You are on page 1of 12

Simpsio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extenso Regio Sul

Licenciatura Interdisciplinar em Cincias da Natureza anlise do Projeto Pedaggico do Curso


Crisna Daniela Krause Bierhalz
UNIPAMPA crisnabierhalz@unipampa.edu.br

Rafaele Rodrigues de Arajo


UNIPAMPA rafaelearaujo@unipampa.edu.br

Viviane de Almeida Lima


UNIPAMPA vivianelima@unipampa.edu.br

Eixo temtico: Institucionalizao da Interdisciplinaridade Palavras- chaves: Interdisciplinaridade; Projeto Poltico Pedaggico; Formao Docente.

INTRODUO A Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito ciente de sua responsabilidade social e das necessidades da Educao Bsica da regio da Campanha, implementou no incio de 2012, o Curso de Licenciatura em Cincias da Natureza, das reas de Biologia, Fsica e Qumica. Esse curso habilita para a docncia no Ensino Fundamental e no Ensino Mdio. Nesse sentido, muito tem se pensado nas discusses do Ensino Mdio e na prpria realidade de uma licenciatura interdisciplinar, legislao, fragilidades e possibilidades. Para compreender a proposta interdisciplinar, o grupo de professores do curso vem se reunindo no Ncleo de Docente Estruturante NDE e na Comisso de Curso para estudar e compreender o Projeto Pedaggico do Curso PPC, identificando o referencial terico que embasou sua elaborao e as caractersticas potencializadoras da implementao institucional da proposta. Quando se pensa em um curso de natureza interdisciplinar, natural que os professores e at mesmo os alunos tenham questionamentos relacionados ao campo de atuao do egresso, aos contedos bsicos das reas que constituem as Cincias da Natureza, conceitos que fazem parte da rea especfica e principalmente a angstia de uma formao aligeirada, que no contempla o mnimo dos pressupostos e diretrizes exigidas por cada rea de atuao. Essas angstias so aceitveis visto que muitas vezes compreende-se que o curso habilita para trs reas de conhecimento e desconsidera-se a natureza interdisciplinar das cincias, como afirma Fazenda (2003, p. 43), a interdisciplinaridade uma exigncia natural e interna das cincias, no sentido de uma melhor compreenso da realidade que elas nos fazem conhecer. O propsito do curso formar professores de Cincias da Natureza, capazes de estabelecer as interconexes entre as reas do conhecimento e entre os diferentes saberes, trabalhar de maneira 1

Simpsio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extenso Regio Sul colaborativa, planejar no coletivo e principalmente formar um professor pesquisador da sua prtica. Assim, o PPC colabora auxiliando tanto os professores quanto os tcnicos na busca de subsdios tericos norteadores de suas prticas, comprometendo-se com o espao coletivo de formao, ultrapassando as exigncias de um documento burocrtico. Atravs da anlise e das leituras realizadas sobre o conceito de interdisciplinaridade, tanto no PPC quanto no referencial terico, percebe-se que ser interdisciplinar experienciar novas formas de ensino e aprendizagem e se manter motivado a persistir no dilogo, no se permitindo entrar em estado de defesa. O dilogo se faz necessrio, pois como explicita Fazenda (2003, p. 38-39) se a palavra tem sentido, se falar falar algum, comunicar, se a palavra que no tem sentido se esvazia, um programa de ensino linear que configure disciplinas isoladas, incomunicveis, no tem sentido, vazio. Dessa forma, a problematizao do PPC garante um espao de dilogo entre todos os envolvidos no curso. Ressaltamos que a vivncia interdisciplinar no curso no se prope anular a essncia de nenhuma das disciplinas com as quais entra em contato, pelo contrrio, o olhar prprio de cada disciplina continuar existindo, pois dela so buscadas as foras que daro unidade e coerncia ao novo, mas esse novo, por sua vez, alimentar mudanas na prpria disciplina e no professor, ajudando-a tambm a se desenvolver.

LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES: CINCIAS DA NATUREZA O surgimento de novas diretrizes curriculares, documento constitudo de normas obrigatrias para a Educao Bsica, orienta o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. A Resoluo n 2 de 30 de janeiro de 2012, do Conselho Nacional da Educao (CNE) traz uma nova organizao curricular para o Ensino Mdio, expondo de acordo com a mesma que o ensino parte de uma base comum e uma diversificada que no podem constituir blocos que no se interliguem, mas um todo integrado. Dessa forma, deve garantir tanto conhecimentos e saberes comuns necessrios a todos os estudantes, quanto uma formao que considere a diversidade e as caractersticas locais e especificidades regionais. A finalidade desta nova resoluo de modificar o Ensino Mdio atual, a fim de contribuir para a qualificao da formao dos estudantes, a partir de uma metodologia de ensino e aprendizagem diversificada, a qual proporciona uma formao mais ampla e generalista, devido o currculo ser organizado em reas do conhecimento: Linguagens; Matemtica; Cincias da Natureza e Cincias Humanas. Sendo assim, a proposta de trabalho dentro das novas diretrizes que as reas utilizem a contextualizao e a interdisciplinaridade de modo que estas perpassem e garantam a transversalidade entre as componentes curriculares.

Simpsio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extenso Regio Sul No entanto, no somente no Ensino Mdio que o tema interdisciplinaridade vem sendo motivo de problematizaes e de novas orientaes. Na Educao Profissional Tcnica de Nvel Mdio, no captulo II da Resoluo n6/CNE de 20 de setembro de 2012, a interdisciplinaridade tambm emerge como a superao da fragmentao de conhecimentos e como estratgia educacional, a qual juntamente com a contextualizao, almeja dar significados e integrar teoria e vivncias. No Ensino Fundamental, a Resoluo n7/CNE de 14 de dezembro de 2010, sugestiona exemplo de possibilidades de integrar o currculo como:
[...] propostas curriculares ordenadas em torno de grandes eixos articuladores, projetos interdisciplinares com base em temas geradores formulados a partir de questes da comunidade e articulados aos componentes curriculares e s reas de conhecimento, currculos em rede, propostas ordenadas em torno de conceitos-chave ou conceitos nucleares que permitam trabalhar as questes cognitivas e as questes culturais numa perspectiva transversal, e projetos de trabalho com diversas acepes. (p. 7)

A partir dessas resolues, percebe-se que a finalidade da proposta buscar o ensino desfragmentado, onde as reas do conhecimento se reorganizem de maneira interdisciplinar. Nesse sentido, emerge a partir dessa nova base, o conceito de interdisciplinaridade que vem sendo problematizado a algum tempo, no somente nos meios acadmicos, mas em todas as esferas de ensino, e que tem como objetivo principal tornar possvel a relao das disciplinas em torno de um eixo central de estudo. Este novo posicionamento, de ser interdisciplinar, todavia depende de uma nova postura que o professor dever adotar em sala de aula, pois as disciplinas no so mais fragmentadas, mas passam a ser divididas por reas do conhecimento. Essa metodologia j vem sendo aplicada, por exemplo, no Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM), o qual avalia os estudantes egressos do Ensino Mdio em funo das grandes reas. Pode-se dizer que a avaliao pelo ENEM e a utilizao deste como meio de ingresso na maioria das universidades, atravs do Sistema de Seleo Unificada (SISU), como sendo um dos fatores que se somaram a esta mudana significativa no ensino. O ENEM surgiu no mbito das reformas curriculares para o Ensino Mdio. Com a LDB (BRASIL, 1999), tais reformas foram inicialmente estruturadas sob a forma das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio - DCNEM (BRASIL, 1999) e dos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio - PCNEM (BRASIL, 1999) e seguidas por uma srie de propostas e aes orientadas pelos mesmos princpios desses documentos oficiais. Essa produo relativa s reformas curriculares para o Ensino Mdio apresenta a contextualizao, em conjunto com a interdisciplinaridade, como um tema central cuja incorporao s prticas escolares poderia, de acordo com

Simpsio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extenso Regio Sul os documentos oficiais, superar a histrica dicotomia entre teoria e prtica ou entre o ensino propedutico e o ensino profissionalizante (MIRANDA et al, 2010). Dessa maneira, a partir dessas mudanas nas avaliaes e no sistema de ensino, que emerge um novo olhar nos cursos de graduao em Licenciatura no Ensino Superior, nascendo os cursos de Licenciaturas Interdisciplinares, as quais os graduandos estudam um tema amplo e diversificado, ou seja, sua formao ocorre por reas do conhecimento. No ms de maio do presente ano, a Secretaria da Educao Superior - SESu, atravs da Portaria 19, de 02 de maio de 2013, publicado no DOU de 06/05/2013 Seo II p. 23, se constituiu um Grupo de Trabalho das Licenciaturas Interdisciplinares e Similares, para que no prazo de 180 (cento e oitenta dias) proponha subsdios para o ordenamento dos referidos cursos. Este grupo tem como uma das suas atribuies: produzir, com base nas contribuies das IFES e outros entes educacionais, os referenciais que iro subsidiar o marco regulatrio das Licenciaturas Interdisciplinares e Similares, e, assessorar a SESu na estruturao, consolidao, difuso e institucionalizao desses cursos no pas. Devido a no se ter legislaes e normativas que sirvam de base para as licenciaturas interdisciplinares, brotam inmeras dvidas, pois essa nova formao algo recente e em muitos casos desconhecida, necessitando de novas discusses e concepes sobre a mesma. As dvidas se tornam cada vez mais constantes, norteando os docentes responsveis pela qualidade dos cursos interdisciplinares, pois muitas vezes esses tiveram uma formao especfica, e, agora encontram algumas dificuldades em tornarem este novo desafio uma realidade. Para os graduandos, tambm, j que se inserem em um curso sem saber realmente seu futuro dentro da sociedade, uma vez que as diretrizes para essas licenciaturas ainda esto sendo estudadas, discutidas e problematizadas. Ento, questionamentos emergem: Como ser a atuao dessa nova gerao que est sendo formada interdisciplinarmente? Como os professores formadores atuam em curso interdisciplinar j que suas formaes foram em reas especficas? O que se percebe e que tem que ficar claro para os docentes que tiveram uma formao fragmentada, que a prtica interdisciplinar gera uma nova postura pedaggica e para obter resultados positivos preciso formar alunos crticos e com uma compreenso realista do contexto. um esforo que no fcil, visto que exige mudanas muito profundas nas posturas dos/as professores/as, no sentido de romperem com determinadas lgicas conhecidas, seus nichos, suas zonas de conforto para compreenderem a palavra e a lgica do outro (ROCHA, 2013, P. 146). Por outro lado, no existe concluses se dar certo ou no, a formao interdisciplinar, porque preciso tambm uma mudana geral em torno dessa atuao. De acordo com o grfico 1, podemos ainda discutir outras questes referentes as Licenciaturas Interdisciplinares no Brasil, o qual necessidade de formao de professores na rea de Cincias da Natureza, ou seja, de Biologia, Fsica e Qumica, os quais ainda apresentam um dficit na Educao Bsica. 4

Simpsio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extenso Regio Sul

Fonte: Dados retirados do E-MEC Sistema de Regulao de Ensino Superior

Nesse sentido, percebe-se um crescimento nas licenciaturas interdisciplinares, porm mais fortemente na rea das Cincias da Natureza, que engloba reas as quais as estatsticas mostram que falta ingresso nas formaes de professores aponta o que vem se tornando um grande problema, pois se continuar nesse progresso faltar professores nessa rea para atender o Ensino Mdio. Em consonncia com esses fatores, o governo federal lanou em setembro de 2013 o Programa Quero ser cientista, quero ser professor, voltado para os estudantes do Ensino Mdio da rede pblica. O objetivo do programa despertar vocaes docentes e cientficas, com nfase em Matemtica, Qumica, Fsica e Biologia e incentivar talentos localizados na comunidade estudantil da rede pblica da educao bsica. Percebe-se, dessa forma, que a preocupao com o incentivo e a valorizao da docncia na rea de Cincias da Natureza e Matemtica torna-se cada vez mais necessria e mais intensa dentro dos sistemas de ensino, pois so os estudantes do Ensino Mdio de agora, que sero os professores de Cincias da Natureza do futuro. Em relao a interdisciplinaridade dentro da formao de professores, continua-se com expectativas, por isso que se busca a necessidade de construo no dia a dia com o surgimento de novos questionamentos. Acredita-se que com o desenvolvimento contnuo e estudo dessa base interdisciplinar, ir se construir um pilar concreto e firme obtendo um desempenho que se deseja alcanar.

INTERDISCIPLINARIDADE: MODISMO OU METODOLOGIA? A interdisciplinaridade no possui um sentido nico e constante, porm obedece a um princpio, a intensidade da troca entre os especialistas de diferentes reas do conhecimento e a integrao das disciplinas, visando a melhoria no ensino e aprendizagem, partindo da compreenso do todo e estabelecendo relaes entre o todo e as partes (FAZENDA, 2003). 5

Simpsio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extenso Regio Sul Apesar do discurso interdisciplinar ser muito discutido atualmente este no um fato to recente. O termo comea a ser pronunciado na antiga Grcia e os filsofos foram os primeiros a reconhecer a importncia de um conhecimento unificado, tendo desenvolvido vrias cogitaes sobre a prtica interdisciplinar (SANTOM, 1998). No Brasil comea a ser discutido ao final dos anos sessenta, e de acordo com Fazenda (1999), com srias distores, como um modismo, uma palavra de ordem a ser explorada, usada e consumida por aqueles que se lanam sem avaliar a aventura ao novo. A interdisciplinaridade proposta em vrios documentos oficiais, como as diretrizes e os parmetros curriculares nacionais, como um dos meios de aprimorar o ensino da disciplina de Cincias, seja na rea da Biologia, da Fsica ou da Qumica. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Mdio (1998) apontam que no se deve desprezar a interdisciplinaridade na sala de aula; nas suas mais variadas formas, deve se partir do princpio de que todo conhecimento mantm um dilogo permanente com outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de negao, de complementao, de ampliao, de iluminao de aspectos no distinguidos. J as Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN+, 2002), trazem como eixos norteadores da organizao curricular a interdisciplinaridade e a contextualizao, explicitando que deveria haver uma integrao e articulao dos conhecimentos, e, em processo permanente com esses princpios condutores. Para isso deve haver envolvimento e um ambiente de colaborao entre os professores, o que exige conhecimento, confiana e entrosamento da equipe (BRASIL, 2002). No se deve esperar que a interdisciplinaridade revele-se por si s, sem que haja um movimento para isso e independentemente do contexto das disciplinas, pois cada uma possui caractersticas e assuntos que lhe permitem conexes com outras disciplinas com maior ou menor facilidade. Em um ensino interdisciplinar no se pode haver individualismo, pois para ser interdisciplinar tem que haver uma conversa entre as reas do conhecimento. Para Fazenda (2011, p. 18), a solido da insegurana individual que caracteriza o pensar interdisciplinar pode diluir-se na troca, no dilogo, no aceitar do pensar das disciplinas. Nesse sentido, faz-se necessrio dialogar sobre a relao entre as disciplinas, assim como, sobre a interdisciplinaridade. Conforme Fazenda (2003) explicita, em uma sala de aula interdisciplinar so vrios os fatores que iro nortear a prtica da mesma.
Numa sala de aula interdisciplinar a autoridade conquistada, enquanto na outra simplesmente outorgada. [...] a obrigao alternada pela satisfao, a arrogncia pela humildade, a solido pela cooperao, a especializao pela generalidade, o grupo homogneo pelo heterogneo, a reproduo pela produo do conhecimento. Num trabalho interdisciplinar fundamental rever-se quatro elementos fundamentais de uma sala de aula: espao, tempo, disciplina e avaliao. (p. 70 e 71)

Simpsio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extenso Regio Sul Outros pontos discutidos ao falar de interdisciplinaridade a diferena com os conceitos de pluridisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. A pluridisciplinaridade ou

multidisciplinaridade esto relacionadas a uma justaposio de contedos pertencentes a disciplinas heterogneas ou na integrao de contedos dentro de uma mesma disciplina. A interdisciplinaridade uma relao de reciprocidade, de interao que pode propiciar o dilogo entre os diferentes contedos desde que haja uma intersubjetividade presente nos sujeitos (FAZENDA, 2003). A transdisciplinaridade seria a integrao global das variadas cincias. Segundo Alves e Garcia (2000, p. 26) a transdisciplinaridade superior a interdisciplinaridade, pois no apenas cobriria as investigaes ou reciprocidades entre projetos especializados de investigao, mas tambm situaria tais relaes num sistema total que no teria fronteiras slidas entre as disciplinas. No entanto, algumas questes so levantadas ao falarmos de interdisciplinaridade, por exemplo, se a mesma veio para contribuir para minimizao dos efeitos perniciosos da compartimentalizao, de certa forma no significaria o avano para um currculo no-disciplinar? A interdisciplinaridade d conta de romper com as barreiras entre as disciplinas? Nesse sentido, emerge outra metodologia que pode ser trabalhada em sala de aula, a transversalidade, a qual tem por finalidade atravessar diferentes campos de conhecimento, sem identificar-se necessariamente com apenas um deles. De acordo com Alves e Garcia (2000, p.34) o acesso transversal significaria o fim da compartimentalizao, pois as gavetas seriam abertas; reconhecendo a multiplicidade das reas do conhecimento, trata-se de possibilitar todo e qualquer trnsito por elas. A partir do exposto, vrios so os questionamentos sobre como formar um professor de maneira que o mesmo trabalhe futuramente em sala de aula de forma integrada com as demais disciplinas, atravessando saberes e sempre pensando em um aprendizado significativo para seus estudantes. Sabemos que difcil trabalhar em outra perspectiva, pois nossa formao enquanto docente, na maioria das vezes foi compartimentalizada, porm o nosso papel na formao de professores pensar e articular formas de colocar essas metodologias na prtica docente seja ela inicial ou continuada.

ANLISE DO PROJETO POLTICO PEDAGGICO O curso de Licenciatura em Cincias da Natureza do Campus Dom Pedrito da Unipampa prope uma formao que habilita o licenciando a atuar no ensino de Cincias da Natureza tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Mdio, justificado pelo vis da interdisciplinaridade o Curso pretende estimular os alunos em sua curiosidade cientfica, incentivando-os pesquisa e a reflexo tica perante a sociedade e a

Simpsio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extenso Regio Sul natureza, diante da perspectiva de aproveitamento das potencialidades locais para o desenvolvimento sustentvel (PPC, 2012, p. 14). As diretrizes para formao de professores apresentam a flexibilidade necessria para que cada instituio formadora construa seus currculos (BRASIL, 2002), sendo esses atravs de projetos inovadores e prprios, ou eixos articuladores que integram as dimenses tericas e prticas, de forma interdisciplinar. O currculo do curso de Licenciatura em Cincias da Natureza prev uma estrutura curricular sob a orientao de quatro eixos temticos: Formao pedaggica, Universo, Vida na terra e Tecnologias e desenvolvimento sustentvel (Figura 1) com vistas orientao de saberes, competncias e habilidades no desenvolvimento da formao pedaggica e dos objetos de conhecimento especfico em cincias da natureza. Estes eixos temticos sero orientados por um eixo articulador que tem como objetivo principal a formao interdisciplinar no Ensino de Cincias da Natureza.

Interdisciplinaridade

FIGURA 1: Estrutura norteadora curricular

Simpsio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extenso Regio Sul Estes eixos temticos indicam questes problematizadoras ou temas que devem nortear os trabalhos dos professores durante cada semestre. Os eixos temticos indicam as questes que compem os ncleos problematizadores, que iro orientar a delimitao dos saberes a serem abordados em cada semestre do curso (PPC, 2012, p. 20), como verifica-se na Figura 2.

Figura 2: Diagrama da Matriz Curricular Integrativa

Os eixos temticos so um conjunto de temas que servem de suporte ou guia para orientar o planejamento de um determinado trabalho. O eixo temtico Universo emerge com um tema que se encontra em todas as componentes curriculares do PPC, de forma que o estudante estude e entenda sua insero dentro da sociedade e do Universo em que vive, de maneira biolgica, fsica e quimicamente. A compreenso do Universo de suma importncia para um futuro licenciado em Cincias da Natureza, pois necessrio a abrangncia do espao em que vive e suas interrelaes. O eixo Vida na Terra apresenta analogias com o eixo anterior j que o entendimento do Universo faz com que o ser humano procure relacionar as causas das transformaes na Terra e quem as transforma. Assim como o eixo Tecnologias e desenvolvimento sustentvel emerge como uma configurao de formar alunos capacitados para compreender e utilizar diferentes recursos tecnolgicos e discutir as implicaes ticas e ambientais da produo e utilizao das tecnologias dentro da sala de aula ou no espao onde vivem.

Simpsio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extenso Regio Sul O eixo Formao Pedaggica perpassa todos os outros, o momento onde pensado a Educao dentro das Cincias da Natureza, pois esta far as interconexes com as outras componentes curriculares e ser o perodo de problematizar o ser professor de Cincias da Natureza. Nesse sentido, todos os eixos tm como finalidade a formao interdisciplinar em Cincias da Natureza, visando um profissional que saiba disseminar o saber das Cincias da Natureza nas diferentes instncias sociais, na educao formal ou por meio da educao informal. Um profissional que seja apto para identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconmico, poltica educacional, administrao escolar e fatores especficos do processo de ensino-aprendizagem. Assumindo conscientemente a tarefa educativa, estruturando os saberes da sua rea de conhecimento com uma viso interdisciplinar a partir de metodologias estratgicas e materiais de apoio inovadores, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exerccio consciente da cidadania (PPC, 2012, p. 21). No entanto, sabemos que para a formao inicial interdisciplinar de professores, precisamos que o corpo docente e de gestores do curso que trabalham diretamente com esses sujeitos entendam o conceito de interdisciplinaridade. Neste PPC o conceito de interdisciplinaridade baseado na concepo de Japiassu (1976, p.74) caracterizada pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interao real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa . Caso isso no ocorra, o termo

interdisciplinaridade continuar somente um modismo, como uma forma de realar a abordagem dada metodologia do curso, mas que na realidade continua fragmentada em disciplinas, cada um em suas reas, sem dilogo com os pares. So muitos obstculos para a formao de professores interdisciplinares, em um dos mais difceis em relao rigidez dos profissionais que trabalham na formao inicial, pois estes tambm tiveram uma vivncia escolar pautada em formas rgidas, onde a relao pedaggica baseada na transmisso do saber (FAZENDA, 2003). Logo, se os prprios docentes que trabalham de forma efetiva no curso no so interdisciplinares, ou, apresentam discurso diferenciado da metodologia, consequentemente os alunos formados no apresentaro caractersticas da interdisciplinaridade em suas atividades. A postura interdisciplinar necessita proceder desfragmentao, unir as partes, resgatar o uno, exercendo nesse caso uma funo de cimentao do todo, pois o que caracteriza o saber cientfico a capacidade de interrelacionar partes segmentadas (PRADO Jr,1980 apud ROCHA, 2013). No entanto, no nascemos professores e sim aprendemos a ser atravs da incorporao de caractersticas, de aprendizagens inerentes a essa profisso, e, tambm sabemos que muitos alunos se espelham em seus professores da graduao para atuar no futuro. O processo de aprendizagem da docncia 10

Simpsio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extenso Regio Sul vai se construindo continuamente, nas aulas, nas problematizaes, nos estgios, nas prticas, e, inclusive na docncia. Por um lado no possvel a construo de uma nica, absoluta e geral teoria interdisciplinar, mas necessrio buscar ou desvelar o percurso terico de cada programa que se aventura a tratar as questes da interdisciplinaridade, para, dessa forma, definir um mnimo de premissas e pressupostos metodolgicos (FAZENDA, 2002). O Curso de Licenciatura em Cincias da Natureza encontra-se em constante processo de reflexo e construo curricular, uma vez que, um curso inovador. A clareza do PPC de um curso colabora nos sentido de auxiliar tanto os professores quanto os tcnicos na busca de subsdios tericos norteadores de suas prticas, comprometendo-se com o espao coletivo de formao e no deixando que este seja apenas mais um documento que cumpre apenas com as exigncias burocrticas.

CONSIDERAES E REFLEXES Acreditamos atravs da anlise e das leituras realizadas sobre o conceito de interdisciplinaridade, que ser interdisciplinar se permitir experenciar novas tcnicas e procedimentos, ousando alm da viso de mundo do programa que lhe deu origem, respeitando os valores intrnsecos aos diferentes mtodos e instrumentos de cada disciplina que vem lhe constituindo. Mas a dificuldade de levar a teoria prtica interdisciplinar real, tanto pela dificuldade de estar em contato direto e constante com colegas com vises de mundo diversas, que questionam sempre os novos caminhos (exigindo do pesquisador o estar preparado a defender suas ideias a cada passo), mas, principalmente, pela dificuldade de se manter motivado a persistir no dilogo, no se permitindo entrar em estado de defesa, acabando por desistir do novo caminho pela dificuldade de desbrav-lo. Dessa forma, no isso que almejamos, um programa de formao de professores vazio de sentido, e, nesse sentido, com a preocupao com a formao desses estudantes que prezamos uma problematizao sobre o PPC do curso e como este vem acontecendo. Sabemos e somos conscientes das dificuldades do trabalho interdisciplinar pela falta de comunicao e de dilogo entre os professores, pelo pouco ou superficial entendimento do que seja interdisciplinaridade; porm dessa maneira que poderemos dar incio a uma discusso do ser interdisciplinar dentro desse curso, j que nossa insero neste ocorreu depois de sua criao. Ressaltamos que a vivncia interdisciplinar no curso no se prope anular a essncia de nenhuma das disciplinas com as quais entra em contato, pelo contrrio, o olhar prprio de cada disciplina continuar

11

Simpsio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extenso Regio Sul existindo, pois dela so buscadas as foras que daro unidade e coerncia ao novo, mas esse novo, por sua vez, alimentar mudanas na prpria disciplina, ajudando-a tambm a se desenvolver. Referncias
ALVES, N.; GARCIA, R. L. (orgs.). O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. BRASIL. Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais. Cincias da Natureza e suas tecnologias. SEMTEC. Braslia, 2002. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Fundamental. SEMTEC. Braslia, 1998. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. Resoluo CBE n 3, de 26 de Junho de 1998. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: histria, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1999. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. So Paulo: Edies Loyola, 2002. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: Qual seu sentido? So Paulo: Paulusm 2003. FAZENDA, I. C. A. O trabalho docente como sntese interdisciplinar. In: FAZENDA, I. C. A. (org.). Prticas interdisciplinares na escola. 12 edio. So Paulo: Cortez, 2011. JAPIASS, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. MIRANDA, E. M.; et al. ENEM 2009: articulaes entre CTS, interdisciplinaridade e contextualizao evidenciadas nas questes das Cincias da Natureza. In: II Seminrio Ibero-Americano Cincia-TecnologiaSociedade no Ensino das Cincias. Distrito Federal: Universidade de Braslia, 2010. PRADO JR, C. Dialtica do conhecimento. In: ROCHA, S. J. S. Reestruturao do Ensino Mdio

pressupostos tericos e desafios da prtica. Org: AZEVEDO, J. C.; REIS, J.T. So Paulo: Editora Moderna. ROCHA, S. J. S. Reestruturao do Ensino Mdio pressupostos tericos e desafios da prtica. Org: AZEVEDO, J. C.; REIS, J.T. So Paulo: Editora Moderna.
SANTOM, J. T. Globalizao e interdisciplinaridade - Currculo integrado. (Trad. Claudia Schilling). Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Pedaggico de Curso Licenciatura em Cincias da Natureza. Dom Pedrito, 2012.

12

You might also like