You are on page 1of 6

INTRODUO Definio de direitos humanos .

Os organismos internacionais tendem a proclamar direitos fundamentais sem critrio objetivo algum, multiplica assim os direitos, vulgariza a idia. Atualmente esto em vias de ser declarado como fundamentais o direito ao turismo, o direito ao desarmamento, direito ao sono, direito ao no ser morto em guerra etc. 1. Maurice Cranston estudando o assunto reconheceu esta infla o de direitos fundamentais e estabeleceu critrios para seu reconhecimento. !"m direito humano por defini o um direito moral universal, algo do #ual todos os homens em toda a parte, em todos os tempos, devem ter, algo do #ual ningum pode ser privado sem uma grave ofensa $ justi a, algo #ue devido a todo sem humano simplesmente por#ue um ser humano%. &. 'ste conceito abrange todas as gera (es de direitos humanos) as liberdades p*blicas, os direitos econ+micos e sociais e agora modernamente os direitos de solidariedade. As liberdades pblicas : ,oram inclu-das em v.rias declara (es do sculo passado. A mais famosa foi a francesa de 1/01 #ue tratou de eliminar os privilgios das ordens jur-dicas da poca o clero e a nobreza as #uais estudaremos mais tarde. Os direitos econmicos e sociais : foram declarados no come o deste sculo #uando a revolu o industrial criou uma massa de miser.veis sem #ual#uer direito trabalhista ao lado de industriais cada v2s mais ricos, injusti a #ue levou Mar3 a afirmar #ue era necess.rio acabar com a propriedade privada para #ue todos pudessem gozar dos benef-cios de viver em sociedade. Os direitos de solidariedade : Ainda no so aceitos unanimemente pela doutrina como direitos humanos. 'les nasceram da necessidade de melhorara a #ualidade de vida atual. 4. Ainda hoje e3istem controvrsias sobre a natureza dos direitos humanos. Alguns dizem #ue so direitos naturais e inatos, outros #ue so positivos e hist5ricos, ou #ue derivam de determinado sistema moral. 6e #ual#uer forma como afirma 7orberto 8obbio, o problema no conceitu.9los, mas sim proteg29los.

HISTRIA

:ei eterna / s. 6eus con0ece. :ei divina / parte da lei eterna revelada. :ei natural / $ravada na natureza 0u!ana. *1225 a +1274 So Thomas de Aquino Fontes de direitos humanos.

Sculo XVIII. Tomas Hobes. O direito decorre da vontade e no da Razo. Ele defendia a paz a qualquer custo. Su !etendo tudo a autoridade do estado leviat. Juiz Ed ard !o"e . O direito " superior # vontade do le$islador. S"c %&'' 1552( 1)*4 Escola do #ir. natural e das $entes +,u$o -r.cio/ 0oland1s o direito decorre da natureza 0u!ana2 3So identificados pela reta razo que se c0e$a/ avaliando a conveni1ncia e inconveni1ncia do !es!o e! face da natureza razo4vel e soci4vel do ser 0u!ano. 5 6ecorre da laiciza7o do direto natural. 8tual pensa!ento nas constitui79es.

%receden t es

Forais e cartas de &ranquia . E! !eados da idade !"dia/ sen0ores feudais e reis escrevia! direitos pr.prios de !e! ros de co!unidades locais para que fosse! para se!pre respeitados. e ur$ueses de :ondres. 1. < u! pacto entre o rei =oo Se! >erra co! ar9es revoltados. ?reocupa( se no co! os direitos do 0o!e!/ !as si! co! os direitos do cidado in$leses 6ecorre do la@ of t0e land +lei da terra Aria! direitos e $arantias/ li!itando o poder do rei co! rela7o aos sB EC. 'te! *D/ a Eudicialidade. ECi$e o crivo de Euiz e! rala7o a priso de 0o!e! livre +princFpio de Estado de direito2G 'te! 41/ li erdade de ir e vir/ 'te! *1/ a propriedade privada. 'te! 2H e 21/ $radua7o da pena # i!portIncia do delitoG 'te! 12 e 14/ nen0u!a taCa7o se! representa7o. 'sso tudo/ a riu espa7o para criar u! parla!ento para controlar o $overno.

;a$nas !arta '()( * +

&

Rule of law 're$ra de lei+

Resultado da so!a da Eurisprud1ncia dos tri unais co! docu!entos co!o/ por eCe!plo/ a %etetion o& ri$hts de ,-., /.( / ) 0 / consenti!ento na tri uta7o e 1 bill o& ri$ht de (2., ).( / 0 3 que se aplica # independ1ncia do parla!ento. 8 partir do s"culo %'' as cortes reais passara! a consolidar o direito consuetudin4rio +la@ of t0e land2/ atrav"s da sele7o feita pelos Euizes for!ados no direito ro!ano. S. foi possFvel a sele7o devido ao princFpio do stare decisis. Ele deter!ina que Euizes inferiores t1! que confor!ar suas decis9es de acordo co! os tri unais !ais altos.

1.

8us1ncia de poder ar itr4rio por parte do $overno

2. '$ualdade perante a lei.

&.

*. 8 constitui7o co!o consequ1ncia e no co!o fonte de direito individuais. Os princFpios $erais da constitui7o so resultado de decis9es Eudiciais que deter!ina! os direitos dos particulares/ e! casos trazidos perante as cortes. 8 constitui7o deriva da lei co!u!+ ordinary law of the land 2.

%rinc45ios

1. A revoluo francesa. 1. &: de agosto de 1/01; ainda esta em vigor na fran a por for a de sua constitui o, faz parte do chamado bloco constitucional, utilizado pelo Conselho Constitucional para controle da constitucionalidade no pa-s. <ua importncia decorre do fato de ser o modelo de declara o at a primeira guerra mundial. 7o foi a primeira declara o do mundo moderno. 'm 1& de junho de 1//: foi editada a declara o do estado da =irg-nia, na Amrica do 7orte. >sso ocorreu antes mesmo da independ2ncia desse pa-s em ?@ de julho de 1//:. &. As declara (es americanas, por influ2ncia do modelo ingl2s, preocupam9se somente com o cidado americano, no com toda a humanidade. >sso confere as declara (es v.rios instrumentos importantes a prote o dos direitos declarados, em caso de viola (es. 4. A declara o francesa primava pelo universalismo e pelo esplendor da f5rmula e da l-ngua. <e bem #ue a maior parte dos direitos declarados ficava sem prote o. @. Aa ,aBette foi o precursor da declara o, as vsperas da revolu o era generalizada a idia de adotar uma declara o. Cavia o caderno de #uei3as, no #ual, os eleitores registravam as reivindica (es para #ue o eleito cumprisse. '3istia essa reivindica o nos cadernos da burguesia, da nobreza e do clero. Projetos ,oram apresentados tr2s projetos em 11 de agosto de 1/01) o de Mirabeau (D?D votosE, de Sieys (&@D votosE e de La Fayette (@D votosE. 6epois o projeto vencedor foi votado artigo por artigo at final aprova o em &: de agosto de 1/01. A finalidade A declara o foi a renova o do pacto social FGoussealE. 6e forma mais imediata visava a prote o dos direitos do homem contra atos do Hoverno, instruindo o cidado, fazendo com #ue ele recorde de seus direitos fundamentais. A natureza I uma declarao pois, no cria direitos, apenas declara os #ue j. e3istem, para #ue sejam relembradas pelo povo.

D. 7o #ue diz respeito aos direitos do cidado, eles no e3istem antes do pacto, so realmente criados. Givero afirma #ue para os redatores do te3to os direitos do cidado so conse#J2ncias dos direitos naturais. Caractersticas Direitos naturais) derivam da natureza humana; Abstratos) pertencem a todos os seres humanos, no s5 aos franceses; Imprescritveis, pois a natureza humana imut.vel; Inalienveis) ningum pode abrir mo da pr5pria natureza e Individuais) o ser humano um ente perfeito independente da comunidade.

:. Cada direito proclamado nela aparece como condena o de uma pr.tica arbitr.ria. /. 'la enuncia duas categorias de direito) As liberdades) liberdades em geral Farts. 1K, &K e @KE, a seguran a Fart. &KE, a liberdade de locomo oF art. /KE, lib de opinioFart. 1?KE, a lib. 6e e3pressoFart. 11KE, lib de dispor de bensFdireito de propriedade no art. &K e 1/K E. ' seus Corol.rios) a presun o de inoc2ncia Fart. 1K E, a legalidade criminalFart. 0KE, a legalidade processualFart. /KE. Cidado. Obs. N o est o inclu!"as) 19 a liberdade econ+micaFimplicava na e3tin o das corpora (es de of-cioE. ,oi proposta por lei em 1/11. 'm 10&@ a Constitui o p.tria e3tinguiu essas corpora (es no art. 1/1. &9 A liberdade de ind*stria comrcio e profisso, tambm proposta por lei em 1/11. 49 A liberdade de associa o. Gousseal era contr.rio $s associa (es parciais e se no era poss-vel a associa o de trabalhadores. <5 foi reconhecido em 10@0. Os direitos do cidado <o poderes, meios de participa o no e3erc-cio pol-tico) #$ O direito de participa o na vontade geral ou de escolher representante #ue o fa am Fart. :KE; %$ Consentir no imposto Fart. 1@E; &$ Controlar os gastos p*blicos Fart. 1@KE e '$ Ledir contas da atua o dos agentes p*blicos Fart. 1DKE. 0. 'numera princ-pios de organiza o pol-tica) Igualdade,Fart. 1KE Finalidade do Estado Fassocia o pol-ticaE#ue conservar os direitos naturaisFart.&KE fora pblica Fart. 1&KE garantia dos dir. do homem e do cidado. A constituio como *nica a limitar o e3erc-cio do poder e3ternamente pelo respeito aos direitos fundamentais e internamente pela separa o dos poderes Fart. 1:KE D

O papel da lei Fart. @KE O e3erc-cio de direitos fundamentais s5 pode ser limitado por lei, na medida do necess.rio para permitir a vida social. 6ava9se na poca ao termo lei o sentido dado por Gousseau. A lei era e3presso de justi a, era geral e abstrata, por#ue resulta da vontade geral #ue a vontade de todos destinada ao interesse geral. !"ualdade perante a lei Lrevista no art. :K !'laFa leiE deve ser a mesma para todos, seja #uando protege, seja #uando pune%. Assim a declara o acaba de vez com os privilgios. O contrato social de #ean #ac$ues %ousseau O homem tem duas vontades) A vontade particular( ego-sta e mes#uinha; e a vontade geral F#ue a sua, tanto #uanto a de todosE Obrigar o particular a submeter9se a vontade geral obrig.9lo a ser livre. Cria a figura do soberano #ue nada mais #ue o povo em conjunto. O homem tem a capacidade de fazer predominar sobre sua vontade particular, sua vontade geral, em benef-cio do bem comum. 'ssa vontade geral e o soberano. Obedecer ao Msoberano% verdadeiramente ser livre =oto em um projeto de lei no tem por finalidade aprovar o projeto mas sim, saber se ele esta de acordo com a vontade geral. Nuando prevalece uma opinio contr.ria a minha significa #ue eu me enganei, julgando ser vontade geral o #ue no era. <e prevalecesse minha vontade particular, eu teria feito a#uilo #ue no #ueria ento no seria livre. A lei ) sempre *usta+ A lei a e3presso da vontade geral. O soberano sendo cada um de nos decorre #ue ningum injusto para consigo mesmo. 7enhum governante pode estar acima das leis pois #ue ele simplesmente um delegado do soberano.

You might also like