You are on page 1of 5

Deus, Casamento e Famlia reconstruindo o fundamento bblico / Andreas J.

Kostenberger
O livro tem o objetivo de trazer uma teologia bblica de casamento e famlia.

Objetivo dos estudos: Reconstruo e retorno aos fundamentos bblicos de casamento e famlia. As Escrituras registram a instituio divina do casamento e apresentam uma teologia crist de casamento e educao dos filhos. O que significa o homem deixar pai e me e se unir sua esposa? O que significa marido e mulher tornarem uma s carne? Como podem estar nus e no se envergonharem? Qual o plano de Deus para o casamento? Introduo: - Famlias antes (Pai, me e filhos), famlias hoje? - Presbiterianos americanos (PCUSA) fazem casamentos homossexuais. Episcopais ordenam homossexuais ao cargo de bispo; - Presso social, do governo e da mdia simpatizante da causa gay; - Nmero elevado de divrcios com consequncias direta nos filhos e na sociedade; - Sexo fora do casamento (gravidez na adolescncia e aborto); - Homossexualidade, com filhos de pais do mesmo sexo, sem modelo do sexo oposto; - A confuso de papis, conceitos de masculinidade e feminilidade; - Literatura crist mais baseadas em cincias (psicologias, sociologias, etc.) do que nas Escrituras Sagradas; - A Igreja tornou-se parte do problema e deixou de oferecer a soluo que o mundo precisa; embora haja muita iniciativa para cuidar de nossos casais, a igreja no se diferencia do mundo; Tentamos resolver nossos problemas com princpios como melhorar a comunicao, desenvolver a vida sexual, aprender maneiras de suprir um ao outro, etc. Vivemos hoje uma ideologia libertria que exalta a liberdade humana e a autodeterminao como princpios supremos para os relacionamentos humanos. Tese do autor: A presente crise cultural no casamento e na famlia tem origem em uma crise espiritual. Se no temos Deus como iniciador do casamento e da famlia, abrimos espao para inmeras discusses e interpretaes humanas, caindo no ps-modernismo onde nenhum pensamento tem mais legitimidade do que outro. Terminamos no faa o que te faz sentir-se bem afinal a verdade a verdade de cada um. Ou ainda, temos consenso na opinio pblica e no voto da maioria, independente da moralidade envolvida na discusso. Se removermos Deus, as bases judaico-crists na formao da famlia, seremos obrigados a nos fundamentar nos valores ticos mais elevados da nossa sociedade: 1) Realizao pessoal; 2) Prazer pessoal; 3) Dinheiro. Nossa esperana estar colocada na poltica e na discusso humana. Temas como direitos humanos definiro o certo e o errado. A nica maneira de progredir retornar as Escrituras e colocar Deus de volta no centro do casamento e da famlia. Ele nos fez, Ele tem o manual. No h lugar mais difcil de colocar em prtica o que aprendermos aqui do que nossos lares, ali somos quem somos, ali conhecem nossos pontos fracos e pontos fortes.

Embora casamento seja um tema importante nas Escrituras, ele no o enfoque principal da revelao de Deus. A prioridade das Escrituras revelar como Deus traz a salvao em Jesus Cristo. AT prospectivo, promessas e modelos prenunciativos do Messias; NT retrospectivo, mostrando como a promessa de Deus se cumpriu em Jesus Cristo. Isso, contudo, no elimina a importncia com que a Bblia trata do tema famlia e casamento. (1 Co 10.11 e 2 Tm 3.16).

Arraigado na Criao (Gensis 1.-3) Deus Criador/Homem-Mulher sua Imagem/Casamento/Queda Contexto: Escrito para os israelitas que estavam no deserto contudo trazem parmetros para todas as pocas, esse fato se reflete nos ensinamentos de Jesus e de Paulo. (Mt 19.5-6; Mc 10.9; 1 Co 6.16; Ef 5.31; Ml 2.10-16). Corte necessrio: Complementaristas: o homem e mulher possuem papis distintos e se complementam; Igualitrios: para estes no h diferena de papis entre homem e mulher nas Escrituras. Comearemos em Gnesis 1-3 e terminaremos em Cnticos dos Cnticos de Salomo. Trs conjuntos de princpios: 1) O homem e a mulher foram criados imagem de Deus para governar a terra para Deus; 2) O homem foi criado primeiro e incumbido da responsabilidade final pelo relacionamento conjugal, enquanto a mulher colocada junto ao homem para ser sua ajudadora adequada; e 3) A queda da humanidade no pecado implica consequncias negativas tanto para o homem quanto para a mulher. 1) Criados imagem de Deus para governar a terra de Deus O fato de homens e mulheres terem sido criados imagem e semelhana de seu Criador lhes confere valor, dignidade e importncia inestimveis. Identificar a Imagem e semelhana de Deus no homem com atributos tais como inteligncia, vontade ou emoes provm mais dos conceitos gregos de personalidade (Ainda que Gn 1.27 deixe isso implcito). O contexto imediato traz o conceito de imagem divina no homem e na mulher em termos de governo representativo (Sl 8.68). O homem colocado no meio da criao como esttua de Deus. Na cultura semtica levantar a esttua/imagem de um soberano em um local era sinal de autoridade e governo. Esse governo representativo funo conjunta do homem e da mulher. Gn 1.28 Deus os abenoou e lhes disse. Embora caiba ao homem a responsabilidade final diante de Deus como cabea da mulher. H ainda elementos substantivos da imagem divina no homem atributos comunicveis; mas essa viso funcional parece refletir de maneira mais adequada a nfase do registro bblico. Os dons so meios de cumprir a tarefa Hoekema. A criao (Gn 1.27) definida em termos de ser frtil, multiplicar-se e sujeitar a terra (vs28). Logo, ado e eva foram encarregados de exercer o governo representativo, em parte, por meio da procriao. Neste sentido o homem semelhante a Deus, assim como ele governa o universo, a humanidade foi encarregada de cuidar de toda a terra para Deus. Isso estabelece o princpio da mordomia a terra no do homem, mas de Deus, homem e mulher so chamados para exercer

o cuidado sobre ela conjuntamente. Juntos devem multiplicar-se e cuidar dos filhos. Juntos devem sujeitar a terra, sendo atribudo ao homem a responsabilidade principal de prover para sua esposa e filhos e incumbe a esposa de cuidar da famlia. (Complementaridade).

2) A responsabilidade final do homem pelo casamento e o papel da mulher como sua ajudadora adequada. Paulo observa que o homem no foi criado por causa da mulher, mas, sim, a mulher por causa do homem (1 Co 11.9; cf. Gn 2.18-20) e a partir do homem (1 Co 11.8,12; cf. Gn 2.22). Foi o homem que recebeu a tarefa de no comer do fruto (Gn 2.16,17), foi presenteado com a mulher (2.22) e deu mulher um nome derivado de seu prprio nome (2.23; cf. 3.20) o que tambm implica sua autoridade. Dar nome sinal de autoridade, Ado deu nome mulher antes da queda (Varoa pronuncia parecida no hebraico atestando a igualdade de importncia de ambos) e depois da queda (Eva). Nota pessoal: Esses elementos, antes de desprezar ou diminuir a importncia da mulher, aumentam a responsabilidade do homem. Em sntese: 1) Deus criou o primeiro homem, lhe deu vida e o colocou em um jardim (Gn 2.7-8, 15); 2) Deus proferiu determinadas ordens morais para o homem (2.16-17); antes da criao da mulher o homem comeou a sujeitar a terra ao dar nome aos animais (2.19-20); 3) Para suprir sua necessidade de companhia, Deus criou a mulher para ser esposa de Ado; 4) Deus incumbe ao casal a responsabilidade de sujeitar a terra. Nota pessoal: O problema so mulheres que so tudo, menos boas esposas para seus maridos. O problema nossa incapacidade de submisso a quem quer que seja. O problema do homem abuso de autoridade, de poder, de fora fsica. Deus forma, portanto, o primeiro casamento. Poesia Homem e Mulher -Autor Sidnei Moraes:
"Existem certas pessoas / Carentes de entendimento Que acham que no foi Deus que criou o casamento A princpio lhes parece / No ser conveniente Unir dois seres avessos / De fato bem diferentes Mas ns que somos cristos/ E temos boa memria Sabemos bem como comeou esta histria Ado andava ocupado trabalhando com capricho /Se esforava o dia inteiro S pensando em nome de bicho Era tigre, porco, tatu / Alce, macaco, leo Ado andava inspirado / E foi mesmo abenoado Com tanta imaginao Mas possvel que o sujeito /Tambm tenha reparado Que todo animal macho tinha uma fmea do lado

E Deus por demais atento / Sondando-lhe o corao Decidiu que era preciso Por um fim a solido E disse:_ Ado filho querido, no quero te ver to s/ Far-lhe-ei uma companheira Uma joia de primeira/ Da costela e no do p E pondo Deus em ao aquilo que pretendia/ Nocauteou o Ado Dando incio a cirurgia Deus cortou-lhe o osso/ Pondo carne no lugar Assim fez a princesa/ Esperando o Ado acordar Quando Ado acordou daquele sono pesado/ O corte da cirurgia j tinha cicatrizado Deus tomou a varoa e entregou a Ado/ E ouviu-se um brado com a seguinte exclamao: Esta carne da minha carne, e osso do meu osso/ E Ado foi pra galera e foi aquele alvoroo E a partir daquele dia/O homem bem mais ocupado Deixou pra trs muito bicho/ Sem nome catalogado At hoje rola um papo/ Bem machista e corriqueiro Que o homem mais importante/ Por que foi feito primeiro As mulheres se irritam/ E afirmam de arma em punho Que a vinda da obra prima vem sempre depois do rascunho Mas h homens que falam/ E at os que acredite Que Deus fez Ado primeiro/ Pra Eva no dar palpite Mas isso irrelevante/ Pro sucesso da vida a dois Pra ser feliz no importa/Quem veio antes Ou quem veio depois Porque Deus fez tudo perfeito/ E discorde quem quiser Mas o melhor da mulher o homem E o melhor do homem a mulher."

Quando Deus casou Ado e Eva, ele estabeleceu seu parmetro para o casamento, apontava para um relacionamento monogmico e heterossexual. Deus criou apenas uma ajudadora adequada para Ado e ela era mulher. Foi Deus quem percebeu a solido em Ado em nenhum momento percebe-se assim, ou pelo menos o texto no d conta. Ser solteiro algo que ser tratado mais para a frente. O casamento foi ideia de Deus e Deus criou a mulher, segundo sua vontade soberana, como ajudadora adequada para o homem. (Gn 2.18,20). A mulher adequada ao homem da maneira que nenhum animal o (Gn 2.19-20). E colocada como sua companheira e ajudadora. Ela suprir a necessidade masculina de companhia (Gn 2.18). Ela uma parceira adequada na procriao e a sujeio da terra. Seu papel distinto/diferente do papel do homem, mas singular e extremamente relevante. Ao mesmo tempo que foi designada ajudadora do homem e est sob sua responsabilidade, ela sua parceira na tarefa de dominar a terra para Deus. A subordinao da mulher ao homem no ontolgica, essencial, mas funcional. Genesis 2 no ensina que ela pode simplesmente atuar como ajudadora do homem quando assim o desejar, mas sim, que a funo de servir como ajudadora do homem resume o motivo de sua existncia em relao ao homem. Ser ajudadora do homem o propsito para o qual a mulher foi

criada no que diz respeito sua condio de esposa. Estranho? Contra-cultural? Mais essa a mensagem de gnesis 2 confirmada pela interpretao apostlica do NT. A mulher semelhante ao homem, da mesma espcie, um ser humano semelhante (Gn 3.28; 1 Pe 3.7); ao mesmo tempo, diferente dele, sua ajudadora (Ef 5.22). Isso no intercambivel, em nenhum momento o homem chamado de ajudador da mulher. Igualdade e distino. Complementariedade e submisso/autoridade. Precisam ser mantidos em equilbrio delicado, principalmente nos dias de hoje. Somente quando homens e mulheres aceitam os papis que Deus lhes ordenou encontram satisfao plena e a sabedoria de Deus na criao inteiramente revelada e exaltada.

Na prxima aula: A queda, como ela afetou a relao homem-mulher...

You might also like