You are on page 1of 15

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG.

CONTRIBUIO PARA A DETERMINAO DA RESISTNCIA DO CONCRETO NA ANLISE DE ESTRUTURAS PERICIADAS

Autores: DA CUNHA, Jos Celso (1) Engenheiro Civil, EE.UFMG, 1975 CREA- 13.871/D 4a REGIO (MG) Professor Adjunto da Escola de Engenharia da UFMG; D.E.A. em Mecnica dos Solos Estruturas, CEBTP/ECP, Paris, Frana 1982 Dr. em Mecnica dos Solos Estruturas, CEBTP/ECP, Paris, Frana 1985 Rua Levi Coelho, 43, 8o andar, Santa Efignia, Belo Horizonte, MG, CEP 30.260-000 Telefone (31) 3241 3755 E-Mail: tecton@gold.com.br VIERA ANGELO, Ana Margarida (2) Engenheira Civil, EE.UFMG, 1988 CREA 50.795/D 4a Regio (MG) IBAPE - No. 545 Especialista em Avaliaes e Percias F.E.A.FUMEC 2000 Mestranda em Engenharia de Estruturas na EE.UFMG Rua Levi Coelho, 43, 8o andar, Santa Efignia, Belo Horizonte, MG, CEP 30.260-000 Telefone (31) 3241 3755 E-Mail: TECTON@gold.com.br

Resumo.
Uma das dvidas do engenheiro, quando visa a estabelecer parmetros para a anlise de estruturas acabadas ou prontas, aquela relacionada com as propriedades do concreto, como por exemplo a sua resistncia compresso ou trao, o seu mdulo de elasticidade, dentre outras. Como estabelecer uma relao aceitvel e segura entre os valores tericos, de projeto, com aqueles reais ou potenciais disponibilizados ao perito, no momento de sua avaliao em campo? Como determinar as resistncias de clculo na anlise das capacidades dos elementos da estrutura, quando no se dispe da histria da estrutura ou da documentao de projeto, ou mesmo de testemunhos extrados da mesma? O que diferencia a resistncia potencial do concreto de estruturas novas com a de estruturas velhas ? No presente trabalho procura-se responder a tais questes, indicando solues tcnicas de engenharia na anlise de problemas que envolvem estruturas de concreto, com base nos elementos disponveis ao Perito. So apontados riscos que podem surgir do decorrer da determinao das resistncias do concreto de obras periciadas, quando no se considera os efeitos deletrios do tempo e das aes permanentes.

Palavras chave: Concreto, Propriedades, Concreto velho, Efeito do tempo.

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas I - A EVOLUO DA RESISTNCIA DO CONCRETO COMPRESSO COM O TEMPO Do ponto de vista da Engenharia de Materiais, o conhecimento da evoluo da resistncia do concreto compresso com o tempo, para um dado tipo de cimento, pode ser obtido atravs de estudos experimentais que possibilitem o traado de curvas de ABRAMS, que so largamente utilizadas no meio tcnico. Do ponto de vista da Engenharia de Estruturas, tambm interessante conhecer essa evoluo, tendo como base sua relatividade de crescimento relacionada com a resistncia do concreto aos 28 dias. Isto nos possibilita trabalhar no projeto ou na anlise estrutural, estimando-se resistncias para diversas idades do concreto, com razovel vantagem. A Figura 1 mostra algumas curvas estilizadas da evoluo da resistncia relativa do concreto com o tempo, (fc(j)/fc(j=28 dias), ou seja, entre a resistncia numa data qualquer fc(j), e aquela verificada aos vinte e oito dias, fc(t=28 dias), para diversas classes de resistncia do concreto. Ela sugere que para concretos com maior resistncia, onde so empregados cimentos especiais de Alta Resistncia Inicial, do tipo CP-V-ARI, o aumento relativo dessa resistncia com o tempo, aps 28 dias, no to acentuado como nas classes de menor resistncia quando so empregados cimentos normais.
f c (j) f c (j=28)
1 2

f cm < 25 MPa ( resistncia baixa)

1
0,5

25MPa<f cm <50MPa (resistncia alta) 50MPa <f cm< 80MPa ( alta resistncia)

tempo

f cm>> 80MPa (altssima resistncia)

28

(dias)

Figura 1 Croquis Representao esquemtica da evoluo relativa da resistncia para vrias classes do concreto, com o tempo. O controle sistemtico e o conhecimento da evoluo relativa da resistncia do concreto fc(j)/ fc(j=28) com o tempo, efetuados nos primeiros meses de uma obra em andamento, podero ser teis para estimarem-se resistncias intermedirias ou em datas mais avanadas. Isso pode ser utilizado, por exemplo, para se programar retiradas de formas e escoramentos, ou ainda, para se reavaliar a segurana de elementos estruturais de responsabilidade. Uma regra de evoluo da resistncia do concreto com a idade (j), preconizada pela norma francesa BAEL 1 , pode ser expressa de uma forma simples, como na equao 1. fc(j)/fc(j=28)

= a + bj

, com a = 28(1-b)

(eq. 1)

Para concretos convencionais ou de Alta Resistncia, com base nos resultados obtidos no controle tecnolgico do concreto, em laboratrio ou na obra, os valores dos coeficientes a e b da Equao 1 so facilmente definidos. Alguns desses valores, com dados obtidos em ensaios para diversas idades do concreto, esto apresentados no Quadro 1.
1

BAEL- Rgles techniques de conception et de calcul ds ouvrages et constructions em bton arme suivant la mthode ds tats-limites.
2

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas

QUADRO 1 - Alguns valores prticos dos coeficientes a e b (equao A), para concretos considerados de crescimento normal da resistncia e de alta resistncia. Concreto de Alta Resistncia Concreto de Resistncia Observaes Normal 55MPa fcm 80MPa fcm 50MPa a b a b 1,40# 0,950# Para j 28 dias 3,65* 0,870* Para qualquer idade j Para j 28 dias Para j > 28 dias # dados obtidos em laboratrio na Frana. 4,76 7,00 0,83 0,90 0,968 0,75 3,65 0,870 * concreto com slica ativa (microsslica).

Outros valores de (a e b) diferentes desses apresentados no Quadro 1 podero ser ajustados para casos especficos de concreto em determinada regio do Brasil, a partir de outros parmetros e de maiores resultados de ensaios. Para concretos com outras caractersticas (agregados com materiais diversos, com ou sem aditivos, ou mesmo com outros tipos de cimento, etc.), a Equao 1 pode tambm ser ajustada sem problemas. Entretanto, devem-se utilizar resultados de resistncias de concreto com as mesmas caractersticas bsicas e cujos traos, contendo o mesmo cimento, tenham pequena variao no fator gua/cimento (15%) Essa limitao totalmente superada tendo em vista a facilidade de sua aplicao nos mais diversos casos particulares. Segundo a NBR-6118/20032: ... a estimativa da resistncia compresso mdia, fcmj, correspondente a uma resistncia fckj especificada, deve ser feita conforme indicado na NBR126553. A evoluo da resistncia compresso com a idade deve ser obtida atravs de ensaios especialmente executados para tal. Na ausncia desses resultados experimentais essa norma admite, em carter orientativo, que a evoluo da resistncia compresso, para uma data j, qualquer, inferior a 28 dias, os valores indicados na Equao 2: fc(j)/fc(j=28) = exp{s [ 1 - (28/j)1/2 ] } onde: s = 0,38 para concreto de cimento CPIII e IV; s = 0,25 para concreto de cimento CPI e II; s = 0,20 para concreto de cimento CPV-ARI. j a idade efetiva do concreto, em dias. (eq. 2)

Observa-se, entretanto, que a norma clara quando diz que essa formulao orientativa, no devendo ser confundida com a realidade. Seus resultados podem no corresponder com s expectativas do usurio. So valores aproximados, empricos, e baseados em experimentaes ou ensaios realizados na Europa, com os materiais utilizados naquele continente, j que introduz a varivel s, em funo do tipo de cimento utilizado.. Dada a extenso do Brasil, e as particularidades regionais observadas, inclusive com tipos de cimento e agregados diversos,

NBR 6118/2003 (Projeto de Estruturas de Concreto, Procedimento

3 NBR 12655 Concreto - Preparo, controle e recebimento Procedimento

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas equaes de previso da evoluo da resistncia do concreto com o tempo devero ser testadas e, quando necessrio, afinadas com os dados de cada regio. II - INFLUNCIA DAS CARGAS PERMANENTES NA RESISTNCIA DO CONCRETO, EFEITO RSCH A resistncia do concreto, quando se leva em conta a durao de aplicao de tenses de compresso ou trao, influenciada por dois fenmenos, a princpio antagnicos: O endurecimento progressivo do concreto, devido a fenmenos fsicoqumicos ligados hidratao do cimento, aumenta a sua resistncia; A propagao interna de microfissuras no concreto, sob o efeito de tenses permanentes aplicadas, reduz a sua resistncia . Deve-se ainda considerar, em certos casos, que a migrao da gua intersticial dentro do concreto, mesmo na ausncia de cargas exteriores, pode ser causa de tenses internas no desprezveis e mesmo de microfissuras. Os dados e diagramas mostrados na Figura 2, servem para compreender um pouco mais esse fenmeno observado por RSCH. A Curva mostrada representa uma lei de endurecimento do concreto com o tempo, cuja expectativa de crescimento da resistncia do concreto conhecida ou estimada. Ela define o valor da resistncia de ruptura potencial esperada do concreto compresso, c(t), numa idade qualquer. Um corpo de provas de concreto, submetido a uma tenso qualquer, cp, inferior a c(to), aplicada numa data (idade) to, e mantida constante ou permanente ao longo do tempo, poder virtualmente entrar em ruptura aps um perodo de tempo du.

c(t)

"Lei" do Endurecimento

c(to+du)
Resistncia provvel na idade (to+du)

cp < c(to)
Ruptura devida ao

c(to)

cp
du to to+du

Efeito Rsch

cp < c(to)
tempo
evoluo das microfissuras

c(t) = lei do endurecimento do concreto com o tempo, com base em ensaios. c(to) = tenso estimada, provvel, com base na lei de endurecimento, ou verificada em ensaios de curta durao do concreto, para uma idade (to). c(to+du)= tenso do concreto estimada ou verificada para uma idade (to+du). cp = tenso permanente, inferior a c(to), aplicada na data to. du = durao do carregamento permanente, suficiente para que a tenso cp provoque a ruptura do corpo de provas.

Figura 2 - Lei do endurecimento do concreto com o tempo e tenso permanente cp. Observa-se que isto depende basicamente de alguns fatores importantes, quais sejam:

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas da proximidade do valor desta tenso permanente, cp, daquela que levaria ruptura instantnea do concreto, prevista na curva de endurecimento, c(to), ou seja da relao entre essas duas tenses; da expectativa do aumento da resistncia do concreto com o tempo, a partir da data ou da idade do concreto, to, verificada por ocasio da aplicao da tenso permanente cp. O que tem a ver com o tipo de cimento empregado no trao do concreto ou mesmo quando se tratar de concreto novo ou velho , se a expectativa de crescimento ao longo do tempo for considerada, respectivamente, grande ou pequena; da durao, du, do carregamento permanente, observada at o momento da ruptura, du. Esse fenmeno, que reduz a resistncia potencial do concreto em conseqncia do carregamento permanente, foi colocado em evidncia pelo engenheiro e pesquisador alemo Hubert RSCH4, em pesquisas empreendidas por ele na dcada de 50. RSCH sugere que essa reduo ou perda de resistncia do concreto sob tenses permanentes seja considerada da ordem de 15%. Diante disso, considera-se que esse fenmeno deve ser levado em conta no projeto e no clculo de estruturas de concreto, quando as cargas previstas, atuantes nessas estruturas, forem de natureza permanentes ou de longa durao5. Outros pesquisadores, como o engenheiro francs Bernard FOUR6 estudaram esse fenmeno em diversos trabalhos realizados nos anos 70 e 80, tambm para concretos de Alta Resistncia. Suas pesquisas, assim com as de RSCH, levaram-nos a resultados que indicam que a resistncia potencial do concreto sob tenses permanentes independe da idade do concreto no incio do carregamento permanente, mas que depende da durao do carregamento (du), assim como do ganho virtual de resistncia do concreto em conseqncia do seu endurecimento, (taxa de aumento da resistncia com o tempo), ou seja, da sua lei de endurecimento com o tempo, a partir da data do carregamento. Essa perda relativa da resistncia ser maior quanto menor for a expectativa de aumento da resistncia do concreto, a partir da data do carregamento com tenso permanente, cp.

RSCH, Hubert, Researches toward a general flexural theory for structural concrete- ACI Journal, Juillet, 1960.
5Para efeito de clculo das estruturas de concreto, considera-se que um carregamento de longa durao, quando o tempo

decorrido na aplicao das cargas superior a 30 minutos.

FOUR, Bernard; BRONSART, Odile ude de la resistence du bton de T.H.R. sous cantrainte soutenue Projet nacional, Voies Nouvelles du Matriau Bton- Relatrio interno do CEBTP- 1990.

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas
cp c( to+du )
1,0 0,9
0,85

0,92 - 0,030 Log du Equao proposta por FOUR [2.27]

Constante de Rsch

0,8 0,7

resultados equivalentes a ensaios


1 HORA 1 DIA 1 MS 1ANO
6

10

10

10

10

10

10

du (minutos)

Figura 3 - Diagrama estilizado dos resultados de ensaios e a Lei da Ruptura sob tenses permanentes. Com base nesses resultados, FOUR, prope uma "Lei de Ruptura do Concreto sob Tenses Permanentes", Figura 3, da seguinte forma:
cp = 0,92 0,03Logdu c( to + du)

(eq. 3)

A Equao 3, para uma durao de carregamento equivalente a du=50 anos (tempo considerado como o de vida til da estrutura), indica uma queda da resistncia relativa do concreto de alta resistncia, ou mesmo para aqueles cuja expectativa de aumento de resistncia com o tempo a partir do dia do carregamento seja pequena, (como para os concretos considerados velhos, por exemplo), da ordem de at 28%, portanto, igual a praticamente ao dobro do valor de 15% sugerido por RSCH, com base em seus ensaios realizados na dcada de 50. III - O EFEITO RSCH DE ACORDO COM A NBR-6118/2003. A NBR-6118/2003 considera que para o clculo de estruturas de concreto armado, deve-se levar em conta o efeito RSCH a partir de uma constante , para carregamentos ou cargas consideradas como permanentes. Segundo a NBR-6118/20037, para o clculo das estruturas de concreto, o valor de pode ser dado como: =0,85 (eq. 4)

Com base nesse valor do efeito RSCH, para a NBR-6118/03, as tenses finais de clculo para o concreto sero reduzidas de 15%, independentemente de outras consideraes. O valor
7 Opinio do autor: O valor de =0,85, considerado pela NBR-6118/2003, , a nosso ver, muito alto quando comparado

aqueles fornecidos pela equao 3, representada na Figura 3. Por esse motivo, para estruturas de grande responsabilidade, cujas cargas permanentes preponderam sobre as demais, ou para estruturas com concretos de classe superior a C50, sugerimos adotar =0,72. Este valor deve ser tambm ser utilizado para concretos velhos, ou para aqueles, como os de alta resistncia, cuja expectativa de aumento da resistncia com o tempo seja pequena a partir de certa idade como ser visto no prximo item.

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas final da tenso de clculo do concreto, Rd, dever ainda ser minorado por coeficientes de ponderao ou de reduo da resistncia do concreto, c, previstos em norma. Rd = .fcd fcd = fck/c (eq. 5) (eq. 6)

IV - DETERMINAO DA RESISTNCIA DO CONCRETO COMPRESSO PARA A ANLISE DE ESTRUTURAS PERICIADAS 4.1 - Consideraes iniciais. Uma das dvidas do engenheiro, quando visa a estabelecer parmetros para a anlise de estruturas acabadas ou prontas, aquela relacionada com as propriedades do concreto, como por exemplo a sua resistncia compresso ou trao, o seu mdulo de elasticidade, dentre outras. H grande dificuldade em se estabelecer uma relao aceitvel e segura entre os valores tericos, de projeto, com aqueles reais ou virtuais disponibilizados ao perito, no momento de sua avaliao em campo. Isto porque, torna-se difcil determinar as resistncias de clculo, Rd, na anlise das capacidades dos elementos da estrutura, quando no se dispe da histria da estrutura ou da documentao de projeto, ou mesmo de testemunhos extrados da mesma. O que diferencia a resistncia potencial do concreto de estruturas novas com o de estruturas velhas efetivamente a expectativa do aumento da resistncia com o tempo, ou seja, se ela relevante ou desprezvel. No primeiro caso, em que h uma expectativa de que o aumento da resistncia do concreto com o tempo seja considervel, basta conhecer ou estabelecer o ganho relativo dessa resistncia com o tempo nos moldes visto no item I deste artigo, para concretos considerados normais ou de alta resistncia. No segundo caso, quando essa expectativa de aumento da resistncia seja considerada desprezvel, no basta conhecer o valor da resistncia caracterstica, estimada ou real, na data considerada, sem se pensar nas condies de trabalho da estrutura sob a ao das cargas permanentes e o seu efeito deletrio no concreto. O que deve ou no ser levado em conta nesses casos objeto desse item. 4.2 - A resistncia de clculo do concreto a ser utilizada na anlise de estruturas periciadas. A nosso ver o ganho de resistncia concreto aps os vinte oito dias no deveria ser utilizado no clculo das estruturas das edificaes de concreto armado, ou seja, para o clculo na fase de projeto para uma obra futura. Isto porque o referencial 28 dias, utilizado ao longo dos anos, serviu tambm como referencial para uma srie de outros ensaios, visando a determinar as demais propriedades do concreto. em condies controladas de temperatura e umidade, alm do valor da sua resistncia compresso. A mudana do referencial da resistncia caracterstica do concreto para datas superiores a 28 dias no encontra respaldo em nenhuma normalizao moderna. A ao deletria do tempo, as condies ambientais locais e as aes continuadas das cargas em servio, contribuem para a deteriorao do concreto nas estruturas, com conseqncias conhecidas em suas propriedades. Alm disso, as condies sob as quais se baseiam os carregamentos e as aes concomitantes nas estruturas deveriam tambm ser revistas, caso se adotasse um novo referencial de tempo diferente de j=28dias. Modernamente, em todo o mundo, no se tem mais valorizado apenas a resistncia

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas compresso do concreto como sua propriedade principal, tendo em vista os problemas ligados durabilidade e a conservao das estruturas. A nova NB-l, (NBR-6118/2003), dedica trs importantes captulos a esses assuntos. Por outro lado, existem condies especiais em que se deve levar em considerao esse ganho resistncia do concreto em idades superiores a vinte e oito dias. Trata-se do caso da anlise das estruturas j construdas, concludas, tambm conhecidas Estruturas Acabadas, ou mesmo para aquelas em fase de construo. Nesses casos, sugerimos que essas estruturas sejam analisadas dentro de dois critrios: a) Caso em que se dispe de testemunhos extrados da prpria estrutura. No caso da anlise de uma estrutura acabada ou em construo, com o objetivo de se verificar a sua segurana, valores superiores para a resistncia do concreto devero ser definidos com base na resistncia efetiva fck,j(test) obtida em testemunhos extrados da prpria estrutura em datas "j" superiores a 28 dias. Esses valores devidamente comprovados em laboratrio devem, entretanto, limitarem-se a um acrscimo de no mximo 15% da resistncia caracterstica do concreto fck, utilizada no projeto da estrutura.

a) equipamento para extrair testemunhos cilndricos de concreto.

b) Corpos de provas, testemunhos, de diversos tamanhos e dimetros retirados de uma estrutura de concreto.

Figura 4 Foto - Corpos de provas, testemunhos, extrados de uma obra para anlise de resistncia caracterstica real. Quando se conhecer a resistncia caracterstica estimada, fck,est, (obtida por controle estatstico de ensaios de corpos de provas de concreto obtidos na obra por ocasio da concretagem de algum elemento da estrutura), definida aos vinte e oito dias, em que essa resistncia resultou em valor inferior resistncia caracterstica fck, ou seja, fck.est<fck, o valor a ser considerado deve tambm se restringir a um acrscimo de no mximo 25% dessa resistncia. Desta forma teremos: fck.j= menor {1,15fck; 1,25 fck,est; fck,j (real) } (eq. 7) fck = resistncia caracterstica do concreto, estipulada no projeto da estrutura. fck,j(real)= resistncia caracterstica estimada do concreto, obtida por controle estatstico a partir de testemunhos extrados da estrutura na data j, em dias;

Foto: Jos Celso da Cunha

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas fck.est = resistncia caracterstica estimada, obtida por controle estatstico de ensaios de corpos de provas de concreto provenientes da concretagem de algum elemento da estrutura. j = idade do concreto considerada por ocasio da anlise da estrutura periciada. Observaes: 1) A considerao de um acrscimo de 15% no valor de fck, dado na equao 7, visa tambm a no permitir que seja aumentada indiscriminadamente a responsabilidade do concreto na segurana da estrutura analisada, alm do que j foi considerado no clculo. 2) Limitando-se esse ganho de resistncia a no mximo 25% do valor de fck,est. quando fck.est<fck pretende-se corrigir algum erro que porventura tenha existido por ocasio do controle dessa resistncia. 3) Quando no se dispuser da resistncia de projeto, fck, ou da resistncia fck,est. obtida em controle tecnolgico durante a concretagem da obra, a Equao 7 pode ainda ser utilizada. Na ausncia dessas duas resistncias ou quando se tratar de obras velhas, com j>seis meses considerar que se trata de um concreto velho ou com pouca possibilidade de aumento de resistncia com o tempo. O valor da resistncia de clculo do concreto, Rd, dever tambm ser determinado a partir da equao 5, considerando-se fck,j no lugar de fck: Rd = .fcd = .fck,j/c (eq. 8)

Considerando-se, nesse caso um menor valor para o coeficiente c, tendo em vista a confiabilidade dos resultados obtidos por extrao de testemunhos, respeitados os procedimentos normativos esse respeito8. c 1,3
1,0 = 0,85 0,72

(eq. 9)

considerando - se o valor de dp 30 minutos com dp > 30 minutos para concretos jovens para concretos considerados velhos
(eq. 10)

b) Caso em que no se dispe de testemunhos extrados da estrutura. Essa segunda condio de anlise da estrutura acabada dever ser aplicada quando o controle tecnolgico do concreto ao longo da construo for conhecido. Caso contrrio dever prevalecer a primeira condio em que se faz a extrao de corpos de provas da estrutura. O problema colocado o de se estabelecer um critrio prtico, baseado em parmetros experimentais confiveis, para se estimar o aumento relativo da resistncia do concreto com o tempo, em funo das propriedades do concreto empregado na construo. Na ausncia de testemunhos extrados da prpria estrutura, ou mesmo, na impossibilidade de obt-los, o valor do aumento da resistncia do concreto, j, pode ser estimado com base em
8

O fator c=1,4, que minora a resistncia de clculo do concreto na fase de projeto, leva tambm em conta a incerteza da obteno da resistncia fck na obra. Nesse caso de anlise de estrutura acabada, com extrao de testemunhos, considera-se que essa incerteza possa ser desconsiderada.

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas curvas de crescimento do concreto utilizado na obra pela construtora. Essas curvas devem ser definidas e testadas ao longo da construo, tendo como base o controle tecnolgico do concreto. Elas podem ser do tipo apresentado na Equao 1, deste trabalho, com j, dado na Equao 10, extrado da segunda parte daquela equao: fc(j) = j . fc(j=28) Considerando-se, j (eq. 11)

j j = 1,15 4,76 + 0,83 j a + bj

(eq. 12)

Desta forma, a resistncia caracterstica desejada na idade j, fck,j, necessria anlise da estrutura acabada poder se definida pela Equao 13, para fck 40MPa, e j> 28 dias.
(1,15 fck; j.fck, est) para fck, est < fck fck,j = menor (1,20 fck; j.fck, est) para fck, est fck

(eq. 13)

Na ausncia desse controle, esse aumento de resistncia pode tambm ser estimado com base em outras equaes ou tabelas confiveis que forneam o aumento relativo da resistncia do concreto, com base no tipo de cimento empregado, no fator A/C do trao do concreto, na sua classe de resistncia, etc.. Em qualquer caso, entretanto, considerar no mximo o valor de j =1,15. Tambm nesse caso, considerar a tenso de clculo do concreto, Rd =.fck,j/c, conforme a Equao 8, mas agora considerando-se c=1,4, dado que no se dispe de testemunhos extrados da estrutura na dada considerada para anlise.. Esse critrio, assim estabelecido, permite alm de outras coisas que seja repassado anlise da estrutura um possvel ganho da resistncia do concreto quando o valor de fck,est, obtido aos vinte e oito dias de idade, for superior a resistncia caracterstica do concreto, fck, definida no projeto e que serviu de base para o clculo da estrutura.

c) Resumo das consideraes.

Apresentamos no quadro 2 um resumo das vrias possibilidades abordadas nesse trabalho, visando a definio do valor da resistncia caracterstica do concreto para a anlise de estruturas de concreto consideradas construdas ou em construo cujas condies de segurana devero ser verificadas pelo perito numa data qualquer, j, superior a 28 dias.

10

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas

Quadro 2 Valor de fck,j em funo de parmetros conhecidos para a anlise


Parmetros conhecidos ou disponveis para a anlise fct(test) Sim No Sim No No No Notas: 1) fck = resistncia caracterstica do concreto definido no projeto e que serviu de base para o clculo da estrutura; 2) fck,(real) = resistncia caracterstica obtida a partir de testemunhos extrados da estrutura; 3) fck,est = resistncia caracterstica estimada a partir de ensaios do concreto retirado na ocasio da construo; 4) C.P. = corpos de provas 5) j Sim No 0,72 fck Sim fck,est Sim No Sim No Sim Efeito Rsch Valor mximo da resistncia do concreto, fckj, a ser considerado na anlise da estrutura. mn.(1,15fck; 1,25fck,est; fck,test mn.(1,15fck; fck,test) mn.(1,25fck,est; fck,test) fck,test
(1,15 fck; j.fck, est) para fck, est < fck (1,20 fck; j.fck, est) para fck, est fck

observaes

0,85 0,85 0,85 0,72 0,85 fck,est<fck

j= qualquer

j1,15

Extrair C.P.

j.fck,est

j1,15
Extrair C.P.

j j = 1,15 (aumento relativo da resistncia do concreto para j>28dias. a + bj 4,76 + 0,83 j

4.2 Outras propriedades do concreto com base na resistncia caracterstica fck,j.

Para as demais propriedades do concreto valem tambm aqui as mesmas adaptaes provenientes das normas pertinentes, quando derivadas da resistncia caracterstica do concreto compresso, fck. Para isso bastaria substituir esse valor nas formulaes normativas pelo valor do fck,j encontrado conforme indicado nesse artigo. Entretanto, observa-se que tais propriedades associadas resistncia caraterstica do concreto, como a resistncia trao, fctk, ou o mdulo de elasticidade tangente na origem, Eci, devem ser consideradas como aproximadas ou indicativas. Elas no devem ser jamais vistas ou utilizadas como se fossem reais. Os verdadeiros valores dessas propriedades devero ser obtidos atravs de ensaios especializados, de conformidade com as normas pertinentes. Na ausncia desses ensaios, a nova NBR-6118, prope que a resistncia a trao do concreto e o mdulo de elasticidade tangente e secante sejam estimados por processos aproximados.

a) resistncia trao:

11

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas

Na ausncia de valores mais precisos, os valores da resistncia trao do concreto podem ser definidos por analogia ao que preconiza a nova NBR-6118, substituindo-se o valor da resistncia caracterstica, fck, pelo valor da resistncia fck,j, definida neste artigo para o caso de anlise de estruturas periciadas, j construdas.
fct,m = 0,3 fck,j 2/3 fctk,inf = 0,7 fct,m fctk,sup = 1,3 fct,m

(eq. 14)

onde:
fct,m e fckj so expressos em megapascal.

O grfico da Figura 5 relaciona esquematicamente a resistncia trao em funo de diversos valores da resistncia do concreto compresso.
fctk (MPa) 4,0 fckt,inf = 0,7 fctm 2,0 fctm=0,3fck
NBR-6118/1978 2/3

fctk,sup = 1,3 fctm

fck (MPa) 50

15 pontos equivalentes ensaios

Figura 5 - Croqui - Relao entre as resistncias caracterstica trao e compresso.

Outras normas e procedimentos de vrios pases adotam valores diferentes em outras formulaes, tambm vlidas, que procuram relacionar a resistncia do concreto trao com a sua resistncia compresso. Desta forma, podemos dizer que a Equao 14, com base na norma brasileira, apesar de representar com razovel aproximao a resistncia caracterstica do concreto trao, deve ser considerada como as demais curvas experimentais, como uma curva de aproximao.
b) mdulo de elasticidade;

De acordo com a norma brasileira NBR-6118/2003, na ausncia de valores mais precisos, obtidos em laboratrios de materiais, pode-se estimar o valor do mdulo tangente do concreto, Eci, tendo em vista a definio da classe do concreto a ser utilizada no projeto de uma determinada estrutura. No caso de anlise de estruturas acabadas, substituindo-se fck, por fck,j, nas equaes dessa norma, teremos:

12

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas Eci,j = 5600 fck,j 1/2 (eq. 15)

onde:
Eci,j e fck,j so dados em megapascal, e j>28dias.

O mdulo de elasticidade secante a ser utilizado nas anlises elsticas, especialmente para determinao de esforos solicitantes e verificao de estados limites de servio, deve ser calculado pela expresso :
Ecs = 0,85 Eci,j V CONCLUSO.

(eq. 16)

No presente trabalho foram apresentadas sugestes para a definio da resistncia do concreto compresso para o caso de anlise de estruturas periciadas, em que o conhecimento dessa propriedade possa ser til na determinao das condies de segurana da estrutura. Observamos que os ganhos relativos de resistncia do concreto com o tempo no podem ser repassados diretamente para o clculo, tendo em vista que as influncias deletrias dos carregamentos permanentes muitas vezes eliminam tais ganhos. Isso sempre vai ocorrer, quando se tratar de carregamentos futuros sobre a estrutura, numa fase em que o concreto no mais possui expectativa de aumento de resistncia com o tempo. Foram definidos valores de resistncias caractersticas fck,j, que devero ser utilizadas na anlise das estruturas periciadas, observando-se os limites superiores possveis dessas resistncias, com base nas expectativas de aumento relativo com o tempo e nas condies de existncia ou no de valores intermedirios de controle, ou seja: da resistncia caracterstica de projeto, fck; da resistncia caracterstica estimada, fck,est, verificada no controle tecnolgico do concreto durante a construo, e nos valores caractersticos de testemunhos, fck,(real) extrados da estrutura na fase da percia. Para as condies correntes, em que se dispe do conhecimento de uma ou mais variveis do problema, apresentamos um quadro com as vrias possibilidades de anlise e da determinao das resistncias caractersticas, fck,j, a serem adotadas pelo perito na anlise da estrutura. Finalmente, para as demais propriedades do concreto, aquelas que so comumente associadas sua resistncia caracterstica compresso como a resistncia trao e os mdulos tangente e secante , estabelecemos um paralelo com a nova norma brasileira NBR6118/2003, em que as mesmas equaes desta ltima so utilizadas, bastando substituir a resistncia caracterstica de projeto, fck, pela resistncia definida para a estrutura acabada, fck,j.

VI BIBLIOGRAFIA

13

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas 1- BAEL- Rgles techniques de conception et de calcul des ouvrages et constructions em bton arme suivant la mthode des tats-limites. 2- NBR 12655 Concreto - Preparo, controle e recebimento Procedimento. 3- RSCH, Hubert, Researches toward a general flexural theory for structural concrete- ACI Journal, Juillet, 1960. 4- FOUR, Bernard; BRONSART, Odile tude de la resistence du bton de T.H.R. sous cantrainte soutenue Projet Nacional, Voies Nouvelles du Matriau BtonRelatrio interno do CEBTP- 1990. 5- NBR 6118/2003 Projeto de Estruturas de Concreto, Procedimento. 6- DA CUNHA, Jos Celso, Concreto Armado Para a Graduao em Engenharia, Projeto de Ensino para Engenharia, no Prelo, B.H. 2003. 7- DA CUNHA, Jos Celso, Consideraes sobre o emprego de maior resistncia em estruturas de concreto armado Seminrio Tcnico Concreto de Alta Resistncia Durabilidade do Concreto, Comit Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados, So Paulo, outubro 1992,

VII- RESUMO DOS CURRCULA DOS AUTORES:

14

IBAPE XII COBREAP CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE AVALIAES E PERCIAS, BELO HORIZONTE/MG. Contribuio para a determinao da resistncia do concreto na anlise de estruturas periciadas

JOS CELSO DA CUNHA Engenheiro Civil com experincia em anlise estrutural, solues alternativas de engenharia de projetos, estruturas e fundaes, formou-se em 1975 pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, EE.UFMG. Com interesse nas reas de Mecnica dos Solos, Engenharia de Estruturas, Dinmica das Estruturas e Recuperao de Estruturas, em 1985 tornou-se Doutor em Mecnica dos Solos/Estruturas pela cole Centrale de Paris, ECP, e pelo Centre dtudes et des Recherches du Btiment et des Travaux Publics (CEBTP), Paris, Frana. Professor da EE.UFMG desde 1978 leciona disciplinas de Estruturas de Concreto nos Cursos de Graduao em Engenharia Civil e no Mestrado em Engenharia de Estruturas nesta Escola. Profissional de engenharia, com vrias obras especiais projetadas, pesquisador e orientador de trabalhos de pesquisa no Laboratrio de Anlise Experimental de Estruturas, (LAEES) da EE.UFMG, nas reas de Estruturas de Concreto de Alta Resistncia e de Recuperao de Estruturas, possui inmeros trabalhos publicados sobre Engenharia de Estruturas e Recuperao de Estruturas em simpsios nacionais e internacionais. Sobre esses temas escreve quinzenalmente, desde 1993, na revista Informador das Construes, onde j publicou mais de 200 artigos. Jos Celso da Cunha tambm diretor da TECTON ENGENHARIA DE PROJETOS E CONSULTORIA S/C. LTDA., consultor de empresas da indstria da pr-fabricao, e membro efetivo da Comisso formada pelo COBRACON/CB-2 da ABNT, Associao Brasileira da Normas Tcnicas, para a reviso da Norma Brasileira de Projeto e Execuo de Obras de Concreto Armado, NBR-6118 (NB-1). Foi homenageado com o Prmio Luiz Alfredo Falco Bauer, outorgado pelo Conselho Diretor e Diretoria do IBRACON, em 2002, no 43o Congresso Nacional do Concreto. ANA MARGARIDA VIEIRA ANGELO, Engenheira Civil, formada pela EE.UFMG em 1988, Crea 50.795/D-MG, Diretora da TECTON ENGENHARIA PROJETO E CONSULTORIA, S.C, Ltda.; Mestranda em Engenharia de Estruturas pela EE.UFM. Com interesse na rea de avaliaes e percias Especialista de Avaliaes e Percias pela FEA.FUMEC-2000. Associada ao Instituto Brasileiro de Avaliaes e Percias. Tem trabalhado na TECTON ENGENHARIA desde 1985, com grande conhecimento na rea de projetos de estruturas, anlise estrutural, e engenharia de recuperao de estruturas, tendo participado na equipe dos principais projetos executados pela empresa..

15

You might also like