You are on page 1of 18

Geografia e Ordenamento do Territrio, Revista Eletrnica Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Territrio http://cegot.

org/ojs/got ISSN: 2182-1267

Diogo, H.
CEGOT
helderdiogo@sapo.pt

Territrios e paisagens culturais na emigrao lusa


Referncia: Diogo, H. (2012). Territrios e paisagens culturais na emigrao lusa. Revista de Geografia e Ordenamento do Territrio, n. 1 (Junho). Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Territrio. Pg. 41 a 58.

Resumo A emigrao portuguesa e a constituio de comunidades lusas nos cinco continentes refletem processos de construo territorial diversificados. Partindo do exemplo de implantao de duas comunidades, uma em solo americano na regio de Toronto no Canad e outra em solo europeu em vrias regies de Frana, embora com principal destaque para a regio de Lyon, procuramos analisar o processo de fixao destas comunidades nos respetivos territrios de acolhimento. O desenvolvimento de inmeras atividades tnicas de todo o tipo com base numa matriz cultural lusa comum permitiu a construo de paisagens culturais diversificadas e diferenciadas nas sociedades de acolhimento.

41

Palavras-Chave: Emigrao, territrio, territorialidade, paisagem cultural, tnico. Abstract The Portuguese emigration and the building of Portuguese communities in the five continents reflect diversified processes of territorial construction. Starting from the example of the implantation of two communities, one in American soil in the region of Toronto, Canada, and the other in European soil in various regions of France, though highlighting the region of Lyon, we tried to analyse the setting process of these communities in the respective host territories. Among various conclusions, we draw attention to the fact that the development of ethnic activities based upon a common Portuguese cultural identity has been allowing the making of diverse and distinct cultural landscapes in the host societies. Keywords: Emigration, territory, territoriality, cultural landscape, ethnic.

42

Os territrios e as regies nas suas mais diversas escalas encontram-se influenciados pelos fenmenos migratrios. A Geografia investiga os fenmenos migratrios a partir de uma srie de variveis ao nvel econmico, poltico, cultural ou social que, com o passar do tempo, se vo transformando e cruzando. Os fenmenos migratrios implicam por definio movimentos, e a Geografia permite analisar a mobilidade de populaes, os territrios, as trocas permanentes e, no menos importante a (re)construo de territrios e paisagens culturais e a produo de espaos. A cultura que herdamos do passado, enriquecida por tudo o que o presente lhe traz, d sentido existncia coletiva e individual do ser humano, permitindo a organizao das sociedades e do territrio. O gegrafo Joel Bonnemaison (2000) define a cultura como algo que se transmite e que se reinventa em permanncia. Os homens vivem a cultura num dado momento e num determinado espao. Assim sendo, podemos conceber que os imigrantes formam comunidades com cultura(s) e territrio(s) prprios que evoluem e se reinventam. Para Guy di Mo (1998), o territrio significa ter em conta um lugar de todos os registos da vida humana e social. Ao conceito de territrio, o autor tambm associa os conceitos de identidade e de memria, sendo que o mesmo toma o sentido daqueles que se apropriam dele. Paul Claval (1995), mentor da Geografia Cultural em Frana, refere que s possvel definir um grupo e pertena quando no espao so combinados a lngua, a moral, a religio e os costumes. As pessoas modelam esses lugares pela sua ao e presena. Paralelamente, o ambiente que a encontram e as pessoas que eles conhecem influem sobre as suas ideias, a sua sensibilidade e a sua conceo da vida (Claval, 2008:15). Os territrios da imigrao so simultaneamente funcionais e altamente simblicos. Os imigrantes movem-se assim em contexto de multi-territorialidade. Trata se de uma multi-territorialidade vivida em vrios espaos providos de uma essncia cultural prpria que contribuem para uma afirmao identitria individual e colectiva.

43

Nos territrios da imigrao, as atividades tnicas (comrcio, restaurao, fenmeno associativo, entre outros) constituem bons exemplos de apropriao e construo de espaos que carregam um forte significado cultural e identitrio. Dufoix (2000:82) considera que a concentrao de imigrantes numa mesma cidade favorece o processo de (re)constituio identitria entre pares. Segundo o autor, o local torna-se ento o lugar de produo de identidades comunitrias baseadas no modelo do pas de origem. Toda esta construo identitria apoia-se em instituies ou prticas que asseguram a sua continuidade na rea de acolhimento numa perspetiva transgeracional. Com base nos poucos estudos tericos e empricos da Geografia nesta temtica, optmos por traar alguns processos de implantao territorial e de desenvolvimento de paisagens culturais na emigrao portuguesa em duas regies do globo particularmente estudadas por gegrafos. A primeira concerne a Amrica do Norte, nomeadamente a regio de Toronto no Canad, que regista uma das principais comunidades lusas neste continente, e a segunda na Europa, o principal destino da imigrao lusa que a Frana1, particularmente na regio de Lyon onde encontramos a segunda maior comunidade portuguesa neste pas. semelhana de muitos outros exemplos de implantao da comunidade lusa noutros pontos do globo que se fixaram aps a segunda guerra mundial, ambas as comunidades apresentam caractersticas comuns mas tambm manifestam diferenas em termos de processos de fixao e de desenvolvimento de paisagens culturais nos respetivos territrios de acolhimento. 1.1. Dos territrios s territorialidades na emigrao portuguesa

O gegrafo Rogrio Haesbaert (2004:3) considera que a noo de territorialidade mais ampla do que a de territrio: a todo o territrio corresponde uma territorialidade, mas nem toda a territorialidade implica a existncia de um territrio, j que o territrio necessita de uma base material, concreta, enquanto que a territorialidade pode ser a dimenso simblica, um referencial territorial (simblico)

Segundo o INSEE (2008), em Frana, a comunidade portuguesa com 580 598 efetivos (apenas indivduos naturais de Portugal; este nmero no contempla os que adquiriram a nacionalidade francesa ou que tm a dupla nacionalidade) a terceira comunidade estrangeira mais importante no pas depois da argelina e da marroquina. Em 2011, os servios consulares portugueses registam um stock de cerca de 1 124 185 portugueses neste pas (Direco-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas - DGACCP).

44

para a construo de um territrio que no exige obrigatoriamente uma forma concreta (suporte espacial). Para o gegrafo Robert Sack (1986:5), a territorialidade nos humanos uma estratgia geogrfica determinante que permite controlar gentes e coisas numa rea especfica. Territrios polticos e propriedades privadas ocorrem em graus variados em diversos contextos sociais. A territorialidade, alm de incorporar uma dimenso poltica, diz tambm respeito s relaes econmicas e culturais, pois est intimamente ligada ao modo como os indivduos utilizam o espao, se organizam nele e ao significado que lhe atribuem. Em contexto imigratrio portugus em Frana, Albano Cordeiro (1999:3) evoca a criao de um terceiro territrio que se situa algures entre a sociedade local francesa e a aldeia de origem. Trata-se de um espao eminentemente econmico, social mas tambm cultural, j que prolonga as ligaes estabelecidas entre as famlias, ao criar espaos associativos prprios, ao prestar apoio na procura de um emprego e ao apoiar nas diferentes tarefas relacionadas com a educao dos filhos. Do ponto vista cultural, trata-se eminentemente de um territrio com grande vocao para o lazer e o divertimento. A territorialidade em contexto migratrio reenvia-nos, de facto, para o estudo da implantao territorial dos imigrantes nas reas de chegada, das suas condies de habitao, dos espaos econmicos, sociais, culturais e tnicos que frequentam e que permitem criar e manter uma identidade cultural prpria. importante destacar que os territrios da emigrao so simultaneamente funcionais e altamente simblicos. O processo de globalizao e uma maior mobilidade geogrfica a ele associado permite vivncias multiterritoriais reais e simblicas. Na Amrica do norte e principalmente no Canad, Pierre George (1976:138) a propsito da implantao territorial dos portugueses, referira o seguinte: em 1970, Toronto registava aproximadamente 70000 portugueses. A comunidade judaica, a mais velha comunidade estrangeira local que ocupou em primeiro uma parte do centro da cidade na zona do actual edifcio da cmara municipal e da cidade chinesa, transferiu-se depois para Kensington Market. Ela emigrou depois nos anos

45

1930 seguindo um processo de promoo econmica e social para um bairro mais confortvel, Forest Hill Village, abandonando assim o antigo bairro da sinagoga volta de Kensington Market aos mediterrnicos e em particular aos portugueses. Estes reocuparam o antigo bairro judaico. Em cada caso, lojas, letreiros, posters, lembram a tonalidade dominante do povo do bairro. O ambiente o mesmo que nos pases de origem e no deixa de surpreender em terras americanas. Tambm o gegrafo Carlos Teixeira (2009) refere que, no Canad, aps o reagrupamento familiar do fim dos anos 1950, as comunidades portuguesas comeam a estruturar-se no princpio dos anos 1960. Em meados dessa dcada j h comrcio, agncias de viagens, mercearias; emerge o ncleo de igrejas que difunde a sua mensagem em lngua portuguesa; surgem os primeiros clubes e associaes, dando-se assim incio a uma comunidade. Formam-se comunidades portuguesas muito bem organizadas onde todos os dias se ouve portugus, se recria Portugal nos Little Portugal, pondo-se de p muitas igrejas e clubes/associaes, comrcios dos mais variados, jornais e estaes de rdio no se sentindo diferenas entre a Little Portugal2 (Mapa 1) em Toronto ou em Montreal.
Mapa 1: Localizao do bairro portugus de Little Portugal (Toronto Canad)

Segundo os censos canadianos, em 2001 viviam cerca de 358 000 portugueses no Canad. A rea de Toronto registava os efetivos lusos mais numerosos no pas (171 545), a cidade de Toronto (96 815) e o ncleo histrico da implantao lusa na zona ocidental de Toronto (Little Portugal) cerca de 12 000 (Teixeira, 2007). Os dados do recenseamento de 2006 (Statistique Canada) apontam para 150 398 residentes no Canad naturais de Portugal.

46

Se atendermos perspetiva deste gegrafo, a gnese da comunidade portuguesa no Canad s aconteceu quando, na prtica, se desenvolveu um conjunto de iniciativas que perpetuam as tradies culturais do pas de origem. Na regio de Montreal, Gilles Lavigne (1995) descreve que a ocupao territorial pelos imigrantes portugueses do bairro Saint Louis, que estava em vias de ser abandonado nos anos 60, afirmou-se como Little Portugal medida que os portugueses se concentraram, sedentarizaram e lanaram bases comunitrias. Segundo estudos efetuados por este autor, e alguns em colaborao com Carlos Teixeira, pde-se aferir que, nas primeiras trs dcadas da sua implantao no Canad, a comunidade portuguesa sofreu um processo de concentrao residencial seguida de um fenmeno de desconcentrao em que a mobilidade residencial da comunidade portuguesa nesta regio se tornou mais facilitada graas s redes comunitrias de familiares e de amigos bem como pelas agncias imobilirias tnicas (Teixeira, 2006:129). Carlos Teixeira demonstrou como as relaes tnicas ajudam na procura de emprego ou de casa nas regies de Montreal ou de Mississauga em Toronto. Em 2007, este investigador conclui que, nos ltimos anos, o bairro portugus de Toronto tinha passado por um processo de transio que se devia principalmente a trs tendncias; a primeira corresponde movimentao de muitos portugueses do centro da cidade para os subrbios onde encontram casas mais amplas, mais baratas e mais espaos verdes; a segunda tem a ver com a rede de profissionais que procura casas velhas prximas do ncleo central, e a terceira prende-se com a chegada de imigrantes e refugiados da dispora portuguesa (inclui tambm brasileiros e pessoas das antigas colnias portuguesas). Trata-se de um exemplo de apropriao espacial em contexto imigratrio em que o espao moldado em funo das caractersticas culturais do grupo tnico que o ocupa. Teixeira percebe que o bairro portugus de Toronto um espao em transio, muitos portugueses vo para os subrbios e o seu lugar nos bairros centrais substitudo por outras comunidades portadoras de novas dinmicas. Tambm aqui visvel, tal como sucede na Europa, o fenmeno de concentrao e de desconcentrao residencial dos imigrantes lusos nas reas urbanas.

47

Na Europa e particularmente em Frana alguns estudos do domnio da Geografia analisaram a implantao territorial dos portugueses no meio rural e em reas urbanas. Os gegrafos Michel Drain (1968:96-97) e Michel Poinard (1972:47) referem que, em Frana, a habitao dos trabalhadores portugueses e espanhis frequentemente relacionada com o trabalho que desempenham. Numa primeira fase da chegada, os trabalhadores portugueses da construo civil vivem preferencialmente em barracas temporrias que acompanham os locais das obras. Na dcada de 60 do sculo XX, os trabalhadores portugueses viviam em habitaes precrias ou nos bairros de lata em detrimento dos foyers (centro de acolhimento para imigrantes) devido s regras rgidas a vigentes. O perodo de 1962 a 1966 marcado pela visibilidade dos bairros de lata onde chegaram a viver cerca de 15000 portugueses nos arredores de Paris em Champigny. Todavia, estes bairros nunca constituram o tipo de residncia predominante dos imigrantes lusos durante os anos sessenta e setenta (menos de 20% dos portugueses chegaram a viver nestes espaos). A partir de 1975 assiste-se a uma concentrao magrebina nos bairros HLM (habitation loyer modr habitao Social) e simultaneamente a comunidade portuguesa conhece uma maior difuso em termos residenciais em velhos edifcios, em vivendas renovadas ou em apartamentos como porteiros em Paris e noutras cidades do pas (Blanc-Chalard, 2006). Em Frana, o socilogo Jacques Barou (2000) descreve-nos um dos numerosos exemplos de processo de implantao dos portugueses em meio rural nas vrias aldeias vincolas, que contriburam para a revitalizao de espaos rurais prometidos, em certos casos, a um despovoamento anunciado ou ento orientveis para um processo de estandardizao urbana como nos arredores de Clermont-Ferrand. Na periferia desta cidade, que parecia na dcada 60 votada a uma urbanizao estandardizada de tipo loteamento e assim perder a sua identidade rural, uma populao migrante fez deste local o seu enraizamento na sociedade francesa e a principal referncia memorial de uma aventura comeada 40 anos antes. Os portugueses comearam por alugar ou comprar as casas do centro das aldeias e restauraram-nas sem todavia transferirem um modo de vida deixado em Portugal ou

48

levarem uma vida comunitria fechada sobre si prpria. As famlias reencontraram aqui uma realidade rural que tinham deixado, fazendo dessa localidade o seu patrimnio reapropriado nas dimenses tanto material como simblica (Barou, 2000:141). Tambm na regio de Lyon, Poinard (1972:52-57) tinha descrito um processo semelhante de implantao dos portugueses. Este investigador constatara uma dupla orientao na implantao progressiva dos portugueses neste territrio; por um lado substituem os imigrantes antigos nos bairros centrais mais degradados e, por outro lado, sob o efeito da presso demogrfica e da remodelao urbana que expulsa os pobres, os mesmos se instalam nos bairros peri-urbanos e nas freguesias rurais. Os portugueses adaptam-se bem a estes espaos perifricos porque tiram proveito de condies mais favorveis, como acontece com espaos libertados pelo xodo rural e antigos edifcios industriais desafectados, e assim dispem de alojamentos mais amplos do que na cidade sendo eles prprios capazes de efetuar as transformaes necessrias. Todavia, em Frana, a implantao da comunidade lusa em meio rural concerne apenas uma nfima parte desta comunidade que, maioritariamente, passou a viver em meio urbano. Muitas das freguesias rurais das grandes cidades francesas onde a comunidade portuguesa se implantara passaram progressivamente por um processo de rurbanizao caracterstico das ltimas dcadas. Nos ltimos anos, a promoo e a integrao socioeconmica dos imigrantes, o apoio das redes familiares e comunitrias, o recurso autoconstruo e as prticas transnacionais de materiais e equipamentos para a habitao (adquiridos diretamente em Portugal a custo mais reduzido) tm explicado o acesso habitao individual bem como um movimento centrfugo de maior disperso territorial na periferia das grandes cidades (Mapa 2). Um inqurito realizado comunidade portuguesa de Lyon (Diogo, 2012) revelou que cerca de 37% dos inquiridos so proprietrios de habitao (61,8% possuem uma vivenda), sendo que 32% dos portugueses e lusodescendentes responderam ter recorrido rede comunitria lusa para realizar trabalhos ou construir as suas habitaes.

49

O benefcio econmico e o sentimento de entreajuda explicam, em grande parte, o recurso s redes comunitrias. Os custos de realizao de trabalhos podem ser revistos em baixa se tivermos tambm em conta as prticas informais de contratao.
Mapa 2: Implantao territorial dos portugueses na rea metropolitana de Lyon (Frana).

Legenda: Implantao nas freguesias rurais ou semi-rurais (dcada de 1960-1970). Implantao provisria em bairros centrais degradados (dcada de 1960-1970). Implantao nas freguesias centrais e perifricas (dcada de 1970 aos nossos dias).

Recentes tendncias centrfugas para reas mais valorizadas (habitao unifamiliar). Fonte: Poinard (1972); INSEE (2000); Diogo (2012); tratamento do autor.

Como vimos, os processos de implantao territorial dos emigrantes lusos nestes dois pases efetuou-se espacialmente, numa primeira fase, por movimentos do tipo centrpeto e posteriormente centrfugo. A escolha do local de implantao bem como a implantao tambm refletem opes culturais. Nesse sentido foi possvel observar em Frana algumas caractersticas da apropriao espacial dos portugueses em meio rural, o reencontro com a ruralidade

50

que tinham deixado em Portugal e a reapropriao de um patrimnio com as suas dimenses material e simblica. Outros investigadores como Rocha Trindade tambm estudaram, a partir de vrios exemplos migratrios, as relaes existentes entre as reas de partida e as reas de acolhimento dos emigrantes. Rocha Trindade (1976: 996) assinala que h uma espcie de limiar crtico, a partir do qual se criam condies para a formao de um grupo uma subcomunidade que se estrutura socialmente com base no modelo cultural de origem. Procura-se continuar a respirar o ambiente portugus e, por isso, tenta-se prolongar o pas atravs da transplantao de traos culturais de natureza material e espiritual. Podemos prolongar Portugal e vivenci-lo de inmeras formas. Uma delas consiste em procurar pontos de identificao nas reas de acolhimento, nomeadamente nos aspetos arquitetnico e paisagstico que lembram ou se assemelham com a terra de origem para a nos fixarmos. Neste sentido aponta a investigao que tinha iniciado em 2000 sobre a implantao da comunidade lusa na regio de Lyon3 sendo que um tcnico consular nos relatara analogias paisagsticas entre a regio de partida e a regio de chegada em Frana dos imigrantes lusos: A comunidade portuguesa chegou c, adaptou-se ao meio ambiente, meio social e at mesmo ao meio fsico, geogrfico [] escolhe locais que mais se assemelham com o seu ponto de origem [] existe aqui muito perto uma grande comunidade da regio de Leiria que escolheu uma zona que muito semelhante s pradarias, chamamos-lhe assim, daquela regio de Leiria e que corresponde zona de Cremieux, Mezieux [] uma zona que at tem um castelo medieval parecido com aquele que D. Dinis conquistou aos Mouros em Leiria. Portanto, a comunidade procura locais mais ou menos semelhantes aos de origem e adapta-se. Algumas investigaes demonstraram as dificuldades em encontrar algum estilo arquitetnico de influncia lusa reproduzido no territrio de acolhimento em Frana. Segundo Castro (2001) os constrangimentos legislativos franceses funcionam como um

C. Ferreira in H. Diogo (2001) A comunidade portuguesa na regio Rhne-Alpes numa perspectiva geogrfica, econmica e sociocultural, Dissertao de Mestrado em Relaes Interculturais, U. Aberta, Porto.

51

freio na interveno exterior das habitaes, levando a que as intervenes dos imigrantes em Frana se centrem sobretudo na esfera interior e privada. Se efetivamente nos difcil termos uma perceo da existncia de influncias culturais lusas nas fachadas das habitaes, os estudos que realizamos nos finais de 20104 na regio de Lyon, demonstram, no entanto, a existncia inequvoca de prticas transnacionais de materiais da construo civil como rochas ornamentais granticas, mrmores, azulejos e caixilharia, entre muitos outros. Os imigrantes proprietrios ou mesmo locatrios procedem do mesmo modo para mobilar a sua habitao (mveis de casa de banho, cozinha, sala e quartos por exemplo). A compra destes materiais obedece a vrios critrios: um critrio cultural, uma vez que os materiais continuam a integrar a arquitetura portuguesa, tendo por isso algum valor afetivo; um critrio econmico porque so obtidos a menor custo e um critrio de possvel ostentao/distino. O inqurito permitiu constatar que cerca de 1/5 dos inquiridos j trouxe materiais de Portugal para a sua habitao em Frana. Os nmeros so ainda mais expressivos quando se trata de imigrantes que so proprietrios da sua habitao (71,2%) e que vivem maioritariamente numa vivenda (61,8%). Os materiais trazidos de Portugal so diversos, mas destacam-se para o apetrechamento da habitao os mveis de sala (16%), de quarto (14%) de cozinha (12%) e como materiais da construo civil, granitos, azulejos e madeiras. Estes resultados confirmam o papel das influncias culturais no processo de construo da territorialidade imigrante lusa neste pas, embora o contributo para a construo de paisagens culturais no se resuma apenas ao setor da habitao, sendo, por isso, imprescindvel incluirmos na sua anlise outros referenciais territoriais que incluem as atividades tnicas do foro econmico ou cultural. Na Europa, como j foi sublinhado, no se vislumbra o mesmo grau de concentrao de atividades tnicas lusas como sucede por exemplo na Amrica do norte (Mapa 3). Elas aparecem por vezes em pequenos ncleos nos centros das grandes metrpoles mas na sua maioria encontram-se disseminadas na paisagem urbana. Esta distribuio permite uma multipolarizao do espao onde se encontram e, deste modo,
4

Ver resultados do questionrio (pp. 306-309) e entrevistas (pp. 184-185) in H. Diogo (2012) Multiculturalismo: identidade e territorialidade na comunidade portuguesa de Lyon (Frana), Tese de Doutoramento, U. Porto.

52

contribuem para um maior equilbrio espacial em termos de distribuio das diferentes atividades.
Mapa 3: Implantao geogrfica das associaes lusas na rea de Toronto (Canad).

As associaes culturais lusas em Frana acompanharam a evoluo do prprio fenmeno imigratrio portugus no pas passando de algumas dezenas no incio da dcada de 1970 a cerca de 1000 em 2011 (DGACCP, 2011). Constituem bons exemplos de territorialidade onde se respira Portugal com toda a simbologia cultural que elas apresentam ao desenvolver no seu seio atividades recreativas, desportivas, educativas e culturais de todo o gnero. Na rea de Lyon registam-se aproximadamente 40 associaes culturais e desportivas lusas. Nas ltimas duas dcadas assistimos a uma reduo do nmero de associaes nas zonas centrais e a uma prevalncia das mesmas nas zonas perifricas mais prximas bem como em ncleos urbanos circundantes de menor dimenso onde existem importantes comunidades lusas (Mapa 4). O desenvolvimento dos espaos associativos em zonas centrais travado pelos preos elevados praticados em termos de arrendamento imobilirio. A venda de produtos, nomeadamente de bebidas, permite s associaes resolver o problema crnico de autofinanciamento com que se debatem. A dificuldade em ter um local prprio notria, ainda mais que, para cerca

53

de metade das associaes, os espaos so apenas disponibilizados pelas autarquias aos fins de semana. Nos espaos urbanos mais perifricos, o custo de arrendamento menor e as ligaes ao poder local (cmaras municipais), que disponibiliza locais para as associaes desenvolverem as suas atividades, constitui uma soluo que tambm envolve objetivos polticos assumidos por parte de alguns presidentes associativos e dirigentes autrquicos.
Mapa 4: Implantao geogrfica das associaes lusas na rea de Lyon (Frana).

54

Foto 1: Mercearia lusa (zona central de Lyon)

Foto 2: Associao lusa (arredores de Lyon)

Como vimos existem semelhanas e diferenas nos processos de fixao territorial da comunidade lusa nos dois lados do Atlntico. No Canad a implantao dos portugueses em Toronto e em Montreal permitiu uma redinamizao dos ncleos centrais onde se desenvolveram bairros como Little Portugal (com forte concentrao populacional lusa e respetivas atividades tnicas), formam ilhas culturais na sociedade canadiana. Na Europa, e particularmente em Frana a implantao dos portugueses permitiu uma redinamizao das vilas e das aldeias em meio rural ou semirrural prximas dos grandes ncleos urbanos onde se instalaram. Numa primeira fase, os imigrantes lusos ocuparam diferentemente o espao em bairros de lata na regio parisiense ou ainda em bairros degradados centrais como em Lyon de modo provisrio porque os mesmos se encontravam em processo de renovao urbana. Posteriormente, quer no Canad, quer em Frana a melhoria socioeconmica dos imigrantes lusos ao longo das ltimas dcadas e o apoio de redes familiares e comunitrias tm contribudo para uma mobilidade residencial para reas mais valorizadas na periferia das cidades. A investigao emprica na regio de Lyon demonstrou que as prticas transnacionais de materiais da construo civil e de materiais diversos para a habitao tm uma

55

influncia cultural na construo da habitao dos imigrantes lusos, embora mais restringida ao espao interior das habitaes. Neste pas, as atividades culturais lusas, semelhana do padro de distribuio populacional, encontram-se tambm mais homogeneamente dispersas pelo territrio, como o comprova a disperso do movimento associativo na paisagem local. Contrariamente ao Canad, na regio de Lyon, a menor concentrao espacial de locais tnicos assemelha-se mais a ilhus culturais na sociedade autctone. Apesar de processos de implantao espacial, por vezes distintos nos dois continentes, a territorialidade das comunidades lusas tem-se construdo continuamente com base em relaes culturais mantidas com o pas de origem, expressando a essncia da portugalidade e contribuindo, deste modo, para a manuteno da identidade lusa nas sociedades de acolhimento.

Barou, J. (2000). Immigrs portugais dans la pripherie de Clermont-Ferrand: refaire la campagne a deux pas de la ville. Campagnes de tous nos desirs, Rautenberg et al, Paris, Editions de la Maison des Sciences de lHomme: 141-151. Bonnemaison, Joel (2000). La gographie culturelle. ditions du CTHS, Paris, 152 p. Castro, A. (2001). Une esthtique interculturelle: les constructions des immigrs portugais. Construire Linterculturel. Villanova et al., Paris, LHarmattan: 327-342. Blanc-Chalard, M.C (2006). Les immigrs et le logement en France depuis le XIXe sicle - Une histoire paradoxale. Revue Hommes et migrations (1264): 20-34. Cordeiro, A. (1999) Dans quinze ans, Quadviendra-t-il de lidentit des Portugais de France?. Revues-Plurielles, Latitudes (5): 3-6. Claval, P. (1995). Gographie culturelle. Natahan, Paris, 384 p. Claval, Paul (2008). La gographie culturelle dans les pays anglophones. Annales de Gographie, (660-661):8-26.

56

Diogo, H. (2001). A comunidade portuguesa na regio Rhne-Alpes numa perspectiva geogrfica, econmica e sociocultural. Mestrado, Universidade Aberta. Diogo, H. (2012). Multiculturalismo: identidade e territorialidade na comunidade portuguesa de Lyon (Frana). Doutoramento, Universidade do Porto. Di Meo, G. (1998). Gographie sociale et territories. Paris, Nathan, 320 p. Direco Geral Assuntos Consulares (2011). Registos Consulares de Portugal em Frana. Lisboa. Drain, M. (1968). Les migrations de travailleurs espagnols et portugais en Europe, d'aprs des ouvrages rcents. Annales de Gographie (419): 96-98. Dufoix, S. (2003). Les diasporas, Paris, Que sais-je? P.U.F, 127 p. George, P. (1976). Les migrations internationales. Paris, PUF, 230 p. Haesbaert, R. (2004). Dos mltiplos territrios multiterritorialidade. [Acedido em 07 de Novembro de 2010], www.6.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf INSEE (2000). Recensement de la population, Rhne-Alpes, Paris. Lavigne, G. et al. (1995). Lethnicisation de ltablissement humain en Amrique du Nord: lexemple du quartier portugais Montral. Cahiers de gographie du Qubec 39 (108): 417-443. Poinard, M. (1972). Les Portugais dans le dpartement du Rhne entre 1960 et 1970. Revue de gographie de Lyon 47 (1): 35-58. Rocha Trindade, M. B. (1976). Comunidades migrantes em situaes duplas: anlise de trs casos de emigraes espalhadas pelos EUA, pelo Brasil e pela Frana. Anlise Social 12 (48): 983-997. Sack, R. (1986). Human territoriality - its theory and history Cambridge, Cambridge University Press, 259 p. Statistique Canada (2012). GoRecherche. Recensement de 2011. No 92-142-XWF au catalogue de Statistique Canada. Ottawa (Ontario). Teixeira, C. (2006). A comparative study of Portuguese homebuyerss suburbanization in the Toronto and Montreal areas. Espaces et Societs 2006 (1): 121-135.

57

Teixeira, C. (2007). Torontos Little Portugal - A Neighbourhood in Transition. Research Bulletin (35), [Acedido em 12 de Dezembro de 2010] www.urbancenter.utoronto.ca/redirects/rb35.html Teixeira, C; Rosa, V. (2009). The portuguese in Canada, second edition. Toronto, University of Toronto Press, 299 p.

58

You might also like