You are on page 1of 35

COORDENADORIA GERAL DO SITE SOLANOMUSIC

PROFESSORES: FRANCISCO SOLANO VENTURA ALENCAR FRANCISCO DELLNIO LEITE ALENCAR CENTRAL DE EDUCAO MUSICAL CEP: 58701-140 SANTO ANTONIO. PATOS - PB

PLANO DE TRABALHO

O plano de trabalho apresentado A coordenao do Programa Mais Educao, na cidade de Patos - PB, Com o propsito de explanar o Desenvolvimento da Teoria musical infantil, Canto Coral, Fanfarra, Filarmnica nas escolas, e.t.c.

AUTOR: Francisco Solano Ventura Alencar Francisco Dellnio Leite Alencar

Respeite a faixa etria de cada criana


Francisco Solano
1

DEDICATRIA A Deus
Dou graas ao meu ser supremo, por ter me ofertado esse dom em minha vida e saber transmitir aos mais necessitados.

A escola
A vocs que me acolheram dedico o mximo do meu empenho e estimo.

APRESENTAO
O programa Mais Educao evidencia uma educao que busca superar o processo de escolarizao centrado na figura da escola. Dessa forma a elaborao desse plano de trabalho, prope uma organizao em etapas, do desenvolvimento contnuo do programa na escola. O programa atende, prioritariamente, escolas baixas IDEB, onde visam um melhor desempenho do programa gerando um rendimento educacional proporcional as expectativas, refletindo acerca da responsabilidade compartilhada com a famlia e com a sociedade. A educao das novas geraes o horizonte formativo que a escola passa a vislumbrar com a presena dos estudantes.

IDENTIFICAO DA UNIDADE ESCOLAR

O Programa Mais Educao implantado com o propsito de ampliar a jornada escolar dos alunos nas escolas do municpio de Patos, no estado da Paraba, Na escola possu as oficinas de Canto Coral, Banda Fanfarra Letramento, capoeira, Horta escolar e Leitura. Onde eu ministro a oficina de Canto coral e banda fanfarra.

JUSTIFICATIVA
Eu como proprietrio do site SOLANOMUSIC.COM, msico e professor, apoio o programa do Governo Federal que conheo desde sua sano, como professor e monitor de msica h mais de 35 anos j trabalho no mesmo sentido desse brilhante programa.
2

Programa este que melhor uma criana educada que futuras construes de presdios. Sabemos que em todos os momentos da vida existe arte. E no existe bem e ato melhor que ajudar o prximo. Por isso que pretendo nesse programa, essencialmente na oficina em que ministro, construir um mundo mais significativo para cada criana e jovem que participa, levando ao entrosamento total na escola e aos caminhos e dons que a msica lhe proporcionar.

OBJETIVOS

Aplicar todo o contedo bsico na rea musical; Desenvolver a disciplina no exerccio musical; Integrar as crianas musicalmente afastando-as da marginalidade.

REA DE ABRANGNCIA

O Programa Mais Educao, que realizado dentro da prpria escola, que possu dependncias que possibilitam o desenvolvimento das aulas. Na oficina de canto coral possu 04 turmas heterogneas que foram formados por alunos de diversas turmas, os jovens e crianas que estudam no horrio da tarde fazem oficinas pela manh e as que estudam pela manh fazem oficinas pela tarde. A sala em que so realizadas as aulas razovel, possu quadro branco, filtro, ventiladores, TV e DVD, com cadeiras para acomodar as crianas. Os alunos receberam material bsico. Os jovens e crianas que participam das oficinas fazem parte de uma sociedade em condies diversas, uns carentes ao extremo, outros menos e alguns que vivem bem fisicamente, emocionalmente e possuem uma famlia bem estruturada. Todos esses fatores influenciam no desempenho da aprendizagem de todos, vejo um interesse dos alunos maiores, mas sempre existe uma dificuldade que enfrentarei e no final da luta teremos a vitria que brilhar.

METODOLOGIA

Por ser uma rea carente ou no, eu como monitor de Canto Coral vejo que necessito de trs etapas: conhecer, debater e aplicar. Devemos ver a possibilidade intelectual do aluno para primeiramente readaptar nossa didtica. E sentir os efeitos desejados. Encontrei uma disponibilidade no alunado que o querer, ento juntos vamos construir um trabalho bem melhor. De incio estamos trabalhando com uma didtica musical infantil e a teoria musical bsica. Dentro da teoria infantil devemos ter como pontos essenciais:

Atividades; Percepo sonora e musical; Interpretao e comunicao; Experimentao e criao; Culturas musicais no contexto social; Audio; Composio; Apresentao;

RECURSOS

Dentro do Programa Mais Educao so utilizados recursos que so essenciais para um melhor desenvolvimento da oficina. Os recursos humanos so a fonte de brilho do programa nesse aspecto entra o prprio monitor, os alunos, a coordenao e todos da escola que auxiliam. Os recursos financeiros so utilizados para a manuteno das oficinas e os recursos didticos so os materiais que utilizamos para realizao das aulas.
4

Na oficina de Canto e Fanfarra utilizamos:

Apostilas; Mtodos; Vdeos; DVD; TV;Sites. Instrumentos musicais; Prticas;

CRONOGRAMA

Para os 10 meses de oficina planejo realizar as atividades abaixo:

Meses Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

Atividades Incio bsico na rea de canto e teoria musical. Incio bsico na rea de canto Fanfarra e teoria musical. Percepo com udio e apostilas. Exerccio e teoria musical. Apresentaes didticas Pequena apresentao para os pais. Exerccio e contedo bsico. Teoria musical e aplicaes prticas. Readaptao do aluno ao instrumento. Uma pequena apresentao.

AVALIAO

Para avaliar os resultados, primeiramente transmito de cinco maneiras as tcnicas de canto aos alunos: Teoria, figuras, jogos, prticas e udio. A avaliao dos alunos ocorre diariamente nas aulas, aps cada assunto ou tcnica explanada, proponho alguma maneira em que eles me retornem o que foi repassado, para que assim eu possa observar o rendimento de todos e ver a necessidade coletiva e individual de todos.
Quem tem a vontade, j tem a metade

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

OSVALDO Lacerda - Compendio de Teoria Musical Teoria Musical Solanomusic (Bsico - 2011)
www.solanomusic.com

Contato: Francisco Solano Ventura Alencar Rua: Prefeito Oscar torres -446 CEP: 58701-140 -Bairro Santo Antonio - Patos - PB (83)-34231985/99717576/88752688/99383200-(Prof.Solano)

Bom Dia!... Coloque o Cd e deixe o aluno identificar que tipo de som ele est ouvindo, de qual instrumento ou fonte est partindo aquele som. Ex: buzina, gua, pssaros, chuva, e.t.c
INCIO:

OBS: USE FIGURAS E PALAVRAS PONTILHADAS OU CUBRA E PINTE OS ASSUNTOS...

(1) O que msica?

(2) Em quantas partes se divide? Em Quatro partes:

(3) As caractersticas dos sons so: (pinte)

(professor: EX...) (4) As partes da nota se chamam: (pinte)

As notas musicais so sete: (pinte)

(5) Pentagrama ou Pauta, contem 5 linhas e 4 espaos.

(6) Simbologia musical.

As figuras musicais, pausas, tempos e nmeros, So sete: (pinte).


9

(7) H trs sinais de claves: clave de Sol, na 2 linha com dois pontos, f na 4 linha com 2 pontos e d 3 linha com 2 pontos.
10

11

(8) Linha e espaos superiores e inferiores. (pinte ou cubra).

(pinte).

(9) A Haste da nota se escreve assim na 3 linha: (pinte).

______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

12

Haste da nota se escreve assim subindo da 3 linha: (pinte).

______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________

Haste da nota se escreve assim descendo da 3 linha: (pinte).

______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________ ______________________________________


O. B.S

(10) Conhecendo as Notas Musicais (Prticas anexos- encore 5) Use


um metrnomo e Pratique Solfejo, Respirao e Escalas. (prtica).

13

Conhecendo as notas das linhas.


A) Cubra e escreva o nome da nota.

MI____

SOL_____

SI____

RE____

FA____

Conhecendo as notas dos espaos.


B) Cubra e escreva o nome da nota.

FA___

LA____

DO___

MI____
14

Conhecendo as notas inferiores.


C) Cubra e escreva o nome da nota.

RE___ DO___ SI___ LA___ SOL____ FA___ MI___

Conhecendo as notas superiores.


D) Cubra e escreva o nome da nota.

SOL___

LA___

SI___

DO__

RE___

ATIVIDADES E JOGOS MUSICAIS:


15

Caa Palavra Musical


Nome:_____________________________________Data ___/___/___ Procure no caa palavras o nome das figuras musicais abaixo: (circule)

Semibreve-mnima-semnima-colcheia-semicolcheia-fusa-semifusa

C O L C H UV I S C O I C E R F B C Y H Y T R D S W E S D F P L K U H T G F D F I AIECECRUTIVAOAIUTGBAIECECRUTIVAOAIOTGBVBU FRTNDSEIBFACIOLSYRUCERLBCYHYTRDSLUYTFERDS M I J K T IW S C U Y T A W A K P H K A S W E R T F D C X S E M I N I M A E R IAVGTUIOPLKDEVIJGWACERLBCYHYTRDSDCFRTWYI NTWSQIHLKNWVJPOTMWVRTYUFGVDSECXSXDRTA ITRESWDFTUIOKLMNRDEYESEMICOLCHEIAFDSXES MTRFDSXCZVFDZSEWSARTYUHGVFDRTESCVFGTYUH ACZSFRUMJFDSZXAWERUHJBDERWAWQSDXCXZSER BVFREDWZXSAWDUYHBFDWAPLIJYTFDAZXERTYURE BGVRESXSAWERFCVGTWAZXFRTAWESDXCFRTYVFG MJUTRDESAXCIJHYTRFEDWSLPOIJCOLCHEIACXFRG VBIUYTGRDEWIKMHGRWNBDSAQZPOIUJYTADVFTG MUHTRDSZQWYGTCSEMIBREVEYRESAQUHBVXZAZX XZSEWCXASZQWSZATRFDESXAWUHBGFREXBVDESPL BGTRVSEMIFUSAIKMJIOHYTFREPLIKJMNBVFTYUFE Obs. escreva aqui as palavras encontradas:___________/_____________/____________/___________/ _____________/_______________/____________/
16

Nome:___________________________Data:___/___/____

Ligue cada figura a sua referente pausa


Ligue

Ligue

Ligue

Ligue

Ligue

Ligue

Ligue

Complete o nome das figuras abaixo:


SEMI..........VE / MNI....... / SEM......MA / COL......EIA / SEMIC......CHEIA / FU....../ SEMI......SA

17

RECONHECIMENTO

DAS

FIGURAS

MUSICAIS

NOME:___________________________________Data:____/____/____ Escreva o nome de cada figura musical ao seu lado.

________________________

Escreva o nome

________________________

Escreva o nome

_________________________

Escreva o nome

__________________________

Escreva o nome

___________________________

Escreva o nome

____________________________

Escreva o nome

_____________________________

Escreva o nome

18

Escreva o nome de cada figura e o valor de sua pausa

Nome:___________________________Data:___/___/____

O. B. S: Ateno com as pausas!

Figura

Nome

Pausa

Vale Quanto

19

AVALIAO Data

(Teoria Musical)

NOME: _____________________________________________________________

1)A Pausa da Semibreve vale quantos tempos?_______________________

2)A Pausa da Mnima vale quantos tempos?_______________________

3)A Pausa da Semnima vale quantos tempos?_______________________

4)A Pausa da Colcheia vale quantos tempos?_______________________

5)H trs sinais de Claves, Quais so? Clave de ___________,_________,_________

6) As partes da nota se chamam:

__________________________________

_______________________

__________________

7)Pentagrama ou pauta contem quantas linhas?______ e quantos espaos?_______.

8)O que Msica?__________________________________________________ 20

Simbologia Musical - OBS: A pausa um silencio na musica de durao varivel representada por sinais:

Figura

Nome Semibreve

Pausa

Quant. Tempo 4 tempos

Seu Nmero 1

Mnima

2 tempos

Semnima

1 tempo

Colcheia

tempo

Semicolcheia

tempo

16

Fusa

1/8 tempo

32

Semifusa

1/16 tempo

64

Use sempre essa Prtica -(Questionrio a cada 30 dias). Professor Explica Executa Executa Corrige Elogia Observa Escuta X X X X X X X X Aluno: Escuta Observa Executa Ajusta-se OK Executa Explica. 21

(12) Figura da Nota - Uma Semibreve vale duas Mnimas... Segue o Exemplo abaixo.
(pinte os espaos onde se encontra um X e complete com as bandeirolas correta).

x =

22

(13) Grafia Musical: Substituio por barras. Veja e pinte o desenho dentro da bolinha ou quadrados dos exemplos.

EXEMPLOS

23

(14) Compassos: H trs espcies de compasso: Quaternrio, Binrio e Ternrio.


Pinte.

Quaternrio Binrio Ternrio

C ou 4/4

4 Tempos 2 Tempos 3 Tempos

Composto 12/8 Composto 6/8 Composto 9/8

C ou 2/4

(Aula Prtica) Acentuao: Quaternrio: 1 tempo-forte 2 tempo-fraco 3 tempo-fraco 4 tempo-fraco. Binrio: 1 tempo forte e 2 tempo fraco Ternrio: 1 tempo-forte 2 tempo-fraco e 3 tempo-fraco.

Para marcarmos os compassos indicando a diviso dos tempos atravs de movimento com a mo, usaremos o seguinte sistema:

( II ou III ou IIII )Bater com o p(opcional)

ATIVIDADES E JOGOS MUSICAIS:


24

(Prtica) (A) Recorte cada pausa e entregue ao aluno. (B) ligue o metrnomo em um compasso 4/4 para a maior pausa, 2/4 para a menor pausa e uma palma para a pausa de um tempo. Cada aluno recebe a pausa e em seguida bate com o pezinho (ou fala) o tempo equivalente a pause entregue, repassando para o prximo coleguinha. Obs.: Use as palmas para essa prtica. IIII = 4 palmas / II = 2 palmas / I = 1 palma. (crie pratique).
25

26

DAMA MUSICAL

27

Dama Musical (2011)


Regra do jogo:

Esse material bem ecltico Com ele possvel fazer vrias atividades Com a teoria musical, s basta mudar O contedo das fichas de perguntas.

1)Use a Dama, em seguida marque com: Tampinhas com cores oposta (coloridas), na parte inferior ser acrescentado um nmero referente ao assunto abordado na ficha de pergunta de acordo com o nmero que a pessoal recebeu. Caso no saiba a resposta, o ponto ser para o adversrio.

(2) Total de duas Pessoas, por vez. (3) vencer o jogo quem superar as dez ou doze pedras ou uma jogada nica, ou dama no final. (4) Caso de empate! Haver uma nova rodada. (5) Use os nmeros na parte de baixo das pedrinhas e nas fixas de perguntas, crie variaes com as Notas, As Tonalidades!Ornamentos, Pausas, Claves, Articulaes, Tempos e valores, etc.

www.solanomusic.com
28

Fichas de perguntas. (Figuras, Pausas e Nmeros)

1- Quantos tempos valem uma semibreve? 2- O nmero 64 corresponde a qual figura? 3- A pausa de semnima vale quantos tempos? 4- Qual o nome dessa figura?

5- Quantos tempos valem uma mnima? 6- Fique uma rodada sem jogar 7- Qual o nome dessa figura? 8- Quantos tempos valem uma pausa de semibreve? 9- Qual o nome dessa figura? 10- O nmero 32 corresponde a que figura? 11- Jogue novamente e fale o nome das Trs claves

12- Qual o nome dessa figura?


29

13- Quantos tempos valem uma pausa de mnima? 14- Qual o nome dessa figura? 15- Quantos tempos valem uma pausa semicolcheia? 16- Qual o nome dessa figura? 17- Um ponto para o seu adversrio 18- O nmero 16 corresponde a que figura? 19- Quantos tempos valem uma pausa de semifusa? 20- O nmero 8 corresponde a que figura? 21- O nmero 4 corresponde a que figura? 22- O nmero 1 corresponde a que figura? 23- Qual o nome dessa figura? 24- A pausa da semibreve fica acima ou abaixo da 4 linha?
www.solanomusic.com
30

(15) Formula do compasso. (Prtica para o professor dar exemplos). O numero superior indica a quantidade de notas no compasso, j o numero inferior indica os nmeros das notas no compasso.

2 ____dois tempos

4_________quatro tempos(quatro notas no compasso) 4_________uma Semnima(uma semnima de numero 4)

2____uma Mnima

(16)-Como Transformar compasso Simples em Compasso composto: (Prtica para o professor dar exemplos).

Compasso simples

2 4 X

3 2

= 6 = 8

compasso composto

3 = 2 compasso simples

8 2 =4

(17) Compassos conceito: 2/4 quer dizer que teremos 2 semnimas para cada compasso, ou valor correspondente a 2 semnimas. Colocaremos uma seqncia de compassos simples com as devidas U.T. e U.C (Prtica para o professor dar exemplos). Os compassos simples mais usados no contexto musical so:
Binrio: Ternrio: 2/2 2/4 2/8 3/2 3/4 3/8

Quaternrio: 4/2 4/4 4/8 31

(18) Sinais:

Brao ou

{ [ serve para reunir duas ou mais partes para serem ligadas como se fosse uma s
parte.

Travesso ou Barra de compasso:

Os compassos so divididos por uma linha vertical chamada "travesso ou Barra de Compasso. 1 comp. 2 comp. 3 comp.

No final de um trecho musical usa-se o "travesso duplo" e na terminao de uma obra usa-se a "pausa final".

Divida os compassos dos trechos abaixo, usando a barra de diviso de compasso como o exemplo na letra "a":

Sinais de Repetio:

Ritornelo: serve para repetir a musica ou o trecho musical.

./.

32

..

uma Semibreve com dois potinhos vale duas Mnimas

Uma Mnima com dois pontinhos vale duas semnimas, segue os demais exemplos.

1 e 2 casa, significa que voc deve obedecer a 1 casa na repetio depois faz a 2 casa do trecho ou pea musical.

SIGNO, CODA, D.C (A),FINE (TRIO)-Todos esses sinais servem como um ponto de referencia de incio ou termino de um trecho musical.

* , W, A , D.C , Fine
33

(19) Anacruze ou Tacet:


Este termo indica que devemos tocar somente a melodia da musica at o asterisco AC,sem o ritmo chegando ao compasso cifrado.

Tacet.......

(20) Ligaduras:

34

35

You might also like