You are on page 1of 7

Msica Bacharelado Msica Licenciatura Educao Artstica: Msica Licenciatura

1 2 Este caderno constitudo de doze questes. Caso o caderno de prova esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, solicite ao fiscal de sala mais prximo que tome as providncias cabveis. Quando autorizado pelo chefe de sala, no momento da identificao, escreva, no espao apropriado do caderno de respostas, com a sua caligrafia usual, a seguinte frase:

A cultura est acima da diferena da condio social.


Este teste contm questes que envolvem reconhecimento auditivo de trechos musicais, o que est indicado pelo cone . H 8 trechos musicais, numerados de I a VIII, que sero executados em sequncia e sem interrupo: uma vez, no incio do teste; uma segunda vez, vinte minutos aps o trmino da primeira execuo; e uma terceira vez, vinte minutos aps o trmino da segunda execuo. Em cada execuo da gravao, devido natureza das questes a que se refere, o trecho musical I ser tocado 4 vezes. Os trechos musicais de II a VIII sero tocados 3 vezes. A gravao inclui perodos de silncio entre as apresentaes dos trechos musicais, que variam de acordo com a natureza de cada questo. Na gravao, foi includo o som de uma campainha de alerta aps cada perodo de silncio, para indicar o incio de um novo trecho ou de sua repetio. 4 Leia, antes da execuo de cada trecho musical, o enunciado da(s) questo(es) correspondente(s), de modo a estar preparado para identificar o que for solicitado. 5 Voc pode utilizar os espaos para rascunho inseridos neste caderno. Entretanto, somente as respostas transcritas para o caderno de respostas sero avaliadas; as escritas em local indevido no sero avaliadas. O caderno de respostas no ser substitudo em nenhuma hiptese. obrigatrio o uso de caneta esferogrfica, de tinta preta, fabricada em material transparente. 6 No sero prestadas informaes a respeito das questes alm das contidas neste caderno de prova. 7 Na durao do teste, est includo o tempo destinado identificao que ser feita no decorrer do teste. 8 Durante o teste, no se levante nem se comunique com outros candidatos. So vedados o uso de material de consulta e o emprstimo de material no decorrer do teste, mesmo que se trate de material de candidato que j tenha terminado o teste. 9 Ao trmino do teste, chame o fiscal de sala mais prximo e devolva-lhe o caderno de respostas. Em seguida, deixe o local de realizao do teste. Voc poder levar o seu caderno de prova apenas no decurso dos ltimos quinze minutos anteriores ao trmino do tempo determinado para a realizao do teste. 10 O no atendimento a qualquer uma das instrues poder implicar a no correo do teste, o que corresponde anulao do teste. 11 No dia 30/9/2009, o resultado da certificao de habilidade especfica ser divulgado no quadro de avisos do Departamento de Msica e na Internet, no endereo www.cespe.unb.br/vestibular/3he2009. 3

Nas questes de 1 a 12, responda de acordo com o comando de cada uma delas. Observe que, nas questes 5, 6 e 7, voc dever assinalar, no caderno de respostas, a nica opo correta; a ausncia de marcao ou a marcao de mais de uma opo acarretar pontuao nula na respectiva questo. As questes 1, 4, 9 e 10 exigem resposta a ser construda pelo prprio candidato; as questes 3, 11 e 12 so de associao ou complementao. A resposta a cada uma dessas questes dever ser transcrita para o caderno de respostas, ou escrita diretamente nele, no caso de no ser utilizado o espao para rascunho, disponibilizado nesse caderno de prova, sob pena de ser atribuda pontuao nula resposta questo. Nas questes 2 e 8, para cada item, assinale, no caderno de respostas, o cdigo C, caso julgue o item CERTO, ou o cdigo E, caso julgue o item ERRADO; a ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos, nessas questes, acarretar pontuao nula no respectivo item. O caderno de respostas o nico documento vlido para a correo de seu teste.

Para responder s questes 1 e 2, oua atentamente o trecho musical I e considere o exemplo musical I, apresentado a seguir, o qual corresponde a esse trecho musical. Exemplo musical I Melodia

QUESTO 1

Nos pentagramas correspondentes questo 1, no caderno de respostas, transcreva, na pauta intitulada Melodia, a melodia do trecho musical I. Nesses pentagramas, trs notas da melodia j foram includas como referncia. Os pentagramas apresentados no exemplo musical I so de uso opcional para rascunho e devero ser utilizados, tambm, na resoluo da questo 2. (valor da questo: 2,0 pontos)

3. Certificao de Habilidade Especfica de 2009

Prova de Habilidades Especficas Msica (Bacharelado), Msica (Licenciatura) e Educao Artstica: Msica (Licenciatura)

QUESTO 2

Considerando o acompanhamento do exemplo musical I, correspondente ao trecho musical I, julgue os itens a seguir.

Nos sete primeiros compassos do exemplo musical I, as notas do baixo podem ser descritas como um pedal. No compasso 11 do exemplo musical I, o acorde delineado na parte do acompanhamento pode ser descrito como um acorde de

dominante da dominante.
O acorde do primeiro tempo do compasso 17 do exemplo musical I um acorde de subdominante na primeira inverso. O acorde do segundo tempo do compasso 17 do exemplo musical I est na primeira inverso.

O acorde do terceiro tempo do compasso 19 do exemplo musical I um acorde de dominante com 7. e 9..

(valor da questo: 0,5 ponto) Para responder s questes 3 e 4, oua atentamente os trechos musicais II, III, IV e V e, a seguir, considere os exemplos musicais II, III, IV e V, correspondentes a esses trechos. Exemplo musical II

Exemplo musical III

3. Certificao de Habilidade Especfica de 2009

Prova de Habilidades Especficas Msica (Bacharelado), Msica (Licenciatura) e Educao Artstica: Msica (Licenciatura)

Exemplo musical IV

Exemplo musical V

QUESTO 3

A cada afirmativa apresentada abaixo associe um dos trechos musicais ouvidos, considerando os trechos e os exemplos musicais de II a V, escrevendo o nmero do trecho no espao correspondente. No se esquea de transcrever as associaes feitas para o caderno de respostas, nos espaos reservados questo 3. Os campos abaixo so de uso opcional, para rascunho. trecho musical correspondente A Pela fluidez de sua linha meldica, pelo emprego de cromatismo e pela orquestrao de maior densidade, o trecho musical pode ser associado msica do perodo romntico. Trecho musical que exemplifica o emprego da escala de tons inteiros. Trecho musical em que a textura homofnica bastante evidente.

D E

A obra est baseada na imitao polifnica. Trecho musical que exemplifica o emprego de frases meldicas simtricas tpicas do classicismo. Por sua indefinio tonal, o trecho musical est associado ao perodo moderno. Trecho musical caracterizado pela utilizao de sncopas na melodia e uso de pedal na voz inferior.

(valor da questo: 0,7 ponto)

3. Certificao de Habilidade Especfica de 2009

Prova de Habilidades Especficas Msica (Bacharelado), Msica (Licenciatura) e Educao Artstica: Msica (Licenciatura)

QUESTO 4

Transponha, nos pentagramas correspondentes questo 4 do caderno de respostas, a melodia do exemplo musical IV, uma 8. J (oitava justa) abaixo, utilizando a clave de d na 3. linha. Os pentagramas a seguir so de uso opcional para rascunho.

(valor da questo: 0,8 ponto)


QUESTO 5

Exemplo musical VI

Oua com ateno o trecho musical VI e observe o exemplo musical VI acima, correspondente a esse trecho. Assinale a opo que apresenta a sequncia correta correspondente s notas musicais sem altura definida em cada compasso do trecho musical VI. A B C D sol, sib, mi, f, mi l, sib, mi, f, r sib, d, mi, f, r l, sib, r, f, r (valor da questo: 0,5 ponto) Para responder s questes 6 e 7, oua, com ateno, o trecho musical VII.
QUESTO 6

Assinale a opo que apresenta o pentagrama correspondente ao trecho musical VII.

C (valor da questo: 0,3 ponto)


QUESTO 7

A melodia do trecho musical VII construda sobre a escala A B C D E maior. menor harmnica. modo ldio. modo frgio. pentatnica. (valor da questo: 0,3 ponto)
3. Certificao de Habilidade Especfica de 2009

Prova de Habilidades Especficas Msica (Bacharelado), Msica (Licenciatura) e Educao Artstica: Msica (Licenciatura)

Para responder s questes 8 e 9, oua com ateno o trecho musical VIII e examine com ateno o exemplo musical a seguir, que corresponde a esse trecho musical. Exemplo musical correspondente ao trecho musical VIII

QUESTO 8

Com base no trecho musical VIII e no exemplo musical correspondente, julgue os itens a seguir.

A introduo do trecho musical VIII construda em cima do acorde de dominante. No ltimo compasso do exemplo musical correspondente ao trecho musical VIII, o acorde cifrado A7(b9) pode ser interpretado como a dominante da relativa menor do tom principal. No primeiro tempo do compasso 18, a nota sib funciona como nota de passagem. O tema principal do trecho musical VIII (compasso 5) iniciado com ritmo acfalo. O trecho musical VIII exemplo do gnero valsa. (valor da questo: 1,0 ponto)
QUESTO 9

Com relao ao exemplo musical correspondente ao trecho musical VIII, faa o que se pede nos itens de I a III, a seguir, utilizando o espao referente questo 9 do caderno de respostas. O exemplo musical apresentado acima de uso opcional, para rascunho. I No primeiro tempo do compasso 17, circule a nota que no pertence ao acorde tal como cifrado. II No segundo tempo do compasso 17, circule a nota que representa a nona (b9) do acorde, tal como cifrado. III Circule o compasso que apresenta uma sequncia cromtica descendente na melodia. (valor da questo: 0,9 ponto)
QUESTO 10

No pentagrama correspondente questo 10 no caderno de respostas, complete a melodia de Cai, cai, balo, seguindo as notas iniciais fornecidas. O pentagrama a seguir de uso opcional, para rascunho.

(valor da questo: 1,0 ponto)


3. Certificao de Habilidade Especfica de 2009

Prova de Habilidades Especficas Msica (Bacharelado), Msica (Licenciatura) e Educao Artstica: Msica (Licenciatura)

QUESTO 11

Complete, nos quadros correspondentes questo 11 do caderno de respostas, os acordes para as cadncias indicadas na primeira linha de cada quadro, de acordo com o modelo oferecido na segunda linha do quadro. Os quadros a seguir so de uso opcional, para rascunho. tom maior II Dm7 V G7 A7 F#m7 Db7M I C7M II A

tom menor V D7 I Gm7 I F7M

tom maior VI Dm7 II Gm7 Cm7 V C7

F#7 BbM7 Ab7M Fm7

Db7

(valor da questo: 1,0 ponto)

QUESTO 12

No pentagrama ilustrado abaixo, os acordes esto indicados pelos nmeros de 1 a 10. Associe cada acorde desse pentagrama aos tipos listados a seguir, indicados pelas letras de A a E, escrevendo a letra correspondente no espao ao lado de cada nmero. No se esquea de transcrever as associaes feitas para o caderno de respostas nos espaos correspondentes questo 12. Os campos abaixo so de uso opcional, para rascunho. A B C D E acorde maior com stima maior acorde maior com stima menor acorde menor com stima menor acorde menor com stima menor e quinta diminuta (meio-diminuto) acorde diminuto com stima diminuta

(valor da questo: 1,0 ponto)

3. Certificao de Habilidade Especfica de 2009

Prova de Habilidades Especficas Msica (Bacharelado), Msica (Licenciatura) e Educao Artstica: Msica (Licenciatura)

You might also like