You are on page 1of 3

A.

Apresente os seguintes conceitos:

Geotecnologias o conjunto de tecnologias de coleta, processamento e divulgao de dados geogrficos. Dividem-se em: Softwares programas de computadores. !": spring, google eart# e map info$, %ardware e&uipamentos, !": '.(.S e sat)lites$ e (eopleware pessoas$. Geoprocessamento o mesmo conceito de 'eotecnologias. Sistema de Informaes Geogrficas: so um sistema &ue integra os dados coletados processando-os com os Softwares, %ardwares e (eoplewares, gerando mapas, ta*elas e planil#as, dependendo do tipo de analise e de dados fornecidos. Georreferenciamento: Principais S.I.Gs: Principais visualizadores em um S.i.G: Tipos de dados integrados em um S.I.G: +ecursos naturais rios, recursos de recreao, reas de inundao, p,ntanos, a&-.feros, florestas, reas de preservao natural,/$ , planejamento do uso do solo, outros pol.ticas governamentais, planejamento ur*ano, policiamento$, 0ar1eting, aeroportos, navegao, etc.$, clima temperatura, dados pluviom)tricos$, etc. Sensoriamento remoto: ) a o*teno de informa2es do*re um o*jeto sem &ue #aja contato com o mesmo. Tipos de imagens: Imagens pticas: o sensor capta a energia originada de uma fonte e3terna ao sistema sensor, a principal fonte de energia dispon.vel para estes fins ) a energia do Sol &ue incide so*re o nosso planeta e &ue ) captada pelos sensores depois de #aver interagido com a superf.cie e a atmosfera. !sse ) um sensor passivo. Imagens de radar: !stes sistemas de sensores tra*al#am com a regio das micro 4 ondas, o sensor emite um sinal de onda em direo a um o*jeto, ao contato com o o*jeto a onda ) refletida de volta ao sat)lite no formato do o*jeto, por e3emplo, um radar &ue monitora o tempo, emite ondas &ue ao tocarem nas nuvens voltam com o mesmo formato delas criando assim uma imagem. Perfis espectrais: So imagens o*tidas atrav)s de sensores sens.veis aos espectros da lu5. !sses espectros eletromagn)ticos so emitidos em

fre&-6ncias de ondas &ue so medidas em 0icrometros 7 mm 8 9,999999997m$ 'iga#ert5 7.999.999.999 de ciclos por segundo$ e 0ega#ert5 7.999.999 de ciclos por segundo$. Sistemas sensores: :s sistemas sensores so e&uipamentos &ue esto a *ordo dos sat)lites e sua funo ) captar e registrar a energia eletromagn)tica proveniente dos o*jetos na superf.cie terrestre. !sses sensores t6m uma diferencia *sica, so duas classes, sensores ativos e passivos. :s Passivos so a&ueles &ue captam as imagens atrav)s de uma energia e3terna, fora do sistema sensor, tendo o Sol como principal fonte &ue incide em nosso planeta, essa ) energia ) refletida e captada pelo sensor ao interagir com a superf.cie da terra e com a atmosfera. :s Ativos so os sensores espectrais no espectro do vis.vel so passivos$ e os radares.

G.P.S Global Position Sistem sistema global de posicionamento!: ;m sensor na terra emite um sinal para os sat)lites, para &ue funcione ) necessrio pelo menos < sat)lites, um para ac#ar a latitude, outro para a longitude e um terceiro para a altitude, cru5ando esses tr6s dados ei3os 3,= e 5$ o*t6m-se a posio. %oje o sistema '.(.S possui >? sat)lites em operao e mais tr6s de reserva. Sua origem ) para fins militares, mas foi a*erto ao pu*lico civil, por)m com certa restrio na preciso, os precisos so usados pelo e3ercito americano criador do sistema$, para o resto e3iste um *lo&ueio na preciso de uma m)dia de @ metros.

Aontes: : &ue so 'eotecnologias. Dispon.vel em: #ttp:BBwww.fatorgis.com.*rBgeotecnologias.asp. Acessado em: 9>B79B>99@. Sistema de Cnforma2es 'eogrficas - S.C.'. Dispon.vel em: www.dag.ufla.*rBmodagpBDprivateBsigDtransparencia.pdf. Acessado em: 9>B79B>99@. Cntroduo ao sensoriamento remoto. Dispon.vel em: metro.det.ufc.*rBE*ritoBdisiplinaDgeoprocessamentoBaula7.pdf. Acessado em: 9>B79B>99@. Cntroduo ao sensoriamento remoto. Dispon.vel em: #ttp:BBwww.#er*ario.com.*rBfotomicrografia9FBinntrodsensoramentoremot o.#tmGCHI+:D;JK:L>9A:L>9S!HS:+CA0!HI:L>9+!0:I:. Acessado em: 9>B79B>99@. +esolu2es de imagem. Dispon.vel em: #ttp:BBwww.img.com.*rBprodutosD#ome.asp3Mid(rod8>. Acessado em: 9>B79B>99@. Nomo funciona um '.(.S. Dispon.vel em: #ttp:BBwww.gpscenter.com.*rBinde3O?.#tml. Acessado em: 79B79B>99@. Nomo funciona um '.(.S. Dispon.vel em: #ttp:BBccet.ucs.*rBdef&BnaefBfolder.>99O-77->F.>?PFQ7@F@@Bfolder.>99O77->F.OOF@<P<<PF. Acessado em: 79B79B>99@. Nonceitos de imagens de sat)lites e sensoriamento remoto. Dispon.vel em: #ttp:BBwww.img.com.*rBmar1etingBintersatBNonceitosDCmagensDCntersat.p df. Acessado em: 9>B79B>99@. : &ue ) 'eorrefernciamento. Dispon.vel em: #ttp:BBwww.ptr.poli.usp.*rBla*geoBgraduacaoBptr<>7Bmaterial>Bregistro.pdf. Acessado em: 79B79B>99@.

You might also like