You are on page 1of 16

ACADEMIA DE POLCIA DR.

CORIOLANO NOGUEIRA COBRA


Secretaria de Concursos Pblicos

Concurso Pblico

001. PROVA pREAMBULAR

pApILOScOpISTA pOLIcIAL

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 80 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha de respostas.  Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta.  Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao da prova de 4 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridas 3 horas do incio da prova.  Devero permanecer em cada uma das salas de prova os 3 ltimos candidatos, at que o ltimo deles entregue sua prova, assinando termo respectivo.  Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUaRDE a ORDEM DO FISCaL PaRa aBRIR ESTE CaDERNO DE QUESTES.

24.03.2013

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto para responder s questes de nmeros 01 a 08. Mais denso, menos trnsito As grandes cidades brasileiras esto congestionadas e em processo de deteriorao agudizado pelo crescimento econmico da ltima dcada. Existem deficincias evidentes em infraestrutura, mas importante tambm considerar o planejamento urbano. Muitas grandes cidades adotaram uma abordagem de desconcentrao, incentivando a criao de diversos centros urbanos, na viso de que isso levaria a uma maior facilidade de deslocamento. Mas o efeito tem sido o inverso. A criao de diversos centros e o aumento das distncias multiplicam o nmero de viagens, dificultando o investimento em transporte coletivo e aumentando a necessidade do transporte individual. Se olharmos Los Angeles como a regio que levou a desconcentrao ao extremo, ficam claras as consequncias. Numa regio rica como a Califrnia, com enorme investimento virio, temos engarrafamentos gigantescos que viraram caracterstica da cidade. Os modelos urbanos bem-sucedidos so aqueles com elevado adensamento e predominncia do transporte coletivo, como mostram Manhattan e Tquio. O centro histrico de So Paulo a regio da cidade mais bem servida de transporte coletivo, com infraestrutura de telecomunicao, gua, eletricidade etc. Como em outras grandes cidades, essa deveria ser a regio mais adensada da metrpole. Mas no o caso. Temos, hoje, um esvaziamento gradual do centro, com deslocamento das atividades para diversas regies da cidade. A viso de adensamento com uso abundante de transporte coletivo precisa ser recuperada. Desse modo, ser possvel reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte indivi dual, fruto no s do novo acesso da populao ao automvel, mas tambm da necessidade de maior nmero de viagens em funo da distncia cada vez maior entre os destinos da populao.
(Henrique Meirelles, Folha de S.Paulo, 13.01.2013. Adaptado)

03. Uma alternativa apontada no texto para a melhoria do trnsito nas grandes cidades, alm do adensamento, est em (A) ampliar a malha viria no entorno das cidades. (B) proibir a circulao de veculos nas regies centrais. (C) investir no transporte coletivo. (D) estimular a aquisio de automveis. (E) restringir o horrio de circulao de veculos. 04. Na opinio do autor, o centro histrico de So Paulo deveria ser a regio mais adensada da metrpole, uma vez que a mais (A) populosa e concentra o maior nmero de empresas. (B) rica em termos de infraestrutura e transporte pblico. (C) frequentada por trabalhadores e paulistanos no geral. (D) tradicional e considerada polo turstico da cidade. (E) carente quanto oferta de servios de saneamento. 05. As expresses mais denso e menos trnsito, no ttulo, estabelecem entre si uma relao de (A) hiptese e concesso. (B) conformidade e negao. (C) causa e consequncia. (D) alternncia e explicao. (E) comparao e adio. 06. Assinale a alternativa em que a frase do primeiro pargrafo Existem deficincias evidentes em infraestrutura, mas importante tambm considerar o planejamento urbano. est reescrita corretamente e sem alterao da mensagem. (A) Embora existam deficincias evidentes em infraestrutura, importante tambm considerar o planejamento urbano. (B) importante tambm considerar o planejamento urbano, portanto existem deficincias evidentes em infraestrutura. (C) Existem deficincias evidentes em infraestrutura, pois importante tambm considerar o planejamento urbano. (D) Na medida em que existem deficincias evidentes em infraestrutura, importante tambm considerar o planejamento urbano. (E) importante tambm considerar o planejamento urbano, tanto que existem deficincias evidentes em infraestrutura.

01. A partir da leitura do primeiro pargrafo, pode-se concluir que a degenerao das grandes cidades brasileiras tem sido acelerada (A) pelo crescimento econmico da ltima dcada. (B) pela ausncia de manuteno das grandes rodovias. (C) pela falta de investimento por parte de empresas privadas. (D) pela inexistncia de transporte individual. (E) pela concentrao de moradores em zonas muito pobres. 02. Para o autor, a criao de diversos centros urbanos dificulta o deslocamento, porque (A) limita as atividades dos indivduos a uma nica rea da cidade. (B) obriga os cidados a usar o transporte coletivo. (C) acarreta uma reduo do nmero de rodovias. (D) diminui a necessidade de construo de vias pblicas. (E) multiplica o nmero de viagens da populao.
3

PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

07. Observe o trecho do ltimo pargrafo. Desse modo, ser possvel reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual, fruto no s do novo acesso da populao ao automvel, mas tambm da necessidade de maior nmero de viagens em funo da distncia cada vez maior entre os destinos da populao. A palavra que substitui, sem alterao de sentido, o termo fruto, tal como empregado no texto, (A) promotor. (B) resultante. (C) agravante. (D) simbolizador. (E) concorrente. 08. Observe a primeira frase do texto. As grandes cidades brasileiras esto congestionadas e em processo de deteriorao agudizado pelo crescimento econmico da ltima dcada. Assinale a alternativa que apresenta um antnimo para o termo destacado. (A) decadncia (B) perecimento (C) desestabilizao (D) expanso (E) recesso 09. Leia o cartum de Jean Galvo.

Leia o texto para responder s questes de nmeros 10 a 14. Pulseira high-tech ajuda a encontrar criana na praia Pulseiras de silicone prova dgua ligadas a um sistema eletrnico so as novas estratgias disponveis aos pais para ajudar a localizar filhos perdidos na praia. S no perodo de 21 de dezembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013, o litoral paulista somou 323 casos de crianas perdidas, segundo o Corpo de Bombeiros o que representa um avano de 41% em relao temporada de 2011/2012 e de 201% ante a de 2010/2011. De fabricao chinesa, a nova pulseirinha chega primeiro s areias do Guaruj. A ideia da ONG Anjos do Vero. O grupo de voluntrios instala um cdigo numrico em baixo relevo na pulseira que pode ser usada por at dois anos e cadastra no sistema dados da criana, celular e e-mail dos pais e de outros familiares. Se a criana se perder, quem encontr-la ver na pulseira instrues para que envie uma mensagem eletrnica ao grupo ou acione o cdigo na internet. Assim que o cdigo digitado, familiares cadastrados recebem automaticamente uma mensagem dizendo que a criana foi encontrada. O sistema permite ainda cadastrar o nome e o telefone de quem a encontrou e informar um ponto de referncia. Um geolocalizador tambm avisar os pais de onde o cdigo foi acionado. Segundo o coordenador da Anjos do Vero, Rui Silva, a ideia instituir uma nova forma de identificao, sem correr o risco de expor dados da criana e da famlia. A ONG planeja levar o sistema para alm da faixa de areia. Queremos criar um ponto de encontro eletrnico que sirva no s para as praias, mas tambm para o pai que leva os filhos ao shopping, ao aeroporto ou at rua 25 de Maro, diz Silva.
(Natlia Cancian, Folha de S.Paulo, 13.01.2013. Adaptado) Glossrio high-tech: de alta-tecnologia

QUE BOBAGEM PULAR ONDINHAS NO ANO NOVO... POR QUE EU FARIA ISSO?

10. De acordo com o texto, a pulseira eletrnica distribuda pela ONG Anjos do Vero com a finalidade de (A) impedir crianas de se distanciarem dos pais. (B) facilitar a localizao de crianas perdidas. (C) alertar os pais sobre o risco de perder os filhos. (D) auxiliar a encontrar vtimas de afogamento nas praias. (E) identificar possveis sequestradores de crianas.

(https://www.facebook.com/jeangalvao.cartunista)

Considerando a relao entre a fala do personagem e a imagem visual, pode-se concluir que o que o leva a pular a onda a necessidade de (A) demonstrar respeito s religies. (B) realizar um ritual mstico. (C) divertir-se com os amigos. (D) preservar uma tradio familiar. (E) esquivar-se da sujeira da gua.

11. Segundo o coordenador da Anjos do Vero, a pulseira eletrnica (A) apresenta alta durabilidade, que ultrapassa dois anos de uso contnuo. (B) ser distribuda gratuitamente aos frequentadores das praias do Guaruj. (C) deve ser usada por menores de todas as faixas etrias. (D) auxiliou o trabalho dos bombeiros durante os ltimos veres. (E) oferece maior proteo aos dados da criana e da famlia.

PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

12. Considerando o conjunto das informaes do ltimo pargrafo, com a frase A ONG planeja levar o sistema para alm da faixa de areia. , a autora quer dizer que a ONG planeja (A) expandir o sistema para outras reas. (B) demarcar as fronteiras de uso do sistema. (C) levar o sistema para praias de todo o litoral paulista. (D) tornar o sistema mais resistente areia da praia. (E) agilizar o acesso ao sistema nas praias. 13. Assinale a alternativa em que a frase do texto se mantm correta aps o acrscimo das vrgulas. (A) Assim que o cdigo digitado, familiares cadastrados, recebem automaticamente, uma mensagem dizendo que a criana foi encontrada. (B) Um geolocalizador tambm, avisar, os pais de onde o cdigo foi acionado. (C) Se a criana se perder, quem encontr-la, ver na pulseira instrues para que envie, uma mensagem eletrnica ao grupo ou acione o cdigo na internet. (D) O sistema permite, ainda, cadastrar o nome e o telefone de quem a encontrou e informar um ponto de referncia. (E) De fabricao chinesa, a nova pulseirinha, chega primeiro s, areias do Guaruj. 14. Assinale a alternativa que substitui, corretamente e sem alterar o sentido da frase, a expresso destacada em Se a criana se perder, quem encontr-la ver na pulseira instrues para que envie uma mensagem eletrnica ao grupo ou acione o cdigo na internet. (A) Caso a criana perdeu (B) Caso a criana se perda (C) Caso a criana se perca (D) Caso a criana estivera perdida (E) Caso a criana se havia perdido 15. Considerando as regras de regncia verbal, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase. A ONG Anjos do Vero colabora de Bombeiros, empenhando-se perdidas. (A) do ... sobre (B) pelo ... de (C) no ... ante (D) com o ... para (E) o ... entre
5

Leia o texto para responder s questes de nmeros 16 a 19. Perdida, s me lembrava do ndio do prdio A nica coisa que ela sabe que tem o desenho de um ndio na porta do prdio, dizia o sorveteiro, um pouco confuso, sem saber o que fazer com aquela criana perdida na avenida em frente praia. Ele tentava convencer duas senhoras a assumir o problema, que, no caso, era eu. Em silncio, de cabea baixa, eu morria de vergonha diante de tamanha proeza conseguir me perder entre os poucos metros que separavam o edifcio onde estava com minha famlia e a banca de revistas. To senhora de mim aos oito anos de idade, nem percebi que segui em direo praia, quando deveria voltar. E l fui eu com as duas novas tutoras e o sorveteiro, em busca do tal edifcio. Para elas, o jeito era chamar a polcia. Anda de um lado, pergunta do tal ndio pro outro, at que ouo uma voz: achamos. Uma prima, quase em prantos, me abraou e disse: estvamos desesperados. L pelos anos 70, sem celular, iPhone, iPad ou outras tantas muletas, a estratgia foi cada integrante da famlia se dividir e fixar um tempo para voltar porta do prdio. Estavam todos l, minha me, primos, tia, o sorveteiro, as duas mulheres e eu ainda muda. S choro, abrao e, para o meu espanto, nenhuma bronca. E a cara de surpresa quando todos viram que s eu havia reparado no tal ndio pintado na porta do prdio. Talvez nada disso teria acontecido se tivesse uma dessas pulseirinhas de identificao. Mas talvez tambm no tivesse aprendido que sempre bom saber como voltar pra casa.
(Denise Chiarato, Folha de S.Paulo, 13.01.2013. Adaptado)

16. No texto, a narradora (A) conta o episdio de quando se perdeu dos familiares aos oito anos. (B) relata sua experincia de encontrar uma criana perdida na rua. (C) fala da experincia de ter voltado para casa com a ajuda de um dispositivo eletrnico. (D) expe sua indignao contra pais que perdem seus filhos. (E) lembra quando foi severamente repreendida pelos pais por ter se perdido. 17. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. O fato de a menina saber que havia o desenho de um ndio na porta do prdio mostrou-se para que ela soubesse voltar para casa sozinha. (A) indispensvel (B) intil (C) essencial (D) conveniente (E) vantajoso
PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

trabalho do Corpo encontrar crianas

18. Releia o ltimo pargrafo. Talvez nada disso teria acontecido se tivesse uma dessas pulseirinhas de identificao. Mas talvez tambm no tivesse aprendido que sempre bom saber como voltar pra casa. A autora conclui que a experincia de perder-se pode ser (A) divertida. (B) traumtica. (C) letal. (D) instrutiva. (E) destrutiva. 19. Observe a passagem do penltimo pargrafo. L pelos anos 70, sem celular, iPhone, iPad ou outras tantas muletas, a estratgia foi cada integrante da famlia se dividir e fixar um tempo para voltar porta do prdio. Estavam todos l, minha me, primos, tia, o sorveteiro, as duas mulheres e eu ainda muda. O termo l, nas expresses L pelos anos 70 e Estavam todos l, expressa ideia de (A) dvida e modo, respectivamente. (B) tempo, em ambas as ocorrncias. (C) modo, em ambas as ocorrncias. (D) lugar e dvida, respectivamente. (E) tempo e lugar, respectivamente. 20. Assinale a alternativa correta quanto regncia dos termos em destaque. (A) A menina tinha o receio a levar uma bronca por ter se perdido. (B) A famlia toda se organizou para realizar a procura garotinha. (C) Ele tentava convencer duas senhoras a assumir a responsabilidade pelo problema. (D) A menina no tinha orgulho sob o fato de ter se perdido de sua famlia. (E) A garota tinha apenas a lembrana pelo desenho de um ndio na porta do prdio. 21. Assinale a alternativa em que a concordncia das formas verbais destacadas se d em conformidade com a norma-padro da lngua. (A) Haviam vrias hipteses acerca do que poderia ter acontecido com a criana. (B) Era duas horas da tarde, quando a criana foi encontrada. (C) Existia vrias maneiras de voltar para casa, mas a criana se perdeu mesmo assim. (D) Chegou, para ajudar a famlia, vrios amigos e vizinhos. (E) Fazia horas que a criana tinha sado e os pais j estavam preocupados.
PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

22. Assinale a alternativa em que a frase est reescrita corretamente, em conformidade com a norma-padro da lngua. Encontram-se na praia, todos os anos, centenas de crianas perdidas da famlia. (A) Tm sido encontradas na praia, todos os anos, centenas de crianas perdidas da famlia. (B) Tm sido encontrados na praia, todos os anos, centenas de crianas perdidas da famlia. (C) Tm sido encontrado na praia, todos os anos, centenas de crianas perdidas da famlia. (D) Tem sido encontrado na praia, todos os anos, centenas de crianas perdidas da famlia. (E) Tem sido encontrada na praia, todos os anos, centenas de crianas perdidas da famlia.

23. Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase est empregado corretamente. (A) O sorveteiro disps-se procurar os pais da garotinha. (B) O ideal que a criana pea ajuda algum membro da Polcia ou do Corpo de Bombeiros. (C) A criana, chorando, no sabia quem pedir ajuda. (D) Logo a menina foi devolvida me, que estava desesperada. (E) aconselhvel que a criana saiba chegar um ponto de referncia.

24. Assinale a alternativa em que o pronome destacado est posicionado de acordo com a norma-padro da lngua. (A) Ela no lembrava-se do caminho de volta. (B) A menina tinha distanciado-se muito da famlia. (C) O pai alegrou-se ao encontrar a filha. (D) A garota disse que perdeu-se dos pais. (E) Ningum comprometeu-se a ajudar a criana.

NOES DE DIREITO CONSTITUIO FEdERAL 25. Assinale a alternativa cujo contedo se encontra em consonncia com o texto expresso da Constituio Federal brasileira. (A) A criao de associaes e, na forma da lei, a de coope rativas dependem de expressa autorizao do poder pblico, sendo permitida a interferncia estatal em seu funcionamento quando necessria para resguardar a segurana da sociedade e do Estado. (B) So inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos, salvo quando expressamente autorizadas pela autoridade policial ou judiciria. (C) Na hiptese de priso em flagrante ou decorrente de mandado judicial, o preso ser obrigatoriamente submetido identificao criminal, mesmo que identificado civilmente. (D) Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei ou de decreto do Poder Executivo. (E) assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional.

28. Considerando o disposto na Constituio Federal, correto afirmar que o servidor pblico nomeado para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico adquire estabilidade (A) aps dois anos contados da sua nomeao para o cargo e mediante a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. (B) aps trs anos de efetivo exerccio no cargo e mediante a avaliao tcnica da sua chefia imediata que dever ser ratificada pelo Secretrio de Estado da respectiva Pasta. (C) aps dois anos de efetivo exerccio no cargo e mediante a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. (D) aps trs anos contados da sua nomeao para o cargo e mediante a avaliao tcnica da sua chefia imediata que dever ser ratificada pelo Governador do Estado. (E) aps trs anos de efetivo exerccio no cargo e mediante a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade. DIREITOS HUMANOS 29. Aprovada em 1948, o documento base da luta universal contra a opresso e a discriminao, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cida do do planeta.
(www.brasil.gov.br).

26. A ao judicial, prevista na Constituio Federal, que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, em que o autor, salvo comprovada m-f, est isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia, a(o): (A) ao civil pblica. (B) habeas data. (C) habeas corpus. (D) ao popular. (E) mandado de segurana.

Assinale a alternativa que aponta corretamente o nome do docu mento de direitos humanos de que trata essa conceituao. (A) Carta Democrtica Interamericana. (B) Declarao Universal dos Direitos Humanos. (C) Conveno Americana de Direitos Humanos de So Jos da Costa Rica. (D) Carta das Naes Unidas. (E) Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. 30. Princpio (...) que se reveste de autoaplicabilidade, no enquanto postulado fundamental de nossa ordem poltico-jurdica suscetvel de regulamentao ou de complementao normativa. Esse princpio cuja observncia vincula, incondicionalmente, todas as manifestaes do Poder P blico deve ser considerado, em sua precpua funo de obstar discriminaes e de extinguir privilgios (...)
(STF MI n. 58-DF Pleno Rel. Min. Celso de Mello)

27. Conforme estabelece a Constituio da Repblica, entre outras consequncias, os atos de improbidade administrativa importaro, ao responsvel, (A) o ressarcimento ao Errio. (B) a desapropriao da funo pblica. (C) o confisco dos bens. (D) a priso civil. (E) a cassao dos direitos polticos.
7

O excerto de julgado acima reproduzido trata de um princpio intimamente relacionado com os direitos humanos e que explicitamente protegido em nossa Constituio Federal, denominado expressamente de princpio da (A) moralidade. (B) isonomia. (C) legalidade. (D) segurana jurdica. (E) lealdade.
PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

31. O princpio de direito penal, que uma garantia essencial aos direitos humanos do homem, devendo ser assegurado em um estado democrtico de direito, conhecido pela expresso em latim nullum crimen nulla poena sine lege, significa que (A) nulo o crime e nula pena sob a lei vigente. (B) o crime cometido sob a regncia do devido processo legal deve ser anulado. (C) a lei penal no deve retroagir, a no ser para punir o ru. (D) o crime hediondo deve ser punido mesmo sem lei. (E) no h delito e nem pena sem prvia cominao legal. 32. A Repblica Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamento, entre outros, (A) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. (B) a igualdade entre os povos. (C) o partidarismo poltico. (D) o desenvolvimento nacional. (E) o respeito aos presos. DIREITO PENAL 33. Aquele que assume o risco de produzir um resultado criminoso comete crime movido por (A) culpa. (B) imprudncia. (C) dolo. (D) impercia. (E) negligncia. 34. Imagine que Joo confunda seu aparelho de telefone celular com o de seu colega Pedro e, descuidadamente, leve para sua casa o aparelho de Pedro. Ao perceber o equvoco, Joo imediatamente comunica-se com Pedro e informa o ocorrido. No dia seguinte, Joo devolve o aparelho ao colega sem qualquer dano. Analisando a hiptese narrada, possvel afirmar que Joo (A) cometeu crime de furto, mas no ser punido em vista do instituto da desistncia voluntria. (B) no cometeu crime algum. (C) cometeu crime de apropriao indbita, mas no ser punido em vista do instituto da desistncia voluntria. (D) cometeu crime de furto, mas no ser punido em vista do instituto do arrependimento eficaz. (E) cometeu crime de apropriao indbita, mas no ser punido em vista do instituto do arrependimento eficaz.

35. No que concerne ao crime de receptao, analise as seguintes assertivas: I. No punvel se desconhecido o autor do crime de que proveio a coisa. II. No punvel se isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. III. A pena para a figura simples dolosa (CP, art. 180, caput) aplicada em dobro caso se trate de bem da Unio. As assertivas esto, respectivamente: (A) correta; correta; incorreta. (B) incorreta; correta; incorreta. (C) correta; correta; correta. (D) incorreta; incorreta; incorreta. (E) incorreta; incorreta; correta. 36. O crime de fraude no pagamento por meio de cheque (CP, art. 171, 2., VI) tem expressa previso de aumento de pena, na razo de um tero, se (A) cometido em detrimento de entidade de direito pblico. (B) cometido por funcionrio pblico. (C) causa qualquer prejuzo vtima. (D) consumado. (E) causa vultoso prejuzo vtima. 37. O crime de leso corporal seguida de morte caracteriza-se quando (A) da ao culposa de leso advm o resultado morte. (B) da conduta resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo. (C) a vtima ou seu precrio estado de sade contribuem para o resultado morte, que era desejado pelo agente. (D) o agente assumiu o risco de produzir o resultado mais grave, embora no o desejasse. (E) o agente, num primeiro momento, deseja lesionar, mas num segundo momento passa a agir para obter o resultado morte. 38. Aquele que pratica fato tpico para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se, atuou em (A) legtima defesa putativa e, portanto, no cometeu crime. (B) estado de necessidade e, portanto, ter a pena diminuda de 1 (um) a 2 (dois) teros. (C) legtima defesa e, portanto, no cometeu crime. (D) estado de necessidade e, portanto, no cometeu crime. (E) legtima defesa e, portanto, ter a pena diminuda de 1 (um) a 2 (dois) teros.

PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

39. Estabelece o art. 155, 2. do CP como requisitos necessrios para que, no crime de furto, o juiz aplique somente a pena de multa, ser o criminoso (A) confesso e de insignificante valor a coisa subtrada. (B) primrio e de pequeno valor a coisa furtada. (C) no reincidente e portador de condies pessoas favorveis, como domiclio fixo e ocupao lcita. (D) menor de 21 (vinte e um) anos ou maior de 70 (setenta) anos e que proceda restituio voluntria da coisa subtrada. (E) confesso e que proceda restituio voluntria da coisa subtrada. 40. Assinale a alternativa que contm o crime que tem expressa causa de aumento de pena se praticado por motivo egostico. (A) Homicdio culposo. (B) Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento. (C) Induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio. (D) Aborto provocado por terceiro com consentimento da gestante. (E) Infanticdio. LEGISLAO 41. Conforme prev o Cdigo de Trnsito Brasileiro, todo veculo automotor, eltrico, articulado, reboque ou semirreboque, para transitar na via, dever ser licenciado anualmente pelo rgo executivo de trnsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veculo. Esta regra, entretanto, no se aplica ao veculo de (A) polcia civil. (B) autoridade dos trs poderes. (C) coleo. (D) polcia militar. (E) uso blico. 42. A penalidade de suspenso do direito de dirigir, nos casos previstos no Cdigo de Trnsito Brasileiro, no se tratando de reincidncia, ser aplicada pelo prazo mnimo de (A) sessenta dias at o mximo de cento e oitenta dias. (B) um ms at o mximo de um ano. (C) dois meses at o mximo de um ano. (D) um ms at o mximo de dois anos. (E) um ms at o mximo de dezoito meses.

43. Dispe o Cdigo de Trnsito Brasileiro que, em caso de acidente com vtima, envolvendo veculo equipado com registrador instantneo de velocidade e tempo, quem poder retirar o disco ou unidade armazenadora do registro o (A) perito oficial encarregado do levantamento pericial. (B) delegado de planto que registrar a ocorrncia. (C) o proprietrio do veculo ou, se este estiver impossibilitado, o seu representante legal ou algum por ele autorizado. (D) papiloscopista policial de planto na Delegacia onde for registrado o acidente de trnsito. (E) policial militar que atender a ocorrncia.

44. Praticar ofensas fsicas contra funcionrios, servidores ou particulares, salvo em legtima defesa, uma conduta prevista na Lei Orgnica da Polcia Civil do Estado de So Paulo, que prev, expressamente, em relao a ela, a aplicao da seguinte penalidade: (A) multa. (B) repreenso. (C) demisso a bem do servio pblico. (D) advertncia. (E) demisso.

45. Conforme dispe a Lei Orgnica da Polcia Civil do Estado de So Paulo, o processo administrativo, como regra geral, ser presidido por (A) delegado de polcia, que designar como secretrio um escrivo de polcia. (B) investigador de polcia chefe, auxiliado por um agente policial. (C) delegado de polcia de classe especial, que nomear um investigador para atuar como secretrio. (D) delegado de polcia titular, auxiliado por um papiloscopista. (E) investigador de polcia, que ser auxiliado por um escrivo de polcia.

PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

46. Citadino Gatuno foi preso em flagrante delito pelo crime de roubo. Ao ser levado Delegacia de Polcia, no momento da tentativa de sua identificao, Gatuno apresentou o seu documento de identidade (R.G.), o qual, no entanto, por ter sido molhado pela chuva, apresentava rasura que dificultava a identificao do preso. Neste caso, com base no que dispe a Lei n. 12.037/2009, correto afirmar que Gatuno (A) no poder ser identificado criminalmente, uma vez que no teve culpa na rasura do seu documento de identidade. (B) dever ser identificado criminalmente, mas limitado juntada do processo datiloscpico ao auto de priso em flagrante. (C) no poder ser identificado criminalmente, em nenhuma hiptese, uma vez que um direito seu assegurado pela Constituio Federal. (D) no poder ser identificado criminalmente. (E) poder ser identificado criminalmente, desde que no seja possvel a sua identificao civil. 47. Belo Narciso foi indiciado em inqurito policial por crime contra os costumes, tendo sido identificado criminalmente. No entanto, a respectiva denncia no foi aceita e o inqurito foi definitivamente arquivado. Narciso, preocupado com sua imagem perante terceiros, requereu, em seguida, a retirada de sua identificao fotogrfica do inqurito policial. Neste caso, considerando o disposto na Lei n. 12.037/09, correto afirmar que Narciso (A) no tem direito retirada de sua identificao civil, uma vez que esta se constitui em prova policial, que no pode ser alterada ou suprimida do inqurito policial. (B) dever ter seu pedido atendido, desde que apresente provas de sua identificao civil. (C) tem direito retirada da sua identificao criminal do inqurito, mas ter que obter ordem judicial especfica nesse sentido. (D) tem direito retirada da sua identificao do inqurito, pois a presena desta viola o seu direito imagem, no sendo legal qualquer exigncia para que seu pedido seja atendido. (E) no pode ter seu pedido atendido, tendo em vista que o inqurito j foi arquivado, no havendo, portanto, interesse de Narciso em seu pedido. 48. Nos termos do que dispe a Lei Federal n. 12.527/2011 (Lei de Acesso Informao), quando se tratar de acesso informao contida em documento cuja manipulao possa prejudicar sua integridade, (A) o interessado dever obter deciso judicial que lhe auto rize o acesso. (B) o prprio interessado poder extrair cpia do documento, as suas prprias expensas e sob sua responsabilidade, devendo assinar declarao de que restituir o documento em perfeitas condies. (C) dever ser negado o acesso ao interessado. (D) dever ser oferecida a consulta de cpia, com certificao de que esta confere com o original. (E) o interessado poder ter acesso direto ao documento que contm a informao, sem qualquer restrio, mas no poder obter cpia.
PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

Noes de CriMinologia 49. Contemporaneamente, a criminologia conceituada como (A) uma cincia emprica e social que estuda o criminoso, a pena e o controle social. (B) uma cincia emprica e multidisciplinar que estuda as formas como os crimes so cometidos. (C) uma cincia emprica e interdisciplinar que estuda o crime, o criminoso, a vtima e o controle social. (D) uma cincia jurdica e interdisciplinar que estuda as formas como os crimes so cometidos. (E) uma cincia jurdica e multidisciplinar que estuda o crime, o criminoso, a pena e a vtima.

50. Os mtodos cientficos utilizados pela criminologia so (A) mtodos experimental e dedutvel, como cincia jurdica que so. (B) mtodos psicolgico e sociolgico, como cincias emprica e exata que so. (C) mtodos fsico e individual, como cincias social e dedutvel que so. (D) mtodos fsico e biolgico, como cincia jurdica que so. (E) mtodos biolgico e sociolgico, como cincias emprica e experimental que so.

51. Este autor foi o criador da chamada sociologia criminal. Para ele, a criminalidade derivava de fenmenos antropolgicos, fsicos e culturais. Trata-se de (A) Francesco Carrara. (B) Cesare Lombroso. (C) Rafael Garfalo. (D) Enrico Ferri. (E) Franz von Lizst.

10

52. Pode-se afirmar que esto entre os princpios fundamentais da escola clssica da criminologia: (A) o crime, na escola clssica, um ente jurdico, no uma ao, mas sim uma infrao; a punibilidade deve ser baseada no livre-arbtrio; adota-se o mtodo e raciocnio lgico-dedutivo. (B) a pena, que um instrumento de defesa social; a escola clssica, que se utiliza do mtodo indutivo-experimental; os objetos de estudo da cincia penal, que so o crime, o criminoso, a pena e o processo. (C) o crime visto como um fenmeno social e individual na escola clssica; a pena tem carter aflitivo, cuja fina lidade a defesa social. (D) o direito penal, que uma obra humana; a responsabilidade social que decorre do determinismo social; o delito, que um fenmeno natural e social. (E) a distino entre imputveis e inimputveis existente na escola clssica; a responsabilidade moral baseada no determinismo (quem no tiver a capacidade de se levar pelos motivos dever receber uma medida de segurana).

55. De acordo com Benjamim Mendelsohn, as vtimas so classificadas em: (A) vtimas primrias, vtimas secundrias e vtimas tercirias. (B) vtimas ideais, vtimas menos culpadas que os criminosos, vtimas to culpadas quanto os criminosos, vtimas mais culpadas que os criminosos e vtimas como nicas culpadas. (C) vtimas desatentas, vtimas desinformadas, vtimas descuidadas, vtimas inocentes, vtimas provocativas e vtimas participativas. (D) vtimas perfeitas, vtimas participativas, vtimas concorrentes, vtimas imperfeitas e vtimas contumazes. (E) vtimas inocentes, vtimas conscientes e vtimas culpadas. 56. O estudo da vitimologia atual, baseada numa tendncia poltica criminal eficiente, privilegia (A) a assistncia social ao delinquente, bem como um atendimento eficiente do poder pblico. (B) a assistncia psicolgica vtima e tratamento adequado ao delinquente, para sua recuperao. (C) uma pena que recupere o delinquente, sociabilizando-o, com trabalho e educao. (D) uma punio exemplar para o delinquente, de forma que se cumpra a funo retributiva da pena. (E) a reparao dos danos e indenizao dos prejuzos da vtima. 57. A preveno criminal secundria aquela que atua (A) na recuperao do recluso, visando a sua socializao por meio do trabalho e estudo, evitando sua reincidncia. (B) em setores especficos ou de maior vulnerabilidade da sociedade, por meio de ao policial, programas de apoio e controle das comunicaes. (C) na qualidade de vida de um povo, na proteo aos bens patrimoniais e nos direitos individuais e sociais. (D) nos direitos sociais universalmente conhecidos, como educao, moradia e segurana. (E) na reparao do dano causado em razo da delinquncia, assistindo o recluso com programas psicolgicos e de assistncia social. 58. Umas das formas que o Estado Democrtico de Direito possui para prevenir o crime a pena. De acordo com a teoria mista que estuda as penas, estas tm a finalidade de (A) punir o delinquente de forma proporcional ao mal praticado. (B) trazer mais tranquilidade para a sociedade, uma vez que o criminoso no estar mais nas ruas. (C) retomar a tranquilidade e a paz pblica. (D) preveno geral e preveno especial. (E) afastar o delinquente da sociedade, para evitar novos crimes.
11
PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

53. De acordo com a Sociologia Criminal, pode-se citar como exemplo da Teoria de Consenso: (A) a Teoria crtica. (B) a Teoria radical. (C) a Teoria das janelas quebradas. (D) a Teoria da associao diferencial. (E) a teoria do conflito.

54. Uma das mais importantes teorias do conflito; surgiu nos Estados Unidos nos anos de 1960, e seus principais expoen tes foram Erving Goffman e Howard Becker. Trata-se da (A) Teoria do labelling approach. (B) Teoria da subcultura delinquente. (C) Teoria da desorganizao social. (D) Teoria da anomia. (E) Teoria das zonas concntricas.

Noes de Lgica 59. Em um concurso de dana, s era permitida a inscrio de grupos formados por 1 menino e 2 meninas ou de grupos formados por 4 meninos e 3 meninas. Sabendo-se que 13 meninos se inscreveram para esse concurso, o nmero mnimo de meninas inscritas nesse concurso foi de (A) 11. (B) 13. (C) 15. (D) 17. (E) 9. 60. O computador que Ricardo quer comprar R$ 125,00 mais caro na loja A do que na loja B. Ao negociar um preo mais baixo, conseguiu, na loja A, um desconto de 20% para compra vista, enquanto que, na loja B, conseguiu, para compra vista, um desconto de 10%. Ao fazer as contas, Ricardo verificou que as propostas nas duas lojas resultavam em um mesmo preo final para o computador, no valor de (A) R$ 1.125,00. (B) R$ 1.000,00. (C) R$ 900,00. (D) R$ 1.500,00. (E) R$ 1.250,00. 61. Para pintar um prdio, 7 homens trabalharam por 6 dia. A partir de ento, para que o servio de pintura terminasse mais rapidamente, foram contratados mais 7 homens com a mesma fora de trabalho daqueles que j estavam trabalhando. No total, foram necessrios 19 dias para completar o servio de pintura. Se todos os 14 homens estivessem trabalhando juntos desde o primeiro dia de servio, a pintura do prdio ficaria pronta em (A) 12 dias. (B) 14 dias. (C) 10 dias. (D) 16 dias. (E) 8 dias. 62. No planeta Babebibo, todos os Bas so Bes e alguns Bes so Bis. Sabendo-se que nenhum Be Bo, possvel concluir que (A) alguns Bis so Bos. (B) nenhum Ba Bo. (C) nenhum Bi Bo. (D) alguns Bas so Bis. (E) todos os Bis so Bos.
PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

63. A caminho de Xapuri, um motorista viu uma placa de sinalizao que indicava que a distncia at a cidade, em quilmetros, era um nmero de trs dgitos, sendo que apenas o dgito do meio era zero. Aps 45 minutos, uma outra placa indicava a distncia at Xapuri, sendo essa formada pelos dois dgitos diferentes de zero da primeira placa, mas com a ordem invertida. Quarenta e cinco minutos depois, a distncia que uma outra placa indicava era formada pelos mesmos dois dgitos da placa anterior. Sabendo-se que velocidade definida como a razo entre a distncia percorrida e o tempo gasto para percorrer essa distncia, e assumindo que esse motorista manteve uma mesma velocidade ao longo de todo o trajeto, o tempo gasto, em minutos, para chegar em Xapuri aps a passagem pela terceira placa foi (A) 18. (B) 15. (C) 14. (D) 17. (E) 16.

64. Antonio, Bernardo e Caetano so trs amigos. Sempre que uma pergunta feita a eles, dois falam a verdade e um mente. Ao serem questionados sobre quem era o mais velho, responderam: Antonio: Bernardo nasceu primeiro. Bernardo: Eu no sou o mais velho. Caetano: Antonio o mais velho. O nome de quem mentiu ao responder essa pergunta e o nome do mais velho dos amigos so, respectivamente, (A) Bernardo e Bernardo. (B) Bernardo e Caetano. (C) Antonio e Antonio. (D) Caetano e Caetano. (E) Antonio e Bernardo.

12

65. A figura seguinte apresenta os seis primeiros elementos de uma sequncia:

67. Gabriel e Giovane so dois irmos gmeos que tm o hbito de escolher a mesma cor para os pares de meia que vo calar. Assim, por exemplo, se um deles, em certo dia, usa meias pretas, o outro tambm usa meias pretas nesse dia. Eles guardam suas meias em um mesmo saco que est sempre desorganizado, de modo que as meias esto misturadas e no esto arrumadas em pares de mesma cor. Um certo dia, o saco tinha um total de 12 meias marrons, 16 meias pretas e 30 meias brancas. Nesse dia, para decidir qual cor usariam, comearam a tirar uma meia por vez do saco at que fossem tiradas quatro meias da mesma cor. O nmero mximo de retiradas que eles faro do saco at conseguirem as meias desejadas ser (A) 16.

Sendo a figura seguinte o ltimo elemento dessa sequncia, o total de elementos da sequncia

(B) 10. (C) 8. (D) 4. (E) 12. 68. Um programa de computador inicia com uma tela preta e um ponto branco nessa tela. Aps 3 segundos, esse ponto branco tem sua cor trocada para vermelho e um novo ponto branco exibido em algum lugar da tela que esteja preto. O programa continua de maneira que:  a cada segundo, para cada ponto vermelho, um novo ponto branco exibido na tela;  cada ponto branco, aps 3 segundos de exibio, torna-se vermelho e origina um novo ponto branco, em alguma regio preta da tela. Nessas condies, aps 15 segundos do incio do programa, o nmero de pontos brancos e vermelhos exibidos na tela (A) 174. (B) 159. (C) 144. (D) 189. (E) 129.

(A) 29. (B) 31. (C) 32. (D) 30. (E) 28.

66. Para sair do fundo de um buraco de 1 510 centmetros de profundidade, uma minhoca consegue subir 111 cm a cada 5 minutos. A cada 15 minutos, a minhoca precisa parar por um minuto para descansar, porm, durante o descanso, a minhoca escorrega e desce 11 cm. O tempo, em minutos, que a minhoca levar para sair do buraco (A) 64. (B) 59. (C) 79. (D) 74. (E) 69.

13

PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

Noes de InForMtica 69. Considere os itens a seguir: I. Clock do processador II. Memria RAM III. Espao livre no disco rgido Com relao aos itens apresentados, assinale a alternativa que contm os requisitos mnimos necessrios do computador para se instalar e executar o MS-Windows 7, verso 64 bits. (A) I. 1GHz; II. 2GB; III. 20GB. (B) I. 3GHz; II. 1GB; III. 16GB. (C) I. 2GHz; II. 2GB; III. 36GB. (D) I. 2GHz; II. 1GB; III. 24GB. (E) I. 1GHz; II. 1GB; III. 16GB. 70. No MS-Windows 7, quando se pressiona a tecla PrtScr ou similar, exemplos: PrtScrn, PrtSc, PrtScn, PrintScreen, Prt/Sysreq, entre outros, uma imagem da tela copiada para a . Isso se chama captura de tela. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto. (A) rea de trabalho (B) Biblioteca Imagens (C) rea de transferncia (D) Biblioteca Downloads (E) Biblioteca Documentos 71. Na figura a seguir, exibida uma janela do MS-Windows 7, na sua configurao original:

72. Observe, na figura a seguir, os parmetros de impresso de um documento do MS-Word 2010, na sua configurao padro.

Imprimindo Intervalo Personaliza... Digite as pginas ou sees es...

Pginas: s2, s5
(A) Seo 2 e seo 5. (B) Seo 2 at seo 5. (C) Seo 2 ou seo 5. (D) Pginas 2, 3, 4 e 5. (E) Pginas 2 e 5.

Assinale a alternativa que contm o que ser impresso.

73. Assinale a alternativa que contm o tipo de quebra indicado

pelo cone, do MS-Word 2010. (A) Prxima Pgina. (B) Pgina.

encontrado no menu Layout da Pgina

(C) Quebra Automtica de Texto. (D) Coluna. (E) Contnuo. 74. Observe o grfico construdo no MS-Excel 2010.
Valor do Imvel (R$ mil)
R$ 2.000,00 R$ 1.500,00 R$ 1.000,00 R$ 500,00

Biblioteca Documentos
Polcia Civil

Organizar por: Pasta

Provas

Aulas

Concursos

R$ Casa Trrea Sobrado Apartamento Escritrio Loja

Com relao ao grfico, assinale a alternativa correta.


Registro5 Agente Escrivo

(A) O valor do imvel est no eixo de categoria. (B) Os tipos de imvel esto no eixo de categoria. (C) Trata-se de um grfico de superfcie. (D) Nesse tipo de grfico, a entrada de legenda considera o cabealho do eixo de categoria. (E) Os rtulos esto visveis.

Com base nos objetos exibidos na janela e considerando que um dos objetos est selecionado, pode-se afirmar que (A) Provas uma pasta que possui arquivos. (B) Agente e Escrivo so arquivos do WordPad. (C) Aulas um arquivo que contm grficos e documentos. (D) ao pressionar CTRL+X e, em seguida, CTRL+V, ser criado o objeto Concursos Cpia. (E) ao pressionar CTRL+X e, em seguida, CTRL+V, o objeto ser mantido com o mesmo nome, mesmo aps a exibio de uma janela de aviso.
PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

14

75. Observe o documento do MS-Word 2010, apresentado parcialmente na figura a seguir.

77. Considere a planilha do MS-Excel 2010, apresentada na figura a seguir.


A B C D E F G 1 2 3 5 6 8 9 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28
Data 1/11/06 1/11/06 2/11/06 2/11/06 3/11/06 3/11/06 4/11/06 4/11/06 5/11/06 5/11/06 6/11/06 6/11/06 7/11/06 7/11/06

e) O que foi o SNI e qual a sua importncia du f) Como era o funcionamento da propaganda g) O que foi a Lei Falco, de 1976? h) Forme um texto, historicamente correto, so

Controlador de Presso Sangunea


Nome Presso sangunea do alvo* Ligar para o mdico se acima Nmero de telefone do mdico
* Padro do National Institutes of Healch

Sstole 120 Sstole

Diastlico 80 Diastlico

A figura foi disposta no texto da seguinte forma: (A)

(B)

Hora De Manh Noite De Manh Noite De Manh Noite De Manh Noite De Manh Noite De Manh Noite De Manh Noite

Sstole 129 133 142 141 137 139 140 138 135 136 137 138 135 142

Distlico 79 80 86 84 84 83 85 85 79 81 83 85 80 85

Frequncia Cardaca 72 75 70 68 70 72 78 69 75 72 69 66 67 72

Emergncia

No No Pronto Socorro Pronto Socorro Pronto Socorro Pronto Socorro Pronto Socorro Pronto Socorro No Pronto Socorro Pronto Socorro Pronto Socorro No Pronto Socorro

(C)

Na coluna Emergncia, aparecer o texto Pronto Socorro quando os indicadores Sstole e Diastlico forem superiores a 120 e 80, respectivamente. Assinale a alternativa com a frmula aplicada na clula G16 e que atende aos requisitos descritos. (A) =SE(OU(D16<=120;E16>=80);"Pronto Socorro";"No")

(D)

(B) =SE(OU(D16>120;E16>80);"No";"Pronto Socorro") (C) =SE(OU(D16<120;E16>80);"No";"Pronto Socorro")

(E)

(D) =SE(E(D16>=120;E16>80);"No";"Pronto Socorro") (E) =SE(E(D16>120;E16>80);"Pronto Socorro";"No") 78. Observe o correio eletrnico do MS-Outlook, parcialmente ilustrado na figura a seguir.
Concurso Papiloscopista Mensagem (HTML) Mensagem Inserir Excluir Formatar Clulas Edio Inserir
Calibri (Corp N I

76. Observe a tela do MS-Excel 2010, apresentada na figura a seguir.


TP101955008_template - Microsoft Excel Arquivo Pgina Inicial Inserir Layout da Pgina Calibri Colar rea de Transf... J62
A B

Opes
11

Formatar Texto

Frmulas

Dados

Reviso Exibio Colar rea de Transfer... Para... Enviar Cc... Assunto:

A Nomes Incluir Opes

ABC Ortografia Reviso de Texto

10

Personaliza

ab

Fonte

Alinhamento

Nmero

=SOMA(E22;E32;E39;E45;E53;E63;J21;J30;J37;J43;J49;J56)
C D E F G H I J

policiacivil@sp.gov.br banca@vunesp.com.br Concurso Papiloscopista

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Oramento Mensal Pessoal


RECEITA FEDERAL PROJETADA

Conta
R$ 500 R$ 500 R$ 3.000 R$ 500 R$ 3.000 SALDO PROJETADO (Receita projetada menos despesas) SALDO REAL (Receita real menos despesa) DIFERENA (Real menos projetada) ENTRETENIMENTO Vdeo/DVD Cds Filmes Shows Eventos Esportivos Teatro R$ 340 R$ 360 R$ 20

RECEITA MENSAL REAL

Receita 1 Receita extra Receita Mensal Total Receita extra Receita Mensal Total

Prezados senhores, Pedimos verificar no anexo as informaes detalhadas sobre o concurso, bem como

MORADIA Hipoteca ou aluguel Telefone Eletricidade Gasolina gua e esgoto Cabo

Custo Proje Custo Re Diferen R$ 1.500 R$ 1.400 R$ 100 R$ 60 R$ 100 R$ 40 R$ 50 R$ 60 R$ 10 R$ 200 R$ 180 R$ 20 R$ 0 R$ 0

Custo Proje Custo Re Diferen R$ 0 R$ 50 R$ 50 R$ 0 R$ 0 R$ 0 R$ 0 R$ 0

Pena Oramento Demonstrativo Carto de Ponto Grfico Pronto 60%

Ao clicar no cone , encontrado no grupo Incluir da barra de ferramentas, o usurio pretende (A) anexar outro e-mail que se encontra na Caixa de Entrada. (B) anexar documento que se encontra na biblioteca Documentos do computador. (C) verificar a ortografia e gramtica do texto. (D) salvar a mensagem na pasta Rascunhos. (E) adicionar destinatrios copiados existentes na lista de contatos do usurio.
15
PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

Assinale a alternativa que contm a quantidade de planilhas existentes na pasta de trabalho e o modo de exibio da planilha Oramento, respectivamente. (A) 1 e Normal. (B) 4 e Layout da Pgina. (C) 5 e Visualizao de Quebra de Pgina. (D) 4 e Normal. (E) 5 e Layout da Pgina.

79. Observe o URL a seguir. http://www.vunesp.com.br/PCSP1206/status.html Assinale a alternativa que identifica corretamente um componente do URL, conforme as normas descritas na RFC 1738. (A) Caminho: http:// (B) Servidor: status.html (C) Recurso: www.vunesp.com.br (D) Caminho: /PCSP1206/status.html (E) Protocolo: //www 80. Observe a figura, que mostra parte do Internet Explorer 9.
http://www.vunesp.com.br/ Arquivo Editar Exibir Favoritos Ferramentas Ajuda Pgina Segurana Ferramentas

O bloqueador de pop-ups encontra-se em (A) Pgina. (B) Exibir. (C) Ferramentas. (D) Segurana. (E) Arquivo.

PCSP1206/001-PapiloscopistaPolicial

16

You might also like