You are on page 1of 4

Trata-se de uma das cerimnias mais significativas no Kung fu tradicional, uma vez que, ela ocorre por ocasio

da aceitao formal de um discpulo pelo mestre.

Podemos traduzir como reverencia ao Shi fu (), indicando uma forma de prestar respeitos ao mesmo, enquanto ele o acolhe em sua famlia perante aos seus membros e a sociedade marcial.

Embora sofra algumas variaes de uma famlia para outra, o principio tradicional, bem como, os importantes tpicos que a envolvem, so mantidos a geraes.

Em dado momento do cerimonial do pai shi o futuro discpulo fica ajoelhado a frente do Mestre, e far nove reverencias e ditar os preceitos que envolve sua famlia e seu comprometimento para com seu Shifu.

As tradies na feitura do Pai Si podem ser diferentes nas famlias kung fu, todavia, seu significado o mesmo e a importncia para ambas as partes tambm.

As reverencias so iniciadas entre o cu, o homem e a terra, incensos so dedicados a esta trindade, como meio de ligao entre elas, frutas e carne so ofertadas, sendo que deve se ter na cerimonia um frango inteiro assado, significando a totalidade do relacionamento.

Frutas tambm so servidas, devendo estar presente as doces e azedas, pois mostra a relao Yin e Yang em que ambos passaro juntos, mostrando que um relacionamento sempre tem pontos positivos e negativos, porem, devem estar juntos at o fim.

Muitos podem dizer alunos de determinados Mestres, poucos podem se dizer discpulos.

Esta cerimonia tem alm de tudo um cunho espiritual e como tal, a unio se da pelo espirito dos envolvidos e segundo a tradio chinesa se perpetua no eterno.

Nesta cerimonia sempre haver uma testemunha juntamente com o Mestre e o discpulo e geralmente esta testemunha tambm Mestre em Kung Fu.

Apos as reverencias, e dividir a ceia com seu Mestre, e entregar-lhe o envelope de Hung Bao, o Shi fu passa-lhe as mos um envelope com o seu nome de famlia Kung fu, e algumas vezes o seu carimbo. Agora ele um discpulo formal, inicia-se ento as

regalias e as atribuies que envolvem o discipulado, uma vez que, agora esse discpulo responsvel pelo desenvolvimento e perpetuao do estilo que a famlia que ele agora toma parte, domina.

Reza a tradio que Ip Man ao fazer a cerimonia com seus discpulos, era ele quem entregava o envelope (Hung Bao), e uma vez indagado sobre esta suposta inverso, ele justificou que tinha feito assim com seu Mestre, uma vez que representava que aquele pai estava a dar um dinheirinho para seu novo filho fazer uso.

Desta forma, no sistema Applied Wing Chun mantem-se este mesmo ato, da forma com que Chan Wah Shun fez com Ip Man, Ip Man fez com Duncan Leung, que por sua vez fez com Li Hon Ki e este ultimo com Hudson Willian no ano de 2010.

Sendo discpulo voc toma parte da famlia, e assim sendo, est sujeito as suas diretrizes e preceitos, devendo respeito e obedincia ao lder dela, o seu Shi fu. No existem ramificaes entre discpulos, pois, s existe um Shi fu. Existem sim, possveis rupturas entre ambos, e isso acontecendo, no h mais a existncia do vinculo familiar, e deixa de manter o nome dado por ocasio do pai shi.

Quando se tem um Pai si, discpulo e Mestre andam lado a lado, se um cair o outro cai tambm, certo ou errado ambos esto juntos, a cumplicidade, fidelidade, honra e dedicao deve ser sem limites.

Na China antiga, a tradio elencava a seguinte relao de respeito: 1 os deuses, 2 seu Pas, 3 seu Shifu, depois seu pai e sua me.

Via de regra, o Mestre sentindo o profundo respeito e demais virtudes compatveis com o discipulado, este convida o aluno a tornar-se discpulo, pois esta escolha deve ser bem certificada, uma vez que o discpulo entrara no mais profundo da estrutura familiar.

Resumidamente um discpulo deve estar disposto a sacrificar-se por seu Mestre e isso acaba sendo cada vez mais raro.

Todo discpulo passou pelo pai shi, pois, esse cerimonial tradicional que o certifica, e com isso mantm viva a tradio familiar do Kung fu. Acima e antes de qualquer coisa, para existir vinculo preciso haver proximidade, para existir proximidade preciso haver sensibilidade e respeito, por isso poucos alunos recebem este diferencial a tornarse discpulos.

Dois amigos haviam feito um pacto de amizade eterna(o que muitas vezes j ouvimos falar com o chamado pacto de sangue), e fazendo juras recprocas que um seria pelo outro at o fim de suas vidas. Os anos se passaram e em determinado momento da vida, tiveram que se separar, sendo que um deles deixaria a China e passaria a viver do outro lado do mundo com sua famlia. No momento da despedida, estes dois companheiros combinaram de se encontrar em 20 anos, naquela mesma data, naquele mesmo local para ento jantarem juntos e se encontrarem. Assim, foi feito e os mesmos nunca mais se falaram at o termino daqueles vinte anos. Passados os vinte anos, por volta das cinco horas da tarde, o amigo que ainda se encontrava na China, deixou tudo preparado para receber naquela data a visita, conforme haviam combinado a duas dcadas atrs. De hora em hora, pedia para sua esposa esquentar a comida, pois sabia que a qualquer momento poderia chegar o amigo ante o compromisso assumido. Passadas varias horas, a milhares de quilmetros de distancia, seu amigo recordou do compromisso assumido, e vendo que j estava por demasia em atraso, uma vez que levaria dias para chegar a China, passou a sofrer com aquela situao, pois sua palavra estava selada, e com ela a sua Honra. Aps muito pensar sobre a situao, lembrou se de um provrbio antigo chins: Para os espritos, no h distancia que seja separada pelo tempo. Desta forma, deu cabo de sua vida e logo aps, chegou na casa de seu amigo, em esprito. La chegando, aps muita conversa e regozijo pelo reencontro, no momento da refeio, o mesmo se negou a faz-la com seu anfitrio. Indagado por que a recusa, o visitante teve que lhe contar como fez para chegar a tempo de seu compromisso, o honrado com o pacto um dia feito. Esta estria ilustra o valor de um compromisso, demonstrando que no h documentos, assinaturas, ou qualquer outro meio que se sobreponha a palavra de quem a deu, sentimento este muito enraizado na cultura oriental e que deve servir de exemplo para ns, um povo que ainda esta a crescer com apenas 500 anos de historia, contra uma civilizao milenar. Temos muito a aprender, mas para isso, necessrio ser humilde para reconhecer os pontos frgeis de nosso carter e conduta, para que ento, possamos nos submeter a uma reforma intima profunda, evoluir ao ponto mais alto, que no este outro motivo para que estejamos neste mundo.

A CASA DOS MIL ESPELHOS H algum tempo atrs existia, numa distante e pequena vila, um lugar conhecido como A Casa dos Mil Espelhos. Certo dia, um pequeno e feliz cozinho soube deste lugar e decidiu visitar. Quando l chegou, saltitou feliz escada acima at a entrada da casa. Olhou atravs da porta de entrada com suas orelhinhas bem levantadas e abanando a sua cauda, to rapidamente quanto podia. Para sua grande surpresa, deparou-se com outros mil pequenos e felizes cezinhos, todos a abanarem as suas caudas, to rapidamente quanto a dele. Nesse momento, deu um enorme sorriso e foi correspondido com mil sorrisos enormes. Quando saiu da casa pensou: 'Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre, um milho de vezes'.

Na mesma vila havia outro pequeno cozinho, no to feliz quanto o primeiro, que decidiu tambm visitar a casa. Subiu lentamente as escadas e espreitou atravs da porta. Quando viu mil ces a olh-lo fixamente, rosnou e mostrou os dentes e ficou assustado ao ver mil ces a rosnar-lhe e a mostrar-lhe os dentes. Saiu a correr e pensou: "Que lugar horrvel, nunca mais volto aqui!"

You might also like