You are on page 1of 4

Curso TDAH - RadaEaD

UNIDADE II TIPOS DE TDAH, FUNCIONAMENTO CEREBRAL


TIPOS DE TDAH H trs tipos principais de TDAH, de acordo com a classificao atual do DSM-IV: TDAH Tipo Desatento, TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo e TDAH Tipo Misto. O Transtorno de Dficit de Ateno pode ocorrer com ou sem a hiperatividade. TDAH Tipo Desatento - As caractersticas mais comuns do TDAH Tipo Desatento so a desateno, resistncia distrao, dificuldade em sustentar o esforo em atividades mais exigentes e percepo da passagem do tempo.

Desvia facilmente a ateno do que est fazendo e comete erros por prestar pouca ateno a detalhes. Muitas vezes distrai-se com seus prprios devaneios ou ento um simples estmulo externo tira a pessoa do que est fazendo. Dificuldade de concentrao em palestras, aulas, leitura de livros... (dificilmente termina um livro, a no ser que o interesse muito). s vezes parece no ouvir quando o chamam (muitas vezes interpretado como egosta, desinteressado...) Durante uma conversa pode distrair-se e prestar ateno em outras coisas, principalmente quando est em grupos. s vezes capta apenas partes do assunto ou enquanto "ouve" j est pensando em outra coisa e interrompe a fala do outro. Relutncia em iniciar tarefas que exijam longo esforo mental. Dificuldade em seguir instrues, em iniciar, completar e s ento, mudar de tarefa (muitas vezes visto como irresponsvel).

Curso TDAH - RadaEaD


Dificuldade em organizar-se com objetos (mesa, gavetas, arquivos, papis...) e com o planejamento do tempo (costuma achar que 10 e que o dia tem 48h). Problemas de memria a curto prazo: perde ou esquece objetos, nomes, prazos, datas... Durante uma fala, pode ocorrer um "branco" e a pessoa esquecer o que ia dizer. Lembre-se que um diagnstico completo s pode ser realizado por um especialista. Na suspeita do transtorno, procure um especialista para uma avaliao e diagnstico mais detalhado. TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo: A agitao, hiperatividade, impulsividade so mais marcantes no TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo. A hiperatividade pode ser um problema, uma vez perturba o ambiente ao redor. A busca constante por estimulao, impulsividade e dificuldade em pensar antes de agir pode trazer consequncias, tanto para crianas quanto para adultos.

Inquietao mexer as mos e/ou ps quando sentado, musculatura tensa, com dificuldade em ficar parado num lugar por muito tempo. Costuma ser o "dono" do controle remoto. Faz vrias coisas ao mesmo tempo, est sempre a mil por hora, em busca de novidades, de estmulos fortes. Detesta o tdio. Consegue ler, assistir televiso e ouvir msica ao mesmo tempo. Muitas vezes visto como imaturo, insacivel. Pode falar, comer, comprar,... compulsivamente e/ou sobrecarregar-se no trabalho. Muitos acabam estressados, ansiosos e impacientes: so os workaholics. Tendncia ao vcio: lcool, drogas, jogos, Internet e salas de bate papo

Curso TDAH - RadaEaD


Interrompe a fala do(s) outro(s); sua impacincia faz com que responda perguntas antes mesmo de serem concludas. Costuma ser prolixo ao falar, perde sua objetividade em mil detalhes, sem perceber como se comunica. No entanto, no tem a menor pacincia em ouvir algum como ele, sem dar-se conta que igual. Baixo nvel de tolerncia: no sabe lidar com frustraes, com erros (nem os seus, nem dos outros). Muitas vezes sente raiva e se recolhe. Impacincia: no suporta esperar ou aguardar por algo: filas, telefonemas, atendimento em lojas, restaurantes..., quer tudo para "ontem". Instabilidade de humor: ora est timo, ora est pssimo, sem que precise de motivo srio para isso. Os fatores podem ser externos ou internos, uma vez que costuma estar em eterno conflito. Dificuldade em expressar-se: muitas vezes as palavras e a fala no acompanham a velocidade da sua mente. Muitos quando esto em grupo, falam sem parar sem se dar conta que outras pessoas gostariam de emitir opinies, fazer colocaes e o que deveria ser um dilogo, transforma-se num monlogo que s interessa a quem est falando. A comunicao costuma ser compulsiva, sem filtro para inibir respostas inadequadas, o que pode provocar situaes constrangedoras e/ou ofensivas: fala ou faz e depois pensa. Tem um temperamento explosivo: no suporta crticas, provocaes e/ou rejeio. Rompe com certa facilidade relacionamentos de trabalho, sociais e/ou afetivos Pode mudar inesperadamente de planos, metas Sexualidade instvel: pode alternar perodos de grande impulsividade sexual com outros de baixo desejo. Hipersensibilidade: pode melindrar-se facilmente, tendo uma tendncia ao desespero, como se seu mundo fosse desmoronar-se a qualquer instante, incapacitando-o muitas vezes de ver a realidade como ela realmente , e buscar solues. Lembre-se que um diagnstico completo s pode ser realizado por um especialista. Na suspeita do transtorno, procure um especialista para uma avaliao e diagnstico mais detalhado.

Curso TDAH - RadaEaD


TDAH Tipo Misto / Combinado: apresenta simultaneamente as caractersticas dos tipos de TDAH desatento e hiperativo-impulsivo. Lembre-se que um diagnstico completo s pode ser realizado por um especialista. Na suspeita do transtorno, procure um especialista para uma avaliao e diagnstico mais detalhado. FUNCIONAMENTO CEREBRAL

Nos TDAH, o crebro funciona diferente (acelerado). H uma leso na parte frontal do crebro onde h uma deficincia de dopamina. O lobo frontal responsvel pela organizao, controla a ateno, planeja, motivao, cognio, atividade motora, o que chamamos de funes executivas.

You might also like