You are on page 1of 6

4 O Sistema Eletro-energtico Brasileiro

A estrutura de produo e fornecimento de energia eltrica no Brasil bastante particular. O Brasil um pas com grandes dimenses territoriais e, por isso, com restries nas transmisses. Conseqentemente, o Sistema Interligado Nacional (SIN) est dividido em quatro subsistemas (ou submercados): Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, contando ainda com um n fictcio em Imperatriz, no Maranho para interligao entre os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Apenas 3,4% da capacidade de produo de eletricidade do pas encontram-se fora do SIN, em pequenos sistemas isolados, localizados principalmente na regio amaznica.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510470/CA

(a)

(b)

Figura 3 O esquemtico de intercmbios (a) e o mapa (b) do Sistema Interligado Nacional.

Mais de 80% da capacidade de energia eltrica no Brasil so hidreltricas localizadas em diferentes bacias hidrogrficas e ligadas por extensas linhas de transmisso. A matriz energtica se completa com as usinas termeltricas convencionais e nucleares.

25

1% 2% 14% 8% Emergencial Termonuclear Trmica Convencional Hidro Itaipu Hidro Nacional 75%

Figura 4 Estrutura da capacidade instalada do SIN.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510470/CA

O subsistema Sudeste/Centro-Oeste responsvel pela produo de cerca de 180 mil GWh/ano, o que representa, aproximadamente 45% da produo total do SIN. Alm disso, conta com 50% da produo da binacional Itaipu, que produz cerca de 80 mil GWh/ano. Por sua vez, o submercado sul produz cerca de 56 mil GWh/ano, representando 14% do total produzido no pas. Os submercados Nordeste e Norte so os de menores produes no SIN, sendo responsveis pela produo de 53 mil e 30 mil GWh/ano, respectivamente. A Figura 5 mostra a participao dos submercados na produo de Energia Eltrica no Sistema Interligado Nacional.

26

13%

8% 45%

Sudeste/Centro-Oeste Itaipu Sul Nordeste

14% 20%

Norte

Figura 5 Produo por Submercado.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510470/CA

O submercado Sudeste/Centro-Oeste , tambm, o maior centro de consumo de Energia Eltrica, apresentando um consumo de aproximadamente 250 mil GWh/ano. Em seguida, aparece o submercado Sul, apresentando cerca de 66 mil GWh/ano de consumo de energia. O consumo de energia eltrica, no Nordeste, ligeiramente inferior, cerca de 60 GWh/ano. J o Norte, regio menos desenvolvida do pas, apresenta um consumo anual de 27 mil GWh. Na Figura 6, pode-se observar a carga prpria de energia por submercados [15].

27

15%

7% Sudeste/Centro-Oeste Sul Nordeste 61% Norte

17%

Figura 6 Carga Prpria por Submercado

PUC-Rio - Certificao Digital N 0510470/CA

O rgo responsvel pelo planejamento e operao do SIN o Operador Nacional do Sistema ONS. O ONS opera o sistema de forma otimizada e padronizada, com o objetivo de garantir a confiabilidade e eficincia da operao, reduzindo os custos para o consumidor final. Alm disso, o ONS responsvel pelo planejamento de ampliaes e reforos para o sistema de transmisso e por garantir o livre acesso rede. O planejamento realizado pelo ONS feito em etapas, de acordo com a Figura 7. Essas etapas so, na verdade, anlises onde, a cada fase, as incertezas diminuem e, conseqentemente, o detalhamento do sistema planejado aumenta.

Figura 7 Etapas do Planejamento e Operao do SIN

28 O planejamento de mdio prazo visa determinar, a cada perodo de tempo (ms), as metas de gerao hidrulica e trmica, de forma a atender a demanda, minimizando o custo de operao ao longo de todo o perodo de planejamento. Vale ressaltar que o ponto crtico do planejamento de mdio prazo a incerteza das disponibilidades hidrolgicas e da demanda a ser atendida, enquanto que no despacho, as afluncias e a demanda j so conhecidas, sendo possvel ento detalhar os parmetros eltricos do sistema. A grande parte das usinas hidreltricas no Brasil constituda de grandes reservatrios, com capacidade de regularizao pluri-anual. Isso permite que a gua armazenada possa ser utilizada num perodo hidrolgico menos favorvel. No esquema da Figura 8, pode-se observar que a o planejamento da operao um problema acoplado no tempo, isto , a deciso tomada em um determinado estgio interfere nos estgios seguintes.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510470/CA

Figura 8 O processo de deciso do planejamento de mdio prazo

Uma deciso errada pode trazer graves conseqncias no futuro. Se, no incio do perodo a deciso levar a um uso muito intenso de gerao hidrulica e ocorrer uma seca severa, gerando afluncias baixas, no haver recursos para a gerao hidrulica e a capacidade trmica poder no ser suficiente para atender a demanda, causando dficit e custos elevadssimos de operao. Por

29 outro lado, um uso intensivo de trmicas ao incio do perodo de estudo conjugada com boas afluncias no futuro, os reservatrios estaro cheios, podendo at ocorrer vertimento de gua, o que seria um desperdcio. Ambas as situaes podem causar perdas de milhes de dlares para o pas. O custo total de operao determinado pelo valor esperado do custo das usinas trmicas somado ao custo de dficit, que um custo atribudo a possveis interrupes de fornecimento de energia, homologado pela ANEEL. No caso das usinas trmicas, esse custo dado pelo custo operativo varivel de cada usina trmica, isto pelo custo do combustvel acrescido dos custos de operao e manuteno (O&M). J o custo operativo de uma usina hidreltrica muito pequeno, uma vez que seu combustvel a gua. Entretanto, as usinas hidreltricas tm um custo de oportunidade, pois podem decidir vender sua energia hoje (gerar) ou no futuro (armazenar). O custo de oportunidade de uma hidreltrica , no Brasil, calculado como o custo da trmica evitada pela gerao hidrulica disponvel. Como no
PUC-Rio - Certificao Digital N 0510470/CA

h ofertas de preo no sistema brasileiro, os custos de oportunidade das hidreltricas so calculados pelo ONS como se as usinas pertencessem a um nico dono despacho centralizado. O sinal de um custo elevado pode indicar uma oportunidade de remunerao para novos investimentos no mercado, possibilitando a entrada de gerao nova. Com a entrada de uma nova gerao, a relao entre a oferta e a demanda fica mais equilibrada, reduzindo o custo. Entretanto, a volatilidade das condies hidrolgicas mascara o sinal estrutural da escassez ou abundncia, prejudicando seriamente o sinal de custo como indutor de novos empreendimentos, para o curto prazo.

You might also like