You are on page 1of 7

APOSTILA 5

Radiestesia Radiao e a Ao das Energias.

Radiestesia a arte de se sensibilizar com as radia es. Segundo historiadores e pesquisadores, como L. Chaumery e A. de Belizal, a radiestesia era utilizada desde a pr-histria. Tam m e!iste re"erencias de seu uso na # lia, na passagem onde $se#as reclama do po%o &udeu, que ao in%s de consulta-lo utiliza%a a %arinha para desco rir coisas. A 'adiestesia uma pr(tica muito antiga, que surgiu com a procura de po)os d*(gua, &azidas su terr+neas e tesouros ocultos. ,ra utilizada como "erramenta, uma %arinha ou uma "orquilha. ,sses instrumentos eram con"eccionados grosseiramente, mas o edeciam a certo padr-o de medidas e eram utilizadas de madeiras especiais. Segundo e%id.ncias encontradas,s eu comprimento era em torno de // cm com uma espessura de 0 mm, e as madeiras utilizadas era1 macieira, "igueira e goia eira. $ termo 2'adiestesia3 muito &o%em , criado no in#cio deste sculo, pois anteriormente essa ci.ncia era chamada de 2 ra domancia3 pala%ra de origem grega1 2ra os3 4%ara5, e 2manctcea3 4adi%inha)-o5 o que signi"ica%a adi%inha)-o pela %ara ou ast-o. ,nt-o podemos dizer que a radiestesia a 2sensi ilidade 6s radia)7es3 RA!IA"#O 1 nada mais do que energia que irradia a partir de um ponto, ent-o tudo que e!iste no mundo material irradia a partir de um ponto, ent-o tudo que e!iste no mundo material irradia sua prpria energia, a qual dotada de "req8.ncia espec#"ica. A pala%ra 2'adiestesia3 deri%ada do latim 2radius3 4raio, radia)-o5 e do grego 2aisthsis3 4sensi ilidade5 signi"icando sensi ilidade as radia)7es. ,nt-o podemos dizer que a radiestesia a ci.ncia que lida com o estudo dos campos de energias emanadas pelas pessoas, o &etos e coisas. 9 a maneira de detectar ou melhor desco rir o &etos ocultos, doen)as, alimentos e medicamentos adequados. :as a radiestesia tam m pode ser de"inida como o estudo da percep)-o do corpo 6s radia)7es de intensidade ultra ai!a, emanadas pelo o &eto de estudo do radiestesista. A sensi ilidade a estes campos de radia)-o registrada pelo p.ndulo ou outro instrumento radiestsico.

$istrio das Energias.


29

Como %i%emos em um uni%erso de %i ra)7es ; de energias - e de todos e de tudo que desprendem algum tipo de energia. Algumas s-o en"icas, enquanto que outras s-o e!tremamente destruti%as. $ que podemos classi"icar de energia "#sica1 a mani"esta)-o da luz, calor ou ainda das ondas de r(dio, o som, etc. :as e!istem ainda as que classi"icamos de 2 energias sutis3. ,stas s-o em mais di"#ceis de se perce er, pois elas s-o inaud#%eis, in%is#%eis e n-o percept#%eis atra%s do tato. <ode-se dizer que energia , asicamente, %i ra)7es. $s que di"erem as "ormas de energias sutis daquelas que podem classi"icar como 2"#sicos3, apenas a "requ.ncia %i ratria. Como tudo e!iste o resultado de uma mani"esta)-o de energia, tudo tem uma "req8.ncia energtica e assim, ao se concentrar a aten)-o em uma determinada coisa, nossa mente entra em sintonia com ela. ,la irradia sua prpria energia, e esta radia)-o captada pelo radiestesista.=ma srie de rea)7es predeterminadas pelo radiestesista, conhecidas como con%en)7es mentais, esta elecida entre a sua mente consciente e o seu su consciente. $ sistema ner%oso do operador reage 6 resposta do su consciente e a traduz so "orma de mo%imentos do su consciente e a traduz so a "orma de mo%imentos neuromusculares in%olunt(rios, os quais s-o ampli"icados pelo p.ndulo. Assim o p.ndulo se mo%imenta alm do controle "#sico consciente, de acordo com um cdigo pr esta elecido.

A %IST&RIA !A RA!I'(I)A
*tt+,--radiestesia.br.tri+od.com-*istoria.radio.*tml

$ nosso propsito aqui n-o tra)ar toda a histria desta arte mas sim dar aos leitores uma %is-o geral do nascimento e dos desdo ramentos da 'adi>nica. ,m ora possamos encontrar em muitos autores antigos alguns dos postulados da moderna 'adi>nica, a 'adi>nica tal como a conhecemos ho&e, come)a no sculo passado, na dcada de ?@, e se aseia nos conceitos do !r. Albert Abrams, mdico americano que possu#a pro"undo conhecimento da medicina e a da saAde humana.

9 imposs#%el tra)ar a histria da 'adi>nica sem contarmos a %ida e o tra alho do !r. Abrams. $ Br. A rams nasceu em S-o Crancisco, no dia 0 de Bezem ro de DEF/, nasce ele no seio de uma "am#lia de posses, praticamente nada se sa e dele antes do inicio de sua %ida acad.mica, o Br. A rams estudou em algumas das melhores uni%ersidades do mundo e em DEE? era Boutor em medicina, sua carreira como mdico "oi %itoriosa em todos os sentidos, tendo ele chegado a diretor e pro"essor de <atologia cl#nica da 30

=ni%ersidade de Stan"ord e <residente da Sociedade :dica de S-o Crancisco, alm de outros t#tulos. Go entanto, sua grande contri ui)-o 6 saAde humana ainda esta%a por surgir, em uma aula, enquanto ensina%a aos seus alunos a percutirem, tcnica na qual ele era e!tremamente e!periente ocorreu algo inusitado, ao percutir o a d>men de um paciente ele perce eu um som a a"ado em uma dada regi-o, dada a sua e!peri.ncia, ele perce eu que tal se da%a porque ha%ia um pro lema de saAde, mas para sua grande surpresa, ao percutir no%amente no mesmo local ele n-o encontrou mais aquele som, ha%ia mudado. Hncon"ormado com o ocorrido ele "ez com que a pessoa %oltasse na mesma posi)-o em que se encontra%a no momento da primeira percuss-o e %oltou a encontrar o som, ao mudar de posi)-o o som sumiu no%amente, em pouco tempo ele chegou a conclus-o de que o posicionamento cardeal esta%a de alguma "orma in"luenciando o seu diagnostico. Apro"undando um pouco mais seus estudos ele chegou a mapear todo o a d>men e perce eu que os pro lemas de saAde se re"letiam em determinadas partes a dominais algo parecido com o conceito da 'e"le!ologia oriental, come)ou a ensinar esta tcnica a seus alunos. A pr!ima desco erta que o intrigou se deu quando ele resol%eu ligar uma pessoa saud(%el a uma pessoa doente atra%s de um "io de co re, ele consegue, percutindo o a d>men da pessoa saud(%el encontrar aquele som caracter#stico do a d>men da pessoa doente, ele concluiu com isto que a doen)a tinha um "undo energtico e este era pass#%el de ser transmitido para outras pessoas. ,nquanto A rams "azia suas e!peri.ncias uma outra coisa ocorria no mundo cienti"ico, a eletr>nica come)a%a a desen%ol%er-se, o homem come)a%a a dar seus primeiro passos rumo ao dom#nio desta ci.ncia, A rams, que era um entusiasta do tema, em um rasgo de intui)-o, passa a acreditar que a eletr>nica poderia de alguma "orma se relacionar com isto tudo que ele esta%a desco rindo, ent-o ele pegou e ligou no%amente duas pessoas, uma s- e outra doente por um "io, mas desta %ez o "io passaria diais e resist.ncias, isto causou uma interrup)-o e l. n-o mais encontra%a o som oco no homem s-o, ao come)ar a regular os diais, ele "oi desco rindo que ha%ia uma determinada posi)-o dos diais onde ele podia captar no%amente o pro lema, neste momento, precisamente, surgiu a 'adi>nica.

Sua conclus-o primeira

so re esta desco erta1

=ma doen)a um desequil# rio energtico, esse desequil# rio pass#%el de ser detectado, no momento em que ele ainda o seu instrumento, ele aca a encontrando a "req8.ncia e!ata do pro lema da pessoa, isto se d( por resson+ncia. $ pr!imo passo, que era certamente o desenrolar lgico de tudo o que at ent-o ocorrera "oi a pesquisa de "req8.ncias que pudessem re%erter o quadro patolgico de 31

seus pacientes, e para isto "oram desen%ol%idos di%ersos equipamentos, alguns para "ins espec#"ico enquanto que outros eram de uso mais geral. ,stas, em como mais algumas das desco ertas que se seguiram come)aram a incomodar muitas pessoas do meio cient#"icos, criou-se uma situa)-o delicada, de um lado ha%iam mdicos que acredita%am e di"undiam suas idias, mdicos %inham da ,uropa para aprenderem sua tcnica, de outro lado surgiam seus opositores, mais numerosos a cada dia que passa%a, ele "oi acusado de charlatanismo e astante perseguido. So re isto e!iste um episdio muito interessante, alguns mdicos mandaram para ele um "rasco de sangue para an(lise, esta "oi "eita e ele repassou os resultados depois os mesmos mdicos apareceram a pA lico dizendo que o sangue en%iado n-o era humano e sim de um coelho, e que o Br. A rams n-o ha%ia conseguido detectar este "ato, se tentou de todas as "ormas colocar seu tra alho em descrdito, esta guerra, in"elizmente, durou toda sua %ida, e mesmo aps a sua morte ele continuou sendo atacado por seus inimigos declarados.

Aps a morte do Br. A rams o que se %iu "oi uma persegui)-o generalizada 6 'adi>nica, o nome mais "amoso da 'adi>nica ps A rams "oi R/t* !ro0n, uma inglesa de e!trema sensi ilidade para operar equipamentos, ela tinha a intui)-o desen%ol%ida como poucos, alm de "orma)-o acad.mica R/t* !ro0n era muito "amiliarizada com as "iloso"ias antigas, so retudo a Ca ala, a m#stica "iloso"ia de origem &udaica, apoiada em alguns pressupostos ca al#sticos e nas teorias de <aracelso, R/t* !ro0n pensou ser poss#%el tratar pacientes 6 dist+ncia utilizando mechas de ca elo e gotas de sangue, como suas e!peri.ncias compro%aram tal teoria ela seguiu nesta linha de racioc#nio, outra ino%a)-o da Bra. 'uth "oi a coloca)-o de um sensor t(til na m(quina, este su stitu#a o processo de percuss-o usado anteriormente, processo ali(s muito delicado em que "acilmente a pessoa se engana%a, o Br. A rams, &( ha%ia criado um processo de utilizar um ast-o de %idro &( que muitos dos seus alunos tinham di"iculdades em percutir pacientes. :as a grande contri ui)-o de R/t* !ro0n "oi a cria)-o de um aparelho chamado Radio1ision, capaz de "otogra"ar os rg-os do duplo etrico de seus pacientes, esta m(quinas lhe rendeu "ama e um processo no qual ela "oi normalmente proi ida de usar seus instrumentos de tra alho, alguns anos depois ela "oi presa depois de "azer um diagnostico em uma emerg.ncia, tinha ela I? anos, na pris-o seus dias terminaram. $s nomes que %em a seguir s-o mais modernos, merecem destaque o cle re %ieron2m/s3 $alcom Rae3 4eorge !e La 5arr e !a1id Tansle23 entre tantos outros que seria imposs#%el mencionar as contri ui)7es destes homens s-o imposs#%eis de serem mensuradas. 32

$ cle re T*omas 4alen %ieron2m/s criou m(quinas que "icaram muito "amosas, era dono de uma percep)-o "ora do comum, mesmo para um radiestesista, seu "eito mais not(%el "oi o acompanhamento dos tripulantes da Apolo JH quando esta esta%a do outro lado da lua e a comunica)-o era imposs#%el, a GASA n-o sa ia nada da situa)-o dos astronautas, no entanto %ieron2m/s3 com seu equipamento acompanha%a e passa%a relatrios so re todos eles, seus dados "oram mais tarde compro%ados. $alcom Rae e 4eorge de La 5arr criaram equipamentos mais parecidos com os que s-o usados atualmente, aparelhos que n-o est-o ligados 6 corrente eltrica e que possuem liga)7es e!tremamente simples, seus equipamentos utilizam magnetos como aterias. Tansle2 contri uiu para o a%an)o de 'adionica em todos os sentidos, em suas o ras ele se mostra um pensador pro"undo, analisa os di%ersos +ngulos da 'adionica, apontou caminhos, mostrou "alhas, criou m(quinas simples e "uncionais e deu sua maior contri ui)-o na (rea do diagnstico, inserindo uma metodologia aseada em conceitos energticos e n-o apenas em org+nicos.

RA!IESTESIA E SA6!E
http1KKradiestesia. r.tripod.comKradiestesiaLeLcura.html

=ma das grandes aplica)7es da 'adiestesia na saAde, mostrando assim a sua utilidade nas (reas mais essenciais da %ida humana, para que possamos entender como a radiestesia Atil desta "orma se "az necess(rio que %e&amos o homem de uma no%a "orma, alm do campo "#sico temos que come)ar a en!ergar sua contraparte energtica e suas rela)7es com a %ida. $ corpo energtico humano possui inAmeros canais, in"elizmente n-o poderemos nos deter em todos, mas procuraremos mostrar um pouco 6 este respeito. $s principais canais que a energia se utiliza em seu mo%imento s-o1 A Aura $s Chacras As Ml+ndulas Gs temos dados espec#"icos para cada um destes campos ao lado, poderemos %er estes canais em qualquer mapa de Acupuntura ou re"le!ologia, por e!emplo, como o que mostramos a ai!o. 33

Nuando um radiestesista analisa uma pessoa a primeira coisa que se "az &ustamente uma medi)-o do campo energtico para que se tenha uma %is-o correta do pro lema da pessoa e na maioria das %ezes quando se sa e em que ponto o corpo energticos est( a"etado se pode pre%er quais os pontos "racos no corpo "#sico. =tilizando-se de mapas e gr("icos o operador pode identi"icar com precis-o qual a origem real do pro lema, o a%an)o do desequil# rio e o que mais importante, os meios necess(rios para solucionar os desarran&os energticos. 9 importante termos em mente que os pro lemas de saAde se originam de causa ainda mais comple!as que org+nicas, a medicina caminha rumo a no%a a ordagem so re o homem, algumas destas causas s-o1 BistAr ios no campo %italO Besequil# rios emocionaisO Stress. Sentimentos de culpa, comple!os.

<ara cada um destes "atores a 'adiestesia tem uma tcnica precisa de mapeamento. =tilizando-se um simples p.ndulo ns podemos determinar quais os alimentos indicados para sanar um pro lema de saAde, os "itoter(picos necess(rios para o processo de cura, os Clorais de Bach, cristais e terapias que s-o mais con%enientes a cada caso. Aqui ns encontramos a grande "or)a da 'adiestesia, trata cada caso como algo Anico, tendo-se em conta que cada pessoa um ser indi%idual, algo "ant(stico em uma poca em que podemos encontrar dietas sendo %endidas de uma "orma mercen(ria e que n-o le%a em conta os aspectos Anicos de cada pessoa.

34

A 'adiestesia tem sido usada com muito sucesso em %(rios tratamentos de saAdes, gra)as ao reequili rio que ela proporciona, tem sido a cha%e para a recupera)-o de muitas que n-o encontraram solu)7es em outras "ormas de terapias.

35

You might also like