You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR INSTITUTO DE MSICA E LETRAS

DAYANA RIBEIRO SOUSA SANTOS MARIVALDO RAMOS THIAGO SAMPAIO ROSA TIAGO NASCIMENTO CALIXTO DE ALMEIDA IASIAS RABELO ADROALDO BRITO

SALVADOR, A CIDADE QUE TEMOS E A CIDAE QUE QUEREMOS: MOBILIDADE URBANA.

SALVADOR 2013

DAYANA RIBEIRO SOUSA SANTOS MARIVALDO RAMOS THIAGO SAMPAIO ROSA TIAGO NASCIMENTO CALIXTO DE ALMEIDA IASIAS RABELO ADROALDO BRITO

SALVADOR, A CIDADE QUE TEMOS E ACIDADE QUE QUEREMOS: MOBILIDAE URBANA


Trabalho para a avaliao da primeira unidade da disciplina Educao e Tecnologia regida pelo professor Eduardo Airosa do curso de Licenciatura em Msica da Universidade Catlica do alvador ! "nstituto de Msica e letras#

SALVADOR 2013

SALVADOR, A CIDADE QUE TEMOS E A CIDADE QUE QUEREMOS: MOBILIDADE URBANA.


$a%ana &ibeiro ousa antos Marivaldo &amos Thiago ampaio &osa Tiago 'ascimento Cali(to de Almeida "saias &abelo Adroaldo )rito *rientador+ Eduardo Airosa R !"#$: O crescimento desordenado das cidades, acaba gerando inmeros problemas de locomoo, a infraestrutura precria ou inexistente agrava ainda mais a situao; m conservao das ruas e caladas, a falta de sinalizao no trnsito, a precariedade do sistema de transporte pblico que tem como consequ ncia os cansativos e estressantes congestionamentos! A atual situao do transporte pblico e o incentivo ao consumo faz a populao optar pelo transporte individual. E, isto tem aumentado significativamente a frota de veculos nas metrpoles brasileiras que dobrou nos ltimos dez anos, com um crescimento mdio de 77%. A necessidade de adquirir autom"veis para tentar ter um pouco de comodidade e conforto aumenta e agrava ainda mais o congestionamento, e algumas inova#es tecnol"gicas que surgem $prometem% dar uma a&uda relevante para mel'orar a mobilidade urbana e o desenvolvimento social! (as ainda nos dias de 'o&e, mesmo em meio tenta tecnologia, e tendo certa facilidade para acessar essa tecnologia, ainda existem pessoas exclu)das da era digital! P%&%'(%! )*%' + *ra digital, inova#es tecnol"gicas, mobilidade urbana!

I+,($-"./$

+os prim"rdios da 'umanidade o 'omem garantiu a sobreviv ncia da raa 'umana graas a sua capacidade de locomover! +o in)cio no 'avia cidades, o 'omem 'abitava as cavernas, assim estava protegido das absurdas mudanas climticas! ,om a descoberta do fogo introduziu a caa e os vegetais cozidos em sua alimentao, mas o 'omem paleol)tico no produzia sua comida, ele no possu)a con'ecimentos agr)colas, por tanto, quando os recursos naturais acabavam ele migrava de um territ"rio para outro, tornando-se assim n.made! /e o 'omem paleol)tico no tivesse adotado esse costume de migrar em tempos de escassez ele provavelmente morreria, sua capacidade de migrao garantiu a sobreviv ncia da nossa esp0cie! +"s no estamos no per)odo paleol)tico e nem somos n.mades, pelo menos no a maioria de n"s, mas temos algo em comum com esse nosso antepassado al0m do fato de pertencermos 1 mesma esp0cie! +"s tamb0m dependemos da nossa capacidade de locomoo para sobreviver! +ossa sociedade tem uma estrutura organizada de forma que cada um de n"s tem um papel importante a desenvolver, e isso contribui para toda a sociedade, somos como formigas trabal'adoras em um formigueiro! 2uando deixamos de cumprir com as nossas tarefas toa 1 estrutura social 0 abalada atingindo assim vrios setores, incluindo o econ.mico! ,om os problemas de mobilidade que temos isso pode acontecer, por falta de infraestrutura perdemos muito tempo nos congestionamentos, os problemas de mobilidade urbana so ocasionados pelo caos na estrutura social e quando surgem abalam ainda mais essa estrutura!

M ,$-$&$01% 3esquisa do tipo explicativa!

M2,$-$! - P($) -1# +,$!

T2)+1)%!

3rocedimentos: 4ocumental! 50cnicas de coleta de dados: pesquisas na 6eb, artigos! 7nlise dos dados: O trabal'o foi feito atrav0s do estudo de artigos, pesquisas na 6eb! 8oram feitas resen'as e atrav0s das mesmas foi elaborado o artigo!

Mobilidade Urbana

O transporte tem uma grande influncia e uma importncia significativa no desenvolvimento social e econmico na atual sociedade moderna, isto tem aumentado significativamente o nvel de exigncia no que diz respeito mobilidade urbana. Esta exigncia e o crescimento da populao tem provocado cada vez mais o aumento do nmero de veculos em circulao, principalmente nas ltimas cinco dcadas e nos ltimos dez anos esse aumento foi de 9::; e isso tem gerado grandes consequncias como, por exemplo, a saturao das vias de ligao, principalmente nos grandes centros urbanos, onde existe uma necessidade permanente de circulao, e os frequentes congestionamentos do trfego, os acidentes e atrasos nas deslocaes so fatores que podemos pontuar como sendo de grande relevncia em relao a esses fatos. Estas questes aumentam a insegurana fsica e psicolgica do ser humano, diminuindo assim o nvel da qualidade de vida. *sse problema poder ser solucionado se a populao fizer mais uso dos transportes pblicos para que isso, necessitamos de um transporte pblico de boa qualidade e o uso da tecnologia a&udaria na criao de meios de transportes mais rpidos, seguros e menos poluentes, a falta de transporte como trens e metr.s <no caso da nossa cidade, salvador= tamb0m colabora para que 'a&a congestionamentos, pois, se 'ouvesse um meio de transporte pblico digno e de qualidade, ter)amos como consequ ncia a diminuio do nmero de carros nas ruas, pois a populao usaria os .nibus coletivos! +a cidade de /alvador foi criado recentemente um sistema pblico de bicicletas, mas no ' ciclovias o que torna perigoso e invivel para os ciclistas, ou se&a, para facilitar a mobilidade 0 preciso tamb0m que se d ateno 1 infraestrutura! >ma cidade precisa estar preparada para acol'er seus moradores, visitantes, e facilitar mobilidade, garantindo o direito de ir e vir a todos principalmente aos deficientes f)sicos que possu)rem algum tipo de limitao de locomoo por conta de suas defici ncias! 5omemos como exemplo os deficientes visuais que precisam atravessar uma dessas vias, nesse caso, a criao de semforos que emitem sons de acordo a mudana da cor sinal como aviso na 'ora de atravessar a rua, e tamb0m a criao de sensores que sinalizem na 'ora em que os carros parem, assim um deficiente visual saberia exatamente quando atravessar a rua! 7 tecnologia deve ser usada como ferramenta de auxilio na mobilidade urbana que por sua vez ir contribuir para a mel'oria na qualidade de vida!

(as, se por um lado nos deparamos com problemas de infraestrutura urbana e de infraestrutura de transportes, por outro lado, surgem inova#es tecnol"gicas que nos do um pouco de esperana para o futuro, em relao ao transporte! ,omo 0 o caso de aplicativos que podem ser usados com intuito de mel'orar a vida de quem utiliza o transporte pblico e esses aplicativos podem ser acessados por tablets ou smartp'ones, citamos aqui como exemplo tr s aplicativos; 6aze, 5axi& e (oovit! 6aze usa mapas e sistema de navegao por ?3/, mais de @: mil'#es de usurios de diversos pa)ses formam uma rede para fornecer informa#es sobre congestionamento, rotas alternativas, radares e blitz policiais! O aplicativo pode dar informa#es sobre postos de gasolina e 0 integrado ao facebooA, possibilitando assim a troca de mensagens com amigos! 5axi& busca facilitar a vida de espera por um taxi! 2uando um passageiro solicita um taxi ele tem acesso aos carros que esto mais pr"ximos, ele tamb0m tem informa#es sobre as formas de pagamento, condi#es do carro e 'umor do motorista! 2uando o carro 0 escol'ido o taxista rebe uma mensagem no smartp'one e vai at0 o passageiro! O (oovit facilita totalmente a vida de quem pega .nibus, ou se&a, mais da metade da populao! 3ara utilizar o (oovit no 0 necessrio ter um smartp'one, basta est conectado a internet para ter informa#es em tempo real sobre o ve)culo e tamb0m sobre mel'ores rotas, isso graas 1 parceria com a prefeitura e "rgos responsveis pelo transporte coletivo! *le c'egou 1 +ova BorA, Cos 7ngeles e Doma, aqui no Erasil ele est em sete cidades, uma delas 0 ,uritiba! Os dados contidos no aplicativo so fornecidos por uma comunidade de usurios e pela >DE/, a empresa que controla o sistema de transporte pblico de ,uritiba! ,om esse aplicativo os usurios de transporte coletivo podem ter a comodidade de poder c'egar ao ponto ao mesmo tempo em que o .nibus, ter informa#es sobre as condi#es do .nibus, sobre o desempen'o do motorista e saber se o .nibus est c'eio! *sse aplicativo tamb0m funciona para o metr.! (ais ou menos F@: mil usurios brasileiros & so beneficiados por esse aplicativo! Em pases desenvolvidos, no continente europeu, modernas e avanadas tecnologias tm sido aplicadas para evoluo da qualidade do sistema de transporte pblico, essas tecnologias funcionam com a preciso das informaes e a utilizao de sistemas inteligentes e tambm de sistemas que operam em tempo real e que permitem dar informaes aos passageiros com uma maior preciso. Algumas das nossas cidades brasileiras j esto no processo de desenvolvimento de projetos e at implantando a automao de determinados processos, como o caso, por exemplo, da bilhetagem eletrnica e do controle operacional do

sistema de nibus. de suma importncia o uso de tecnologias avanadas para o transporte pblico nos sistemas de nibus urbanos. No Brasil, os investimentos em tecnologias avanadas ainda so muito modestos. Entretanto, percebe-se um aumento no interesse por parte dos rgos gestores e operadores em implementar sistemas automatizados que venham a contribuir para a melhoria da qualidade dos sistemas de transportes e tambm como uma forma de aumentar a produtividade do setor.
+o Erasil, em &aneiro de F:GF, foi aprovada a 3+(> <3ol)tica +acional de (obilidade >rbana=, um con&unto de medidas que prometem mel'orias no transito das grandes cidades brasileiras! 7 Cei GF!@HI passou GI anos tramitando no ,ongresso +acional, e visa ampliar os transportes pblicos e no motorizados como meio de mel'orar a mobilidade urbana <D*EOCJ7/, K+8O*/,OC7=!

Essas referidas tecnologias so capazes de melhorar o desempenho das linhas, atravs da manuteno, da regularidade e pontualidade. Os sistemas inteligentes propiciam informaes precisas aos usurios e contribuem para melhorar a imagem do modal nibus. O emprego destas tecnologias aplicadas em transportes urbanos tem sido conduzida dentro de programas conhecidos mundialmente por ITS Intelligent Transportation Systems. Os ITS integram programas que envolvem a interao de um grupo de tecnologias avanadas que objetivam fazer com que os sistemas de transportes operarem com mais segurana e eficincia. O conceito associado aos ITS no s revoluciona as relaes entre as pessoas e os veculos, criando novas relaes espaciais, como tambm facilita a troca de informao e conhecimento, constituindo o ncleo de uma sociedade avanada baseada em informao. Pensa-se que os ITS tero um papel preponderante no enriquecimento da nossa sociedade, constituindo a indstria lder e ao mesmo tempo possuindo um grande potencial para a criao de novas indstrias e explorao de novos mercados, uma vez que os ITS integram as mais recentes tecnologias providenciando um avano significativo em termos de competitividade industrial. Os sistemas inteligentes fazem uso de tecnologias de processamento de informao e comunicao, navegao e tecnologia que so aplicados, objetivando melhor o gerenciamento e a operao dos sistemas de transportes, melhoria da segurana viria, bem como o aumento da mobilidade, atravs de reduo de tempos de espera. Os ITS devem promover

uma ligao inteligente entre os usurios dos sistemas de transportes, os veculos e a infraestrutura. No Brasil, os ITS comearam a chamar a ateno do setor do transporte e atualmente j so uma realidade, mas, ainda est no processo de incio no transporte pblico por nibus. Os ITS - Intelligent Transportation Systems tem como foco a otimizao e eficincia dos sistemas de transportes, proporcionando a reduo dos congestionamentos atravs da busca por rotas otimizadas e a coleta de informaes precisas e com confivel nvel de confiabilidade. o caso dos aplicativos citados acima.

O contraste

Embora na capital tambm tenhamos nossos problemas, em relao tecnologia, vivemos mais confortavelmente que pessoas de outras regies. Ainda existem muitas pessoas sem acesso a recursos tecnolgicos, 53% da populao brasileira ainda no possuem internet, e tambm so muitas as pessoas que ainda no possuem telefone fixo e telefone mvel. Isto contrastante com o atual perodo tecnolgico em que vivemos. A tecnologia se no for bem aplicada pode ter um lado negativo no entanto, pode ajudar no desenvolvimento do ser humano, as pessoas no inclusas na era digital esto paradas no tempo e isso de certa forma prejudica o desenvolvimento coletivo, os meios de comunicao tambm ajudam a desenvolver a democracia e facilita o convvio social. Em um mundo que caminha cada vez mais depressa em direo ao desenvolvimento tecnolgico, pessoas que esto excludas da era digital esto isoladas. Ns vivemos na era da informao e a informao facilita, abre portas para o conhecimento e o conhecimento por sua vez, traz liberdade e mobilidade e, a mobilidade depende de pelo menos um conhecimento bsico sobre tecnologias. Para que se possa utilizar a tecnologia a favor da mobilidade preciso que todos estejam includos na era digital, pois, uma cidade, um pas, s so desenvolvidos quando todos seus habitantes esto no mesmo nvel, seja intelectualmente, socialmente ou tecnologicamente.

Consideraes finais

As tecnologias ajudam na organizao e no desenvolvimento das sociedades, na aproximao e na troca de informao entre os povos. Antes dos grandes avanos tecnolgicos os homens viviam isolados, no havia tanta facilidade para se comunicarem e se locomoverem. A comunicao tambm uma facilitadora da mobilidade urbana e a mobilidade urbana garante a cidadania.

Referncias:

REBOLSAS, Fernando. Mobilidade Urbana. Disponvel em:<http://www.infoescola.com/transporte/mobilidade-urbana>. Acesso em: 08. Out. 2013. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populaao/acessoainternet>. Acesso em: 06. Out. 2013. PERODO PALEOLTICO. Disponvel em: <http://www.brasil.escola.com/historia/paleolitico.htm>. Acesso em: 08. Out. 2013. SILVA, Daniela Moraes da. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Sistemas Inteligentes no Transporte Pblico Coletivo Por nibus. Porto Alegre. 2000. Acesso em: 04. Out. 2013. LEMOS, Andr. Cidade e Mobilidade. Telefones Celulares, Funes Ps-Massivas e territrios informacionais. Out. 2007. Acesso em: 04. Out. 2013. MOBILIDADE URBANA: COMO OS APPS ESTO MUDANDO OTRNSITO. Paran. 11. Set. 2013. Disponvel em: <http://www.magicwebdesign.com.br/blog/modalidade-urbanas-apps-tranformandotransito/>. Acesso em: 05. Out. 2013.

You might also like