You are on page 1of 15

O PR-ENCONTRO

...e porque isso te farei, prepara-te, Israel, para te encontrares com o Teu Deus - Ams 4:12b

INFORMAES GERAIS PARA O MINISTRADOR O que o Pr-Encontro? um tempo de ministrao especfica e direcionada para que o novo convertido entenda os processos espirituais nos quais est envolvido agora que aceitou a Jesus. um tempo de aprender a ouvir a voz de Deus atravs da Palavra ensinada, promovendo crescimento espiritual (Fp 2:12). Nestas reunies o novo convertido ter oportunidade de se auto-avaliar, de pensar sobre sua converso e seu interesse em prosseguir nos caminhos de Jesus. tempo de sondagem; o discipulador poder avaliar se o novo convertido est realmente respondendo aos processos e se est apto a ir ao Encontro (Os. 6:3). Princpios do Pr-Encontro 1. Todos devem seguir rigidamente os horrios estabelecidos, tanto o do incio corno o do trmino (tanto para a liderana como para os discpulos). 2. Os discpulos s podero ir ao Encontro se tiverem participado de, no mnimo, 3 reunies do Pr-Encontro e tendo o discipulador tomado a responsabilidade de passar, ao discpulo, o estudo que lhe faltou. Isto deve ser seguido rigidamente, s existindo exceo em casos extremos (doenas, trabalho, etc.). Caso contrrio, o encontrista dever ser convidado a participar do prximo Pr-Encontro. 3. Os questionrios das respectivas lies do Pr-Encontro, devero ser fotocopiados e entregues aos encontristas. Isto agiliza o processo. 4. Os discpulos devero procurar copiar tudo, ou o que for possvel, em um caderno pessoal, para uma melhor fixao das ministraes. Estrutura Funcional do Pr-Encontro 1. Quatro reunies previamente marcadas: Uma vez por semana - rigorosamente Exatamente uma hora de reunio 2. O local das reunies deve ser proporcional ao nmero de encontristas, com ambiente adequado ao bom desempenho do processo ensino-aprendizagem. 3. As ministraes so especficas e direcionadas de acordo com o programa proposto. 4. No ltimo dia do Pr-Encontro, aps a ltima lio, o ministrador dever tratar dos seguintes pontos: Confirmar o dia, local e horrio de sada para o Encontro. Deve mencionar tambm o destino. Estabelecer o dia, local e horrio de retorno. Informar o que se deve levar para o Encontro (material de higiene pessoal, roupas, prato, talheres, copo, duas ou mais canetas, caderno para anotaes, Bblia). Informar o que no se deve levar para o Encontro (lanches, gravador, rdio, walkman, chicletes, livros, material extra de trabalho, telefones celulares, pager, etc.). Informar quem poder ir ao Encontro: apenas os que fizeram o Pr-encontro satisfatoriamente. Confirmar se todos j se inscreveram e se existem pendncias. No levar crianas pequenas, de colo ou amamentando. O encontrista dever aguardar a prxima oportunidade para que possa ir livremente.

Termos usados no Encontro a. Encontrista - O crente novo convertido que est inscrito no Encontro e que participou das reunies dos pr-encontros. b. Encontreiro - Obreiro que trabalha para que todo o Encontro seja um sucesso. c. Ministrador - O que trar o ensino do dia, em reunio especfica. d. Discipulador - Aquele que tem discpulos e que tem um discipulador acima dele. e. Discpulo - Aquele que tem o corao ensinvel, e que est debaixo da cobertura de um discipulador. f. Adoratrio - Lugar de concentrao das ministraes.

1 Dia Pr-Encontro - Lio 01

Tema: O Pecado e Suas Consequncias Texto: Romanos 3:23

Carga Horria: 1 hora

Informaes para o Ministrador: 1. Dar uma palavra de boas-vindas. 2. Dar palavras de nimo e de vitria. 3. Motivar os candidatos a encontristas a irem ao Encontro. 4. Enfatizar que Deus nos transportou das trevas para o Reino do Filho do seu amor, portanto somos templos do Esprito Santo. 5. Levar os encontristas a confessarem que so pecadores (H 240 textos que dizem que somos pecadores). 6. Explanar sinteticamente o que a Igreja do Senhor Jesus.

1 - Introduo Ao criar o universo, Deus o fez debaixo de princpios espirituais eternos regidos por Ele mesmo. Estes princpios so inviolveis, pois Ele justo e bondoso. Deus colocou limites entre o cu e a terra, estrelas e estrelas, sol e lua, planetas e planetas, continentes e pases, departamentos e estados. Existe uma fronteira entre o homem e Deus: o nosso pecado fez separao entre Deus e o homem (Is. 59:2). Essa fronteira s removida pela obra da cruz (Gl 3:13). Ao criar o homem Deus buscou nele um amigo, um filho, um herdeiro de tudo aquilo que Ele mesmo possui, mas este homem deveria ter poder de deciso para interagir com o Senhor do Universo em toda a dimenso. Este homem pecou e distanciou-se de Deus, a partir da uma srie de situaes novas passaram a ocorrer, afetando diretamente os rumos da humanidade. Passo a passo entenderemos os propsitos eternos de Deus e o seu desejo de que este homem tenha um ENCONTRO com Ele (1 Tm 2:4). 2 - Princpios Espirituais 2.1 - H leis espirituais Existem princpios que governam o mundo fsico, e que nos conduzem ao conhecimento de Deus. Assim como existem leis fsicas que governam o universo, existem leis espirituais que governam seu relacionamento com Deus. A nossa existncia no mundo fsico teve o aval do mundo espiritual. Tudo no reino fsico tem sua base no espiritual; tudo no reino natural tem a sua origem no sobrenatural. Todo homem precisa saber disso. No plano espiritual o homem pecou. Todo pecador precisa se arrepender (At 3:19). Este o propsito de Deus (Rm 3:23). No h excees, todos pecaram e o salrio do pecado a morte (Rm 6-23).

2.2 - Existe recompensa para o pecado Atravs da quebra dos princpios divinos, da renncia ao governo de Deus, entrou o pecado no mundo. Isto abriu a brecha para que o pecado reinasse e desse frutos. Agora estamos distante da glria de Deus (Rm. 3:23). Este pecado se chama rebelio, insubmisso. uma herana maligna de Satans, que se insurgiu contra Deus, usando um agente no plano fsico (Ado) para quebrar um princpio espiritual. Assim sendo, a recompensa do pecado a morte eterna, separao total de Deus. 2.3 - Existem legalidades para a entrada do pecado O pecado entrou por um homem: Ado. Ele deveria dar cobertura para Eva, mas foi negligente. Quando se fala em Ado deve-se generalizar para homens e mulheres. Esta palavra tambm est relacionada a casal, pois so uma s carne (Gn 2-24). Pelo primeiro Ado entrou o pecado no mundo. Pelo ltimo Ado (Jesus), a redeno. Pela rebelio foi estabelecido o pecado (Rm 5:14). Com o pecado o homem ficou sem comunho com Deus (Is 59:2). Todo homem em pecado est condenado (Rm 6:23). Deus quer homens santos (1 Pe 1: 14-16). 3 - Existe legalidade para se mortificar o pecado Jesus (o ltimo Ado) quem nos resgata (1 Co. 15-22; 15:45). Nele est a legalidade para se mortificar o pecado na nossa vida. Ele no conscientiza de que somos criados imagem e semelhana de Deus. Atravs de Jesus a morte foi derrotada e nos d a vida eterna (1 Jo. 5:11-12). maravilhoso conhecer o plano da salvao e aprender a mortificar o pecado (1 Pe. 2:9b). O ltimo Ado foi feito Esprito vivificante. E nos tirou do imprio de trevas e nos trouxe para o reino de luz (Cl 1: 13-18) 3.1 - O plano de e por que Jesus Cristo morreu e ressuscitou Trazer para ns a Sua vida, trazer restaurao. Jesus ressuscitou para restaurar a nossa vida e nos libertar do pecado; o pecado no tem domnio sobre ns (Rm. 6:14). No estamos debaixo da lei, no somos mais escravos do pecado. Jesus Cristo o Senhor da nossa vida e Ele real para ns. 4 - Concluso Temos a herana do pecado e, sem Jesus, estamos destitudos da glria de Deus. Somos pecadores. Se negarmos isto, vamos atrair maldio (esprito de engano) e dizer que Deus mentiu (1 Jo 1:10). S Jesus nos liberta do pecado. Devo reconhecer que sou pecador (Rm. 3:23) e, como tal, confessar os pecados. A semente de Deus estando em mim, j no posso viver na prtica do pecado, pois amo a Deus (1 Jo. 3:9). Pela redeno do ltimo Ado somos perdoados. Se pecarmos temos um advogado (1 Jo. 2:1). Confesse 1 Jo 1:5-9. E esta a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus luz, e no h nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunho com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e no praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz est, temos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que no temos pecado, enganamo-nos a ns mesmos, e no h verdade em ns. Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustia.

5 - Questionrio INFORMAES PARA O MINISTRADOR O ministrador dever entregar cpias fotocopiadas do questionrio, para que seja preenchido em casa. O instrutor explica que devem ler as passagens bblicas citadas e responder o questionrio de acordo com o entendido. O mesmo dever, obrigatoriamente, ser corrigido na prxima reunio do Pr-Encontro. O instrutor dever observar quem de fato fez o exerccio (motivando todos a serem participativos). 1. O que todo pecador precisa? Arrependimento. 2. Quem pecou? - Rm. 3:23 Todos pecaram; eu pequei. 3. Qual o salrio do pecado? - Rm. 6:23 A morte. 4. Como entrou o pecado no mundo? Pela rebelio, insubmisso e desobedincia do homem. 5. Por intermdio de quem entrou o pecado? - 1 Co. 15:22 Ado. 6. Qual a misso do ltimo Ado? - Rm. 5:18 Trazer justificao e vida ao homem condenado e morto. 7. O pecado tem domnio sobre voc ? Por qu? - Rm. 6:14 No. Estou debaixo da graa. 8. Antes voc era criatura, quem voc agora no Reino? (Jo. 1:12). Filho de Deus. 9. Qual a expresso do amor de Deus? Jo 3:16 Dar o seu prprio filho para morrer pelos nossos (meus) pecados. 10. Quem nascido de Deus? Qual sua postura em relao ao pecado? 1 Jo 3:9 Aquele que aceitou a Jesus. Essa pessoa no vive na prtica do pecado. Fim da Lio ORIENTAAO PARA O MINISTRADOR Aps o questionrio orar conduzindo cada pessoa a reconhecer que pecador atravs da confisso de pecados, levando-as a renunciar aos pecados e quebrar as fortalezas das trevas. Promover quebrantamento atravs da orao. Ministrar tocando nas vidas. Lembre-os de que tudo o que receberem ministraro a outros.

2 Dia Pr-Encontro - Lio 02

Tema: O Primeiro Ado e o ltimo Ado: Morte e Ressurreio Texto: 1 Corntios 15:22 Carga Horria: 1 hora INFORMAES PARA O MINISTRADOR 1. Receber os questionrio que foram entregues na 1 lio do Pr-encontro e verificar o nvel de acertos e erros. 2. Dar uma palavra de incentivo

1. INFLUNCIA DO PRIMEIRO E DO LTIMO ADO SOBRE MIM 1.1 - Primeiro Ado Rm 5:12 - Todos fomos feitos pecadores por causa de Ado. Rm 5:14 - Por causa de uma transgresso de um homem, todos conhecemos a morte. A princpio parece injustia o fato de a morte reinar mesmo sobre aqueles que no pecaram semelhana de Ado. Ado colocado como nosso Pai, significando uma categoria de parentesco que a ningum dado o direito de escolha. A expresso paulina: "em Ado todos morrem" (1 Co 15:22a) refere-se, ento, a 100% da humanidade: todos fomos feitos pecadores e por isso todos experimentamos a morte. 1.2 - ltimo Ado 1 Corntios 15:45 Todos fomos vivificados em Jesus Romanos 5-18 Por causa do ato de justia de Jesus, todos fomos justificados. O que parecia injustia (um nico ato de Ado nos trazer a morte), reveste-se na maior misericrdia, quando o juiz maior se satisfaz com tambm apenas um ato de um s homem, Jesus, para dar opo de vida a todos. Agora colocamos Jesus, ltimo Ado, no como nosso Pai, mas como nosso marido, significando uma categoria de parentesco que a todos Deus d o direito de escolher (Nm 36:6). Ento, a expresso de Paulo: "... todos sero vivificados em Jesus" no se refere a 100% da humanidade, mas a 100% daqueles que escolheram o marido, isto , todos que O receberam como Senhor e Salvador (Jo 1:12). O primeiro Ado influencia toda a humanidade, de forma inexorvel, rgida, transformando todos em pecadores. O ltimo Ado, Jesus, influencia a todos que de forma original, O aceitem, O queiram, sendo transformados em justos. A morte espiritual um fato pelo qual todo ser humano passa; a vida eterna, pelo contrrio, s experimentada por todos que optem, que queiram receber o ltimo Ado em suas vidas.

2. REDENO O QUE JESUS FEZ POR MIM DIANTE DO DIABO Podemos comparar a Redeno o ato de uma pessoa rica ir a uma feira de escravos e pagar a carta de alforria de algum escravo, dando-lhe a sua liberdade. Foi exatamente o que Jesus fez por ns. Em Colossenses 2:14-15 nos informa que o "escrito de dvida" que era contra ns Jesus j cancelou, rasgou, porque nos comprou por preo (1 Co 6:20), e preo alto (1 Pe 1: 1819). Com esta redeno ou resgate, Jesus cancelou todo o argumento do diabo contra ns (Rm 8:1). Ao cancelar nossas dvidas, Jesus, ltimo Ado, nos liberta do imprio das trevas, onde tnhamos a natureza pecaminosa, e nos transporia para o seu Reino, onde adquirimos a natureza justa (Cl 1: 13-14). 3. O QUE JESUS FEZ POR MIM DIANTE DE DEUS A grandeza da prova do amor de Deus por ns est no fato de Jesus ter morrido por ns quando ainda ramos pecadores (Rm 5.8). A o apstolo introduz o verso 9 dizendo "muito mais agora (no tempo em que no somos mais pecadores, mas justos), seremos salvos da sua ira". Eu era pecador pela filiao de Ado, mas agora, quando Jesus o meu marido, sou justo. 4. SANTIFICAO O QUE JESUS ESPERA DE MIM Quem santo ainda peca? Peca. Mas o pecado na nossa vida deve ser acidente, e no hbito, uma vez que a natureza pecaminosa j foi arrancada de ns e fomos regenerados da semente incorruptvel que a Palavra de Deus (1 Pe 1:23; 1 Pe 1: 14-16; Hb 12:14; Ap 22:11). O captulo 6 da Carta de Romanos nos informa que no estamos mais debaixo do domnio do pecado. "Digo, porm: Andai pelo Esprito, e no haveis de cumprir a cobia da carne." (GI 5:16) Em Rm 12:1-2 aprendemos que, se com diligncia e inteligncia buscamos a renovao de nossa alma frgil, a sade mental proposta pelo Senhor (renovao da mente) nos ajudar indubitavelmente a experimentar sempre a vontade de Deus em todos os momentos da vida, como boa, agradvel e perfeita, experincia esta que nos garantir vivermos a vida santa de Deus proposta para ns. 5. ACUSAO O QUE O DIABO SEMPRE FAR Em Apocalipse 12:10-11 - Satans nos acusa diariamente. A vitria contra a acusao, que ele faz ao nos lembrar fatos reais de pecado, est em: - O sangue de Jesus - 1 Jo 1:7-9 - elemento purificador. - A Palavra de Deus - Rm 8: 1 - o estar em Cristo me isenta, me exime da culpa. Em Miquias 7:19 lemos a promessa de que Deus "lanar todos os nossos pecados no fundo do mar. E a memorvel Corie Then Bonn completa: "e l Deus colocou uma placa dizendo: PROIBIDO PESCAR'. Fim da Lio ORIENTAAO PARA O MINISTRADOR Incentivar os encontristas a irem ao Encontro; todos precisam ir. importante cumprir todas as fases do pr-encontro, para que haja um Encontro de Qualidade. Incentivar que os encontristas se inscreveram para o Encontro. Que eles no deixem para a ltima hora.

3 Dia Pr-Encontro - Lio 03

Tema: Somos Santos e Filhos de Deus Texto: 1 Joo 3:11/1 Pe 1:15,16 Carga Horria: 1 hora INFORMAES PARA O MINISTRADOR 1. Iniciar sondando como os discpulos esto, e, aps, fazer a orao de abertura. 2. Ministrar coragem e mente aberta para receber a Palavra.

1 - CHAMADOS COMO FILHOS PARA CUMPRIRMOS O PROPSITO Imagine um pai que faz muitos investimentos na famlia. Ele algum muito interessado nos filhos. Esse pai tem sete filhos e d a cada um a mesma educao, mas cada um tem aspiraes para profisses diferentes. O pai investir neles. Por mais que o filho seja diferente, o pai no abre mo do filho. Deus nosso Pai, e ns, seus filhos. Cada um tem seu espao no Reino para desenvolver o carismas natural - caris (citar o ministrio quntuplo: apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres - Efsios 4:11). Cada um vai cumprir o propsito para o qual foi chamado. O Pai nos chamou para ganhar vidas - este o propsito central do corao de Deus para nossas vidas. O corao de Deus est cheio de amor por almas perdidas. (Lucas 19:10) Nos diferentes segmentos da vida vou cumprir o meu propsito. Meu Pai quer que eu lhe d mais filhos, que multiplique a famlia. Essa multiplicao feita em amor. Sou uma nova pessoa. No existe esterilidade no Reino de Deus A chamada : Crescer . Frutificar . Governar. (Jo 15:1-5) Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai o viticultor. Toda vara em mim que no d fruto, ele a corta; e toda vara que d fruto, ele a limpa, para que d mais fruto.Vs j estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vs; como a vara de si mesma no pode dar fruto, se no permanecer na videira, assim tambm vs, se no permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vs sois as varas. Quem permanece em mim e eu' nele, esse d muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.(Jo 15:1-5) Informao para o instrutor: diga aos discpulos para ministrarem uns sobre os outros com a seguinte frase: "Voc uma nova pessoa e precisa conhecer mais do amor de Deus. Cresa, Frutifique, Governe." 2 - CHAMADOS COMO FILHOS PARA ESTARMOS NO SEU PLANO Somos resultados do plano de Deus e pelo Seu sangue somos santos. Ns no somos frutos do pecado. Somos resultado do plano de Deus e pelo seu sangue somos santos. Ele nos amou, nos alcanou e nos santificou. Mas, como eu sou santo, se eu peco?

2.1 - Sou santo por causa do amor de Deus. Estou debaixo do seu amor, vou segui-Lo com alegria (1 Pe. 1:15.16). Lutarei para viver em plena santidade. Mas, como santo aquele que vos chamou, sede vs tambm santos em todo o vosso procedimento; porquanto est escrito: Sereis santos, porque eu sou santo. (1 Pe 1: 15-16) 2.2. Como Deus demonstra seu amor por mim? Atravs da sua graa. A graa de dar. (Jo 3:16). O que Deus nos deu? O seu filho Jesus Cristo. Viverei em pleno amor (gape). 3 - CHAMADOS COMO FILHOS PARA A VIDA EM CRISTO Deus nos deu seu nico Filho. Deu o melhor para termos o melhor. Deus nos ama e quer muitos filhos em Sua casa. 3.1 - Para que Ele nos deu seu filho? Para demonstrar o seu amor para conosco. Pelo amor de Deus somos resgatados. 3.2 - Para que Ele nos deu seu amor e perdo? (Ler Joo 3:16.2 1). Para vivermos eternamente com Ele. Enfatize: "Voc tem certeza que Deus lhe perdoou? Ento no se sinta mais acusado!" Ilustrao: Um dia um jovem se rebelou contra seu pai, machucando toda sua famlia. Tornou-se uma pessoa indesejvel na famlia. Por conta disto decidiu ir embora, dizendo que no precisava de nada, que no precisava do amor de ningum. Depois de algum tempo ele comeou a sentir saudades de casa, mas ficou com medo de voltar, pois tinha quebrado princpios. Resolveu escrever uma carta pedindo perdo e permisso para voltar mas, para saber se o receberiam, pediu o seguinte sinal: Na casa de seu pai havia uma rvore que podia ser vista pelas pessoas que passavam de trem. Se o pai amarrasse uma bandeira branca na rvore significaria que ele estaria perdoado. Caso contrrio, tudo estaria encerrado. No trem ele compartilhou sua ansiedade com um rapaz. O trem se aproximava. Como no tinha coragem de olhar, pediu ao seu companheiro de viagem que procurasse a bandeira branca. Qual foi a sua surpresa ao receber a notcia de que no havia uma bandeira branca mas ... a rvore estava toda embranquecida, cheia de bandeiras brancas. A casa tambm estava branca e seu pai estava gritando para os passageiros do trem: "Eu te perdo, porque te amo". (Autor desconhecido) 3.3 - Para que serve o amor de Deus na minha vida? a) Para conhecer a grandeza de Deus. Seu amor muito extenso. b) Para que eu ministre este amor a muitas vidas. c) Para que eu saiba os Seus projetos para minha vida. No Seu plano para minha vida, Ele tem alvos especficos para mim. d) Para que eu seja santo como Ele o . Tudo comea com a certeza da vida eterna. Se vamos para o cu porque somos santos, porque temos uma vida eterna com Deus e por isso no queremos pecar. Deus quer que sejamos iguais a Ele na sua santidade. e) Para que eu tenha vida plena. Como a vida que Deus tem para ns? Vida plena e abundante. Ele nos amou e nos deu tudo o que precisamos. ...Eu vim para que tenham vida, e

a tenham em abundncia. (Jo 10:10). Mas, s terei tudo de Deus quando Ele tiver tudo de mim. A bondade de Deus move o Seu corao. Ele bom, amor, vida e paz. O Senhor bom, uma fortaleza no dia da angstia; e conhece os que nele confiam.(Naum 1:7)

4 - CHAMADOS AO ARREPENDIMENTO (RM 2.-4)

Atravs do Seu amor, Deus quer que todo homem chegue ao arrependimento. Arrependerse sentir profunda tristeza pelo pecado cometido e decidir mudar completamente, no voltando mais a cometer o mesmo erro. Assim fazemos, porque amamos a Deus mais do que amamos o pecado. Quando entendo sobre este amor, sou constrangido! O que um constrangimento? um choque - Ah, Deus me ama! - o amor de Cristo nos constrange (2 Co. 5:14). Entendemos que no temos mais nenhum contrato com o mundo. O amor de Deus declarado e provado, Ele nos ama e quer dar o melhor para as nossas vidas. Os princpios de Deus so o melhor para ns. Segui-los a melhor receita para ser feliz. 5 - QUESTIONRIO 1. Se Deus nos ama, o qu de melhor Ele nos deu? O Seu Filho, o Senhor JESUS CRISTO. 2. Para que Deus nos deu o seu nico filho? Para que tivssemos vida eterna. 3. Como o amor de Deus demonstrado? No dar, na entrega que Ele fez por ns (Jo 3:16) 4. Como demonstrar a Deus o amor que temos para com Ele? Ganhando vidas e tendo uma vida santa. 5. Ns somos pecadores santos, ou santos que pecam? Por que? Ns somos santos que podemos vir a pecar. Sou santo porque sou redimido pelo sangue de Cristo, o pecado tenta entrar e dominar a minha vida, mas, como sou santo, luto contra o pecado e ele no tem mais domnio sobre a minha vida. 6. No plano de Deus, Ele tem um alvo. Que alvo este? Termos a vida eterna: sermos santos e irmos para o cu. 7. Deus quer que todos conheam o seu amor e cheguem ao arrependimento. Leia Rm. 2:4 e comente. 8. Como a vida que Deus tem para mim, segundo Joo 10:10? Comente. Vida abundante. 9. Lendo 2 Co. 5:14, que lio voc tira?

Eu sou constrangido (levo um choque) quando contemplo o amor de Deus. Sou constrangido a viver uma nova vida em Cristo.

Fim da Lio

ORIENTAAO PARA O MINISTRADOR Orar com base nos pontos principais mencionados na lio. Levar o povo a um quebrantamento, reconhecendo o profundo amor de Deus por todos. Ratificar a importncia de que todos devem estar no ltimo Pr-Encontro, na prxima semana.

4 Dia Pr-Encontro - Lio 04

Tema: Quem somos em Cristo Jesus Texto: Efsios 2:6 Carga Horria: 1 hora

INFORMAES PARA O MINISTRADOR 1. Cumprimentar os discpulos. 2. Orar Por eles liberando o amor de Cristo. 3. Comentar que ns somos a carta de Cristo. Uma carta magna, de profundos ensinos. (2 Co. 3-2).

1 - NOSSA REALIDADE EM CRISTO 1.1 - Recebemos Jesus Quem eu recebi? Jesus. Para qu eu recebi? Para tornar-me filho de Deus. Ele me escolheu e eu sou d'Ele (Jo 15:16). Fui escolhido para dar frutos. Vs no me escolhesses a mim, mas eu vos escolhi a vs, e vos designei, para que vades, e deis fruto, e o vosso fruto permanea. (Jo. 15:16) Obs.: Reforar Joo 1:12 (at que eles memorizem). O Senhor quer que saibamos que somos Seus filhos e herdeiros. Este direito foi conquistado por Jesus. S Jesus pode converter algum. Fui feito filho de Deus (preciso particularizar minha experincia). 1.2 - Recebemos a vitria No nascemos para sermos "mais um" e sim para triunfarmos. Somos vencedores. Eu sou um vencedor. Este o ministrio de Cristo: nos fazer triunfar. Estamos assentados com Cristo, em posio de reinar, triunfar, vencer (Efsios 2:6). Estou em Cristo e Ele est no centro da minha vida, portanto, posso reinar com Ele em glria. "Cristo em ns a esperana da glria". (Col 1:27) 1.3 - Recebemos o Reino pela f Muitas vezes no sentimos tudo o que Deus nos d, mas cremos sem ver. Fomos recebidos e isto um fato (citar Efsios 2:8-10). Fomos chamados, recebemos o convite no corao. (Mateus 11:28-29; Apocalipse 3:20) 2. NOSSA REALIDADE NO PROCESSO DE MUDANA Eu recebi a Cristo, isso implica em mudana. Metania - uma nova atitude. Isto arrependimento: deixei de ser aquela pessoa de outrora (2 Co 5:17). O arrependimento me leva a deixar muita coisa que antes fazia parte do meu dia-a-dia. o Esprito Santo que me convence do pecado, da justia e do juzo de Deus (Jo 16:8).

Devemos parar de confiar em ns mesmos: "Sou capaz na fora do meu brao", "Sou dono do meu nariz". Devemos confiar completamente em Deus. Devemos deixar que Cristo faa a obra em ns, que Ele molde em ns Seu carter. Devemos deixar que Jesus faa tudo o que Ele quer na nossa vida. (Rm 12: 1-2).

3 NOSSA REALIDADE NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS Ilustrao 1

Essa figura ilustra uma vida na qual Jesus est fora. H completa desarmonia. No h direo. Jesus no est no centro dos projetos da pessoa. Qual o resultado? Discrdia, frustrao, sentimento de perda, etc. (enumerar diversos pontos). A minha vida precisa voltar ao controle de Cristo. Se Ele estiver no centro eu estarei bem. Ilustrao 2

Esse outro crculo retrata que Jesus est no centro. Isto faz com que todas as coisas estejam organizadas. O "eu" est fora. A cruz de Cristo est no trono do meu corao, est no comando. Jesus est por cima, direcionando. Em tudo terei harmonia e minha vida ser um sucesso. Citar o fruto do Esprito (Glatas 5:22,23). Enumerar pontos de vitria: amor, prosperidade, bno, alegria, bondade, domnio prprio, etc. Se Jesus est no centro tudo ter sucesso, tudo ter prosperidade. Se deixarmos Jesus Cristo no centro pareceremos esquisitos.

Nosso livre arbtrio s tem sucesso se Jesus estiver no centro. Para Meditar Jesus Cristo est sempre no centro da sua vida? Qual dos dois quadros voc tem retratado sua vida? Como voc est vivendo?

Fim da Lio

ORIENTAAO PARA O MINISTRADOR 1. Orar pelos discpulos, por libertao do ego. Pedir que o Senhor fale aos coraes. 2. A orao deve ser feita de acordo com o que foi ensinado e deve haver quebrantamento. (citar Joo 5:8-13 e Hebreus 13:5) 3. Lembre-se que tudo muito simples, mas tem muito fundamento espiritual, e trar um resultado poderoso. 4. Estimule-os para irem ao Encontro.

You might also like