respeito aos vnculos de trabalho e s relaes contratuais. Compreende o processo sociopoltico de perdas de direitos trabalhistas ou do seu usufruto no mundo do trabalho real descanso remunerado, frias anuais remuneradas, referenciais de jornada de trabalho normal e de horas extras, dentre outros. Envolve, ainda, as perdas de benefcios indiretos planos de sade, transporte, alimentao, auxlio educao, dentre outros , bem como as perdas salariais, em geral, pela no adoo/cumprimento ou defasagem em relao aos acordos coletivos da categoria de trabalhadores mais estveis. Trata-se de uma dimenso do processo de precarizao que leva desestabilizao dos estveis, perda dos referenciais de proteo social do trabalho, conduzindo estveis e instveis a metabolizarem, cotidianamente, a competio desenfreada, a insegurana e a instabilidade, terrenos em que prolifera e se move a gesto pelo medo. Druck e Franco (2007) constataram que grandes empresas industriais chegam a ter 75% de seus trabalhadores regulares sob contratos instveis (terceirizados) e apenas 25% estveis. A generalizao deste processo resulta num nivelamento por baixo do mercado de trabalho, configurando a precarizao do emprego (e do mercado de trabalho). A segunda dimenso concerne organizao e s condies de trabalho que, em todos os setores de atividades, tm se caracterizado pelas metas inalcanveis e pelo ritmo intenso de trabalho favorecidos pelo patamar tecnolgico da microeletrnica. A forte presso de tempo somada intensificao do controle ou da instrumentalizao do medo demisso conduzem intensificao do trabalho. O aumento da competitividade tambm contribui para esta intensificao, alm de, como veremos adiante, acarretar ressonncias negativas para a sociabilidade e para a sade mental. A constatao de que a hiperatividade est associada ao desenvolvimento de fenmenos como a compulsividade e a autoacelerao vem revelando processos complexos que tm sido estudados sob vrias perspectivas (MARZANO, 2004; DEJOURS, 2004). Acrescente-se a exiguidade dos tempos destinados a pausas no trabalho, repouso, recuperao do cansao e espao estrei-

Castel (1998) constitui um marco na superao da viso dicotmica entre includos e excludos nas abordagens sobre a precarizao social. A precarizao do emprego e o desemprego na crise da sociedade salarial fordista so estratgicos nos processos de reestruturao produtiva, em que a flexibilizao/precarizao um elemento central das polticas neoliberais de dominao social, conforme Thbaud-Mony e Druck (2007). Na verdade, a precarizao um processo multidimensional que altera a vida dentro e fora do trabalho6. Nas empresas se expressa em formas de organizao pautadas no just in time, na gesto pelo medo, nas prticas participativas foradas, na imposio sutil de autoacelerao, na multifuncionalidade, dentre outros mtodos voltados ao controle maximizado. So processos de dominao que mesclam insegurana, incerteza, sujeio, competio, proliferao da desconfiana e do individualismo, sequestro do tempo e da subjetividade. So afetadas as demais dimenses da vida social, laos familiares e intergeracionais. A desestabilizao e a vulnerabilidade sociais conduzem desvalorizao simblica, com a corroso do sistema de valores, da autoimagem e das representaes da insero de cada um na estrutura social. A desestabilizao no mundo do trabalho, desde a dcada de 1980, deu-se com demisses em massa, que reduziram drasticamente os segmentos mais estveis de trabalhadores, ao lado da expanso de uma multiplicidade de estatutos de assalariamento explcitos ou no nas grandes empresas, compondo uma rede de trabalho precrio. Muitos demitidos foram reintegrados sob variadas formas de terceirizao e ou-

6 Passet (2002), Castel (2009, 1998), Bourdieu (2001, 1998, 1997), Harvey (1992), Appay e Thbaud-Mony (1997), Hirata e Prteceille (2002), Antunes (2002, 1999), Antunes e Braga (2009), Druck (1999), Druck e Franco (2007), Franco (1997), Thbaud-Mony (2009), Seligmann-Silva (2001; [2011, no prelo]), dentre outros.

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

231

tado do tempo de viver e conviver fora do ambiente de trabalho. A escolha organizacional da polivalncia trouxe impactos problemticos para a identidade dos assalariados que antes experimentavam orgulho profissional por suas especialidades (SELIGMANN-SILVA, 2001). Ao mesmo tempo, a rotatividade no trabalho entre diversas empresas, com tipos diferentes de contratos transtornou projetos de desenvolvimento profissional e pessoal de trabalhadores, especialmente dos mais jovens (SENNETT, 1999, 2006). Estas e outras caractersticas da organizao do trabalho potencializam a multiexposio aos agentes fsicos, biolgicos, qumicos, ergonmicos e organizacionais, favorecendo sofrimento e processos de adoecimento. A terceira dimenso, estreitamente ligada s anteriores, consiste na precarizao da sade dos trabalhadores. Esta vem incidindo de modo marcante na sade mental, que indissocivel da sade como um todo. Trata-se da fragilizao orgnica, existencial e identitria dos indivduos pela organizao do trabalho com intensificao da multiexposio. Essa fragilizao acrescida das limitaes impostas, em muitas empresas, ao bom funcionamento dos SESMTs (Servios de Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho) no Brasil em nome de uma equivocada conteno de custos. Essas limitaes se expressam, por exemplo, nas defasagens de treinamento e de informao sobre os riscos entre segmentos estveis e terceirizados, na diluio das responsabilidades em relao a acidentes, adoecimentos e falhas na preveno, alm do predomnio das medidas de proteo individual em detrimento da proteo coletiva e das polticas preventivas. Por outro lado, observase que a perda de estatuto da maioria dos trabalhadores dentro das empresas que so os terceirizados, com contratos temporrios etc. conduz a uma maior sujeio s condies aviltantes e (in)suportveis de trabalho. Diante das metas e dos ritmos acelerados, frequentemente so utilizados atalhos e manobras para aumentar a produtividade e manter-se no mercado que fragilizam a segurana e a sade no trabalho (SILVA; FRANCO, 2007; FRANCO, 1997). Tais aspectos evidenciam os equvocos do economicismo ao menosprezar o que, em verdade, seriam investimentos em sade e segurana e no gastos dispensveis. Essa postura revela uma negao do valor da proteo sade e vida. necessrio considerar, ainda, que os tempos sociais do trabalho (ritmos, intensidade, regimes de turnos, hora extra, banco de horas...) encontram-se em contradio com os biorritmos dos indivduos, gerando acidentes e adoecimentos, destacando-se, internacionalmente, o crescimento de dois grupos de patologias o das LER/DORT e o dos transtornos mentais. Entre estes, cabe ressaltar: os transtornos do ciclo viglia-sono comuns em trabalhadores em regimes de turnos al-

ternados e de trabalho noturno que fazem parte da lista de transtornos mentais relacionados ao trabalho de acordo com a Portaria n 1.339/1999 do Ministrio da Sade e, muitas vezes, aparecem associados (em comorbidade) ao quadro de fadiga patolgica, tambm abrangido pela lista oficial; e o Esgotamento Profissional (Sndrome de Burnout), identificado no histrico de muitos casos de quadros depressivos e de processos psicossociais que conduzem aos suicdios e escalada da dependncia do lcool e das drogas7. Ademais, constataes epidemiolgicas e clnicas apontam os riscos de hipertenso arterial e doena coronariana configurados pela presso temporal em profissionais submetidos de forma continuada ao work-stress, entre outras patologias que atingem o organismo pela via psicossomtica, nas quais o estresse continuado desempenha papel relevante (HALLQVIST et al., 1998). Vrios destes agravos so, portanto, expresso da incompatibilidade entre os tempos sociais do trabalho/vida e a capacidade adaptativa da fisiologia e dos biorritmos humanos. So emblemticos de modos de viver e de trabalhar socialmente patognicos.8 A quarta dimenso da precarizao, fundamental para a consistncia do tecido social, compreende a fragilizao do reconhecimento social, da valorizao simblica e do processo de construo das identidades individual e coletiva. Numa sociedade em que o trabalho ainda ocupa um espao/tempo central na vida social e individual, sua precarizao dificulta o processo de identificao e construo de si, tornando mais complexa a alienao/estranhamento do trabalho, conforme Antunes (2002). Consolida-se no imaginrio social a noo de descartabilidade das pessoas, de naturalidade da insegurana e da competio de todos contra todos, ancorada na fragilizao dos vnculos, nas rupturas de trajetrias profissionais, na perda da perspectiva de carreira. Corroso do carter, nos termos de Sennett (1999), banalizao da injustia social na perspectiva de Dejours (1999), naturaliza-se toda sorte de explorao, inclusive infantil. Aprofunda-se o processo de coisificao das relaes humanas e de humanizao das coisas, destratase a vida. Fragilizando-se o reconhecimento social e a valorizao simblica, mina-se a autoestima, sendo atingidas, conforme Seligmann-Silva (1997, 2001) e Nardi (2006), as identidades individual e coletiva, bem como a dimenso tica e a dignidade o cerne do ser humano. A quinta dimenso afeta a natureza da representao e organizao coletiva (sindical). O binmio terceirizao/precarizao, ao minar a identidade individual e coletiva, conduz fragilizao dos agentes sociais. So os efeitos propriamente polticos da terceirizao que pulveriza e enfraquece os sindicatos, ameaando sua representatividade pela diviso crescente

7 8

Ver Seligmann-Silva (1994, 2003); Knapp (2006); Linhart (2009), Pez (2008, 2009); Thbaud-Mony (2009). Ver Fischer e Lieber (2003); Franco (2003); Passet (2002); National Defense Counsel for Victms of Karoshi (1990).

232

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

das categorias profissionais, cada uma com o seu sindicato, com atuaes competitivas entre si. Esta fragilizao poltica conduz tanto discriminao dos terceirizados pela empresa contratante com espaos demarcados e reas proibidas quanto discriminao entre os prprios trabalhadores do ncleo estvel e terceirizados. Ademais, ao minimizar as possibilidades de enfrentamento das condies degradantes, a precarizao da organizao coletiva aumenta tanto a vulnerabilidade social quanto a individual9. A insegurana e a desproteo, vivenciados por todos e por cada trabalhador/a, produzem reaes e desdobramentos de diferentes tipos inclusive transtornos psquicos10. Vale lembrar que a precarizao poltica, em outra perspectiva, exposta por Castel (2009) ao analisar a fragilizao da cidadania no processo de desmonte de estruturas governamentais e legislaes que at os anos 1970 garantiam direitos sociais e polticas de proteo social. Esta precarizao concorre para a desproteo que pode tornar-se desamparo, vivenciado na intermitncia entre trabalho desregulamentado e desemprego, pelos mais pobres e desprovidos de capital social, especialmente em pases nos quais esta falta corresponde, em grande parte, a carncias de ordem educacional.

atividade de um primeiro que deveria se responsabilizar pela relao empregatcia para um terceiro, liberando, assim, o grande capital dos encargos e direitos trabalhistas. Na perspectiva da sociologia do trabalho, trata-se de uma forma iniludvel de dominao e uma prtica de gesto que anula a regulao do mercado de trabalho. A terceirizao lana um manto de invisibilidade sobre o trabalho real ocultando a relao capital/trabalho e descaracterizando o vnculo empregado/empregador que pauta o direito trabalhista mediante a transferncia de responsabilidades de gesto e de custos para um terceiro. Na esteira de sua generalizao no Brasil, ocorreram sucessivas mudanas na legislao (KREIN, 2003), liberando a empresa das contrapartidas sociais referentes aos direitos trabalhistas. Por outro lado, o enfraquecimento dos sindicatos tem levado a um processo de judicializao das questes sociais (do trabalho), conferindo uma importncia suprema instncia jurdica, em particular ao Ministrio Pblico do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho. Vrios tipos de terceirizao tm sido detectados desde os anos 1980, abrangendo velhas e novas modalidades: o trabalho a domiclio seja a forma tradicional, com a subcontratao de trabalhadores autnomos, em geral sem contrato formal, prtica recorrente nos setores tradicionais da indstria, seja a forma de teletrabalho no domiclio, a exemplo de microempresas de informtica com funcionrios trabalhando em suas casas, ou indstria de aparelhos eletrnicos, ou reas de venda e assistncia tcnica de vrias empresas (LAVINAS et al., 1998); as redes de empresas fornecedoras de componentes e peas (tpica da indstria automobilstica); a subcontratao de servios de apoio e perifricos; a subcontratao de empresas ou trabalhadores autnomos em reas produtivas e nucleares (manuteno); a quarteirizao, empresas contratadas para gerir contratos com as terceiras, caracterizando a cascata de subcontratao. Nos ltimos 15 anos, a terceirizao cresceu em todos os setores no Brasil, especialmente no setor pblico e nas empresas estatais, nas seguintes formas: estgios (em empresas e bancos estatais), cooperati-

Como se produz a precarizao social


Suposta sada para a crise do fordismo nos anos 1970, a flexibilizao do trabalho foi adotada como um dos elementos centrais da reestruturao produtiva e das polticas neoliberais de alinhamento das sociedades urbano-industriais capitalistas ao processo de globalizao. Num campo de foras sociais desfavorvel ao trabalho pela hegemonia neoliberal, a globalizao consolidou o binmio flexibilizao/precarizao e a perda da razo social do trabalho, com a reafirmao do lucro e da competitividade como estruturadores do mundo do trabalho a despeito do discurso e de programas de responsabilidade social. A terceirizao uma das principais formas da flexibilizao do trabalho mediante a transferncia da

Novos estudos sobre trajetrias de vida e trabalho, desenvolvidos na rea de sociologia do trabalho, oferecem embasamento e convergncia para o entendimento destes processos de adoecimento mental na atualidade, mobilizados por situaes de carncia de todo tipo vivenciadas na sequncia da perda de empregos estveis e na intermitncia entre emprego precrio e desemprego. Ver Hirata e Humphrey (1989); Benoit-Guilbot e Gallie (1992); Elkeles e Seifert (1992); Guimares (2004); Doray (2006).

10

As privatizaes efetivadas no Brasil, a partir do governo Collor e ao longo dos anos 1990, lanaram muitos antigos funcionrios ao trabalho instvel, mergulhando-os na precarizao. Muitos jamais conseguiram retomar os ofcios para os quais haviam adquirido capacitao e experincia, o que, em numerosos casos, constituiu ponto de partida para o desenvolvimento de quadros depressivos e outros transtornos mentais. Tais processos de desgaste mental se desenvolveram, em alguns casos, ao longo de um desemprego prolongado que era vivenciado como experincia penosa e geradora de profundo desnimo. O constatado nestes antigos funcionrios pblicos revela alguns impactos especficos decorrentes do desmoronamento de antigas certezas vinculadas ideia de estabilidade no servio pblico. Mas evidencia tambm aspectos e etapas no adoecimento que apresentam similaridade com os observados em outros trabalhadores atingidos por desemprego prolongado, desde a pesquisa pioneira desenvolvida na Europa durante a depresso de 1929 e nos anos 1930 (JAHODA; LAZARSFELD; ZIESEL, 1975), reencontrados, mais recentemente, em outros pases, inclusive no Brasil dos anos 1980 e 1990. Pois a depresso que se instalou em muitos deles se associou tambm vivncia de uma perda definitiva das perspectivas profissionais e existenciais, conforme Seligmann-Silva (1997, 2001).

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

233

vas (destacadamente na rea de sade) e externalizao de servios pblicos (da administrao direta) para empresas privadas. No setor privado, alm das cooperativas, destacam-se o novo trabalho a domiclio (teletrabalho) e as empresas-filhotes ou PJs (empresas do eu sozinho), que descaracterizam completamente as relaes trabalhistas. As cooperativas, em sua maior parte fraudulentas, alm de desconfigurarem as imagens do empregado/empregador que representam as relaes capital/trabalho, abrigam ex-empregados demitidos das empresas contratantes11. Essa nova terceirizao ao deixar de ser uma prtica marginal e perifrica conduz a uma profunda metamorfose social, tornando-se estratgia central na gesto das empresas e principal via de flexibilizao dos contratos e de controle sobre os trabalhadores. No processo de flexibilizao e precarizao, o Estado tem tido papel fundamental atravs de mudanas permissivas no terreno trabalhista (legalizao da terceirizao, perda de direitos do trabalho) e liberao dos encargos sociais (KREIN, 2007; CARDOSO, 2003). Configura-se, conforme Appay e Thbaud-Mony (1997), a dupla institucionalizao da instabilidade atravs da precarizao econmica e da precarizao da proteo social. Afetando a sociedade como um todo, a precarizao do trabalho no se restringe apenas dimenso econmica. De forma multidimensional, deteriora todo o tecido social, conduzindo a um processo de desfiliao e de despertencimento social, causa direta de vulnerabilidade social e da desfiliao. Para Castel (1998, p. 409): a precarizao do trabalho um processo central, comandado pelas novas exigncias tecnolgico-econmicas da evoluo do capitalismo moderno. No mbito de uma sociedade salarial a despeito da destruio do emprego o trabalho ainda se mantm como referncia para a construo das identidades sociais e passaporte para educao, cultura, lazer, sade etc. Delineia-se, portanto, uma era de precarizao global que consolida a perda da razo social do trabalho, com srios impactos no imaginrio social, gerando violncia e adoecimentos, caracterizando uma condio de vulnerabilidade e desfiliao social. Aprofunda-se a alienao social do trabalho, cristalizando-se o processo de coisificao das relaes humanas e de personificao das coisas. So minados os processos de construo das identidades, valori-

zando-se o individualismo exacerbado, consumista e desintegrador nutrindo-se a iluso de ser feliz pelo ter e impulsionando-se os indivduos num voltarse para a exterioridade que conduz a um processo de esvaziamento interior e de negao dos sentimentos e valores humanos, perdendo-se a noo de pertencimento prpria espcie humana.

Indicadores de precarizao do trabalho: no mundo, na Amrica Latina e no Brasil


A Organizao Internacional do Trabalho (OIT) apresenta um panorama mundial, de 1990 a 2007 (INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION, 2008) perodo anterior crise mundial , que sintetiza o processo de precarizao do trabalho, conforme o Quadro 1. Em 2007, a taxa de desemprego no mundo era de 5,7%, com 179,5 milhes de desempregados. As primeiras estimativas para 2008 previam 190,2 milhes de desempregados, ou seja, um acrscimo de 10,7 milhes de pessoas em situao de desemprego. Nos cenrios apresentados pela OIT, a partir da propagao e da mundializao12 da crise financeira iniciada nos EUA, as estimativas para o ano de 2009 apontavam para 230 milhes de desempregados no mundo, isto , um acrscimo de 40 milhes em relao ao ano de 2008. Em relatrio de 2009, a OIT (INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION, 2009) embora considere os sinais de recuperao da economia mundial e a queda do emprego inferior ao previsto, decorrentes da interveno dos governos alerta que a [...] crise do emprego est longe de ser superada (p. vii, traduo livre). Entre outubro de 2008, incio da crise, e o final de 2009, em 51 pases com dados disponveis, foram perdidos 20 milhes de postos de trabalho e 5 milhes de trabalhadores se encontravam numa situao extremamente vulnervel, ameaados de perder o emprego com jornada de trabalho reduzida, desemprego parcial ou trabalho involuntrio em tempo parcial. Alm disso, estima-se que 45 milhes de trabalhadores podem ficar fora do mercado de trabalho, especialmente no caso dos pouco qualificados, dos imigrantes, dos mais velhos e dos jovens. Na Amrica Latina, em relatrio da OIT (ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO, 2006), a situao j era muito grave, conforme o Quadro 2.

Conforme Carelli (2002, 2003); Lima e Soares (2002); Lima (2004, 2007); Piccinini (2004); Gimenez et al. (2003); Druck e Franco (2007). Ver tambm Arajo (2001); Arajo e Porto (2004).
11 12 O termo mundializao amplamente utilizado no pensamento francs contemporneo, numa perspectiva crtica em relao globalizao. Conforme Chesnais (1996:15): O termo global permite ocultar uma das caractersticas essenciais da mundializao: integrar, como componente central da ao de um capital liberado, um duplo movimento de polarizao que acaba com uma tendncia secular que ia no sentido da integrao e da convergncia. A polarizao , primeiramente, interna a cada pas. Os efeitos do desemprego no podem ser dissociados daqueles que resultam dos diferenciais que foram acentuados entre as rendas mais elevadas e as mais baixas, por causa do aumento de renda do capital-dinheiro. A polarizao, em seguida, internacional e cava um fosso brutal entre os pases localizados no corao do oligoplio mundial e aqueles que ficam na periferia deste. A economia globalizada excludente, pois dirigida pelo movimento do capital e nada mais.

234

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

Quadro 1 Evoluo do quadro mundial do trabalho 1990/2007


Indicadores Emprego Participao dos salrios na renda total Detalhamento Crescimento abaixo da oferta de fora de trabalho. Sofreu reduo em 51 pases, num total de 75 informantes. Amrica Latina e Caribe registraram a maior queda (-13 %). Seguidos de sia e Pacfico (-10%) e dos pases avanados (-9%). Crescimento da desigualdade de renda em 2/3 dos pases. Aumento de 70% na disparidade entre os 10% de assalariados com renda mais alta e os 10% com renda mais baixa*. Endividamento dos trabalhadores e de suas famlias em pases com mercado financeiro sem regulamentao caso tpico dos EUA estimulados a investir no mercado imobilirio e de consumo, num quadro de salrios estagnados. Crescimento do chamado emprego atpico mediante contratos temporrios, por tempo determinado, trabalho informal, sem registro, sem direitos sociais, salrios mais baixos. A expanso das formas atpicas de trabalho entendida como uma das vias que pode ter contribudo para o enfraquecimento da capacidade de negociao dos trabalhadores, especialmente os menos qualificados.

Desigualdade de renda

Precarizao das condies de vida

Precarizao do mercado de trabalho

Fragilizao poltica

Fonte: International Labour Organization (2008). Elaborao prpria. * Em 2007, por exemplo, os diretores executivos (CEO) das 15 maiores empresas dos Estados Unidos receberam salrios 520 vezes superiores aos do trabalhador mdio, aumentando a concentrao de renda em comparao diferena de 360 vezes registrada em 2003. Situaes similares ainda que com salrios mais baixos podem ser observadas em outros pases como Alemanha, ustria, Hong Kong (China), Pases Baixos e frica do Sul (INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION, 2008).

Quadro 2 Alguns indicadores do trabalho na Amrica Latina


Indicadores Pobreza Desemprego aberto Informalidade Dficit de emprego formal Detalhamento Do total de 551 milhes habitantes, pelo menos 213 milhes so pobres (39%). Mais de 23 milhes (10%). Aproximadamente 103 milhes (43%) trabalham na informalidade. Aproximadamente 126 milhes de trabalhadores (53% da PEA*). Existe alguma legislao e proteo social aos trabalhadores informais em apenas 40% dos pases. Em 2/3 dos pases existe algum tipo de seguridade social para os trabalhadores autnomos. A populao jovem de 106 milhes. 58 milhes de jovens esto na PEA. 30 milhes de jovens trabalham na informalidade, correspondendo a 52% da PEA. 10 milhes de jovens esto desempregados, 17% da PEA. So 48 milhes de jovens inativos que no trabalham nem estudam e esto fora da PEA.

Regulao social e direitos

Situao dos jovens (Amrica Latina e Caribe)

Fonte: Organizao Internacional do Trabalho (2006). Elaborao prpria. * PEA: Populao Economicamente Ativa.

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

235

Alguns indicadores de precarizao do trabalho no Brasil


Em que pese a Agenda do Trabalho Decente13, os relatrios mais recentes da OIT indicam que as caractersticas mais gerais do mercado de trabalho na Amrica Latina (e no Brasil), embora apresentem reduo na taxa mdia de desemprego de 11,4% em 1999 para 8% em 2007, ainda mantm a tendncia e os principais problemas que caracterizam a precarizao social do trabalho na regio: a) gerao insuficiente de postos de trabalho, mesmo com crescimento da populao economicamente ativa (PEA); b) crescimento da produtividade restrito a um grupo de setores, com estagnao ou baixo crescimento nos demais, indicando que parte das ocupaes foi no trabalho informal; c) o trabalho nos servios e comrcio (tercirio) ganha peso; d) aumento do desemprego e da informalidade; expanso dos empregos temporrios e sem contrato, com aumento da populao ocupada sem acesso seguridade social; flexibilizao das condies para a resciso dos contratos de trabalho; reduo das indenizaes por demisso; imposio de limites ao direito de greve; e deteriorao dos rendimentos do trabalho num significativo nmero de pases (CEPAL; PNUD; OIT, 2008, p. 11). Em sntese, configura-se um quadro de desrespeito Agenda do Trabalho Decente cuja defesa no tem resistido avassaladora precarizao social do trabalho trazida pela mundializao e continuidade das polticas neoliberais nos anos 2000, apesar de avanos pontuais para alguns pases, conforme balano mais recente para o Brasil no perodo 1992-2007 (ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO, 2009), tais como: declnio do trabalho infantil, aumento do trabalho formal, aumento proporcional de idosos que recebem aposentadoria ou penso, reduo do percentual de trabalhadores com durao da jornada acima

do normal, crescimento proporcional dos que permanecem mais tempo no emprego, aumento das taxas de sindicalizao e aumento da proporo de acordos que efetivaram aumentos reais de salrios. A evoluo das taxas de desemprego revela o grau de desigualdade de gerao, gnero e etnia no mercado de trabalho. No perodo 1992-2007, o desemprego masculino cresce de 5,4% para 6,1% e o feminino de 8,0% para 11,10%. Os desempregados brancos aumentam de 5,8% para 7,3%, enquanto os desempregados negros crescem de 7,2% para 9,3%.14 preocupante a situao da juventude. O desemprego dos jovens entre 15 e 24 anos passou de 11,9% em 1992 para 17% em 2007, quando a taxa total de desemprego era de 8,3%. Entre as mulheres jovens, a situao pior, com 22,1% de desempregadas, seguidas pelos negros jovens (18% desempregados) e jovens brancos (15,9% desempregados). Ademais, 6,4 milhes de jovens no estudavam nem trabalhavam em 2007 (18,8% do total). As taxas de desemprego urbano no Brasil, aps a ecloso da crise mundial em outubro de 2008, confirmam que no h garantia de superao dos altos nveis de desemprego enquanto no houver uma ruptura com a forma de insero do Brasil na globalizao.15 Aos desempregados, somam-se os trabalhadores informais,16 vivendo uma condio de extrema vulnerabilidade ou de desfiliao (CASTEL, 1998). So os sem emprego.17 Esses constituem a maioria dos trabalhadores brasileiros, hoje. No perodo de 1998-2007,18 os sem emprego chegaram a 62,9% da populao economicamente ativa em 2003, caindo para 54,4% em 2007 (DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATSTICA E ESTUDOS SOCIOECONMICOS, 2010), refletindo a queda do desemprego e o aumento do emprego formal nos l-

13 Conforme a Agenda do Trabalho Decente, criada pela OIT em 1999, a partir do diagnstico sobre o mundo do trabalho na Amrica Latina nos anos 1990: O Trabalho Decente um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condies de liberdade, equidade, e segurana, sem quaisquer formas de discriminao, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho (). Os quatro eixos centrais da Agenda do Trabalho Decente so a criao de emprego de qualidade para homens e mulheres, a extenso da proteo social, a promoo e fortalecimento do dilogo social e o respeito aos princpios e direitos fundamentais no trabalho, expressos na Declarao dos Direitos, adotada em 1998 (ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO, 2006, p. 5). 14 Ressalva-se que o perodo analisado no inclui as rpidas mudanas no mercado de trabalho em decorrncia da crise mundial que se difundiu a partir de outubro de 2008. O relatrio justifica que a srie histrica analisada se encerra em 2007 em decorrncia da no disponibilidade de dados da PNAD 2008, que s ocorreu em setembro/2009. O relatrio da OIT foi publicado em 16 de dezembro de 2009. 15 No perodo de outubro de 2008 a maro de 2009 (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA, 2009a), em apenas 6 meses, houve um crescimento de 19% no pessoal desocupado, passando de 1.743.000 para 2.082.000, correspondendo ao percentual de recuperao do desemprego em 5 anos, no perodo 2003/2007, quando evoluiu de um total de 2.608.000 desocupados em 2003 para 2.100.000, em 2007 (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA, 2009b). A taxa de desocupao aumenta de 7,5% em outubro de 2008 para 9% em maro de 2009. O setor industrial (extrativo, de transformao e outros) atinge, em abril de 2009, 5,9% de desocupao, voltando ao patamar de 2003, ano em que a desocupao atingiu as mais altas taxas de toda a dcada de 2000. Na regio metropolitana de So Paulo, a taxa de desocupao salta de 7,7%, em outubro de 2008, para 10,5% em maro de 2009, apresentando um crescimento de 36% de desocupados em apenas 6 meses. 16

Consideraram-se trabalhadores informais as categorias: assalariados sem carteira, assalariados no sabe, autnomos, empregadores que no contribuem para previdncia, empregadas domsticas sem carteira, trabalho familiar, dono de negcio familiar e outros.

17 Os desempregados e trabalhadores informais, independentemente das metodologias que estimam o seu efetivo, so denominados pela Agenda de Trabalho Decente da OIT de Dficit de Emprego Formal (ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO, 2006). 18

Dados da PED, Pesquisa de Emprego e Desemprego, que engloba 6 regies metropolitanas (DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATSTICA E ESTUDOS SOCIOECONMICOS, 2010).

236

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

timos 4 anos, conforme j mencionado anteriormente, mas cuja recuperao foi interrompida pela crise mundial que atingiu o pas.19 Esse processo confirma a nova configurao do trabalho precrio como a tnica do mercado de trabalho. Est presente tanto nos setores mais dinmicos e modernos do pas, nas indstrias de ponta, como nas formas mais tradicionais do trabalho informal, por conta prpria, autnomo. Entende-se a precarizao como um processo social que instabiliza e cria uma permanente insegurana e volatilidade no trabalho, fragilizando os vnculos e impondo perdas dos mais variados tipos (de direitos, do emprego, da sade e da vida) para todos os que vivem do trabalho.20

tos neurotxicos que levam a transtornos mentais tm sido estudados por outros autores, inclusive no Brasil (CAMARGO; CAETANO; GUIMARES, 2005). Todas estas modalidades so formas de desgaste literal, que afetam as estruturas do sistema nervoso. Nossa abordagem ir restringir-se a um exame contextualizado do desgaste psquico que se processa nas situaes de trabalho a partir de uma outra perspectiva a das perdas e das deformaes que incidem na subjetividade a partir das instncias sociais, das relaes de poder e das instncias administrativas que regem o trabalho assalariado nas organizaes/empresas de todos os setores. O que focalizaremos, portanto, ser a violncia dominantemente psicolgica que permeia um desgaste simblico ou metafrico, o desgaste que empobrece a vida afetiva e o sentido do trabalho para quem o realiza (SELIGMANN-SILVA, 1994, 2004; PAPARELLI, 2009). Desgaste que poder desembocar em transtornos psquicos atravs de um conjunto de mecanismos e mediaes.

SMRT A psicopatologia da precarizao e a psicopatologia da violncia


A partir do quadro acima delineado, deveremos nos deter nos contextos microssociais de trabalho para entender o adoecimento mental relacionado precarizao. A psicopatologia da precarizao se configura novo territrio no mbito dos estudos da Sade Mental Relacionada ao Trabalho (SMRT). A psicopatologia da violncia extrapola o mundo do trabalho, apesar de profundamente relacionada a ele. Iremos nos deter violncia psicolgica, que se expande atualmente no mundo do trabalho. Cabe lembrar, entretanto, que, quanto natureza dos atos, a violncia fsica est frequentemente associada psicolgica (DAHLBERG; KRUG, 2006). Inicialmente, tentemos resumir em que consiste a violncia no trabalho e suas provveis causas. A violncia foi definida pela Organizao Mundial da Sade (OMS) como sendo o uso intencional da fora fsica ou do poder, o que, na interpretao de Dahlberg e Krug (2006, p. 279), deveria ser entendido como incluso da negligncia e de todos os tipos de abuso fsico, sexual e psicolgico, tanto como suicdio e outros. Esta interpretao possui implicaes amplas e inclui entre outras exposies a fatores de risco de natureza fsica, biolgica e qumica a negligncia patronal que resulta em exposio dos trabalhadores a substncias neurotxicas, causa de transtornos mentais dos quais no ser possvel tratar aqui, assim como no iremos abordar os danos psquicos decorrentes de traumatismos cranianos provocados em acidentes de trabalho. Os aspec-

Em nome da excelncia: a violncia embutida nos paradigmas da excelncia organizacional


Na atualidade, a exacerbao da busca de competitividade se reflete na retrica empresarial direcionada excelncia. Retrica que pode ser associada a uma verdadeira ideologia, que tem veiculado a absolutizao de um significado da palavra excelncia impregnado pelas ideias de perfeio e de superioridade. Excelncia entendida como perfeio passou, ento, a ser referncia para tudo materiais, processos, mtodos e pessoas. Emergiu, assim, uma espcie de coero perfeio humana, algo que se transformou em invectiva onipotente e onipresente nas empresas. Esta invectiva se evidencia como profundamente perversa, na medida em que ignora os limites e a variabilidade dos processos fisiolgicos e mentais dos seres humanos, como a anlise dos princpios e paradoxos da excelncia permite constatar (SELIGMANN-SILVA, 2001). Na Europa, a violncia da excelncia foi bem estudada por Monroy (2000), que pontuou os danos desta doutrina sade geral e mental dos trabalhadores e, tambm, descreveu como ela conduz instalao de uma cultura propcia ao assdio. Em nome da excelncia, tm sido minadas as barreiras morais e aberto o espao ao consentimento das aes perversas.

19 As taxas de informalidade por regio metropolitana evidenciam um fenmeno, no perodo 2000 a 2007, que a aproximao da proporo da informalidade na regio metropolitana de So Paulo/SP, maior centro industrial do pas, com a informalidade da regio metropolitana de Salvador/Bahia, fortemente marcada pela tradio de trabalho informal. Em 2007, essas taxas se igualaram: 41,5% em Salvador e 41,8% em SP. Esse quadro reflete uma das dimenses da precarizao o trabalho informal que atualmente atinge tanto as regies mais desenvolvidas do pas, a exemplo de So Paulo, quanto as regies mais tradicionalmente marcadas pela precariedade. 20 Deve-se observar que persistem velhas formas de trabalho precrio anteriores ao capitalismo ou tpicas da primeira revoluo industrial: o trabalho escravo e o trabalho infantil. Prticas fortemente denunciadas pela OIT tm sido objeto de fiscalizao especial do Ministrio do Trabalho e Emprego, tendo resultado em resgates de trabalhadores e feito recuar abusos do capital em diferentes regies do pas. Em 2008, foram resgatados 5.018 trabalhadores em condio de trabalho forado (BRASIL, 2009). O trabalho infantil (de 5 aos 14 anos) vem apresentando uma queda em todos os anos desde 1998, quando representava 8,9%, chegando a 4,9% em 2007 (ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO, 2009).

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

237

A violncia da excelncia em geral marcada pela sutileza e imposta de modo a disfarar a dominao, por exemplo, sob discursos e projeo de cenrios de um futuro promissor para a empresa e para seus colaboradores (expresso que oculta a relao de poder embutida na subordinao capital/trabalho).21 A imposio dos paradigmas da excelncia acontece juntamente com a imposio do medo de discordar, j que o dilema aderir ou ser excludo. Isso d lugar a uma verdadeira coao ao fingimento pois todos precisam mostrar-se excelentes, energizados para cumprir as metas e, por conseguinte, fingir (at para si mesmos) que estas so sempre alcanveis.22 Batrice Appay (2005) nos mostrou como a violncia psicolgica pode ser encoberta pelo manto de uma falsa liberdade a autonomia controlada isto , uma autonomia autorizada e estimulada em tudo o que favorea de modo imediato o alcance das metas empresariais contanto que se restrinja a estes desgnios. Liberdade ilusria que implica, inclusive, no afrouxamento do autocontrole de tendncias perversas at ento submetidas autocensura. A autora esclarece de que modo a violncia se inscreve, atualmente, na organizao do trabalho. A retrica empresarial refletida nas prticas de treinamento adotadas. Uma nova escala de valores perpassa os principais paradigmas veiculados de forma sedutora, visando obter a adeso incondicional por parte dos novos colaboradores. Vejamos, a seguir, os principais paradigmas e as invectivas que passaram a reger a vida das empresas e as daqueles que nelas trabalham. 1. Competitividade maximizada: A maximizao da competitividade da prpria empresa, repetimos, a grande finalidade do incremento excelncia. Ao ser transferida para os indivduos, essa exacerbao da competitividade pode se tornar feroz. Alm de incrementar o individualismo, cria tambm a violncia. Para obter o mximo de cada um, estimula-se a onipotncia e o narcisismo adormecidos, levantando a crena de que os potenciais individuais so ilimitados, de modo que, alm de no mais respeitar a integridade dos demais, o indivduo deixa de ver os riscos de seu prprio desgaste (SENNETT, 2006). Sennett mostra que a ameaa de degradao paira sobre as instncias coletivas nos ambientes de trabalho, que antes mantinham vivos, mesmo com esforo, a reciprocidade quanto ao respeito, confiana, ao reconhecimento profissional e humano esteios para a construo coletiva de normas consensuais que constituam, ao mesmo tempo, marco ti-

co e uma referncia para a atividade de trabalho fundada na experincia do ofcio. As prticas de gesto adotadas fomentam a indiferena pelo destino dos demais, que se transformam em rivais a serem derrotados ou mesmo excludos. 2. A supervalorizao da flexibilidade certamente o aspecto que tem sido alvo do maior nmero de estudos crticos,23 pois, alm do papel que assume na precarizao do trabalho, contribui para incrementar a tenso e a fadiga ligadas aos esforos de adaptao continuada cascata de mudanas de todo tipo. Muitas imposies organizacionais desprezam os conhecimentos sobre fisiologia, psicologia do trabalho e da aprendizagem e, ao mesmo tempo, empobrecem a identidade profissional e o sentido do trabalho para aqueles que so obrigados a abandonar a capacitao e a experincia profissional adquiridas para se tornarem flexveis e polivalentes. A flexibilidade tornou-se verdadeiro imperativo ideolgico que no atinge apenas estruturas e prticas organizacionais, mas tambm ativa fortemente a dissoluo de valores essenciais da tica individual e institucional, pois a injuno imperiosa de que tudo seja flexibilizado at o carter e o ser profundo de cada um. Este certamente o impacto mais avassalador24 da absolutizao do paradigma da flexibilidade, impacto que incide fortemente na sade e na vida mental. 3. Mudana e inovao continuadas: Grey publicou na Inglaterra, em 2002, artigo que teve grande repercusso nos meios administrativos e que contm crtica profunda e desmistificadora sobre o que o autor denominou fetiche da mudana permanente (GREY, 2004). A invectiva de inovar continuadamente est associada a esse fetiche, estendendo-se aos seres humanos que trabalham e que devem ser no apenas renovados em suas caractersticas e capacidades, como tambm ser substitudos assim que se desgastem, seja por cansao, adoecimento ou pelo prprio avanar da idade. Deste modo, o assalariado coisificado, tornado descartvel como qualquer ferramenta desgastada. Luc Boltanski (2008) mostra como a sucesso das mudanas vem impedindo, em geral, uma crtica que se torne capaz de mobilizar enfrentamentos solidrios. Michael Burawoy (2000), entretanto, identifica alguns sinais de que estes enfrentamentos comeam a reaparecer, pelo menos entre os trabalhadores do setor de servios.

21 No Brasil, Lima (1996) e Bernardo (2009) evidenciaram com clareza, em vrias empresas, esta dominao mascarada e outros aspectos do contraste entre o discurso sedutor e prticas gerenciais potencial ou efetivamente adoecedoras. 22 Este aspecto tem sido constatado em estudos crticos sobre a gesto direcionada pelos imperativos neoliberais (MONROY, 2000), assim como em depoimentos de trabalhadores adoecidos (PEZ, 2008). 23 24

Bourdieu (1998); Heloani (2003); Seligmann-Silva (2001), entre outros. Usamos a palavra avassalador considerando seu sentido pleno: transformar em vassalo expresso de submetimento mximo.

238

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

4. O paradigma da rapidez tambm mantm consonncia face idealizao da velocidade na cultura contempornea. Corresponde assim, uma vez mais, ao ideal de onipotncia e perfeio que coloca marca infamante em todos os desgastados e cria intolerncia aos que no so velozes por oscilaes da sade ou porque esto sendo atingidos pelo envelhecimento. Assim, a maximizao da intensificao do trabalho obriga o trabalhador a romper seu equilbrio psico-orgnico. Na atualidade, em muitas organizaes, a impacincia institucionalizada em detrimento do trabalho bem feito. Estas so as instituies aceleradas, em que as rpidas mudanas sequer permitem o aprendizado correto do trabalho que se modifica a cada passo, tornando-se fonte de frustrao e angstia (SENNETT, 2006). Portanto, o paradigma da rapidez tambm se articula ao anterior, para que a mudana permanente se faa velozmente, sem que importem a natureza e a complexidade do trabalho, sem, sequer, haver o tempo necessrio para criar familiaridade com o trabalho aspecto importante para que se desenvolva a engenhosidade e evite a penosidade (SATO, 1991).

sobre o assunto no incio dos anos 1990 (HIRIGOYEN, 1998). A dominncia do assdio organizacional tornouse agora ntida. Uma interpretao menos individualizadora do assdio tambm pode contribuir para evitar uma centralizao na vitimizao, visto que esta tem ocasionado, simultaneamente, dois prejuzos: a) obstaculizar a percepo das reais origens da escalada do assdio e, por conseguinte, o enfrentamento coletivo do problema; b) dificultar a superao dos danos psquicos daqueles que so levados a se concentrar no papel de vtima. Superao que exigiria uma despsicologizao do conflito, expresso de Davezies (2004).25 As finalidades do uso intencional da violncia psicolgica so de duas ordens: obter a submisso s imposies de produtividade ou provocar a demisso. s vezes, as duas finalidades obter submisso e excluir esto imbricadas. A violncia pode ser uma presso destinada a induzir pedido de demisso ao gerar uma situao insuportvel ao empregado. Mas, no raro, os constrangimentos so impostos como forma de provocar descontrole emocional e exploses agressivas que ensejem uma demisso por justa causa (FREITAS; HELOANI; BARRETO, 2008). Um exemplo o desgnio de suscitar demisso e excluso da empresa de grupos que se tornaram descartveis ou indesejveis, como aps o adoecimento coletivo por LER/DORT (MAENO, 2001). No importa a modalidade do assdio: o prolongamento de qualquer situao de assdio, principalmente na ausncia de suportes afetivos e sociais, levar vulnerabilizao da sade e potencializar os riscos de adoecimento mental ou do tipo psicossomtico.

As formas de violncia psicolgica: assdio moral e assdio organizacional


A violncia psicolgica pode acontecer de forma espordica ou em momentos crticos, em conflitos interpessoais ou quando situaes geradoras de grande ansiedade criam descontrole emocional, com exploses de raiva. Mal-estar, frustrao, ressentimento e mesmo adoecimento podem ser produzidos em tais ocasies, mas no se trata de assdio (HIRIGOYEN, 1998, 2002). Quando a dignidade de algum sistemtica e deliberadamente atacada, configura-se o assdio moral, que pode ser individual ou coletivo. Soboll (2008), entre outros, distingue o assdio organizacional (resultante de estratgia organizacional) do assdio moral propriamente dito, no qual os responsveis podem ser individualizados. Nem sempre fcil fazer a distino destas duas modalidades. A ideia de que o assdio seja expresso direta do sadismo e da insensibilidade de algum em posio de chefia foi muito disseminada e chegou a constituir consenso logo aps a divulgao do primeiro livro de Hirigoyen

Transtornos mentais vinculados precarizao e violncia


possvel identificar a escalada de um conjunto de transtornos mentais que tem sido reconhecido nos estudos de SMRT, em sua relao violncia contida na precarizao social e do trabalho. Essa categorizao tem como fundamento estudos clnicos e sociais realizados em diferentes pases, inclusive no Brasil, ao longo das ltimas trs dcadas, e tem sido objeto de reviso e sistematizao recentes.26 Esto includos neste grupo: quadros depressivos; esgotamento profissional (Burnout);27 o transtorno de estresse ps-traumtico (TEPT);28 dependncia de bebidas alcolicas e outras substncias (drogas ilegais e psicotrpicos).

25 26

Hirigoyen (2002); Appay (2005); Soboll (2008); Pez (2008); Davezies (2004), dentre outros.

Lhuilier (2007); Dejours (2007); Pez (2008); Doniol-Shaw (2001); Huez; Sandret (2001); Elkeles; Seifert (1992); Seligmann-Silva (2003; [2011, no prelo]); Huws (2003); Merlo; Mendes (2009). H tambm livro indito, no prelo, de Miguel Matrajt intitulado Travail, subjectivit et societ.
27

Apesar de no constar como diagnstico da CID-10 (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1992), a sndrome do Burnout faz parte, no Brasil, da lista de 12 transtornos mentais relacionados ao trabalho que se tornou oficial a partir da Portaria n 1.339 /1999 do Ministrio da Sade (BRASIL, 2001).

28 Invisibilidade do TEPT nos registros previdencirios do Brasil: os dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) sobre causas mdicas dos benefcios em auxlio doena e auxlio acidentrio no incluem avaliao especfica do cdigo F43.1, que o referente ao TEPT. Constata-se, assim, a invisibilidade dos casos de TEPT relacionado ao trabalho nas estatsticas brasileiras da Previdncia Social e consequente prejuzo para a anlise dos impactos da violncia na sade mental.

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

239

Na atual CID-10 (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1992), no existe uma categoria diagnstica que corresponda aos quadros paranides no psicticos cada vez mais encontrados na prtica dos servios de sade que atendem trabalhadores. Estes quadros aparecem como expresses clnicas das vivncias de ameaa e perseguio no cotidiano de trabalho e se configuram, talvez, como uma modalidade da neurose da excelncia, que foi descrita na Frana por Aubert e Gaulejac (1991). Constituem o produto de um clima organizacional de desconfiana, incerteza e intimidao em que o controle se configura como vigilncia que no d trgua. Os medos se multiplicam e criam um estado de tenso e alerta permanentes, no qual o trabalhador tem vivncias de estar sempre sob ameaa, sujeito a ciladas, isolado, silenciado e sem poder confiar em ningum. Surgem ideias de autorreferncia, insnia e distrbios psicofisiolgicos.

Mediaes ao longo do itinerrio do desgaste mental no trabalho precarizado


Estamos diante do entendimento de que os processos polticos, econmicos e culturais que tero ressonncia no desgaste mental dos trabalhadores percorrem as passagens que se apresentam entre a esfera macrossocial, os contextos nacionais e as vrias estruturas internas das organizaes at alcanarem os indivduos em diferentes situaes concretas de trabalho.

Na impossibilidade de examinar aqui a imensa variedade de mediaes existentes em diferentes atividades e situaes, restringimos-nos a enfatizar a importncia de alguns tipos de mediao comuns a diferentes atividades: os suportes institucionais e legais efetivamente atuantes na proteo social, os movimentos polticos e sociais, as defesas psicolgicas coletivas e individuais que podem retardar ou mascarar o mal-estar ou mesmo a expresso dos adoecimentos, por exemplo, defesas psicolgicas individuais ou coletivas voltadas ao disfarce ou negao de sofrimento fsico, tico-moral ou psquico. Vale assinalar que as resistncias efetivadas atravs de enfrentamentos coletivos das condies adoecedoras, ao mesmo tempo que mobilizam conscientizao e solidariedade, potencializam o polo da vitalidade. Tratase de resistncias analisadas em muitos estudos, no Brasil e no mundo (SILVEIRA, 2003). J a perda da razo social do trabalho tem como ressonncia a perda do sentido do trabalho. E esta perda de sentido que: a) constitui o cerne das formas de desgaste mental originadas pela metamorfose perversa da organizao do trabalho; b) consubstancia formas de desgaste mental que conduzem s depresses e ao burnout, alm de atuar poderosamente na patognese de outros transtornos psquicos e psicossomticos.29 Sem pretender examinar todos os meandros da trama complexa da produo do desgaste mental no trabalho precarizado, nos deteremos em algumas mediaes importantes para o olhar do profissional de sade (Quadro 3).

Quadro 3 Patamares e mediaes na dinmica dos transtornos psquicos relacionados ao trabalho

Patamares e mediaes Passagem do patamar microssocial ao individual nas situaes de trabalho

O que mobilizado Processos psicossociais decorrentes da organizao, dos vnculos, do tipo de gesto, dos processos de trabalho e dos graus de comunicao significativa, incluindo as defesas psicolgicas e as resistncias socialmente articuladas. Em contextos de pobreza: Vulnerabilidades do corpo mal nutrido, fisiologia precarizada por ms condies de vida, insuficincia de repouso etc. Corpo extenuado e isolamento por fadiga, falta de acesso participao social, oportunidades de conhecimento, conscientizao poltica, sociabilidade e a lazer significativos. Em outros contextos. Fenmenos subjetivos: afetos (sentimentos, emoes e eventualmente paixes); valores conectados a estes afetos; defesas e resistncias individuais. Mobilizao dos sentimentos e emoes face s percepes: a) de rupturas da tica e da sociabilidade; b) de ataques dignidade; e c) de desproteo.

Dinmicas no nvel do indivduo como unidade biopsicossocial em que se desenvolvem interaes entre corpo/vida mental*/mbito social

Dinmica intrapsquica que apoiada nos suportes internalizados no passado pessoal e, ao mesmo tempo, em interao continuada com os outros patamares sociais
* Vida mental designa o entrelaado complexo cognitivo-afetivo.

29 Lembramos que o olhar dos profissionais atuantes em sade/sade do trabalhador e sade mental no poder se descontextualizar, mas ter, obviamente, que se concentrar nos prprios trabalhadores, em sua insero social e na situao de trabalho. As caractersticas e as prticas de gesto que marcam essa situao precisam ser conhecidas para entendimento da causalidade e reflexo acerca das perspectivas de interveno.

240

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

Diferentes fenmenos vinculados humilhao, vivncia de incerteza, injustia e, em especial, a imposies, direcionados violao de valores ticos e morais, encontram-se articulados a algo que ocupa o pano de fundo da precarizao do trabalho: o esvaziamento vivenciado a partir do empobrecimento do significado do trabalho. Essa agresso ao sentido do trabalho foi vista por Freudenberger (1987) como uma questo central na gnese da sndrome que ele descreveu: o esgotamento profissional (burnout). Outros autores, como Clot (2008), percebem-na como eixo central na dinmica que origina as depresses no trabalho contemporneo em um processo profundamente conectado perda do reconhecimento. No esgotamento profissional ou burnout, a crise ocorre diante do desmoronamento no apenas de uma viso idealizada de si mesmo e de uma misso (como dizia Freudenberger), mas tambm pela percepo de que foi abalado o carter tico que dava sentido s atividades realizadas. Esse aspecto especialmente visvel quando se trata de um trabalho de natureza social, por exemplo, no ensino, na sade e na assistncia social. O desgaste da esperana pode tornar-se extremamente preocupante na medida em que est profundamente associado ao risco de suicdio. No apenas as depresses, mas tambm os demais transtornos psquicos aqui relacionados violncia tm levado ao suicdio em casos analisados em profundidade.30 Desde a dcada de 1990, entidades sindicais e a mdia da Alemanha e da Itlia denunciam a violncia organizacional que culmina em suicdios e, at mesmo, em assassinatos.

tamento (na fadiga patolgica ou no burnout), a depresso ou outros adoecimentos. O estreitamento do mercado de trabalho e o desmonte das alternativas institucionais de proteo social alimentam esse processo. No caso de trabalhadores migrantes que vivem sozinhos, tambm faltam geralmente os suportes afetivos, o que favorece a desestabilizao psquica, especialmente para aqueles que esto submetidos discriminao e ao isolamento social nos locais de trabalho ou na situao de desemprego. Deve ser considerado, tambm, o valor na proteo contra a desestabilizao da sade mental dos apoios sociais e afetivos providos pelas famlias e, no caso brasileiro, muitas vezes pelas comunidades de conterrneos que oferecem casa e auxlio alimentar aos desempregados. Na constituio dos agravos aqui considerados, antes do desencadeamento e do surgimento de quadros clnicos caracterizados, existe, quase sempre, uma fase de vulnerabilizao. O TEPT o nico dos transtornos mencionados no qual nem sempre possvel detectar essa vulnerabilizao antes do evento traumtico que tem sido frequentemente considerado essencial ao diagnstico. Esta fase de vulnerabilizao marcada por perdas e impedimentos resumidos no Quadro 4. Alm das perdas e dos impedimentos, entre outros aspectos na gnese de transtornos psquicos no contexto da precarizao social, no se pode deixar de mencionar o trauma sofrido em situao de trabalho, considerando aqui, especialmente, os eventos traumticos, em que a violncia toma a forma de ameaa iminente vida (sofrer assalto no trabalho; vivenciar um acidente grave) e que podem levar ao desencadeamento de quadros de estresse ps-traumtico (TEPT) e outros transtornos (depresses e mesmo quadros de psicose). No contexto da precarizao, necessrio considerar, tambm, o fenmeno do presentesmo, em que muitos assalariados, mesmo adoecidos, no revelam seus sintomas no trabalho nem procuram benefcios pelo medo de perder o emprego ao terminar o perodo de afastamento. Aliados a esse temor, s vezes fortes mecanismos de negao psicolgica dos sintomas fazem com que nem os prprios assalariados reconheam os agravos sofridos por sua sade. Em muitos casos, as pessoas ficam muito tempo sem procurar qualquer tratamento. Deste modo, os processos mrbidos evoluem, cronificam e se agravam. Um conjunto de estudos indica que especialmente a morbidade psiquitrica esteja tendo, em todos os pases, um ocultamento importante e desastroso em seus desdobramentos. Relatrio recente demonstra preocupao na Europa e nos Estados Unidos com a expanso do presentesmo e os custos da decorrentes (BADURA, 2009). O agravamento da patologia invisibilizada, quando a intensificao dos sintomas atinge finalmente um grau impossvel de conciliar com o trabalho, culmina em afastamento prolongado que implica em altos custos previdencirios, sociais e humanos. Outra decorrncia a de registros de morbidade falseados pelo presentesmo.31

Vulnerabilidade preexistente e vulnerabilizao das transformaes atuais: contextos de pobreza


Ainda temos poucos estudos com enfoque mais direcionado aos contextos de pobreza no mito da psicopatognese dos transtornos mentais relacionados ao trabalho. Por isso realizamos a escolha de lembrar aqui os trabalhadores destes contextos, deixando de focalizar outros j mais estudados nos estratos socioeconmicos mdios. No trabalho precarizado, em contextos onde predominam trabalhadores pobres e de pouca escolaridade, estas duas condies pobreza e pouca instruo estabelecem uma vulnerabilidade maior ao adoecimento, tanto do ponto de vista orgnico (pela deficincia nutricional, por exemplo), quanto pela falta de acesso ao conhecimento e/ou a instncias que ofeream suporte social. Assim, os contextos de pobreza favorecem, simultaneamente, a intensificao da dominao em que h uso de violncia e o aumento da vulnerabilidade ao adoecimento, pois a falta de alternativas, nestes casos, costuma condicionar uma submisso que prolonga a situao desgastante at o esgo30 31

Ver Thbaud-Mony (2007, 2009); Dejours (2004); Dejours; Bgue (2009); Santos (2009); Floen; Elkit (2009). Conforme Badura (2009), novos cuidados se impem anlise de registros utilizados em Sade Pblica, mascarados pelo presentesmo, com perda de confiabilidade das bases de dados.

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

241

Quadro 4 Perdas e impedimentos na precarizao social e do trabalho


Fase de vulnerabilizao Detalhamento dos impactos Importante na gnese de vrios agravos, precede a ecloso do burnout e de quadros depressivos. Relevante no adoecimento por assdio moral, inclui perdas de suportes de sobrevivncia social digna por retrocessos de ordem legal devidos precarizao social. Desenvolve-se tanto com a exacerbao da competio interna, quanto pela percepo da onipresena da falsidade. Agrava-se na iminncia e na sequncia de enxugamentos (PDVs ou outras formas). O medo, a fadiga acumulada e as perturbaes do sono, acrescidos pela percepo da prpria queda de desempenho, levam ansiedade, irritabilidade e ao mal-estar crescente. quando, muitas vezes, emergem a autoacusao, a autodesvalorizao e vivncias de fracasso que configuram o caminho para as depresses e outros transtornos psquicos e psicossomticos. O mal-estar continuado atinge pela via do estresse ou por outros meios o funcionamento (fisiologia) do organismo e, com o tempo, pode levar a alteraes estruturais (enfarte cardaco, por exemplo). Atividade impedida no trabalho dominado aquela que corresponde ao trabalho saudvel, vitalizador.* No trabalho intensivo, no h tempo para pensar nem para entrar em contato com os prprios sentimentos e fantasias. O medo de divergir e receber sanes intensifica a restrio imposta pela velocidade. Desta forma, potencializado o impedimento s reflexes de ordem crtica. Em suma, na atividade impedida esto boicotados, conjuntamente: iniciativa ao agir e ao pensar a partir do prprio ser, a formao de juzos crticos e a mobilizao dos afetos vitais (CLOT, 2008). A dominao na forma pela qual vem sendo exercida ao violentar a vida mental e ao impor a priorizao da meta empresarial, pode levar ao sacrifcio da tica pessoal e profissional. Ocorre em vrias situaes: a) no assdio moral; b) no trabalho intensivo em que a fadiga e, mais adiante, a irritabilidade prejudicam o dilogo e o convvio social; c) por injuno organizacional que estimula a competio e o individualismo. Expresso no impedimento de manifestar-se, exercer crtica, fazer sugestes. Relacionado a outro medo: o de no aguentar, cometer erros ou adoecer. o que acontece quando o trabalhador, sem ter possibilidade de contestao, percebe a prpria desvitalizao e a lentificao do desempenho. Sentir-se ou ser explicitamente coagido falsidade e mentira. A avaliao/reconhecimento mais em funo da adeso organizacional (obedincia estrita e incondicional) s diretrizes/metas do que ao trabalho realizado e ao empenho de realizar o trabalho bem feito e fiel aos princpios ticos. Os critrios de avaliao, atualmente, com frequncia, ferem o sentido do trabalho. Impossvel ser significativo um trabalho no qual o indivduo desrespeitado em sua dignidade humana. A preservao da dignidade tambm essencial estabilidade psquica (DORAY, 2006). A expropriao da subjetividade foi identificada em 1981 por Doray (1981, 2006) em trabalhadores de linha de montagem. O mesmo autor, agora, observa que o agravamento da dominao se fez acompanhar por um tipo de desrespeito dignidade que tambm suscita a despossesso de si mesmo, o que tambm afirmado por Le Blanc (2007). Os trabalhadores deixam de ser percebidos como pessoas presentes, so coisificados. Atinge certas categorias de trabalhadores pesquisadas por Costa (2002), que analisou garis em So Paulo, e por Le Blanc (2009), na Frana.

Perda de suportes sociais e afetivos

Perda de confiana

Impedimento do repouso e da recuperao do cansao

Atividade impedida

Renncia tica

Perdas relacionais ao longo do processo de isolamento dos demais no ambiente de trabalho

Silenciamento

Perda da possibilidade de autenticidade

Impedimento a ser reconhecido

Perda do respeito/ser desconsiderado e ferido em sua dignidade

Despossesso de si mesmo

Invisibilizao

* Trabalho vitalizador: sintetizando a viso de trs pensadores, Spinoza (2007), Sainsaulieu (1988) e Clot (2008), aquele no qual o ser do trabalhador est engajado de forma plena e sem constrangimentos , usando livremente a prpria experincia, inteligncia e criatividade ao mesmo tempo em que mobiliza desejos e fantasia. Um trabalho no qual possa ser reconhecido e reconhecer-se.

242

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

Pensando no caso brasileiro, possivelmente poderamos considerar que a instaurao da preveno secundria deteco e tratamento precoces, como recomenda o relatrio j constituiria um avano inicial. Para que se criasse consenso a respeito, seria necessrio, primeiramente, superar a ideologia da excelncia e os preconceitos decorrentes contra os assalariados que apresentam sinais de desgaste, revelando seus limites humanos. Limites que, por escaparem aos imperativos de excelncia, os assalariados tentam desesperadamente ocultar, temendo a condenao ao desemprego.

social em curso um processo de apagamento dessas noes culturais que protegem a vida humana de crianas, jovens, adultos, idosos homens e mulheres revelando uma das faces da perda da razo social do trabalho. O reconhecimento dos limites biopsicossociais dos seres humanos no trabalho (expressos nas leis trabalhistas, por exemplo) fruto de um longo processo, nada linear. Apesar dos avanos em relao aos primrdios das sociedades urbano-industriais neste mbito, chama a ateno um contnuo processo histrico de inverso das relaes da humanidade na/com a natureza no seio destas sociedades que afeta tal reconhecimento. Trata-se da consolidao dos padres de produo e consumo fossilistas, fruto das trs revolues industriais que romperam com todas as formas de civilizao anteriores, invertendo radicalmente a relao da humanidade com/na natureza. Atravs desta ruptura, estabelece-se uma ntida linha de continuidade no seio das sociedades capitalistas urbano-industriais desde o sculo XIX, em termos da violao dos limites dos ecossistemas e da destruio ambiental da camada de oznio, contaminaes qumicas progressivas, aquecimento global, desmatamento etc. , revelando uma civilizao inerentemente avessa natureza e vida.33 Os acidentes industriais e as contaminaes34 de ar, terra e gua marcam uma pgina virada na histria da humanidade, revelando que as sociedades capitalistas flexveis permanentemente em crise social e ambiental esto assentadas num padro de produo e consumo que dissemina, cotidianamente, inmeras substncias neurotxicas, cancergenas, teratognicas e mutagnicas sem controle , rompendo os limites de tempo (atingindo geraes futuras) e de espao, envolvendo todo o planeta e seus ecossistemas. Deve ser lembrado, ainda, que muitos produtos qumicos metais pesados e outros alm de atingirem a sade em geral, apresentam danos especficos e graves para o sistema nervoso e a sade mental.
A inverso em relao aos ciclos da natureza um processo contnuo de, no mnimo, quatro sculos. Este conduz a um despertencimento socialmente produzido que no se confunde com o despertencimento social anteriormente visto. Trata-se de um despertencimento de outro tipo: um desenraizamento interior e exterior do ser humano em relao natureza, um desligamento profundo de si prprio que leva dificuldade crescente em reconher-se enquanto ser da espcie. a alienao de si mesmo enquanto ser humano gerado na/com a natureza. Este desenraizamento se expressa, por exemplo, na ruptura entre os tempos sociais do tra-

Reflexes sobre o trabalho contemporneo: despertencimento social e desenraizamento em relao natureza


necessrio lembrar que a flexibilizao do trabalho ocorre sobre um patamar fossilista de tecnologias de base microeletrnica.32 Esta combinao de bases tecnolgicas e poltica de gesto do trabalho encerram dois processos sociais importantes que tm razes profundas e so inerentes ao capitalismo: o despertencimento/desfiliao social e o desenraizamento humano em relao natureza. O processo de despertencimento social, como vimos, produzido no seio da flexibilizao, pelo binmio terceirizao/precarizao. Conduz fragilizao dos laos e dos referenciais de pertencimento social, levando, no limite, desagregao social, com a proliferao de toda sorte de violncia social, sofrimento e adoecimento, com destaque para as patologias musculoesquelticas (LER/ DORT) e os transtornos mentais cada vez mais frequentes, sem limites de classe, gnero, etnia, idade etc. O avano da precarizao e do despertencimento social tende a apagar os referenciais de limites biopsicossociais no imaginrio social, a exemplo das noes de jornada de trabalho normal e de hora extra, bem como do trabalho infantil. Vale lembrar que so marcos construdos pelos movimentos sociais e consolidados na regulao social assumida pelo Estado desde o final do sculo XIX at a era fordista na dcada de 1970. So referenciais de grande importncia, pois traduzem uma etapa civilizatria marcada pelo reconhecimento institucional de ciclos e limites biopsicossociais que perpassam a existncia humana e a lida cotidiana. Contemplam, ainda que palidamente, as diferenas de fases da vida humana e gnero infncia, envelhecimento, morte suas peculiaridades e possveis rupturas por acidente, adoecimento etc. A desregulao

32 Trata-se do patamar tecnolgico industrial fossilista dos atuais padres de produo e consumo. Este se caracteriza pelo uso de fontes de energia cada vez mais potentes, ainda predominantemente fsseis; consumo em grande escala de recursos fsseis energticos e matrias primas que levaram bilhes de anos para serem formados na superfcie terrestre, subsolo e guas profundas; consumo de recursos naturais fontes de energia, matrias primas e intermedirias em quantidades inditas (a exemplo do amianto, do benzeno); gerao de milhares de substncias sintticas novas, a cada ano; gerao de resduos txicos, em qualidade e quantidades inditas; imensa capacidade de produo e destruio em massa. Para maiores detalhes, ver Altvater (1995) e Franco (2003). 33 34

Ver Rattner (2005), Rigotto (2008), Franco (2003), dentre outros.

Ver Capra (1982); Castleman (1996); Kurz (1997, 1999); Thbaud-Mony (1990, 2007); Torres (1993); Franco (1993, 1997, 2003); Freitas (1996); Franco; Druck (1998); Freitas, Porto; Machado (2000); Porto (2000); De Marchi; Funtowicz; Ravetz (2000); Jobin (2006); Rigotto (2008), dentre outros.

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

243

balho/vida e os biorritmos humanos, nas incompatibilidades entre os tempos/ritmos do capital e os tempos da natureza, de seus ciclos e mecanismos reguladores.35 A flexibilizao do trabalho acelera os tempos sociais, radicalizando este processo de inverso. Tanto o despertencimento social, quanto o desenraizamento em relao natureza revelam o atributo inerente do capitalismo de ser um padro civilizatrio incapaz de incorporar os limites humanos e da natureza. um tipo de sociedade que alimenta foras destrutivas da vida e no o contrrio, na medida em que sua perspectiva a dominao, o controle e a apropriao. Tocamos aqui nas razes e nos fundamentos de uma sociedade patognica cujos tempos sociais so incompatveis com os tempos da natureza, ou seja, com os ciclos de autorregulao dos ecossistemas e os biorritmos humanos (tempos de autorregulao biopsquica). possvel e necessrio mudar o padro dominante de sociabilidade fundado na competio e divisar um mundo pautado na razo social do trabalho, transitando para sociedades com horizontes dignos para seres humanos imersos no apenas em processos sociais/culturais, mas em ciclos da natureza como todos os demais seres vivos. Seres integrantes de uma rede que precisa ser resgatada no imaginrio e nas prticas sociais no sentido de preservar e defender a vida em todas as suas formas, diversidade e manifestaes. Esta construo requer um novo padro civilizatrio, com diferentes padres de produo e consumo, baseados em outras fontes de energia.

Elementos como a legislao do trabalho vigente, que est sob ameaa, precisam ser preservados e cumpridos. Direitos sociais que defendam a vida so inegociveis. necessrio resgatar a dignidade no trabalho e sua funo social, impedindo a terceirizao ilcita, ilegal e antissocial atravs das cooperativas fraudulentas, o assalariamento disfarado em prestao de servios regulares, com pessoalidade e subordinao ao contratante, as empresas do eu sozinho, dentre outras. As perspectivas de solidariedade entre desempregados, terceirizados e todos aqueles que vivem do trabalho precisam ser resgatadas reduzindo as barreiras entre sujeitos coletivos que atuam em defesa dos direitos sociais para afirmar uma razo social do trabalho.37 Estas perspectivas passam pela necessidade de se reduzir jornadas de trabalho, sem prejuzo do salrio para comearmos a trilhar dois caminhos na reconstruo do tecido social: a) desnaturalizar o recurso antissocial hora extra e/ou s jornadas de trabalho prolongadas que levam ao adoecimento, respeitando biorritmos; b) enfrentar o empobrecimento e o desemprego forma extrema de precarizao, de negao social do indivduo, forte geradora de adoecimento mental. necessrio enfrentar a precarizao do mundo do trabalho com expanso do emprego, favorecendo real incluso e pertencimento social (e no apenas vias compensatrias). A reduo da jornada de trabalho pode favorecer esta incluso, sendo, na verdade, um poderoso instrumento para a gerao de emprego e para as polticas de sade pblica. Enfrentar a precarizao social requer, tambm, mudanas de mentalidade e cultura poltica no sentido de civilizar os ambientes de trabalho, banindo agentes agressivos, tais como amianto, benzeno, dentre outros, para criar um ambiente cada vez mais livre de poluentes que comprometem a existncia do planeta (SEMINRIO INTERNACIONAL PELO BANIMENTO DO AMIANTO, 2009, sem paginao).38 Requer desenvolver conscincia em curto, mdio e longo prazos voltada para diferentes padres de produo e consumo, novas bases energticas, vislumbrando um novo padro de civilizao que passa pela ressignificao do trabalho. Enfim, um mundo do trabalho no predatrio que sirva para construir a sociabilidade e no a destruir. Que, ao nutrir-se da natureza, respeite seus ciclos, limites e complexidade.

guisa de esperana: prticas de enfrentamento da precarizao social


Prticas de enfrentamento da precarizao social do trabalho so louvveis, precisam ser fortalecidas e so uma necessidade em defesa da vida. Tm sido exercidas por agentes sociais diversos, tais como sindicatos de trabalhadores, o Estado MPT, TRT, Cerest, SRTE, Fundacentro,36 universidades (instncias que no so monolticas, diga-se de passagem). Nesse sentido, vale pontuar que a precarizao do trabalho uma construo histrica, sendo, portanto, modificvel. Os adoecimentos e acidentes de trabalho tambm so evitveis. A preveno, embora envolva diversos nveis de complexidade, aponta para a necessidade de civilizar o mundo do trabalho a partir de elementos bsicos, que precisam ser traduzidos em polticas pblicas.

35 Este desenraizamento tem sua expresso mxima no trabalho infantil das sociedades contemporneas que a negao do ciclo natural da vida: criana um ser em formao neurobiopsicossocial cuja durao e dependncia superior ao tempo de qualquer outra espcie viva conhecida neste planeta. Atropelar este processo antinatural, indigno e antitico. 36 Ministrio Pblico do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Centro de Referncia em Sade do Trabalhador (Cerest), Superintendncia Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho (Fundacentro). 37 No cotidiano das prticas de Sade Pblica e das atividades clnicas, cabem tambm desafios de retorno ao humanismo e tica, superando as tendncias burocratizantes e esterilizantes atualmente em moda e, s vezes, realizadas sob exaltao aos choques de gesto realizados em nome da excelncia. Que essas atividades sejam realizadas, sim, em nome da cidadania social que se encontra em retrocesso no mundo (CASTEL, 2009) e sofre, tambm, presses desestabilizadoras no Brasil (CARVALHO, 2004; IVO, 2008). 38 Esta perspectiva consiste em um dos objetivos do seminrio, que foi realizado pelo Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroqumicos, Qumicos e Plsticos de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL/SE) em 06 de novembro de 2009, em Macei-Alagoas.

244

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

Contribuies de autoria
Todas as autoras participaram da estruturao, da redao, da reviso crtica do artigo e aprovaram a verso final a ser publicada.

Referncias
ALTVATER, E. O preo da riqueza. So Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995. ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. So Paulo: Boitempo, 1999. ______. As novas formas de acumulao do capital e as formas contemporneas de estranhamento (alienao). Caderno CRH, Salvador, v. 15, n. 37, p. 23-46, 2002. ANTUNES, R.; BRAGA, R. Infoproletrios: degradao real do trabalho virtual. So Paulo: Boitempo, 2009. APPAY, B. La dictature du succs. Paris: LHarmattan, 2005. APPAY, B.; THBAUD-MONY, A. Prcarisation sociale, travail et sant. Paris: IRESCO, 1997. ARAJO, A. J. S. Paradoxos da modernizao: terceirizao e segurana dos trabalhadores em uma refinaria de petrleo. 2001. 370 f. Tese (Doutorado) Fiocruz, Rio de Janeiro, 2001. ARAJO, A.; PORTO, M. F. S. Trabalho e vida na periferia do capitalismo: terceirizados na indstria de refino de petrleo. In: ARAJO, A. et al. (Org.). Cenrios do trabalho. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 179-212. AUBERT, N.; GAULEJAC, V. Le cot de lexcellence. Paris: Seuil, 1991. BADURA, B. et al. Fehlzeiten-Report 2009 Arbeit und Psyche. Zahlen, Daten Analysen aus allen Branchen der Wirtschaft. Heidelberg: Springer-Verlag, 2009. BENOIT-GUILBOT, O.; GALLIE, D. Chmeurs de longue dure. Arles: Actes-Sud, 1992. BERNARDO, M. H. Trabalho duro, discurso flexvel: uma anlise das contradies do toyotismo a partir da vivncia de trabalhadores. So Paulo: Expresso Popular, 2009. BOLTANSKI, L. Rendre la ralit inacceptable: propos de la production de lideologie dominante. Paris: Demopolis, 2008. BOURDIEU, P. (Org.). A misria do mundo. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1997. ______. Contrafogos: tticas para enfrentar a invaso neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. ______. Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BRASIL. Ministrio da Sade. Doenas relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos mdicos. Braslia, DF, 2001. (Srie A, Manuais e normas tcnicas, n. 114). ______. Ministrio do Trabalho e Emprego. Relatrios especficos de fiscalizao para erradicao do trabalho escravo. 2009. Disponvel em: <http://www. mte.gov.br>. Acesso em: dez. 2009. BURAWOY, M. Global etnography: forces, conections and imaginations in a postmodern world. Berkeley: University of California Press, 2000. CAMARGO, D.; CAETANO, D.; GUIMARES, L. Psiquiatria ocupacional II: sndromes psiquitricas orgnicas relacionadas ao trabalho. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 54, n. 1, p. 21-33, 2005. CAPRA, F. O ponto de mutao. So Paulo: Cultrix, 1982. CARDOSO, A. M. A dcada neoliberal e a crise dos sindicatos no Brasil. So Paulo: Boitempo, 2003. CARELLI, R. L. Cooperativa de mo-de-obra: manual contra a fraude. So Paulo: LTr, 2002. ______. Terceirizao e intermediao de mo-deobra: ruptura do sistema trabalhista, precarizao do trabalho e excluso social. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. CASTEL, R. As metamorfoses da questo social: uma crnica do salrio. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. ______. La monte des incertitudes: travail, protections, statut de lindividu. Paris: Seuil, 2009. CASTLEMAN, B. A migrao de riscos industriais. Caderno CRH, Salvador, v. 9, n. 24/25, p. 41-67, 1996. CEPAL; PNUD; OIT. Emprego, desenvolvimento humano e trabalho decente: a experincia brasileira recente. Braslia, DF, 2008. CHESNAIS, F. A mundializao do capital. So Paulo: Xam, 1996. CLOT, Y. Travail et pouvoir dagir. Paris: PUF, 2008. COSTA, F. B. Garis: um estudo de psicologia sobre invisibilidade pblica. 2002. 177 f. Dissertao (Mestrado)-Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2002. DAHLBERG, L. L.; KRUG, E. G. Violncia como problema global de sade pblica. Cincia e Sade Coletiva, v. 11, n. 2, p. 277-292, 2006.

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

245

DAVEZIES, P. Les impasses du harclement moral. Travailler, Paris, v. 1, n. 11, p. 83-90, 2004. DEJOURS, C. A banalizao da injustia social. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1999. ______. Activisme professionnel: masochisme, compulsivit ou alienation? Travailler, Paris, v. 1, n. 11, p. 25-40, 2004. ______. Conjurer la violence-travail, violence et sant. Paris: Payot, 2007. DEJOURS, C.; BGUE, F. Suicide et travail: que faire ? Paris: PUF, 2009. DE MARCHI, B.; FUNTOWICZ, S.; RAVETZ, J. O acidente industrial ampliado de Seveso: paradigma e paradoxo. In: FREITAS, C. M.; PORTO, M. F. S; MACHADO, J. M. H. (Org.). Acidentes industriais ampliados: desafios e perspectivas para o controle e a preveno. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000. p. 129-148. DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATSTICA E ESTUDOS SOCIOECONMICOS. PED Pesquisa de Emprego e Desemprego no perodo de 1990-2008. Disponvel em: <www.dieese.org.br/ped/ped.xml>. Acesso em: 17 jun. 2010. DONIOL-SHAW, G.; HUEZ, D.; SANDRET, N. Les maux de la sous-traitance. Toulouse: Octares, 2001. DORAY, B. Le taylorisme, une folie rationnelle? Paris: Dunod, 1981. ______. La dignit. Paris: La Dispute, 2006. DRUCK, G. Terceirizao: (des)fordizando a fbrica um estudo do complexo petroqumico. So Paulo: Boitempo, 1999. DRUCK, G.; FRANCO, T. A perda da razo social do trabalho: terceirizao e precarizao. So Paulo: Boitempo, 2007. ELKELES, T.; SEIFERT, W. Arbeitslose und ihere Gesundheit. Berlin: Wissenchaftszentrum Berlin fr Sozialforschung, 1992. FISCHER, F. M.; LIEBER, R. R. Trabalho em turnos. In: MENDES, R. Patologias do trabalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2003. p. 825-868. FLOEN, S. K.; ELKIT, A. Psychiatric diagnoses, trauma and suicidiality. Annals of General Psychiatry, v. 6, n. 12. Disponvel em: <http://www.pubmedcentral.nih. gov/articlerender.fcgi?artid=1858696>. Acesso em: 12 abr. 2009. FRANCO, T. Trabalho industrial e meio ambiente: a experincia do complexo industrial de Camaari. In: MARTINE, G. (Org.). Populao, meio ambiente e desenvolvimento: verdades e contradies. Campinas: Unicamp, 1993. p. 60-100. ______. Trabalho, riscos industriais e meio ambiente: rumo ao desenvolvimento sustentvel?. Salvador: EdUFBa, 1997. ______. Trabalho alienado: habitus & danos sade humana e ambientais. (O trabalho entre o cu, a terra e a histria). 2003. 254 f. Tese (Doutorado)Faculdade de

Filosofia e Cincias Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003. FRANCO, T.; DRUCK, G. Padres de industrializao, riscos e meio ambiente. Cincia e Sade Coletiva, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 61-71, 1998. FREITAS, C. M. Acidentes qumicos ampliados: incorporando a dimenso social nas anlises de riscos. 1996. 243 f. Tese (Doutorado)Escola Nacional de Sade Pblica/Fundao Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: fiocruz, 1996. FREITAS, C. M.; PORTO, M. F. S.; MACHADO, J. M. H. (Org.). Acidentes industriais ampliados: desafios e perspectivas para o controle e a preveno. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000. FREITAS, M. E.; HELOANI, E.; BARRETO, M. Assdio moral no trabalho. So Paulo: Cengage Learning, 2008. FREUDENBERGER, H. J. Lpuisement professionnel: la brlure interne. Quebec: Gaetan Morin, 1987. GIMENEZ, D. M. et al. As cooperativas de mo-de-obra e os tribunais regionais do trabalho, 2003. Disponvel em <http://www.saudeetrabalho.com.br>. Acesso em: 1 jun. 2006. GREY, C. O fetiche da mudana. Revista de Administrao de Empresas (RAE), v. 44, n. 1, p. 9-25, 2004. GUIMARES, N. A. Caminhos cruzados: estratgias de empresas e trajetrias de trabalhadores. So Paulo: Editora 34, 2004. HALLQVIST, J.; et al. Is the effect of job strain on miocardial infarction risk due to interaction between high psychological demands and low decision latitude? Results from Stockholm Heart Epidemiology Program (SHEEP). Social Science & Medicine, v. 46, n. 11, p. 1405-1415, 1998. HARVEY, D. Condio ps-moderna. So Paulo: Loyola, 1992. HELOANI, R. Gesto e organizao no capitalismo globalizado. So Paulo: Atlas, 2003. HIRATA, H.; HUMPHREY, J. Trabalhadores desempregados: trajetrias de operrias e operrios industriais no Brasil. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v. 4, n. 11, p. 71-84, out. 1989. HIRATA, H.; PRETCEILLE, E. Trabalho, excluso e precarizao socioeconmica: o debate das cincias sociais na Frana. Caderno CRH, Salvador, v. 15, n. 37, p. 47-80, 2002. HIRIGOYEN, M. F. Le harclement moral: la violence perverse au quotidien. Paris: La Dcouverte, 1998. Obra traduzida e publicada no Brasil como HIRIGOYEN, M. F. Assdio moral: a violncia perversa no cotidiano. Traduo Maria Helena Khner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. ______. Mal-estar no trabalho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

246

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

HOBSBAWM, E. J. A era dos extremos: o breve sculo XX (1914-1991). 2. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. HUWS, U. Womens health at work. In: ______. The making of a cybertariat. Londres: Merlin Press, 2003. p. 77-85. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. PME (Pesquisa Mensal de Emprego) no perodo de out. 2008 a nov. 2009. Rio de Janeiro, 2009a. ______. PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio) no perodo de 1992-2008. Rio de Janeiro, 2009b. INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION. World of work report 2009: the global jobs crisis and beyond. Geneva, 2009. INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION. International Institute for Labour Studies. World of work report 2008: income inequalities in the age of financial globalization. Geneva, 2008. IVO, A. B. L. Viver por um fio: pobreza e poltica social. So Paulo: Anablume; Salvador: CRH/UFBA, 2008. 258 p. JAHODA, M.; LAZARSFELD, P.; ZEISEL, H. Die Arbeitslosen von Marienthal (1933). Frankfurt/Main: Suhrkamp, 1975. JOBIN, P. Maladies industrialles et renoveau syndical au Jaon. Pars: ditions de lcole des Hautes tudes en Sciences Sociales, 2006. KNAPP, T. Burn-out; Le stress au travail. La maladie du XXI sicle. Sainte-Croix: Les Presses du Belvdre, 2006. KREIN, J. D. Balano da reforma trabalhista no governo FHC. In: PRONI, M. W.; HENRIQUE, W. (Org.). Trabalho, mercado e sociedade. So Paulo: Unesp/Inst. Economia Unicamp, 2003. p. 279-322. ______. As tendncias recentes nas relaes de emprego no Brasil: 1990-2005. 2007. 329 f. Tese (Doutorado em Economia Social e do Trabalho)-Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2007. KURZ, R. Os ltimos combates. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997. ______. O colapso da modernizao. 5. ed. rev. So Paulo: Paz e Terra, 1999. LAVINAS, L. et al. Trabalho a domiclio: novas formas de contratao. Genebra: OIT, 1998. LE BLANC, G. Vies ordinaries, vies prcaires. Paris: Seuil, 2007. ______. Linvisibilit sociale. Paris: PUF, 2009. LHUILIER, D. Cliniques du travail. Paris: rs, 2007. LIMA, J. C. O trabalho autogestionrio em cooperativas de produo: o paradigma revisitado. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v. 19, n. 56, p. 45-62, 2004.

______. O trabalho em cooperativas: dilemas e perspectivas. In: DRUCK, G.; FRANCO, T. A perda da razo social do trabalho: terceirizao e precarizao. So Paulo: Boitempo, 2007. p. 69-80. LIMA, J. C.; SOARES, M. J. Trabalho flexvel e o novo informal. Caderno CRH, Salvador, v. 15, n. 37, p. 163180, jul./dez. 2002. LIMA, M. E. A. Os equvocos da excelncia. Petrpolis: Vozes, 1996. LINHART, D. Salaris du priv: une thique du dvouement exige au nom de lentreprise. Problmes Politiques et Sociaux au Travail, n. 965, p. 32-34, 2009. MAENO, M. Reinsero de trabalhadores com leses por esforos repetitivos no mercado de trabalho. 2001. 117 f. Dissertao (Mestrado)-Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2001. MARZANO, M. Travail compulsif et effacement de la subjectivit: lhyperactivit comme fuite. Travailler, Paris, v. 1, n. 11, p. 7-24, 2004. Dossier LHyperactivit. MERLO, A. R. C.; MENDES, A. M. B. Perspectivas do uso da psicodinmica do trabalho no Brasil: teoria, pesquisa e ao. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 12, n. 2, p. 141-156, 2009. MONROY, M. La violence de lexcellence. Revigny-surOrnam: Martin Media, 2000. NARDI, H. C. tica, trabalho e subjetividade: trajetrias de vida no contexto das transformaes do capitalismo contemporneo. Porto Alegre: UFRGS, 2006. NATIONAL DEFENSE COUNSEL FOR VICTIMS OF KAROSHI. Karoshi: when the Corporate Warrior dies. Tokyo: Mado-Sha, 1990. ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Trabalho decente nas Amricas: uma agenda hemisfrica 2006-2015. In: REUNIO REGIONAL AMERICANA,16., 2006. Anais... Braslia, DF, 2006. ______. Perfil do trabalho decente no Brasil. Braslia, DF, 2009. PAPARELLI, R. Desgaste mental do professor da rede pblica de ensino: trabalho sem sentido sob a poltica de regularizao do fluxo escolar. 2009. 184 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social e do Trabalho)Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2009. PASSET, R. A iluso neoliberal. Rio de Janeiro: Record, 2002. PEZ, M. Ils ne mouraient pas tous mais tous taient fraps. Paris: Pearson, 2008. ______. Du stress au Karoshi: les victimes de mort subite au travail. Problmes politiques et sociaux au travail. La Documentation Franaise, n. 965, p. 67-70, 2009.

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

247

PICCININI, V. C. Cooperativas de trabalho de Porto Alegre e flexibilizao do trabalho, Sociologias, n. 12, p. 68-105, 2004. PORTO, M. F. de S. Consideraes sobre a dinmica de regulao dos riscos industriais e a vulnerabilidade da sociedade brasileira. In: HERCULANO, S.; PORTO, M. F. de S.; FREITAS, C. M. (Org.). Qualidade de vida e riscos ambientais. Niteri: UFF, 2000. p. 147-170. RATTNER, H. O resgate da utopia: cultura, poltica e sociedade. So Paulo: Palas Athena, 2005. RIGOTTO, R. M. Desenvolvimento, ambiente e sade: implicaes da (des)localizao industrial. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008. SAINSAULIEU, R. Lidentit au travail. Paris: Presses de la Fondation Nationale des Sciences Politiques, 1988. SANTOS, M. A. F. Patologia da solido: o suicdio de bancrios no contexto da nova organizao do trabalho. 2009. 223 f. Dissertao (Mestrado em Administrao)-Universidade de Braslia, Braslia, DF, 2009. SATO, L. Abordagem do trabalho penoso: estudo de caso de motoristas de nibus urbanos. 1991. 119 f. Dissertao (Mestrado em Psicologia)-Faculdade de Psicologia, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 1991. SELIGMANN-SILVA, E. Desgaste mental no trabalho dominado. So Paulo: Cortez, 1994. ______. A interface desemprego prolongado e sade psicossocial. In: SILVA FILHO, J. F.; JARDIM, S. (Org.). A danao do trabalho. Rio de Janeiro: Te Cor, 1997. p. 19-63. ______. Desemprego e psicopatologia da recesso. In: BORGES, L. H.; MOULIN, M. G. B.; ARAJO, M. D. (Org.). Organizao do trabalho e sade: mltiplas relaes. Vitria: UFES, 2001. p. 219-254. ______. Psicopatologia e sade mental no trabalho. In: MENDES, R. (Org.). Patologia do trabalho. Rio de Janeiro: Atheneu, 2003. p. 1142-1182. ______. Os riscos da insensibilidade. In: ARAJO, A. et al. (Org.). Cenrios do trabalho. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 51-72. ______. Desgaste mental no trabalho dominado. 2. ed. rev. e aum. So Paulo: Cortez, [2011]. No prelo.

SEMINRIO INTERNACIONAL PELO BANIMENTO DO AMIANTO, 1., 2009, Macei. Documento de divulgao. Macei: Sindipetro AL/SE, 2009. SENNETT, R. A corroso do carter: conseqncias pessoais do trabalho no novo capitalismo. So Paulo: Record, 1999. ______. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006. SILVA, S.; FRANCO, T. Flexibilizao do trabalho: vulnerabilidade da preveno e fragilizao sindical. In: DRUCK, G.; FRANCO, T. A perda da razo social do trabalho: terceirizao e precarizao. So Paulo: Boitempo, 2007. p. 119-146. SILVEIRA, A. A participao dos trabalhadores na reduo e eliminao da nocividade do trabalho. In: MENDES, R. (Org.). Patologias do trabalho. Rio de Janeiro: Atheneu, 2003. v. 2, p. 1817-1833. SOBOLL, L. A. Assdio moral no Brasil: a ampliao conceitual e suas repercusses. In: SOBOLL, L. A. (Org.). Violncia psicolgica e assdio moral no trabalho. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2008. p. 23-55. SPINOZA, B. tica. Belo Horizonte: Autntica, 2007. THBAUD-MONY, A. Lenvers des socits industrielles: approche comparative franco-brsilinne. Paris: LHarmatan, 1990. ______. Travailler peut nuire gravement votre sant. Paris: La Dcouverte, 2007. ______. Renault, EDF, PSA: effets de la pression et cas de suicides. Problmes politiques et sociaux au travail. La Documentation Franaise, n. 965, p. 70-71, 2009. THBAUD-MONY, A.; DRUCK, G. Terceirizao: a eroso dos direitos dos trabalhadores na Frana e no Brasil. In: DRUCK, G.; FRANCO, T. A perda da razo social do trabalho: terceirizao e precarizao. So Paulo: Boitempo, 2007. p. 23-58. TORRES, H. Indstrias sujas e intensivas em recursos: importncia crescente no cenrio industrial brasileiro. In: MARTINE, G. (Org.). Populao, meio ambiente e desenvolvimento: verdades e contradies. Campinas: Unicamp, 1993. p. 43-67. WORLD HEALTH ORGANIZATION. The ICD-10 Classification of mental and behavioural disorders. Geneva, 1992.

248

Rev. bras. Sade ocup., So Paulo, 35 (122): 229-248, 2010

You might also like