You are on page 1of 9

Decepo

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Nota: Para outros significados, veja Decepo (desam iguao!. " decepo ("O #$$%: decepo ou deceo! ou desiluso o sentimento de insatisfao &ue surge &uando as e'pectativas so re algo ou algum no se concreti(am. ) semel*ante ao arrependimento, mas difere deste na medida em &ue o arrependimento est+ focado nas escol*as pessoais &ue levaram a um resultado negativo, en&uanto &ue a decepo est+ focada no pr,prio resultado.# -eralmente est+ associada com a triste(a e com a frustrao. " intensidade da decepo proporcional ao tempo, valor sim ,lico e intensidade da e'pectativa..carece de fontes/

Referncias

Como lidar com a Decepo?


04/07 47 Por Miguel Lucas em Psicologia Positiva

" decepo fa( parte da vida. "firmo perentoriamente &ue necess+rio para o desenvolvimento *umano. O desapontamento, na grande maioria das ve(es um impulso para a ao, fornece0nos motivao para crescer e ir ao encontro dos nossos o jetivos. " decepo pode considerar0se sempre &ue identificamos um erro entre a&uilo &ue desejamos alcanar ou &ue acontecesse e a&uilo &ue realmente alcan+mos ou &ue aconteceu. 1empre &ue identificamos esta discrep2ncia, na grande maioria das ve(es podemos ficar decepcionados, com os outros ou connosco mesmo. 3as e'tamente essa discrep2ncia &ue nos permite avanarmos, &ue nos permite &uestionarmo0nos, &ue nos permite ol*ar a realidade de frente e progredirmos. " decepo uma forma de frustrao, e aprender a lidar com a frustrao uma *a ilidade necess+ria para conseguirmos lidar com as nossas emo4es de forma funcional.
A DECEPO COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO

Para promover o crescimento, a decepo precisa ser e'perimentada, pelo menos num primeiro momento, em pe&uenas doses control+veis. "prender a gerir de forma 5,tima6 as decep4es e frustra4es na inf2ncia ajuda0nos a desenvolver a capacidade de lidar com as decep4es mais dolorosas &ue encontramos ao longo de toda a vida. Por outras palavras, e'perimentar decep4es toler+veis &uando somos jovens, en&uanto os nossos pais esto l+ para nos ajudar a lidar com elas, ajuda0nos a construir 6m7sculos6 psicol,gicos, fora emocional e *a ilidades para lidar com esses sentimentos. 8o pretendo passar a mensagem &ue os pais devem deli eradamente procurar formas de decepcionar os seus fil*os. 8ada disso. 8o entanto, importante no desenvolvimento das crianas &ue no aja uma super proteo, devendo considerar0se normais pe&uenas

frustra4es e toler+veis algumas insatisfa4es. 9ste processo de viver as e'peri:ncias menos oas sem alarmismos, por e'emplo, no ser capa( de encontrar um rin&uedo favorito, no ser satisfeito um pedido de doces no supermercado, ter &ue ficar com uma a + por algumas *oras, e at mesmo ter &ue dividir algo com um irmo, fa( parte do importante processo de construo de *a ilidades de enfrentamento.

1e voc: pai, educador ou professor pense nisso por reves momentos. Pense numa forma de desenvolver fora emocional na sua criana ou jovem. Por outro lado, se voc: j+ adulto e sente &ue tem pro lemas em lidar com a decepo, muito provavelmente no desenvolveu determinadas *a ilidades c*ave &uando era mais novo. Por esse motivo no julgue &ue algo de errado est+ acontecendo com voc:. O &ue necessita entender os gatil*os &ue fa(em disparar a sua decepo e as crenas &ue as suportam. ;odos n,s ao longo da nossa vida vamos construindo um conjunto de conceitos e ideias &ue nos servem de orientao e pela &ual ol*amos o mundo. 3as se essas crenas forem demasiado r<gidas, podem causar0l*e pro lemas encamin*ando0o para uma frustrao recorrente, empurrando0o para uma decepo generali(ada com a maioria da pessoas e=ou da viso &ue possa ter acerca do mundo. 8a vida adulta, muitas so as ve(es &ue as coisas no acontecem de acordo com as nossas e'petativas. 3uitas so as ve(es &ue as pessoas no agem de acordo com a&uilo &ue esperamos. Por ve(es infligem0nos sofrimento, fal*am connosco, so ingratas e injustas, levando0nos ao sentimento de decepo. Para lidar com este sentimento de forma a no sairmos denegridos, prejudicados e acima de tudo deprimidos, importa sermos fle'<veis, importa acionarmos a aceitao da realidade. Falei de forma mais aprofundada acerca do assunto, no artigo: >omo a andonar o sofrimento, &uando este prejudicial?

ACEITAR A REALIDADE

@ma das c*aves para lidar com a decepo dos outros, perce er e tomar consci:ncia &ue somos todos *umanos, e os seres *umanos so, por definio, seres imperfeitos. ;odos n,s, cada um de n,s, decepciona algum, em algum momento ou outro. Aecon*ecer este fato da e'peri:ncia *umana pode ajudar0nos a lidar com a dor da desiluso, &uando se trata de aprofundar a nossa capacidade de amar e conetarmo0nos com a 5imperfeio6 dos outros. ;odos temos modelos pelos &uais aprendemos a agir no mundo. 9ssas pessoas transmitem0nos algumas lin*as de orientao &ue nos servem ao longo da vida. 1o pessoas &ue admiramos, &ue idolatramos e &ue acima de tudo respeitamos. 8o entanto, essas pessoas de refer:ncia tam m so *umanas, cometem erros, desli(es e por ve(es injustias, direta ou indiretamente, aca ando por decepcionar0nos. 8o processo de enfrentar as frustra4es (processo de ruptura com o modelo!, grandes e pe&uenas, &uer em tenra idade &uer na idade adulta permite0nos colocar B prova as nossas *a ilidade de enfrentamento, e com isso desenvolvermos a capacidade de nos ajustarmos B realidade das situa4es. Este processo pode ser complicado, mas aplicando alguns passos voc pode conseguir ultrapassar o sofrimento da sua decepo:

Fale sobre a sua decepo. Abordar o assunto pode parecer fazer piorar a dor no incio. Mas, acredito que ao falar sobre os moti os e acontecimentos que o conduziram at! " sua decepo pode ser promotor de esclarecimento e da procura de um atenuante. #on ersando com ami$os, parentes, ou um profissional pode a%ud&'lo a processar os sentimentos e a restabelecer o equilbrio emocional. (embre'se que e)istem sempre &rias ers*es para uma +ist,ria. -ente obter mais informa*es antes de tomar qualquer ao ou tomar qualquer deciso sobre como responder a uma situao. #oloque'se no lu$ar da outra pessoa. Mesmo se oc. ten+a uma opinio diferente, no di$a, /0u nunca faria isso.1 2uem sabe, oc. at! poderia fazer se esti esse na mesma posio. 3e%a $entil com oc. mesmo. A rai a, que pode ser o seu sentimento prim&rio, muitas ezes ! uma reao " dor. -ente recon+ecer o quo oc. se sente ma$oado e tenta amenizar a sua dor com $entileza e bondade. 0sforce'se por no ficar demasiado ressentido ou rancoroso. #on erse com a pessoa que foi al o da sua decepo, se for poss el, pode ser 4til, mas "s ezes pode piorar as coisas. 0nto, se%a claro sobre o que oc. pretende alcanar com essa poss el con ersa. 5nsultar ou atacar pro a elmente no ai a%udar. 6rocure en ol er'se numa discusso realista sobre o que a outra pessoa fez, e o quanto isso tem perturbado oc., pode ser 4til.

O QUE PODE ACONTECER AO LIDAR DE FORMA DESTRUTIVA COM A DECEPO?

" decepo no inerentemente algo mau. " decepo comporta em si um lado duplamente positivo. @ma das ra(4es por&ue ela representa a pai'o a uma causa, a

um valor ou a uma pessoa. " outra ra(o &ue ela impulsiona0nos B resoluo e B com atividade perante a frustrao e'perienciada. Cuanto maior a sua decepo, maior o significado da sua pai'o e conse&uentemente maior poder+ ser o impulso para a soluo. 8o entanto, nem sempre assim . 8em sempre a pessoa canali(a essa enorme energia da mel*or forma e na mel*or direo. >om estes dois lados positivos da decepo, a emotividade pode tomar conta da pessoa e os disparates serem o porta estandarte da estratgia de enfrentamento. >ertamente esta no ser+ uma forma funcional de lidar com a decepo. Para aprofundar o assunto, leia: O lado positivo do desapontamento e da triste(a Por e'emplo, sempre &ue voc: tenta afogar a sua desiluso, negar os seus o jetivos e son*os ou mesmo desistir deles, voc: est+ realmente apenas rejeitando &uem voc: verdadeiramente. "o su jugar os seus desejos, as suas vontades, os seus o jetivos, os seus son*os, as suas vis4es, o seu verdadeiro eu, voc: anula0se. Cuando voc: tenta negar os seus desejos reais, voc: est+ apenas consumindo0se. Doc: pode tentar fingir &ue est+ tudo em e continuar normalmente na sua vida &uotidiana, mas voc: no pode enganar o seu su consciente. Cuando voc: se separa dos seus valores e da&uilo &ue significativo para si, a vida comea a ser vivida de forma va(ia. >om o tempo, voc: corre o risco de ir0se afundado num estado de decepo e insatisfao &ue pode condu(i0lo para um estado de apatia geral. Doc: comea a viver todos os dias 5sem vida6, sem pai'o ou entusiasmo. Doc: passa a sentir0se estril e va(io. >om alguma naturalidade voc: pode cair em depresso. " oa not<cia &ue lidar com a decepo no tem de ser desta forma. Doc: no est+ so(in*o na sua desiluso. ;odos n,s somos suscept<veis B decepo e certamente em algum momento iremos ficar decepcionados. 1eja com os amigos, familiares, professores, gestores, colegas de tra al*o, enfrentar a decepo uma realidade da vida. 8o um fen,meno e'clusivamente seu. "inda &ue na grande maioria das ve(es a decepo possa ser disparada por um gatil*o do &ual voc: no tem plena consci:ncia, voc: pode proativamente lidar com isso de uma maneira consciente. Desde &ue aprenda como lidar corretamente com as suas decep4es, voc: pode levar a vida de forma funcional, em alin*amento com as suas pai'4es e desejos interiores.

LIDAR DE FORMA CONSTRUTIVA COM A DECEPO

>olo&ue0se num estado mental mais claro sempre &ue voc: e'perimentar a decepo. 8um estado de a atimento voc: pu'ado para ai'o, para um estado inferior, onde os seus pensamentos so predominantemente enrai(adas no medo, triste(a, dor, ou at mesmo apatia. 9, usualmente tudo este processo ocorre de forma su consciente. Pode *aver momentos em &ue o sentimento de decepo to avassalador &ue parece o fim do mundo. " triste(a instala0se, com isso voc: aciona uma ponte para o seu passado, relem rando0se de mais acontecimentos de triste(a &ue comprovam a sua decepo. O ciclo de negatividade cresce de forma autom+tica, dado &ue a triste(a alimenta a triste(a. Os seus n<veis de energia diminuem podendo levar B resignao e B letargia. Eicar preso num tal estado &ue o impede de pensar logicamente e com clare(a, desvantajoso. "o lidar com a decepo, o seu primeiro foco deve ser tentar tra(er a sua consci:ncia para um n<vel mais neutro ou positivo, tentando colocar0se num estado de maior capacidade para reagir B sua situao. Procure atividades positivas, onde possa energi(ar0se a si mesmo. Cue atividades voc: mais gosta de fa(er na sua vida? Fdentifi&ue0as. Pode0se escrever isso numa fol*a de papel, jogar, andar no par&ue, assistir a um filme de comdia ou conversar com amigos divertidos. 1e voc: ac*a &ue ler o seu livro favorito pu'a por voc:, em seguida, pegue no livro e comece a l:0lo. 1e dar um passeio B eira0mar ou B volta da sua casa torna0o mais descontra<do, em seguida, saia de casa e desfrute da risa l+ fora. 1e jogar pode fa(:0lo sentir0se mel*or, v+ em frente e jogue. Eaa tudo o &ue possa fa(:0lo sentir0se mel*or. Gs ve(es, simplesmente passar algum tempo so(in*o pode ser a mel*or maneira para voc: arrumar as suas ideias e recuperar a energia perdida. ;alve( todas estas recomenda4es possam parecer0l*e anais, coisas normais, coisas &ue voc: at j+ sa e &ue so 7teis. 8o entanto digo0l*e &ue so muitos efica(es. 8a grande maioria das ve(es as coisas mais simples so as &ue funcionam, mas so

igualmente a&uelas Bs &uais somos mais resistentes. Fsto acontece por&ue julgamos precisar de um 5milagre6 para nos sentirmos mel*or. 9, tam m por&ue se voc: no sente vontade nen*uma para fa(er algumas das coisas sugeridas, por&ue ra(o se vai propor a isso? Por&ue num estado de decepo, enfico &ue voc: seja proativo no resta elecimento do seu *umor e do seu e&uil< rio emocional. >ertamente concorda? "credito &ue sim. 9nto l,gico fa(er coisas para voltar a sentir0se em, certo? Dolto a acreditar &ue concorda comigo. Perante este racioc<nio, reforo a ideia de &ue uma das mel*ores formas para lidar com o seu estado de decepo fa(endo coisas para voltar a sentir0se em.

"credito &ue aliado Bs estratgias referidas anteriormente para resolver a situao pr+tica com a pessoa &ue foi alvo da sua frustrao, uma com inao de atividades, incluindo o tempo so(in*o, conversar com ons amigos, assistir aos seus programas favoritos e jogar os os seus esportes favoritos ajudam a recuperar0se para um estado de capacidade.
LIGUE-SE AO SEUS VALORES, DESEJOS, INTERESSES E NO AOS RESULTADOS

Cuando voc: est+ desapontado, a sua fonte de decepo pode estar enrai(ada no seu apego e'cessivo a um determinado resultado. Cuando um resultado no se manifesta do jeito &ue voc: imaginou, voc: fica decepcionado. 9sta uma resposta perfeitamente natural. 8o entanto, entenda &ue as suas e'pectativas no resultado, ou o jetivos, so um refle'o ou projeo e'terna de um desejo su jacente &ue voc: tem. "s e'petativas podem ou no ser proje4es precisas, por&ue so interpreta4es meramente su jetivas do &ue voc: pensa &ue necess+rio para viver de acordo com o seu desejo su jacente. Por e'emplo, digamos &ue voc: foi a uma entrevista na empresa 5"6. " 9mpresa 5"6 oferece um pacote de enef<cios grande, voc: j+ ouviu elogios so re o local. Doc: pretende fa(er uma carreira na empresa 5"6. 8o entanto, voc: preterido por outro candidato a &uem consideraram como tendo um mel*or perfil para o cargo. " empresa passa a ter uma pol<tica de apenas aceitar um candidato uma ve( a cada dois anos. 8o *+ nen*uma maneira de voc: tentar de novo nos pr,'imos dois anos. O &ue voc: deve fa(er a partir da&ui? O segundo passo para lidar com a decepo e'ige &ue voc: ol*e para os seus desejos e o jetivos e no propriamente para o seu resultado o tido. >omece por recon*ecer &ue um emprego na empresa 5"6 apenas uma projeo dos seus desejos internos. O seu desejo interior pode ser o de o ter uma carreira desafiante e ter um emprego num am iente de tra al*o din2mico. 1e tentou e no conseguiu um om resultado, *+ muitas maneiras para alcanar o seu desejo, como tra al*ar na 9mpresa -, 9mpresa H, ou mesmo a criao do seu pr,prio neg,cio. ;ra al*ar na empresa 5"6 era apenas uma das muitas maneiras de voc: poder conseguir isso. 8este e'emplo, era importante no personali(ar a decepo. Ou seja, era importante no ficar decepcionado consigo mesmo, nem atri uir descrdito Bs suas capacidades ou *a ilidades. 8estas situa4es, tal como referido anteriormente importante encarar a realidade dos fatos, e no entrar num ciclo de negatividade. ) importante perce er a

ra(o do a atimento e da frustrao, mas depois, com clare(a tentar perce er &ue na ase da desiluso est+ algo om: os seus desejos. 9 esses desejos podem continuar a alimentar as suas a4es no sentido de c*egar onde pretende. " decepo s, prejudicial &uando voc: a usa para o travar, para o imo ili(ar na sua frustrao e impedir &ue continue em frente.

LIBERTE-SE DA SUA ILUSO MENTAL

) importante tra al*ar a sua capacidade de adaptao Bs circunst2ncias da vida e B mudana, desenvolvendo a sua fle'i ilidade de pensamento. 3uitas pessoas permanecem num estado desapontado por&ue ficam enrai(adas nas suas e'pectativas acerca de como a realidade deve ser. 1e voc: est+ decepcionado com alguma coisa, muito provavelmente pode estar a alimentar certas percep4es so re como as coisas deveriam ser. 9stas percep4es no so a realidade, elas so inven4es criadas por si na sua mente, no propriamente falsas, mas ela oradas nas suas crenas e formas de ol*ar o mundo. 8em verdadeiras, nem falsas. 3as se esto contri uindo para a sua decepo, merecem ser revistas, merecem um outro ol*ar. 9stas ilus4es mentais so desencorajadoras por&ue mant:m0no preso num estado negativo. "lgumas dessas ilus4es so alimentadas por distor4es do pensamento, impedindo0o de progredir na direo para onde voc: pretende ir. Iidar de forma assertiva com o desapontamento re&uer &ue voc: fi&ue ciente das suas ilus4es mentais. Cuando voc: est+ desapontado, pergunte a si mesmo: 5o &ue &ue me est+ a fa(er ficar preso neste sentimento? " &ue falsas percep4es &ue eu estou a agarrar0me ? Cue ideias fi'as da realidade eu estou a levar em considerao? Procure essas ilus4es, uma por uma. Pergunte0se como e &uando voc: passou a ter essas ilus4es. >onscienciali(e0se delas e li erte0se delas. 9stas ilus4es so o &ue l*e d+ uma

viso errada da realidade. 9las esto impedindo &ue voc: aja construtivamente so re a sua situao ou viva a sua vida da maneira &ue pretende. eia: Distor4es do pensamento, sai a por&ue causam pro lemas e como as mudar
ENTENDA QUE OS RESULTADOS INDESEJADOS PODEM NO SER RETROCESSOS

8o artigo, o lado positivo do desapontamento e triste(a, e'pli&uei &ue uma das ra(4es pelas &uais as decep4es podem ser positivas por&ue representam uma oportunidade de crescimento. 3uitas pessoas decepcionam0se com algumas situa4es ou resultados, por&ue v:em isso como uma derrota ou um fracasso comparativamente ao &ue &uerem atingir. 1entem0se como se tivessem dado um passo para tr+s relativamente Bs suas e'petativas. Por e'emplo, digamos &ue voc: investiu muito do seu tempo na preparao para os e'ames. Doc: tin*a a crena de &ue essas a4es, juntamente com o &ue voc: sa ia (a sua realidade!, resultaria num resultado positivo. 8o entanto, em ve( de atingir esse resultado, voc: ficou a&um das suas e'pectativas. Provavelmente perante uma situao como a descrita anteriormente voc: ficaria desapontado, essa e'peri:ncia realmente e'emplificativa &ue e'istia um e&u<voco no seu pensamento. " apreciao inicial levou0o a concluir &ue o &ue fe( e sa ia era suficiente para alcanar o resultado pretendido, &ue na verdade no foi. 9m ve( disso, voc: pode precisar de aumentar os seus recursos ou mudar a sua a ordagem para alcanar os resultados desejados. " sua decepo tem realmente como finalidade ajud+0 lo a mover0se em direo aos seus o jetivos, e no condu(i0lo para longe como se pensava inicialmente. 8este e'emplo, e sendo a ordado de forma construtiva, iria servir para a o teno de novas li4es, seja so re si mesmo, a situao ou mesmo do mundo. Doc: gan*ou alguma coisa &ue ningum mais poderia fornecer0l*e. Como pode um resultado negativo ser um rev!s se l"e deu algo novo para aprender? Doc: c*ega a um novo n<vel de consci:ncia e crescimento &ue nunca teve antes. " decepo serviu0l*e, promoveu0l*e novos entendimentos e formas mais funcionais para o ter o &ue desejava
AVANCE: FOQUE-SE EM FAZER O MELHOR QUE PUDER

Iidar com a decepo no definitivamente uma tarefa f+cil, mas se voc: tra al*ar focado nas etapas mencionadas acima, aca ar+ por ajudar a retir+0lo do estado va(io e confuso &ue provavelmente se encontra. "inda &ue alguns dos seus o jetivos do passado possam ter culminado em decepo, isso pertence ao passado. Doc: agora tem a possi ilidade de lidar com as frustra4es de uma forma mais funcional e vantajosa para si. 3anten*a0se focado nos seus desejos e nos seus son*os de vida. 8o ol*e os resultados como fracassos usando a decepo como uma paralisia da ao. >om os seus desejos em mente, continue em frente. ;al como como transmiti no artigo: Ele'i ili(e0 se, adapte0se e tire vantagem da mudana. 8o entanto, tome nota para no prender0se ao fracasso ou fal*a de alguns dos seus o jetivos. Cuando voc: fa( isso, comea a cair na armadil*a de associar a sua pr,pria pessoa aos o jetivos menos conseguidos. Fsso no sustent+vel, por&ue esses o jetivos so apenas resultados e'ternos, &ue so

impermanentes. Doc: muito mais &ue os seus resultado ou decep4es. Doc: a&uele &ue pode aprender e crescer com isso. #$ vida no ! apenas so%re como alcanar as metas, ! so%re viv&las ao m'(imo)* 9m cada situao &ue sa e poder condu(i0lo ao seu o jetivo, escol*a as a4es &ue l*e permite viver em alin*amento com os seus desejos mais <ntimos, de acordo com as suas *a ilidades, dentro dos seus conte'tos situacionais. G medida &ue voc: for fa(endo isso, no *+ ra(o pela &ual possa sentir0se para ai'o, por&ue tem feito tudo a&uilo &ue pode fa(er. 9u escrevi so re este assunto no artigo: O poder da ao, fa(er o &ue necess+rio ser feito. Cuando voc: comear a fa(er isso, vai perce er &ue capa( de viver conscientemente e livremente em ve( de sujeitar0se aos resultados. Doc: capa( de canali(ar construtivamente a pai'o dos seus desejos mais <ntimos para viver o tipo de vida &ue voc: &uer. " rao

You might also like