You are on page 1of 4

INTRODUAO

O objecto acto administrativo e admistraao pubica como funao e orgao do estado entre os varios ramos em que pode subdivididem-se o direito publco assume especial relevo o direito admistrativo corpo autnomo de normas juridicas como caracteristicas especificas a cuja analise vamos dedicar a nossa atenao. Tem tambm o objectivo a fixaao da disciplina jurda da funao administraao do estado ou seja da organizaao e funcionamento dos encarregados de levar a cabo a tarefa logicamente prioritaria do nosso estudo consiste, pois em determinar qual o conteudo dessa funao e quais os orgaos ou pessoas jurdicos a quem a mesma est comitida.

DESENVOLVIMENTO

A separaao de poderes impos o exclusivo particular da titularidade e do excecicio da funao legislativa.Legislaao e normaao eram eram sinonimos constituido na ediao de normas gerais e abstractas. A devescificaao e o alargamento da intervenao do estado na vida colectiva, ultrapassados os pressupostos liberais conduziu dissociaao entre os conceito formal e material de lei.Por fora das crescentes complexidade e tecnicidade das leis ,os governos foram-se assenhorando da funao normativa atravez de duas tecnicas alternativas ou cumulativas.

A ) A extensao da titulalirade ou somente do exercicio da funao legislativa propriedade dita (os decretos-leis) mantendo-se embora reservada aos parlamentos a aprovaao de leis sobre as materias de maior relevancia.

B) A inclusao na funao administrativa de um poder normativo de segundo grau submetido ao poder legeslativo o poder normativo de primeiro grau.

O fundamento juridico do poder regulamentar no estado social de diireito encontra-se nas normas constitucionais e legais atribuitivas de competencia regulamentar e ja nao numa autorizaao dada pelo parlamento ao governo( muito embora est esta concepao por via do conceito de DELEGATED LEGIDLATION, ainda subsista no Reino Unido) Alguns regulamentos apresentam, porem fundamentod juridicos especficos: Os regulamentos interno fundam-se no poder de direao do superior hierarquico. - os regulamentos de funcionamento dos orgaos colegiais (regimentos) fundam-se no poder de auto-organizaao propias destes orgaos. Um regulamento administrativo tambem a forma aplicavel a umconjunto de normas juridicas editadas por uma autoridade administrativa (um orgao de uma pessoa colectiva publica) no exercicio do poder admistrativo (ao abrigo de uma faculdade juridico publica atribuida por uma norma legal). Tem sido propostos diversos criterios para distinguir o regulamento da lei destacandi-se pela sua importancia dois a contraposiao entre principio de um certo regime juridico ao passo que ao regulamento pertenciria o desenho dos detalhes de tal regime.,a ideia de novidade enquanto lei conteria previsoes normativas novas no sentido de diferentes das ate a

existentes no ordenamento juridico o regulamento encarregar-se-ia de aspectos que tornados mais facil a aplicaao da lei nao eram inovadores relativamente a esta.

Certo que nao obstante os esforo feitos nao encontrou ainda um cririo que possibilitasse uma distinao material rigorasa entre o regulamento designadamente o regulamento independente e a lei o mais que poder fazer assentar a distinao nos planos organico e formal:somente a Assebleia da Republica o governo e as assembleias legislativas regionais.

Nota-se que a distinao entre a lei e o reguamento tem interesse prtico na medida em que enquqntoa a lei apenas pode ver a sua valiadade aferida pela CRP,ja o regulamento nos tribunais administrativoscom fundamento em ilegalidade. Em regra nao existem dificuldades de maioria na distinao entre regulamentoe o acto administrativo :enquanto primeiro apresenta caracter normativo ja segundo individual e concreto na falta de norma especifica quanto a interpretaao integraao de lacunas e validade a aplicar e regras relativos as leis aos actos administrativo os principio e regras respeitantes aos negocios juridicos.

Os actos administrativos ao regulamento sao susceptveis de varias classificaoes eis as mas importantes comeando pelo critrioda independencia face a lei por isso que a sua validade depende da identificaao do diploma legal que regulamentam): com frequencia operam como condioes de exequiblidade de algumas das normas legais que regulamentam :os regulamentos independentes ou autnomos nao se referem a nenhuma leia essa especial por esta razao somente tem de identificar a norma legal que atribui competencia regulamentar ao seu autor.

Utilizando o critrio mais precisamente do objecto das normas regulamentares de uma vez que na sua maioria dos casos o mesmo regulamentos conter normas de especies diferentes considerado este critrio : a) os regulamentos de organizaao estruturam um aparelho administrativo.
A presuno de legalidade tambm de presuno de legitimidade. O consiste na presuno de que o agente pblico competente para realizar o ato administrativo.At prova em contrrio, o ato administrativo considerado legal, devendo ser mantido. Tal presuno relativa (juris tantum), cedendo em face de prova em contrrio. O nus de tal prova cabe ao particular. Porm, mesmo que o ato seja futuramente anulado, so protegidos os seus efeitos em relao ao terceiro de boa-f, pois este no poderia saber que o ato era inquinado do vcio da ilegalidade. O que j foi realizado, no entanto, deve ser indenizado pelo Estado, pois caso contrrio estaria configurado o enriquecimento ilcito. Portanto, embora sendo o ato ilegal, ele pode produzir efeitos.

CONCESSO Licitao na modalidade concorrncia Deferida somente a pessoa jurdica

PERMISSO Licitao em qualquer modalidade Deferida a pessoa fsica ou jurdica

Os elementos do acto admistrativo sao: - Acto Juridico. - Acto Unilateral. - Acto Organicamente admistrativo. - Acto Materialmente admistrativo.

You might also like