You are on page 1of 3

Ficha de Trabalho 3

Disciplina: Fsica 12 Perodo: 2

Contedos: Hidrosttica Professora: Carla Cruz

1. Um copo graduado, com rea de base de 4,0cm , contendo 3 lquidos no miscveis, A, B e C. As massas volmicas e as alturas dos lquidos no copo so: , , , , e . Calcule: 1.1. A presso hidrosttica no fundo do copo; 1.2. A fora de presso exercida no fundo do recipiente. 1.3. A diferena entre a presso na parede lateral junto ao fundo e ao nvel da superfcie de separao dos lquidos B e C.

2. Um sistema de vasos comunicantes contm gua (


3

) e um lquido de

massa volmica 0,8g/cm que atinge a altura de 10cm. Calcule a altura da coluna de gua.

3. O Sistema de vasos comunicantes representado contm dois lquidos no miscveis. Os pontos C e D pertencem, respetivamente, aos lquidos 1 e 2 e esto ao mesmo nvel h, relativamente superfcie de separao. 3.1. Estabelea uma expresso que permita relacionar as presses nos pontos C e D com as massas volmicas dos lquidos 1 e 2. 3.2. Que concluses se podem tirar acerca da presso a que se encontram dois pontos, ao mesmo nvel, pertencentes a lquidos diferentes?

4. Para medir a presso atmosfrica, Torricelli utilizou um tubo de vidro de um metro de altura, fechado numa extremidade. Encheu-o de mercrio, tapou a extremidade aberta com o dedo, virou o tubo e mergulhou-o numa tina com mercrio (

). Verificou que o mercrio desceu no tubo at que a

diferena de nvel entre as superfcies livres, dentro e fora do tubo era de 76cm 4.1. Calcule o valor da presso atmosfrica em unidades SI. 4.2. Se repetssemos a experincia de Torricelli usando gua em vez de mercrio, qual seria a altura da coluna de lquido?

5. Para medir a presso do gs contido numa botija, utilizou-se um manmetro de mercrio, de acordo com a figura. Calcule: 5.1. O valor da presso do gs na botija, indicada pelo manmetro (presso manomtrica). 5.2. O valor da presso do gs, se a presso atmosfrica for 730mmHg (presso absoluta).

6. A figura representa uma prensa hidrulica em equilbrio cujos mbolos tm, respetivamente, 20cm e 60cm de raio. Sobre o mbolo menor aplica-se uma fora de 200N. 6.1. Calcule o valor de . 6.2. Se o mbolo maior for deslocado 1,0 cm, qual o deslocamento do mbolo menor?

7. Na prensa hidrulica representada, as reas das seces A1 e 2 2 A2 so respetivamente, 500cm e 25cm . A massa do mbolo E desprezvel e o bloco B tem de massa 100kg. Se a prensa estiver cheia de um lquido de massa volmica 600kg/m , qual a intensidade da fora equilbrio?
3

que mantm o sistema em

8. O cilindro representado na figura tem de rea da base 10cm e flutua num 3 lquido de massa volmica 3,0g/cm . Determine: 3 8.1. O volume de lquido deslocado, expresso em m . 8.2. O valor da impulso. 8.3. O peso do cilindro. 8.4. A massa volmica do material de que feito o cilindro.

9. Uma esfera est mergulhada numa tina que contm gua e mercrio. As massas volmicas do material que constitui a esfera, da gua e do mercrio, 3 3 3 so respetivamente, 4,0g/cm , 1,0 g/cm e 13,6 g/cm . 9.1. Determine a razo entre os volumes imersos na gua e no mercrio. 9.2. Calcule a frao do volume da esfera que est mergulhada em gua.

10. O corpo A, macio, com o volume de 0,3cm , est preso ao fundo do vaso. Num determinado instante, o corpo A desprende-se do fundo e sobe at superfcie. As massas volmicas do material de que feito 3 3 o corpo e do lquido so respetivamente, 0,6 g/cm e 0,9 g/cm . Considere desprezvel a viscosidade do lquido. Determine: 10.1. O volume imerso do corpo quando flutua superfcie. 10.2. O valor da acelerao do corpo quando se desloca no interior do lquido. 5 10.3. O valor da altura h, sabendo que a presso no fundo do vaso 1,06x10 Pa e a presso 5 atmosfrica de 1,02x10 Pa.

11. Um corpo de massa 2,0kg e volume 100cm est totalmente imerso em gua. 11.1. Represente as foras que atuam no corpo. 11.2. Determine o valor indicado pelo dinammetro. 11.3. Num determinado instante corta-se o fio. Qual o valor da acelerao adquirida pelo corpo?

12. Um corpo A, de volume 120 cm , est suspenso de uma balana-dinammetro, B, e mergulhado na gua contida num copo C, que est sobre o prato de outra balana-dinammetro, D. Tanto a balana superior como a inferior indicam 15N. A massa do corpo C 80g. Determine: 12.1. A massa volmica da substncia de que feito o corpo A. 12.2. O volume da gua contida no copo C.

FIM

You might also like