You are on page 1of 9

L 394/10

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia RECOMENDAO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 18 de Dezembro de 2006 sobre as competncias essenciais para a aprendizagem ao longo da vida (2006/962/CE)

30.12.2006

O PARLAMENTO EUROPEU E O CONSELHO DA UNIO EUROPEIA,

Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia, nomeadamente o n.o 4 do artigo 149.o e o n.o 4 do artigo 150.o, Tendo em conta a proposta da Comisso, Tendo em conta o parecer do Comit Econmico e Social Europeu (1), Tendo em conta o parecer do Comit das Regies (2), Deliberando nos termos do artigo 251.o do Tratado (3), Considerando o seguinte:
(1) (5)

carcter activo e preventivo para desempregados e pessoas inactivas. As concluses baseiam-se no relatrio do Grupo de Misso para o Emprego, que sublinhou a necessidade de as pessoas serem capazes de se adaptar mudana, a importncia da insero das pessoas no mercado de trabalho e o papel-chave desempenhado pela aprendizagem ao longo da vida.

O Conselho Europeu de Lisboa (23 e 24 de Maro de 2000) concluiu que deveria ser criado um quadro europeu para definir as novas competncias de base a adquirir atravs da aprendizagem ao longo da vida enquanto medida fundamental da resposta europeia globalizao e transio para economias baseadas no conhecimento, e salientou que o maior trunfo da Europa so as pessoas. Desde ento, estas concluses tm sido reiteradas periodicamente, nomeadamente nos Conselhos Europeus de Bruxelas (20 e 21 de Maro de 2003 e 22 e 23 de Maro de 2005), e na Estratgia de Lisboa relanada, aprovada em 2005. Os Conselhos Europeus de Estocolmo (23 e 24 de Maro de 2001) e de Barcelona (15 e 16 de Maro de 2002) aprovaram os futuros objectivos concretos dos sistemas de educao e formao e um programa de trabalho (o programa de trabalho Educao e Formao 2010) a realizar at 2010. Entre estes objectivos contam-se o desenvolvimento de competncias para a sociedade do conhecimento, bem como objectivos especficos destinados a promover a aprendizagem de lnguas, a desenvolver o esprito empresarial e, de uma forma mais geral, a reforar a dimenso europeia na educao. A Comunicao da Comisso intitulada Tornar o espao europeu de aprendizagem ao longo da vida uma realidade e a subsequente Resoluo do Conselho, de 27 de Junho de 2002, sobre a aprendizagem ao longo da vida (4) identificaram como prioritria a aquisio das novas competncias essenciais, e insistiram no facto de que a aprendizagem ao longo da vida deve incluir a aprendizagem desde a idade pr-escolar at idade ps-reforma. No contexto dos esforos para melhorar o desempenho comunitrio em matria de emprego, os Conselhos Europeus de Bruxelas (Maro de 2003 e Dezembro de 2003) realaram a necessidade de desenvolver a aprendizagem ao longo da vida, com especial incidncia em medidas de

Em Maio de 2003 o Conselho aprovou os nveis de referncia europeus (critrios de referncia), demonstrando assim o seu compromisso em prol de uma melhoria mensurvel dos desempenhos mdios europeus. Esses nveis de referncia incluam a capacidade de leitura, o abandono escolar precoce, a taxa de concluso do ensino secundrio e a participao dos adultos na aprendizagem ao longo da vida, e esto intimamente ligados definio das competncias essenciais.

(6)

(2)

Segundo o relatrio do Conselho sobre o vasto papel da educao, aprovado em Novembro de 2004, a educao contribui para a preservao e a renovao da base cultural comum da sociedade, bem como para a aprendizagem dos valores sociais e cvicos essenciais, como a cidadania, a igualdade, a tolerncia e o respeito, e reveste-se de particular importncia no momento em que todos os Estados-Membros so confrontados com a questo de saber como lidar com uma diversidade cultural e social cada vez maior. Alm disso, possibilitar que as pessoas entrem e permaneam na vida profissional constitui uma parte importante do papel da educao no reforo da coeso social.

(7)

(3)

(4)

O relatrio sobre os progressos rumo aos objectivos de Lisboa em matria de educao e formao, aprovado pela Comisso em 2005, no revela qualquer progresso na reduo da percentagem de alunos de 15 anos com baixos resultados na capacidade de leitura nem no aumento da taxa de concluso do ensino secundrio. Foram observados alguns progressos na reduo do abandono escolar precoce, mas, a manterem-se as taxas actuais, os nveis de referncia europeus para 2010 aprovados pelo Conselho Europeu de Maio de 2003 no sero atingidos. A participao dos adultos na aprendizagem ao longo da vida no est a aumentar a um ritmo suficiente para atingir o nvel de referncia de 2010, e os dados mostram que as pessoas com baixas qualificaes so as menos susceptveis de participar em actividades de formao contnua.

(8) (1) JO C 195 de 18.8.2006, p. 109. (2) JO C 229 de 22.9.2006, p. 21. (3) Parecer do Parlamento Europeu de 26 de Setembro de 2006 (ainda no publicado no Jornal Oficial) e deciso do Conselho de 18 de Dezembro de 2006. (4) JO C 163 de 9.7.2002, p. 1.

O quadro de aces para o desenvolvimento de competncias e qualificaes ao longo da vida, aprovado pelos parceiros sociais europeus em Maro de 2002, salienta a necessidade de as empresas adaptarem melhor e mais rapidamente as suas estruturas, a fim de se manterem competitivas. Mais trabalho de equipa, reduo dos nveis hierrquicos, delegao de responsabilidades e uma maior

30.12.2006

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 394/11

polivalncia concorrem para o desenvolvimento das organizaes de aprendizagem. Neste contexto, a base para novas estratgias competitivas passa pela capacidade das organizaes para identificar competncias, mobiliz-las e reconhec-las, e incentivar o seu desenvolvimento para todos os trabalhadores.
(9)

O estudo de Maastricht sobre educao e formao profissionais de 2004 revela que h uma discrepncia significativa entre os nveis de educao exigidos pelos novos empregos e os que so atingidos pela mo-de-obra europeia. Este estudo mostra que mais de um tero da mo-de-obra europeia (80 milhes de pessoas) so trabalhadores pouco qualificados, estimando-se que em 2010 cerca de 50 % dos novos empregos iro exigir um nvel de educao superior, pouco menos de 40 % exigiro o ensino secundrio completo e apenas 15 % dos empregos sero adequados para pessoas s com a escolaridade bsica.

aprendentes um quadro de referncia europeu comum para as competncias essenciais a fim de facilitar as reformas nacionais e o intercmbio de informaes entre os Estados-Membros e a Comisso no mbito do programa de trabalho Educao e Formao 2010, com vista a alcanar os nveis de referncia europeus acordados. Para alm disso, a presente recomendao dever apoiar outras polticas conexas, como as polticas sociais e de emprego, e outras que afectam a juventude.
(14) Atendendo a que os objectivos da presente recomendao, a

(10) O relatrio conjunto Conselho/Comisso sobre o programa

de trabalho Educao e Formao 2010, aprovado em 2004, insistiu na necessidade de garantir, no quadro das estratgias dos Estados-Membros em matria de aprendizagem ao longo da vida, que todos os cidados estejam dotados das competncias de que necessitam. A fim de incentivar e facilitar a reforma, o relatrio sugere a definio de referncias e princpios europeus comuns e d prioridade ao quadro de competncias essenciais.
(11) O Pacto Europeu para a Juventude, anexo s concluses do

saber, apoiar e complementar a aco dos Estados-Membros estabelecendo um ponto de referncia comum que incentive e facilite as reformas nacionais e uma maior cooperao entre os Estados-Membros, no podem ser suficientemente realizados pelo Estados-Membros e podem, pois, ser mais bem alcanados ao nvel comunitrio, a Comunidade pode tomar medidas em conformidade com o princpio da subsidiariedade consagrado no artigo 5.o do Tratado. Em conformidade com o princpio da proporcionalidade consagrado no mesmo artigo, a presente recomendao no excede o necessrio para atingir aqueles objectivos, na medida em que deixa a sua execuo a cargo dos Estados-Membros.
RECOMENDAM AOS ESTADOS-MEMBROS QUE:

Conselho Europeu de Bruxelas (22 e 23 de Maro de 2005), salientou a necessidade de incentivar o desenvolvimento de uma base comum de competncias essenciais.
(12) A necessidade de dotar os jovens das competncias

Desenvolvam competncias essenciais para todos no contexto das respectivas estratgias de aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente no mbito das suas estratgias para alcanar uma literacia universal, e usem o documento Competncias essenciais para a aprendizagem ao longo da vida quadro de referncia europeu (a seguir designado por Quadro de Referncia) constante do Anexo como um instrumento de referncia, a fim de assegurar que: 1. A educao e a formao iniciais ofeream a todos os jovens os meios para desenvolverem as suas competncias essenciais a um nvel que os prepare para a vida adulta e que constitua uma base para a aprendizagem futura e para a vida profissional; Sejam previstas medidas adequadas destinadas aos jovens que, devido a situaes de desfavorecimento educativo resultantes de circunstncias pessoais, sociais, culturais ou econmicas, necessitam de apoio especial para realizar o seu potencial educativo; Os adultos sejam capazes de desenvolver e actualizar as suas competncias essenciais ao longo da vida, e que seja dispensada particular ateno aos grupos-alvo identificados como prioritrios no contexto nacional, regional e/ou local, como por exemplo as pessoas que necessitam de actualizar as suas competncias; Se disponha de infra-estruturas apropriadas para a educao e a formao contnuas dos adultos, incluindo professores e formadores, de procedimentos de validao e de avaliao, de medidas destinadas a garantir a igualdade do acesso formao ao longo da vida e ao mercado de trabalho, e de medidas de apoio a aprendentes que tenham em conta as diferentes necessidades e competncias dos adultos; Seja assegurada a coerncia da prestao de educao e formao de adultos para os cidados a ttulo individual, mediante o estreitamento dos laos com a poltica social, a poltica de emprego, a poltica cultural, a poltica de inovao e outras polticas que afectem a juventude, e

essenciais pertinentes e de melhorar os seus nveis de desempenho escolar faz parte das Orientaes Integradas para o Crescimento e o Emprego 2005-2008, aprovadas pelo Conselho Europeu de Junho de 2005. Em particular, as Orientaes para o Emprego apelam adaptao dos sistemas de educao e formao s novas exigncias em matria de competncias, mediante uma melhor identificao das necessidades profissionais e das competncias essenciais no contexto dos programas de reforma dos Estados-Membros. Alm disso, as Orientaes para o Emprego requerem a salvaguarda da perspectiva do gnero e da igualdade entre os sexos na globalidade das aces e a consecuo de uma taxa mdia de emprego na Unio Europeia de 70 % em termos globais, e de pelo menos 60 % no caso das mulheres.
(13) A presente recomendao destina-se a contribuir para o

2.

3.

desenvolvimento de uma educao e de uma formao profissional de qualidade, voltadas para o futuro e vocacionadas para as necessidades da sociedade europeia, apoiando e complementando os trabalhos dos Estados-Membros que visam garantir que, no final dos percursos de educao e de formao iniciais, os jovens tenham adquirido um domnio das competncias essenciais a um nvel que lhes permita estarem preparados para a vida adulta e que constitua uma base para a aprendizagem futura e para a vida profissional, e que os adultos sejam capazes de desenvolver e actualizar as suas competncias essenciais graas a um sistema coerente e abrangente de aprendizagem ao longo da vida. A presente recomendao proporcionar igualmente aos decisores polticos, aos professores e formadores, aos parceiros sociais e aos prprios

4.

5.

L 394/12

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia 3.

30.12.2006

mediante a colaborao com os parceiros sociais e outras partes interessadas.


TOMAM NOTA DA INTENO DA COMISSO DE:

1.

Contribuir para os esforos dos Estados-Membros destinados a desenvolver os respectivos sistemas de educao e formao e a pr em prtica e divulgar a presente recomendao, nomeadamente utilizando o Quadro de Referncia como uma referncia para facilitar a co-aprendizagem e o intercmbio de boas prticas, e a acompanhar os desenvolvimentos e comunicar os progressos alcanados nos relatrios bienais intercalares relativos ao programa de trabalho Educao e Formao 2010; Utilizar o Quadro de Referncia como uma referncia para a execuo dos programas comunitrios de educao e formao e assegurar que estes programas promovam a aquisio das competncias essenciais.

Promover uma ampla utilizao do Quadro de Referncia em polticas comunitrias conexas, e em particular na execuo das polticas de emprego e juventude e na poltica cultural e social, e reforar os laos com os parceiros sociais e outras organizaes que desenvolvem actividades nesses domnios; Examinar as repercusses do Quadro de Referncia no contexto do programa de trabalho Educao e Formao 2010 e, at 18 de Dezembro de 2010, comunicar ao Parlamento Europeu e ao Conselho a experincia adquirida e as ilaes a tirar para o futuro.

4.

Feito em Bruxelas, 18 de Dezembro de 2006 Pelo Parlamento Europeu O Presidente J. BORRELL FONTELLES Pelo Conselho, O Presidente J.-E. ENESTAM

2.

30.12.2006

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia


ANEXO

L 394/13

COMPETNCIAS ESSENCIAIS PARA A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA QUADRO DE REFERNCIA EUROPEU

Contexto e objectivos Numa altura em que a globalizao continua a lanar novos desafios Unio Europeia, cada cidado ter de dispor de um amplo leque de competncias essenciais para se adaptar com flexibilidade a um mundo em rpida mutao e altamente interligado. educao na sua dupla funo social e econmica cabe um papel essencial para assegurar que os cidados europeus adquiram as competncias essenciais necessrias que lhes permitam adaptar-se com flexibilidade a estas alteraes. Partindo, designadamente, das mltiplas competncias individuais, as diferentes necessidades dos aprendentes devero ser satisfeitas atravs da garantia da equidade e do acesso de todos os grupos que, devido s desvantagens educacionais decorrentes de circunstncias pessoais, sociais, culturais ou econmicas, caream de um apoio particular para realizarem o seu potencial educativo. Exemplos desses grupos so as pessoas com poucas competncias de base, em especial, com um baixo grau de literacia, os jovens em situao de abandono escolar precoce, os desempregados de longa durao, os que regressaram ao trabalho aps um perodo de licena prolongado, os idosos, os migrantes e as pessoas com deficincia. Neste contexto, os principais objectivos do Quadro de Referncia so os seguintes: 1) Identificar e definir as competncias essenciais necessrias realizao pessoal, cidadania activa, coeso social e empregabilidade na sociedade do conhecimento; Apoiar os trabalhos dos Estados-Membros destinados a garantir que, no final dos percursos de educao e de formao iniciais, os jovens tenham adquirido um domnio das competncias essenciais a um nvel que lhes permita estarem preparados para a vida adulta e que constitua uma base para a aprendizagem futura e para a vida profissional, e que os adultos sejam capazes de desenvolver e actualizar as suas competncias essenciais ao longo da vida; Proporcionar aos decisores polticos, aos professores, aos empregadores e aos prprios aprendentes um instrumento de referncia a nvel europeu destinado a apoiar os esforos realizados a nvel nacional e europeu para atingir os objectivos acordados em comum; Constituir um quadro para uma aco futura a nvel comunitrio, tanto no contexto do programa de trabalho Educao e Formao 2010 como no dos programas comunitrios de educao e formao.

2)

3)

4)

Competncias essenciais As competncias so definidas aqui como uma combinao de conhecimentos, aptides e atitudes adequadas ao contexto. As competncias essenciais so aquelas que so necessrias a todas as pessoas para a realizao e o desenvolvimento pessoais, para exercerem uma cidadania activa, para a incluso social e para o emprego. O Quadro de Referncia estabelece oito competncias essenciais: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) Comunicao na lngua materna; Comunicao em lnguas estrangeiras; Competncia matemtica e competncias bsicas em cincias e tecnologia; Competncia digital; Aprender a aprender; Competncias sociais e cvicas; Esprito de iniciativa e esprito empresarial; e Sensibilidade e expresso culturais.

As competncias essenciais so todas consideradas igualmente importantes, porque cada uma delas pode contribuir para uma vida bem sucedida na sociedade do conhecimento. Muitas destas competncias sobrepem-se e esto interligadas: aspectos que so essenciais num determinado domnio favorecem a competncia noutro domnio. Possuir as competncias

L 394/14

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.12.2006

bsicas fundamentais da lngua, da literacia, da numeracia e das tecnologias da informao e da comunicao (TIC) uma condio essencial para aprender, e aprender a aprender est na base de todas as actividades de aprendizagem. So vrios os temas que fazem parte do Quadro de Referncia: pensamento crtico, criatividade, esprito de iniciativa, resoluo de problemas, avaliao de riscos, tomada de decises e gesto construtiva dos sentimentos so elementos importantes nas oito competncias essenciais.

1)

Comunicao na lngua materna (1) Definio: A comunicao na lngua materna a capacidade de expressar e interpretar conceitos, pensamentos, sentimentos, factos e opinies, tanto oralmente como por escrito (escutar, falar, ler e escrever), e de interagir linguisticamente de forma apropriada e criativa em todas as situaes da vida social e cultural: na educao e formao, no trabalho, em casa e nos tempos livres. Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais correspondentes a esta competncia A capacidade de comunicar decorre da aquisio da lngua materna, que est intrinsecamente ligada capacidade cognitiva do indivduo para interpretar o mundo e se relacionar com os outros. A comunicao na lngua materna exige do indivduo o conhecimento do vocabulrio, da gramtica funcional e das funes da linguagem. Pressupe tambm a conscincia dos principais tipos de interaco verbal, de diferentes tipos de textos literrios e no literrios, das principais caractersticas dos diferentes estilos e registos de linguagem, e da diversidade das formas de linguagem e de comunicao em funo do contexto. Os indivduos devem possuir aptides para comunicar de forma oral e escrita num vasto leque de situaes de comunicao e controlar e adaptar a sua comunicao s exigncias da situao. Esta competncia inclui tambm as capacidades de distinguir e utilizar diferentes tipos de textos, de procurar, coligir e processar informao, de fazer uso das ferramentas auxiliares e de formular e expressar os seus prprios argumentos, oralmente e por escrito, de uma forma convincente e adequada ao contexto. Uma atitude positiva em relao comunicao na lngua materna implica uma disposio para o dilogo crtico e construtivo, o gosto das qualidades estticas e a vontade de as alcanar, e o interesse pela comunicao com os outros. Este aspecto implica uma tomada de conscincia do impacto da linguagem sobre os outros e a necessidade de compreender e utilizar o sistema lingustico de uma forma positiva e socialmente responsvel.

2)

Comunicao em lnguas estrangeiras (2) Definio: Para a comunicao em lnguas estrangeiras, as competncias de base so globalmente as mesmas que para a comunicao na lngua materna: assenta na capacidade de compreender, expressar e interpretar conceitos, pensamentos, sentimentos, factos e opinies tanto oralmente como por escrito (escutar, falar, ler e escrever) em diversas situaes da vida social e cultural (na educao e formao, no trabalho, em casa e nos tempos livres), consoante as necessidades ou os interesses de cada um. A comunicao em lnguas estrangeiras requer tambm aptides como a mediao e a compreenso intercultural. O grau de proficincia de cada pessoa ser distinto nas quatro dimenses (escutar, falar, ler e escrever) e variar tambm em funo das diferentes lnguas e do contexto social e cultural, do ambiente, das necessidades e/ou dos interesses de cada um. Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais correspondentes a esta competncia A competncia em lnguas estrangeiras requer o conhecimento do vocabulrio e da gramtica funcional e a conscincia dos principais tipos de interaco verbal e dos registos de linguagem. importante ter conhecimento das convenes sociais, dos factores culturais e da diversidade lingustica.

(1)

(2)

No contexto das sociedades europeias multiculturais e multilingues, reconhece-se que a lngua materna nem sempre corresponde a uma lngua oficial do Estado-Membro e que a capacidade de comunicar numa lngua oficial uma condio indispensvel para garantir uma participao plena do indivduo na sociedade. Em alguns Estados-Membros, a lngua materna pode ser uma de vrias lnguas oficiais. Cabe aos Estados-Membros tomar medidas para atender a tais casos e aplicar a definio correspondente, em funo das respectivas necessidades e circunstncias especficas. importante que se reconhea que muitos europeus vivem em famlias e comunidades bilingues ou multilingues e que a lngua oficial do pas em que residem pode no ser a sua lngua materna. Para estes grupos, esta competncia pode remeter para uma lngua oficial e no para uma lngua estrangeira. A necessidade, a motivao e as razes sociais e/ou econmicas para desenvolver esta competncia, em ordem a favorecer a sua prpria integrao, sero diferentes das sentidas pelas pessoas que aprendem uma lngua estrangeira para fins de viagens ou de trabalho. Cabe aos Estados-Membros tomar medidas para atender a tais casos e aplicar a definio correspondente, em funo das respectivas necessidades e circunstncias especficas.

30.12.2006

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 394/15

As aptides essenciais para a comunicao em lnguas estrangeiras consistem na capacidade de compreender as mensagens faladas, de iniciar, manter e concluir conversas e de ler, compreender e produzir textos adequados s necessidades do indivduo. tambm importante a capacidade de utilizar convenientemente as ajudas e de aprender lnguas tambm informalmente no contexto da aprendizagem ao longo da vida. Uma atitude positiva implica uma apreciao da diversidade cultural e um interesse e curiosidade pelas lnguas e pela comunicao intercultural.

3)

Competncia matemtica e competncias bsicas em cincias e tecnologia Definio: A. A competncia matemtica a capacidade de desenvolver e aplicar um raciocnio matemtico para resolver problemas diversos da vida quotidiana. Partindo de um domnio slido da numeracia, o acento recai nos processos e na actividade, assim como no conhecimento. A competncia matemtica envolve, em graus diferentes, a capacidade e a vontade de empregar os modos matemticos de pensamento (raciocnio lgico e espacial) e de representao (frmulas, modelos, construes, grficos, diagramas). A competncia cientfica refere-se capacidade e vontade de recorrer ao acervo de conhecimentos e metodologias utilizados para explicar o mundo da natureza, a fim de colocar questes e de lhes dar respostas fundamentadas. A competncia em tecnologia vista como a aplicao desses conhecimentos e metodologias para dar resposta aos desejos e necessidades humanos. A competncia em cincias e tecnologia implica a compreenso das mudanas causadas pela actividade humana e da responsabilidade de cada indivduo enquanto cidado.

B.

Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais correspondentes a esta competncia A. O conhecimento necessrio em matemtica pressupe um conhecimento slido dos nmeros, das medidas e das estruturas, das operaes fundamentais e das representaes matemticas de base, bem como a compreenso dos termos e conceitos matemticos e das questes s quais a matemtica pode dar respostas. Qualquer pessoa dever ter capacidade para aplicar os princpios e processos matemticos de base em situaes da vida quotidiana, tanto em casa como no trabalho, e para seguir e avaliar cadeias de raciocnio. Qualquer pessoa dever ser capaz de efectuar um raciocnio matemtico, de compreender uma demonstrao matemtica, de comunicar em linguagem matemtica e de empregar as ferramentas auxiliares adequadas. Uma atitude positiva em matemtica baseia-se no respeito da verdade e na vontade de encontrar argumentos e de avaliar a respectiva validade. B. Para a cincia e tecnologia, as competncias essenciais compreendem o conhecimento dos princpios bsicos do mundo natural, dos conceitos, princpios e mtodos cientficos fundamentais, da tecnologia e dos produtos e processos tecnolgicos, bem como o entendimento das repercusses da cincia e da tecnologia na natureza. Posteriormente, estas competncias devero possibilitar que as pessoas compreendam melhor os avanos, as limitaes e os riscos das teorias e aplicaes cientficas e da tecnologia nas sociedades em geral (no contexto da tomada de decises e face aos valores, questes morais, cultura, etc.). No captulo das aptides incluem-se a capacidade de utilizar e manusear instrumentos tecnolgicos e mquinas, bem como dados cientficos para atingir um objectivo ou chegar a uma deciso ou concluso fundamentada. Os indivduos devero ser capazes de reconhecer as caractersticas essenciais da pesquisa cientfica e ter a capacidade de comunicar as concluses e o raciocnio que lhes subjaz. Esta competncia inclui uma atitude de juzo crtico e de curiosidade, interesse pelas questes ticas e o respeito da segurana e da sustentabilidade, nomeadamente no que toca ao progresso cientfico e tecnolgico face ao prprio indivduo, famlia, comunidade e aos problemas mundiais.

4)

Competncia digital Definio: A competncia digital envolve a utilizao segura e crtica das tecnologias da sociedade da informao (TSI) no trabalho, nos tempos livres e na comunicao. sustentada pelas competncias em TIC: o uso do computador para obter, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informaes e para comunicar e participar em redes de cooperao via Internet. Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais correspondentes a esta competncia

L 394/16

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.12.2006

A competncia digital exige uma boa compreenso e slidos conhecimentos da natureza, do papel que desempenham e das oportunidades que oferecem as TSI em situaes do quotidiano: tanto na vida pessoal e social como no trabalho. Nesses conhecimentos incluem-se as principais aplicaes informticas como processadores de texto, folhas de clculo, bases de dados, armazenamento e gesto de informao, e a compreenso das oportunidades e dos riscos potenciais da Internet e da comunicao por meios electrnicos (correio electrnico, ferramentas de rede) para o trabalho, os tempos livres, a partilha de informao e a colaborao em rede, a aprendizagem e a investigao. A competncia digital implica tambm uma compreenso do potencial das TSI para apoiar a criatividade e a inovao, e a conscincia das questes ligadas validade e fiabilidade da informao disponvel e aos princpios jurdicos e ticos ligados ao uso interactivo das TSI. Entre as aptides necessrias contam-se: a capacidade de investigar, coligir e processar informao e us-la de maneira crtica e sistemtica, avaliando a pertinncia e distinguindo o real do virtual, mas reconhecendo as ligaes. Os indivduos devem ser capazes de utilizar as ferramentas para produzir, apresentar e compreender informaes complexas, e de aceder, pesquisar e usar servios baseados na Internet. Devero tambm ser capazes de usar as TSI para apoiar o pensamento crtico, a criatividade e a inovao. O uso das TSI exige uma atitude crtica e reflectida face informao disponvel e um uso responsvel dos meios interactivos. Esta competncia tambm sai reforada quando o indivduo manifesta interesse em participar em comunidades e redes para fins culturais, sociais e/ou profissionais.

5)

Aprender a aprender Definio: Aprender a aprender a capacidade de iniciar e prosseguir uma aprendizagem, de organizar a sua prpria aprendizagem, inclusive atravs de uma gesto eficaz do tempo e da informao, tanto individualmente como em grupo. Esta competncia implica tambm que o indivduo tenha conscincia do seu prprio mtodo de aprendizagem e das suas prprias necessidades, identificando as oportunidades disponveis, e que tenha a capacidade de ultrapassar os obstculos para uma aprendizagem bem sucedida. Esta competncia significa adquirir, processar e assimilar novos conhecimentos e aptides e saber procurar e fazer uso de aconselhamento. Aprender a aprender obriga os aprendentes a apoiarem-se nas experincias de vida e de aprendizagem anteriores a fim de aplicarem os novos conhecimentos e aptides em contextos variados em casa, no trabalho, na educao e na formao. A motivao e a confiana so elementos fundamentais para a aquisio desta competncia. Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais correspondentes a esta competncia Sempre que a aprendizagem se orientar para um determinado trabalho ou para objectivos de carreira, o indivduo deve conhecer as competncias, os conhecimentos, as aptides e as qualificaes exigidos. Em qualquer dos casos, aprender a aprender exige que o indivduo conhea e compreenda as suas estratgias de aprendizagem preferidas, os pontos fortes e fracos das suas aptides e qualificaes, e seja capaz de procurar as oportunidades de educao e de formao e de orientao e/ou apoio disponveis. Aprender a aprender exige, em primeiro lugar, a aquisio das competncias bsicas fundamentais, tais como a literacia, a numeracia e as TIC, necessrias para continuar a aprender. Com esta bagagem, o indivduo deve ser capaz de encontrar, adquirir, processar e assimilar novos conhecimentos e aptides. Tal exige uma gesto eficaz da sua prpria aprendizagem, da sua carreira e da sua actividade profissional, em particular a capacidade de perseverar na aprendizagem, de se concentrar durante perodos prolongados e de reflectir criticamente no propsito e nos objectivos da aprendizagem. O indivduo dever ser capaz de dedicar tempo a aprender de maneira autnoma e com autodisciplina, mas tambm de aprender trabalhando em equipa, tirando partido das vantagens de trabalhar com um grupo heterogneo e de partilhar em grupo os conhecimentos adquiridos. Deve ser capaz de organizar a sua prpria aprendizagem, de avaliar o seu prprio trabalho e de pedir conselhos, informao e apoio, sempre que necessrio. Uma atitude positiva pressupe motivao e confiana para perseverar e ter sucesso na aprendizagem ao longo da vida. Uma atitude aberta resoluo de problemas favorece no s a aprendizagem, mas tambm a capacidade do indivduo para lidar com obstculos e efectuar mudanas. A vontade de aplicar experincias de vida e de aprendizagem anteriores e a curiosidade em procurar oportunidades de aprender e aplicar os novos conhecimentos em contextos variados so factores essenciais de uma atitude positiva.

6)

Competncias sociais e cvicas Definio: Estas competncias incluem as competncias pessoais, interpessoais e interculturais, e abrangem todas as formas de comportamento que permitem ao indivduo participar de forma eficaz e construtiva na vida social e laboral, em particular em sociedades cada vez mais heterogneas, e resolver conflitos quando necessrio. As competncias cvicas permitem ao indivduo participar plenamente na vida cvica, com base no conhecimento dos conceitos e das estruturas sociais e polticas e numa participao cvica activa e democrtica.

30.12.2006

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

L 394/17

Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais correspondentes a esta competncia A. A competncia social est ligada ao bem-estar pessoal e colectivo, que exige a compreenso da forma como o indivduo pode assegurar um estado ideal de sade fsica e mental, inclusive como uma riqueza para si prprio, para a sua famlia e para o seu ambiente social imediato, e da forma como um estilo de vida so pode contribuir para isso. Para uma participao interpessoal e social bem sucedida, indispensvel entender os cdigos de conduta e de boas maneiras geralmente aceites em diferentes sociedades e meios (por exemplo, no trabalho). igualmente importante conhecer as noes bsicas de indivduo, grupo, organizao de trabalho, igualdade entre homens e mulheres e no discriminao, sociedade e cultura. essencial entender as dimenses multicultural e socioeconmica das sociedades europeias e o modo como a identidade cultural nacional interage com a identidade europeia. As aptides essenciais desta competncia incluem a capacidade de comunicar de maneira construtiva em diferentes meios, de demonstrar tolerncia, de expressar e entender pontos de vista diferentes, de negociar inspirando confiana e de suscitar empatia. Os indivduos devero saber lidar com o stress e a frustrao e exprimir estes sentimentos de uma maneira construtiva, e ser capazes de distinguir entre a esfera privada e a esfera profissional. A competncia baseia-se numa atitude de colaborao, de determinao e de integridade. importante que o indivduo se interesse pela evoluo socioeconmica e pela comunicao intercultural, que valorize a diversidade dos valores e respeite os outros, e que esteja preparado para vencer preconceitos e aceitar compromissos. B. As competncias cvicas baseiam-se no conhecimento das noes de democracia, justia, igualdade, cidadania e direitos cvicos, incluindo a forma como estas esto enunciadas na Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia e nas declaraes internacionais e como so aplicadas pelas diferentes instituies a nvel local, regional, nacional, europeu e internacional. Pressupem o conhecimento de acontecimentos contemporneos, bem como dos principais eventos e tendncias da histria nacional, europeia e universal. Alm disso, deve igualmente ser desenvolvida a conscincia dos objectivos, dos valores e das polticas dos movimentos sociais e polticos. So igualmente essenciais o conhecimento da integrao europeia e das estruturas da UE, dos seus principais objectivos e valores, e a conscincia da diversidade e da identidade culturais na Europa. As aptides prprias da competncia cvica esto relacionadas com a capacidade de o indivduo se relacionar efectivamente com os outros no domnio pblico e de demonstrar solidariedade e interesse em resolver problemas que afectam a comunidade local ou alargada. Implicam uma reflexo crtica e criativa e uma participao construtiva em actividades da comunidade ou de proximidade, assim como no processo de deciso a todos os nveis, desde o nvel local e nacional at ao nvel europeu, nomeadamente atravs da participao em eleies. O pleno respeito dos direitos humanos, nomeadamente do princpio da igualdade, base da democracia, e a apreciao e compreenso das diferenas entre os sistemas de valores dos diferentes grupos religiosos ou tnicos, constituem os elementos em que se baseia uma atitude positiva. Significa isto manifestar um sentimento de pertena a uma localidade, a um pas, Unio Europeia ou Europa em geral e ao mundo, e o desejo de participar na tomada de decises democrticas a todos os nveis. Tal pressupe alm disso que se dem provas de sentido das responsabilidades, e que se manifeste compreenso e respeito pelos valores comuns necessrios para assegurar a coeso da comunidade, tal como o respeito pelos princpios democrticos. Uma participao construtiva pressupe ainda o empenho em actividades cvicas, o apoio diversidade e coeso sociais e ao desenvolvimento sustentvel, e a propenso para respeitar os valores e a vida privada dos outros.

7)

Esprito de iniciativa e esprito empresarial Definio: O esprito de iniciativa e o esprito empresarial referem-se capacidade de os indivduos passarem das ideias aos actos. Compreendem a criatividade, a inovao e a assuno de riscos, bem como, a capacidade de planear e gerir projectos para alcanar objectivos. Esta competncia til aos indivduos, no s na vida de todos os dias, em casa e na sociedade, mas tambm no local de trabalho, porque os torna conscientes do contexto do seu trabalho e capazes de aproveitar as oportunidades, e serve de base aquisio de outras aptides e conhecimentos mais especficos de que necessitam os que estabelecem uma actividade social ou comercial ou para ela contribuem. Tal deveria incluir a sensibilizao para os valores ticos e o fomento da boa governao. Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais correspondentes a esta competncia Nos conhecimentos necessrios incluem-se a capacidade de reconhecer as oportunidades existentes para o lanamento de actividades pessoais, profissionais e/ou empresariais, incluindo questes de mbito mais global que determinam o contexto em que as pessoas vivem e trabalham, como sejam uma compreenso alargada do funcionamento da economia e as oportunidades e os desafios que se deparam a um empregador ou a uma organizao. Os indivduos devem tambm estar conscientes da posio tica das empresas, e de como estas podem constituir uma fora positiva, por exemplo atravs do comrcio justo ou atravs da gesto social de empresas.

L 394/18

PT

Jornal Oficial da Unio Europeia

30.12.2006

As aptides dizem respeito gesto dinmica de projectos (que envolvem capacidades de planeamento, organizao, gesto, liderana e delegao, anlise, comunicao, balano e avaliao e registo), eficcia da representao e da negociao e capacidade de trabalhar tanto individualmente como em colaborao no seio de uma equipa. essencial ter o discernimento para identificar em si mesmo pontos fortes e pontos fracos, e para avaliar e assumir riscos quando tal se justifique. Uma atitude de esprito empresarial caracteriza-se pela capacidade de iniciativa, dinamismo, independncia e inovao na vida privada e social, tanto como no trabalho. Inclui tambm motivao e determinao para cumprir objectivos, sejam eles metas pessoais ou objectivos partilhados com outros, inclusive no trabalho.

8)

Sensibilidade e expresso culturais Definio: Apreciao da importncia da expresso criativa de ideias, das experincias e das emoes num vasto leque de suportes de comunicao, incluindo a msica, as artes do espectculo, a literatura e as artes visuais. Conhecimentos, aptides e atitudes essenciais correspondentes a esta competncia O conhecimento cultural inclui a sensibilizao para o patrimnio cultural local, nacional e europeu e para o seu lugar no mundo. Pressupe um conhecimento bsico das grandes obras da cultura, incluindo a cultura popular contempornea. fundamental compreender a diversidade cultural e lingustica na Europa e nas outras regies do mundo, a necessidade de a preservar e a importncia dos factores estticos na vida quotidiana. As aptides dizem respeito tanto apreciao como expresso: a apreciao e fruio de obras de arte e de espectculos e a realizao pessoal atravs de mltiplas formas de expresso, utilizando as capacidades individuais inatas. As aptides incluem tambm a capacidade de confrontar os pontos de vista prprios sobre a criao e a expresso artstica com os dos outros e de identificar e aproveitar oportunidades sociais e econmicas na actividade cultural. A expresso cultural essencial para o desenvolvimento das aptides criativas, as quais so susceptveis de ser transferidas para mltiplos contextos de ndole profissional. Uma slida compreenso da sua prpria cultura e um sentimento de identidade podem constituir a base para uma atitude aberta e de respeito em relao diversidade das formas de expresso cultural. Uma atitude positiva inclui ainda a criatividade e a vontade de desenvolver o sentido esttico atravs de uma prtica pessoal da expresso artstica e da participao na vida cultural.

You might also like